Ver Versão Completa : Direção elétrica Bandeirante
Wanderband
01/06/2016, 22:34
Mais inovações para as FJ 40 (versão americana das nossas bands).
Na terra do Tio Sam, não param as inovações para as FJ 40.
Achei interessante essa também...
Direção elétrica.
Se não fosse proibido importação de peças valeria a pena a bagatela de R$ 1.970,00 (preço sem taxa de frete e impostos)
529686 529687 529693
Sergio c
02/06/2016, 09:28
A compra dessas peças seria interessante p quem compra dos EUA e vem por containeres, é só colocar na frente dele e tapar de mercadorias o restante e já era.
Um amigo jipeiro, que é gerente de compras de uma empresa de estruturas metálicas, há uns 2 anos viajou para a China p comprar aço e aproveitando o ensejo, comprou dois guinchos elétricos de 20.000 libras, tirou da caixa e colocou na frente do container. Recebeu na empresa um mês e meio depois, quando abriram o container.
Diogo_Vargas
02/06/2016, 15:52
WanderBand já existe empresa no Brasil que tem o produto, dá Work Guinchos eles tem esse sistema elétrico de direção...
Eles tem disponível um modelo para Toyota Bandeirante, mas não conheço ninguém que tenha comprado.
Instalacao de Direcao Eletrica SP | Guinchos Work (http://www.guinchoswork.com.br/instalacao-direcao-eletrica-sp.html)
Abraço.
GuilhermeAdolf
02/06/2016, 22:36
Jurava que o assunto era algum fio desencapado dando choque no vivente que dirige nossa velha e boa band.. kkkkkk
Thiago Farias
03/06/2016, 09:51
Jurava que o assunto era algum fio desencapado dando choque no vivente que dirige nossa velha e boa band.. kkkkkk
kkk.... boa.... eu de igual forma....
KKKKK na mosca. Foi o que pensei quando vi o título do tópico.
Sergio c
04/06/2016, 18:31
KKKKK na mosca. Foi o que pensei quando vi o título do tópico.
Daria p bolar um antifurto com choque no volante hehehe
Perambulante
04/06/2016, 19:41
Animador, mas quanto a vedação para quem passa por pantanais da vida, existem componentes que não podem ser afogados?
Julio Militão
05/06/2016, 11:46
Bom dia a todos!
Achei interessante o produto da Guinchos Work, se não der problemas com a umidade...
Achei este link no youtube:
Gurgel X15 com direção Elétrica "Work Eletric". - YouTube (https://youtu.be/JsGb6SoAF60)
Não sei se numa Band sem direção hidráulica funcionaria. Acabei de fazer uma consulta no site e estou no aguardo da resposta.
Abraços.
Carlo Pecca
05/06/2016, 12:54
Se não me falha a memória, a direção do X15 era a mesma da kombi, bem levinha.
Alem do que, quem mora próximo do Mar, tem o Sal que resseca tudo e a alta umidade com isso oS PROBLEMAS DE OXIDAÇÃO NAS PARTES ELÉTRICAS É BEM ACENTUADO!!!
mas o motorzinho eletrico fica la quase dentro do painel, quanto a humidade nao tem problemas
Julio Militão
05/06/2016, 22:32
Bem,
Gostaria muito de saber se toca uma caixa de direção de uma "Toyotona" com pneus 35"!
GuilhermeAdolf
05/06/2016, 23:22
Eu fujo de elétrica na minha band! Só deixo o rádio e olhe lá! kkkkkk
Sergio c
06/06/2016, 08:55
Água, umidade e barro não combinam muito com elétrica, a minha tb é só o radio e o PX. Já ví "outros 4x4" que no meio da trilha acendia uma luz da injeção eletrônica, entrava em modo de segurança e o cara se via apertado para sair dela, resumindo, acabava com o passeio e gastava um monte de Temer-s para o mecânico para passar o scaner, ver o problema e mais peças.
Até para desligar e regular a lenta tenho o velho e bom estrangulador.....
Julio Militão
06/06/2016, 13:49
Bem,
Conversei a pouco com o Vanderley da Work e ele me falou que já instalou esse kit em bandeirantes, só que utiliza o sistema da direção mecânica original. Para a minha que tem DH e coluna da S10 teria que voltar ao estado original. Segundo ele, não há necessidade de quaisquer sensores extras, somente a coluna com o sistema.
Com relação à vedação do módulo, perguntei se poderia "mergulha" na água, cobrindo o carro e ele prontamente disse que não haveria problema, pois o módulo eletrônico é blindado e protegido contra infiltrações.
A propósito, o kit custa em torno de R$3.000,00! Se considerarmos o consumo de combustível extra com a bomba hidráulica e o ganho de eficiência do motor, além da diminuição do peso e menos correias e mangueiras para reparar, acredito que vale um cálculo de viabilidade.
Algumas questões:
Para quem tem direção original, quanto custaria a instalação de uma hidráulica?
Para quem já tem DH, quanto custaria retornar à versão original, considerando, também, a venda da DH?
De resto, estou eu pensando em entrar nessa para ver como vai ficar...
Anexo o material que ele me enviou a pouco.
Abraços a todos.
Julio Militão
06/06/2016, 13:53
Em tempo,
Esqueci de perguntar sobre o uso de pneus grandes, como seria seu comportamento!
Sugeri a ele a entrada no grupo para nos esclarecer as dúvidas...
GuilhermeAdolf
06/06/2016, 17:31
Bem,
Conversei a pouco com o Vanderley da Work e ele me falou que já instalou esse kit em bandeirantes, só que utiliza o sistema da direção mecânica original. Para a minha que tem DH e coluna da S10 teria que voltar ao estado original. Segundo ele, não há necessidade de quaisquer sensores extras, somente a coluna com o sistema.
Com relação à vedação do módulo, perguntei se poderia "mergulha" na água, cobrindo o carro e ele prontamente disse que não haveria problema, pois o módulo eletrônico é blindado e protegido contra infiltrações.
A propósito, o kit custa em torno de R$3.000,00! Se considerarmos o consumo de combustível extra com a bomba hidráulica e o ganho de eficiência do motor, além da diminuição do peso e menos correias e mangueiras para reparar, acredito que vale um cálculo de viabilidade.
Algumas questões:
Para quem tem direção original, quanto custaria a instalação de uma hidráulica?
Para quem já tem DH, quanto custaria retornar à versão original, considerando, também, a venda da DH?
De resto, estou eu pensando em entrar nessa para ver como vai ficar...
Anexo o material que ele me enviou a pouco.
Abraços a todos.
Tem um anúncio no face de bomba, setor, mangueiras e acessórios de uma band 80 pelos mesmos 3mil reais...
A gama4x4 vende um kit novo por 4500..
Se imaginar um custo de mão de obra de uns 400 reais pra instalar a dh, é negócio a direção elétrica.. pra quem usa band no dia a dia deve ficar uma uva.. se a mão de obra deles for de graça, aí é mais negócio ainda!
Julio Militão
06/06/2016, 19:58
Boa noite a todos,
Pois é, mesmo para trilhas, se a cpu for mesmo a prova d'água e tocar pneus de maiores diâmetros, acho que compensa.
hercilio.neto
06/06/2016, 23:09
Militão,
No caso de ter algum problema elétrico, a direção funcionaria como uma Band sem DH?
hercilio.neto
06/06/2016, 23:16
Militão,
No caso de ter algum problema elétrico, a direção funcionaria como uma Band sem DH?
Ops,
Agora que vi.
No arquivo word está explicado que a direção volta a funcionar como antes da instalação.
Sergio c
07/06/2016, 12:21
Também acho uma boa ideia para quem não tenha DH na band, pois comprar uma original é cara e adaptação de outro modelo de DH também é complicado.
Tem uns modelos de carros de plásticos que usam direção elétrica há tempos e sem maiores problemas, inclusive, se não me engano, já tem um modelos de camionetes que estão vindo com direção elétrica.
Julio Militão
07/06/2016, 13:48
Boa tarde,
Bem, meu interesse na Direção Elétrica (DE) se dá somente pela curiosidade e desejo de aumentar a eficiência do meu OM314, turbinado e intercoolado, com DH. Para se ter uma ideia, substituí a ventoinha original por uma elétrica, ficou perfeito, já mergulhei na água com ela e continua funcionando muito bem, refrigerando bem mais que a outra. Notei uma melhoria significativa na partida e funcionamento do motor, que passou a funcionar de forma mais silenciosa.
A DE é, sem dúvida, a opção tecnológica à DH que deverá ser substituída a medida que a DE atenda aos diversas aplicações. O fato da Work ter um produto aplicado às Bands é um avanço. Acredito que até o final do ano eu adquira uma unidade para instalar na minha.
Abraço a todos.
GuilhermeAdolf
07/06/2016, 15:22
Boa tarde,
Bem, meu interesse na Direção Elétrica (DE) se dá somente pela curiosidade e desejo de aumentar a eficiência do meu OM314, turbinado e intercoolado, com DH. Para se ter uma ideia, substituí a ventoinha original por uma elétrica, ficou perfeito, já mergulhei na água com ela e continua funcionando muito bem, refrigerando bem mais que a outra. Notei uma melhoria significativa na partida e funcionamento do motor, que passou a funcionar de forma mais silenciosa.
A DE é, sem dúvida, a opção tecnológica à DH que deverá ser substituída a medida que a DE atenda aos diversas aplicações. O fato da Work ter um produto aplicado às Bands é um avanço. Acredito que até o final do ano eu adquira uma unidade para instalar na minha.
Abraço a todos.
Já me disseram que a ventoinha acoplada no motor consome até 5% da potência.. se eu fosse instalar uma, instalaria do astra 2.0.. é muito forte.
Wanderband
07/06/2016, 20:42
Passe o link por favor!
Pessoal, o kit da WORK tá bem mais em conta, pois o kit do e-bay sai mais do que o dobro (errata no meu post inicial, onde tem R$ 1.970,00 leia-se U$$ 1.970,00 hehehe) além de correr o risco de ser taxado em 60%.
Mas,pra quem quiser dar uma olhadinha no kit da FJ40, ai vai...
Electric Power Steering for Toyota Land Cruiser FJ40 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Electric-Power-Steering-for-Toyota-Land-Cruiser-FJ40-/301763398469?hash=item4642800b45:g:zesAAOSwI-BWGAH1&vxp=mtr)
hercilio.neto
07/06/2016, 23:48
Também acho uma boa ideia para quem não tenha DH na band, pois comprar uma original é cara e adaptação de outro modelo de DH também é complicado.
Tem uns modelos de carros de plásticos que usam direção elétrica há tempos e sem maiores problemas, inclusive, se não me engano, já tem um modelos de camionetes que estão vindo com direção elétrica.
(...) Para se ter uma ideia, substituí a ventoinha original por uma elétrica, ficou perfeito, já mergulhei na água com ela e continua funcionando muito bem, refrigerando bem mais que a outra. Notei uma melhoria significativa na partida e funcionamento do motor, que passou a funcionar de forma mais silenciosa.
Toda solução é válida quando atende a expectativa.
Uma vez que a mente estiver aberta às adaptações ou modificações, a utilização de equipamentos elétricos ou eletrônicos cria um leque de possibilidades.
Ventoinha elétrica, direção elétrica, guincho elétrico, trava elétrica, vidros elétricos, bancos elétricos, etc.
Mas a minha cabeça ainda é um pouco fechada e purista. Gosto da simplicidade da Band, com bomba, correia, hélice virando no eixo, manivela nos vídros... Abri mão da originalidade somente nos bancos e no conjunto rodas/pneus (e outras coisinhas como calços e turbina, hehe).
Elétrico só o som.
Sergio c
08/06/2016, 08:34
Uma boa opção para as ventoinhas é as que usam acoplamento viscoso. Não tem aquela ligação direta como as originais. Eu uso há tempos, já passei por alagados que cobriram o capô de água e não tive problemas de quebra de pás ou falta de refrigeração.
LEONELO FORTINI
08/06/2016, 11:07
Uma boa opção para as ventoinhas é as que usam acoplamento viscoso. Não tem aquela ligação direta como as originais. Eu uso há tempos, já passei por alagados que cobriram o capô de água e não tive problemas de quebra de pás ou falta de refrigeração.
Olá Sérgio. Na minha EX Band, adaptei uma eletro-ventoinha de 14 polegadas na frete do radiador para auxiliar na refrigeração. Comprei um termostato digital e foi programado para armar quando a temperatura atingisse 93,03 graus e desarmar com 90. Auxiliava a refrigeração original que é o acoplamento viscoso e com muito bom resultado. Pelo visto, eu ainda estou infectado pelo vírus Toyota Bandeirante. Eta cachaça que me viciou. kkkkkkkk
Sergioporto
08/06/2016, 11:35
Xará ,qual ventoinha que tu usa ? Colocou no lugar da original ?Qual esquema à ser feito ?
Julio Militão
08/06/2016, 14:40
Prezados,
A ventoinha que coloquei foi a do Fiat siena, de duas velocidades, com a cebolinha 83 - 93oC
Abraços
Sergio c
08/06/2016, 15:25
Xará ,qual ventoinha que tu usa ? Colocou no lugar da original ?Qual esquema à ser feito ?
Xará, a ventoinha da minha já veio junto com o motor, mas comparando na oficina quando foi desmontado e trocado os motores, essa com embreagem viscosa a hélice fica mais perto do radiador, pois tem aquela haste preta da foto, que vai presa diretamente na polia, por seis parafusos. Na original, depois da polia tem aquele espaçador de uns 2,5cm, furado em seis locais e depois vai a hélice de metal e os parafusos.
Nessas com acoplamento viscoso, a hélice de 10 pás passa pelo furo da parte preta e é parafusada no acoplamento por seis parafusos.530180
CLÁUDIO COSME
06/07/2016, 21:59
Ai pessoal boa noite, me interessei pela ventoinha elétrica, vocês tiram a ventoinha original e coloca a elétrica?
LEONELO FORTINI
06/07/2016, 23:00
Ai pessoal boa noite, me interessei pela ventoinha elétrica, vocês tiram a ventoinha original e coloca a elétrica?
Boa noite Cláudio, Lembro-me no carnaval de 2015, coloque uma ventoinha elétrica na minha EX BAND. A intenção em coloca-la foi no sentido para auxiliar a ventilação original. Não tendo sua Band ar condicionado ou intercoler, vc instala na frente do radiador a ventoinha e o seu funcionamento seja no sentido soprando. Comprei para minha EX BAND motor 14b uma de "14" polegadas, com a ajuda de um mecânico fizemos o suporte com barra de alumínio, que pode ser de ferro tb, como tb comprei um termostato digital e instalei embaixo do painel. Comprei um sensor de temperatura que é instalado próximo ao original. Programei o termostato para desarmar com 91 graus a ventoinha e com 93.8 ele (termostato) armava. Gastei na época uns trezentos e cinquenta reais. Valeu a pena.
... essa com embreagem viscosa a hélice fica mais perto do radiador, pois tem aquela haste preta da foto, que vai presa diretamente na polia, por seis parafusos. Na original, depois da polia tem aquele espaçador de uns 2,5cm, furado em seis locais e depois vai a hélice de metal e os parafusos.
Nessas com acoplamento viscoso, a hélice de 10 pás passa pelo furo da parte preta e é parafusada no acoplamento por seis parafusos.530180
Será que é muito difícil instalar acoplamento viscoso no Mercedes? Uns pocotós a mais é sempre bom, e tem a vantagem da hélice parar na água.
Sergio c
07/07/2016, 14:13
Caco, a furação é igual, é só retirar uma e colocar a outra, com parafusos curtos, sem aquele espaçador e os parafusos compridos. Só tem que dar uma medida se não vai pegar no radiador, pois como na foto acima, o conjunto todo é mais comprido que o original.