PDA

Ver Versão Completa : NOVA HILUX Pronta para Trilha



VictoW
06/03/2006, 22:48
Bom pessual tenhu uma Nova Hilux e levantei ela e coloquei pneus 33x12,5 mud... queria saber se alguem ja fez isso pra trocar ideias de algumas ajustes

algumas todos[/URL][URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/9e81f252629e501386a515b74a41a6b3.jpg"]
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/ec7ff6fdc86faf2b5c730a39260a6493.jpg)

jeisonk
07/03/2006, 10:39
:shock: Uma coisa eu digo, o cara eh corajoso. :putz: :putz:

aqsantos
07/03/2006, 10:45
Corajoso com o dinheiro dele!!! :lol:

aqsantos
07/03/2006, 10:47
VictoW, teve que fazer alguma modificação na suspensão ou foi só pneu?

VictoW
07/03/2006, 12:20
teve q colocar alongadores na frent e atraz... as rodas originais nao deram pois o off-set era muito positivo, essas rodas sao da hilux 3.0 antiga 8)

detalhe nao tem nada soldado e tudo e de facil remoção qnd vo na autorizda vo com ela original

Elmer_Jeep
07/03/2006, 12:43
parabéns, bem melhor do que rebaixar e colocar rodas 22". :concordo:

[]'s

Pequeno jr
08/03/2006, 00:03
parabéns, bem melhor do que rebaixar e colocar rodas 22". :concordo:

[]'s

KKkkk ... ta certo.

Povim com medo de altura.

Parabens pelo carro ... quem me dera ter uma grana para fazer algo assim

ArthurC
08/03/2006, 00:14
Fala VictoW, como vc levantou ela? Vi que vc é de Belem.. vc faz trilha com que pessoal?

[]s conterraneos

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 08:05
teve q colocar alongadores na frent e atraz...

Pucha vida, eu que torcia por uma solução mais criativa. Levantar a Hilux com calços ou alongadores só não é mais gambiarra que levantar uma Ranger apertando as barras de torção... Na traseira estou imaginando que foi usado jumelos mais longos e então até aqui tudo bem, mas calços na frente comprometem toda a geometria da suspensão e vão desmanchar as juntas homocinéticas. Com certeza essa não é a solução.

De qualquer forma o visual da Hilux com essa altura fica show, é com certeza tudo de que todos querem...

Quem tem o dimdim pra comprar um Hiluz Okm tem pra importar um kit de suspensão decente assim também como quem pode comprar uma Ranger 3.0 0Km tem pra instalar no mínimo um BL da Keko e até mudar aquela relação de marchas terrível que a Ford adotou na coitada. São todos você uns maricas atrás de milagres...

Homero
08/03/2006, 11:18
VictoW,


Voce teria foto da suspensão com a sua modificação para postar?
Se a sua é automática voce sentiu problema com as mudanças de marcha(devido ao pneu maior)?E o freio?
O visual de fato ficou perfeito!

Walter L. L. Casitta,

A Hilux tem o protetor do carter bastante baixo(bem mais baixo que a Ranger).A minha raspa com frequencia em erosão relativamente pequena.Colocando um pneu maior certamente melhora, agora subindo a suspensão ganha-se mais um pouco e é bem vindo esse ganho.
Não conheço nenhum kit para suspensão para essa Hilux para se comprar,mas mesmo que houvesse , o problema da homocinética seria o mesmo(não creio que seja problema , se a coifa não romper a homocinética dura bastante).Quanto a geometria de fato um kit adequado seria melhor.

Agora o que parece bom é o fato de ser facilmente removivel , caso algum problema necessite ser resolvido pela garantia, se por exemplo a homocinética estragar dentro de 3 anos... garantia nela...


Mas o mais bonito mesmo é que essa é a primeira Hilux que temos noticia com pneu 33...

Homero

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 11:41
Homero,
Acredito que a Nova Hiluz tem a mesma suspensão da SW4 antiga e também a mesma da picapes Toyotas americanas. Pra todas existem lift kits que poderiam servir na Nova Hiluz com mínimas adaptações e que são até mais baratos que os da Ranger.

Quanto a junta homocinética, você está enganado, pois a filosofia dos bons Kits é de manter inalterados tanto a geometria da suspensão quanto o ângulo das juntas homocinéticas.

Elmer_Jeep
08/03/2006, 11:53
Homero,
Acredito que a Nova Hiluz tem a mesma suspensão da SW4 antiga e também a mesma da picapes Toyotas americanas.

É diferente, ou seja pior ainda quando se fala em up-grade :concordo:

[]'s

Homero
08/03/2006, 15:05
Walter L. L. Casitta,

Não conheço em detalhes as SW4 antigas nem as toyotas americanas , acredito que os lift kits procurem manter os angulos dos semi-eixos , porém nas novas Hilux creio que é um pouco dificil pois o diferencial dianteiro é muito grande e pelo que vi , no máximo poderia ser abaixado da ordem de 1cm pois pegaria em travessas do chassis.
Abaixo tem uma foto que não da para ver detalhes , mas da para ter uma ideia do que estou falando.

Na altura original, "tudo" está na horizontal e no esquadro:semi-eixos,braços da direção, bandeijas e o cardã dianteiro como creio que deve ser para menor esforço e desgaste.Se um kit conseguisse subir a suspensão e baixar o diferencial para manter o semi-eixo na horizontal,acabaria alterando o angulo do cardã!!!.
Então ao subir a suspensão , algum componente vai sofrer maior esforço.

Por isso , dependendo de como foi feita (segurança) , a solução do VictoW pode ser interessante.

VictoW, Põe umas fotos da sua solução para a gente ver!!!

Homero
08/03/2006, 15:08
diferencial

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 18:05
Homero,
Se esse dif não pode ser abaixado como você afirma, resta a opção de um Body Lift que mesmo com todas as desvantagens que poderiam ser atribuídas a ele, ainda assim seria de longe uma melhor opção que forçar as juntas desse jeito.
Pra que serve um lift que compromete as partes e a dirigibilidade num veículo que roda 99% no asfalto?
Alem do mais por mais fácil que possa parecer o tirar toda a gambiarra pra preservar a garantia, sabemos que isso na prática não funciona pelo menos pra grande maioria.

Homero
08/03/2006, 18:56
Walter L. L. Casitta,

De fato do ponto de vista estético e acomodar um pneu 33 o BL resolve muito bem.

Meu descontentamento é com a baixa altura do protetor do carter (a mesma da travessa) .Não queria colocar um pneu grande para não alterar o funcionamento do automático que é muito bom.A relação é mais reduzida do que a Ranger 3.0 , mas pouco(1500 rpm/80km/h que mesmo em uma pequena subida o cambio segura em 4a, testei uma com pneu 31 e em qualquer subidinha ele reduz)

Já sei... vou ter que andar 99% no asfalto...

Homero

VictoW
08/03/2006, 22:30
bom não sei PN de mecanica... ñ axei nenhum kit pra ela então fiz o q segue nas fotos 8)

o carro continua estavel, curvas q fazeia a 160 fasso a 130 pra nao força, fico com uma pegada bem mas forte mesmo no asfalto e com os mud e o principal ainda ta macio d dirigir

to pensando em um bloqueio d diferencial traseiro mas isso bem mais complicado


__________________

se alguem tiver uma solução melhor pra por os 33 ou mesmo um kit me avisem :concordo:

VictoW
08/03/2006, 22:35
:wink:

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 23:45
Victor,

Na segunda foto onde você escreveu: “da pra v q peça em vermelhu nao trabalha na sua angulação orinal”
Se é que entendi acontece justamente o contrário. Quando ela passa a trabalhar mais baixa o pivô superior se desloca também pra o lado direito em relação ao inferior e da foto grassas aquela angulação. Isso muda o caster. Tudo bem se o lado direito da foto for a parte de trás da Hilux. Um caster mais negativo transmite sensação de segurança. Se for o contrário a Hilux para de andar em linha reta e o volante perde a vontade de voltar para o centro depois de uma curva.

Homero
09/03/2006, 00:15
VictoW,

Agradeço as fotos.

De fato , na frente as homocineticas vão sofrer , mas não vejo outra maneira de aumentar a distancia entre o chassis e o solo.A geometria está bem alterada , na estrada voce não sente problemas?

A traseira me assusta um pouco e se voce permitir vou dar uns palpites:

Houve um recall branco nas 200 ou 300 primeiras Hilux (março/2005) onde trocaram os grampos dos feixes traseiros pois eles quebravam com facilidade.Na foto aparentemente os grampos tem o diametro menor que o original e alem do mais nessa configuração o esforço sobre os grampos é maior , então eu usaria grampo de maior diametro possível , pois esse já era um ponto fraco do projeto original.

Tem espigão novo (parafuso que prende as molas entre si e também no eixo) para as mola e o calço?

O curso do amortecedor traseiro não ficou curto ou voce fez alguma adptação?


Freio:

Na foto 2 do lado esquerdo da para ver uma haste presa no diferencial que vai presa a outra haste que vai para o lado esquerdo do carro.
Essa haste vai ligada a uma válvula que ajusta a pressão do freio traseiro.Ela funciona informando para a válvula a altura da traseira.Quanto mais baixa a traseira mais pressão estará disponível para o freio traseiro(supõe-se carregado) ao contrario , quanto mais alta , menos pressão pois supõe-se mais leve.Quando se freia , a traseira ao subir alivia automáticamente a pressão de freio traseiro para evitar que trave.

No seu caso , provalvemente o freio traseiro não está atuando pois pela posição da válvula ela considera que a traseira está quase sem aderencia.

Creio que deveria fazer uma adptação nessas hastes de modo que com o carro parado no plano e sem carga, a posição da ponta da haste que vem da válvula fique na mesma posição (por exemplo distancia até a caçamba) quando comparada com uma hilux com a suspensão normal.Isso deveria deixar o freio traseiro atuando com a mesma intensidade original.

Digo isso pois o freio dianteiro da Hilux tem desgaste acentuado .Normalmente nos veiculos o freio traseiro é responsável por uns 30% da força de frenagem, então 30% do calor gerado na frenagem vai para o s tambores e lonas traseiras.Se ofreio traseiro não ajudar o dianteiro(como creio que está o seu), então toda a energia de uma freiada vai para os discos e pastilhas dianteiras oque vai fazer aquecer mais o que pode causar "fading" mais facilmente , alem de maior desgaste e menor segurança .


Desculpe se me intrometo mas a questão do freio e da fixação do eixo traseiro que são aspectos nos quais as Hilux já apresentaram problemas originalmente , merece algum cuidado.Na frente pode ocorrer desgaste em alguns componentes ,mas de fato voce ganhou uma bela altura do chassis em relação ao solo.

Se puder ajudar , estou a disposição


Homero

Homero
09/03/2006, 00:24
Walter L. L. Casitta,

O caster diminuiu, o lado esquerdo é a parte de tras.

Homero

Walter L. L. Casitta
09/03/2006, 07:52
Pois é. E isso acontece em todas veículos que conheço.

IGORFROTA
09/03/2006, 09:50
Walter L. L. Casitta,
O que vc quiz dizer com "...que mesmo com todas as desvantagens que poderiam ser atribuídas a ele..." ?
To querendo fazer o BodyLift na minha S10 CD para colocar uns 31" seguindo aquelas dicas q vc postou.
Aproveitando....para a CD, o BodyLift é a mesma coisa da estendida ?

jeisonk
09/03/2006, 10:24
:putz: :putz:
Podem falar o que quiser, mas nao sou corajoso a tal ponto, sei la, me dói o cérebro.
É que a grana anda tão suada pra ganhar que quando olho um negócio desses não consigo processar direito. Vou ter que fazer um upgrade nos meus conceitos.

De qualquer maneira, o "visual" concordo, ficou lindão, parabéns.

Abraços

VictoW
09/03/2006, 10:34
Homero,
os grampos que estou usando sao de caminhão e o pino q passa no feixe tbm... en relação a haste vc poderia posta uma foto de como fica a original pra eu poder regular a minha

Homero
09/03/2006, 13:03
A parte da haste assinalada deve ficar horizontal(paralela a caçamba)
A foto foi tirada em macro e deforma o paralelismo.

Homero
09/03/2006, 13:09
Essa medida da uma boa ideia , quanto menor mais atua o freio traseiro.

Homero
09/03/2006, 13:11
não está muito visível mas a medida é 24 cm

Walter L. L. Casitta
09/03/2006, 13:30
Walter L. L. Casitta,
O que vc quiz dizer com "...que mesmo com todas as desvantagens que poderiam ser atribuídas a ele..." ?
To querendo fazer o BodyLift na minha S10 CD para colocar uns 31" seguindo aquelas dicas q vc postou.
Aproveitando....para a CD, o BodyLift é a mesma coisa da estendida ?

Igor,
Não existe solução definitiva ou 100% perfeita. O BL tem vantagens e também suas desvantagens. Pessoalmente depois de usar na minha Ranger a mais de 2 anos e depois instalado outro numa S10, considero a uma das melhores soluções. Se a L200 não viesse com um BL de fábrica, provavelmente quase ninguém comprava...

O BL pra S10 CD e CE não exatamente iguais...

cristiano
09/03/2006, 13:42
Muito bem observado Homero, a S10 também tem uma vareta dessas para regular a pressão do freio traseiro.

IGORFROTA
09/03/2006, 14:13
Walter

Obrigado pelos esclarecimento. Já vou começar a providenciar o material.
Vc poderia citar as principais desvantagens do BodyLift com a sua experiencia ?

Fugindo um pouco do tópico...no BL que vc fez na S10, vc levantou 3" se não me engano.
Vc saberia qual o mínimo necessário para eu colocar uns pneus 31" ou 265 75 15 ?
E soh + um detalhe abusando da sua boa vontade : teve algum problema com a alavanca do cambio ou com a barra de direção ? Não me lembro de ter visto nada a respeito

Agradecido

ArthurC
09/03/2006, 14:16
Victor, bota uma roda com tala 10 e offset negativo que vc resolve esse problema. Essa 15x7 da Hilux antiga alem de estreita, envelheceu o carro.

Passa lá no Casa Mix (Tavares Bastos) hoje que tem reunião do Jeep Clube do Pará.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
09/03/2006, 14:25
Igor
Eu não vejo desvantagens a não ser o fato de já ter arranhado o teto num estacionamento baixo. Coisas desse tipo.
Se não estou enganado 1,5” é o suficiente pro 31. mesmo assim eles ainda vão encostar na longarina algumas vezes quanto totalmente esterçado e algumas vezes também na traseira quando passar por erosões mesmo com BL de 3”
A alavanca do câmbio vai te dar algum trabalho sim, mas como na S10 que instalei o BL ficou sem o console, não precisei fazer nada.
Na barra da direção, você não tem com que se preocupar.

VictoW
09/03/2006, 14:43
ArthurC,
Meu pai socio ate fundador do jeep club.... ele não tem ido as reunioes.... vai uma vez ou outra, e elle ta com um pouco de medo q ir pra trilha com a hilux ta esperando fica pronto o jeepinho, e na fez q agent foi pra abrir uma trilha com o pessual ela passo legal toda original...

JOSE CANDIDO
09/03/2006, 15:31
Só tem profissional de alto nivel nesse forum, putz grila ... dicas boas ein moçada !!!

A RAnger do Walter é show de bonita, de vez em quando vejo ela aqui em BH turma ...

Ademais, ao dono do Topico, seu carro ficou bacana com o 33'... mas, eu concordo com a dica de colocar umas rodas mais bonitas ... Ademais, talvez eu optasse por rodas aro 16, com os pneus da BFGoodrich 245/85/16, ou um pouco mais largos ... ganha-se bastante em altura, já que os pneus sao mais altos, sem serem muito largos .... talvez fosse uma boa opcao tambem, vc mantem as rodas originais aro 16 (sao 16 mesmo certo ?? ou tou confundindo e sao 15 ??) , e como os pneus nao vao ser tao largos, nao precisa do off set negativo ...

quem sabe eu estou certo?? SOu meio palpiteiro, as vezes da certo, as vezes da errado .... :mrgreen: :mrgreen: hihihihihihi

Abs

jeisonk
09/03/2006, 15:31
Walter


Se a L200 não viesse com um BL de fábrica, provavelmente quase ninguém comprava...

:shock:
Não entendi direito, a L200 vem nova de fábrica com BL ou existe um BL pra vender original de fábrica?
De qualquer maneira, não sabia de nenhum, mas esclarece pra mim aí. :pensativo:
Ta ficando bom esse tópico heim.
Abraços

Beto Lacerda
09/03/2006, 15:39
Não entendi direito, a L200 vem nova de fábrica com BL ou existe um BL pra vender original de fábrica?

vem de fabrica com um BL até grandinho por sinal
[]'s

Walter L. L. Casitta
09/03/2006, 15:51
É isso mesmo Jeison,
Não sei você já reparou que as L200 mais antigas são baixinhas. A diferença entre aquelas e as novas é o BL. Como o BL é feito na fábrica eles passam despercebidos. É só levantar a saia dentro do pára-lamas traseiro que da pra ver o quanto a caçamba é levantada e fica longe do chassi...

ArthurC
09/03/2006, 18:08
Victor, qual o nome do seu pai? Bom, de qualquer forma aparece lá pra tomar um chopp! :concordo:

Jose Candido, as originais da Hilux sao aro 15, e comportam sem alterações pneus 31". A que vem com aro 16 é a SW4, que tem 4x4 permamente e pneus 265/75 16 (equivale ao 32").

Mas quem é o craque em Hilux aqui é o Homero..! :D

[]s

Renato Fraga
09/03/2006, 23:29
Olá VictoW, ou Victor, melhor dizendo !!!!!!


Antes de mais nada eu quero registrar aqui as minhas congratulações que você merece a respeito da sua iniciativa e atitude.

Fazer o que você fez com seu carro não é coisa nem pra corajoso, como disseram por aqui..... Só faz isso quem é apaixonado pelo que tem. Carro foi feito pra servir o dono, de todas as maneiras possíveis e imaginárias, sendo guardado em casa ou rodando todo dia, rebaixado ou levantado, andando só no asfalto, ou enfiando na lama, custando caro ou barato.


Criticas com certeza você deve ouvir todo dia e em todo lugar. Se aquí que é um lugar onde nós nos encontramos com pessoas que a princípio compartilham de um mesmo gosto você já tem recebido alguns questionamento a respeito do "que você fez com sua Hilux nova", imagina no dia a dia pela rua.

Eu entendo um pouco o seu lado, pois eu tive uma iniciativa parecida , é certo que com um investimento bem menor, mas sou questionado todo santo dia . Até a minha sanidade mental é frequentemente questionada. Mas numa situação parecida com a sua, eu simplesmente resolví fazer um kit para levantar a minha camionete. Tentei comprar os importados, mas achei muito caro, e pensei, se alguém já fez um dispositivo como este, eu também posso fazer. Pois bem, taí o meu "caminhão como prova disso. Nem 4x4 ele é (ainda), mas adoro o estilo, e já fiz muita trilha com ela. Hoje tenho uma F75 devidamente preparada só para fazer minhas trilhas.

Confesso que enfrentei os mais diversos problemas para a concepção do kit, mas com o conhecimento que tenho, "saquei " alguns detalhes que tornaram o meu projeto viável, seguro e confiável. Geometria de suspenão é algo muito delicado, e alguns detalhes não podem ser negligenciados. Para você ter uma idéia, quando eu instalei o kit na minha camionete, em seguida levei para fazer o alinhamento. Fiquei contente, quando o rapaz que operava o aparelho me disse que o cáster e a cambagem estavem perfeitos. Não seria necessário nenhum ajuste. Cuidou apenas de acertar a convergência. Muito bem, isso foi conseguido a custa da minha observação e pesquisa para conceber tal kit. E você deve ter percebido que tem muita gente super "intendida" por aquí. Dão diagnósticos de cambagem e caster apenas por fotos........mas tudo bem.


O meu intuito de fazer todo este comentário, é simplesmente para te dar algumas dicas importantes. Desculpa as "delongas", mas é possível fazer um lift eficiente na sua camionete, sem comprometer os demais princípios da geometria da suspenção e semi eixos. Entenda que o que você realizou, foi praticamente o mesmo que é possível fazer nas camionetes com suspensão de barras de torção. Só que ao invés de apertar os parafusos da regulagem, você colocou um calço na mola. Correto, ou estou enganado?????? Se assim o fez, você está com a suspensão dianteira trabalhando perto do seu limite máximo de altura, no parâmentro original. Não deve ter ocorrido nenhuma alteração geométrica significativa, mas entenda que a amplitude dos movimentos está desfavorecida, o que compromete durabilidade e integridade de componentes como pivôs, terminais de direção e principalmente, ângulo de trabalho dos semi eixos. Suas homocinéticas estão sendo sacrificadas ao transmitir o torque para as rodas dianteiras..

Solução para tudo isso:


É possível você deslocar os pontos de fixação das balanças inferiores assim como colocar um prolongamento no pivô superior da mesma dimensão que o espaçador que você colocou entre as molas . Dessa forma você terá a suspensão mais alta, sem o carro ficar mais "duro" ou mais "mole", e com a amplitude de trabalho da suspensão garantida. Ou seja, estará dentro dos padrões originais. Existem alguns critérios para se fazer isso, para garantir a geometria (caster e/ou cambagem).

Solução para os semi eixos é abaixar o eixo na mesma dimenção que os demais descritos anteriormente. Pode ter gente dizendo que não é possível. Acredite. Jeito tem. Se você tiver a oportunidade de observar um kit americano, a solução é exatamente assim como descreví. A diferença é que vem pronto com todos os problemas resolvidos e o resultado final é o mesmo. Com relação ao cardâ dianteiro, não sei se é do conhecimento de todos, mas nestes de modo geral, em todas as camionetes 4x4 com eixo fixo, existem juntas CV. Portanto, aceitam angulações diverças sem conferir problemas. Talvês a única coisa que pode ocorrer é de o cardâ ficar um pouco curto, mas dependendo também do quanto se vai deslocar o eixo.aumentar o cardã é tarefa"extremamente difícil". Qualquer oficina expecializada pe capaz de fazê-lo aproveitando a junta e demais ccruzetas do cardã original, trocando apenas o tubo.............

Bom, acredite que foi assim que eu fiz o kit da minha camionete e digo que sou capaz de fazer outros tantos para modelos diversos.


Pra finalizar, (isso se teve paciência de ler até aqui) preocupe-se apenas de satisfazer o seu anseio. Não aceite opinioes de pessoas limitadas, que se contentam em fazer o "arroz com feijão", e que muita gente faz igual. Toda a alteração que eu fiz na minha camionete é totalmente reversível, sem deixar sequelas nenhuma. Aprovo que em um dia de trabalho bem trabalhado, consigo deixar meu carro original novamente. Se você seguir o mesmo princípio, não trará nenhum problema para o seu veículo.


Chega, hehehehehehehe !!!!!!!!!!!!!!!

Se quizer , tenho mais informações pra te passar.

Um grande abraço.

IGORFROTA
10/03/2006, 09:06
Isso aí em cima não é um trator não ?
Ficou realmente muito bonita.
Parabéns

VictoW
10/03/2006, 09:10
Renato Fraga,
valeu pelas dicas, estive vendo uma ranger com BL keko e percebi q minha hilux nao pode ficar trabalhando do geito q esta tenhu q arruma isso o mais rapido possivel, entrei em alguns foros argentinos e ja vi q de hilux eles estao bem na frent mas qlqr duvida espero poder contar com vc e com os demais colegas do forum


http://img527.imageshack.us/img527/94/toy5nq.gif

jeisonk
10/03/2006, 10:35
Renato Fraga

Ficou bonita essa Dakota heim, se tivesse uma tração virava um canhão.

Quanto a:


Não aceite opinioes de pessoas limitadas,

:stop: Acho que não é por aí amigo, ninguém ta partindo pra esse lado.
Só disse que eu, como também não sou um afortunado$$$$$, não conseguiria fazer tal coisa, mas admiro o Victor pela iniciativa, e pelo contrário, todo mundo aqui tem uma bagagem em alguma coisa pra ajudar o cara.
Todos em paz. :concordo:

Abraços

Renato Fraga
10/03/2006, 12:56
Jeison
Desculpa, mas tudo o que disse não foi direcionado a nenhuma pessoa em específico, principalmente a você. Dei um simples relato de quem tomou uma iniciativa e escuta todo santo dia questionamentos e alternativas pelo que fiz . Só que ninguém fez igual. Se fosse tão fácil assim teriam o feito. Pra muita gente, todo este tipo de alteração parece um bicho de 7 cabeças, mas pra mim ou pra quem já tomou a iniciativa de pesquisar o assunto não é. assim, me referí a "pessoas limitadas" com esse sentido, e resolví apoiar uma pessoa que teve uma iniciativa como a minha e etc e tal.................

Se não tivesse sido perseverante, teria feito um Body lift ou então teria importado um kit americano. Resumindo, teria adotado uma solução consagrada e não teria tido nenhum tipo de dor de cabeça.

Mas pra mim as coisas não funcionam assim.

Poratnto desconsidere qualquer comentário que o tenha atingido.

Abraços.

Homero
10/03/2006, 13:20
Renato Fraga,

Coloca umas fotos do que voce fez para a gente ver.

Homero

jeisonk
10/03/2006, 15:41
Cara, isso seria bom, também to curioso.

IGORFROTA
10/03/2006, 15:49
Renato Fraga,

Pergunta de um leigo que está querendo dar uma "SUBIDA" na viatura:

Quais as vantagens e desvantagens que vc considera do lift que vc fez para o bodylift ?

Vlw

Renato Fraga
10/03/2006, 22:37
Olá Igor

Vantagem ou desvantagem é difícil de dizer.

Prefiro dizer que são critérios diferentes.

O body lift é mais barato, requer menos primor para fazê-lo, mas na minha opinião não tá ajudando nada no desempenho co veículo. Praticamente só permite que pneus maiores sejam acomodados, e mesmo assim com ressalvas. No desempenho off road permite um ângulo de entrada e saída melhor que o original, e um outro fator é que segundo alguns princípios, permite que o chassi sofra uma torção um pouco maior, visto que a fixação da carroceria no mesmo está mais maleável, fato desejável para um off road mais pesado.
Entretanto, carece de vários outros cuidados, tal como nova fixação dos para-choques, posicionamento da ou das alavancas de acionamento, tal como câmbio e reduzida (para as que possuem acionamento manual), mangueiras do radiador e demais componentes fixos simultâneamente à carroceria ao motor ou chassi. Ainda falando nisso, temos os caso dos veículos que possuem ventoinhas presas ao motor que ficam em posição alterada em relação ao radiador, uma vez que o mesmo está preso à carroceria. Muitas vezes, fios e flexíveis também necessitam de alterações. Tudo isso para se manter o mesmo vão livre original, e para os casos onde ainda o pessoal dá uma "erguidinha" na regulagem da barra de torção, temos todos os outros inconveniêntes já descritos várias vezes, tal como sobre esforço dos pivôs, bem como dos semi eixos, além do comprometimento do conforto.

O lift da suspensão , se feito com a observância dos padrões necessários, fará a sua suspensão trabalhar como a original, dentro dos limites padronizados, permitindo a sua máxima eficiência nas mais diversas situações, onde além de permitir o alojamento de pneus maiores, aumenta o vão livre significativamente. Ainda existe o fato de que em condições extremas de off road, a mesma trabalha com uma amplitude maior, o contrário do que ocorre quando ergue-se a suspensão apenas na regulagem, o que deixa a tensão da barra maior cada vez mais que a suspensão é retraída. Outros detalhes como flexíveis de freio e cabos de acionamento do freio de estacionamento também devem ser alterados.

Assim, vai da opinião e da necessidade do usuário. Ambas alterações são reversíveis sem danos à estrutura original, variando apenas na mão de obra.

Há quem diga que o correto é aliar os dois lifts.

Portanto é isso que eu tenho para te dizer. Rezolví fazer o lift na suspensão porque considero a forma mais autêntica de aumentar a altura do meu carro, e tive o prazer de executá-lo com recursos próprios.

Ou seja, tenho orgulho de dizer que "FOI EU QUE FIZ."

Abraços.

Mafra
11/03/2006, 21:24
Ficou lindona. Estranho aquela homocinética com aquela altura toda...

Dinheiro não serve para mais nada a não ser gastar. Foi bem gasto!!!

IGORFROTA
13/03/2006, 09:04
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Gostaria muito de possuir maiores conhecimentos para poder seguir os passos de alguns aqui e fazer "EU MESMO" minhas adaptações.

Como ainda estou pretendendo trocar de carro, vou segurar um pouco mais as alterações e nesse meio tempo vou pesquisar qual a solução mais adequada às minhas necesidades e $$$$$$.

VictoW
19/03/2006, 03:30
Essa ai ta pronta mesmo so faltava um 33

jeisonk
19/03/2006, 08:53
Cara, linda mesmo.

CID MOREIRA
19/03/2006, 19:11
Vejam as fotos de outra hillux no site do tranparaná 2006..........
Essa tem tudo.......
http://www.transparana.com.br/fotos-trans-2006.htm
Vejam todas as fotos....hehhe.mas em especial as da hillux q nao precisa de nada.....

OBRIGADO
CID MOREIRA

Aurélio
19/03/2006, 21:20
Em contribuição ao tópico, segue uma foto postada na lista TOYOTEIROS_OFF de uma Hilux preparada.

O link http://www.patagonia4x4.com.ar/foro/viewtopic.php?t=4132&postdays=0&post remete para um tópico do fórum Patagonia 4x4 Off Road Argentina onde os "hermanos" mostram a solução que "lá eles" deram :shock: para substituir os parachoques de "prástico" das novas SW4.


[]'s SEMPRE TOYOTEIROS

VictoW
19/03/2006, 21:52
CID MOREIRA, essa hilux da transparana ta muito boa mesmo... vc não teria o contato do dono dela pois gostaria de saber q pneus ele usa, se alteto a susp, onde arranjo aquele snorkel, etc.


aurelio, gostatia de saber todas as modificações feitas nela pois nao deve ter sido poucas

Aurélio
19/03/2006, 22:51
VictoW,

Não sei dizer, pois a foto foi postada na lista do Google sem informações sobre o que e como foi feito na caminhonete.
Como o tópico fala de Hilux modificada, postei aqui também a título de ilustração mesmo.

[]'s

Walter L. L. Casitta
20/03/2006, 07:59
Essa foto já passou por aqui. Foi adaptado um eixo rido na dianteira daquela Hilux...

Rafael Gomes
20/03/2006, 16:26
VitorW,

Na sua Hilux, qual o a roda que vc esta usando? Sei que é 15", certo? Mas qual tala? É 10"?
Chegou a sair alguma coisa pra fora?

Abraços

VictoW
20/03/2006, 22:55
Rafael Gomes,

to usando uma 15x7 da hilux antiga, não saiu nada ficava encostando quando fazia a curva fechada (estacionando) mas mandei corta um pouco e fico 10 + acho que vou colocar uns espaçadores e uma roda mais larga.

abraço

Davi_RB
20/03/2006, 22:59
Eu coloquei esse parachoque de ferro na minha hilux. Ele é da Rhino, que fica na cidade de Córdoba. Custa uns 850 dólares, leva um dia para ser instalado. O problema é que eles não dão muita atenção para os detalhes e acabamento. Os retoques finais nós mesmos temos que dar..

Davi_RB
20/03/2006, 23:33
Ahh, VictoW: Parabéns pelo seu carro, fiquei com inveja :putz: Desde que tenho a minha hilux penso em levantá-la. É muito difícil mesmo estar em um país onde não se acha quase nada para levantar caminhonetes. Marquei uma hora no Beto Paraná Suspensões, em Porto Alegre para essa quinta. Eles dizem fazer um trabalho bom, se eu gostar vou levantar a minha também, mas não muito, daí mando as fotos.
abraço,

davi

VictoW
21/03/2006, 11:38
Davi_RB,
como vc fez para importa??? teve q para os 60% de importação???
colaca umas fotos da sua hilux aki, blz

Davi_RB
21/03/2006, 23:50
Eu fui pro Chile em janeiro e passei lá para instalar o parachoque na ida...
[]´s

Davi

Davi_RB
22/03/2006, 00:00
os estribos também foram feitos na Rhino

Davi_RB
22/03/2006, 00:05
De lado

VictoW
27/03/2006, 20:08
Davi_RB,
gostei da sua Hilux fico muito bonita! que pneus vc esta usando ?

Alguem já viu ou ouviu falar em alongador de pivo ???

Walter L. L. Casitta
27/03/2006, 22:33
Vitor,

Normalmente esses alongadores acompanham alguns lift kits de suspensão e servem para corrigir erros de camber em picapes Ranger ou caster na Hilux, por exemplo, e são instalados embaixo dos pivôs superiores.

Acreditando que a suspensão da Nova Hilux seria igual ao das picapes americanas, baixei o manual de instalação do Lift Kit da Superlift. Pelo manual dá prá ver que a suspensão da americana seria bem parecida com a da argentina, não fosse pela inclinação do braço superior. Justamente a argentina tem o braço inclinado. Só pra complicar o trabalho de fazer um lift.

Abaixo o manual de instalação do Lift Kit da Superlift. Moleza de copiar e é muito parecido com o que foi feito na sua Hilux. Como pede ver não foi usado nenhum alongador para os pivôs superiores. Infelizmente a suspensão da sua vai precisar de um.

Renato Fraga
28/03/2006, 11:51
Interessante o manual do Kit da super lift. E tem mais. Se observar bem, é exatamente a mesma coisa que o nosso amigo fez em sua Hilux. O kit cosiste apenas de espaçadores para as molas , montantes de flexíveis de freio e acionamento da válvula de proporção do freio traseiro, bem como blocos para o eixo trazeiro e grampos de molas maiores.

Portanto, não é nada de mais. Só tem a marca de diferença. O lift é limitado (2,5pol) e permanece os mesmos problemas já discutidos anteriormente...........

Jean Carlo
28/03/2006, 22:12
O Cid Moreira falou da Hilux do transparaná, cara! , eu vi ela de perto...
uma maravilha!!! Era da organização do raly, eles passaram em Castro, próximo de onde mora, e fui lá ver.
Tem um guincho embutido no parachoque dianteiro e outro no parachoque trazeiro, um espetaculo de carro.

:palmas:


Jean

CID MOREIRA
02/04/2006, 22:33
Victor W

Desculpe a demora..........mas é q fikei um bom tempo sem entrar neste tópico..
Aliás eu tinha esquecido este post já........
Não tenho nenhum contado dele....mas c vc entrar no www.jeepclubedecuritiba.com.br e entrar em contato com eles, eles informam pois akela toyota estava na organizaçao.......
Desculpe mais uma vez a demora........

Jean Carlo.....
Eu participei do tranparaná deste ano e também pude vê-la de perto..........o krro tá muito show msm.......

CID MOREIRA

Beto Lacerda
04/04/2006, 15:08
recebi por eamil umas fotos de um amigo (Gustavo_lg ou sushi p/ quem conhece ) que esta no pará trabalhando na abertura de um minerioduto , e os caras deixaram uma hilux na mão do japa ... segundo ele os 31 MT ja estão a caminho mas da uma olhada nas condições do local ...
e o viado ta sendo pago p/ fazer trilha de hilux todo dia :mrgreen:

murilloaquino
04/04/2006, 19:29
Olha a cara d felicidade do sujeito!!
oo vida booua

murilloaquino
04/04/2006, 19:31
So um comentario!! Normalmente esses carros d empresa estao em estado original!!Todos nos sabemos q em barro, os pneus fazem 50% de diferença!!Eles poderiam ao comprar, trocar os pneus dos carro destinos ao off-road por tipo AT ou MUD, o q com certeza faria uma diferença enorme

VictoW
05/04/2006, 10:28
Beto Lacerda,
pergunta pro japa qual se saia melhor a L200 ou a Hilux ?

VictoW
05/04/2006, 10:33
Davi_RB,


Marquei uma hora no Beto Paraná Suspensões

E ai Davi já levantou a sua Hilux? a qual pneu vc esta usando?

Davi_RB
05/04/2006, 12:06
Dae, VictoW
Desculpa a demora.. Levantei sim, mas acho que nao ficou tao alta como a sua. Estou usando pneus BF A/T 32x11,5. Esses pneus ficaram pequenos agora, mas estou tendo dificuldade para achar rodas para colocar o 33 que nao fiquem para fora do paralamas. Coloquei uma roda de troller com 33 e ficou legal, mas é 15x7 e eu queria pelo menos 15x8. O offset da roda do troller é 20 e da hilux é 30, mas esse 1 cm ja é suficiente para o pneu nao raspar na suspensao. O problema é que parece ser impossível achar 15x8 com offset 20, principalmente porque eu quero roda de liga-leve. O estranho é que o carro está dando uma tremida quando acelero mais forte até 20km/h, alguém sabe o que pode ser? No momento nao tenho como tirar fotos, mas até semana que vem acho que conseguirei.
Abraço,

Davi

Davi_RB
05/04/2006, 12:21
achei uma foto que eu tirei lá na hora..

VictoW
05/04/2006, 12:44
Davi


Desculpa a demora.

não tem problema :wink:

não sei pq seu carro esta tremendo, so tome cuidado com a os 33 pois sempre gostava de cantar pneu no asfalto quando coloquei os 33 fui faze como sempre fazia e acabei quebrando a luva do carda trazeira e tive q anda com tração dianteira ate em ksa em pode acelerar :twisted: o pior q a luva original e uns 700conto e não tem a pronta entrega pra resolver o problema comprei as duas luvas e cruzeta da band e adapitei nela fico 100% posso canta pneu q nao quebra e muito mais resistente, a quebro no asfalto liso e meus pneus sao mud imagine se fosse um AT
Quanto vc tirar as fotos da sua poste aki explicando o que foi feito blz

Homero
05/04/2006, 13:09
Davi_RB, VictoW,

O que deve estar trepidando pode ser o angulo maior do cardã.
No caso do VictoW ele usou calço , se voce Arqueou as molas, se por um acaso "girou" levemente o eixo , pode caisar trepidação.



Homero

VictoW
05/04/2006, 13:34
umas fots de Hilux com pneus 35x12,5 R17

Beto Lacerda
05/04/2006, 13:46
pergunta pro japa qual se saia melhor a L200 ou a Hilux ?

segundo ele num da p/ comparar .. a hilux é muito melhor que a l-200 , imaginei mesmo , mas vale lembrar que a hilux concorre com a l-200 sport né e a l-200 dels lá é a basicona ...
os 31" mt devem chegar essa semana segundo relatos do sushi que ta contando segundos pela chegada dos pneus
[]'s

Homero
05/04/2006, 15:43
VictoW,


Cuidado com com trancos na transmissão que parece que existem casos de quebra de diferencial das novas Hilux.


Homero

Walter L. L. Casitta
05/04/2006, 17:44
Hilux melhor na lama que L200 que á 300Kg mais leve e tem pneus melhores? Difícil de acreditar...

VictoW
05/04/2006, 22:33
Homero,

Cuidado com com trancos na transmissão que parece que existem casos de quebra de diferencial das novas Hilux.

nunca ouvi falar, não sei pois quando vo pro interior a buzina não adianta em e so nas cantadas d pneu xega a galera abre.... volttando ao assunto do muitos trancos e nunca deu nada mais mesmo assim vo para com isso pois ja to meio marcado :lol:

VictoW
06/04/2006, 00:09
Uma duvida que nao tem nada haver com Hilux :lol:

a L200 sport tem o diferencal trazeiro bloqueado??? e a RS tem ??? um amigo disse que a sport tem e a RS tem um botão pra acionar o bloqueio :roll: não sei nao

Davi_RB
07/04/2006, 12:08
Pô, que saco.. Tá quebrando coisa só por causa dos 33 que tem um monte de pickup usando sem quebrar nada por aí. Mas acho que vou tentar, não sou muito de cantar pneu mesmo. Espero que as reduções do câmbio automático para ultrapassar não sejam suficientes para quebrar alguma coisa, senão vai ficar feio pra Hilux :putz:
[]´s

Davi

Davi_RB
07/04/2006, 12:27
Homero,
Eu arqueei as molas traseiras sim, deve ser este o problema.Será que vale a pena pedir pra alguém mexer ou as chances de piorar são maiores?

Davi

freitasjr
07/04/2006, 13:12
Uma duvida que nao tem nada haver com Hilux :lol:
a L200 sport tem o diferencal trazeiro bloqueado??? e a RS tem ??? um amigo disse que a sport tem e a RS tem um botão pra acionar o bloqueio :roll: não sei nao


Sei que as L200 Sports contam com um sistema de bloqueio do diferencial traseiro por meio de um botão (R/D-Lock) instalado no painel.

Quanto as L200 RS não sei.

abs, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Homero
07/04/2006, 15:58
Davi_RB,

O que eu sei sobre a Hilux é de conversar com o chefe da oficina da Toyota que uso.O sujeito alem de competente tem uma atitude de resolver os problemas e foi graças a ele que o meu desnível foi reparado(arqueamento ).

Outro dia conversando com ele ele me falou do calço para a solução do desnível , que só agora a partir de 2006 é que definiram um procedimento para o campo e inclusive para a produção.(até então sairam várias com desnivel).Falando em calço, comentei da Hilux do VictoW que ele havia subido a suspensão e então ele me disse que poderia ocorrer essa trepidação.Segundo ele é muito importante o angulo da flange do diferencial!!!.Aí concluimos que a adição de calço não alteraria esse angulo e que o arqueamento eventualmente poderia ser pior , a minha foi arqueada mas foi pouco e também a solução dada pela Toyota era o calço(mesmo na limha de montagem)

Quando vi seu post , respondi baseado nessa conversa.

Tinha ido no revendedor pois no FDS havia acendido a luz do filtro de diesel,trocaram o filtro em garantia , ele fotografou os residuos no fundo do"copo "do filtro e mandou para a Toyota.Quando fui pegar o carro , falei da flange quebrada do VictoW e ele me disse do problema de quebra do diferencial.

O problema de trepidar a traseira creio que deve ser algo critico do carro.

Tive uma Ranger que rebolava ao sair forte.Ela tinha como a Hilux o cardã traseiro em 2 pedaços com um rolamento/coxim no meio.Na Ranger a partir de um dado modelo , passou a ser inteirisso e resolveu esse problema.

A suspensão traseira da Hilux original é bastante firme(incomoda os passagiros de tras).Dependendo de como foi feito seu arqueamento , ela pode ter ficado mais macia e essa vibração pode ter aparecido em parte devido a isso .

Para tentar solucionar o problema eu tentaria o seguinte:

Homero
07/04/2006, 16:06
Ao subir a suspensão o angulo do ultimo pedaço do eixo cardã ficou com um angulo maior , sendo que o primeiro pedaço continou na mesma posição.

Então creio que deveria colocar calço no coxim do rolamento (nos 2 lados) de modo que o os 2 pedaços do cardã se aproximen de uma linha reta.

Homero
07/04/2006, 16:11
Isso também pode ser útil para o VictoW para forçar menos a flange que quebrou , pois divide o aumento de altura no comprimento total do cardã e não só no último pedaço e então o angulo do cardã em relação ao pinhão do diferencial fica menor e portanto menoe esfoço.


Homero

Homero
07/04/2006, 17:16
Davi_RB,


Põe uma foto do feixe de molas mostrando a fixação diamteira dela como ficou?

Homero

Davi_RB
07/04/2006, 22:32
Desculpa, Homero. Não sei se eu entendi. Tirar uma foto do feixe mostrando a fixação dianteira do que? Do cardã? Vou resgatar minha máquina fotográfica que a minha namorada dominou, daí tiro umas fotos. A tremida que dá não passa dos 20 km/h e é bem sutil, não interfere na dirigibilidade do carro, e acho que a suspensão traseira ficou mais macia sim..

valeu,

Davi

Davi_RB
07/04/2006, 22:34
Para os interessados: ouvi falar de uma Hilux modelo novo de curitiba com calços de carroceria, só não consegui descobrir onde o cara fez..

Homero
07/04/2006, 23:41
Davi_RB,

Desculpe está mal explicado:Queria ver a parte da frente do feixe onde ele é fixado no chassis(bucha).
Tem 5 molas no feixe:A principal que é a que fixada pelas buchas, a segunda logo abaixo , a terceira um pouco mais curta e mais duas outras mais grossas e bem mais curtas.No meu carro , as 3 primeiras se apoiam umas nas outras .Então essas 3 molas sustentam o carro sem muita carga.Ao se carregar elas cedem e encostam na quarta mola e aí a suspensão fica mais firme pois mais uma mola ajuda a sustentar o peso.Assim também deveria chegar a ultima mola.
O que eu quero ver é se o arqueamento feito deixou vão livre entre as primeiras molas , o que tornaria a suspensão mais macia.
Outra característica é que ao se acelerar, o torque nas rodas faz com que o eixo(junto com o diferencial) tenda a girar no sentido contrário ,e quem segura é o feixe de molas.A segunda mola é mais comprida que a principal , inclusive tem na extremidade dianteira um arc que fica envolta do alojamento da bucha da principal , apoiando nesta quando se acelera forte.Se houver espaçamento entre elas , ao acelerar o eixo traseiro vai oscilar mais o que pode ajudar na trepidação.

Como voce disse , é pequena a trepidação e se não te incomoda não teria problema(a minha Ranger fazia isso).
De qualquer maneira , o calço no coxim do rolamento que sugeri acrescentar é provavel que melhore essa característica , mas mesmo que não pelo menos vai aliviar o esforço na flange das cruzetas que pelo visto é um pouco fraca.
Creio que da para resolver com parafuso maior e algumas arruelas de calço no teu caso , para o VictoW talves um pedaço de ferro de espessura adequada com um furo mais parafuso maior.
A espessura do calço deve ser aproximadamente metade do tanto que subiu a suspensão.


Homero

Davi_RB
20/04/2006, 13:28
Homero, demorou mas consegui! Pelo jeito as primeiras três lâminas estão bem juntinhas, as originais são assim? O meu medo é que essa tremidinha possa aumentar ou desgastar alguma coisa rapidamente, afinal, se está tremendo é porque alguma coisa não está bem ajustada.
Valeu,
Davi

Homero
20/04/2006, 16:09
Me parece que está ok .As tres estando juntas a suspensão é mais firme.

Abaixo a foto da minha, o angulo da foto não esta igual a sua , mas as molas estão juntas o que é o normal nesse carro.

Homero
20/04/2006, 17:14
Abaixo um desenho tentanto representar o diferencial e o cardã.
A figura de cima representa a situação em repouso , onde se pode ver um desalinhamento entre o cardã e a saida do diferencial.Segundo o mec da Toyota esse desalinhamento é proposital pois ao se acelerar a reação ao torque faz com que o diferencial gire (porque a mola deixa) e se alinhe como vemos na foto de baixo.
Esse ajuste é o que é critico para essa trepidação que voce sente conform me disse o mec.

Eu perguntei da mola pois se els estivesse separada(as tres ) poderia ficar mais mole e permitir maior rotação.

Na minha , claramente o diferencial fica "olhando para o chão" parada.A sua parece que o diferencial "olha para cima".Pode ser impressão pela foto.
Se de fato está "olhando para cima" pode ser que o arqueamento foi maior na parte de tras .Ou então por acaso foi colocado um jumelo maior?

Voce por acaso calçou o rolamento central do cardã?

Homero
20/04/2006, 17:19
De qualquer maneira se a trepidação é pequena , pode não ser importante.
Voce testou na reduzida?Fica mais forte?

Homero

Davi_RB
18/05/2006, 23:40
A trepidação é pequena e continua, o diferencial não ta olhando tãão pra cima, mas parece estar mais pra cima que a sua. Creio que vou manter essa configuração até achar alguem de confiança para mexer nisso, estou procurando um mecânico bom para "adotar" meu carro já que a toyota daqui não serve pra nada.
Vou tentar postar umas fotos para mostrar como ficou com os pneus 33. Tive que trocar os aros para não pegar na suspensão, coloquei os aros do troller, que tem um centimetro de diferença no offset, mas já foi suficiente. Senti uma enorme diferença de estabilidade e desempenho em relação ao 32. O carro ficou bem mais fraco, mas eu não ligo muito para isso. Eu tinha uma bandeirante com pneus 33 e aro 15x7 e sentia o carro do mesmo jeito(em proporções maiores, é claro) que sinto agora, parece que o aro fica solto dentro do pneu e ocila lateralmente. Quando coloquei aros 15x10 na bandeirante resolveu completamente, mas na hilux acho difícil colocar esses aros. Primeiro que só conheço aros de ferro com esse tamanho, segundo que o offset é sempre muito negativo, o que deixaria os pneus muito pra fora, se mandasse mudar o offset acho que o aro bateria em alguns componentes da suspensao por dentro, sem contar que com aros 15x10 de ferro a diferença de peso é bem grande(eu peguei na mao um aro de liga e um de ferro p/ comparar) e acho que acabaria quebrando alguma coisa.
Abraços e obrigado pela ajuda.

Davi_RB
19/05/2006, 00:00
lat

Davi_RB
19/05/2006, 00:04
f lat

Davi_RB
19/05/2006, 00:09
susp

Homero
20/05/2006, 15:34
Davi_RB,

Ficou muito bonita.
Pela foto da suspenção a inclinação so semi eixo não deve causar problemas , está bem menor do que no caso do VICTOW.

Voce não conseguiria uma roda 15x8 que acho que melhoraria bem.Parece que a menor tala recomendada pelo fabricante do pneu é 8 ou 8,5.

Homero

VictoW
12/07/2006, 11:15
Davi_RB

vc arquiou o a trazeira e a dianteira o q vc fez pois qnd monteis os 33 sem fazer nenhuma alteração eles ficavam praticamente colados no paralama

Igor Rodas
09/06/2007, 02:47
Oi, VictoW, sou novo no topico, adorei a tua hilux, gostaria de saber se voce conseguiu o contato de aquela hilux do TRANSPARANA, estou aval.iando opcoes para levantar a minha, ja agradezo, un abrazo. IGOR

romeu
09/06/2007, 09:04
Se todo mundo que compra esse carro fizesse isso, o mundo seria melhor, as ruas mais bonitas, o céu mais azul, os campos mais verdes... e tudo mais, pq o que não dá é ver carinha metendo aquelas rodas ridículas de 98 polegadas, o carro fica mais feio que o cão chupando manga olhado pro sol pingando limão no olho, peloamordedeus. Juro que peguei ódio de hilux por causa disso, mas essa aí é uma luz no fim do tunel, quem sabe os FELAS DA P.... que fazem essas merdas no carro vejam essa hilux e mudem as suas vidas para sempre.... palhaço que é palhaço compra carro de passeio pra mexer pq o pau não levanta, e não uma hilux, toyota é carro pra macho, não é carro pra broxa.

Parabéns , vamos mudar o mundo agora. hehehehe

pirel
09/06/2007, 19:15
Se todo mundo que compra esse carro fizesse isso, o mundo seria melhor, as ruas mais bonitas, o céu mais azul, os campos mais verdes... e tudo mais, pq o que não dá é ver carinha metendo aquelas rodas ridículas de 98 polegadas, o carro fica mais feio que o cão chupando manga olhado pro sol pingando limão no olho, peloamordedeus. Juro que peguei ódio de hilux por causa disso, mas essa aí é uma luz no fim do tunel, quem sabe os FELAS DA P.... que fazem essas merdas no carro vejam essa hilux e mudem as suas vidas para sempre.... palhaço que é palhaço compra carro de passeio pra mexer pq o pau não levanta, e não uma hilux, toyota é carro pra macho, não é carro pra broxa.

Parabéns , vamos mudar o mundo agora. hehehehe

http://www.leandrini.com.br/fotos/toyota/toyota0079.jpg
http://www.leandrini.com.br/fotos/toyota/toyota0077.jpg

Rogério Silva
09/06/2007, 21:50
Gosto é gosto, eu particulamente achei essas rodas muito firme, curto mais esse estilo do que o off-road, só não coloco rodão na minha pq ela vai ficar mais dura do que já é, mesmo com as rodas originais.

Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 09:53
Essas são as rodas certas no veículo errado! Ou vice versa? :parede::parede::parede:

Waldir Carlos
10/06/2007, 12:17
Mesmo diante do respeito que tenho ao colega Rogério Silva [...Ele foi um dos mais me incentivou e ajudou na decisão e escolha da Hilux] e a qualquer outro que pense igual [...Gosto é gosto!], quando falamos de "reestilização" de picapes, ouso dizer o seguinte:


Embora me considere um usuário com perfil bem mais ON do que OFF ROAD, jamais "rebaixaria" essa [...Ou qualquer outra 4x4] picape. Na MINHA opinião, a própria Toyota já se encarregou de "modernizar" a Hilux SRV. Alguns até afirmam que ela tem muito plástico, é "frágil" e se parece com um sedan! Vejo alguns exageros nisso, embora reconheça que a SRV é uma picape diferente da valente SR5. Mas, isso NÃO significa que ela foi projetada para asfalto; apenas!


Resumindo:

Como me enquadro na categoria digamos "peso leve", fujo dos extremos. Quando a Águia Negra desembarcar em terras brasileiras, penso em deixá-la ORIGINAL. No futuro, quando o bolso se reequilibrar, talvez eu retire aqueles tão criticados "pneuzins" e meta uns sapatos YOKOHAMA ou BF.

[]s

murilloaquino
10/06/2007, 12:37
Waldir, na minha opinião se eu fosse vc, antes de retirar a camionete da concessionária, procuraria por uma loja d pneus q poderia receber os seus pneus e ja troca-lo por yokohama ou por michellin na medida 265/70 r15.
Dessa maneira, a diferença q vc vai pagar é muito baixa, alem de ter um otimo custo beneficio.Aqueles pneus originais da hilux são HORRIVEIS...
A medida ideal para o cambio automatico eu considero o 265/70.Os 31x10.5 ja pode alongar a transmissão, perdendo a otima relaçao de marchas que tem na hilux...
Tá aí uma sugestão...

Waldir Carlos
10/06/2007, 13:28
:concordo::concordo: Brigadão Murillo! Agradeço tua opinião e concordo integralmente com ela, mas a grana tá no limite. Além disso, fiz uma sondagem na única revendedora Michelin na cidade e eles me disseram que NÃO aceitam trocar. De qualquer forma, assim que eu retornar à terrinha [...Estou viajando] vou ver isso na revenda YOKOHAMA.

Importante essa questão do "calibre" dos pneus... Não entendo nadica da relação câmbio AT vs diâmetro das rodas e tal. Então, para NÃO sacrificar a "engenharia" do projeto, se sobrar uma graninha, posso colocar [...Sem medo de errar!] os BF 265x70 R15. E os YOKO G051, o que me diz?

:palmas::palmas:

[]s

murilloaquino
10/06/2007, 13:35
Tanto os BF como os yoko e michelin, sao muito bons.
Eu no meu caso colocaria os yoko modelo http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58
São at, mais com um desenho mais on, é um pneu mais reforçado e ainda com o indice de velocidade alto.
265/70 r 15 iria alterar muuuito pouco a relaçao, praticamente nada.Já os 31 10.5 é um pneu mais alto, do tipo 267/75 r5.Ai, tira um pouco da otima relaçao do cambio automatico da hilux.
É so uma modesta opiniao.Normalmente, quem troca esses pneus sao revendas multi-marcas.Eu acredito q nao seja dificil, pq tem muito comprador de hilux que compra somente os pneus originais do carro de reposiçao, mesmo sem saber q existem melhores, ou apenas por achar q os originais são os melhores...
Boa sorte pra vc, e o melhor momento de trocar é agora com os pneus novos.Alem de que vc fica muito tempo com os pneus, normalmente a durabilidade desses originais é em torno de 40.000, sendo que com os outros, irá ultrapassar facilmente essa marca.Pense nissoo...
:P

Waldir Carlos
10/06/2007, 13:53
De novo, obrigado camarada. Bom, mesmo correndo o risco de alguém dar uma bronca em "nóis" [...É chat?], já que estamos falando de pneus, quero dizer que é um assunto que carece de esclarecimento. Além dessas tuas importantes opiniões, também estou me baseando em ajuda de outros colegas aqui do fórum.

Semanas atrás, troquei umas idéias com o ramonpoa. Veja o que ele afirma nesse quote abaixo:



d) pneus originais: já ouvi falar muito mail deles.... sou um apaixonado por pneus e fiquei entre o G051 e o Michelin Syncrhone....não sei se vale tanto a pena. BF? tem uns a favor e outros contra.... Veja os posts do Bruno Sander que pos o BF e os acha HORRÍVEIS...
Falam que os BF duram 100 mil... Não ligo para isso, pois podem durar 30, desde que sejam macios, grudem no asfalto, em tempo seco ou molhado... a durabilidade vem sem segundo plano. Outro item, colocar um pneu AT, como BF ou Supper Digger na Yokohama para andar 90% no asfalto???? mais barulhentos, agarram menos no seco e no molhado que um "ht-s" (on road 80% off road 20%)... são bonitos (mais brutos, etc...) mas só se o camarada pegar muito BARRO.... (porque de areia os AT são piores que os HT)...... em pneus quero uns que GRUDEM no chão e sejam MACIOS....e SILENCIOSOS... os AT não combinam com isso

Abraços

E agora? Considerando que sou um usuário bem mais ON ROAD, mas que também quer encarar uma "laminha básica", como reunir em um só tipo de pneu: Beleza, maciez, baixo nível de ruído e durabilidade? Pode ser nessa ordem.

:concordo::concordo:

[]s

freitasjr
10/06/2007, 14:36
Tanto os BF como os yoko e michelin, sao muito bons.
Eu no meu caso colocaria os yoko modelo http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58
São at, mais com um desenho mais on, é um pneu mais reforçado e ainda com o indice de velocidade alto.
265/70 r 15 iria alterar muuuito pouco a relaçao, praticamente nada.Já os 31 10.5 é um pneu mais alto, do tipo 267/75 r5.Ai, tira um pouco da otima relaçao do cambio automatico da hilux.



Concordo plenamente com o Murilo; acho os Yoko bem melhores que os BF's que são pneus duros e patinam em qualquer laminha... a única vantagem é a durabilidade que chega aos 80/90 mil Km rodados(por isso é q são duros), acho que o pneu que mais dura.

murilloaquino
10/06/2007, 14:38
É, ja postei aqui algumas vezes, que na durabilidade os bf´s ganham.No meu caso, optei pelo desempenho ao inves da durabilidade.Estou com 36.000 km e axo q tem borracha pra mais uns 15 a 20...
Nesse modelo novo da yoko, perde-se um pouco no off, mais ganha bastante no ON, ate na questão durabilidade por ser um projeto novo.Eu chuto uma durabilidade nesse novo desing em torno de 60 a 70.000 km...
Eu investiria nele...

freitasjr
10/06/2007, 14:44
Esse fórum ta maluco, eu ponho as frazes e ele corta... vai o restante em outra Msg:

Os Yokohamas, são mais macios(vc sente menos os impactos dos desníveis da estrada) e possuem maior aderência.

Além disso, os BF's Não existe na dimensão 265/70 R15, e 31" já pode prejudicar a relação de marchas do AT. Já os Yoko tem na relação 265/70 R15.

Um abraço e parabéns na aquisição da sua bela camionete Waldir :palmas:. Quando adquiri-la, estreia em uma boa "laminha" Ou num passeio em cima das Dunas de areia bem fofa :lol: :concordo: ; atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
10/06/2007, 14:49
É, ja postei aqui algumas vezes, que na durabilidade os bf´s ganham.No meu caso, optei pelo desempenho ao inves da durabilidade.Estou com 36.000 km e axo q tem borracha pra mais uns 15 a 20...
Nesse modelo novo da yoko, perde-se um pouco no off, mais ganha bastante no ON, ate na questão durabilidade por ser um projeto novo.Eu chuto uma durabilidade nesse novo desing em torno de 60 a 70.000 km...
Eu investiria nele...



Eu Não apostaria tanto nesta característica Off dos BF's não Murilo. Já tive eles, e posso dizer que são bons na areia fina e fofa; agora na lama, basta uma laminha que patinam p/ caramba... até no molhado, neste quesito Off(lama e molhado) até os Pirelli AT(que em durabilidade são uma droga) são melhores.

Rogério Silva
10/06/2007, 20:16
Wardir, rebaixar tbm acho escroto, gostei apenas das rodas, mas em nossas ruas emburacadas, essas rodas devem viver empenadas, além de deixar a picape dura demais.
Realmente, se soubesse antes desses defeitos nos pneus originais da hilux, os teria trocado por outros ainda na concessionária, mas qd percebi q eram ruim, ja tava usados, agora vou esperar eles ficarem gastos pra poder trocar. Waldir, qd tu pegar tua picape, puxa nela uns 100 a 120, e vê como ta o alinhamento e balaceamento dela, pois o próprio chefe da oficina da toyota daqui me falou q a maioria delas vem desbalanceada. No caso da minha além de desbalanceada, tava descambada tbm.

Waldir Carlos
11/06/2007, 12:00
Um abraço e parabéns na aquisição da sua bela camionete Waldir :palmas:. Quando adquiri-la, estreia em uma boa "laminha" Ou num passeio em cima das Dunas de areia bem fofa :lol: :concordo: ; atenciosamente, Francisco de Freitas...

:concordo::concordo: Brigadão Freitas. Pode deixar amigo, minha "praia" é rodovia, mas prometo que vou começar a treinar numa laminha básica... he, he, he.



Waldir, qd tu pegar tua picape, puxa nela uns 100 a 120, e vê como ta o alinhamento e balaceamento dela, pois o próprio chefe da oficina da toyota daqui me falou q a maioria delas vem desbalanceada. No caso da minha além de desbalanceada, tava descambada tbm.

:concordo::concordo: Beleza Rogério! Vou considerar sim essa tua sugestão. De tanto ler relatos citando esses desbalanceamentos, estarei atento. PQP, como se explica um carro sair da montadora com esses tipos de "descuidos"? :parede::parede:

[]s

AKPG
11/06/2007, 12:04
PQP, como se explica um carro sair da montadora com esses tipos de "descuidos"? :parede::parede:
[]s

Waldir, tem explicação sim: Hermanos!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Na verdade queria ter escrito outra coisa, mas poderia criar muita polêmica!!! Hehehehe

AKPG
21/11/2007, 20:48
REATIVANDO O TÓPICO.

VictoW e Davi_RB,

E ai? Depois de todo este tempo, como estão as pkps de vocês? Ainda estão usando os 33? Vcs alteraram mais alguma coisa na suspensão?

Tenho vontade de colocar os 33 na minha SRV AT. Por isso, gostaria que vocês atualizassem aqui no fórum o que aconteceu desde então, pois já faz mais de um ano que vcs postaram algo neste tópico.

Obrigado pela ajuda.

murilloaquino
21/11/2007, 21:31
Alê, mesmo com a otimaa relação do cambio, vc terá coragem de colocar o 33?
Se fosse minha, colocava uns 31 no maximo e ficaria feliz...

AKPG
21/11/2007, 22:58
Alê, mesmo com a otimaa relação do cambio, vc terá coragem de colocar o 33?
Se fosse minha, colocava uns 31 no maximo e ficaria feliz...
Murillo,

Vamos ver o que vai dar. Estou começando a pesquisar o assunto. Quem sabe....

Um abraço,

VictoW
25/03/2008, 11:13
Em março de 2006 levantei a hilux que na ocasião estava com 20.000 km, desde la já tive que troca os 33 pois rodei nada mais nada menos que 120.000 km com a carro levando.

Claro que quando ia fazer algum serviço de garantia levava o carro baixinho.

Pois bem o carro simplesmente agüenta o tranco, claro que tive que troco pivôs mais vezes que com pneus originais, outra questão e que a embreagem sofre bem mais usada nessas condições.

No mais quem tiver outra hilux rodando com os 33 favor informar o que fez, para coloca-los, como sua solução se comporta, etc.

Quem souber como importa peças da argentina de inf pois quero compra um pára-choque especial.

edpadilha
25/03/2008, 18:33
Pessoal.


A imaginacao nao tem limites, verifiquem no site e poderao ver Hilux usando ate pneus 38", tb podem ver a prado e a forntier SEL!
http://www.arctictrucks.com/?PageID=1315

VictoW
26/03/2008, 13:35
Pessoal.


A imaginacao nao tem limites, verifiquem no site e poderao ver Hilux usando ate pneus 38", tb podem ver a prado e a forntier SEL!
http://www.arctictrucks.com/?PageID=1315

já tinha visto....

prefiro nem comentar...
simplesmente perfeito........



alguem já fez contato com a empresa? Pra ver quanto é $$?

se a minha com 33 tava lindo que dira com 35 ou 38 só axo que o vão livre entre o pneu e o fender e muito pequeno mais....... agent da um jeito

AKPG
26/03/2008, 22:42
VictoW,

Coloca mais fotos da sua Hilux com 33 para a galera se animar.

Estou tentado viabilizar uma esticada até a Argentina para comprar o kit de suspensão da Hilux. Depois disso, o caminho está aberto para os 33.

Entre no site www.shopping4x4.com.ar (http://www.shopping4x4.com.ar) e divirta-se. Se não conhece, vc vai ficar doido com o que tem lá para a Hilux.

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
27/03/2008, 07:49
VictoW,

Coloca mais fotos da sua Hilux com 33 para a galera se animar.

Estou tentado viabilizar uma esticada até a Argentina para comprar o kit de suspensão da Hilux. Depois disso, o caminho está aberto para os 33.

Entre no site www.shopping4x4.com.ar (http://www.shopping4x4.com.ar) e divirta-se. Se não conhece, vc vai ficar doido com o que tem lá para a Hilux.

Um abraço,

Alexandre,

Sem querer ser um desmancha prazeres, mas de praxe já sendo: A Hilux com um kit de suspensão desse tipo perde muito em dirigibilidade. A Hilux tem o caster variável que vai zerando a medida que a suspensão sobe. Com menos caster a Hilux fica tendendo para o lado da inclinação da pista e o volante não vai querer voltar depois de uma curva.
Isso tudo porque a Hilux tem na dianteira os braços da suspensão inclinados justamente pra compensar favoravelmente o caster nas freadas e com carga que fazem a suspensão baixar. Com esse lift o efeito é contrário. Pode ficar muito perigoso dirigir a Hilux com eles.

Um kit de suspensão para Hilux teria que ser bem mais elaborado que esse ou é preferível um Body lift.

AKPG
27/03/2008, 20:37
Walter,
Não tem essa de desmancha prazeres não. Aqui "nóis" escuta tudo. Eu não entendo porr@ nenhuma de suspensão. A única q eu entendo é a do Troller, de tanto que eu já montei e desmontei aquela porcaria!!!! Porém não me pergunta o nome de nada que não vou saber dizer.

Vou tentar perguntar para os caras que fabricam este kit na Argentina ou na Austrália sobre o que você falou e ver se consigo descobrir algo. O maior problema vai ser traduzir o que vc falou para o espanhol ou para o inglês.... To lascado.

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
27/03/2008, 22:09
Walter,
Não tem essa de desmancha prazeres não. Aqui "nóis" escuta tudo. Eu não entendo porr@ nenhuma de suspensão. A única q eu entendo é a do Troller, de tanto que eu já montei e desmontei aquela porcaria!!!! Porém não me pergunta o nome de nada que não vou saber dizer.

Vou tentar perguntar para os caras que fabricam este kit na Argentina ou na Austrália sobre o que você falou e ver se consigo descobrir algo. O maior problema vai ser traduzir o que vc falou para o espanhol ou para o inglês.... To lascado.


O braço da suspensão inclinado é esse aí da foto:

http://img248.imageshack.us/img248/2297/toypc1.jpg

marcos ambrogi
27/03/2008, 23:03
Falando em Hilux, como não vejo muito proprietários falando de suas condições off-road, neste último feriado fui a Brotas/SP e peguei umas estradas em canavial. Com havia chovido tinha bastante barro. Estranhei um pouco o câmbio automático na lama. Sem tração, pra dar aquelas derrapadas em curvas, fiquei um pouco assutado. A picape fica difícil de controlar. Quase porrei no barranco. Credito isso mais à minha falta de experiência. Mas se fosse uma mecânica eu teria melhor controle (pensarei nisso qdo for trocar). A picape se comporta legal. É firme traçada. Passa segurança ao dirigir. Dei uns saltos (tem tipo umas rampas que eu acho que é pra segurar os nutrientes quando chove), ficando com as rodas livres do solo. A suspensão dianteira é legal. A traseira é durona´. Transmite quaisquer pancadas, mas é firme. Achei que a tração demora um pouco pra entrar (prefiro o sistema da ranger, por mais que critiquem). OS BF são foda. Muito bons. Aparentemente até agora não vi problemas pelo uso severo. Só uns nhek nhek na traseira (mas a ranger ficava assim também). Não sei se é barro que ressecou. Como ainda não consegui lavar espero que seja só por isso.

A propósito, alguém aqui de São Paulo capital recomendaria alguma oficina pra fazer manutenção?

Abraços.

AKPG
28/03/2008, 07:00
Walter, valeu pela foto. Vou estudar o assunto.

Marcos, ainda não precisei usar a concessionária Toyota desde que tirei a pkp. Ela está com 7 mil km e ainda não apresentou nenhum problema. Se continuar assim, ela irá somente na revisão dos 10k. Irei usar a própria concessionária que me vendeu o carro.
Quanto ao câmbio AT no barro, eu prefiro em relação ao MT. E vc pode trocar as marchas do AT como se fosse o MT e então pode fazer tudo o que faria com um câmbio manual.

Um abraço,

dudarj
28/03/2008, 10:47
Pesquisando na net encontrei este kit australiano de 3,5"

Será que dá pra montar uma reprodução dele aqui no Br?

http://www.ultimatesuspension.com.au/products_smartlift_hilux.php

Walter L. L. Casitta
28/03/2008, 11:09
Pesquisando na net encontrei este kit australiano de 3,5"

Será que dá pra montar uma reprodução dele aqui no Br?

http://www.ultimatesuspension.com.au/products_smartlift_hilux.php

Esse sim é um Kit decente...

VictoW
29/03/2008, 22:57
Pesquisando na net encontrei este kit australiano de 3,5"

Será que dá pra montar uma reprodução dele aqui no Br?

http://www.ultimatesuspension.com.au/products_smartlift_hilux.php

esse kit fico muito bom mesmo a frente bem alta.... o carro ta reto não embicado como o original

tipo não vi fotos do da Arctictrucks mais axo que deve ser muito bom tbm....


sonhos de consumo

VictoW
31/03/2008, 00:04
http://www.youtube.com/watch?v=5rOGmGXcR7M

Davi_RB
17/04/2008, 18:56
Oi, só vi o tópico agora..
Nao uso mais pneus 33 porque aros 15x10 e 15x8 ficam muito pra fora, e no 15x7 fica muito instável. Estou usando 285/75/16 em aros 16x8, fica melhor pra dirigir, mas os 33 sao mais largos, ficam mais bonitos. andei uns 100.000 km com ela levantada e tive que trocar um pivo ou sei la q peça q era. Custou 250 reais se nao me engano. É isso ai... ainda procurando aro 15x9ou10 com offset correto e pensando em por bodylift.

Igor Rodas
13/11/2008, 18:42
Oi, amigos do forum, agradeso a todos pelos conhecimentos compartilhados neste topico, que ten me guiado muito na desição de como levantar a minha Hilux, uma SRV AT 2007.
Planejo trocar a suspenção diantera e levantar 4 polegadas, na traseira por encuanto só colocarei calços.
Colocarei pneu 315/70/17 (quase 35"), e sei que sofrirei con a perda de potença, então decidi que devo trocar tamben as relações de diferencial, pelas minhas contas deverei passar de 3,73 (original) para 4,56. Gostaria a ajuda de voces para encontrar esta relação para a traseira.
Quando tiver as peças estarei postando fotos. Saludos Igor.

Gouveia
13/11/2008, 20:23
Oi, amigos do forum, agradeso a todos pelos conhecimentos compartilhados neste topico, que ten me guiado muito na desição de como levantar a minha Hilux, uma SRV AT 2007.
Planejo trocar a suspenção diantera e levantar 4 polegadas, na traseira por encuanto só colocarei calços.
Colocarei pneu 315/70/17 (quase 35"), e sei que sofrirei con a perda de potença, então decidi que devo trocar tamben as relações de diferencial, pelas minhas contas deverei passar de 3,73 (original) para 4,56. Gostaria a ajuda de voces para encontrar esta relação para a traseira.
Quando tiver as peças estarei postando fotos. Saludos Igor.

Qual é o modelo de diferencial da Hilux? Dana? se for é fácil achar 4,56.

JCassio
13/11/2008, 20:53
Qual é o modelo de diferencial da Hilux? Dana? se for é fácil achar 4,56.

Gouveia

Pelo que sei, o diferencial da Toyota é fabricado por ela mesma.

Mas nos EUA existem relações diferentes para alguns modelos de eixos fabricados pela Toyota. Resta descobrir se a Hilux brasileira usa ou nao esses eixos, pois em caso afirmativo, existem conjuntos coroa e pinhao com relações semelhantes a 4.56

Um abraço.

Igor Rodas
13/11/2008, 22:13
Gouveia

Pelo que sei, o diferencial da Toyota é fabricado por ela mesma.

Mas nos EUA existem relações diferentes para alguns modelos de eixos fabricados pela Toyota. Resta descobrir se a Hilux brasileira usa ou nao esses eixos, pois em caso afirmativo, existem conjuntos coroa e pinhao com relações semelhantes a 4.56

Um abraço.

Amigos JCassio e Gouveia, na carcaça do diferencial ten a inscrição dana, mas na toyota me diseram que é só a carcaça, e que o nucleo seria da toyota mesmo, mas é diferente ao das toyotas que tem nos EUA, justamente a minha duvida é por causa diso.
Espero que alguem aqui no forum possa tirar a duvida.
Obrigado Igor Rodas