Ver Versão Completa : Regulagem do Freio / Lona
Thiago Pinto
07/03/2006, 09:41
Gostaria de saber se alguem já bolou algum esquema para regulagem da lona original, sem ter que ficar apertando aquele eixo desentralizado para ajustar......ontem tentei colocar aquela regulagem automatica de Gol, mas fica pegando na mola.
SERA QUE TEM ALGUM JEITO SIMPLES PARA QUE EU POSSA FAZER....MODO CONVENCIONAL ...FICA MUITO JUSTO OU MUITO SOLTO :parede: :parede:
Sei la , nunca tive problema com essa regulagem n , ja tive q trocar os pinos de regulagem pois estavam gastos e n estavam dando contato direito ai folgava a lona . , mas nada de mais . n vejo problema nenhum ...
Sergio Antunes
07/03/2006, 16:07
Oi Thiago.
Recentemente tive que trocar as lonas dianteiras no meu Jeep, pois o cilindro e uma das rodas começou a vazar e no final tava tudo ruim.
Pedi ajuda para o pessoal aqui até de como chegar as lonas, pois nunca tinha feito isso. Mandei dar um passe nas panelas, troquei as lonas, cilindros e flexíveis. Fiz a regulagem dos parafusos e não tive problemas... As rodas corriam livres e com um leve toque paravam (nada de muito livre ou muito preso). O freio ficou ótimo.
Abraços.
Sergio Antunes.
Sergio Willys
08/03/2006, 20:04
Thiago;
Tenho um 61 com freio a disco na frente, servo freio, e lonas originais na trazeira, que entendo é a mesma configuração do seu. Pois é, toda hora tem que regular as lonas trazeiras, pois o freio vai abaixando até "dar tábua". Não sei se o mesmo ocorre com você.
Não tentei colocar nada automático ainda, mas já tive vontade.
O cambalaxo que eu faço pra não ficar toda hora regulando, é, quando o pedal baixa demais, é puxar um dente do freio de mão (trazeiro). É a medida. Realmente encontrei uma utilidade para o freio de mão !!!! :dance:
É claro que tem senões em fazer isso, mas enfiar o carro no barro é um senão por si só....
Abraço
Meu CJ tem freio a lona nas 4. Sempre tem que regular e olhar.
Se você faz trilha, a cada trilha tem que tirar as rodas e panelas, limpar e regular. É um pé mesmo. Além do que entre uma regulagem e outra, se não todas é bom ´sangrar o freio´ pois se der uma vacilada qualquer quando tira as panelas, pode entrar um pouquinho de ar no freio.
E vai um jogo de lona a cada 2-3 trilhas com lama com certeza. O barro come as bichinhas.
É trampo mesmo... para melhorar só disco nas 4 e olha que gasta uma pastilha danada também....
Abraço. Bob.
Thiago Pinto
09/03/2006, 14:46
Acho que vou ter que sofrendo mas um pouco com os freios originais....esta faltando latinhas para eu engrenar um freio a disco.
ricleite
12/07/2008, 11:34
Já desisti de ir e vir do meu mecânico. O freio estava puxando para direita ele regulou e agora está puxando muito!!!!!!!!!! para a esquerda. Dá até medo de capotar. Foram trocados os flexíveis e lonas, os burrinhos estão bons. Vou tentar regular eu mesmo, e gostaria de dicas valiosas dos colegas.
Valeu
Já desisti de ir e vir do meu mecânico. O freio estava puxando para direita ele regulou e agora está puxando muito!!!!!!!!!! para a esquerda. Dá até medo de capotar. Foram trocados os flexíveis e lonas, os burrinhos estão bons. Vou tentar regular eu mesmo, e gostaria de dicas valiosas dos colegas.
Valeu
Olhe eu que sou mulher tambem senti isso no meu jeep o mecanico falou que estava tudo ok! mas ai por conta propria mandei desempenar todas as panelas(nao sei como vcs chamam ai )levei a um torneiro mecanico e ficou muito melhor.Agora estou tentando adaptar um freio de mao ja comprei algumas coisas mas faltam outras.Faça isso leve-as a um bom torneiro se nao der certo veja se o eixo.
ricleite
13/07/2008, 07:52
Descobri que havia um flexível de óleo entupido, quando eu acionava o freio a roda demorava para frear, e acabava ficando presa depois porque o óleo não conseguia retornar. Vou comprar flexível novo e trocar na semana que vem
leopoldo
13/07/2008, 16:49
Na seção de downloads tem o manual de manutenção do jeep. Consulte a parte do freio do CJ5.
Em algum tópico que eu não me lembro agora :twisted:, descreví exatamente como faz a melhor regulagem .....
ricleite
14/07/2008, 16:53
Valeu. já baixei o arquivo para consulta. Descobri até que tinha graxa dentro das panelas de freio:parede::parede:.
Rodolfo Ourique
14/07/2008, 21:37
Caro Ric,
Para regular as lonas vc precisa de uma chave fixa 7mm e uma chave fixa 14mm (vulgo chave de boca), levante a roda com auxílio do macaco, com a chave 14mm afrouxe as porcas que seguram os concêntricos atrás do espelho do freio, depois com a chave 7mm encoste os concêntricos até travar as lonas na roda, então solte um pouco (+/- 1/8 de volta) e então aperte a porca que vc havia afrouxado (chave 14mm), proceda da mesma forma em todas as rodas, vc verá que não vai mais precisar dar duas pisadas pro Jeep parar e o seu "amigo" não vai mais puxar para o lado.
Ah! com relação a graxa no tambor...Troque o retentor do cubo que fica atrás do rolamento, aproveite e verifique o estado dos mesmos e proceda o ajuste das porcas das rodas como o "Prof. Leopoldo" ensinou no tópico específico.
Espero ter ajudado.
mpribeiro
17/03/2009, 14:41
Olá Pessoal.
A pouco tempo reformei um Jeep Willys 66. Como não tinha experiência anterior em reformar o Jeep, quando fui refazer o freio acabei optando por manter o freio original a lona com cilindro mestre e os "burrinhos".
O freio até que funciona bem, o problema é que depois de um tempo de uso ele acaba travando e bloqueia as rodas, o que faz aquecer muito as rodas a gastar ainda mais do que ele normalmente gasta.
Alguém tem alguma idéia do que seja ?
Abraços,
Marcos
Pedro....
17/03/2009, 15:54
Amigo
vai ficar mais barato e melhor, muda tudo para disco.
abs
otavio_gomes
17/03/2009, 16:13
Ajuste das lonas.
Estão muito proximas dos tambores.
Assim, quando começa a movimentar o Jeep, o atrito (pequeno) com os tambores altera so tamanhos das peças do freio (dilatação) e o freio atrita mais forte até travar a roda.
Infelizmente a regulagem das lonas de freio do Jeep é chata de ser feita.
Boas trilhas,
Otávio.
Rafaminc
18/03/2009, 15:28
Trocou as mangueiras também? Na Rural de meu pai as mangueiras flexíveis estavam entupidas devido a idade e o óleo não retornava direito para o cilindro mestre.
Tenta retira-las e verifique se não estão obstruídas.
leopoldo
19/03/2009, 00:01
flexíveis esclerosados é o mais provável mesmo.
MARCOVITAL
23/03/2009, 21:32
O meu tambem é 66 e com freio original funciona bem, mas o pedal vai la embaixo de vez em quando, se tiver alguma dica que ja te passaram passe ai .
Abç
Marco Vital
jeep@terra.com.br
Rafaminc
24/03/2009, 10:44
O meu tambem é 66 e com freio original funciona bem, mas o pedal vai la embaixo de vez em quando, se tiver alguma dica que ja te passaram passe ai .
Abç
Marco Vital
jeep@terra.com.br
Já olhou o nível do óleo?
Se o problema é frequente, e vc tem que bombear o pedal para freiar, provavelmente é só ar na tubulação. Sangra o freio que resolve.
Agora, se não é sempre que isso acontece, daí deve ser o teu cilindro mestre que tá bixado.
pelo que sei, alguns cilindros mestres tem uma valvula que da esse problema quando usado com os burrinhos originais...
Estou com um problema semelhante, tenho freio a disco na dianteira e funcinava bem a 6 meses desde que instalei. Semana passada, troquei os cilindros de rodas traseiro, lonas e tubos da parte traseira, e depois de alguns metros andando com o jeep o pedal começa a ficar duro e deixa todas as rodas travadas, tanto as traseiras e as dianteiras a disco também. Fiz uma nova sangria e é so andar um quarteirão que começa a travar. e o pedal fica duro como se o carro estivesse desligado.
Ou é muita coincidencia acontecer isso logo depois de mexer no sitema ou o cilindro não esta dando retorno.
Falando nisso, qual é a seguencia certa para sangria de freio do jeep ?? Eu comecei com a traseira e fazendo em X ??? ta certo assim ??
Alguem pra dar um help ????
A unica coisa que não é nova foi o servo freio que só achei recondicionado, sera que ele causaria esse problema ????
m4silvio
02/04/2009, 00:45
WCAS Verifique se tem uma pequena folga da haste de acionamento do pedal para servo .Se não holver isto bloqueia o retorno do óleo para o reserv fasendo com que o freio trave apos algumas freadas, a ponto do carro não andar!depois de alguns minutos ele solta e anda de novo procede?
Isto se resolve com um pequeno ajuste da haste! um abraço
WCAS Verifique se tem uma pequena folga da haste de acionamento do pedal para servo .Se não holver isto bloqueia o retorno do óleo para o reserv fazendo com que o freio trave apos algumas freadas, a ponto do carro não andar!depois de alguns minutos ele solta e anda de novo procede?
Isto se resolve com um pequeno ajuste da haste! um abraço
Ele tem uma folga quando ligo, mais depois de uma volta no quarteirão ja esta duro como se estuvesse bombando o pedal com o motor desligado.
Como que faço pra ajustar isso, tem que desmontar algo ?? é no pedal ou la na frete que regula isso ??
m4silvio
02/04/2009, 22:41
vamos la! no pedal de freio tem uma haste que vai direto na bomba presa no chassis esta haste tem uma rosca .gire para ver o sentido da rosca e faça com que fique uma pequena folga entre pedal e bomba .
verifique tambem se existe a mola de retorno do pedal !
Lucas Nassif
02/04/2009, 22:58
Ele tem uma folga quando ligo, mais depois de uma volta no quarteirão ja esta duro como se estuvesse bombando o pedal com o motor desligado.
No meu acontece isso também. ;)
Como que faço pra ajustar isso, tem que desmontar algo ?? é no pedal ou la na frete que regula isso ??
É o que já foi falado mesmo, regular a haste do cilindro mestre. Só que, a regulagem com o sistema "frio" é uma, a quente é outra.
Se poe uma folga pequena quando frio, quando andar e esquentar o pedal vai ficar muito justo e pode até travar os freios..já aconteceu comigo indo pra trilha.
O ideal é fazer uma pré regulagem. Andar bem no jeep e depois fazer a regulagem da haste.
Ah, e se o seu Jeep tiver motor 6cil original, cuidado com o escapamento!!! Já queimei o braço ali e num queima pouco não!! :odedo: :mrgreen:
Levei em um cara ontem pra testar o cilindro e o hidro vacuo e ele falou que os 2 estão ok.
Ele deu uma abaixada na regulagem dessa haste do peda e agora vou testar, se ficar duro ainda eu abaixo mais um pouco a regulagem.
:concordo:
So falta fazer a sangria de novo pra ver isso.
m4silvio
03/04/2009, 23:27
jeeps com hidro entre o cilindro e o hidrovacuo ou seja dentro do hidrovacuo tem uma regulagem basta retirar o cilindro que ja se ve uma ponta roscavel
as veses no pedal esta serto mas no cilindro esteja muito alta
negreira
04/04/2009, 00:11
Levei em um cara ontem pra testar o cilindro e o hidro vacuo e ele falou que os 2 estão ok.
Ele deu uma abaixada na regulagem dessa haste do peda e agora vou testar, se ficar duro ainda eu abaixo mais um pouco a regulagem.
:concordo:
no meu caso tá fazendo mais de 1 ano
que o problema foi sanado ......trocando pelo da F1000.......!!!!!!!!!
O mecanico me informou que no meu caso isso acontecia por causa
da medida muito grande dos pneus que estou utilizando......
leopoldo
04/04/2009, 07:17
jeeps com hidro entre o cilindro e o hidrovacuo
Silvio. é servo freio.
leopoldo
04/04/2009, 07:23
Estou com um problema semelhante,
Freio travando as rodas : ou é flexível entupido ou é o varão do servo sem folga (a folga é regulada removendo o mestre do servo e ajustando a ponteira do varão)
Pedal duro é vazamento no diaframa do servo. Já era ! ... ou a valvula de retenção de vácuoo do servo está com defeito (a valvula que fica na ponta da mangueira)
Seguinte, depois de apertar um pouco a regulagem do varão, eu to com problema para sangrar o freio, não sei se tem a ver com essa regulagem,
os cilindros da frente espirram o fluido porém, nos cilindos traseiros só sai un "cuspi" de fluido. Ja fiz o rodizio de sangria 4 vezes e nada de pressão nas rodas traseiras.
Sera que eu posso ter soltado demais o varão e não esta aplicando a pressão correta para os cilindros traseiros ???
Outra coisa, a saida mais perto do hidro vacuo esta ligado na traseira, ja veio assim de quem instalou, esta certo ???
m4silvio
05/04/2009, 19:32
se a regulagem das hastes estiverem sertas basta abrir os sangradores que o ar e oleo sai sem pisar no pedal
leopoldo
05/04/2009, 21:26
WCAS,
Não não tem a ver com a regulagem do varão. Tema ver com a presença de ar, possivelmente.
M4silvio,
Só que ele vai dormir debaixo do jeep esperando sangrar ....
WCAS,
Não não tem a ver com a regulagem do varão. Tema ver com a presença de ar, possivelmente.
M4silvio,
Só que ele vai dormir debaixo do jeep esperando sangrar ....
é isso mesmo, falei com um cara de uma loja de freio, e ele falou que é ar do cilindro mestre, como eu tirei ele, tenho que fazer a sangria no cilindro primeiro, depois nas rodas.
Lucas Nassif
06/04/2009, 12:48
Como se faz sangria só no cilindro mestre???? :pensativo:
Como se faz sangria só no cilindro mestre???? :pensativo:
O que ele me falou é pra mim fazer igual quando é no cilindro de freio, porém quando segurar o pe no pedal, soltar um pouco uma das saidas do cilindro mestre até espirrar fluido(igual nas rodas, mais nas porcas de conexão do cilindro mestre). Fazer isso com as 2 saidas do cilindro.
Vou fazer amanha isso pra ver.
leopoldo
06/04/2009, 19:22
para sangrar o mestre, tira a tubulação, coloca o dedo na saida, alguém pisa no freio umas 2 X ... quando o óleo sair com pressão, conecta a tubulação e sangra o cilindro de roda.
Lucas Nassif
06/04/2009, 22:19
para sangrar o mestre, tira a tubulação, coloca o dedo na saida, alguém pisa no freio umas 2 X ... quando o óleo sair com pressão, conecta a tubulação e sangra o cilindro de roda.
Ah tá, tirar aquelas 2 tubulações daquele "T" que tem na saida do mestre, certo?:-)
Só que enquanto eu tiver colocando a tubulação no lugar, num pega ar de novo não?
leopoldo
06/04/2009, 22:24
Só que enquanto eu tiver colocando a tubulação no lugar, num pega ar de novo não?
Não pega ar DENTRO do mestre. É o que interessa. A tubulação vc sangra depois.
Lucas Nassif
06/04/2009, 22:30
Não pega ar DENTRO do mestre. É o que interessa. A tubulação vc sangra depois.
A certo! :concordo:
Mas só a última pergunta (eu acho) :mrgreen: : Qual a diferença entre sangrar o mestre e depois nas rodas e sangrar somente nas rodas??? :pensativo:
Eu já sangrei o sistema do meu Jeep e do Jeep de um amigo várias vezes, somente na roda, e o freio ficou beleza!! :pensativo:
T+
Lucas!
Algumas vezes, pega ar no mestre, e não se consegue sangrar o sistema de forma alguma, parece que o fluido não chega aos pistões.
Então, sangra o cilindro mestre!
Ai cinsegue sangrar as rodas mais rápido!:concordo:
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
06/04/2009, 22:39
Lucas!
Algumas vezes, pega ar no mestre, e não se consegue sangrar o sistema de forma alguma, parece que o fluido não chega aos pistões.
Então, sangra o cilindro mestre!
Ai cinsegue sangrar as rodas mais rápido!:concordo:
Abraços.
Kim.
É , tem fundamento mesmo.
Antes tinha que dar umas 200 pedaladas no pedal do freio pra ele pensar se ia querer firmar pra depois ainda tirar o ar la nas rodas!! :mrgreen:
leopoldo
06/04/2009, 23:19
simples ... é o caso da velocidade em que fica pronto para rodar.
se vc não sangra o mestre, o ar da tubulação desce e sobe ao tentar sangrar as rodas e vc não consegue sangrar a tubulação, ou vai demora pra caramba.
não se esqueça que é o mestre que tem o pistão que bomba o fluido de freio.
MAS, nem tudo está perdido.
vc pode abastecer o mestre até a goela, e abrir os sangradores e ver se em uma noite inteira o fluido desceu pela tubulação.
Angelo Avelar
07/04/2009, 21:15
rapaz o meu ta prendendo tambem, so quando da re ou com a direçao esteçada para qualquer lado
se vc não sangra o mestre, o ar da tubulação desce e sobe ao tentar sangrar as rodas e vc não consegue sangrar a tubulação, ou vai demora pra caramba.
Acabei agora pouco de fazer a sangria do cilindro e do freio, agora esta tudo certo e freiando. :palmas::palmas::palmas: valeu !!
Paulo Cesar
19/04/2009, 23:11
Meus Amigos
Estou com se seguinte problema:
Reformei todo o sistema de freio, troquei todos os flexíveis, tubos, cilindro mestre, burrinhos e coloquei kit disco na frente, deixei a folga no pino do pedal que pressiona o cilindro mestre, regulei as lonas direitinho, dei a sangria e tudo mais, porem, o problema apareceu: (como o carro ainda esta em teste, com ele parado, motor frio e desligado encima do cavalete) depois de pisar no freio e soltá-lo as rodas da frente (freio a disco) ficam muito duras, quase travadas, as de traz ficam soltas, se vou em uma das rodas dianteiras e deixo sair um pouco do fluido (posso notar que a pressão de saída do fluido é alta), ambas as rodas dianteiras se liberam.
No meu antigo jeep aconteceu algo parecido, foi só trocar o flexível dianteiro e tudo ficou bom, o problema é que neste caso todos os flexíveis são novos.
Quanto as rodas traseiras acredito que as molas de retorno estejam afastando as lonas do cilindro, fazendo com que o possível excesso de fluido prenda as rodas dianteiras.
Obs: todo o sistema é Varga com exceção do cilindro mestre (não me lembro a marca), estou errado em pensar que o cilindro mestre não estaria liberando a pressão, ou poderia ser outra coisa que ainda não pensei????
Agradeço a ajuda.
Abs.
Paulo
leopoldo
20/04/2009, 12:23
Possibilidade:
1- cilindro mestre com valvula de retenção parcial de pressão em uma das camaras. (que deve ser usada em circuito trazeiro)
2- flexível novo com defeito.
Pablo.pinto2007
28/04/2009, 18:00
rapaz o meu ta prendendo tambem, so quando da re ou com a direçao esteçada para qualquer lado
O que acontece é o seguinte o meu caso é bem parecido, o meu jeep é um CJ-3A com freios do CJ-5 mas tudo a tambor, e estava acontecendo isso... estava primeiramente puxando pra esquerda, aí pensei, vou regular e sangrar (depois das trilhas nunca se sabe o que tem passado por ali), tudo bem, só que o cilindro da direita quebrou o sangradouro (o que mata o cilindro inteiro), então sangrei o esquerdo e regulei todos dois, mas continuou puxando somente pra esquerda, tanto que parecia que o direito não estava regulado, mas o mais esquisito é que as duas estão mais ou menos do mesmo jeito (as regulagens), resultado ficou dando esses trancos quando andava pra trás, hoje fiquei com raiva e troquei o cilindro, fui ver como ficou e ficou praticametne do mesmo jeito, puxando pra esquerda, mas em momento algum travou, então a conclusão que eu cheguei, o problema de puxar pra esquerda é só regulagem fina, e o problema de travar a roda é que as lonas estavam muito perto, e além disso o cilindro não dava retorno, travando as rodas. Realmente o cilindro que retirei estava cansado, duro, assim não dá retorno nunca...
O negócio é jogar freio a disco e pronto... antes não pensava nisso, mas já estou mudando de idéia....
LeigoCJ5
29/04/2009, 08:12
Prezados,
Estou com o mesmo problema do colega Pablo citado acima. Quando comprei o Jeep, o freio ja dava uma puxada para a esquerda quando freiava um pouco mais forte. Levei pra oficina pra fazer uma geral na suspensão ( troca de amortecedor, pneus e amort de direção foram feitas) os terminais central e de roda estavam bons. Como o mecânico falou que quando foi desmontar o tambor do lado esquerdo havia uma lona quebrada, imaginei que essa fossa a causa da puxada.
Porem ontem quando peguei, ainda estava puxando , até um pouco mais que antes.
Seria apenas questão de regulagem fina do freio do lado esquerdo??
p.s: de acordo com o mecânico, foi sangrado o sistema, e os cilindros de roda e mestre não apresentam vazamento.
O meu também puxa um pouco, mais não lembro pra que lado ao certo. Mais é bem pouco e só quando dou aquela pisada mais forte.
o meu CJ-5 também prendia as rodas traseiras após alguns quilometros rodados, eu abria o sangrador ele soltava, andava mais 10 km prendia de novo, se deixasse parado uma hora soltava sozinho, no caso era o acionamento do pedal no servo freio/cilindro que estava com pouca folga, aumentei a folga o freio ficou baixo mas não prende mais.
o meu CJ-5 também prendia as rodas traseiras após alguns quilometros rodados, eu abria o sangrador ele soltava, andava mais 10 km prendia de novo, se deixasse parado uma hora soltava sozinho, no caso era o acionamento do pedal no servo freio/cilindro que estava com pouca folga, aumentei a folga o freio ficou baixo mas não prende mais.
Poxa, achei que tinha resolvido esse problema do meu freio, mais hoje sai com ele e ficou prendendo de novo, aumentei a folga do pedal mais como o amigo acima citou o freio ficou baixo, não tem como arrumar isso ???
eu acredito que a solução no meu caso é colocar o freio a disco que já até comprei mas ainda não instalei, porque embora os cilindros do freio a disco sejam até maiores depois de cheio o acionamento é bem pequeno e principalmente por que ele se auto regula e os originais tem que abrir mais para frear demandando maior quantidade de óleo.
Se não Resolver seria a solução optar por um cilindro maior, da D-10 por exemplo.
Curupira
07/05/2009, 14:18
WCAS,
Não não tem a ver com a regulagem do varão. Tema ver com a presença de ar, possivelmente.
M4silvio,
Só que ele vai dormir debaixo do jeep esperando sangrar ....
Olá Leopoldo,me apareceu uma duvida,vc disse mais de uma vez que mesmo abrindo o sangrador da roda não é para o fluido de freio fluir sozinho e sair nos sangradores das rodas,estou certo??,caso ocorra de vc abrir os sangradores das rodas e esse sair oleo sem alguem acionar o freio,teria alguma coisa errada com os freios???,pois eu já vi inclusive em um jeep de abrir os sangradores e fluir o oleo sozinho,e depois o freio funcionar perfeitamente.
teria algum problema com esse freio???
leopoldo
07/05/2009, 21:05
Não é isso.
Quando o freio está regulado (varão e pedaleira), se vc abre o sangrador do freio o fluido escorre devagar mas no esquema devagar e sempre.
Até é uma forma de sangrar, se vc tem paciência.
Porque ? porque é assim que vc sabe que o mestre esta com a tubulação livre para a pressão baixar a zero, senão, o freio está preso.
Se o seu freio travou a roda, é por 3 motivos:
- varão ou pedaleira sem folga para retorno no freio
- corrosão no cilindro ou burrinho de roda
- flexível entupido.
se o varão ou a pedaleira não tem folga, o pedal começa a subir a cada pisada e ... trava.
só destrava se vc abre o sangrador.
Curupira
08/05/2009, 10:59
Não é isso.
Quando o freio está regulado (varão e pedaleira), se vc abre o sangrador do freio o fluido escorre devagar mas no esquema devagar e sempre.
Até é uma forma de sangrar, se vc tem paciência.
Porque ? porque é assim que vc sabe que o mestre esta com a tubulação livre para a pressão baixar a zero, senão, o freio está preso.
Se o seu freio travou a roda, é por 3 motivos:
- varão ou pedaleira sem folga para retorno no freio
- corrosão no cilindro ou burrinho de roda
- flexível entupido.
se o varão ou a pedaleira não tem folga, o pedal começa a subir a cada pisada e ... trava.
só destrava se vc abre o sangrador.
Agora entendi,eu achava que caso abrisse o sangrador não era para sair,no caso isso é um recurso para encher o encanamento em uma troca de oleo,no que as pessoas raramente fazem.
Christian L A Marchi
09/05/2009, 18:31
Olá pessoal
Então,... o meu jeep tem f disco na frente e tambor atras. Depois de fazer minha segunda trilha (onde perdi a roda dianteira direita) meu freio passou a ficar muito fundo (para bem, mas é muito fundo e lento). Sangramos as rodas e nada. Preciso ainda abrir atrás para ver se não é o tambor que está emperrado, mas não sangrei o cilindro. Um mecanico me falou que era para regular aquele parafuso que fica no servo, enquanto outro falou pra não mexer pois poderia desregular o sistema.
O que faço primeiro? Quais testes para o "diagnóstico diferencial"?
Detalhe> esta semana alinhei as rodas e depois disso, a pinça de freio passou a raspar por dentro da roda. Será que ela está torta?
Saudações a todos
Ol
Detalhe> esta semana alinhei as rodas e depois disso, a pinça de freio passou a raspar por dentro da roda. Será que ela está torta?
Como assim a pinça começou a raspar dentro da roda ???? Quando voce abre ou fecha o alinhamento a pinça vai junto no mesmo sentido ja que esta presa na roda.
leopoldo
09/05/2009, 23:42
é muito simples:
ou a roda está empenada ou ao torquear as porcas não fez muito em cruz e ele está um pouco mais apertada em um que em outra porca ou entre o cubo e a panela tem contaminação
Christian L A Marchi
10/05/2009, 15:30
é muito simples:
ou a roda está empenada ou ao torquear as porcas não fez muito em cruz e ele está um pouco mais apertada em um que em outra porca ou entre o cubo e a panela tem contaminação
Olá Leopoldo
Como sempre, muito atencioso com as perguntas dos navatos:concordo:, muito obrigado por isso.
Vamos lá: Antes do alinhamento não estava raspando. Hoje vou retirar a roda, a pinça e reapertar para ver a questão das porcas.
O que é contaminação; sujeira?
Quando recoloquei a roda, refiz as sedes dos parafusos do munhão e cortei (o torneiro fez) os parafusos novos. Depois de um tempo (2 semanas resolvi alinhar o jeep devido a um deslocamento danado que tinha quando chegava a aproximadamente 60km) - isso já acontecia antes de eu ter perdido a roda!
Lendo o forum aprendi a fazer o alinhamento. Ficou excelente, mas passei a escutar um pouco da pinça raspando na roda. Sei que ao alinhar, todo o munhão da direção e o suporte da pinça viram (e dos dois lados).
Pergunta: se a roda estiver deslocada dá pra consertar né já que ela é de aço. Tem aquelas borracharias especializadas em concertar rodas correto?
Também, caso ela estivesse empenada não deveria raspar só em um certo ponto?
Obrigado pela atenção
Chrisitan
Christian L A Marchi
10/05/2009, 15:32
Como assim a pinça começou a raspar dentro da roda ???? Quando voce abre ou fecha o alinhamento a pinça vai junto no mesmo sentido ja que esta presa na roda.
Isso mesmo wcas!:concordo:
leopoldo
10/05/2009, 16:58
1- O que é contaminação; sujeira?
2- Quando recoloquei a roda, refiz as sedes dos parafusos do munhão e cortei (o torneiro fez) os parafusos novos.
3- um deslocamento danado que tinha quando chegava a aproximadamente 60km) -
4- se a roda estiver deslocada dá pra consertar né já que ela é de aço. Tem aquelas borracharias especializadas em concertar rodas correto?
5- Também, caso ela estivesse empenada não deveria raspar só em um certo ponto?
1- sujeira entre as peças pode causar desalinhamento.
2- Isso eu não enhtendí ... explioca melhor
3- vc quer dizer shimmy ?
4- deslocada ou torta ? se ela estiver deslocada ela raspa por igual em um certo ponto ao longo da roda, fazendo um risco. Se estiver torta, pega somente em em um lugar ou uma região.
5- isso depende da roda e de como está, mas quem conserta isso é uma oficina especializada em alterações e consertos de rodas, tipo: auto rodas santa rita, la em sto amaro, sp.
O freio até que funciona bem, o problema é que depois de um tempo de uso ele acaba travando e bloqueia as rodas, o que faz aquecer muito as rodas a gastar ainda mais do que ele normalmente gasta.
Alguém tem alguma idéia do que seja ?
Caro Mpribeiro,
Percebi que muita gente tem um problema parecido com o seu, o que eu posso te indicar é um exelente mêcanico especialista em Jeeps. Sr.Julio ele fica na Zona Norte e seu telefone: 3975.6987, boa sorte.
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Christian L A Marchi
10/05/2009, 22:01
Caro Leopoldo
Não consegui desmontar hoje pois fui passear com a patroa e os herdeiros voltando tarde. Durante o passeio, percebi que quando eu freiava ou nas acelerações o barulho de raspar passava. Acho que é mesmo questão de apertos nas porcas.
2- Quando comprei no ferro velho, as sedes dos parafusos que fixam a panela e o suporte de pinça no eixo estavam espanadas. Pedi para um mexanico aqui fazer uma revisão mas acho que ele me enganou e só levou meu dinheiro. Na minha segunda trilha (leve), na metade do caminho perdi a roda, encontrei a graxa cheia de lama, rolamentos bem marcados, a cruzeta arrebentada e roletes espalhados por dentro da "bola", ou seja, não teve revisão nenhuma. Tive que eu mesmo preparar o munhão e os parafusos já que não encontrei parafusos compatíveis já prontos.
3 quanto ao shimmy, ainda não sei definir bem isso. Se fossemos comparar com carro normal, o shimmy seria aquela trepidação quando voce está a 100 por hora e diminui depois dos 140? Aí faz o alinhamento e melhora...?! Se é isso, vou dizer que a trepidação do jeep era tão grande que parecia que ele pinoteava na frente dando pancadas na direção (uso amortecedor na direção de passat). Depois do alinhamento passou isso!
Amanhã se tiver um tempinho vou desmontar
Atenciosamente
Christian
4 - raspada por completo mas o barulho é intermitente
leopoldo
10/05/2009, 23:12
1- Tive que eu mesmo preparar o munhão e os parafusos já que não encontrei parafusos compatíveis já prontos.
2- quando voce está a 100 por hora e diminui depois dos 140? Aí faz o alinhamento e melhora
3 - raspada por completo mas o barulho é intermitente
1- Christian , me desculpe mas me parece que sua situação é um acidente grave iminente.
2- 100 a 140 .. ce tá brincando né ?
3- ainda pode ser empeno ou montagem incorreta.
Christian L A Marchi
12/05/2009, 17:18
Resolvido
O Leopoldo tinha razão. Era contaminação... Desmontei, limpei e posicionei novamente com mais carinho desta vez. Parou de raspar.
Agora vou tentar resolver o outro problema...
Valeu cara, obrigadão
Christian
Pablo.pinto2007
23/05/2009, 01:57
Olá, estou criando esse tópico com a intenção debater um sistema mais eficiente para regular as sapatas de freio dos nossos CJ's que não possuem freio à disco. Com isso partir da idéia de confeccionar um sistema que não precisasse ficar regulando aquele parafuso infernal, que quase nunca dá certo, e sempre fica uma roda mais pesada que a outra fazendo com que o carro fique puxando. Sei que a maioria dos opinantes vai dizer: "põe logo freio à disco!", mas infelizmente eu gosto do meu sistema de freios, apesar de problemático, mas no meu caso o único problema, ou o maior problema é a regulagem do mesmo, então fui bisbilhotar numa auto peças os sistemas de regulagens que outros carros utilizam e com um espelho + sapatas + cilindro de roda, tudo montado, porém fora do carro (é claro), levei à casa de peças e vi que o sistema de regulagem de freio da pampa, dá mais ou menos do jeito que eu imaginei fazer no jeep, consta de uma peça com aquela velha conhecida catraca, mas com uma peça que, sabendo fixar, se torna uma regulagem automática. E pra não ficar atrás, hoje passei numa grande oficina aqui da minha cidade pra fazer um balanceamento de rodas e lá vi uma L-200 triton com a roda traseira aberta, e fui curiar, chegando perto vi que o sistema é exatamente do jeito que eu imaginei fazer no jeep, com a regulagem do mesmo jeito, então é uma mão na roda. Semana que vem colocarei a idéia na prática, e para os que se interessarem colocarei fotos de passo à passo da adaptação e os respectivos resultados.
Aguardo adeptos para discutir possíveis erros.
Abraços à todos!
Pablo
CJ-3A - 1951 - Oligator.
leopoldo
23/05/2009, 09:40
Pablo, bom dia.
O jeep tem essa opção; é o sistema de freio da F-75 com o esquema de regulagem automátca do landau, ou o kit do landau. As peças são intercambiáveis. Portanto, se tem um landau ou eixos traseiros de landau em algum desmanche ai, a sua solução está pronta.
É possivel que algum outro veículo desses mais modernos tenha o kit pronto. É só olhar os eixos traseiros dessas toyotas, pajeros, etc. ... tem 5 prisioneios na panela (de freio)? é candidado!
Pablo.pinto2007
24/05/2009, 00:38
Pablo, bom dia.
O jeep tem essa opção; é o sistema de freio da F-75 com o esquema de regulagem automátca do landau, ou o kit do landau. As peças são intercambiáveis. Portanto, se tem um landau ou eixos traseiros de landau em algum desmanche ai, a sua solução está pronta.
É possivel que algum outro veículo desses mais modernos tenha o kit pronto. É só olhar os eixos traseiros dessas toyotas, pajeros, etc. ... tem 5 prisioneios na panela (de freio)? é candidado!
Grande Leopoldo, muito obrigado por contribuir com a idéia, é bom saber que o Landau é intercambiável, mas aí eu terei que trocar os espelho também né isso? pra ficar o conjunto completo do Landau?
Assim o custo seria alto e a mão de obra quase equivalente.
Semana que vem estarei entrando de cabeça na minha idéia e se der certo postarei aqui as fotos, e se der errado frustramente também colocarei algo e o porquê que não deu certo!!!
Estou aceitando mais opiniões ou colaborações!!!
Abraços à Todos!
Pablo
CJ-3A - 1951 Oligator!
Raonieng
24/05/2009, 01:33
E aí, ficarei aguardando as fotos, passo pelo mesmo problema da regulagem das sapatas.
Abraço :concordo:
leopoldo
24/05/2009, 09:40
Pega o espelho com panela e tudo mais.
Pega 2 pares.
inclusive, para o eixo traseiro, vc mantem o kit do freio de mão e usa no jeep.
a unica coisa que vc vai ter que mudar é o cilindro de roda para o espelho dianteiro.
não esqueça que tem lado certo cada espelho (esquerdo direito) não misture.
é só tirar o do jeep e instalar esse.
é um baita freio
Granjde Leopoldo!
Da F75 não seria intercambiavel???
Pois muitos retiram para colocar a disco, assim teria bem em conta e sem qualquer adaptação.
Esses dias coloquei o regulador automático (com aquele cabo de aço fininho) nas quatro rodas de uma F75, ficou muito bom.
Abraços.
Kim.
leopoldo
24/05/2009, 10:56
A diferença entre a f75 e o landau é que nesse ultimo tem o kit de regulagem automática ... só isso.
http://www.dtmn.com/store/media/C5ZZ-2041-AK.jpg
http://image.mustangandfords.com/f/9282966/0704_mufp_16_z+brake_system+adjust_drum_brakes.jpg
http://i81.photobucket.com/albums/j230/coiz139/Jeep/Brakes/DSCF2416.jpg
Se o seu freio travou a roda, é por 3 motivos:
- varão ou pedaleira sem folga para retorno no freio
- corrosão no cilindro ou burrinho de roda
- flexível entupido.
se o varão ou a pedaleira não tem folga, o pedal começa a subir a cada pisada e ... trava.
só destrava se vc abre o sangrador.
Grande mestre, o varão esta com folga, até um pouco de sobra, meu cilindro é novo, fiz um teste nele fora do carro e funcionou, flexiveis e burrinho de freio novos, a mesmo assim continua travando as 4 rodas.
Fiz um teste hoje e esta fravando menos, porem continua e so solta quando abro o sangrador das rodas.
Sera que ainda tem ar ou o cilidro pode estar travando as vezes e por isso não identifiquei no teste separado.
Detalhe, ele trava as 4 rodas. freia a disco na dianteira e lona na trazeira.
leopoldo
24/05/2009, 13:51
que cilindro mestre é o seu ?
vc colocou válvula proporcionadora ?
Cilindro mestre e hidrovacuo do opala.
Não coloquei a valvula reguladora para as rodas traseiras pq o mecanico que instalou o freio falou que só era preciso se o freio traseiro ficasse travando, como freiava "normal" ele não colocou.
O que é estranho é que isso acontece nas 4 rodas, as 4 ficam travando.
quando aro o sangrador sai um pouco de fluido, mais não espirra, apenas escorre um pouco.
leopoldo
24/05/2009, 17:08
Mas não é para espirrar mesmo.
Quando o freio trava por pressão no sistema, (vc não está pisando mas travou), só de abrir o sanrgrador a pressão cai imediatamente a zero e a roda libera.
Faz o seguinte .... sai com o jeep. rode em uma rua plana. quando as rodas travarem, não desliga o motor, desce do jeep e solte os 2 parafusos que seguram o mestre ao servo freio. Nem precisa retirar as porcas, só solte e tente afastar um do outro. Se ao soltar e afastar as rodas liberarem, o problema está na regulagem do varão interno.
Então, desta ultima vez que testei, eu regulei o varão na posição minima.
Depois de umas voltar o pedal não ficou duro, porém as rodas continuaram prendendo, um pouco menos que antes da regulagem do varão, mais ainda prendem e aquecem o discos dianteiros e as lonas traseiras.
E os pneus traseiros estão freando mais que antes, quase derrapando na freada.(isso não acontecia antes quando instalei os freios)
o Kim, donde voce arrumou o kit da F75 ? o cabinho e aquela alavanquinha !
Opa edgar!
Comprei em uma autopeças.
É só pedir o da F1000/F100.
Pede o jogo de cabinho e as catracas (dentes finos).
O resto, é só seguir as ilustrações.
Abraços.
Kim.
Depois de muito tempo, acho que finalmente acertei o freio.
O que acontecei era que mesmo regulando o varão até o minimo, ele ainda faltava estaço livre e prendia o cilindro, estão eu tirei o parafuso de regulagem e cerrei uns 2mm da ponta onde tem a rosca para o parafuso de regulagem do varão. Agora ja dei uma rodada e parece que esta tudo certo.
Como descrevi acima, ja regulei o varão do freio no minimo posivel, melhorou mais não ficou, ainda trava um pouco as rodas.
Notei que quando solto o cilindro mestre do servo freio, a roda solta na hora, sera que isso pode ser um defeito do servo freio ou ainda tem que reduzir mais o tamanho do varão ??
Olá, desculpe entrar na conversa, mas tive o mesmo problema recentemente quando troquei o servo do meu CJ, e o travamento das rodas era em razão da regulagem do varão interno entre o cilindro mestre e o servo, porém ainda travava, a solução foi corrigir a mola das lonas trazeiras que não estavam com força suficiente para retornar as lonas após a frenagem. feito tudo isso, ficou livre as quatro rodas e o freio 100%. Espero ter contribuido.
leopoldo
05/07/2009, 22:23
sera que isso pode ser um defeito do servo freio ou ainda tem que reduzir mais o tamanho do varão ??
Opções:
casamento entre servo e cilindro mestre
varão do servo ainda mauito comprido
Leopoldo, reduzi o varão ao ponto de não encostar no cilindro mestre(o varão só encosta quando piso no pedal 1 cm) quando aclopado os dois, porém dessa forma eu vou com o pé até o fundo do freio e ainda falta freio na hora de parar o jeep.
Sera que o a vazão de fluido desse cilindro do opala é pouco para parar corretamente ?
Furlan, as molas são todas novas e nesse ponto só travaria as rodas traseiras, não ? no meu caso trava as 4 inclusive as 2 a disco da dianteira.
leopoldo
06/07/2009, 19:10
Seu freio só funciona qdo vc bloqueia o retorno de fluido ao mestre,
então, é obvio que o volume deslocado é pouco.
Vc necessita de um cilindro mestre de maior diametro de pistão.
Rafaminc
07/07/2009, 10:22
Porquê não aumenta o curso da alavanca do freio? Se vc tem hidrovácuo, alguns mm a mais no tamanho da alavanca não vai pesar muito no pé...
Tenta verificar se não tem como deslocar o ponto de fixação do braço para aumentar o curso da haste.
Para aumentar mais o curso, só se cortar o pedal e abrir mais a sua curva.
Amanhão vou tentar mais uma vez um ajuste fino e se não ser certo vou partir para o da F-1000 que ja relataram aqui que serve no hidrovacuo do opala.
junior braga
08/09/2009, 22:12
:mrgreen: boa noite....
Como estou fazendo a manutenção do eixo traseiro, vide tópico cuidado, seu eixo-flutuante pode matar, resolvi instalar um kit que tenho aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=120549&d=1210293133 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=120549&d=1210293133)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=120550&d=1210293191
comprei os tambores e espelhos completos, aqui no forum, e estavam guardados faz um tempinho....não sei de que carro é, se alguém souber me diga por favor, estou trocando porque o sistema de regulagem original nunca funciona...
só que já de cara deu errado, o furo interno onde passa o rolamento é menor, a furação (os 6 furos que fixa na carcaça) bate, até ai não tem problema, é só abrir o centro um pouco, e deixar igual ao original.
Pois bem, levei ao torneiro e fiz isso...
Novamente trouxe até ao eixo e coloquei no lugar, deu tudo certo. Só que aí veio outra questão, a expessura desse novo espelho é maior, ou seja mais grosso, com isso apareceu uma folga lateral no semi-eixo, puxando ele pra fora percebe a folga, pude ver que é por causa da diferença do espelho.
Novamente tenho que ir ao torneiro para dar um passe no espelho, deixando-o na medida do original...aí vem a pergunta.
:roll: esse passe deve ser dado do lado externo do espelho? ou interno? ou melhor onde aloja na carcaça? ou do lado do calço -parte de dentro?
grato
junior braga
:concordo::concordo:
leopoldo
09/09/2009, 07:40
O Junior, bom dia.
Que folga lateral é essa ?
Abrir o centro, tudo bem, assim assenta na manga. (O espelho vai por cima da manga - FOTOS ACIMA)
Mas usinar a face de encosto por causa de folga DE SEMI EIXO eu não entendí.
Explique melhor ...
junior braga
09/09/2009, 13:23
O Junior, bom dia.
Que folga lateral é essa ?
Abrir o centro, tudo bem, assim assenta na manga. (O espelho vai por cima da manga - FOTOS ACIMA)
Mas usinar a face de encosto por causa de folga DE SEMI EIXO eu não entendí.
Explique melhor ...
Opa tudo bom Leopoldo,
:mrgreen: quanto ao centro ok, é isso mesmo.
Não tem manga não, é no eixo traseiro, aquele que estamos comentando no tópico: Cuidado, seu eixo flutuante pode matar.
E quanto a folga é assim:
coloquei o novo espelho no lugar, depois encaixei o semi-eixo, e depois coloquei as porcas dos parafusos (aqueles 6 que fixa na tubeira), e apertei.
Depois disso, ao puxar o semi-eixo como se fosse retirá-lo, nota-se uma folga. Ai eu descubri que é por causa da espessura do novo espelho.
Sabe aquele calço que vai depois do espelho? nem retirando ele não eliminou toda a folga. Diminuiu, mas ainda tem folga.
Então, por isso perguntei, de qual lado do espelho devo dar o passe? para que o mesmo fique na mesma medida do original.
:pensativo:
Sds,
junior braga
junior braga
09/09/2009, 20:08
ah, também esqueci de dizer que peguei a foto do anuncio, por isso aparece os munhões juntos...
so comprei os espelhos e tambores...
sds,
leopoldo
09/09/2009, 21:59
Ah! entendí o que acontece.
Se vc está acompanhando o tópico do semi eixo, viu a discussão sobre o retentor de posicionamento do rolamento. (coifa do eixo moderno).
Como a folga deve ser bem pouca (0,5 a 1 mm), vc poderia colocar um calço de AÇO entre o rolamento e a sede dele dentro da tubeira.
Ou usinar um calço para ser colocado entre a coifa e o rolamento.
Assim não usinaria o espelho.
junior braga
15/10/2009, 22:16
Ah! entendí o que acontece.
Se vc está acompanhando o tópico do semi eixo, viu a discussão sobre o retentor de posicionamento do rolamento. (coifa do eixo moderno).
Como a folga deve ser bem pouca (0,5 a 1 mm), vc poderia colocar um calço de AÇO entre o rolamento e a sede dele dentro da tubeira.
Ou usinar um calço para ser colocado entre a coifa e o rolamento.
Assim não usinaria o espelho.
Leopoldo boa noite,
:shock: a diferença entre os espelhos era cerca de 1,3mm, então, achei muito, e resolvi dar um passe no novo espelho, se posso deixá-lo como o original pra que aumentar mais uma pç, ou seja, um calço:pensativo:?
Só que me esqueci de tirar uma foto após a usinagem, então estou postando uma já montado.
:mrgreen:ah não repare as arruelas, ficou grande, mas não achei menor por aqui...depois irei trocá-las.
:concordo::concordo:
leopoldo
16/10/2009, 12:19
1- seu eixo é semi flutuante com rolamentos de esferas ?
2- vc não deveria ter montado a coifa sem ter tratado com ferrox e pintado. O metal nu e cru vai corroer bem depressa.
3- essa coifa/ retentor de rolamento é do modelo antigo, com cubo chavetado.
4 a selagem ficou muito boa (com o silicone vermelho), mas a peça (coifa) sem pintura estragou a foto.
leopoldo
16/10/2009, 15:34
Outro detalhe:
a chapa é tão grossa que nem precisaria de arruela, que teria a função de distribuir a carga de compressão por uma área maior .....
detalhes ... detalhes ... detalhes ....
junior braga
16/10/2009, 19:50
1- seu eixo é semi flutuante com rolamentos de esferas ?.
sim, cujo já comentamos naquele tópico - CUIDADO SEU EIXO-SEMI FLUTUANTE PODE MATAR.:mrgreen:
2- vc não deveria ter montado a coifa sem ter tratado com ferrox e pintado. O metal nu e cru vai corroer bem depressa.
Certo, vou retirar aquelas arruelas, e mesmo depois de montado posso pintá-la.
3- essa coifa/ retentor de rolamento é do modelo antigo, com cubo chavetado.
:stop: né não, elá foi usinada, e adpatado um retentor ali dentro, mas não foi eu quem fez isso...
4 a selagem ficou muito boa (com o silicone vermelho), mas a peça (coifa) sem pintura estragou a foto.
:palmas: obrigado, mas vou resolver essa questão da pintura...
:concordo::concordo:
brunoherrera
06/01/2015, 13:04
Boa tarde galera, ha tempos acompanho fórum, e a pouco tempo me registrei. O meu jeep possui freios originais. Esses dias fui faze um teste de frenagem e percebi que está puxando em uma frenagem mais forte e isso em um asfalto molhado na pista seria meio perigoso. Bom fui pesquisar em tudo quanto lugar como regular os freios, olhei no manual do mecânico aqui no forum também, porém não entendi como se realiza essa regulagem, vi que tem que mexer em dois parafusos, mas não entendi quais são e como mexer, lembrando que os freios foram trocados muitas coisas a pouco rempo, esta praticamente novo, inclusive foram trocados os cilindros entre outras coisas. O lance e a regulagem mesmo, alguém poderia me ajudar neste processo, se tiverem fotos destes parafusos ajudaria e muito.se puderem me ajudar ficaria grato. Abs
Rubens Linhalis
06/01/2015, 14:24
Bruno..
Para regular, precisa retirar tudo relacionado ao freio a tambor. Jogue-o no lixo mais proximo.. compre um kit de freio a disco e nunca mais na sua vida tenha qualquer tipo de problema com freio..heheh
Brincadeiras a parte, os parafusos ficam atrás do tampo na parte de baixo. Esses parafusos são ovalados por dentro (ou tem algo ovalados neles), assim, ao girar, vc expande (ou retrai) as lonas em direção ao tambor.. Mas sinceramente, nunca consegui regular para que ficasse bom.. e o pouco que ficava era por pouco tempo.
Vou ver se acho alguma imagem para ajudar mais..
abraços
brunoherrera
06/01/2015, 16:47
Hehe uns freios a disco seriam bom msm, mas por enquanto me contento com esses mesmo. Tem 3 parafusos na foto dois menores e um grande, qual destes seria.abs
Rafael OFF
06/01/2015, 20:04
Amigo nao sao esses nao esses menores ai sao os que prendem o cilindro do freio
Os parafusos de regulagem ficam mais ou menos no meio da roda e dos dois lados um para cada patim...
Ficou meio confuso mas os parafusos de regulagem ficam na altura do eixo mais ou menos
brunoherrera
06/01/2015, 22:37
Amigo tens razão, localizei os parafusos nos tambores dianteiros, estava olhando nos traseiros e nao achava porque simplesmente não tem, isso me leva a crer que os tambores não são de jeep segue imagens. A primeira e do traseiro e pode se observar que não tem esses parafusos já nos dianteiros os encontrei como dito na altura do eixo. Abs
Rafael OFF
06/01/2015, 23:02
Os traseiros devem ser da f75 entao
A regulagem dele e no meio em baixo tem um buraco e dentro desse buraco tem tipo uma espora
Se for assim vc tem q enfiar uma chave de fenda na parte de baixo do buraco e forca cabo da chave pra baixo
Assim vc vai vendo a regulagem aos poucos se fpr esse tipo e bem mais facil de regular pq regulando ali vc regula os dois patins ao mesmo tempo vlw!!!
brunoherrera
06/01/2015, 23:14
Tem esses buracos mesmo, amanha verei isso, vou ver também se os tambores estão empenados, ajudo muito, amanha falo no que deu abs a todos.
No manual do mecanico willys tem o procedimento para a regulagem...
[]'s
brunoherrera
07/01/2015, 22:33
Desmontei os freios, os traseiros são mesmo da f75 conforme na segunda foto da para ver a espora de regulagem, acredito também que meus tambores estão ovalados, empenado, vlw galera me ajudaram muito, verei o que faço com os freios, abraços a todos, sei pouco ainda sobre jeeps e etc, mas o pouco que sei compartilharei com quem precisar. Grato a todos Abraços.
Tópico encerrado
Rafael OFF
08/01/2015, 19:28
Se vc nao quiser trocar os tambores vc pode ir no torneiro e mandar dar um passo neles
Se os tambores nao tiverem muito ruins fica bom por aqui e em media 20 reais cada tambor
Flw
brunoherrera
08/01/2015, 22:22
OK. Obrigado a todos. Abraço.
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