Conectar

Ver Versão Completa : Turbo na S10 4x4 flex.

Paulo Roberto Prette
13/06/2016, 23:12
Alguém sabe onde turbina esse motor?

Paulo Roberto Prette
13/06/2016, 23:28
Colocar a turbina até q pode ser solucionado. O problema é "regular" esse motor com esse novo sistema de alimentação direto no cabeçote.
Acha essa 2.5 flex show mas falta torque.
Já chipei, coloquei o pedal, filtro e velas mas achei insignificante.
Nada como um turbo com 0,5 bar.
Não me venha falar p troca por uma disel. Gosto é gosto.
Já tive carro "turbinado" e tbm uma S10 2.8 então sou consciente q turbinado da dor de cabeça e a S10 2.8 roda 400k sem problemas.

LoucoPoeta
14/06/2016, 09:54
Alguém sabe onde turbina esse motor?

Tenho este sonho se tivesse dinheiro sobrando e nem preocupa-se com garantia e consumo para arriscar o carro, eu turbinaria dois carros:

S-10 2.5 flex para melhorar o consumo e a curva de torque e potencia, mas seria para uns 250/260 cv e uns 34/35 de torque, e outro seria a Toro 1.8 flex para subir a potencia em 180/175 cv e uns 24/26 de torque, com pretensão de melhorar o consumo e a desenvoltura dos carros.

E não me venha que turbo não melhora consumo pois o Up TSI já provou!

O difícil seria encontrar mão de obra qualificada para instalar e modificar a injeção eletrônica para o melhor aproveitamento!

LoucoPoeta
14/06/2016, 14:02
Colocar a turbina até q pode ser solucionado. O problema é "regular" esse motor com esse novo sistema de alimentação direto no cabeçote.
Já tive carro "turbinado" e tbm uma S10 2.8 então sou consciente q turbinado da dor de cabeça e a S10 2.8 roda 400k sem problemas.

No eBay tem kit turbo para o motor do Malibu 2.5, olhar se serve?

Edumar
14/06/2016, 19:37
Amigos,

Seria legal não tratarmos o mesmo assunto em 3 !!! tópicos diferentes.
Acabamos direcionados a tópicos com mensagens não lidas que na verdade são repetições dos outros. OK? :concordo:

Não vou dar nenhum conselho, pois dizem que conselho de graça não tem muito valor. Então, vou dizer o que eu faria, ou melhor, eu não faria... jamais turbinaria esta S10 2.5
E nem é pelo motor, que talvez aguente, mas porque eu acho ela fraca demais para suportar essa força adicional do motor.
Ela já apresenta um monte de problemas como é, imagine com esse esforço adicional.
Eu não arriscaria.
Mas, isso é o que eu​ faria.

junior_martins
18/06/2016, 17:32
Amigos,

Seria legal não tratarmos o mesmo assunto em 3 !!! tópicos diferentes.
Acabamos direcionados a tópicos com mensagens não lidas que na verdade são repetições dos outros. OK? :concordo:

Não vou dar nenhum conselho, pois dizem que conselho de graça não tem muito valor. Então, vou dizer o que eu faria, ou melhor, eu não faria... jamais turbinaria esta S10 2.5
E nem é pelo motor, que talvez aguente, mas porque eu acho ela fraca demais para suportar essa força adicional do motor.
Ela já apresenta um monte de problemas como é, imagine com esse esforço adicional.
Eu não arriscaria.
Mas, isso é o que eu​ faria.

Ela já apresenta um monte de problemas como é.?!?!?!

Quais problemas.?

O único que acho problema, se é que da pra chamar de problema é o fato de ser limitada a 163 km/h de final, como já relatei aqui, fora isso EU não tenho o que reclamar.

Obs, eu não turbinaria, apenas removeria o limitador e alterava o mapa de injeção, esse motor aguenta 0.8 de turbo fácil.

Edumar
21/06/2016, 12:47
Não vejo o motor como limitação, apesar que existem muitas discussões lá fora sobre a durabilidade desse motor.
Minha preocupação é com a embreagem fraca, que vem apresentando problemas para muitos usuários. O diferencial e o câmbio que apresentam folgas prematuras com uso normal, e são motivos de muitas reclamações de barulhos. Além dos já conhecidos problemas de direção, empenamento de freios e outros.
O turbo vai exigir mais de todo o conjunto, e acho que ele não vai aguentar muito.
Como eu disse, dentro do meu direito de uma opinião, EU não faria isso. Acho que uma diesel é mais interessante se busca um desempenho superior.

Quanto aos problemas da nova S10, basta digitar "Problemas da nova S10" no Google, visitar o site ReclameAqui ou fazer uma simples pesquisa aqui mesmo no fórum. Não vou mais ficar falando sobre isso aqui. Cansei !!! :concordo:

junior_martins
22/06/2016, 03:18
Não vejo o motor como limitação, apesar que existem muitas discussões lá fora sobre a durabilidade desse motor.
Minha preocupação é com a embreagem fraca, que vem apresentando problemas para muitos usuários. O diferencial e o câmbio que apresentam folgas prematuras com uso normal, e são motivos de muitas reclamações de barulhos. Além dos já conhecidos problemas de direção, empenamento de freios e outros.
O turbo vai exigir mais de todo o conjunto, e acho que ele não vai aguentar muito.
Como eu disse, dentro do meu direito de uma opinião, EU não faria isso. Acho que uma diesel é mais interessante se busca um desempenho superior.

Quanto aos problemas da nova S10, basta digitar "Problemas da nova S10" no Google, visitar o site ReclameAqui ou fazer uma simples pesquisa aqui mesmo no fórum. Não vou mais ficar falando sobre isso aqui. Cansei !!! :concordo:

Se tratando de motor posso afirmar com conhecimento que esse é todo forjado, outra coisa, se for procurar problemas no Google vai encontrar muitos e de diversas marcas, tudo depende do uso. A minha esta com 23mil km, não empenou freio, não manchou roda, não vaza uma gota de óleo, não teve problema na direção, troquei uma junção da coluna em garantia que inclusive relatei pro pessoal aqui no forum que se tratava de um Recall. O diferencial não tem folga muito menos o cambio, trata se de um erro de projeto no coxim do cambio das versões 4x4, apenas esse barulho que acho realmente chato, já estou em contato com a engenharia da GM e tendo uma solução eu posto aqui. Abraços a todos.

junior_martins
22/06/2016, 03:31

Bom dia Paulo, já tentou falar com a oficina Nascar em São Bernardo do Campo.? Eles podem dar um upgrade legal nesse motor, agora me diga uma coisa, como assim falta torque.? Eu ando na gasolina, nunca coloquei alcool e acho a patada forte, claro que acima de 2mil rpm pra cima pelo fato de ser 16v e vvt. Abraços

dinholimno
30/10/2016, 14:01
Quando pego estrada só ando no alcool Junior e é o carro que mais senti diferença. Entendo o que o Paulo de refere quando diz que falta torque e um turbo resolveria, tenho a mesma impressão. Um turbo de baixa pressão só para pegar estrada a 120 km/h, colocar o piloto automático e esquecer de trocar marcha.

Paulo Roberto Prette
29/01/2017, 18:06
Todos os lugares q liguei ou fui ninguém fez e não quero ser "cobaia".
JUNIOR esse é um puta motor sim senhor, elástico e robusto mas deve um coice e patada tinha as diesel. Sei se dar giro fica forte na subida.
So gostaria d dar um torque a mais.
Gosto da S10 flex 4x4 pq e silenciosa, menos visada, custo/benefício pro meu perfil bom.

Paulo Roberto Prette
29/01/2017, 22:49
Pesquisei e esse kit "pode" ser mas oq me tira o sono é o modulo. Com todos q falo diz q nunca turbinou um motor com esse tipo d injeção direto no cabeçote e o modulo tbm.

ZeTrilheiro
03/04/2017, 15:42
Tenho S10 2.5 a dois anos já 43.000km, chipada para não cortar no 163, quem me conhece sabe, ando muito mas muito rápido e posso dizer que esse motor aguenta. Único problema que tive foi com disco de freio mesmo, empena direto, já vou pra quarta troca, e olha que uso muito a redução.
Também estou querendo turbinar a tempos, mas não tem quem o faça. Não me importo de ser cobaia, só não achei um corajoso. Acredito também que nem tenha peça ainda, e a injeção direta é um complicador no nosso caso.
Vou ficar de olho aqui, se alguém souber tamo junto!

phdias
04/04/2017, 16:38
Tenho acompanhado um pouco o canal da AutoSuper no youtube, e lá eles fazem bastante propaganda da MVS Preparações, que no caso desenvolve todo um projeto único em cada carro de acordo com a necessidade, pelo que vi me parece um trabalho muito bom. Pra quem for da região de São Paulo ou não se importar com a distância, parece ser uma boa opção.

thyagovieira
03/11/2017, 11:25
Estou pesquisando quem turbinou a S10 flex pra saber como ficou, mas até agora nada. Acredito q a S10 2.4 flex seja bem fácil instalar um kit padaria e com boa relação custoxbenefício. Já pensou uma S10 ltz 4x2 com 220cv e 30kg de torque?

Danalert
06/11/2017, 21:59
Obviamente a S10 Diesel lida melhor com desempenho com carga por conta do torque, mas inumeros testes ja mostraram que vazias , a S10 2.5 flex acelera mais rápido que a Diesel , aliás a S10 2.5 flex mostrou que acelera mais rápido que todas as caminhonetes nacionais , segue link da medição Teste CHEVROLET S10 206CV + Bonus - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=pJ9AWPckwug)
pega entre todas as caminhonetes diesel(no final hilux diesel vs s10 2.5)Arrancada: S10 2017 VS Hilux 2017 VS Triton 2017 VS Frontier 2017 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yCgS8VzYeBI)

dalmolin
07/11/2017, 13:22
Vendo vídeos assim, que muita gente se lasca com motor gasolina em camionete. Enquanto uma diesel sobe serra em 6 marcha a 1500 rpm , uma a gasolina tem que baixar pra 4 marcha e subir a 5 mil rpm pra conseguir ir na mesma velocidade.
Esse motor aspirado tem o pico de torque a 4500 rpm , mas a 2000 3000 o torque eh muito abaixo do necessário.

M-Beltrame
07/11/2017, 13:27
Tenho acompanhado um pouco o canal da AutoSuper no youtube, e lá eles fazem bastante propaganda da MVS Preparações, que no caso desenvolve todo um projeto único em cada carro de acordo com a necessidade, pelo que vi me parece um trabalho muito bom. Pra quem for da região de São Paulo ou não se importar com a distância, parece ser uma boa opção.

Ia indicar a MVS tambem!

Porem nunca utilizei o serviço deles...

Já pensou em um super charger no lugar do turbo?

aw_amaral
16/11/2017, 10:53
Concordo plenamente. O maior problema que vejo são fã-boys do DIESEL. Até porque o conjunto - drive-train - é exatamente o mesmo da diesel. Então alegar que o conjunto da Flex é fraco não convence ninguém. Logo teríamos os mesmos relatos da versão diesel, como folgas no diferencial e cx de transmissão - no caso flex é alterado apenas o conjunto eletrônico para mudanças em rotações diferentes por conta da curva de torque ser... diferente. O motor da GM que equipa a S10 é consagrado por varias gerações do veículo. É basicamente o mesmo motor desde 1997, oque o torna extremamente confiável. Minha única critica é com relação a grande vibração gerada por este motor, mas isto não implica em nada com relação a confiança.

realbulldog
22/11/2017, 09:27
Vendo vídeos assim, que muita gente se lasca com motor gasolina em camionete. Enquanto uma diesel sobe serra em 6 marcha a 1500 rpm , uma a gasolina tem que baixar pra 4 marcha e subir a 5 mil rpm pra conseguir ir na mesma velocidade.
Esse motor aspirado tem o pico de torque a 4500 rpm , mas a 2000 3000 o torque eh muito abaixo do necessário.

Não entendi...

Todo mundo sabe que, por característica, os motores a diesel trabalham em baixas rotações, e que a aceleração e a resposta dos motores à gasolina é mais rápida, trabalhando em rotações mais elevadas...

"Bobo esse pessoal da Fórmula 1, que não bota os carros pra andar com o torquezão do diesel!!!"

Att.

MARCAO_CUPIM
02/10/2018, 17:08
Reavivando o tópico.....

Strada Adventure Turbo,feita pela MVS.

Logo surge uma Fiat Toro.

Fiat Strada Turbo c/ FLATSHIFT - Adventure 1.8 16V e-torq "MVS Preparacoes" - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jpVQz1rK2Qk)

Frank1986
28/08/2019, 17:35
Fiat Strada Turbo c/ FLATSHIFT - Adventure 1.8 16V e-torq "MVS Preparacoes" - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jpVQz1rK2Qk)

Show essa Stradinha, vc quer gastar uma baba $$ e ficar bem feito? faça assim:

1 ) faz o coletor de alumínio, bem feito (se der faz ele com local para 4 bicos convencionais de astra flex), imagino que os bicos da sua injeção direta são presos diretamente ao cabeçote e não ao coletor de admissão como nas s10 antigas 2011;

2) instala uma turbina 42/63 nova e de preferência roletada, é caro mas alta durabilidade e eficiência total;

3) com a turbina, vem os erros de injeção, primeiro logo vai ser do map/maf (pressão positiva no coletor) tem que instalar um clamper para enganar a injeção original e manter a voltagem como se fosse carro original, fazendo a injeção original operar direito os bicos da injeção direta;

4) teu carro é injeção direta (logo fueltech e injeção original vão trabalhar em paralelo) tira as travas/limitadores da injeção original, tem que remapear (com um pouco de sorte, às vezes dá pra remapear e usar só a injeção original, vai muito do preparador, a sua dificulta pois é mais moderna);

5) mais pressão implica + consumo de gasolina/álcool, assim no coletor q vc fez de alumínio, ou vc põe 4 bicos extras de astra (gerenciados pela injeção programável Pandoo ou FT 300) ou vc põe 2 bicos de astra na "boca da turbina" jogando combustível para dentro da turbina + ar {bom que resfria a turbina} para suprir eventuais faltas em alta rpm e alta pressão (se der falta ou mistura pobre pode dar MERDA)!!

PS: Dá muito trabalho, só começa se vc for maluco e tiver grana e cabeça para pensar com um bom preparador !
alguém tem alguma outra idéia? imagino q a s10 2.5 , vai fácil a 270~300 cv com essa "gambiarra" que descrevi 0.8 kg de pressão turbo e 1.1 kg no boost (analisa bem os riscos e possibilidades de quebra )

= ) Desculpe o português aloprado =)

Frank1986
28/08/2019, 17:47
Tem que fazer também o coletor de escape T3 sob medida de alumínio , escapamentos de 3 polegadas da turbina até o final, dar um jeito de botar intercooler de ar e de oléo (diminui risco de quebras), esse brincadeira chega fácil nos 20 mil reais, fora do bolso da maioria dos brasileiros, caro d+ para o ganho final, a menos q vc use o carro para Sempre = (

Cara, usa teu carro original mesmo e monta uma s10 ano 2000 como motor 2.2 ou 2.0 forjado e com Fueltech ft450 pra você brincar no fds =)

Olha essa:

S10 TURBINADA 2KG NO MOTOR DE VECTRA TURBO 2.2 FT600 400CV!! ACELERANDO TUDO SAI DE LADO?? REBAIXADA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=rpaRhSEm3AI)

Samuel Junior
14/12/2023, 01:36
Pessoal estou tendente a comprar uma S10 2.4 a gasolina e estou lendo/vendo vídeo sobre. Os motivos é que o atual preço do combustível muitas vezes não está compensando mais manter caminhonete a diesel comparada a sua contraparte a gasolina, sem falar que a manutenção de um motor a gasolina costuma ser metade do preço ou menos do valor da manutenção de um carro a diesel.

Um dos vídeos dizia que ela é um carro que não tem a força de uma versão a diesel, então tem que maneirar mais/ter paciência com ela, senão aquela subida que vc está levando 500 litros de areia na caçamba que sobe fácil na versão a diesel, na gasolina vai subir devagar.

Então tive a ideia de, caso comprar uma, de repente botar um sistema de turbo para melhorar o desempenho, mas nada "monstro", talvez um 0,5 ou 0.6 kg de pressão, apenas para fazer o carro ficar mais esperto e "respirar melhor" quando estiver carregando carga mais pesada. Vi alguns vídeos sobre turbinar a 2.4 a gasolina no Youtube, mas tem bem poucos... achei estranho, então fui conversar com um preparador.

Ele disse que o motores GM 2.2 ou 2.4 a biela não aguenta, seria preciso forjar as bielas para dar resistência. Procede a informação? Ele disse que se eu arranjasse uma S10 com motor GM 2.0 dava pra fazer tranquilo usando as peças originais se não for pra transformar o carro em um "monstro" em termos de potência, pq turbinar motores GM 2.0 tem a rodo em diversos carros por aí como Astra, então já é um procedimento muito bem conhecido.

Vi vídeos de motor de Vectra na S-10 turbinado e, aparentemente, funcionando muito bem.

Mas acho que tem caroço neste angu... alguém já fez? Conhece que fez? O que os preparadores dizem sobre turbinar a S10 2.4 gasolina? É viável, inviável? Caso queira mudar o motor GM 2.4 dela pra um GM 2.0 por exemplo, dá pra aproveitar bem as peças do motor 2.4 e outros componentes como cabeçote, embreagem, etc? É plug and play (mesmos pontos para firmar o motor)? O que vcs tem a dizer?

lfschmitz
14/12/2023, 15:21
Pessoal estou tendente a comprar uma S10 2.4 a gasolina e estou lendo/vendo vídeo sobre. Os motivos é que o atual preço do combustível muitas vezes não está compensando mais manter caminhonete a diesel comparada a sua contraparte a gasolina, sem falar que a manutenção de um motor a gasolina costuma ser metade do preço ou menos do valor da manutenção de um carro a diesel.

Um dos vídeos dizia que ela é um carro que não tem a força de uma versão a diesel, então tem que maneirar mais/ter paciência com ela, senão aquela subida que vc está levando 500 litros de areia na caçamba que sobe fácil na versão a diesel, na gasolina vai subir devagar.

Então tive a ideia de, caso comprar uma, de repente botar um sistema de turbo para melhorar o desempenho, mas nada "monstro", talvez um 0,5 ou 0.6 kg de pressão, apenas para fazer o carro ficar mais esperto e "respirar melhor" quando estiver carregando carga mais pesada. Vi alguns vídeos sobre turbinar a 2.4 a gasolina no Youtube, mas tem bem poucos... achei estranho, então fui conversar com um preparador.

Ele disse que o motores GM 2.2 ou 2.4 a biela não aguenta, seria preciso forjar as bielas para dar resistência. Procede a informação? Ele disse que se eu arranjasse uma S10 com motor GM 2.0 dava pra fazer tranquilo usando as peças originais se não for pra transformar o carro em um "monstro" em termos de potência, pq turbinar motores GM 2.0 tem a rodo em diversos carros por aí como Astra, então já é um procedimento muito bem conhecido.

Vi vídeos de motor de Vectra na S-10 turbinado e, aparentemente, funcionando muito bem.

Mas acho que tem caroço neste angu... alguém já fez? Conhece que fez? O que os preparadores dizem sobre turbinar a S10 2.4 gasolina? É viável, inviável? Caso queira mudar o motor GM 2.4 dela pra um GM 2.0 por exemplo, dá pra aproveitar bem as peças do motor 2.4 e outros componentes como cabeçote, embreagem, etc? É plug and play (mesmos pontos para firmar o motor)? O que vcs tem a dizer?

As bielas são as mesmas para os motores GM família 2 desde o 2.0 até o 2.4. O que muda é o diâmetro dos pistões e o curso do virabrequim. Nesse cenário, é óbvio que um motor 2.0 8v com turbo a 1bar sofre menos do que um motor 2.4 nessa pressão, afinal o primeiro estará na casa de 35-36kgfm de torque, enquanto o segundo terá acima de 45kgfm.

No teu caso, pensando em usar até 0,5bar, estaríamos falando de 30-32kgfm de torque. Quanto ao miolo do motor, mantendo-se abaixo de 35kgfm e abaixo de 6000rpm, não vejo problemas. A grande questão está na taxa de compressão, principalmente se for uma S10 flex após 2006 ou 2007: foi mais ou menos nessa época que aumentou-se a taxa de 9,6:1 para 11,5:1 - o objetivo era aumentar eficiência e torque em baixa rotação. A questão é que o sistema de injeção e ignição precisa ajustar muito bem os parâmetros quando usa gasolina, pois o risco de pré-ignição é enorme. Isso, tratando-se do motor original, aspirado. Turbinado, só é viável usar álcool e, ainda assim, com pressão até 0,5 ou 0,6bar e intercooler.

Se for o motor flex com taxa alta, a alternativa mais barata é trocar pelos pistões do modelo mais antigo, que têm rebaixo para diminuir a compressão.

Pelo uso que descreves, não se pode esquecer da transmissão. O câmbio da S10 não tem muita margem técnica. Com um torque acima de 30kgfm, já é necessária muita prudência nas arrancadas em primeira marcha. Se houver trancos ao soltar a embreagem com o carro carregado ou meter o pé em terreno ondulado (como nas costelas de vaca), o câmbio quebra.

Samuel Junior
15/12/2023, 21:00
As bielas são as mesmas para os motores GM família 2 desde o 2.0 até o 2.4. O que muda é o diâmetro dos pistões e o curso do virabrequim. Nesse cenário, é óbvio que um motor 2.0 8v com turbo a 1bar sofre menos do que um motor 2.4 nessa pressão, afinal o primeiro estará na casa de 35-36kgfm de torque, enquanto o segundo terá acima de 45kgfm.

No teu caso, pensando em usar até 0,5bar, estaríamos falando de 30-32kgfm de torque. Quanto ao miolo do motor, mantendo-se abaixo de 35kgfm e abaixo de 6000rpm, não vejo problemas. A grande questão está na taxa de compressão, principalmente se for uma S10 flex após 2006 ou 2007: foi mais ou menos nessa época que aumentou-se a taxa de 9,6:1 para 11,5:1 - o objetivo era aumentar eficiência e torque em baixa rotação. A questão é que o sistema de injeção e ignição precisa ajustar muito bem os parâmetros quando usa gasolina, pois o risco de pré-ignição é enorme. Isso, tratando-se do motor original, aspirado. Turbinado, só é viável usar álcool e, ainda assim, com pressão até 0,5 ou 0,6bar e intercooler.

Se for o motor flex com taxa alta, a alternativa mais barata é trocar pelos pistões do modelo mais antigo, que têm rebaixo para diminuir a compressão.

Pelo uso que descreves, não se pode esquecer da transmissão. O câmbio da S10 não tem muita margem técnica. Com um torque acima de 30kgfm, já é necessária muita prudência nas arrancadas em primeira marcha. Se houver trancos ao soltar a embreagem com o carro carregado ou meter o pé em terreno ondulado (como nas costelas de vaca), o câmbio quebra.

Valeu lfschmitz, muito esclarecedoras suas informações. Conversei com um dono de S10 flex 2.4 e ele disse que a única reclamação que tem é o consumo do carro, tirando isto ele não reclama. Disse que algumas vezes precisou carregar peso nela, mas nada exagerado e ela respondeu bem. De fato, estou quase 100% convencido de, caso adquira uma, deixa ela do jeito que é, sem turbiná-la.