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Ver Versão Completa : AJUDA - Regulagem de velocímetro do Jimny



Caiokv
09/06/2016, 14:47
Olá pessoal,

Tenho um Jimny com pneus BF MUD 235/85R16 e rodas 16x8. Nas trilhas ele virou um monstro, porém o diâmetro das rodas está em 31,7", e isso causa uma grande diferença no velocímetro. Quando estou a 100 Km/h no GPS o velocímetro marca apenas 85 Km/h, ou seja, 18% de erro (de 85 para 100).

A Suzuki (Pro Auto) não faz a regulagem do velocimetro, e uma loja de Jundiaí (Aimoré) diz que não tem como, pois é digital.

Até agora a única solução que me apresentaram foi colocar um velocímetro no painel, porém essa seria a última alternativa.

Alguém tem alguma ideia de como regular o velocimetro original?

Obrigado!

Leo cascao
10/06/2016, 09:31
desmonta o painel, imprime outro "fundo" do velocímetro em adesivo e cola sobre esse ai.

Caiokv
16/06/2016, 00:11
Pensei em fazer isso, mas a iluminação do painel ficaria muito ruim...

Arildo MT
16/06/2016, 02:28
Talvez troca da engrenagem do sensor de velocidade, troca do sensor, acrescentar resistência ao circuito, procure pelo usuario Sassagudo e pergunte em algum tópico dele, ele conheçe bem a elétrica/eletrônica do jimny e pode te dar ideias.

GWC
16/06/2016, 18:41
Realmente a iluminação original já não é das melhores, mas já pensou em fazer um esquema como carros que possuem velocimetro com Milhas e km/h? um contact com a nova impressão do velocímentro com diâmentro menor do que o original... pode ser mais simples...Tbm vi em algum lugar do fórum alguém que trocou a iluminação original por leds e ficou muito melhor....
Caso isso não te agrade faça como o Arildo disse, procure o Sassagudo e pergunte pra ele!
Boa sorte com sua busca aí e nos informe do resultado!


Abs
Wagner



Pensei em fazer isso, mas a iluminação do painel ficaria muito ruim...

Caiokv
16/06/2016, 23:56
Achei um loja em São Paulo (Velobakar) que coloca um filtro depois do sensor, que altera o sinal conforme necessário, mas custa 400 reais.
Vou procurar o Sassagudo pra ver se ele tem alguma dica também!

jabbur
06/04/2017, 20:05
Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

Obrigado,

Sassagudo
09/04/2017, 12:46
Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

Obrigado,

Bom dia Amigos!

Entre diversos outros projetos para o Jimny, meio que em multitarefa... bom, terminei o modulador de farol e um alarme para pressão de óleo, útil em situações de inclinação extrema. Logo posto aqui imagens e descrição.

O alarme ainda sendo desenvolvido e o módulo de potencia na fila. Este será mais demorado. Está sendo muito subjetivo avaliar o ganho de potência.

Estou começando a desenvolver a desenvolver um corretor de velocimetro/odometro para o Jimny.
Existe um sensor Hall na caixa de transferência que gera um certo número de pulsos por volta do eixo. O painel dos Jimny é ajustado para o pneu 215 e qualquer outro fora disto da leituras erradas para mais ou menos.

O módulo corretor será universal e aceitará uma boa gama de pneus. O fator de correção será escolhido por uma rápida sequencia de liga/desliga da chave de ignição. Quando isto acontecer o módulo entra no modo de configuração e gera pulsos na velocidade de 10, 20, 30, ... km/h, uns 5 segundos em cada velocidade, o velocímetro mostrará essa velocidade. A cada velocidade corresponde a um tipo de pneu. Na velocidade correspondente ao pneu instalado desligamos a chave e a memória não volátil do corretor memorizará o tipo de pneu.

Penso num outro módulo para ativar/desativar o ABS. A ativação/desativação também será por liga/desliga da chave de ignição.
Gostaria da opinião dos colegas sobre este módulo.

Uma boa seman a todos!

Caiokv
10/04/2017, 09:05
Olá Caiokv, me desculpe por reviver este tópico mas não posso ainda enviar mensagens particulares.

Gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema e, em caso afirmativo, qual foi a solução.

Obrigado,

Olá!

A loja Velobakar em São Paulo parece ter a solução, mas não sei se funciona. Infelizmente não tenho mais o Jimny, e nunca testei a solução.

O nosso amigo Sassagudo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/91740-sassagudo.html) também parece ter uma solução interessante!

Abraços!

jabbur
11/04/2017, 21:31
Obrigado a ambos pela resposta.

Sassagudo, este corretor de velocidade seria uma "mão na roda". Você tem uma previsão de quando estará completo o projeto?

Paulo André BR
13/04/2017, 09:56
Bom dia Amigos!

Entre diversos outros projetos para o Jimny, meio que em multitarefa... bom, terminei o modulador de farol e um alarme para pressão de óleo, útil em situações de inclinação extrema. Logo posto aqui imagens e descrição.

O alarme ainda sendo desenvolvido e o módulo de potencia na fila. Este será mais demorado. Está sendo muito subjetivo avaliar o ganho de potência.

Estou começando a desenvolver a desenvolver um corretor de velocimetro/odometro para o Jimny.
Existe um sensor Hall na caixa de transferência que gera um certo número de pulsos por volta do eixo. O painel dos Jimny é ajustado para o pneu 215 e qualquer outro fora disto da leituras erradas para mais ou menos.

O módulo corretor será universal e aceitará uma boa gama de pneus. O fator de correção será escolhido por uma rápida sequencia de liga/desliga da chave de ignição. Quando isto acontecer o módulo entra no modo de configuração e gera pulsos na velocidade de 10, 20, 30, ... km/h, uns 5 segundos em cada velocidade, o velocímetro mostrará essa velocidade. A cada velocidade corresponde a um tipo de pneu. Na velocidade correspondente ao pneu instalado desligamos a chave e a memória não volátil do corretor memorizará o tipo de pneu.

Penso num outro módulo para ativar/desativar o ABS. A ativação/desativação também será por liga/desliga da chave de ignição.
Gostaria da opinião dos colegas sobre este módulo.

Uma boa seman a todos!



Professor,

Uma coisa é certa, o jimny NÃO é ajustado para pneu 215/75-15.

Qualquer veículo original marca:

1- Velocidade um pouco acima do real (entre 5 e 10%)
2- Quilometragem no hodômetro, marca bem próximo do real.

Meu Jimny HR 2011 (japonês) todo original, mas com a porcaria de pneu Pirelli ATR 215/75-15, colocado aqui no Brasil por conta da nossa representante, marca errado no hodômetro. A velocidade marca cravado com o GPS (e qualquer outro tipo de medição que queira fazer), mas o hodômetro marca a menos... Quando faço a medição de consumo, tenho que jogar 4% a mais na quilometragem rodada, se me lembro o certo seria 3,8% - valor pego na prática...

Pelo mundo a fora e mesmo aqui no Brasil o jimny "virgem", vem com pneu 205/70-15.
Não tenho experiência com Jimny usando pneu 205, mas acredito que a velocidade nesse caso deve marcar uns 7% a mais e o hodômetro deve marcar bem próximo do real...

Todos os veículos marcam, no painel, a velocidade um pouco maior que a real, mas o hodômetro é sempre fiel a realidade.

De qualquer forma ficamos ansiosos pelas soluções apresentadas, afinal o painel poderia ser calibrado para qq tamanho de pneu... certo?!

Aliás, nessa sua solução, no caso de troca de redução na caixa para uso de pneus maiores, ele seria capaz de corrigir tb?! Ou teria que recalibrar seu módulo?!


T+

EACN_86
28/12/2018, 03:55
Duvida...

Tenho um JIMNY 2010/11 (japonês), esse está com pneus 215/75R15 e um pouco de lift na suspensão (pouco mesmo)..

Sou de Mossoró - RN e fui a Tibau - RN, cerca de 40km a 42km de distancia... Nesse trajeto o hodômetro do meu jimny está marcando entre 33km e 36km...

Será que essa diferença entre a distancia marcada e a distancia real está sendo gerada por eu estar usando pneus maiores?