Ver Versão Completa : Minha nova aquisição: SW4 2000 3.0 TD - Duvidas
Amigos, sou um mais novo proprietário de uma SW4 2000
Para consegui la viajei 3200 km... mas isso não vem ao caso...
O que acontece é que a minha volta pra casa foi uma novela...
Vazamento exagerado de diesel (a tampa do porta malas chegava a ficar melada de diesel!!)
Vazamento de oleo lubrificante. Em 1600 km ela perdeu cerca de 2 litros de lubrificante motor...
Vazamento do fluido de freio. Fiquei sem freio e tive que isolar uma das rodas pra poder chegar em casa.
Mas o pior foi qdo estava ja chegando, ela superaqueceu. O motivo foi um furo no radiador.
Para minha sorte ela desligou quando superaqueceu e nao tive danos maiores...
Ela tá agora em meu mecanico de confiança que descobriu mais coisas pra fazer (coxim do motor, retificar furos de fixacao da bomba injetora etc etc etc... rsrsrs) Até agora ja terei que desembolsar R$ 1500,00 pilas pra deixar ela redondinha. (o vazamento eh no retentor do volante... então imagine o trampo que vai dar...)
Mas queria poder prever o problema de Superaquecimento no futuro.
Tem uns sensores pra vender no MercadoLivre da marca ICO
A minha primeira pergunta eh: Alguem já instalou esse sensor na SW4 1kzt? Será que dá?
Outra coisa, fiquei na duvida se devo ou não ficar com ela... não achei que tivesse tanta coisa assim pra arrumar... o que acham?
Ah... e tem mais... ela ta fraquinha de pneus... e eu to fraquinho de grana... alguem ja usou pneus LingLong na SW4? O que acharam... é o que esta com preco mais acessivel. Meu uso eh misto... mais asfalto...
E por ultimo, nao menos importante... que tipo de sensor de estacionamento vcs tem colocado em suas viaturas? Pois sei que tem dois tipos eletromagnetico ou ultra som... o que me dizem?
Desde já agradeço as informações preciosas dos amigos
sandro_ventania
06/06/2016, 20:46
Dgpnet...primeiramente, bem vindo ao mundo Toyota!
Viajar 3200km seria só pra pegar uma hiperultraconservada...pelo jeito não foi o caso. talvez tenha sido o preço...aí já é de se esperar, né?!!
Olha...tem coisas que são de suma importancia fazer...trocar todos os fluidos do carro e todas as correias é básico!
Você está com vazamento pelo retentor do volante...vai ter que arriar a caixa de marcha, então já aproveita e troca a embreagem, vai economizar grana!
Furo no radiador...então ele já está na casquinha, além de já estar com bastante craca por dentro, então troca logo ele! Vai garantir que ela não esquente na sua mão.
Pelo que vi, ela não tem nenhum problema sério, só faltou um dono cuidadoso que mantivesse a manutenção em dia.
Conserte esses primeiros problemas, faça bem feito, com boas peças...deixe pra trocar os pneus mas na frente se a grana estiver curta.
Sensor de estacionamento eu não tenho...vou por camera quando trocar de GPS.
E ponha o termometro, pode ser qualquer modelo, desde que tenha alarme sonoro!
Boa sorte! Esse modelo é o modelo mais bonito de SW4 lançado! Dê um nome para ela!
Sandro, obrigado.
Sou Toyotero ja alguns anos (Corollas e Camry) e agora essa SW4 eh meu primeiro 4x4 da marca...
A embreagem eh nova, esta anda na garantia por isso nao pretendo mexer
Quanto aos fluidos, a maioria inescapavelmente, serão substituidos nessa rodada de manutenções... quanto as correias vou dar uma verificada... foi bom vc ter mencionado isso
Radiador consegui a 880,00 (novo) por aqui... acho que nos proximos meses trocarei com certeza
Então, eu preciso mesmo eh de um sensor de nivel... eu tinha na minha Tracker/Grand Vitara 2003 (que deus a tenha!) e achava muito seguro... parece me que um sensor desses eh mais simples de aplicar... por isso perguntei pra galera... quem sabe alguem ai tenha colocado... tomara que o povo se manisfeste...
Sobre o sensor de estacionamento, eh uma necessidade mesmo.... afinal, a SW4 eh o unico carro da familia e a patroa tem dificuldade de estacionar... o Camry que eh um carro de grande porte tinha e ajudava muito
Os pneus, pois eh... por questao de segurança mesmo nao posso adiar nao... mesmo que seja um LingLong...
Estamos pensando num apelidinho carinhoso pra ela.. rsrsrs
Curiosidade... vc mesmo colocou o termometro na sua?
Arildo MT
07/06/2016, 01:08
Ling long só sei q dura pouco, gosto muito do modelo sw4, mas estou na torcendo que não tenha que acrescentar mais um 0 zero neste orçamento a curto/médio prazo.
titanium
07/06/2016, 07:26
dgpnet,
Se sua intenção for permanecer com uma sw4 por muito tempo, recomendo ir fundo na manutenção da viatura.
Se ela não tinha dono, agora precisa de um para recuperá-la.
Pneus ling-long são melhores que remold, pois são pneus moldados.
Como o Adildo alertou, Duram pouco! sim é verdade... Mas esse pouco são no mínimo 25 mil km. Ou seja, vai rodar na sw4 quase 2 anos.
Então terás fôlego para ir pensando e juntando dinheiro para o jogo de pneus que você realmente vai querer usar.
Além disso, dependendo do Detran da cidade, nem emplacar emplaca sem pneus bons. Ou seja, você vai precisar trocar de qualquer maneira.
Quanto a manutenção, como o sandro falou, é importantíssimo que seja feita com peças de qualidade.
Correias podem ser OEM de primeira linha. Mas tensor seria bom ser original (por conta de durabilidade). Se não tiver condições de comprar original, faça questão de uma OEM de primeira linha (TRW, NKS, Tinken....)
Radiador quando começa a dar problema só NOVO.
Nada de perder tempo e dinheiro revisando o velho. é jogar dinheiro fora, pois outros pontos provavelmente darão problema logo.
Quanto aos fluídos, é só observar a especificação do manual e usar direitinho.
Quanto ao esquente do motor, veja com seu mecânico de tirar o cabeçote para inspecionar.
É mais barato mandar inspecionar agora que o carro está parado do que depois mandar parar o veículo para fazer um reparo.
esse cabeçote costuma empenar e/ou trincar facilmente.
E se tiver empenado ou trincado, só um novo.
Já vi algumas pessoas afirmando que usinar o cabeçote para realinhar ele resolve... mas cara, não recomendo... depois de usinado (rebaixado) fica difícil acertar a altura da junta correta, como também a compressão do motor.
De toda forma é bom ver isso agora para quando botar ela para rodar, já fazer com tranquilidade que ela irá andar bem e sem surpresas.
Cabeçote prefira da marca AMC de primeira linha. Compre também os parafusos do cabeçote novos (os parafusos que fixam o cabeçote ao bloco). A AMC costuma vender parafusos novos.
E ao abrir o motor veja se não é o caso de trocar bronzinamento e aneis.
Aí já fica com o carro 0 km, pronto para rodar com segurança por muitos anos.
Carro para ser utilizado no dia-a-dia precisa estar muito inteiro e de confiança.
Abraço
mfdomingues
07/06/2016, 11:26
dgpnet, bem vindo.
Não esqueça de inspecionar / trocar todas as mangueiras, se o radiador estava vazando talvez o antigo proprietário não usava aditivo e se não usava aditivo com certezas as mangueiras estão ruins, não esqueça de pedir ao mecânico para substituir a do ar quente, fica atrás do bloco, local ruim que ninguém mexe e geralmente estas dão problema e podem causar outro super aquecimento se água baixar por ali.
Quanto ao sensor de nível é necessário verificar a forma de instalação, eu quis colocar na minha, mas, o meu não possui vaso de expansão apenas reservatório auxiliar, geralmente os sensores são boias que ficam "plugadas" no vaso de expansão e quando baixa o nível ele acusa, vi alguma coisa de tentarem usinar direto no radiador,mas, é trabalhoso e quem fez disse que não ficou bom.
Com relação ao cabeçote, se empenou, troca, se trincou, troca desbaste acima de 0,50 é fatal vai sempre retornar compressão, mesmo o pessoal da retifica dizendo que está ok (Falei certo Arildo?).
Ling long só sei q dura pouco, gosto muito do modelo sw4, mas estou na torcendo que não tenha que acrescentar mais um 0 zero neste orçamento a curto/médio prazo.
Então se durar pelomenos dois anos ja ta bom...
Tem também um outra marca, chamada Constancy... tb ta num precinho bom... pouca coisa a mais que o LingLong
Nem me fale em acrescentar Zeros... chega a dar arrepios rsrsrs
dgpnet,
Se sua intenção for permanecer com uma sw4 por muito tempo, recomendo ir fundo na manutenção da viatura.
Se ela não tinha dono, agora precisa de um para recuperá-la.
Pneus ling-long são melhores que remold, pois são pneus moldados.
Como o Adildo alertou, Duram pouco! sim é verdade... Mas esse pouco são no mínimo 25 mil km. Ou seja, vai rodar na sw4 quase 2 anos.
Então terás fôlego para ir pensando e juntando dinheiro para o jogo de pneus que você realmente vai querer usar.
Além disso, dependendo do Detran da cidade, nem emplacar emplaca sem pneus bons. Ou seja, você vai precisar trocar de qualquer maneira.
Quanto a manutenção, como o sandro falou, é importantíssimo que seja feita com peças de qualidade.
Correias podem ser OEM de primeira linha. Mas tensor seria bom ser original (por conta de durabilidade). Se não tiver condições de comprar original, faça questão de uma OEM de primeira linha (TRW, NKS, Tinken....)
Radiador quando começa a dar problema só NOVO.
Nada de perder tempo e dinheiro revisando o velho. é jogar dinheiro fora, pois outros pontos provavelmente darão problema logo.
Quanto aos fluídos, é só observar a especificação do manual e usar direitinho.
Quanto ao esquente do motor, veja com seu mecânico de tirar o cabeçote para inspecionar.
É mais barato mandar inspecionar agora que o carro está parado do que depois mandar parar o veículo para fazer um reparo.
esse cabeçote costuma empenar e/ou trincar facilmente.
E se tiver empenado ou trincado, só um novo.
Já vi algumas pessoas afirmando que usinar o cabeçote para realinhar ele resolve... mas cara, não recomendo... depois de usinado (rebaixado) fica difícil acertar a altura da junta correta, como também a compressão do motor.
De toda forma é bom ver isso agora para quando botar ela para rodar, já fazer com tranquilidade que ela irá andar bem e sem surpresas.
Cabeçote prefira da marca AMC de primeira linha. Compre também os parafusos do cabeçote novos (os parafusos que fixam o cabeçote ao bloco). A AMC costuma vender parafusos novos.
E ao abrir o motor veja se não é o caso de trocar bronzinamento e aneis.
Aí já fica com o carro 0 km, pronto para rodar com segurança por muitos anos.
Carro para ser utilizado no dia-a-dia precisa estar muito inteiro e de confiança.
Abraço
Boas suas sugestões...
Muito obrigado
Pela inspeção do mecanico, não haverá necessidade de abrir o motor por enquanto (ufa!)
Mas vou atras do tensor da correia...
Aqui na regiao tem muita Hilux... entao deve ser facil encontrar um original... (nao sei qual a marca do tensor original)
Valeu pelas informações!
dgpnet, bem vindo.
Não esqueça de inspecionar / trocar todas as mangueiras, se o radiador estava vazando talvez o antigo proprietário não usava aditivo e se não usava aditivo com certezas as mangueiras estão ruins, não esqueça de pedir ao mecânico para substituir a do ar quente, fica atrás do bloco, local ruim que ninguém mexe e geralmente estas dão problema e podem causar outro super aquecimento se água baixar por ali.
Quanto ao sensor de nível é necessário verificar a forma de instalação, eu quis colocar na minha, mas, o meu não possui vaso de expansão apenas reservatório auxiliar, geralmente os sensores são boias que ficam "plugadas" no vaso de expansão e quando baixa o nível ele acusa, vi alguma coisa de tentarem usinar direto no radiador,mas, é trabalhoso e quem fez disse que não ficou bom.
Com relação ao cabeçote, se empenou, troca, se trincou, troca desbaste acima de 0,50 é fatal vai sempre retornar compressão, mesmo o pessoal da retifica dizendo que está ok (Falei certo Arildo?).
Obrigado domingues.
Eu mesmo verifiquei as mangueiras, pois desmontei o radiador pra averiguar o acontecido, e as mangueiras estao boas substituirei uma bracadeira apenas, por enquanto.
Então, quanto ao vaso de expansao, me corrijam caso eu estaja errado, mas aquele reservatorio ligado ao radiador nao venha a ser um reservatorio de expansao? Achei pequeno pra essa finalidade.... mas minha inteção seria instalar o sensor ali... minha preocupacao, eh que o reservatorio eh de formato cilindrico, e nao sei se o sensor da ICO que mencionei daria a vedacao necessaria... por isso perguntei pra galera...
O sensor a que me refiro eh esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701847209-sensor-nivel-agua-para-reservatorio-do-radiado-original-icos-_JM
Ja tinha visto?
mfdomingues
07/06/2016, 14:31
Obrigado domingues.
Eu mesmo verifiquei as mangueiras, pois desmontei o radiador pra averiguar o acontecido, e as mangueiras estao boas substituirei uma bracadeira apenas, por enquanto.
Então, quanto ao vaso de expansao, me corrijam caso eu estaja errado, mas aquele reservatorio ligado ao radiador nao venha a ser um reservatorio de expansao? Achei pequeno pra essa finalidade.... mas minha inteção seria instalar o sensor ali... minha preocupacao, eh que o reservatorio eh de formato cilindrico, e nao sei se o sensor da ICO que mencionei daria a vedacao necessaria... por isso perguntei pra galera...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701847209-sensor-nivel-agua-para-reservatorio-do-radiado-original-icos-_JM
Ja tinha visto?
Vi este sensor sim, inclusive foi sugerido a mim por uma pessoa daqui do fórum que o utiliza no troller e segundo ele nunca houve problemas, quanto a fixação pode verificar que a maioria dos vasos de expansão são arredondados, ou seja, só não funcionaria no recipiente cilíndrico se sua superfície fosse muito pequena e muito curva, na duvida coloca um pouco (bem pouco) de silicone industrial para ajudar na vedação.
Quanto ao no seu caso, bom, não conheço muito bem o motor das Hilux e podem ter adaptado um vaso de expansão caso não fosse original (o meu não era e eu adaptei).
Verifique se o reservatório anexo ao seu radiador possuí tampa de rosca, verifique se há uma ou duas mangueiras partindo dele (uma superior sendo final e outra inferior sendo gross). Se ambas as respostas forem sim, você tem um vaso de expansão que pressuriza o sistema e faz com que ele trabalhe com circulação de água quando a mesma aquece e consequentemente expande.
Caso o reservatório seja com uma tampa de encaixe e há uma mangueira (partindo do bocal do radiador) para a reservatório, este não é o vaso de expansão ele é um reservatório, o objetivo dele é colher a água que aqueceu no motor e ganhou volume, neste caso a água não circula ela apenas cai no reservatório quando quente, quando a pressão dentro do radiador começa a cair (água esfriando) gera um vácuo que teoricamente puxa a água para dentro do radiador.
Acontece que esse sistema pode falhar por N questões como tampa do radiador fora do padrão ou ruim, bocal com problemas ou empenado, mangueira ou tampa do reservatório ruim ou mal encaixas etc. Neste caso água não volta ou ao invés de água o radiador puxa ar levando o motorista a conferir este nível e na verdade o radiador pode estar seco, isto aconteceu comigo, por sorte não foi nada grave, mas havia água no reservatório e quando abri o radiador o nível estava baixo, ou seja, o sensor não adiantaria de nada neste caso, por isto alguém sugeriu de usinar um sensor direto na lateral do radiador do tipo "boia" assim além de marcar a presença de água ele marcaria o nível.
Cuidado com isto, sempre olhe o radiador além do reservatório.
Abs e boa sorte.
sandro_ventania
07/06/2016, 15:27
Obrigado domingues.
Ja tinha visto?
Amigo...ao invés do sensor, ponha um termometro com sensor no bloco, é muito mais garantido!
Esse aqui o pessoal usa muito...é instalado no cabeçote, assim se por algum motivo, quer seja falta de água no radiador, perda de oleo lubrificante, excesso de esforço, etc...a temperatura no cabeçote vai subir além do normal e o alarme vai soar, fazendo voce parar o carro antes de tomar prejuizo!
Eu mesmo instalei...originalmente de áquario...rsss!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716967451-termmetro-temperatura-oleo-agua-digital-verm-racetronix-_JM
Arildo MT
07/06/2016, 16:43
Amigo...ao invés do sensor, ponha um termometro com sensor no bloco, é muito mais garantido!
Esse aqui o pessoal usa muito...é instalado no cabeçote, assim se por algum motivo, quer seja falta de água no radiador, perda de oleo lubrificante, excesso de esforço, etc...a temperatura no cabeçote vai subir além do normal e o alarme vai soar, fazendo voce parar o carro antes de tomar prejuizo!
Termometro Temperatura Oleo Agua Digital Verm Racetronix - R$ 82,36 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716967451-termmetro-temperatura-oleo-agua-digital-verm-racetronix-_JM)
Isso sim, aonde eu assino?
Vi este sensor sim, inclusive foi sugerido a mim por uma pessoa daqui do fórum que o utiliza no troller e segundo ele nunca houve problemas, quanto a fixação pode verificar que a maioria dos vasos de expansão são arredondados, ou seja, só não funcionaria no recipiente cilíndrico se sua superfície fosse muito pequena e muito curva, na duvida coloca um pouco (bem pouco) de silicone industrial para ajudar na vedação.
Quanto ao no seu caso, bom, não conheço muito bem o motor das Hilux e podem ter adaptado um vaso de expansão caso não fosse original (o meu não era e eu adaptei).
Verifique se o reservatório anexo ao seu radiador possuí tampa de rosca, verifique se há uma ou duas mangueiras partindo dele (uma superior sendo final e outra inferior sendo gross). Se ambas as respostas forem sim, você tem um vaso de expansão que pressuriza o sistema e faz com que ele trabalhe com circulação de água quando a mesma aquece e consequentemente expande.
Caso o reservatório seja com uma tampa de encaixe e há uma mangueira (partindo do bocal do radiador) para a reservatório, este não é o vaso de expansão ele é um reservatório, o objetivo dele é colher a água que aqueceu no motor e ganhou volume, neste caso a água não circula ela apenas cai no reservatório quando quente, quando a pressão dentro do radiador começa a cair (água esfriando) gera um vácuo que teoricamente puxa a água para dentro do radiador.
Acontece que esse sistema pode falhar por N questões como tampa do radiador fora do padrão ou ruim, bocal com problemas ou empenado, mangueira ou tampa do reservatório ruim ou mal encaixas etc. Neste caso água não volta ou ao invés de água o radiador puxa ar levando o motorista a conferir este nível e na verdade o radiador pode estar seco, isto aconteceu comigo, por sorte não foi nada grave, mas havia água no reservatório e quando abri o radiador o nível estava baixo, ou seja, o sensor não adiantaria de nada neste caso, por isto alguém sugeriu de usinar um sensor direto na lateral do radiador do tipo "boia" assim além de marcar a presença de água ele marcaria o nível.
Cuidado com isto, sempre olhe o radiador além do reservatório.
Abs e boa sorte.
Mano, sua explicacao sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento foi sublime!!!
Me convenci de que um sensor deste tipo que mencionei nao vai atender realmente a necessidade de forma plena e segura
Muito obrigado pela ajuda
O sensor que o sandro sugeriu acho que vai dar certo...
A questão eh como ele fez pra fixa lo no bloco do motor... rsrsrs
Termometro Temperatura Oleo Agua Digital Verm Racetronix - R$ 82,36 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716967451-termmetro-temperatura-oleo-agua-digital-verm-racetronix-_JM)
Sandro, sua ideia de fixar direto no bloco foi muito boa
Ele é fixado em que local? No lugar do sensor original? Como vc fez?
Desculpe minha ignorancia... mas é que tive tantos Corollas que desacostumei a ter que ir a mecanico ou fazer eu mesmo substituicoes de peças, por isso, to com um pouco de dificuldade...
mfdomingues
10/06/2016, 15:11
Sandro, sua ideia de fixar direto no bloco foi muito boa
Ele é fixado em que local? No lugar do sensor original? Como vc fez?
Desculpe minha ignorancia... mas é que tive tantos Corollas que desacostumei a ter que ir a mecanico ou fazer eu mesmo substituicoes de peças, por isso, to com um pouco de dificuldade...
Eu fixaria no cabeçote e não no bloco, afinal ele aqueceu antes e é de material muito mais sensível (alumínio).
Tem que ser usinado na peça, mas cuidado para não pegar nenhuma galeria de água ou óleo senão vai dar xabu....
Procura aqui no fórum tem muita coisa sobre estes sensores, vai encontrar algo bem fácil.
O meu auxiliar está incorretamente ligado próximo da válvula termostática, neste caso não precisei mexer no cabeçote, mas, tenho que garantir que sempre tenha água senão da m.....
Arildo MT
10/06/2016, 17:25
Dependendo do tipo de bulbo do sensor, pode usar uma terminal olhar grande, desses usados em auto elétricas, colocando a ponta do sensor no local do cabo (alguns passam pasta térmica ou solda estanho) e a outra ponta/olhal fixar junto a algum parafuso do cabeçote.
sandro_ventania
10/06/2016, 22:56
Eu fiz uma braçadeira de aluminio para prender o sensor e parafusei no cabeçote...atrás ou do lado da admissão, nunca do lado do escapamento.
mfdomingues
11/06/2016, 14:44
Ninguém usinou o cabeçote? Poxa, uns meca aqui (tudo bem que os caras são especialistas em preparação de motores turbo, nitros, blowers etc) mas os caras "furam" o cabeçote e colocam o sensor lá dentro assim ele trás a leitura perfeita e real da temperatura, só achei meio desnecessário e caro também.
Mas se todos prederam na lateral do parafuso e está dando certo, bom, vou pensar nesta possibilidade, la vou eu com mais "reloginhos" pendurados.
PS: Um dia estava eu procurando um certo estabelecimento de hospedagem rápida com uma mina que frequenta o mesmo (local de conviveu omitido) que eu, la pelas tantas rodando ela questiona:
- Ela:Você queria ser piloto de avião?
- Eu: Porque pela jaqueta e o óculos aviador?
- Ela : Não, porque seu carro tem mais relógios que a relojoaria suíça.
- Eu: Não, é que este carro é turbo diesel, então, eu instalei um manômetro da pressão do óleo, um manômetro para a pressão da turbina um medidor auxiliar para temperatura da água e um termômetro para a temperatura do óleo.
- Ela: mano...o que?
- Eu: Manômetro, serve para aferir pressão
- Ela: Meu irmão tem um EcoSport, um jipe tipo o seu e ele não tem metade destes reloginhos, acho bem mais pratico do que ficar olhando tudo isto.
- Eu: Onde é mesmo o motel que você disse?
F. Oliveira
11/06/2016, 20:36
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkk
PS: Um dia estava eu procurando um certo estabelecimento de hospedagem rápida com uma mina que frequenta o mesmo (local de conviveu omitido) que eu, la pelas tantas rodando ela questiona:
- Eu: Não, é que este carro é turbo diesel, então, eu instalei um manômetro da pressão do óleo, um manômetro para a pressão da turbina um medidor auxiliar para temperatura da água e um termômetro para a temperatura do óleo.
- Ela: Meu irmão tem um EcoSport, um jipe tipo o seu e ele não tem metade destes reloginhos, acho bem mais pratico do que ficar olhando tudo isto.
HAHAHAHAHAHAHA.
Bora partir pro objetivo final!:chorandoderir:
sandro_ventania
12/06/2016, 18:30
um EcoSport, um jipe tipo o seu
Sem falar que ofendeu...kkkkkkk
atrás ou do lado da admissão, nunca do lado do escapamento.
Olá Sandro,
Qual o rolo se estiver no lado do escapamento?
Um abraço,
Edu
mfdomingues
13/06/2016, 00:14
Olá Sandro,
Qual o rolo se estiver no lado do escapamento?
Um abraço,
Edu
Posso chutar que o sensor apresentaria uma falsa leitura? Uma vez que as altas temperaturas do escapamento seriam captadas pelo sensor mostrando uma situação que não eh real?
O meu de água apresentava valores menores de temperatura, pois, o suporte era longo demais e tive que encurta-lo.
Sandrão, falei besteira?
Abs
PS: A comparação com o a EcaSport foi paga com juros algumas horas depois.
Rarmbrock
01/07/2016, 12:05
Ninguém usinou o cabeçote? Poxa, uns meca aqui (tudo bem que os caras são especialistas em preparação de motores turbo, nitros, blowers etc) mas os caras "furam" o cabeçote e colocam o sensor lá dentro assim ele trás a leitura perfeita e real da temperatura, só achei meio desnecessário e caro também.
Mas se todos prederam na lateral do parafuso e está dando certo, bom, vou pensar nesta possibilidade, la vou eu com mais "reloginhos" pendurados.
Kakakakkaakkaka..... chorei agora......
Franco Deiana
01/07/2016, 13:18
Tambem eu quando comprei Sw4 ano 1998 3.0 turbo diesel 4 anos atrás tinha um monte de problemas com o carro porque os dois ex dono não manter o carro em bom estado... Mudei tudo embreagem com o pedal, e muite outre coise. Hoje com tudo o trabalho que fiz mais a manutenção de todos os anos esta ficando melhor. A coisa bom que è um excelente carro e aguanta muite coise.
alphazzz
02/08/2016, 11:31
Pois é, falou falou e não colocou nem uma foto pra nós? Já que você saiu de Toyota baixo para Toyota alto, o quê está achando da experiência, sente saudades do Corolla?
Olá...
Não sei se posso usar esse tópico, estou na mesma situação:
Comprei a 10 dias uma Hilux sw4 3.0 2000 Vermelha com 176.000 km, estou com varias duvidas sobre manutenção, não tenho o manual:
Radiador com água pura.
Todo o sistema de transmissão sem nenhuma referencia de ultima troca, que óleos e graxa usar, fui em duas oficinas para saber e tive respostas diferentes.
Freios esta bons pastinha e tambor, devo trocar o óleo do sistema ? qual o indicado ?
Amortecedores, o ultimo proprietariado rodou 45.000 km nunca trocou, só trocou buchas na dianteira e traseira, a viatura parece estável, nunca dirigi um veiculo desse tipo, apesar de ser meu sonho de consumo rsrsrsr.
Já troquei óleo de motor e filtro, filtro de combustível e estava sem nenhuma gota de água. óleo que coloquei Ursa 15w40 conforme indicação de uso do antigo proprietário.
agradeço toda ajuda e sé tiver alguma oficia que entenda dessa viatura não zona leste São Paulo agradeço
Depois posto foto dela
Mais uma duvido:
Borrachas das portas e tampa traseira, tem alguma nacional que serve ou tem que ser original.
grato
americo_mattar
03/08/2016, 11:57
Dgp,
É um bom carro, mas não esqueça que tem 16 anos de vida, logo vai dar manutenção ainda mais se o dono anterior não era cuidadoso. Comprei a minha a 1 ano e ainda to terminando de ajustar, o carro praticamente não teve dono...
Apenas complementando, a questão do aquecimento eu uso o Racetronix que mede a temperatura da agua, porem como ja dito, se vazar a agua phodeu. você pode usar o tropa temp (TropaTemp-Marcador Digital de Temperatura para bloco de motor - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=44ip_eeVFbU)) assim não tem que usinar o cabeçote. Sinceramente sou contra furar.
Outra coisa peças criticas so originais, as paralelas duram pouco e te colocam em risco, tem um tópico aqui no fórum indicando onde comprar as peças com preço bom. As vezes as concessionarias tem preços melhor que as paralelas.
Aproveitando a mesma mensagem, Luiz de cara troca todos os fluidos, buchas de suspensão usa as originais, verifica os pivôs de suspensão se quebrar cai a roda. como vc esta em SP, leva seu carro para um destes 3 mecânicos:
- Alex da MacMotors 11 2691-1169 ou 11 94746-7488 Rua Cruzete, 74 na Vl Carbone (eu levo meu carro no Alex)
- Joao da Sollo4WD 11 3835-3781 Rua Andrequice, 67 na Vl Leopoldina
- Sandro Dias 011 4319-0414 ou 11 98363-2846 Rua Americo Vespúcio, 130 Sto Andre
Meu carro so levo no Alex, porem todos são bem recomendados pelos usuários daqui de SP. Quanto as borrachas do porta malas pode comprar na Jocar código 11015 e das portas 151675, a minha é 2001 e creio que são iguais.
Ultima coisa acessem o site TOYOTA | Japan Parts EU (http://www.japan-parts.eu) e digitem o chassi do carro, assim vcs tem acesso ao catalogo de peças on-line da viatura, isso ajuda muito na manutenção.
Boa sorte com as viaturas, grande abraço,
Rob_Scheiwe
03/08/2016, 13:02
americo_mattar, muito boa essa dica do site, bastante útil!
americo_mattar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/90207-americo_mattar.html)
Obrigado, valeu bastante essa dica do pajan parts
Sobre a borrachas tb, segundo eu pesquise da 97 a 2002 e a mesma carroceria
fica a questão do radiador e sistema de transmissão
grato
americo_mattar
06/08/2016, 14:59
Luis, para transmissão fico devendo, to sem o manual aqui, mas te passo mais adiante.
Para o radiador, é recomendável usar o aditivo, porque reduz o risco de corrosão do sistema por cavitação e abrasão, além disso melhora a temperatura de fervura/ congelamento. Tenho usado o aditivo da Honda 1x1 (uma de aditivo para uma de agua destilada) a turma tem usado o cool-gard II da John Deere e funciona muito bem. Mas tem varias marcas no mercado, use uma confiável.
Antes de trocar faz uma verificação nas mangueiras, radiador e bomba d'agua.
americo_mattar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/90207-americo_mattar.html)
Obrigado, valeu bastante essa dica do pajan parts
Sobre a borrachas tb, segundo eu pesquise da 97 a 2002 e a mesma carroceria
fica a questão do radiador e sistema de transmissão
grato
Americo_mattar
Ok, Obrigado, ontem passei o dia na manutenção dela, troca de fluido de freio, hidráulico e embreagem, borracha da tampa traseira ( faltou 3 cm rsrs), lampadas queimas por ai vai rsrsrs
grato
americo_mattar
08/08/2016, 17:44
Vixi, será que diminuíram.....no meu carro deu certo...
Olá.
Com a troca dos fluidos o resultado foi:
Freio, mais leve e resposta mais rápida.
Direção hidráulica, sumir os chiados da bomba menos o do limite de curso sei que e normal.
Embreagem parou o grilinho que fazia quando fria e ficou mais leve.
Preciso de ajuda: como retirar o protetor de carte, quero desamassar e pintar e aproveitar para limpar o motor por baixo tem uns 3 quilos de barro misturado com óleo e graxa.
Sobre escapamento, qual posso comprar para substituir, tem um barulhinho em baixa rotação e aumenta no inicio da aceleração, descobri que tem alguma coisa solta dentro do silencioso depois de procurar bastante e ate medo de ser o turbo.
Sobre o diferencial dianteiro, onde fica o bujão para colocar óleo.
desde já agradeço a ajuda
Alexgol RJ
16/08/2016, 18:08
Boa noite. É a primeira vez que posto. Minha Guerreira é uma Hilux sw4 3.0 TD 2.000 com 287.000km. adquiri em julho/06. Está no mecânico que cuidava anteriormente, trocando o amortecedor dianteiro kaiaba, as buchas da suspensão dianteira originais, correias, mangueiras, oléo, aditivo. Comprei na Ferraço, entregaram em 10 dias. Gostei das conversas vou participar quando puder. Abraço a todos.
Valeu Alexgol RJ
Já fiz a troca de fluidos, Óleos e pneus coloquei 235/85r16 terrain t/a BF, troca da borracha da tampa traseira e porta do motorista com informações do americo_mattar ficou bom, próximo passo escapamento, sistema de arrefecimento e correia dentada, estou com duvida no escamoteável do volante tem uma folga que incomoda é normal essa folga faz muito barulho quando passa em ruas esburacadas que não são pouca rsrsr, como não tenho nenhuma referencia de dirigir um carro desse tipo fica difícil saber o que e normal ou esta errado, tenho bastante noção sobre veículos diesel mas de off road nenhuma.
Emerson Höpner
17/08/2016, 12:13
Esta folga é na coluna de direção... Tem várias maneiras de resolver, desde trocar tudo a soldar, depende do $ e do risco que se deseja assumir.
A folga aparece porque o sistema foi projetado para "encolher" em caso de colisão frontal. Dá uma pesquisada que encontra algumas informações.
A minha ex tinha esta folga, que quando desmontei vi que tinha sido corrigida com um pino elástico. Avaliei as possibilidades e acabei soldando as peças. Eu mesmo desmontei e montei o sistema, não tem nada de tecnologia alien, mas tem que ter um mínimo de conhecimento e organização pra não perder as peças.
A folga sumiu.
Dá uma olhada no anexo, página 13. A peça onde aparece a folga é a 32.
Arildo MT
18/08/2016, 00:42
Galera e o criador do tópico sumiu ???
e pneus coloquei 235/85r16 terrain t/a BF
Olá Luizcs,
Tens como postar fotos com os novos pneus?
Um abraço,
Edu
mfdomingues
18/08/2016, 10:30
Galera e o criador do tópico sumiu ???
É mister M.......
Valeu o pdf, vai ajudar muito, a folga parece ser na trava do escamoteável, mas vou desmontar assim que tiver um tempo. obrigado
Mando sim, só tenho que aprender como fazer, ainda não tirei nenhum.
Estava com dificuldade para encontrar o óleo do diferencia traseiro LSD, encontrei na raceking.com.br a R$ 88,90 embalagem de 2 lt Motul 90PA, enviaram rápido, espero que sejá bom esse óleo.
534663534664534665534666534667
Estava com dificuldade para encontrar o óleo do diferencia traseiro LSD, encontrei na raceking.com.br a R$ 88,90 embalagem de 2 lt Motul 90PA, enviaram rápido, espero que sejá bom esse óleo.
Fique tranquilo é um excelente óleo, uso há 8 anos no diferencial da minha Neguinha.
Fique tranquilo é um excelente óleo, uso há 8 anos no diferencial da minha Neguinha.
Ok, qual graxa devo usa, já que vc tem experiencia com hilux, já comprei uma engraxadora pneumática portátil, e bomba de óleo manual, gosto de por a mão da graxa rsrsrs
Ok, qual graxa devo usa, já que vc tem experiencia com hilux, já comprei uma engraxadora pneumática portátil, e bomba de óleo manual, gosto de por a mão da graxa rsrsrs
Olá Luizcs,
Ficaram 10 os pneus!
A graxa é a para rolamentos, com sabão de lítio.
Utilizo essa aqui
alphazzz
17/11/2016, 14:31
Nada do dono do tópico?? Acha ele no mercado aí Arildo kkk
Arildo MT
17/11/2016, 21:32
As vezes penso de dar um tempo, o pessoal aparece, pergunta um milhão de coisa, ainda cobra urgência, depois desaparecem, sem contar a infinidade de tópicos similares multiplicados por ai, claro que não é unanimidade, as ''exceções'' estão cada vez mais constantes, acho que é um dos motivos do pessoal da velha guarda terem diminuído a presença.
mfdomingues
18/11/2016, 05:38
As vezes penso de dar um tempo, o pessoal aparece, pergunta um milhão de coisa, ainda cobra urgência, depois desaparecem, sem contar a infinidade de tópicos similares multiplicados por ai, claro que não é unanimidade, as ''exceções'' estão cada vez mais constantes, acho que é um dos motivos do pessoal da velha guarda terem diminuído a presença.
Sem contar que fica tudo muito repetitivo, o novato não pesquisa e sua resposta esta lá faz anos....
Sergio c
18/11/2016, 08:34
Sem contar que fica tudo muito repetitivo, o novato não pesquisa e sua resposta esta lá faz anos....
Como dizem por aí,pesquisar dá trabalho heheheheh
Sim, infelizmente já faz tempo que isso vem ocorrendo no forum e afastou muitos (como eu) que eram assíduos.
alphazzz
21/11/2016, 08:33
Eu participo de fóruns na internet desde 1998 e posso te garantir que sempre foi assim, hoje em dia com Facebooks e Whatsappsss piorou e muito. A maioria dos usuários pós-google, não tem costume de pesquisar ou compartilhar conhecimento.
mfdomingues
21/11/2016, 12:15
Eu participo de fóruns na internet desde 1998 e posso te garantir que sempre foi assim, hoje em dia com Facebooks e Whatsappsss piorou e muito. A maioria dos usuários pós-google, não tem costume de pesquisar ou compartilhar conhecimento.
Principalmente com o whatsapp, pois, a mobilidade ajuda muito, eu mesmo não ligo o computador em casa faz um tempo...
Outra questão, o que tu fazia nos foruns com 12 anos?
alphazzz
22/11/2016, 10:25
Principalmente com o whatsapp, pois, a mobilidade ajuda muito, eu mesmo não ligo o computador em casa faz um tempo...
Outra questão, o que tu fazia nos foruns com 12 anos?
Aprendia sobre computadores e alguns fóruns sobre desenho animado kkkk
mfdomingues
22/11/2016, 11:41
Aprendia sobre computadores e alguns fóruns sobre desenho animado kkkk
Bom, agora então creio que você já deve estar inventando o substituto do Iphone 9, correto?
Em 98 estava eu no EB, bons tempos... segue o jogo
alphazzz
23/11/2016, 12:03
Bom, agora então creio que você já deve estar inventando o substituto do Iphone 9, correto?
Em 98 estava eu no EB, bons tempos... segue o jogo
Hahaha não, eu desencantei com tecnologia, só trabalho mesmo, nada de ser gênio. Também estive no EB, mas em 2005.
TonhoSala
03/12/2016, 16:48
Na minha 2001 acabei de trocar o óleo do diferencia autoblocante. Comprei um AC Delco SAE 90 API GL-4. Bom da história é o preço. R$ 25,00 o litro.
539954539955
Leonardo Dic
03/12/2016, 19:57
No diferencial da minha 95 LSD pedia um GL5. Esse GL4 será q dá alguma diferença?
mfdomingues
04/12/2016, 05:21
Que eu saiba deve ser utilizado gl5 até na minha que eh não eh Toyota pede gl5.
Uma pessoa la do clube usou gl4 no diferencial e durou 1 ano, depois jogou fora.
Arildo MT
04/12/2016, 12:25
Que eu saiba deve ser utilizado gl5 até na minha que eh não eh Toyota pede gl5.
Uma pessoa la do clube usou gl4 no diferencial e durou 1 ano, depois jogou fora.
Concordo que gl5 seja superior na maioria dos diferenciais, suportando extrema pressão e choques mecânicos que o diferencial é submetido em carga, mas acho pouco provável que o gl4 tenha isso a causa do dano, talvez uma somatória de fatores coincidiram com a troca do óleo.
mfdomingues
05/12/2016, 10:35
Concordo que gl5 seja superior na maioria dos diferenciais, suportando extrema pressão e choques mecânicos que o diferencial é submetido em carga, mas acho pouco provável que o gl4 tenha isso a causa do dano, talvez uma somatória de fatores coincidiram com a troca do óleo.
Arildo, concordo plenamente e realmente a minha mensagem deu a entender que o GL4 danificou o diferencial, mas, não. O Diferencial foi danificado devido a fatores externo, a questão do GL4 ou invés do GL5 fez com que os danos fosse antecipados.