PDA

Ver Versão Completa : GPS + tela LCD



felippetti
07/03/2006, 23:58
Olá, todo mundo!!
Procurei no Pesquisa, mas não achei nada a respeito. Então faço a pergunta:
- existe algum aparelho GPS com recurso de ser ligado à uma tela LCD, destas usadas com DVD players nos carros?
- Como é feita a ligação à Notebooks?

Agradeço!

Rafael

pisafundo
09/03/2006, 23:43
tem sim rafa...

vc tem q ter um notebook no porta luvas

o chicao de belo horizonte parece que tem essa tecnologia na pajero.

email dele é joaquim@prologi.com.br converse com ele ok?
abraços


ps: tenho gpsmapc 60c garmin pra venda... 1.300,00 abraços.

Cavalcante
11/03/2006, 11:48
A ligação ao notebook é feita pela porta serial ou usb, dependendo do gps. Ligou, rodou, sem problemas. Já a ligação ao lcd, desconheço algum com esse recurso.

Celsogvs
14/03/2006, 17:07
Este assunto muito me interessa, pois, tenho um DVD com um LCD de 7" na minha viatura e seria muito bom poder ver tudo maior.

[]'s

Wallace
15/03/2006, 19:52
Não tem como ligar o LCD e um GPS Garmin.

felippetti
26/03/2006, 14:22
Seguindo na idéia de Pisafundo e Cavalcante, só seria necessário descobrir como converter a saída VGA do notebook para um RCA padrão... Será que fazem isso em eletrônica?

Cavalcante
27/03/2006, 07:50
Felippeti, além de existirem muitos notebooks já com esse recurso (e nem precisam ser tão novos, eu mesmo tenho um compaq armada, pentium II 233, que já tem a saída para tv) você pode usar um aparelho da transcortec (http://www.transcortec.com.br/pctv9030.htm), que é um conversor de vga para vídeo composto. Só que como a resolução vga, por pior que seja, tem 800 linhas, e o sinal de vídeo tem só 480 linhas, já te aviso que vai ficar impossível de se visualizar qualquer coisa, já que estamos falando de linhas finas e caracteres geralmente pequenos. Esse tipo de conversão já fica ruim em telas de 29" crt pra cima, imagina num lcd de 7"...
Se é pra fazer assim, compre um notebook velho que rode windows 98, aqui em sampa tem alguns daqueles velhos libretos da toshiba, desmonta o lcd, faça extensões e instale-o em um lugar conveniente. E não se esqueça de prever ventilação e amortecimento de vibrações para a cpu, pois um hd não é nem de longe a coisa mais robusta que existe...
Mas vem cá, não é mais barato e simples comprar um 276 não? Já tá tudo pronto e a tela é bem grandinha e colorida...

felippetti
27/03/2006, 08:20
Cavalcante,

eu já tenho um 176 mono... É excelente pra rodar no asfalto, mas no fora de estrada as vezes tenho que tirar o pé ou até parar pra conseguir ler... :|
Outro problema é que todo mundo me pergunta se é um DVD e já tô ficando com medo que os "amigos do alheio" achem isso tb e resolvam arrombar minha porta... :putz:
Então tava pensando em montar um esquema escondido, usando o LCD embutido no painel (quase não dá pra ver da rua), uma antena receptora sobre o painel (parece um mouse) e um note velho embaixo do banco para processar o sinal. Além disso o note tb iria "empurrar" o som do carro, com mp3, vídeo, etc... :dance:
Estava olhando a descrição deste LCD: http://www.boosteraudio.com/produtosdetalhes.php?p2=103. Ali diz que ele tem opção de entrada RGB opcional. Vou ter que arranjar um conversor... :pensativo:

Abraços pensativos...

Rafael

Cavalcante
27/03/2006, 08:42
Cavalcante,

eu já tenho um 176 mono... É excelente pra rodar no asfalto, mas no fora de estrada as vezes tenho que tirar o pé ou até parar pra conseguir ler... :|

Felippetti, eu também tenho um 176 mono, e não vejo problema em visualizar, claro que pra coisas mais detalhadas você tem de parar e dar mais uma olhada.

Quanto aos amigos do alheio, no meu caso eu resolvi assim: quando eu paro em algum lugar tiro o gps do suporte e coloco na bolsa... é o jeito

RGB não é o mesmo que VGA. RGB é um sinal de vídeo no padrão de TV, com resolução limitada a 480 linhas em NTSC e PAL-M, enquanto que o sinal SVGA tem modos a partir de 640x480 (baixa resolução), fora que a frequência de varredura (que é a velocidade com que a imagem pode ser alterada) em VGA é muito mais alta que a de vídeo, seja ele composto (cabo rca) s-vídeo (cabo mini-din 4 pinos) ou RGB/componente (três cabos rca).

Tem mais um problema: quando você conectar o gps ao computador, você vai passar a ter duas máquinas, com duas interfaces distintas. O computador não vira simplesmente uma extensão do gps, replicando as informações dadas por este. Ele na verdade vira um novo gps, pois o tratamento das informações vindas do gps é feito de maneira independente, com uma interface que agora depende dos recursos da nova plataforma, o computador. Isso significa que para que você consiga utilizar o arranjo terá de ter acesso ao teclado e mouse do computador. E como um computador não foi projetado para uso em trânsito (andando a pé, ou de carro, tanto faz) fazer isso tudo dirigindo deve ser o diabo...

felippetti
27/03/2006, 09:40
RGB não é o mesmo que VGA. RGB é um sinal de vídeo no padrão de TV, com resolução limitada a 480 linhas em NTSC e PAL-M, enquanto que o sinal SVGA tem modos a partir de 640x480 (baixa resolução), fora que a frequência de varredura (que é a velocidade com que a imagem pode ser alterada) em VGA é muito mais alta que a de vídeo, seja ele composto (cabo rca) s-vídeo (cabo mini-din 4 pinos) ou RGB/componente (três cabos rca).


Por isso vou ter que arranjar um conversor... Vou ter que experimentar pra ver como fica...



Tem mais um problema: quando você conectar o gps ao computador, você vai passar a ter duas máquinas, com duas interfaces distintas. O computador não vira simplesmente uma extensão do gps, replicando as informações dadas por este. Ele na verdade vira um novo gps, (...)


Pretendia ligar apenas uma antena para recepção do sinal dos satélites, pra não ficar com o gps caro sub-utilizado... :pensativo:



(...) pois o tratamento das informações vindas do gps é feito de maneira independente, com uma interface que agora depende dos recursos da nova plataforma, o computador. Isso significa que para que você consiga utilizar o arranjo terá de ter acesso ao teclado e mouse do computador. E como um computador não foi projetado para uso em trânsito (andando a pé, ou de carro, tanto faz) fazer isso tudo dirigindo deve ser o diabo...

Tava pensando na instalação de um trackball no console central da Ranger, embaixo do descanso de braço... :pensativo:

Falta pouco pra encaixar tudo... Será que vou morrer na praia? :putz:
Espero que não!!

Obrigado pelas dicas!!

Rafael

Celsogvs
27/03/2006, 10:02
Amigos, como disse anteriormente, tenho um LCD de 7", porem não disse que é também uma TV.

Será se por ser também TV posso ligar o GPS nela.

[]'s

Wallace
27/03/2006, 18:34
Rafael, vai morrer na praia, sim...
Na realidade muitos que usavam notebook passaram a usar só o GPS quanto tiveram em mãos um 176C ou 276C.
Acho que voce esta querendo ir na contra mão.
Um trackball em pouco vai lhe ajudar na minha opnião.
Alem do que um notebook sofre muito num veiculo, principlamente se for um jipe.

Wallace
27/03/2006, 18:37
Celso, tem uma linha da Garmin que até poderia ligar um monitor, mas não é um GPS, mas um sistema de navegação que tem tela de 6 ou 10 polegadas e custa muito.
tem saida para monitor justamente para permitir a visualização em mais de um local no barco.
E de toda forma já falei que não tem como.
O que normalmente indico é usar o 276C no veiculo, sem inventar mais nada, fora uma eventual antena externa.

Cavalcante
27/03/2006, 22:16
Rafael e Celso, o Wallace foi mais rápido que eu, mas a idéia é essa mesmo. Celso: no way, a menos que sua tela tenha entrada VGA, aí você cai no caso do Rafael. Rafael: até dá, mas suponha que você queira marcar um waypoint. Eu nem sei qual é a tecla de atalho do mapsource, por exemplo, pra isso. E mudar o zoom? E procurar o ponto para o qual se está indo pra saber a distância entre a localização atual e o ponto, quando este ainda não estiver na tela? Então você vai ter que construir um teclado, ligado ao pc por uma de suas portas, com um software proprietário rodando em segundo plano, para fazer esses atalhos. Só o trackball, com direcionamento e mais dois ou três botões, não dá conta das funções necessárias. Isso tudo tem de rodar em uma memória flash, porque hd e solavanco são duas coisa que definitivamente não se dão.
E, a menos que você ponha uma máquina mais ou menos, vai ter de rodar em ruindows 98, que não é bem um exemplo de estabilidade (não que o xp seja, mas é melhorzinho). Já pensou você no meio da trilha falando no rádio "pára que eu tenho de reiniciar :lol: ". Ou então desenvolve uma plataforma nova rodando em unix, o que acho o melhor (já que vai fazer, faz de verdade). Só que ela tem de importar arquivos de mapas como os do tracksource, por exemplo, ou outros opensource como o do pessoal do cone sul, que utilizam plataforma garmin (o tracksource com certeza, o cone sul, não sei se só garmin), além do trackmaker. Nada impossível, mas demanda um bom tempo...
Ah, tem outra coisa Rafael, se a tela não for matriz ativa, dançou, só visada direta... Estão descartadas as maquininhas muito meia boca.
Quanto a experimentar o conversor, liga pro pessoal da Transcortec, no link que eu postei acima, que fabrica o equipamento. Eles têm revenda em Brasília. Dê uma de João-sem-braço, pegue o endereço da revenda e peça uma demonstração do equipamento. Pra você ter exata idéia de como vai ficar, leve um print-screen em cd de uma tela do mapsource ou do trackmaker. Escolha uma bem poluída e outra mais limpa. Você vai ver que não rola. Mas, eu também tenho meus ataques de são Tomé, então dá pra entender... Aquilo malemale funciona com uma apresentação de power point bem simplesinha.
[]s

elmestizo
29/03/2006, 14:08
Opa...

Para quem precisar.. tenho para venda um lcd de 8" com touch-screen, vga, video e acho que super-video... R$ 1250,00 leva embora!!

abrass

Beto Lacerda
29/03/2006, 14:17
p/ os que querem um lap no carro p/ alem de gps ter mp3 filme etc etc o gps tem pronto p'n'p
é interessante p/ quem tem um lap velho sem uso
http://www.makstore.com.br/GpsDoMak.htm
[]'s

Beto Lacerda
29/03/2006, 14:19
ah o mak é do forum tb ...
[]'s

mak (SP/ZN)
29/03/2006, 14:31
E em breve na versão USB também... ;-)

caipirinha
24/04/2006, 13:35
Estou muito feliz :lol: com a minha nova aquisição "GPSMak" ligado a um velho LENTIUM133.
Concordo com muitos amigos com relação ao 276C. Porém acredito que o complemento para qualquer GPS seria um notebook, pois fica muito + divertido viajar por esse Brasilzão alternando mapas de diversa natureza (DNER, EMBRAPA, alguma carta topográfica, etc) que servem de suporte informativo.
Existem vários programas de navegação, o próprio GTM Pro permite isso. O fato de poder navegar sobre um fundo tipo "foto" dependendo da mesma, você consegue + detalhes que o próprio GPS.

O meu sistema "caipirinha" se baseia num: GPSMak(substituiu o Antena Garmim Legend)+Lentium133+OziExplorer+Fotos), fora a discussão de que o notebook não aguenta o tranco, o nosso sistema vem funcionando a 3 anos, sem dar problemas. O Lentium é lentium mesmo. Porém em tempo real se porta bem.
Tenho no meu GPS o projeto tracksource, é um trabalho muito interessante. Mas quando navego com uma carta topográfica decente (infelizmente tenho poucas) a navegação fica muito mais detalhada. O que eu quero chegar é um conceito de que a combinação de vários mapas é a melhor informação para navegar, principalmente por lugares desconhecidos. As fotos satelites são boas para o geocontexto, os do DNER são bons (poderiam ser melhores) para rodoviárias, os cartográficos são os melhores, principalmente quando a sua escala não é muito grande. Espero em breve conseguir as fotos do Google e aí iniciarei minha fase urbana.
Uma coisa é certa, quando subo ou desço a serra com muito nevoeiro, o zoom do GPS a 100/200m é o melhor q tem para me lembrar da estrada.
Acredito q no futuro existirá um aparelho q será tudo isso misturado. Dado que os componentes estão todos aí só falta juntá-los.
Tmb não sei se quero q isso aconteça porque o dia que DNER/DNIT/POLICIA RODOVIARIA E PREFEITURAS descubram essas tecnologias. As multas seriam automáticas 24 horas por dia.
Tu já pensou esse Mercedão que tu comprou, saturado de tecnologia GPS/DVD/Playstation/Cine a la carte, para qualquer uma das telas de qualquer um dos ocupantes... que ele venha com um 'chipizinho' em nome da segurança vial, que além de fornecer conforto, ofereça a tua posição e velocidade para qualquer organismo publico a qualquer hora?
Será o inicio do "comunismo tecnológico".
Até lá espero fazer um UPDATE no meu Lentium.

Abs,
Caipirinha :putz:

felippetti
24/04/2006, 14:08
Para os guerreiros de plantão...

http://www.pc-car.net/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=158

mak (SP/ZN)
24/04/2006, 16:44
Estou muito feliz :lol: com a minha nova aquisição "GPSMak" ligado a um velho LENTIUM133.
Concordo com muitos amigos com relação ao 276C. Porém acredito que o complemento para qualquer GPS seria um notebook, pois fica muito + divertido viajar por esse Brasilzão alternando mapas de diversa natureza (DNER, EMBRAPA, alguma carta topográfica, etc) que servem de suporte informativo.
Existem vários programas de navegação, o próprio GTM Pro permite isso. O fato de poder navegar sobre um fundo tipo "foto" dependendo da mesma, você consegue + detalhes que o próprio GPS.

O meu sistema "caipirinha" se baseia num: GPSMak(substituiu o Antena Garmim Legend)+Lentium133+OziExplorer+Fotos), fora a discussão de que o notebook não aguenta o tranco, o nosso sistema vem funcionando a 3 anos, sem dar problemas. O Lentium é lentium mesmo. Porém em tempo real se porta bem.
Tenho no meu GPS o projeto tracksource, é um trabalho muito interessante. Mas quando navego com uma carta topográfica decente (infelizmente tenho poucas) a navegação fica muito mais detalhada. O que eu quero chegar é um conceito de que a combinação de vários mapas é a melhor informação para navegar, principalmente por lugares desconhecidos. As fotos satelites são boas para o geocontexto, os do DNER são bons (poderiam ser melhores) para rodoviárias, os cartográficos são os melhores, principalmente quando a sua escala não é muito grande. Espero em breve conseguir as fotos do Google e aí iniciarei minha fase urbana.
Uma coisa é certa, quando subo ou desço a serra com muito nevoeiro, o zoom do GPS a 100/200m é o melhor q tem para me lembrar da estrada.
Acredito q no futuro existirá um aparelho q será tudo isso misturado. Dado que os componentes estão todos aí só falta juntá-los.
Tmb não sei se quero q isso aconteça porque o dia que DNER/DNIT/POLICIA RODOVIARIA E PREFEITURAS descubram essas tecnologias. As multas seriam automáticas 24 horas por dia.
Tu já pensou esse Mercedão que tu comprou, saturado de tecnologia GPS/DVD/Playstation/Cine a la carte, para qualquer uma das telas de qualquer um dos ocupantes... que ele venha com um 'chipizinho' em nome da segurança vial, que além de fornecer conforto, ofereça a tua posição e velocidade para qualquer organismo publico a qualquer hora?
Será o inicio do "comunismo tecnológico".
Até lá espero fazer um UPDATE no meu Lentium.

Abs,
Caipirinha :putz:

Instala com o Trackmaker e os mapas do grupo Tracksource (www.portalgps.com.br) que ele vai ficar melhor ainda... :-D

Instalei num Vaio Picturebook (PCG-C1XG/BP) e também esta funcionando muito bem... não joguei no carro ainda porque falta o suporte mas em breve posto algumas fotos aqui também... com um notebook mais parrudo e com acesso a internet via celular dá até pra navegar via GoogleEarth!!! :-O

GPSdoMak em breve terá sua versão USB! e estou vendo um jeito de trazer o modelo Bluetooth já montado... ;-)

beni-rj
21/05/2006, 02:17
Estou muito feliz :lol: com a minha nova aquisição "GPSMak" ligado a um velho LENTIUM133.
Abs,
Caipirinha :putz:

Caipirinha e Mak

Parabéns a ambos pela solução encontrada. Tenho certeza que ficou muito melhor que um GPS de tela pouco maior e muito caro.
Tentei fazer o mesmo, na minha lancha, usando sinal de um Garmin num
Notebook Toshiba AMD K6 500. Entretanto, não deu muito certo, pois a trepidação e os solavancos, faziam o HD congelar, necessitando constantes reinicializações. Com receio de danificar o HD definitavamente,voltei ao sistema anterior das telinhas do GPS para a navegação e o Notebook para planejamento e diversão, quando ancorado.

Agora, estou preparando MaryGood para longas excursões pelo Cone Sul. estava pensando usar sinal de GPS num antigo Handeheld, o HP Jornada 690e, que roda Windows CE e não tem a desvantagem do disco móvel do HD do Notebook.
Vi num fórum argentino essa solucão do Handeheld, usando o programa Ozi Explorer CE, com avisos sonoros tipo: "atenção a 300 metros curva à direita"-- Atenção a 200m posto de reabastecimento" etc.

Já tenho tudo pronto na viatura, faltando apenas o Programa Ozi Explorer
para o PC e o equivalente versão CE para o Jornada, ou qualquer outro programa semelhante que desconheço, para testar a solução. Portanto, agradeceria se vocês pudessem me informar como consegui-los. Se preferirem, mandem por MP ou email: beni-rj@ig.com.br.

Ficaria muito agradecido aos companheiros se fizessem críticas ou sugestões para a implementação desse projeto.

[]s

Cavalcante
21/05/2006, 15:45
Benício, existem cartões de memória flash com capacidade bastante boa que podem substituir o hd, e já não estão mais tão salgados. Com isso você elimina o problema mecânico.

Abraços

felippetti
22/05/2006, 10:28
Tem um manualzito bem bacana neste site, além de fotos de alguns projetos... :palmas:

http://www.pc-car.net/portal/index.php

Aproveitem...
Abraço a todos! :concordo:

beni-rj
22/05/2006, 11:50
Benício, existem cartões de memória flash com capacidade bastante boa que podem substituir o hd, e já não estão mais tão salgados. Com isso você elimina o problema mecânico.

Abraços

Fillippeti e Cavalcante

Muito obrigado pelas dicas. O pessoal lá em Portugal tá ficando muito sabido. Quem diria?

Cavalcante

Quanto aos cartões de memória flash, desconheço completamente como podem substituir o HD. Você poderia explicar, sucintamente, como funcionam?
Posso fazer um upgrade no velho notebook k6 500? ou preciso comprar outro que aceite esses cartões?
Desculpe a ignorância. Eu, ainda, sou do tempo quando precisavamos de algo do Cérebro Eletrônico, entrávamos na fila do CPD e, depois de algumas semanas, recebíamos o famoso relatório: montanhas de papel picotado que, aliás, eram ótimos para as crianças desenharem. Ainda tenho algumas, hehehehe.

Muito obrigado a todos. Continuam bem-vindas críticas e sugestões.

[]s

Cavalcante
22/05/2006, 12:06
Oi Benício,
É que estou meio sem tempo de procurar, mas existem cartões de memória flash com conector de hd, e que a máquina (desktop ou notebook) reconhecem como um hd. Você tira o hd e espeta o cartão no lugar. Sem problemas e sem vibrações.

[]s.

Emmo
22/05/2006, 15:01
Camaradas.

Para notebooks existem cartões de memória flash que substituem hds utilizando inclusive os mesmos conectores, e ainda sobre espaço :pensativo: . Instala-se normalmente seu sistema operacional, porem é sempre bom evitar manter instalado qualquer coisa que não faça parte do seu projeto.

Para PCs normalmente a conexão é PCI e a alimentaçao de energia a mesma da hd original.

Qualquer dúvida estamos aí.

beni-rj
22/05/2006, 18:13
Cavalcante e Emmo

Ok, acho que já sei do que se trata. Será que é a mesma coisa que PEN DRIVE :?:

Realmente os preços valem a pena: 512 MB por R$116,00 no só memórias

http://www.somemorias.com/memorias.php

Realmente, não tinha pensado nisso

Agora só preciso descobrir as desvantagens. Pô, cadê o Wallace ?

Wallace
22/05/2006, 19:23
Eu não gosto do uso de note como GPS.
Um GPS especifico é bem melhor no uso em veiucos pelo teclado especifico.
Um 276C acho perfeito para uso veicular.

Cavalcante
22/05/2006, 21:15
Eu, ainda, sou do tempo quando precisavamos de algo do Cérebro Eletrônico, entrávamos na fila do CPD e, depois de algumas semanas, recebíamos o famoso relatório: montanhas de papel picotado que, aliás, eram ótimos para as crianças desenharem. Ainda tenho algumas, hehehehe.
[]s

Isso é conversa pra boi dormir. Tenho um professor de numérico no IFUSP que veio com esse mesmo papo furado e destrói qualquer bobinho como eu... Vc deve manjar até debaixo d'água!!!! :dance:

Bão, eletronicamente, é o mesmo que um pen-drive, só que ao invés da interface ser USB é IDE, e com uma controladora IDE, logo a CPU enxerga um hd como outro qualquer, e particiona e formata como um hd... Já os pen-drives precisam de drivers pra rodar, então só são reconhecidos depois de carregado o sistema operacional...

beni-rj
25/05/2006, 18:12
[quote="beni-rj"
Bão, eletronicamente, é o mesmo que um pen-drive, só que ao invés da interface ser USB é IDE, e com uma controladora IDE, logo a CPU enxerga um hd como outro qualquer, e particiona e formata como um hd... Já os pen-drives precisam de drivers pra rodar, então só são reconhecidos depois de carregado o sistema operacional...

Cavalcante,

Muito obrigado, tomara eu " se-se" professor da USP !

Descobri no ML um Compact Flash com 1 GB, por R$ 155,00. Só que é do

tipo 1, pequeno.Acho que tenho que usar um adaptador, pois, apesar do

HP Jornada 690, ter slots dos dois tamanhos, o manual diz, mas

não explica direito, que a memória adicional deve ser introduzida

(ops!) no slot maior. Deve ser "proprema de cones ( cones são)".

Aguardo mais críticas, sugestões e detonações. Onde será que anda

a Caipirinha que não chega nunca...

[]s agradecidos

Emmo
25/05/2006, 18:41
Camaradas.. vamos lá novamente.

Existe um produto no ML que pode explicar como isto funciona... :pensativo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43128010-_JM
(Não sou eu quem está vendendo e nem conheço o vendedor - tambem acho que nem recomendável seria...... :evil: )
Existem 02 modelos daquele adaptador, 1 para computadores (interface IDE) e outro para notebooks.
com este adaptador aí SIM vc precisa utilizar cartões Compact Flash.

Existe ainda este modelo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43551687-memoria-dom-256mb-flash-cf-40-pino-ide-hd-thin-client-switch-_JM
Este serve apenas para Thin-Client.

[ ]'s e Sucesso !

beni-rj
31/05/2006, 23:54
Pessoal

Muito obrigado pelas dicas e sugestões.

A navegação na lancha já está OK, usando os mapas do Tracksource no

velho Notebook com Cartão Compact Flash, rodando o Ozi Explorer,

ligado a um GPS III da Garmin. Só falta a prova de mar para para plena

aprovação.

Quanto à MaryGood, resolvi não usar o notebook, por ser muito grande e

difícil de adaptar no painel. Pretendo usar o Handheld HP Jornada que

tem tela colorida de 17 polegadas, no mesmo esquema da lancha. Só

preciso conseguir a versão do Ozi Ezplorer CE, para rodar no Jornada.

Quem puder ajudar agradeço.

Vejam no site abaixo, como ficou no Niva do "hermano", a solução

pretendida.

http://www.parque4x4.com.ar/gpsradio/mapamovil/

[]s agradecidos

beni-rj
02/06/2006, 09:09
[quote="beni-rj Pretendo usar o Handheld HP Jornada que

tem tela colorida de 17 polegadas[/quote]

Corrigindo a mensagem acima:

O HP Jornada tem tela de 17 centímetros, não polegadas, ou seja, um

retângulo de 15,5x5 centímetros. Suficiente, a meu ver, para

acompanhar o trecho da estrada ou trilha, com razoável antecedência.

Mesmo porque, pode-se utilizar waiponts de aviso sonoro

convenientemente antes de cada ponto de mudança de rota ou acidente

do terreno que necessite ação antecipada do condutor ( estou querendo

aposentar a zequinha...) :mrgreen:

[]s

Pedro Freitas
08/06/2006, 08:50
esse pc-car tb dirige pra vc? :roll:

[]`s

Grassmann
08/06/2006, 09:41
:discordo:
Hummmm.... Sei não... Acho que acaba-se gastando mais numa solução Tabajara do que comprar um bom GPS.

:concordo:
Concordo que a tela de um notebook seria espetacular para navegação, mas...

:pensativo:
1) Dirigir olhando para a tela de um notebook, palmtop, GPS ou qualquer outro equipamento é perigoso, além do que proibido por lei! Pode causar acidentes, e sujeita o condutor a multas.

2) Os componentes nem são tão em conta assim, o que deixa o custo da solução adaptada muito próximo do custo de um bom GPS.

3) Quanto mais adaptação, mais possibilidade de incompatibilidade e defeitos. Vejam, estamos falando de um notebook com uma placa Tabajara, um Compact Flash, um cabo serial, um cabo de alimentação 12V e um GPS para recepção do sinal...

Já que falamos em custos, deixe-me ver... Segundo custos levantados em diversos anúncios do Mercado Livre, temos o seguinte:

- Notebook - R$500,00
- Placa IDE/CF - R$40,00
- CF 2Gb - R$300,00
- GPS usado - R$300,00
- Cabos, etc... - R$200,00
Resumo: Uns R$1.350... Com menos disso (uns R$1.000) dá pra comprar um GPS MAP60C importado da fronteira ou Miami, via algum amigo. Isso sem falar que todos os componentes acima ou são usados ou "adaptações". O risco de pane / defeito é muito grande. Eu não faria...

Na minha opinião, só justifica se você já tiver o notebook e o GPS encostado em casa, e só precisar comprar os materiais necessários para a adaptação... Caso contrário, parta para um GPS pronto.

Além dos fatores acima, outros já foram citados, mas vale a pena lembrar:

1) O GPS é mais resistente a poeira e água (IPX7);
2) O GPS resiste melhor a trancos e trepidações;
3) A qualidade de recepção da família de novos GPS é muito superior aos mais antigos (Basta ver que a precisão aumentou muito e o tempo de aquisição caiu);
4) O GPS você pode retirar do carro e carregar com você, no caso de uma trilha a pé ou orientação urbana;
5) O notebook no painel oferece riscos ao passageiro em caso de acidente (Normalmente monta-se essa "gambiarra" entre o painel e o passageiro...)
6) O GPS não usa Windows... :D Não trava por qualquer coisa, e nem perde os dados armazenados por qualquer motivo...

:concordo:

Leandro

Wallace
08/06/2006, 14:15
GPS não é proibido de usar.
Um note ou similar sim.

Grassmann
08/06/2006, 15:14
Wallace,

Proibido não é. Limitado sim... Da maneira como a legislação brasileira está redigida, nenhum GPS está regular... Só estão de acordo com a lei os GPS de carros importados, já embutidos no painel e interligados com sistema de som e central de comando do veículo.

Veja o que diz a Resolução 190 do Contran, que regulamenta a respeito:

"Art. 1º Fica proibido a instalação em veículo automotor de equipamento capaz de gerar imagens para fins de entretenimento, salvo se:

I – Instalado na parte dianteira, possuir mecanismo automático que o torne inoperante ou o comute para função de informação de auxílio à orientação do condutor, independente da vontade do condutor e/ou dos passageiros, quando o veículo estiver em movimento.

II –Instalado de forma que somente os passageiros ocupantes dos bancos traseiros possam visualizar as imagens.

Parágrafo único. Entende-se como informação de auxílio à orientação do condutor, a indicação do trajeto a ser seguido mostrado por meio de símbolos e/ou áudio.

Art. 2º Fica proibido a instalação em veículo automotor de equipamento capaz de gerar imagens de mapas destinados à orientação do condutor, salvo se:

I – Estiver dotado de mecanismo automático que comute a imagem de mapas para símbolos e/ou áudio que indique a direção, independente da vontade do condutor, quando o veículo estiver em movimento.

II – Instalado exclusivamente como sistema de auxílio a manobras.

Art. 3º Considera-se instalação, qualquer operação que resulte em conexão do equipamento com outro, com acessório, parte ou sistema do veículo, em caráter definitivo ou provisório.

Art. 4º O descumprimento do disposto nesta Resolução constitui-se em infração de trânsito prevista no art. 230, inciso XII do CTB.

Art. 5º Fica revogada a Resolução 153, de 17 de dezembro de 2003.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação."

Grifos por minha conta. Em suma, se o GPS não tiver dispositivo que comute de mapas para sinais e som automaticamente, está fora da lei... E portanto, está passível de multa sim.

A única brecha da legislação é que ela não permite a "instalação" do GPS, mas não fala nada de usá-lo apoiado no painel, sem nenhuma conexão com o carro. O jeito é não usar o carregador, que já caracteriza uma forma de instalação. E ainda assim permite a interpretação de que o aparelho está conectado fisicamente ao painel, mesmo que não o esteja eletricamente.... Coisas da legislação do Brasil...

Wallace
10/06/2006, 19:35
Essa lei já foi modificada.

Grassmann
11/06/2006, 20:38
Wallace,

Não, não...
A que foi modificada foi a Resolução 153, que literalmente proibia estes equipamentos para os passageiros do banco da frente e motorista. A Resolução 190 está em vigor. Veja no site do Contran abaixo:

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

Leandro.

Pedro Freitas
28/06/2006, 16:27
compra um garmin com tela grande para uso automotivo, a maioria dos taxis americanos usas esse sistema, muito prático e fácil de usar.
imagina vc no carro andando ter que marcar um ponto e usar a setinha do mouse para clicar...
o gps ja vem tudo pronto para facilitar sua vida, nao tem como querer complicar.
[]'s pensando em qual comprar

Rogério Tortato
16/09/2006, 12:07
e isso, será que interessa? não sei se é bom, mas é barato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-47803437-seu-notebook-ou-pc-em-com-gps-e-navegador-c-mapas-e-mais-_JM

offroad
16/09/2006, 13:09
http://audiovisual.kelkoo.co.uk/b/a/sbs/100278823/14214366.html

http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASIN/B0001HYEE0/kelkoompcpc-electronics-21/ref=nosim

Wallace
18/09/2006, 13:18
Offroad, voce precisa parar e entender que tem coisas que funcionam ai nos EUA que aqui não servem para nada.
Este aparelhos e outros de nada adiantem aqui, já que não se tem mapas do Brasil para eles.

Issao
20/09/2006, 17:00
Pessoal,

Desde 2004 utilizo o conjunto Garmin V + antena externa + toshiba libretto.

A principal função do Libretto é aumentar a tela usando navegação em tempo real pelo Mapsource ou Trackmaker. Como a tela do Garmin V é pequena e P/B a mudança é muito boa, usando a tela de 6,4" do Libretto.

Outra função do Libretto é salvar os tracklogs integralmente, sem reduções ou compactações.
Pois, ficar salvando os tracks de 10% em 10% no próprio GPS, para o track não ser reduzido automaticamente, é um pé no saco. Principalmente em expedições que é o meu caso e utilização.

Como o Libretto é pequeno (fechado é do tamanho de uma fita VHS), uso sobre o painel da L200 com velcro mesmo.

Para marcar waypoints e tal, uso o GPS e sua interface normalmente. Somente depois quando vou salvar os tracklogs, aproveito e mando os waypoints junto.

Para o meu uso e necessidade tem me atendido perfeitamente.
Até hoje nunca apresentou problemas. Necessita apenas de cuidado com a temperatura no caso de sol forte. Mas é só deixar o ar ligado que não tem problema algum.

De qualquer maneira, se fosse comprar toda a parafernália hoje, minha opção seria diferente.
Compraria um Garmin 172C, que tem tela maior que a do 276C e o melhor de tudo, pode gravar waypoints e tracklogs no datacard.
Sem contar que é mais barato que o 276C.
O único inconveniente é que só funciona com 12V.
Mas para meu uso, isso não seria problema, visto que o GPS nem sai do carro mesmo.

Espero poder ter ajudado.
Abraços.

Issao

diogoandre
25/09/2006, 10:31
Galera, tô começando agora nessa onda de GPS e devo comprar um gps nos próximos dias, pra aproveitar uma amiga americana que está vindo ao rio.

Quero um GPS para usar no carro mesmo, vi esse relato aí em cima do Issao, alguém pode me dar uma idéia melhor de qual a vantagens e disvantagens de um sobre o outro...

O 276c é um modelo mais novo e mais caro que o 172c, imagino que seja melhor.. mas vendo rapidamente o site da garmin não consegui identificar esses pontos...

alguém sugere um outro modelo?

valeu

abs
Diogo André

pcervieri
02/10/2006, 01:41
compra um garmin com tela grande para uso automotivo, a maioria dos taxis americanos usas esse sistema, muito prático e fácil de usar.
imagina vc no carro andando ter que marcar um ponto e usar a setinha do mouse para clicar...
o gps ja vem tudo pronto para facilitar sua vida, nao tem como querer complicar.
[]'s pensando em qual comprar

Qual seria esse com tela grande?

Ric Mac
03/10/2006, 15:16
Pessoal,

Desde 2004 utilizo o conjunto Garmin V + antena externa + toshiba libretto.

A principal função do Libretto é aumentar a tela usando navegação em tempo real pelo Mapsource ou Trackmaker. Como a tela do Garmin V é pequena e P/B a mudança é muito boa, usando a tela de 6,4" do Libretto.

Outra função do Libretto é salvar os tracklogs integralmente, sem reduções ou compactações.
Pois, ficar salvando os tracks de 10% em 10% no próprio GPS, para o track não ser reduzido automaticamente, é um pé no saco. Principalmente em expedições que é o meu caso e utilização.

Como o Libretto é pequeno (fechado é do tamanho de uma fita VHS), uso sobre o painel da L200 com velcro mesmo.

Para marcar waypoints e tal, uso o GPS e sua interface normalmente. Somente depois quando vou salvar os tracklogs, aproveito e mando os waypoints junto.

Para o meu uso e necessidade tem me atendido perfeitamente.
Até hoje nunca apresentou problemas. Necessita apenas de cuidado com a temperatura no caso de sol forte. Mas é só deixar o ar ligado que não tem problema algum.

De qualquer maneira, se fosse comprar toda a parafernália hoje, minha opção seria diferente.
Compraria um Garmin 172C, que tem tela maior que a do 276C e o melhor de tudo, pode gravar waypoints e tracklogs no datacard.
Sem contar que é mais barato que o 276C.
O único inconveniente é que só funciona com 12V.
Mas para meu uso, isso não seria problema, visto que o GPS nem sai do carro mesmo.

Espero poder ter ajudado.
Abraços.

Issao

Issao,

Esta foi exatamente a solucao que encontrei pois, comprei a muito tempo um GPS 48, depois uma antena externa e depois qdo fui aposentar um notebook, dei um fim mais digno ao mesmo usando como "HD" para o GPS que tb nao sai do carro.

abs

andretomasi
04/10/2006, 05:18
Ninguém precisa trocar o HD do laptop pra usar no jipe e colocar um SSD interno.. o disco do note é mais suscetível a pancadas quando está em funcionamento, quando está desligado aguenta mais paulada.. a melhor solução é dar boot por outra mídia, pode ser um pen-drive usb ou um leitor de cartões usb com um SD ou CF dentro.. se o note tiver um leitor de cartões interno então, fica perfeito, é só instalar uma distribuição Linux pequena no cartão, entupir de mapas e dar boot pelo cartão (ou USB no caso), aí não fica nada "pendurado" pra fora do note, com perigo de bater ou quebrar.. a maior parte dos notes de uns 5 anos pra cá já tem essa opção de boot. Assim usa o GPS no carro sem problemas pro note, e depois entra normalmente no sistema operacional que estiver usando no HD.

Além do que, usando um note, as possibilidades de customização são enormes, inclusive existem vários modelos de receptores bem simples pra usar com note, assim não precisa comprar um GPS completo que vai ser parcialmente substituído pelo note, custando menos, tem alguns por cerca de 40 dólares; e usando um PCMCIA por exemplo, o receptor fica pra dentro do note, sem muita coisa pendurada pra fora.
Exemplos em anexo (PCMCIA, USB e CF).

[ ]'s

ross
04/10/2006, 14:10
Também estou pensando em comprar um GPS. Tenho um etrex mas queria outro com tela maior pra adaptar no carro. Andei pesquisando e gostei bastante do 276C. No site www.piramidemotor.com (http://www.piramidemotor.com), este modelo custa U$730,00. Alguém sabe se eles entregam no Brasil? Se sim, cobram algum extra? Alguém já comprou nesta loja?

Estou pesquisando opções de palmtop's com gps. Alguém conhece algum modelo bom? Vale a pena ou é melhor comprar um garmin?

Obrigado,

Paulo Ross
Troller T4 2005
Floripa - SC

ross
06/10/2006, 16:16
Fiz contato com a piramide e eles entregam no brasil mas cobram 20%. O modelo 276C vai custar uns 880 doleta.

[]'s

Paulo Ross
Troller T4 2005
Floripa - SC

Oto Maia
06/12/2006, 17:05
è proibido sim wallace.
Se vc estiver sozinho, sem zequinha. quando em movimento ele tem que estar coberto. Resolução do detran

Wallace
07/12/2006, 11:02
è proibido sim wallace.
Se vc estiver sozinho, sem zequinha. quando em movimento ele tem que estar coberto. Resolução do detranO que é proibido?
Não endenti, faz um seculo que não posto nada neste topico!