PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Cambio - deve ser trocado?

pedrocuba
05/06/2016, 23:48
Caros,

tenho uma Sport 2.8 2005. Peguei ela em 2009 com 60 mil rodados. Troquei o fluido do cambio com 80 mil quilometros conforme prevê o manual, lá nos idos de 2011.

Pois bem, o carro foi ficando pra escanteio e acabou rodando muito menos. Hoje está com 125 mil quilometros e ainda não troquei o fluido novamente (só completei umas 2x com 1-2 litros).

Após idas e vindas do mecânico por causa de cabeçote trincado etc (já deu 2x, mas enfim, outro assunto), o carro está ligando a luz "A/T TEMP" no painel após pouco tempo rodando. Com o carro frio ela não liga, portanto o sensor parece estar bom.

Resolvemos então trocar o fluido do cambio automático (5 anos sem trocar). A pergunta que fica agora é:

o filtro, deve ser trocado junto? (custa a bagatela de 700 reais na autorizada)

Vi aqui que ele parece ser metálico. se tirar ele e limpar serve?

(se tiverem alguma outra luz sobre o problema da AT Temp sou agradecido, mas acho que vou trocar o fluido de qualquer jeito)

abs!

dojao campeao
07/06/2016, 13:17
Tinha uma dakar q comprei usada e aos 120.000 km levei p trocar óleo na CCS, como não tinha registro de troca anterior, trocamos, agora estou c uma TR (para trilhas) com 103.000 km e não t registro de trocas, acertei c CCS q arriará o óleo e verificará o filtro, se necessário solicitará p troca (não tem no estoque), previsão de chegada 3 dias uteis, valor R$ 353,00!

Luiz Leme
07/06/2016, 16:27
Caros,tenho uma Sport 2.8 2005. Peguei ela em 2009 com 60 mil rodados. Troquei o fluido do cambio com 80 mil quilometros conforme prevê o manual, lá nos idos de 2011.Pois bem, o carro foi ficando pra escanteio e acabou rodando muito menos. Hoje está com 125 mil quilometros e ainda não troquei o fluido novamente (só completei umas 2x com 1-2 litros).Após idas e vindas do mecânico por causa de cabeçote trincado etc (já deu 2x, mas enfim, outro assunto), o carro está ligando a luz "A/T TEMP" no painel após pouco tempo rodando. Com o carro frio ela não liga, portanto o sensor parece estar bom.Resolvemos então trocar o fluido do cambio automático (5 anos sem trocar). A pergunta que fica agora é:o filtro, deve ser trocado junto? (custa a bagatela de 700 reais na autorizada)Vi aqui que ele parece ser metálico. se tirar ele e limpar serve?(se tiverem alguma outra luz sobre o problema da AT Temp sou agradecido, mas acho que vou trocar o fluido de qualquer jeito)abs!Boa tarde:Quando a luz acende, ela troca de marchas?Hoje a tarde pretendo buscar a minha 2010/11 Pajero Sport com 146.000 km no mecânico, que dentre outras coisas trocou o oleo do cambio automático.O filtro (metal) foi trocado, assim como a junta do bujão.Só nao foi trocado a junta do filtro, pois, so vende em conjunto com outras juntas.Perguntei ao mecanico se era necessario a troca do filtro e ele disse que era necessario, apesar de ter lavado e ter ficado impecavel.Alegou que este filtro trabalha sob altissima pressao e pode haver fadiga, se soltando uma de suas telas.Sei que ha um post no youtube que o cidadao apenas o lava e coloca de novo.Mais tarde posto quanto custou o filtro e como ficou.Atenciosamente

SavioBatista
07/06/2016, 16:29
Tenho que trocar o da Minha Dakar em Dezembro por tempo, pois não baterei os 80.000km até lá, minha duvida tb é se troco ou não esse filtro e aproveito a mão de Obra.

Glaicon
08/06/2016, 06:56
Tenho que trocar o da Minha Dakar em Dezembro por tempo, pois não baterei os 80.000km até lá, minha duvida tb é se troco ou não esse filtro e aproveito a mão de Obra.
Se trocar até esse limite de Km, estando o óleo ainda em bom estado, ou seja, avermelhado ou marrom translúcido, indicando boa qualidade, não precisa trocar o filtro.
Quando o óleo está escuro, quase preto, que indica desgaste dos discos de composite, aí é necessária a troca, pois estes discos se esfarelam.
Tirando esta situação, que não é o seu caso, troque só o óleo.:concordo:

SavioBatista
08/06/2016, 11:02
Se trocar até esse limite de Km, estando o óleo ainda em bom estado, ou seja, avermelhado ou marrom translúcido, indicando boa qualidade, não precisa trocar o filtro.
Quando o óleo está escuro, quase preto, que indica desgaste dos discos de composite, aí é necessária a troca, pois estes discos se esfarelam.
Tirando esta situação, que não é o seu caso, troque só o óleo.:concordo:

Obrigado pela dica, hj pela manhã dei uma conferida e estava bem claro, estado de novo ainda.
vou trocar só o óleo mesmo.