Conectar

Ver Versão Completa : F-250 MWM SPRINT baixando água

Rogerhorse
22/06/2016, 17:24
Boa tarde colegas do forum, gostaria de solicitar uma ajuda, tenho uma 250 com motor 6 cilindros MWM e de uns tempos para cá ela vem baixando agra do reservatorio, mais ou menos 1,5 litros dia, pois uso a mesma diariamente, a mesma nao sobe nivel do oleo e nem aparece vazamentos de agua quando parada, a nao ser do ar condicionado, atemperatura da mesma continua normal, ja ferifiquei o radiador do ar quente, nada de vazamento, que pode ser? bomba de agua? Junta de cabeçote? outra coisa que gostaria de saber e se a 250 de outros companheiros ai tambem esconde o oleo do motor?
Fico no aguardo!

mfdomingues
22/06/2016, 18:28
Boa tarde colegas do forum, gostaria de solicitar uma ajuda, tenho uma 250 com motor 6 cilindros MWM e de uns tempos para cá ela vem baixando agra do reservatorio, mais ou menos 1,5 litros dia, pois uso a mesma diariamente, a mesma nao sobe nivel do oleo e nem aparece vazamentos de agua quando parada, a nao ser do ar condicionado, atemperatura da mesma continua normal, ja ferifiquei o radiador do ar quente, nada de vazamento, que pode ser? bomba de agua? Junta de cabeçote? outra coisa que gostaria de saber e se a 250 de outros companheiros ai tambem esconde o oleo do motor?
Fico no aguardo!

Roger, boa tarde

É possível notar presença de água no óleo (manchas brancas)?

Notou vapor escapando na descarga como "fumaça branca"?

Acredito que a bomba de água não faria sumir água a não ser que estivesse vazando no selo, mas, nesta quantidade você perceberia fácil no piso.

Não conheço muito o arrefecimento da F250, ela tem vaso de expansão ou reservatório de coleta? Se for reservatório de coleta e se estiver com a junta ruim a água vai sair pelo respiro dele quando você estiver em alta, eu descobrir na minha viatura quando coloquei um pedaço pequeno de pano na ponta do respiro e andei, ele saiu encharcado (normal sair um pouco, mas encharcado não).

Guima-MS
26/06/2016, 18:44
de uma checada no oleo , as vezes ta passando agua , e isole o sistema de ar-quente .

janslepaulo
07/07/2016, 09:29
a minha era o selo do motor :) troquei e resolveu

Edintruder
08/07/2016, 13:44
Tampa do reservatório também faz isso, mas não seria um volume tão elevado.

Ramon Pires
08/07/2016, 17:14
Provavelmente ta com a junta queimada e ta vazendo a agua no cilindro, e sai junto com a fumaça, mas nao consegue ver, não ta ruim de pega as vezes? Pareçe q ta pesado o motor?

Ja me aconteceu com um motor isso, sumia a agua, e virava pesado, até q um dia nao pego, dai foi puxado, entorto biela, viro um caus, teve que abri o motor e faze tudo, fica esperto q se facilita vai dança com 18k. E a junta nao sai 500 pila p troca.

mfdomingues
08/07/2016, 17:59
Senhores, creio que estamos conversando apenas entre nós, o Roger sumiu e não nos forneceu maiores detalhes.

Me lembra o Ícaro da Band bi-turbo......

Rogerhorse
18/08/2016, 16:45
Boa tarde , peco perdão aos amigos foristas por minha ausencia, pois estava na correir ado trabalho, desde agradeco os comentários... vamos la...
a camionete pega bem pela manha, ainda mais se tratando que sou da regiao sul e ela dorme no tempo, motor pegae no primeiro giro, a fumaca e basica pretona (bomba aberta) , ja revisei o ar quente, mandei retirar todo o sitema e revisar e nada, mas a agua segye baixando, outra coisa que percebi e que na mangueida do iintercooler existe sinal de oleo e no reservatorio do radiador fica uma especie de gordura no plastico por dentro... vai saber, vou acabar mandando tirar o cabecote para ver... ate fiz um teste com papel na saida do escape e nada de agua...
Sabem me dizer se existem selos na parte traseira do motor, capa seca?
OBS mais um relato, vou instalar duas ventoinhas no condensador do ar condicionado, pois esquenta o mesmo e aumenta a pressao do motor do ar e vai o retentor pro pau... que saudades da milona...

Fico no aguardo

mfdomingues
18/08/2016, 17:39
Boa tarde , peco perdão aos amigos foristas por minha ausencia, pois estava na correir ado trabalho, desde agradeco os comentários... vamos la...
a camionete pega bem pela manha, ainda mais se tratando que sou da regiao sul e ela dorme no tempo, motor pegae no primeiro giro, a fumaca e basica pretona (bomba aberta) , ja revisei o ar quente, mandei retirar todo o sitema e revisar e nada, mas a agua segye baixando, outra coisa que percebi e que na mangueida do iintercooler existe sinal de oleo e no reservatorio do radiador fica uma especie de gordura no plastico por dentro... vai saber, vou acabar mandando tirar o cabecote para ver... ate fiz um teste com papel na saida do escape e nada de agua...
OBS mais um relato, vou instalar duas ventoinhas no condensador do ar condicionado, pois esquenta o mesmo e aumenta a pressao do motor do ar e vai o retentor pro pau... que saudades da milona...

Fico no aguardo

Amigo Roger, seja bem revindo aqui .....

Então, junta do cabeçote quando queimada geralmente joga água para o reservatório de expansão, isto pode acontecer quando parado em lenta (junta muitoooo ruim) ou acelerando na pista (neste caso é mais complicado de perceber), outros possíveis sintomas seriam água no escapamento em forma de vapor (parece que você checou e está ok?). Água no óleo, neste caso retire a vareta e olhe se há manchas esbranquiçadas e o nível do óleo tende a subir também. Ou óleo na água, neste caso fica um pouco mais de gordura, lembrando que o fluído do radiador é um pouco oleoso para poder não corroer seu cabeçote, mangueiras, bomba d'agua etc, então tem que ser em excesso, além disto a água fica com uma cor "café com leite", e uma espuma branca também.

Bom, se nada disto foi percebido até agora podes ser um vazamento em alguma área quente, ou seja a água vaza sobe local quente e evapora antes de pingar o que torna difícil a detecção. Sugiro neste caso que use um aditivo de cor verde bem forte e depois de algumas voltas olhe por baixo do carro procurando os traços do Hulk liquido.....

A minha percebi que colocava pelo vaso de expansão só em alta rotação. Coloquei um pano na base do vaso e prendi firme, depois de uma volta o pano estava todo encharcado, veredito, cabeçote trincado.....

Elmer_Jeep
19/08/2016, 10:56

Sobre o óleo no mangote do intercooler, se a quantidade for pequena pode ficar despreocupado pois isso é normal. No meu motor o mangote que sai da turbina sempre fica melado.

Tive um problema parecido, mas era trinca no cabeçote que ocorreu da seguinte maneira:
A bomba dágua soltou o rotor e o líquido de arrefecimento parou de circular, eu não identifiquei o problema pois estava fazendo uma viagem de 750km, com isso o motor sofreu um superaquecimento que ocasionou a trinca do cabeçote.
Meu carro perdeu potência porque o líquido ferveu e o motor apagou, tive que parar no meio da estrada, pra seguir viagem sem maiores prejuízos pro motor eu retirei as válvulas termostáticas completei o líquido e rodei sem tampa do radiador.

Depois disso troquei a bomba dágua, reinstalei as válvulas e tampa, mas o motor sempre baixava água. Uma forma simples de identificar como a água sumia era na primeira partida durante a manhã, no chão ficava uma marca do espirro de fumaça devido a água que se acumulava na câmara de combustão e na hora da partida saía pelo escapamento.

Só resolvi quando substituí o cabeçote, mas no meu caso o motor sofreu um superaquecimento que ocasionou essa trinca.

Se não tem água no óleo, nem óleo no arrefecimento não é problema da junta. Deixe pra retirar o cabeçote em último caso.
Recomendo que vc mande retirar a bomba dágua pra verificar o estado do rotor, a carcaça da bomba dágua possui dois orings na junção com o bloco e eles ressecam ou rompem com o tempo então líquido vaza por eles, verifique também se na carcaça tem algum ponto de corrosão que também permite a fuga de líquido num local de difícil visualização.

Qual retentor está estourando?

Coophamat
20/08/2016, 10:57
Na minha ranger, havia uma pequena fissura na reservatório, parecia inofensivo mas baixava quase 1litro de água por semana. Troquei o reservatório e nunca mais baixou água.

Elmer_Jeep
20/08/2016, 11:08
Na minha ranger, havia uma pequena fissura na reservatório, parecia inofensivo mas baixava quase 1litro de água por semana. Troquei o reservatório e nunca mais baixou água.

Muito importante sua dica, verificar reservatório e tampa, como são itens relativamente baratos vale a pena substituir.

rschneider
05/09/2016, 11:52
A minha encontra-se com o mesmo problema. Baixando água sem aparecer nada no óleo, sem fumaça branca, sem marca nos selos ou qualquer coisa do tipo. Graças ao tópico aqui, resolvi por um pano e amarra-lo na tampa. Andei dois dias na cidade e nada de molhar o tal do pano. Deixei o pano no lugar e andei 55 km de rodovia, em alta, 3 a 3500 rpm. Chegando no destino abri o capo (F250 2002), tava la o pano encharcado! (Segue foto)
535608

Hoje vou trocar a tampa e espero que resolva o problema. Qualquer novidade digo aqui.

Ah, sobre as ventoinhas auxiliares para o ar, vale muito a pena! Tenho duas na minha, carro parado pode ficar com o ar ligado que aguenta bem, não sobe a pressão.

mfdomingues
05/09/2016, 13:19
A minha encontra-se com o mesmo problema. Baixando água sem aparecer nada no óleo, sem fumaça branca, sem marca nos selos ou qualquer coisa do tipo. Graças ao tópico aqui, resolvi por um pano e amarra-lo na tampa. Andei dois dias na cidade e nada de molhar o tal do pano. Deixei o pano no lugar e andei 55 km de rodovia, em alta, 3 a 3500 rpm. Chegando no destino abri o capo (F250 2002), tava la o pano encharcado! (Segue foto)
535608

Hoje vou trocar a tampa e espero que resolva o problema. Qualquer novidade digo aqui.

Ah, sobre as ventoinhas auxiliares para o ar, vale muito a pena! Tenho duas na minha, carro parado pode ficar com o ar ligado que aguenta bem, não sobe a pressão.

Quando tive essa ideia pensei que todos iriam rir de mim, afinal, foi de um MacGyverismo no momento de desespero que ninguém sabia o que era. E era bem isto que acontecia comigo, andava de devagar e tudo ok, pisava um pouco e o chafariz se instalava nela.

Vamos ver agora se com a tampa nova a sua dá jeito.

rschneider
05/09/2016, 15:52
Troquei a tampa, 70 reais a nova. Reparei que a velha era para 110 kpa e a nova é de 140 kpa. A velha tenho certeza que era paralela, a nova não sei, mas aparenta ser de melhor qualidade. Agora falta pegar a estrada e ver se resolveu.

mfdomingues
05/09/2016, 16:14
Troquei a tampa, 70 reais a nova. Reparei que a velha era para 110 kpa e a nova é de 140 kpa. A velha tenho certeza que era paralela, a nova não sei, mas aparenta ser de melhor qualidade. Agora falta pegar a estrada e ver se resolveu.

Neste caso pode ser que os 0,3 bar que faltavam na sua antiga tampa eram o que faltavam para ela segurar a pressão dentro do reservatório.

A minha originalmente trabalha com 0,9 bar que da coisa de 90 kpA, mas, só com a tampa original, pode colocar uma de 1,0 bar paralela que ela não segura e cospe água para fora. O sistema de vedação paralelo é uma porcaria. Já vi gente colocar 1,5 bar e estourar mangueira pensando que ia segurar água.

RICARDO FAISCA
12/11/2020, 17:25
Neste caso pode ser que os 0,3 bar que faltavam na sua antiga tampa eram o que faltavam para ela segurar a pressão dentro do reservatório.

A minha originalmente trabalha com 0,9 bar que da coisa de 90 kpA, mas, só com a tampa original, pode colocar uma de 1,0 bar paralela que ela não segura e cospe água para fora. O sistema de vedação paralelo é uma porcaria. Já vi gente colocar 1,5 bar e estourar mangueira pensando que ia segurar água.

Boa tarde. Tenho uma S10 2.8 nem Sprint 4x2 ano 2003. E ela está baixando água do reservatório. Em uma viagem, estourou a mangueira do ar quente e a bomba foi pro pau. Troquei a bomba e a mangueira em uma autorizada mwm e continuei minha viagem. Após algum tempo, cerca de seis meses, começou a baixar água do reservatório, principalmente quando liga o ar condicionado. Troquei a tampa do reservatório e isolei a mangueira do ar quente. Porém ainda continua baixando. Não tem água no óleo e nem percebi água saindo pelo escapamento. Será que a junta foi pro beleléu ou é alguma outra coisa?? Quem puder me ajudar eu agradeço. Forte abraço. É minha primeira postagem no grupo, então peço desculpas se não ficou bem claro. Obrigado.