gsobrinho
15/06/2016, 12:43
Olá pessoal,
Recentemente adquiri uma Freelander 2 2010/2010 Gasolina e ela está dando uma série de defeitos onde a mecânica que me atende não está conseguindo definir o problema.
O problema mais grave é que ela está desligando e acendendo a luz da bateria e da injeção e demorando cerca de 30 minutos para conseguir dar a partida novamente.
Isso já aconteceu diversas vezes e sem causa aparente: com tanque cheio, tanque quase na reserva, com gasolina podium, com gasolina grid, após rodar algumas centenas de km, logo após começar a rodar pela manhã, em movimento e até mesmo completamente parada no sinal.
Quando o problema acontece o motor de arranque gira seco, parecendo pane seca e não consegue dar partida (mesmo insistindo diversas vezes), porém após aguardar uns 30 minutos ela consegue ligar como se nada tivesse acontecido.
De acordo com a concessionária não é problema na injeção porque o computador de bordo pegaria.
Histórico dela desde que adquiri:
1. Troquei a bateria
2. Troquei o relé da bomba de combustível
3. Troquei o sensor de nível de combustível
4. Troquei o refil de bomba de combustível (na penúltima pane ele queimou)
5. Revisão de 100.000KM (não encontraram absolutamente nada fora do ordinário)
6. Troquei o farol dianteiro esquerdo
7. Troquei o telecomando que estava falhando
Mesmo depois de todas essas manutenções o problema ainda aconteceu algumas vezes.
Em 2014 o primeiro dono trocou a bomba de combustível e o chicote elétrico, não faço idéia do motivo porque não ficou especificado na nota fiscal, e ficou em R$ 4.090,00.
Em janeiro desse ano o segundo dono relatou esse problema e a mecânica realizou um serviço chamado "Eliminar vazamento na bomba de vácuo" que custou R$ 700,00 mas obviamente não resolveu porque continuou ocorrendo (na nota consta exatamente a minha mesma descrição do problema).
O que sei dizer de cagada foi que o primeiro dono uma vez abasteceu com diesel ao invés de gasolina e precisou fazer algum tipo de limpeza nas peças do veículo, mas não tenho as notas do serviço realizado.
Agora para a minha felicidade, ontem, há exatamente 1 mês após a troca do sensor de nível, o problema da medição do nível do combustível voltou a acontecer (começou a marcar metade mas o tanque está cheio) e exatamente ao mesmo tempo o farol baixo dianteiro esquerdo queimou.
Comecei a suspeitar de ser algum tipo de problema elétrico (talvez algum curto?) no carro que está causando esses problemas e danificando os componentes.
Outra coisa curiosa é que aparentemente o motor de arranque está bom mas ele está girando meio mole, as vezes parece que ele nem vai girar mas passa uns 3 segundos e ele gira, e as vezes ele gira bem lento mas sempre consegue pegar de primeira.
O primeiro chute do mecânico foi a bateria mas como troquei ela além do relé e continuou girando mole, ele disse que provavelmente não tem problema no motor de arranque e sim em algum outro componente.
A última "análise" da concessionária disse que provavelmente trocar o conjunto da bomba ou o sensor de giro do motor (?!) devem resolver isso, mas como já tentaram diversas e diversas vezes rastrear e não conseguiram rastrear fiquei com o pé atrás.
Note que o conjunto da bomba custa em torno de 4.000,00 instalado e o sensor de giro (que não faço idéia do que seja) custa em torno de 3.000,00 instalado.
Trocar os dois sem nem mesmo ter certeza que são eles não faz sentido, é um investimento muito alto para um chute de manutenção.
Estou bem próximo de Belo Horizonte/MG mas consigo deslocar com certa facilidade para outros estados se for para resolver esse problema.
Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia?
Obrigado!
Recentemente adquiri uma Freelander 2 2010/2010 Gasolina e ela está dando uma série de defeitos onde a mecânica que me atende não está conseguindo definir o problema.
O problema mais grave é que ela está desligando e acendendo a luz da bateria e da injeção e demorando cerca de 30 minutos para conseguir dar a partida novamente.
Isso já aconteceu diversas vezes e sem causa aparente: com tanque cheio, tanque quase na reserva, com gasolina podium, com gasolina grid, após rodar algumas centenas de km, logo após começar a rodar pela manhã, em movimento e até mesmo completamente parada no sinal.
Quando o problema acontece o motor de arranque gira seco, parecendo pane seca e não consegue dar partida (mesmo insistindo diversas vezes), porém após aguardar uns 30 minutos ela consegue ligar como se nada tivesse acontecido.
De acordo com a concessionária não é problema na injeção porque o computador de bordo pegaria.
Histórico dela desde que adquiri:
1. Troquei a bateria
2. Troquei o relé da bomba de combustível
3. Troquei o sensor de nível de combustível
4. Troquei o refil de bomba de combustível (na penúltima pane ele queimou)
5. Revisão de 100.000KM (não encontraram absolutamente nada fora do ordinário)
6. Troquei o farol dianteiro esquerdo
7. Troquei o telecomando que estava falhando
Mesmo depois de todas essas manutenções o problema ainda aconteceu algumas vezes.
Em 2014 o primeiro dono trocou a bomba de combustível e o chicote elétrico, não faço idéia do motivo porque não ficou especificado na nota fiscal, e ficou em R$ 4.090,00.
Em janeiro desse ano o segundo dono relatou esse problema e a mecânica realizou um serviço chamado "Eliminar vazamento na bomba de vácuo" que custou R$ 700,00 mas obviamente não resolveu porque continuou ocorrendo (na nota consta exatamente a minha mesma descrição do problema).
O que sei dizer de cagada foi que o primeiro dono uma vez abasteceu com diesel ao invés de gasolina e precisou fazer algum tipo de limpeza nas peças do veículo, mas não tenho as notas do serviço realizado.
Agora para a minha felicidade, ontem, há exatamente 1 mês após a troca do sensor de nível, o problema da medição do nível do combustível voltou a acontecer (começou a marcar metade mas o tanque está cheio) e exatamente ao mesmo tempo o farol baixo dianteiro esquerdo queimou.
Comecei a suspeitar de ser algum tipo de problema elétrico (talvez algum curto?) no carro que está causando esses problemas e danificando os componentes.
Outra coisa curiosa é que aparentemente o motor de arranque está bom mas ele está girando meio mole, as vezes parece que ele nem vai girar mas passa uns 3 segundos e ele gira, e as vezes ele gira bem lento mas sempre consegue pegar de primeira.
O primeiro chute do mecânico foi a bateria mas como troquei ela além do relé e continuou girando mole, ele disse que provavelmente não tem problema no motor de arranque e sim em algum outro componente.
A última "análise" da concessionária disse que provavelmente trocar o conjunto da bomba ou o sensor de giro do motor (?!) devem resolver isso, mas como já tentaram diversas e diversas vezes rastrear e não conseguiram rastrear fiquei com o pé atrás.
Note que o conjunto da bomba custa em torno de 4.000,00 instalado e o sensor de giro (que não faço idéia do que seja) custa em torno de 3.000,00 instalado.
Trocar os dois sem nem mesmo ter certeza que são eles não faz sentido, é um investimento muito alto para um chute de manutenção.
Estou bem próximo de Belo Horizonte/MG mas consigo deslocar com certa facilidade para outros estados se for para resolver esse problema.
Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia?
Obrigado!