Ver Versão Completa : Bateria - todo ano uma nova?!
pedrocuba
08/06/2016, 13:59
Caros,
outra questão que me intriga: A bateria da minha Pajero não dura nada. Praticamente todo ano eu tenho que trocar.
É uma Sport HPE 2.8 2005.
Sempre compro de marcas ditas recomendadas, (Heliar basicamente), com a amperagem correta.
Acabou de arriar e não está mais pegando carga. Uma nova é 600 (seiscentos reais!!!)
Isso é normal ou será que meu carro tá com alguma zica na parte elétrica?
xibiu!!!
08/06/2016, 19:40
Olá amigo pedrocuba.
Pela sua descrição do problema, me arrisco a descartar problemas de descargas ou curtos circuito na instalação do seu veículo.
Senão o amigo teria problemas com a bateria quase que diariamente, e não anual.
Não sei se é o seu caso, mas, veículo muito tempo parado é vida curta de bateria na certa, pois veículos com pouca freqüencia de uso, são mais propensos a ter problemas com bateria.
Verifique se o regulador de voltagem do alternador está com defeito, pois o mesmo pode estar mandando mais de 14,5 volts, que é a voltagem máxima que uma bateria pode suportar, gerando sobrecarga e aquecimento excessivo nas placas, e diminuição expressivamente a vida útil da bateria.
O regulador de voltagem também pode estar mandando menos energia do que precisa, que é 13,5 volts, gerando assim uma sub-carga, e mantendo sempre a chamada "carga baixa" na bateria, o que faz com que a mesma perca rendimento (sem força) em partidas, principalmente nas primeiras partidas do dia, principalmente como nessa época de dias mais frios em algumas regiões do pais, onde o motor do veículo gira mais pesado por causa do óleo estar mais viscoso.
Além dessa verificação importante no regulador de voltagem, pode estar ocorrendo problema com o alternador, correia ou por algum mau contato.
Cuide com bateria solta no suporte da mesma, pois bateria solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna.
Outro problema é contaminação do eletrólito com agentes estranhos, principalmente sais metálicos e substâncias orgânicas.
Isso aumenta consideravelmente a corrosão das placas e separadores, diminuindo consideravelmente a vida útil da bateria.
Problema que não ocorre em baterias seladas (free maintenance).
Este tipo de defeito ocorre quando se coloca água de torneira, mesmo a água filtrada não deve ser usada, jamais coloque qualquer solução ácida ou deixe cair dentro dos vasos pedaços de estopa, ferro, cobre, panos, madeiras ou papel, são substância orgânicas e contaminam o eletrólito.
Abraço;
mfdomingues
08/06/2016, 22:13
Pedro, para ela descarregar assim ou é como o Xibiu disse (problemas no regulador de voltagem ou alternador) ou veiculo por muito tempo parado, a minha quando estava com muitos problemas mecânicos ficava muito tempo parada na oficina (tanto que recebi IPTU ao invés de IPVA) e tive que trocar a bateria com 6 meses (sorte que estava na garantia da Heliar).
Quanto você tem rodado por semana com a viatura? E Depois checa o alternador um milésimo de voltagem abaixo ou acima pode compromete-la a médio prazo.
Arildo MT
09/06/2016, 01:06
Usei bosch, moura, acho que não valem o preço cobrado, no ultimo carro estava com uma original ac delco fabricada pela heliar com 08 anos de uso e ainda estava boa de partida mas negava fogo se deixasse som equipamento ligados por umas horas ou deixasse parado por mais de 15 dias, coloquei outra heliar no carro e ficou joia e passei a velha pro nobreak ela esta uns 60% ainda, percebo que em trechos curtos diários (10 a 30 km) com muitas paradas e partidas a médio prazo não permitem a manutenção de carga adequada na bateria, isso se normaliza em trechos maiores diários ou quando se reduz as dezenas de partidas/ar/farol/som/etc. em percursos pequenos, então ou seu trajeto e uso são insuficientes (deficit/superavit) para manter a plena carga ou tem zica ai.
pedrocuba
12/06/2016, 15:05
Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.
E por incrivel que pareça foi a que mais durou.
Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.
Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada
abs!
xibiu!!!
12/06/2016, 16:34
Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.
E por incrivel que pareça foi a que mais durou.
Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.
Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada
abs!
Todas as baterias darão partida.
A diferença é quantas partidas a bateria suportará até arriar a carga.
Sugiro que adquira a de maior amperagem que caiba no suporte da mesma.
Como foi dito acima, faça também uma verificação do alternador para ver se ele está carregando bem.
Walter da Camper
13/06/2016, 09:12
Antes de trocar a bateria, a primeira coisa a fazer e medir a tensão que o alternador/regulador gera para carregar a bateria.
Pode ser com um daqueles multímetros amarelos de 20 reais, que inclusive é bom ter na mala de ferramentas.
Se estiver mandando mais do que 14,5V, vai ferver a bateria nova e abreviar sua vida útil.
pedrocuba
13/06/2016, 12:20
Blz galera!
vou medir a tensão sim, valeu pelas dicas.
Quanto ás baterias, as menores são seladas, e realmente duram muito mais. Essas que não duram no qual estão reclamando são as maiores, que são completáveis.
vou partir pra selada!
abs
Desculpe mfdomingues bateria não tem essa precisão, aguenta carga de até 16 volts, o ideal é ficar nos 13,8V
Walter da Camper
15/06/2016, 10:08
O problema não é quanto a bateria aguenta, mas sim qual a tensão máxima de carga sem prejudicar a vida útil.
Acima de 14,4V o eletrólito tende a ferver, o que dificulta o acumulo de carga e reduz drasticamente a vida útil.
Por outro lado, tensões muito baixas impedem que a bateria atinja o estado de carga completa.
Essa tensão de 13,8V é a tensão de flutuação, que deve ser aplicada depois que a bateria está carregada, visando manter a carga.
Se aplicar tensões de carga sem precisão, de fato a bateria aguenta, mas vai acontecer o mesmo que foi relatado no inicio do tópico: o que era para durar 3 anos, vai durar só 1. O fabricante agradece.
O link abaixo tem uma matéria bastante elucidativa sobre o assunto. http://macamp.com.br/uma_aula_sobre_baterias/