PDA

Ver Versão Completa : Bateria - todo ano uma nova?!



pedrocuba
08/06/2016, 13:59
Caros,

outra questão que me intriga: A bateria da minha Pajero não dura nada. Praticamente todo ano eu tenho que trocar.

É uma Sport HPE 2.8 2005.

Sempre compro de marcas ditas recomendadas, (Heliar basicamente), com a amperagem correta.

Acabou de arriar e não está mais pegando carga. Uma nova é 600 (seiscentos reais!!!)

Isso é normal ou será que meu carro tá com alguma zica na parte elétrica?

xibiu!!!
08/06/2016, 19:40
Olá amigo pedrocuba.

Pela sua descrição do problema, me arrisco a descartar problemas de descargas ou curtos circuito na instalação do seu veículo.
Senão o amigo teria problemas com a bateria quase que diariamente, e não anual.
Não sei se é o seu caso, mas, veículo muito tempo parado é vida curta de bateria na certa, pois veículos com pouca freqüencia de uso, são mais propensos a ter problemas com bateria.
Verifique se o regulador de voltagem do alternador está com defeito, pois o mesmo pode estar mandando mais de 14,5 volts, que é a voltagem máxima que uma bateria pode suportar, gerando sobrecarga e aquecimento excessivo nas placas, e diminuição expressivamente a vida útil da bateria.
O regulador de voltagem também pode estar mandando menos energia do que precisa, que é 13,5 volts, gerando assim uma sub-carga, e mantendo sempre a chamada "carga baixa" na bateria, o que faz com que a mesma perca rendimento (sem força) em partidas, principalmente nas primeiras partidas do dia, principalmente como nessa época de dias mais frios em algumas regiões do pais, onde o motor do veículo gira mais pesado por causa do óleo estar mais viscoso.
Além dessa verificação importante no regulador de voltagem, pode estar ocorrendo problema com o alternador, correia ou por algum mau contato.
Cuide com bateria solta no suporte da mesma, pois bateria solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna.
Outro problema é contaminação do eletrólito com agentes estranhos, principalmente sais metálicos e substâncias orgânicas.
Isso aumenta consideravelmente a corrosão das placas e separadores, diminuindo consideravelmente a vida útil da bateria.
Problema que não ocorre em baterias seladas (free maintenance).
Este tipo de defeito ocorre quando se coloca água de torneira, mesmo a água filtrada não deve ser usada, jamais coloque qualquer solução ácida ou deixe cair dentro dos vasos pedaços de estopa, ferro, cobre, panos, madeiras ou papel, são substância orgânicas e contaminam o eletrólito.

Abraço;

mfdomingues
08/06/2016, 22:13
Pedro, para ela descarregar assim ou é como o Xibiu disse (problemas no regulador de voltagem ou alternador) ou veiculo por muito tempo parado, a minha quando estava com muitos problemas mecânicos ficava muito tempo parada na oficina (tanto que recebi IPTU ao invés de IPVA) e tive que trocar a bateria com 6 meses (sorte que estava na garantia da Heliar).

Quanto você tem rodado por semana com a viatura? E Depois checa o alternador um milésimo de voltagem abaixo ou acima pode compromete-la a médio prazo.

Arildo MT
09/06/2016, 01:06
Usei bosch, moura, acho que não valem o preço cobrado, no ultimo carro estava com uma original ac delco fabricada pela heliar com 08 anos de uso e ainda estava boa de partida mas negava fogo se deixasse som equipamento ligados por umas horas ou deixasse parado por mais de 15 dias, coloquei outra heliar no carro e ficou joia e passei a velha pro nobreak ela esta uns 60% ainda, percebo que em trechos curtos diários (10 a 30 km) com muitas paradas e partidas a médio prazo não permitem a manutenção de carga adequada na bateria, isso se normaliza em trechos maiores diários ou quando se reduz as dezenas de partidas/ar/farol/som/etc. em percursos pequenos, então ou seu trajeto e uso são insuficientes (deficit/superavit) para manter a plena carga ou tem zica ai.

pedrocuba
12/06/2016, 15:05
Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.

E por incrivel que pareça foi a que mais durou.

Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.


Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada

abs!

xibiu!!!
12/06/2016, 16:34
Quando eu peguei o carro ele estava com uma bateria menor do que a especificada.

E por incrivel que pareça foi a que mais durou.

Vou fazer isso, se é pra trocar todo ano, pelo menos gasto menos.


Voces sabem me dizer qual a amperagem minina que o carro daria a partida? Se não me engano, quando peguei estava com 60 Ah (era selada). A de 80 apropriada não é selada

abs!

Todas as baterias darão partida.
A diferença é quantas partidas a bateria suportará até arriar a carga.
Sugiro que adquira a de maior amperagem que caiba no suporte da mesma.
Como foi dito acima, faça também uma verificação do alternador para ver se ele está carregando bem.

Walter da Camper
13/06/2016, 09:12
Antes de trocar a bateria, a primeira coisa a fazer e medir a tensão que o alternador/regulador gera para carregar a bateria.
Pode ser com um daqueles multímetros amarelos de 20 reais, que inclusive é bom ter na mala de ferramentas.
Se estiver mandando mais do que 14,5V, vai ferver a bateria nova e abreviar sua vida útil.

pedrocuba
13/06/2016, 12:20
Blz galera!

vou medir a tensão sim, valeu pelas dicas.

Quanto ás baterias, as menores são seladas, e realmente duram muito mais. Essas que não duram no qual estão reclamando são as maiores, que são completáveis.

vou partir pra selada!

abs

dcastel
14/06/2016, 11:46
Desculpe mfdomingues bateria não tem essa precisão, aguenta carga de até 16 volts, o ideal é ficar nos 13,8V

Walter da Camper
15/06/2016, 10:08
O problema não é quanto a bateria aguenta, mas sim qual a tensão máxima de carga sem prejudicar a vida útil.

Acima de 14,4V o eletrólito tende a ferver, o que dificulta o acumulo de carga e reduz drasticamente a vida útil.

Por outro lado, tensões muito baixas impedem que a bateria atinja o estado de carga completa.

Essa tensão de 13,8V é a tensão de flutuação, que deve ser aplicada depois que a bateria está carregada, visando manter a carga.

Se aplicar tensões de carga sem precisão, de fato a bateria aguenta, mas vai acontecer o mesmo que foi relatado no inicio do tópico: o que era para durar 3 anos, vai durar só 1. O fabricante agradece.

O link abaixo tem uma matéria bastante elucidativa sobre o assunto. http://macamp.com.br/uma_aula_sobre_baterias/