Ver Versão Completa : Embreagem?
vera milliotti
08/03/2006, 02:33
Comprei um Vitara (VIVI) e estou amando. agora chegou a hora da assistencia.
A passagem de marcha vai endurencendo apos 10 - 15km. Desligo o carro e imediatamente volta ao normal.
Que passa ?
Embreagem?
Trocar?
Um mecanico me sugeriu ser o fim dela ou do rolamento dela. Falta de óleo faz isso? estou com o carro há dez dias e não tenho a menor intimidade. Antes de fazer qq coisa queria a opinião de voces.
Obrigada,
Vera
Obs. Já não largo meu vitara por nada.
Vera.... explique melhor...
o que vai endurecendo?? o PEDAL de embreagem ou a ALAVANCA de marcha ( ou seja, a alavanca fica dura e as marchas arranham ?)
se for a segunda hipotese, de uma conferida no OLEO da caixa de marcha, ja que diz que depois de 10~15 km endurece, ou seja depois de quente.
se for o PEDAL de embreagem que endurece, realmente pode ser o colar de embreagem danificado.
T+
Felipe Marx
08/03/2006, 09:52
Se vc precisar de peças, vc encontra em:
www.suzucar.com.br
www.alternativa4x4.com.br
Eles entregam em todo Brasil
vera milliotti
10/03/2006, 01:54
Fabil, boa noite.
Estou procurando onde voce disse sobre os óleo a colocar, não acho. Voice pooderia me repetir por favor.
Obrigada
Vera
Fabil,
coloque oleo 75W90 ( ou 80w90) API GL4 no cambio e Tcase
T+
PS: a mensagem que lhe mandei está na sua caixa de mensagens particulares do forum
CARLOS HENRIQUE
10/03/2006, 09:04
Vera, passei pelo prob há 2 semanas atrás. Por pouco não me ferrei. Um mecânico foi logo dizendo que era o cabo de embreagem, disse que só dava o original que custa mais de R$200, e é difícil de encontrar. Fui a outro e ele simplesmente examinou o cabo e viu que tava desregulado. Só isso. Antes disso coloquei óleo em todo canto: caixa de marcha, diferencial, tudo novo em óleo. continuou do mesmo jeito. Foi só regular a embreagem e pronto, a marcha tá uma seda. Se o problema for o cabo, dá pra adaptar o da towner, que custa só R$30,00. antes de fa\zer qualquer coisa veja a regulagem do cabo da embreagem. O sintoma que voc~e descreveu foi rigorosamente igual ao que o meu sidekick apresentou, por isso escrevi. Espero ter ajudado.
xadventure
10/03/2006, 11:32
Olá Vera
Já que comprou a viatura agora é bom aproveitar e fazer uma revisão, aproveite e troque o óleo do cambio e da T-case (redução), e uma olhadinha na embreagem aproximadamente R$300,00, Fale para seu mecanico tirar o cabo da embreagem e dar uma limpada pois ´pode ter alguma sugeira nos coduites dele, não acredito que possa ser um problema mais grave que esses. Se só for fazer a manutenção olhe o cabo primeiro e depois a embreagem
Abraço
Júlio Câmara
10/03/2006, 11:51
Sei que soa estranho, mas tive probelam uma vez com pedal de embreagem que ia ficando duro a medida que dirigia. Quando desligava, alguns segundos depois voltava ao normal.
O cabo de aterramento do motor estava solto e o terra estava sendo feito pelo cabo de embreagem. Devido a correste que circulava por ele, ele se aquecia e dilatava dentro do conduito do cabo, ficando mais duro o seu acionamento.
Talvez o defeito seja platÔ ou quaquer outra coisa, mas fica aqui a dica.
vera milliotti
11/03/2006, 02:45
Júlio Câmara,
Obrigada Julio, estou tateando e espero que d~e certo no final. Vai dar. A VIVI tem um astral ótimo.
vera milliotti
11/03/2006, 03:01
xadventure, CARLOS HENRIQUE,
ainda fico perdida enviando mensagem aqui. Agradeço sua resposta. Vou lembrar disso amanhã. Se já chegou a mensagem anterior. sorry.
Vera
Sei que soa estranho, mas tive probelam uma vez com pedal de embreagem que ia ficando duro a medida que dirigia. Quando desligava, alguns segundos depois voltava ao normal.
O cabo de aterramento do motor estava solto e o terra estava sendo feito pelo cabo de embreagem. Devido a correste que circulava por ele, ele se aquecia e dilatava dentro do conduito do cabo, ficando mais duro o seu acionamento.
Talvez o defeito seja platÔ ou quaquer outra coisa, mas fica aqui a dica.
:shock: :shock: :shock:
Parece estranho não.... É MUITO ESTRANHO....
Alguem te passou esta explicação ou foi vc que "criou" a teoria da corrente elétrica...?
Como foi resolvido o problema?
A energia elétrica sempre escolhe o melhor caminho para circular entre dois pontos... O cabo de embreagem fica ligado entre a alavanca da caixa seca e o pedal... e ainda tem contato com a carcaça no corta fogo...
além de existirem caminhos melhores para a energia passar e, mesmo que o cabo tenha virado o terra por algum motivo obscuro, não creio que o motor "puxe" tanta energia atravéz destes dois pontos que possa aquecer uma ferragem com a bitola do cabo....
Isso tá muuuito estranho mesmo... depois vou até dar uma olhada com cuidado nos meus carros para ver se observo algo em relação a este "caminho alternativo" para a energia...
[]s intrigados
Júlio Câmara
14/03/2006, 19:55
Sei que pode parecer estranho, vc pode até não acreditar em mim, mas tudo bem. Foi o que efetivamente ocorreu, e fui eu quem matei a charada - não foi nenhum mecanico cerca frango.
Falei aqui também que é improvável que o defeito da novata seja esse, mas estava apenas dando uma dica para que esse minúsculo detalhe não seja esquecido.
Quanto a corrente elétrica e o aterramento:
O distribuidor, motor de partida e alternador são aterrados no motor;
O motor e transmissão são isolados eletricamente ( assim como o escapamento ) da carcaça do veículo (terra - ) através de coxins e buchas de borracha;
A corrente elétrica gerada pelo alternador, pode variar de alguns miliamperes a até mais 50A;
Se existem outros caminhos para a corrente? lógico, o motor tem vários ateramentos, mas o maior dele é o cabo de terra, ou malha conectado À carroceria e foi justamente o que estava conectado. Daí que a corrente será dividida entre várias conexões, incluindo o cabo de embreagem. Quando a corrente circula por um condutor, pla Lei de JOul, ele se aquece. Os materiais, salvo poucquissimas exceções, quando aquecem se dilatam. Um cabo de aço dentro de um conduito se aumenta o diÂmetro, aumenta o atrito.
Foi o que ocorreu, acredite ou não. Constatei inclusive que com o carro ligado e parado, o conduite chega esquentava, foi quando vi por acaso o cabo de aterramento solto.
Nem sempre o que é Improvável é impossível.
vera milliotti
20/03/2006, 02:35
Júlio Câmara,
adorei a explicação.
Vou verificar,
quem sabe não é a mesma coisa. Duro vai ser fazer o mecânico acreditar nisso.
Obrigada