PDA

Ver Versão Completa : Meu primeiro Jipe !! Construindo

leonardolesk
05/06/2016, 22:32
Galera, comprei de um tio meu um cj5, na verdade o chassis e os eixos. veio de brinde um motor de opala 4cc, minha esposa me deu a caixa de um chevette 4m que ela tinha. E meu sogro desenrolou uma carroceria em uma oficina, não me pergunte como !!

Vou postar aqui as fotos do que eu comprei e com o tempo o progresso do meu projeto !! um abraço a todos !!

leonardolesk
05/06/2016, 22:38
Primeira etapa, separar o chassis, lavar e reformar.

Meu sogro aparece nas fotos passando a lavadora de alta pressão e depois eu ainda meti espátula e escova de aço. por baixo do barro apareceu uma tinta preta e muita ferrugem. fora as gambiarras, solda pra todo lado.

Descobri alguns remendos de antigas trincas, mas parece serviço bem feito. tinham muitos suportes esquisitos, pra coisas que eu nem consigo imaginar. de vagar vou rancando e fazendo reparo !

acho que as molas nõa estão nada mau !

m0r473n53
06/06/2016, 16:57
Parabéns pela aquisição e empreitada.

[]s

eliasFerreira
07/06/2016, 08:08
Cara, aproveita que tá tudo desmontado, e leva o chassis pra um jato de areia, pois vão aparecer praticamente todas as trincas, ficando muito melhor pra soldá-las.

É um trabalho e gasto à mais, mas que vale muito à pena.

tuna
07/06/2016, 08:34
Cara, aproveita que tá tudo desmontado, e leva o chassis pra um jato de areia, pois vão aparecer praticamente todas as trincas, ficando muito melhor pra soldá-las.

X2:concordo:

boa sorte na reforma

[]´s

leonardolesk
07/06/2016, 19:32

eu pensei muito nisso, porem desisti da ideia por contenção de custos e por não ter intensão de fazer trilha pesada com ele.
INFELIZMENTE vou montar ele do jeito que tá na questão de trinca e de empeno. Não ta lá muito torto, mas tá. Motivo: meu primeiro projeto é botar ele pra rodar.

Esse jipe vai ser mais uma escola do que tudo pra mim. depois que eu ja souber das dificuldades e adquirir experiencia eu vou partir pra montar um jipe perfeito (com ressalvas) .

leonardolesk
07/06/2016, 19:44
Evolução:

Hoje tomei coragem de fazer solda de verdade, até então só tinha dado pontos, e em um lugar importante. Não riem por favor.
Meu objetivo era trocar a posição dos jumelos da dianteira para a dianteira. Li muito material sobre isso aqui no fórum e pelas vantagens e desvantagens optei por esta. os suportes da suspensão original estavam todos cagados de solda, empeno, buraco e buchas de metal soldadas por dentro das origirais, e como eu tinha um par de suportes de jumelo resovi juntar tudo.

Quando fui tirar o suporte dianteiro saiu a chapa inteira do chassis pois estava tudo soldado. cortei nos furos pra facilitar o alinhamento futuro. depois soldei tudo no lugar; ficou horrivel mas amanha ou eu lixo e melhoro ou meu tio me xinga todo corta fora e solda denovo.

pintei algumas partes do chassi de Cinza Cassis Scania e gostei muito. chassi e eixos serão dessa cor.

leonardolesk
07/06/2016, 20:01
seguem as fotos que não sairam na msganterior

Pridi
08/06/2016, 06:05
eu pensei muito nisso, porem desisti da ideia por contenção de custos e por não ter intensão de fazer trilha pesada com ele.
INFELIZMENTE vou montar ele do jeito que tá na questão de trinca e de empeno. Não ta lá muito torto, mas tá. Motivo: meu primeiro projeto é botar ele pra rodar.

Esse jipe vai ser mais uma escola do que tudo pra mim. depois que eu ja souber das dificuldades e adquirir experiencia eu vou partir pra montar um jipe perfeito (com ressalvas) .

Caro Leonardo,
Deixe eu dar a minha humilde contribuição.
Tenho que concordar com o Elias. Acho que seria de se repensar na questão do chassis, que é a parte fundamental da viatura. Comparado com o que está por vir, este gasto será insignificante frente a tudo mais que vc terá de fazer para botar esse jeep para rodar, sem contar o tempo que vc vai dispender. Se vai ser uma escola, faça da maneira correta a primeira vez! Talvez não fique esteticamente como você gostaria, mas a fundação está sólida. Vais montar e depois o resultado não será o que vc queria, vais desmontar tudo de novo? Ou vai fazer outro do zero e o que vais fazer o que com esse aí?

tuna
08/06/2016, 17:13
Caro Leonardo,
Tenho que concordar com o Elias. Acho que seria de se repensar na questão do chassis, que é a parte fundamental da viatura. Comparado com o que está por vir, este gasto será insignificante frente a tudo mais que vc terá de fazer para botar esse jeep para rodar, sem contar o tempo que vc vai dispender. Se vai ser uma escola, faça da maneira correta a primeira vez! Talvez não fique esteticamente como você gostaria, mas a fundação está sólida. Vais montar e depois o resultado não será o que vc queria, vais desmontar tudo de novo? Ou vai fazer outro do zero e o que vais fazer o que com esse aí?

X2, do jeito que está vc. vai construir uma cadeira elétrica que vai te dar mais dor de cabeça do que alegria, além de pode machucar alguém com seriedade, pense nisso, se esses suportes quebram vc. vai ficar praticamente sem direção, podendo jogar 1,5 tonelada de metal em cima de um outro carro com uma família dentro :roll:

[]´s

Rodrigo Baratti
08/06/2016, 22:11
Começar a montar o Jeep sob uma estrutura ruim é uma péssima ideia, para qualquer veículo ter o bom desempenho a base é um bom alinhamento.
Essa ponta que vc soldou precisa ser trocada por inteiro.

O Jeep não terá um bom desempenho e vc vai gastar mais depois, reforma e reforça o chassi, montantes e molas.
Deixe pra economizar em outras coisas, mas monta um jeep alinhado.

[]'

Arildo MT
08/06/2016, 23:30
Ouça o que o pessoal esta dizendo, eles sabem o que estão ''falando'', pessoal gabaritado que esta disposto a lhe mostrar o caminho das pedras antes que as encontre, sucesso no projeto.

turbino
09/06/2016, 08:11
Ola amigo bom dia!!!
Tambem estou reformando o meu jeep, porem ja esta na fase final da reforma, creio que daqui uns 30 dias ele ja deve estar rodando. A primeira coisa que fiz depois de desmonta-lo inteiro foi o alinhamento e o reforço do chassis, e posso te falar que nao ficou nada caro perto do que ja gastei na reforma, só sinto nao ter mandado pro jato areia. Se quer um conselho, nao economize neste quesito ok!!!

Boa sorte

leonardolesk
10/06/2016, 04:33
Começar a montar o Jeep sob uma estrutura ruim é uma péssima ideia, para qualquer veículo ter o bom desempenho a base é um bom alinhamento.
Essa ponta que vc soldou precisa ser trocada por inteiro.

O Jeep não terá um bom desempenho e vc vai gastar mais depois, reforma e reforça o chassi, montantes e molas.
Deixe pra economizar em outras coisas, mas monta um jeep alinhado.

[]'

Olá rodrigo,
Trocar a ponta por completo seria a ponta do chassis ou só dessa longarina ? Em que ponto eu cortaria? posso fazer com perfil U de mesmas medidas ou tenho que recortar de um outro chassis ?

Sobre o empeno, alguns "entendidos" da região disseram que posso desemperar o chassis com peso e com minha talha em casa mesmo, em vista que o empeno dele é pouca coisa (achei só uma diferença nas medidas, 1cm entre as diagonais formadas pelos suportes de mola dianteiros, isso é muito ?) procurei no forum e só achei os companheiros falando em levar pra um cyborg. Existe alguma tecnica pra eu fazer isso em casa mesmo ? pq se eu levar em um mecanico aqui em Vitoria-ES ele vai arrancar meu rin só por ser um jipe.

leonardolesk
10/06/2016, 05:00
Caro Leonardo,

Olá, Pridi

O próximo será do zero sim. Uma bandeirante. mas são senas do proximo capítudo, voltemos ao CJ5.
SE eu conseguir montar ele até o final vou utiliza-lo para passeio de fds e levar pro sitio pra brincar, nada pesado, lá só tem lama e um um talude de 1,5m pra chegar no charco. hj fica uma gaiolinha de brasilia lá pra garotada se divertir.

Primeiro eu vou montar o chassi, eixos, motor de opala, caixa de chevette 4m, fazer lanternagem (que eu vou aprender na marra) e montar o bicho com mais umas coisas que tiver aqui em casa. Se ficar bom o conjunto eu levanto um dinheiro pra fazer melhorias (como molas de toy, eixos de F75 que eu tenho aqui em casa sobrando...) .

Se ficar Ruim, veremos... Desmontar tudo nõa é o problema, pq é meu passa tempo nas horas vagas, e eu tenho o que preciso pra isso.

tuna
10/06/2016, 07:41
Olá, Pridi

O próximo será do zero sim. Uma bandeirante. mas são senas do proximo capítudo, voltemos ao CJ5.
SE eu conseguir montar ele até o final vou utiliza-lo para passeio de fds e levar pro sitio pra brincar, nada pesado, lá só tem lama e um um talude de 1,5m pra chegar no charco. hj fica uma gaiolinha de brasilia lá pra garotada se divertir.

Primeiro eu vou montar o chassi, eixos, motor de opala, caixa de chevette 4m, fazer lanternagem (que eu vou aprender na marra) e montar o bicho com mais umas coisas que tiver aqui em casa. Se ficar bom o conjunto eu levanto um dinheiro pra fazer melhorias (como molas de toy, eixos de F75 que eu tenho aqui em casa sobrando...) .

Se ficar Ruim, veremos... Desmontar tudo nõa é o problema, pq é meu passa tempo nas horas vagas, e eu tenho o que preciso pra isso.

:roll:, o problema não é desmontar se ficar ruim, o problema é vc matar alguém nesse processo :parede:

Quando mais de uma pessoa te fala a mesma coisa, é bom dar ouvidos...

[]´s

eliasFerreira
10/06/2016, 09:54
Chassis de um amigo, que estava impecável...

530288

leonardolesk
11/06/2016, 11:39
olá a todos.

chamei um profissa pra olhar o chassis. Ele achou as soldas dos suportes ridículas (pq será?) e refez. no final das contas ele constatou que estava soldado, mas estava feio. ele só limpou com lixadeira e depopsitou material com mais perícia. eu aproveitei e assisti tudo com uma máscara pra ver a técnica. agora não quebra mais. chegou a chapa em U pra fazer os parachoques. 4.75mm de espessura, acho que dá né ? aceito ideias. pensei em fazer o dianteiro um pouco mais curto que a carroceria e dar uma quebradinha nele pra trás, entre 5º e 10º, depois que sair do chassi. o que acham ?

Arildo MT
11/06/2016, 12:34
olá a todos.

chamei um profissa pra olhar o chassis. Ele achou as soldas dos suportes ridículas (pq será?) e refez. no final das contas ele constatou que estava soldado, mas estava feio. ele só limpou com lixadeira e depopsitou material com mais perícia. eu aproveitei e assisti tudo com uma máscara pra ver a técnica. agora não quebra mais. chegou a chapa em U pra fazer os parachoques. 4.75mm de espessura, acho que dá né ? aceito ideias. pensei em fazer o dianteiro um pouco mais curto que a carroceria e dar uma quebradinha nele pra trás, entre 5º e 10º, depois que sair do chassi. o que acham ?

Só curiosidade, essa solda da foto é sua ou do profissa ?

xibiu!!!
11/06/2016, 12:44
olá a todos.

....aceito ideias. pensei em fazer o dianteiro um pouco mais curto que a carroceria e dar uma quebradinha nele pra trás, entre 5º e 10º, depois que sair do chassi. o que acham ?

Olá amigo leonardolesk.

A maioria dos proprietários que tem um Jeep Willys (ou de outra marca), não se sentem à vontade de opinar, quando o assunto é excesso de gambiarra.
Isso porque em uma restauração (no caso dos originais), reestruturação ou "up-grade" no caso dos esportivos, ou simples reforma de melhoria, além do resultado final do serviço (estética, durabilidade, potência...) existe o fator segurança.
Mesmo sendo o veículo destinado ao "divertimento da garotada", como o amigo comenta, não nos esqueçamos dos riscos de acidentes e na responsabilidade de quem abona esses serviço com essas sugestões.
Por isso assino embaixo o comentário do amigo tuna:
"Quando mais de uma pessoa te fala a mesma coisa, é bom dar ouvidos..."

abraço;

leonardolesk
11/06/2016, 21:47
Ola arildo.
Ele soldou e lixou, e dai ficou reto com o chassis e o suporte parecendo que foram feitos na mesma chapa de aço. E eu achei muito feio, dai pedi ele pra passar uma solda em volta. Ele me xingou um bocado mas fez.

Quanto a segurança eu e tendi o recado. Vou tomar todas as precauções ao meu alcance. A primeira foi chamar uma pessoa mais experiente do que eu pra fazer as soldas. Assim como umas aulinhas de solda.

Quanto ao jateamento pro chassis, eu tb acho que seria o ideal, porem está fora do meu alcance.

leonardolesk
20/10/2016, 10:33
Olá senhores. Depois de muito tempo sem atualização, aqui vão algumas:

os feixes de mola foram desmontados, escovados, tratados contra ferrugem, pintados, engraxados e montados. e presos no chassis com buchas e parafusos novos.

leonardolesk
20/10/2016, 11:00
os eixos foram limpos e pintados, confiridos os rolamentos. os traseiros são dos blindados, os dianteiros foram trocados. foi conferido a relação do diferencial, 9/44. substituidos os grampos da dianteira por novos, pois no posto de molas aqui perto de casa só tinham 5 grampos. em tempo serão trocados os traseiros, antes do carro rodar.
Não tenho fotos da revisão dos freios, mas na dianteira foi um kit novo de freio a disco. os discos e suportes ja estao no lugar, as pinças ainda não estao no lugar pq essa roda que ta no jeep é 15". as minhas 16" vão entrar depois que eu voltarem do torneiro. são as originais, porem pedi pra chegar o miolo 4cm pra dentro. os traseiros continuam a tambor. tudo foi limpo, e troquei o reparo dos cilindros de roda e lona. falta só conseguir o mecanismo do freio de mão.

Edit: Os tubos de freio serão feitos novos. Eu pretendo usar um servofreio da kombi refrigerada a agua pois tenho um. porem até aonde eu pesquisei ele não da pressao nos cilindros traseiros do jeep. alguem ja teve essa experiência? eu posso tampar a saida traseira do servo freio e das duas saidas dianteiras uma levar pro eixo dianteiro e outra pro eixo traseiro, nesse caso usando aqueles T originais do jeep

leonardolesk
02/04/2017, 18:50
o projeto ja ta muito avançado, mas vamos por partes:
Aqui esta a caixa de direção no lugar. e o restauro do caixote:

Naercio Cedraz Carneiro
10/05/2017, 21:45
o projeto ja ta muito avançado, mas vamos por partes:
Aqui esta a caixa de direção no lugar. e o restauro do caixote: ainda falta muita coisa para poder desfrutar do meu cj 5 a ansiedade é muito grande mais tá ficando bom o serviço.