PDA

Ver Versão Completa : sumindo agua radiador

dresch1982
09/06/2016, 11:16
Prezados amigos
Vou tentar ser rapido na minha história até então meio triste
Após realizado o sonho e após tempo gasto em leituras e várias decepções em olhar varias sw4 diesel, acabei adquirindo uma 3.0 turbo diesel 1997
Carro de uso diário pelo antigo proprietário ( somente estrada de asfalto....)
Andei com ela perto de 45 dias no meu dia a dia ( 30 a 50 km/dia) na cidade atpe conseguir agendar uma revisão com meu mecanico. Alem do dia a dia fiz uma viagem de 300 km com serra pesada onde forcei o carro já para avaliar temperatura etc etc. tudo normal. ponteiro não chegava ao meio.
Uma semana após revisar radiador, óleos, mangeuiras, filtros .... foi eu para a tão sonhada pescaria. com trajeto de 450 km. Andei durante a madrugada 430 km com algumas paradas e não notei nada no painel. (confesso que olhei mais p ponteito da temperatura que qualquer outra coisa). parei após os 420 km e percebi que o reservatorio d expansão estava vazio. como falta experiencia completei ate o nivel indicado e após umas 2 horas que descansamos segui viagem (não olhei o radiador). Não andei 10 km e o ponteiro da temperatura subiu e foi perto do vermelho. parei um pouco tentei achar algum vazamento e nada. segui bem devagar os outros 8 km e o ponteiro as vezes dava uma loquiada. baixaxa perto do meio e hora subia perto do vermelho. consegui chegar ao local.
No outro dia olhei o reservatorio de expansão e tudo normal ( de novo por inesperiencia nao olhei no radiador). 3 dias de pescaria e bora p casa ( viagem diurna). Andei 300 km e ela fez o mesmo sinal. ponteiro saiu do meio e foi quase no vermelho, antes disso nada nada. vinah o ponteiro menos da metade. Parei liguei p meu mecanico e o mesmo informou que estava com pouca agua no radiador. Esperei esfriar e com ela ligada completei. realmente faltava uns 4 a 5 litros. Feito isso fiz o restantes dos 80 a 100 km tudo normal, ponteiro no lugarzinho certo. Em casa depois de fria olhei o radiador e vi que faltava agua de novo.(em torno de 2 litros.)
Levei no mecanico o mesmo testou a pressão no radiador e disse que não esta vazando (testeu menos de 5 minutos).Com a tampa do radiador aberta e com ela funcionando volta e meia vem uma bolha grande de ar. disse ele que tudo indica que é cabeçote.
Dai pergunto: pode ser?
pode ser somente junta?

notei tambem mas ainda estou testando que com o ar quente ligado some mais agua em menos tempo. Isso tem logica
Obrigado e desculpe o tamanho do post

mfdomingues
09/06/2016, 21:32
Prezados amigos
Vou tentar ser rapido na minha história até então meio triste
Após realizado o sonho e após tempo gasto em leituras e várias decepções em olhar varias sw4 diesel, acabei adquirindo uma 3.0 turbo diesel 1997
Carro de uso diário pelo antigo proprietário ( somente estrada de asfalto....)
Andei com ela perto de 45 dias no meu dia a dia ( 30 a 50 km/dia) na cidade atpe conseguir agendar uma revisão com meu mecanico. Alem do dia a dia fiz uma viagem de 300 km com serra pesada onde forcei o carro já para avaliar temperatura etc etc. tudo normal. ponteiro não chegava ao meio.
Uma semana após revisar radiador, óleos, mangeuiras, filtros .... foi eu para a tão sonhada pescaria. com trajeto de 450 km. Andei durante a madrugada 430 km com algumas paradas e não notei nada no painel. (confesso que olhei mais p ponteito da temperatura que qualquer outra coisa). parei após os 420 km e percebi que o reservatorio d expansão estava vazio. como falta experiencia completei ate o nivel indicado e após umas 2 horas que descansamos segui viagem (não olhei o radiador). Não andei 10 km e o ponteiro da temperatura subiu e foi perto do vermelho. parei um pouco tentei achar algum vazamento e nada. segui bem devagar os outros 8 km e o ponteiro as vezes dava uma loquiada. baixaxa perto do meio e hora subia perto do vermelho. consegui chegar ao local.
No outro dia olhei o reservatorio de expansão e tudo normal ( de novo por inesperiencia nao olhei no radiador). 3 dias de pescaria e bora p casa ( viagem diurna). Andei 300 km e ela fez o mesmo sinal. ponteiro saiu do meio e foi quase no vermelho, antes disso nada nada. vinah o ponteiro menos da metade. Parei liguei p meu mecanico e o mesmo informou que estava com pouca agua no radiador. Esperei esfriar e com ela ligada completei. realmente faltava uns 4 a 5 litros. Feito isso fiz o restantes dos 80 a 100 km tudo normal, ponteiro no lugarzinho certo. Em casa depois de fria olhei o radiador e vi que faltava agua de novo.(em torno de 2 litros.)
Levei no mecanico o mesmo testou a pressão no radiador e disse que não esta vazando (testeu menos de 5 minutos).Com a tampa do radiador aberta e com ela funcionando volta e meia vem uma bolha grande de ar. disse ele que tudo indica que é cabeçote.
Dai pergunto: pode ser?
pode ser somente junta?

notei tambem mas ainda estou testando que com o ar quente ligado some mais agua em menos tempo. Isso tem logica
Obrigado e desculpe o tamanho do post

Amigo, boa noite

Vou lhe dizer se vc andou todo este tempo sem água no radiador tenho quase certeza que seu cabeçote disse Adeus, estou acabando de sair de uma situação muito parecida com a sua e por meses fiquei procurando vazamentos e não encontrei, pressurizei, apertei braçadeiras, fitas térmicas e nada de parar, no final era o cabeçote e lhe digo, dificilmente ficará bom depois da retifica, se o desbaste for maior que 0,50 esquece, compra outro, alias, eu não mando retificar mais, se precisar compro outro ou vendo do jeito que está (avisando dos reparos necessários, claro), por mais que façam testes e mais testes a taxação aumento muito e tome água para fora.

O mostrador do painel não iria lhe dar a leitura correta, porque ele lê a temperatura da água e como não tinha água no sistema ele lia só o vapor, instala um leitor de mercúrio (eu tenho um no cabeçote) ou o racetronic que o pessoal usa miuito aqui e sempre no cabeçote, leitor na parte de baixo ou só na água não compensa e o original quando der sinal de vida é porque foi embora faz tempo.

Tem certeza que você tem vaso de expansão ou reservatório anexo ao radiador? Se for reservatório basta prender um pano seco na saída do respiro e andar um poco verá que a água sai por ali quando você atingi um RPM maior (o meu descobri assim).

Quanto perder mais água com o ar quente ligado, deve ser porque o seu radiador de aquecimento (fica atrás do painel) está vazando, ou a mangueira que liga nele, isto acontece muito, troque a mangueira se continuar a vazar é o radiador, ou vc o isola ou o troca, veja que embaixo dos carpetes atrás do painel deve estar molhado.

Quanto ao diesel S10 e S500, bom, esse assunto é tabu aqui, procure no fórum que tem muita coisa e é melhor seguir a "crença" que lhe agrada mais.

dresch1982
09/06/2016, 22:09
pois é amigo
agradeço sua resposta
hoje andei sem o ar quente ligado mas tambem sumiu agua. Em 50 km sumiu em torno de 1 litro. Acredito que a possibilidade de vazamento no sistema do ar quente já caiu por terra.Vou tentar levar assim um tempo, e repondo agua diariamente nos trechos curtos.E assim que possivel abrir p ver. Sim cabeçote p concertar acredito que não vale a pena. Andei pesquisando ja no assunto e tem um muito famoso, se não me engano marca AMC. O original R$ 3500 na agencia no Uruguai mas é fria colocar. a liga de aluminio muito ruim pelos varios temas que ja li.
O que estranho é que fiz quase 500 km com pouquissima água e aparentemente não deu danos maiores. Nesses trechos curtos que estou andando o ponteiro da temperatura fica no lugar que sempre ficava desde o inicio: abaixo do meio. Negocio e colocar umas pet com água no bagageiro e ter paciencia.

dresch1982
09/06/2016, 22:15
esqueci de comentar do reservatório
sim tem um ao lado do radiador, porém não entendi o teste que recomendou.
Qual a real utilidade dele?

mfdomingues
09/06/2016, 22:41
esqueci de comentar do reservatório
sim tem um ao lado do radiador, porém não entendi o teste que recomendou.
Qual a real utilidade dele?

A real utilidade dele eh coletar o líquido quando ele de expande após quente, e depois que o radiador esfriar cria um vácuo que puxa o liquido de volta, eh um sistema "aberto" tudo ok funciona bem, mas, quando não soh serve para por água para fora, seu cabeçote deve estar colocando água por ai (respiro), verifique, se após andar tem água quente nele e de esta colocando agua pelo respiro.

Pelo que li os bons são AMC e SHAREK os outros chineses não valem a pena, se for trocar a junta recomendo uma de amianto, mas, tem que ser de qualidade tipo taranto ou ajusa.

O marcador de temperatura não eh confiável (original) não confie nele, o meu ficou inerte quando fritei o cabeçote, mesmo sem agua e com a temperatura la em cima.

Não esquece de verificar a ventoinha também ajuda muito.

E cuidado mesmo andando com as pets na mala, quando exigido vc pode perder a agua com maior facilidade ainda e fritar de vez.

O teste que recomendei era para ver por onde a água estava sendo expulsa, mas, pelo visto eh por mesmo

dresch1982
10/06/2016, 12:11
hj completei o radiador e deixei o reservatório de expansão no nivel recomendado. Irei andar esse final de semana e acompanhar. Vou verificar tambem com o motor quente qual a reação da água no reservatório de expansão.
Aqui no RS está muito frio, temperaturas negativas de manha. sinto também que a caminhonete está bem numa tremedeira braba quando liga, mas depois de alguns minutos ja alinha. Acredito que além do frio se tiver algo no cabeçote pode contribuir ok. Li que fumaça branca e caminhonete meioi falhando no ligar é indício de cabeçote.Obrigado pelas manifestações

Guima-MS
11/06/2016, 11:28
Comece isolando as mangueiras do ar-quente .