Ver Versão Completa : High Steer Toyota bandeirante
Leo.BH4x4
02/06/2016, 23:15
Instalei em minha band recentemente kit high steer com terminais do 608 fixado de baixo para cima pois não fiz SPOA nela.
e estou com algumas duvidas gostaria de compartilhar algumas observações sobre
A direção da Band ficou mais leve e ela tem pneus 35, porém o angulo de esterço diminui consideravelmente. O que é horrivel para virar em uma esquina tipo cotovelo, tem que manobrar para esterçar.
Outro detalhe que mais me incomodou, a direção do jipe ficou mais "boba" digo no sentido do jipe ficar investindo de um lado para outro saindo da trajetória e tendo que ficar corrigindo demais a direção em linha reta. Cansativo.
Detalhe: O Jipe foi feito alinhamento. E esta dentro dos padrões.
Algum toyoteiro que possui High Steer sabe dizer se isso é normal? Coloquei o high steer para reforçar as barras e os terminais de direção. E não estou satisfeito com a dirigibilidade do jipe que está péssima.
Blz Leo bh, cara o virar mais ou menos foi na regulagem da barra de direçao p novo braço, então volte a barra que diminuiu e aumente na barra que sai do setor...vai até o seu agrado...mas não chegue perto do limite da rosca das ponteiras..
Sobre a direção boba, pode ser simples, mas tbm pode ser trabalhoso.. Coma direção justa o retorno p direção será maior, veja se não está muito cheio os pneus.. Imagino menos q 30libras p os 35"... Veja com quem usa os pneus...
Caso de camber leve na Monobloco, caso de caster desmontar a frente completa.. Moro na pampulha e se tiver condição traz aí q ajudo. Abs ai.
jsuttili
03/06/2016, 08:52
Já fez geometria? tem q fazer.... direção boba pode ser sinal de desalinhamento nas rodas... mas geralmente com o desalinhamento ele fica "passarinheiro" (soltando a direção faz curva sozinho.. hehehhe)..... tem que verificar folgas.... pede pra alguém ficar girando a direção de um lado pra outro e verifica todos os pontos de conexão, munhões, pino de centro e setor..
O Hi Steer diminui o esterçamento pq vc aumentou a distância entre o centro de giro do munhão e o ponto do fixação do terminal.. o teu hi steer deve ser mais comprido que o original... qual marca vc usou? ou fabricou?
Manda umas fotos ai pra gente ver.....
Leo.BH4x4
03/06/2016, 14:45
Blz Leo bh, cara o virar mais ou menos foi na regulagem da barra de direçao p novo braço, então volte a barra que diminuiu e aumente na barra que sai do setor...vai até o seu agrado...mas não chegue perto do limite da rosca das ponteiras..
((Então, já fiz conforme você me falou, fiz sobrando de modo que possa regular. Tirei o pino castanha e coloquei terminal, mas mantive o tamanho da barra original. As outras barras que ligam embaixo levei para fazer a Geometria, ela esterça menos mas esterça por igual, mesmo tanto para ambos os lados. O problema maior foi ela ficar " Passarinhando"
Sobre a direção boba, pode ser simples, mas tbm pode ser trabalhoso.. Coma direção justa o retorno p direção será maior,
((A Direção está toda justa no setor que fica na ponta do chassi, mas não deixei muito justa para não forçar Pitman e todo o conjunto)).
veja se não está muito cheio os pneus.. Imagino menos q 30libras p os 35"... Veja com quem usa os pneus...
((Estou usando os 35 A/T com 33libras)).
Caso de camber leve na Monobloco
((Camber está dentro dos padrões))
, caso de caster desmontar a frente completa..
((Caster está dentro dos padrões tambem)).
Moro na pampulha e se tiver condição traz aí q ajudo. Abs ai.
Eu te conheço, Henrique Cego. Você me conhece tambem. Ja tive uma loja de escapamentos na PedroII. Fiz seu escape há uns 12 anos atras.
Leo.BH4x4
03/06/2016, 14:49
Já fez geometria? tem q fazer....
((Fiz a Geometria no mesmo dia que terminei o serviço)) Conferimos Camber, Caster e convergencia.
direção boba pode ser sinal de desalinhamento nas rodas... mas geralmente com o desalinhamento ele fica "passarinheiro" (soltando a direção faz curva sozinho.. hehehhe)
((Exatamente é desse jeito que ela esta)).
..... tem que verificar folgas.... pede pra alguém ficar girando a direção de um lado pra outro e verifica todos os pontos de conexão, munhões, pino de centro e setor..
((A direção dela está toda Zero. Tudo novo, tudo revisado. Munhões com buchas 0km. Folgas de rolamentos ajustados. Sem folga nenhuma no conjunto.
O Hi Steer diminui o esterçamento pq vc aumentou a distância entre o centro de giro do munhão e o ponto do fixação do terminal.. o teu hi steer deve ser mais comprido que o original... qual marca vc usou? ou fabricou?
((Usei Hi Steer da Adap Brasil)) com terminais do 608 de baixo para cima.
Manda umas fotos ai pra gente ver.....
((Vou providenciar fotos e posto aqui, só não sei como postar foto...rs))
jsuttili
03/06/2016, 16:39
Pra enviar foto faz assim
529853
jsuttili
03/06/2016, 16:51
Outro detalhe que tem q observar é o o neutro (ponto central) do setor.
Se ta tudo certo no alinhamento, caster e cambagem, pode ser que as tua barra da saída do setor esta desregulada, dai ela vai puxar mesmo...
Leo.BH4x4
03/06/2016, 17:01
529855529856529857
Olhei o relatório de alinhamento
Convergencia ambos lados + 1,90º
Caster + 1,40º ; +1,20º
Camber + 0,30º ; + 1,00º
O bicho ta passarinhando legal....dirigibilidade horrivel. Da umas investida e tem que ficar corrigindo na direção senão acaba batendo...
Leo.BH4x4
03/06/2016, 17:03
Outro detalhe que tem q observar é o o neutro (ponto central) do setor.
Se ta tudo certo no alinhamento, caster e cambagem, pode ser que as tua barra da saída do setor esta desregulada, dai ela vai puxar mesmo...
Sim, a barra esta centralizada. Da mesma forma quando era pino castanha. Deixei com mesmo tamanho.
Leo.BH4x4
03/06/2016, 17:06
Estou pensando em abrir a convergência um pouco mais. Ou seja, deixá-la um pouco negativa. Pois o camber dela já é positivo comendo mais pneu por fora. abrindo a convergencia eu consigo corrigir para desgastar pneu por igual. "isso foi o que o ultimo alinhador experiente me disse" E o jipe andava nos trilhos.
jsuttili
03/06/2016, 17:21
:?:putz:
Ta difícil.. heheeeh
Pneus e Buchas de suspensão tão todas ok?
jsuttili
03/06/2016, 17:29
LEo.. por curiosidade quanto custou o hi steer da Adap?
Diogo_Vargas
03/06/2016, 17:49
Estou pensando em abrir a convergência um pouco mais. Ou seja, deixá-la um pouco negativa. Pois o camber dela já é positivo comendo mais pneu por fora. abrindo a convergencia eu consigo corrigir para desgastar pneu por igual. "isso foi o que o ultimo alinhador experiente me disse" E o jipe andava nos trilhos.
Leo confere pelo manual do proprietário se as medidas batem com a tua geometria. Segue abaixo os valores.
529858
Abraço.
Leo.BH4x4
03/06/2016, 17:58
:?:putz:
Ta difícil.. heheeeh
Pneus e Buchas de suspensão tão todas ok?
Pneus novos, rodaram 5.000km dentro do alinhamento antes de colocar o High Steer, bem como as buchas todas zeradas que
coloquei recentemente. Eu abri mais a convergencia colocando-a mais negativa. Fiz aqui agora em casa e o comportamento do jipe é outro. Mas ainda não está 100%. Vou reposicionar o amortecedor de direção que ela tinha e eu tirei pois a barra estava pegando.
Eu vou repassar na geometria e vou pedir que coloque na mesma convergência de antes.
Leo.BH4x4
03/06/2016, 18:00
LEo.. por curiosidade quanto custou o hi steer da Adap?
Paguei 850,00 no High Steer com furação para terminal 608. Originalmente eles fazem para os da F-1000
Ai fiz o pacote com as buchas dos munhoes da enfer e as porcas de engenharia da manga de eixo. Saiu tudo 1.2k
Leo.BH4x4
03/06/2016, 18:04
Leo confere pelo manual do proprietário se as medidas batem com a tua geometria. Segue abaixo os valores.
Abraço.
Obrigado Diogo, eu conferi aqui e esta batendo sim. Com uma margem pequena de diferença, dentro dos padrões. Mas o mais estranho que ela rodando no padrão ela fica investindo pros lados...tendo que ficar brigando com a direção para mante-la em linha reta. Ai eu fiz por conta propria abri mais a convergencia e o jipe melhorou 50% parou de ficar "passarinhando"
porém ainda estou achando a direção muito "boba". Ai vou reposicionar o amortecedor de direção que ela tinha e eu tirei. Eu to achando que vai ser essa a solução...((espero que sim))
Leo, imaginava que seria vc amigo.. Vai parar de passarinhar.. Agora num trouxe a toy até hj aqui.. Me chama e vem..
Deve tá usando Cunha.. Depois de uma olhada vai sair igual kart. Kkkk abs amigo
Leo.BH4x4
09/06/2016, 15:58
Leo, imaginava que seria vc amigo.. Vai parar de passarinhar.. Agora num trouxe a toy até hj aqui.. Me chama e vem..
Deve tá usando Cunha.. Depois de uma olhada vai sair igual kart. Kkkk abs amigo
E ai Henrique!!
Vou dar um chego ai, me passa seu endereço. Vou a passeio. Trocamos uma ideia.
Eu fiz umas modificações na barra de direção. Melhorou um pouco, mas continua instável. Coloquei olhal na barra que liga o bulmerangue na barra que liga os munhões. So uma coisa a dizer, não compensa colocar high steer em band com sistema de direção original, digo com Cx de direção recuada igual as originais. O High steer foi feito para trabalhar com cx de direção la na frente adaptada tipo troller que liga direto no braço Pitman. A band por ter muitas conexões de terminais fica péssima. Completamente instável e esterçando beem menos.
Me passa seu endereço e whatsapp que entro em contato. Abraço!
Leo.BH4x4
10/06/2016, 20:34
amigos toyoteiros:
Algumas considerações sobre colocar ou não o High steer nas band´s
Depois de muito dar murro em ponta de faca com esse investimento. Venho aqui esclarecer sobre a luta que venho travando para deixa-la com a dirigibilidade bem como segurança como fator primordial.
Fatos: Depois da instalação do High-steer com tudo novo, buchas dos munhões, tudo 0km. Para não haver ponto em questão que desabone a montagem. Constatei que a direção ficou bem leve e macia, parecendo que os pneus 35 eram 165 65 R13. Porém ganho de um lado perda de outro. A perda: A direção ficou sem resposta. O feeling é horrivel. Manter a trajetória em linha reta é uma briga, pois como os braços do High Steer são mais longos a alavanca aumenta em muito a sensibilidade da direção e em contra partida diminuindo em muito a resposta. Você da um toque na direção e segundo depois você sente o jipe mudando a trajetória.
Outro ponto negativo: Esterço diminuiu muito. Curvas de quarteirão ficaram impossíveis sem uma manobra. Parecendo um caminhão. Fiz umas adaptações para melhorar esse desconforto e insegurança colocando olhal direto na barra que liga o Bumerangue. Melhorou consideravelmente, porém ainda não 100%. Aumentou a resposta e diminuiu a sensibilidade. Melhorou esterço e endureceu a direção.
Agora outro detalhe: Os braços High Steer do centro da bucha do munhão até o terminal é 4cm mais longo que os originais. Vejo que esse é o ultimo detalhe a ser corrigido para usá-lo com a mesma eficácia e segurança dos originais. A unica vantagem ao comprar o High Steer ao meu ver antes de monta-lo foi o reforço com os terminais de direção do MB 608. Mas na prática vi que nao é bem assim.
O proximo passo agora é refazer a furação cônica dos terminais no braço diminuindo esses 4cm mais longo. Assim terei a direção nos padrões originais de tempo de resposta e sensibilidade. Que já nas band´s não são lá grandes coisas! Como exemplo os Troller´s.
finalmente depois de tanto apanhar cheguei a conclusão que o High Steer foi feito para usar com caixa de direção adaptada na dianteira, tirando o bumerangue e colocando-a em posição parecida, com algumas adaptações. Como estou preservando a originalidade da caixa de direção não recomendo o uso do High Steer. Quem fizer adaptação da caixa de direção de D-20, ou opala, ou S-10 e usar o High Steer fica legal. Pois o braço vai ligado direto no pitman. Sensibilidade e resposta de direção não são alterados. Portanto fica aqui minha experiencia pelo qual passei.
Valeu mesmo. Esse é o espírito do fórum. Troca de experiências :curtir:
Leo.BH4x4
15/06/2016, 22:37
Valeu mesmo. Esse é o espírito do fórum. Troca de experiências :curtir:
Sim meu caro! Essa é a ideia.
Sobre a band, encurtei os braços da direção e deu certo. Era o que faltava. Dirigibilidade OK. E terminais heavy duty do MB608.
Apanhei mas consegui.
Sim meu caro! Essa é a ideia.
Sobre a band, encurtei os braços da direção e deu certo. Era o que faltava. Dirigibilidade OK. E terminais heavy duty do MB608.
Apanhei mas consegui.
Leo,
Bacana o relato e o resultado alcançado.
Tens fotos com as furações novas nos braços?
Um abraço,
Edu
Leo, que relato.... Adaptação às vezes é foda hein... Que bom que deu certo.Liga aqui depois.. 31 99644-0077., fiquei viajando uns dias e não entrei no fórum.. Vem cá mano.. Abs amigo
João Eduardo
15/07/2016, 18:44
Sim meu caro! Essa é a ideia.
Sobre a band, encurtei os braços da direção e deu certo. Era o que faltava. Dirigibilidade OK. E terminais heavy duty do MB608.
Apanhei mas consegui.
Leo,
Mesmo assim você não recomenda o High Steer ?
Abç
Sergio c
16/07/2016, 16:50
Leo, teria as referências desses terminais da MB608???
João Eduardo
20/07/2016, 20:37
529857
Olhei o relatório de alinhamento
Convergencia ambos lados + 1,90º
Caster + 1,40º ; +1,20º
Camber + 0,30º ; + 1,00º
O bicho ta passarinhando legal....dirigibilidade horrivel. Da umas investida e tem que ficar corrigindo na direção senão acaba batendo...
Este terminal, por baixo no High Steer, que vem do "gumerang" ou "chifre de veado" não está errado? Li em algum lugar que nesta situação, todo o movimento da suspensão(roda direita) irá transferir para a direção, fica insuportável.
Junior Toyota
25/04/2017, 10:24
Reativando o Topico.
Alguem mais utiliza o H. Steer da Adapt?
Abraço
Junior
Junior Toyota
28/04/2017, 13:31
Pessoal,
Qual outra marca nacional estão utilizando H.Steer?
Abraço
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