PDA

Ver Versão Completa : Motor 4203 Perkins-Quero dicas de manutenção!



Zilton Carvalho
06/03/2006, 21:23
Olá, amigos do fórum!
Quero saber de dicas de manutenção do motor Perkins 4203, o qual eu tenho equipando minha Veraneio, a "Muchacha". Como fazer para que ele renda mais? Eu posso turbiná-lo? Um mecânico me falou que minha caminhoneta tá com o diferencial original do motor 6 canecos (4.1), por isso que ela demora a desenvolver, e perde muito em subidas. O bom é que ela faz uma média de 10,0Km/l, sem puxar muito, mas, teria como melhorar o desempenho? Qual motor seria uma opção viável, caso surgisse uma oportunidade de troca (ou compra)? O meu mecânico errou feio ao me dizer que era um Q-20B, mas quando eu fui trocar as juntas, descobri que era um 4203 :parede: , mais antigo...tem como melhorá-lo?
Desde já agradeço as dicas,
:concordo:

Edintruder
06/03/2006, 22:29
Esse motor equipou por muitos anos tratores Dodge, CBT, Ford, Massey Ferguson e outros mais, e posteriormente usado nas C-10.
Gera 70cv e 22 kgf/m de torque a 1500 rpm.
O mecânico citou o Q20B que na verdade é o 4236, um pouco mais novo, e com características de resistência semelhantes, porém com suas limitações (rpm). O diferencial desse motor é o baixo consumo e o custo x benefício superior aos sucessores.

Para melhorar:
Se o diferencial está longo, é o primeiro passo para melhorar o rendimento do motor. O único senão, está relacionado com a baixa RPM disponível e excesso de ruído.

Podes instalar um kit de turbo mais intercooler que melhora bastante o torque do motor, melhorando bastante as retomadas. Se instalar somente o Turbo, o consumo tende a subir, porém se conseguires um intercooler, o consumo volta a diminuir, podendo ficar como agora.

Depois de feito o upgrade, se quiseres mais velocidade, podes colocar pneus maiores ou colocar um câmbio com 5 marchas (recomendado).
Podes procurar um kit para o Q20B pois acredito que a adaptação seja idêntica, tanto como a pressão de trabalho depois de instalado.

Zilton Carvalho
09/03/2006, 21:42
Caro Edintruder:

Sobre esse sistema, quero saber o que que eu preciso fazer no motor para instalá-lo?O que é e qual é a função de um intercooler?Quanto custa mais ou menos um sistema desse? :?: :?: :?:
Já agradeço pela resposta,

Melo
14/03/2006, 13:20
Olá Zilton,

Tambem tenho um 4023, com carter de ferro fundido (motor rural).
Atualmente com 5000km estou obtendo 12km/l nas médias que tenho feito, na estrada 16km/l.

O motivo da retifica foi a quebra do vira... Busquei informaçoes sobre um turbo mas desanimei com a possibiliade de quebrál-lo novamente.

Como está o consumo de oleo lubrificante de seu motor?

Até +,

Zilton Carvalho
24/03/2006, 18:43
Caro amigo Melo:
Obrigado por responder. O meu motor está rendendo cerca de 10Km/l, e, se eu puxar na estrada, o consumo de óleo lubrificante chega a ser de aproximadamente 1l a cada 650 Km. É muito, ou é normal?

Agradeço tua resposta, um abraço,

Melo
28/03/2006, 08:54
Olá Zilton,

Ainda estou amaciando o motor, mas há um consumo de oleo lubrificante. O motor que tenho esta' consumindo por volta do que voce observou. Fiz o motor em uma retifica de um parente, mas ainda acho que tem algum anel quebrado ou alinhado :pensativo: , já ouvi realtos de que o motor consome muito oleo e outros que o oleo nao baixa, porem acho que depende de quanto se usa o motor... Rodo 100km por dia sem descanso, apesar de rodar com o carro sem carga, trafego em trechos curtos.

Postei uma foto do motor...

Ate' +

RogérioNunes
29/03/2006, 15:32
Esse motor equipou por muitos anos tratores Dodge, CBT, Ford, Massey Ferguson e outros mais, e posteriormente usado nas C-10.
Gera 70cv e 22 kgf/m de torque a 1500 rpm.
O mecânico citou o Q20B que na verdade é o 4236, um pouco mais novo, e com características de resistência semelhantes, porém com suas limitações (rpm). O diferencial desse motor é o baixo consumo e o custo x benefício superior aos sucessores.

Para melhorar:
Se o diferencial está longo, é o primeiro passo para melhorar o rendimento do motor. O único senão, está relacionado com a baixa RPM disponível e excesso de ruído.

Podes instalar um kit de turbo mais intercooler que melhora bastante o torque do motor, melhorando bastante as retomadas. Se instalar somente o Turbo, o consumo tende a subir, porém se conseguires um intercooler, o consumo volta a diminuir, podendo ficar como agora.

Depois de feito o upgrade, se quiseres mais velocidade, podes colocar pneus maiores ou colocar um câmbio com 5 marchas (recomendado).
Podes procurar um kit para o Q20B pois acredito que a adaptação seja idêntica, tanto como a pressão de trabalho depois de instalado.

Nunca soube que 4203 equipou C10,aliás C10 somente gasolina a diesel é adaptada.A versão diesel é a D10 e já saiu com 4236.
NÃO TURBINE ESSE MOTOR.Originalmente ele já fraco principalmente o virabrequim.Mecânico confundir 4203 com 4236 ???Não é mecânco diesel.
Qto a melhorar desempenho,não conseguirá resultados muito satisfatórios,aconselho partir logo para um 4236/Q20B.Esse pode turbinar intercular a vontade,tem motor de sobra.

Melo
30/03/2006, 10:27
Ola All,

Estou satisfeito com a performance do motor, nao uso para tirar racha...

O meu motor e' agrícola :concordo:

O motor que tenho é 20% mais economico que um 4236 instalado em um mesmo carro :dance:

Pesquisei um pouco e estou esperando rodar uns 300.000 após a atual retifica, estou preocupado é com o consumo de oleo lubrificante... Um pouco menos que o Zilton relatou.
Durante o periodo de gestação (pesquisa) ouvi alguns relatos de que este motor equipou D10, porem o carter nao era de ferro fundido...

Ate +

Zilton Carvalho
02/04/2006, 13:01
Caro amigo Melo:
O meu "Perkinho" gera 78 cv, e não tem o cárter de ferro fundido.Quando eu não ando muito rápido, o óleo do motor não baixa quase nada( 60-70 Km/h). Diz a "lenda"que esse motor equipou as primeiras D-10, mas eu não confirmo nada, apenas passo o que tenho...e é muito pouco!!! :lol: A pergunta que não quer calar é: será que existe ainda uma Rural equipada com esse tipo de motor? :pensativo: Qual seria o preço? :pensativo: Seria ela "traçada"? :pensativo:
Obrigado pela resposta, []'s curiosos para todos,

John Costa
21/01/2018, 16:29
Galera , a minha d10 é o q20b. Ela era econômica fazia 15km/l. mais 1 ano pra ca, ela tá bebada,. Tá fazendo uns 5km/l. O que será que é. E força ela ainda tem de sobra. Só está bêbada. E não tem vazamentos de combustível. Aí até tirei do tanque e tou usando direto de um galaozinho pra fazer as médias dela . O que será que é?

andremosoli
17/03/2021, 17:53
Boa tarde companheiro, qual o cambio e diferencial que está usando no perkinho?

Littiere
02/11/2021, 08:54
Bom dia pessoal. Sabem me dizer se o comando de válvulas do 4-236 serve no 4-203?

Leonardo Raffi
03/11/2021, 12:06
saiu nas poucas Rurais Diesel...