Ver Versão Completa : Isso também acontece na sua TR4?
Pessoal, estou com um sintoma persistente na minha TR4 4x4 AT 2013. Já procurei me informar aqui para entender o problema, porém sem sucesso e depender da boa vontade dos mecânicos para oferecerem um diagnóstico não tem dado certo.
O problema é o seguinte:
:arrow: Alguns instantes após passar em poças ou pequenos alagados (água abaixo da metade da roda), é possível ouvir um barulho (uma espécie de "chiado" ou "apito") vindo da frente do carro e que dura cerca de 2 a 4 segundos.
Informações adicionais:
:arrow: Arriscaria descrever o ruído como algo metálico "arranhando" ou talvez algum gás pressurizado escapando. O volume é constante e dura de 2 a 4 segundos. Não acontece "durante" a passagem pelo trecho alagado, mas sim logo em seguida. Geralmente logo depois que o carro sai da poça de água. Este é único sintoma observado.
Isto também acontece no carro de vocês? Será que é normal? Minha pesquisa prévia aponta para folga na correia ou algum vazamento no sistema do vácuo da tração? Faz sentido? Alguém teria alguma outra hipótese para oferecer? :pensativo:
luciano_queiroz
06/06/2016, 16:43
Amigo.. a minha dá uma patinada de correia quando molha assim.. mas é bem diferente do barulho que você sugere, de metal arranhando..
Preste atenção e veja se não é esse "gritinho" de correia patinado..
É difícil descrever o barulho, especialmente para quem não entende muito. Pesquisei na internet pelo barulho que você falou e encontrei este vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=NoZf1vptkB8
Pelo vídeo posso dizer que é bem parecido o ruído. Pode ser que seja a correia, sim. No entanto comigo só acontece quando passo em poças de água. Faz sentido ela só "gritar" quando molhada?
Será que é isso mesmo? Se for, quais as causas/soluções?
Pessoal, vendo mais este vídeo aqui em baixo estou quase 100% seguro que este é o barulho que acontece na minha. Porém nunca quando liga ou com o carro andando, mas sim, apenas quando paço em poças de água.
https://www.youtube.com/watch?v=cSkrKP1wlTo
E ai? Qual a solução que vocês recomendam? Já ouvi falar em folga, correia velha, etc? O que vocês acham?
Pessoal, só aproveitando este tópico, para não ter que abrir outro: Tenho uma perguntinha rápida: vocês sabem aquela peça que fica abaixo do pedal do acelerador da TR4 automática? A peça é redonda e é como se fosse um apoio do acelerador. Mandei fazer um tapete que acaba que fica desencaixando essa peça toda vez. Minha pergunta é: posso remover essa peça? Ela tem alguma utilidade prática tipo um "kick-down" ou algo assim? Valeu.
Edmarcio
13/06/2016, 21:20
Prezado, na minha TR4 2010 automática, acontece a mesma coisa quando passo na água, e sempre do lado direito também. Considero esse barulho da correia normal e provavelmente a troca da correia deve resolver o problema (não troquei a minha ainda).
Aquela peça plástica presa no assoalho, seria um apoio ou limitador do pedal do acelerador. Não tem função de botão ou qualquer outra coisa além de limitar o quanto o pedal afunda. Com o carro desligado eu já testei o curso do pedal com e sem esse apoio plástico e sinceramente não vi diferença. O pedal permanece com o mesmo curso. Está peça no meu carro é solta e não consigo prede-la, mas deixo lá para não perde-la e por ela não se soltar também.
Leo cascao
14/06/2016, 09:03
Minha pergunta é: posso remover essa peça? Ela tem alguma utilidade prática tipo um "kick-down" ou algo assim?
Sem essa peça, pode ser que o cabo do acelerador seja muito forçado quando aceleramos tudo. principalmente quando o carro passa em piso irregular o peso do pé pode ser maior que o esperado.
Quanto ao barulho de correia, conferir se ela está bem esticada e esticar um pouquinho pode ser feito em casa em 1 minuto....
A minha peça debaixo do acelerador também fica solta, especialmente por causa do tapete. Será que tem mesmo esse risco que o colega acima falou?
Quanto a correia, é normal acontecer o barulho como no vídeo, porém somente ao passar em poças de água? Como seria esse procedimento "caseiro" para esticá-la? hehe...
Valeu pessoal... :concordo:
Pessoal, o barulho da correia chiando começou a acontecer com mais frequência, agora logo quando ligo o carro mesmo sem passar em água.
1) Como sei se tenho que trocar a correia ou só ajustar a tensão da mesma?
2) Quais os riscos de rodar com ela assim chiando?
Obrigado!!!
Se não grita em poça, não é TR4. É assim mesmo hahaha
Edimar_Oliveira
14/09/2016, 09:32
Eu não teria dúvidas em procurar o mecânico, ajustar a correia ou trocá-la, caso seja necessário.
É um gasto muito pequeno se considerar a irritação que tal barulho provoca.
Muito provável que um ajuste resolva.