PDA

Ver Versão Completa : Street Kart

HeitorSampaio
11/06/2016, 13:36
Senhores, saudações!

Seguinte, viajando pelo YouTube, dei de cara com um video de um cara que montou seu próprio carro. Estilo kart, mas pra rua, lembra de longe um Ariel Atom. Achei SENSACIONAL e resolvi fazer o meu. Segue o video referencia:

https://www.youtube.com/watch?v=8FaJK9Qn_xc

Poooorem, eu nunca fiz nada do tipo e não faço a menor ideia de como e por onde começar e por isso peço a ajuda dos senhores pra concretizar esse projeto.

Meu objetivo é conseguir legalizar o carro como prototipo, para poder andar na rua. Já estou mais ou menos sabendo dos requisitos, isso não deve ser problema.

Então, estou aceitando toda e qualquer sugestão dos amigos entendidos do assunto. Penso que o processo deve ser semelhante a construção de uma gaiola/kart/kart cross.

Minha ideia, a principio, é usar um motor de Hornet, transmissão por correia mesmo e suspensão independente.

Algumas perguntas:

1. O chassi vai ser tubular. Qual material é o mais indicado? Qual o diametro? Espessura dos tubos?
2. Qual motorização vocês indicariam?
3. Qual tipo de transmissão?

Se alguem tiver conhecimentos de SolidWorks ou SketchUp Pro, que possa dar uma ajuda pra montar o projeto, seria muito bom!

Amigos, desde ja agradeço e fico no aguardo!

Flávio Cadore
11/06/2016, 13:53
Heitor, o motor de Hornet é um bom motor mas para andar na rua é obrigatório ter marcha ré, o que a Hornet não tem.
O ideal é motor de carro, tubos de Ø 38,1 e Ø 31,75 mm com parede de 2,65 mm e 3 mm.
É um serviço bem trabalhoso!!!

HeitorSampaio
11/06/2016, 13:59
Flavio, usando motor de carro, como ficaria a questão da transmissão? Teria que encaixar a caixa? Quero fazer ele do menor tamanho possivel, o mais semelhante possivel ao do video em termos de tamanho.

Flávio Cadore
11/06/2016, 14:23
Tem que usar caixa transversal do próprio motor para que fique pequeno...só não pode ser tão pequeno quanto este do vídeo porque fica inseguro...e até por falta de espaço para os assessórios necessários.
Mesmo tendo o mesmo entre eixos de um carro normal ele parenta ser pequeno...se inspire no Aton que é melhor.

Arildo MT
11/06/2016, 14:35
Um conjunto motor/cambio/diferencial/elétrica/ecu do uno fire, sera que fica bom, a posição do radiador no video não achei boa.

HeitorSampaio
11/06/2016, 14:35
Valeu Flavio, preciso dar uma estudada melhor nas dimensoes. Preciso aprender a usar os programas de CAD. Talvez fazer um "mini" Atom ficaria bom. A ideia é fazer um carro bem pequeno mesmo, monoposto, que caiba só o necessario pra rodar na rua e nada mais.

HeitorSampaio
11/06/2016, 14:37
Um conjunto motor/cambio/diferencial/elétrica/ecu do uno fire, sera que fica bom, a posição do radiador no video não achei boa.

Arildo, seria uma boa opção sim. Mas usando motor de carro eu partiria para um ap 1.6, eu acho.

Flávio Cadore
11/06/2016, 14:52
É, precisa de um motor de bom tamanho. 1.6 ou 1.8 ... o 1.6 do Kia Cerato acelera que é uma beleza.

Flávio Cadore
11/06/2016, 14:57

A posição do radiador não ajuda nada não...a primeira pedrinha que voar vai furar o radiador. Na minha gaiola eu instalei em cima do motor juntamente com um defletor de ar que guia o ar pelo radiador, ficou show de bola.
A minha gaiola é esta: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

OBS: não tem foto da gaiola com o defletor de ar instalado.

HeitorSampaio
11/06/2016, 15:01
É, precisa de um motor de bom tamanho. 1.6 ou 1.8 ... o 1.6 do Kia Cerato acelera que é uma beleza.

Não pretendo criar um monstro, não por enquanto. Minha primeira criação, quero fazer algo seguro e divertido. Acho até que um motor 1.0T ja daria conta da diversão. Como o uso seria em cidade mesmo, nem tem muito pq fazer um monstro. Outro fator é que vai ser um carro bem leve, então muita potência talvez deixaria ele perigoso demais.

Flávio Cadore
11/06/2016, 15:06
1.6 não é muita potência não...acho até que ficaria mais perigoso um 1.0 Turbo do que um 1.8 por causa do "soco" que a turbina dá.
O bom de ter força a mais é na hora do "subidão"...sobe tranquilo, tranquilo.
A minha pesa 700 kg, pneus grandes e sobe qualquer coisa.

Arildo MT
11/06/2016, 15:11
Qual peso total, acho que a relação peso x potencia fica interessante pra 1.0 básico se for até uns 600 kg, mas não entendo nada de gaiola, não esquecendo que estes conjuntos de tração dianteira, colocados na traseira vão anda pra frete quando engatado a ré, como resolvem isso?

Flávio Cadore
11/06/2016, 15:14
Não muda nada, é só instalar o motor na traseira, a única coisa que fica invertida é a saída do trambulador das marchas, mas isso tem jeito.

Arildo MT
11/06/2016, 15:22
Foram meus 5 segundos de bobeira de hj, entendi, estava imaginando a inversão do conjunto, mico.

HeitorSampaio
11/06/2016, 15:25
1.6 não é muita potência não...acho até que ficaria mais perigoso um 1.0 Turbo do que um 1.8 por causa do "soco" que a turbina dá.
O bom de ter força a mais é na hora do "subidão"...sobe tranquilo, tranquilo.
A minha pesa 700 kg, pneus grandes e sobe qualquer coisa.

Não faço a menor ideia do peso final do carro. Mas considerando que esses carros novos, um motor 1.0 ta gerando média de 80cv, pra puxar média de 1 ton, um 1.6 deve gerar uns 100~110cv pra puxar uns 500kg, já dobra a relação.

Como funciona a caixa transversal do proprio motor? Como isso funcionaria no carro?

Flávio Cadore
11/06/2016, 15:32
Me referi a usar motor e caixa do Gol, por ex. Ou do Uno se preferir.
A relação peso/potência fica mais vantajosa para o street kart, com certeza.

HeitorSampaio
11/06/2016, 16:01
Me referi a usar motor e caixa do Gol, por ex. Ou do Uno se preferir.
A relação peso/potência fica mais vantajosa para o street kart, com certeza.

Sim sim. Mas, por exemplo, no video, não consegui visualizar a caixa e ele fala algo sobre o eixo do motor ja estar na altura do eixo das rodas. Entendo um pouco de mecanica básica, mas sou bem leigo nessas coisas mais avançadas.

Flávio Cadore
11/06/2016, 16:24
Se ele usou o motor do Civic, é bem provável que a caixa também seja do Civic.
Eu não entendo em inglês mas deve ser aquela parte que ele mostra o eixo que sai da caixa alinhado com o centro da roda.

HeitorSampaio
11/06/2016, 16:35
Eu não entendo em inglês mas deve ser aquela parte que ele mostra o eixo que sai da caixa alinhado com o centro da roda.

Sim, exatamente. Tens ideia, por cima, de quanto precisa medir o compartimento do motor?

HeitorSampaio
11/06/2016, 18:39

Já resolvi essa questão. Qual material indica para os tubos?

Flávio Cadore
11/06/2016, 21:20
Sim, exatamente. Tens ideia, por cima, de quanto precisa medir o compartimento do motor?

Outro dia eu medi a largura de motor/caixa transversal de um Gol e deu 90 cm.

Flávio Cadore
11/06/2016, 21:23
Já resolvi essa questão. Qual material indica para os tubos?

A estrutura ficaria boa e resistente com tubos de Ø 38,1 com parede de 2,65 mm. Em alguns pontos da estrutura vc pode usar tubos menores.
Para as bandejas tubos de Ø 31,75 com parede 4 mm.

HeitorSampaio
12/06/2016, 10:39
A estrutura ficaria boa e resistente com tubos de Ø 38,1 com parede de 2,65 mm. Em alguns pontos da estrutura vc pode usar tubos menores.
Para as bandejas tubos de Ø 31,75 com parede 4 mm.

Aço 1020 é suficiente?

Flávio Cadore
12/06/2016, 14:10
O certo mesmo seria fazer com tubo Schedule, sem costura, mas é 3 vezes mais caro, em média, que o 1020.
A minha eu fiz com 1020, geralmente é o que se faz.

HeitorSampaio
13/06/2016, 17:32
O certo mesmo seria fazer com tubo Schedule, sem costura, mas é 3 vezes mais caro, em média, que o 1020.
A minha eu fiz com 1020, geralmente é o que se faz.

Desocobri hoje, ser quase impossivel legalizar, visto que, agora é necessario aribag e abs. O que tornaria o projeto muito caro e muuito mais dificil de realizar. Entao, nada de legalização, agora é brinquedo pra kartodromo e trackday.