PDA

Ver Versão Completa : Principais dúvidas sobre REPROGRAMAÇÃO e CHIP de veículos a diesel.

Imperador!
31/05/2016, 21:23
Boa noite amigos,

Esse tópico é pra esclarecer as principais dúvidas sobre reprogramação e "chipagem" de veículos. De início, esclareço que:

a) Não estou ganhando nada pra isso, nem trabalho em qualquer empresa do ramo. Tudo que você venha a decidir fazer, faça por sua conta e risco e procure a empresa que melhor lhe parecer.
b) Não me responsabilizo pelas informações aqui contidas. Sou um mero usuário de picapes. Quem tem que dar garantias é o fornecedor e a empresa que fizer o serviço e não eu.
c) Vou tentar esclarecer as principais dúvidas no que se relaciona a carros diesel. Lembrando que a reprogramação só se aplica a veiculos common rail (em geral, os fabricados a partir de 2005).
d) Farei a explicação nos termos mais leigos possíveis. Tanto por minha limitação (a.k.a "ignorância), quanto pra facilitar compreensão.

Dúvida 1: qual a diferença entre chipar e reprogramar? É a mesma coisa?
Resposta -> Não, são coisas diferentes. Como o nome diz, "chipar" é colocar um aparelho na flauta do rail emulando informações de alguns sensores do veículo, fazendo com que a pressão de injeção na flauta e nos bicos seja diferencida. Aumentada a pressão, aumenta-se a potência. A regra é clara, mais diesel mais potência. Já reprogramar se trata de um procedimento mais "refinado", onde o programador modifica inteiramente os parâmetros do veículo diretamente na central de injeção eletrônica do veículo. Dessa forma, enquanto que "chipar" você só tem acesso a algumas informações disponíveis na flauta do rail, a reprogramação tem acesso a virtualmente todos os dados e sensores do veículo. É por essa razão que em geral se consegue resultados melhores fazendo reprogramação.

Dúvida 2: perde garantia?
Resposta -> É preciso deixar claro que SIM!! Qualquer procedimento que seja realizado nesse tipo, é fundamento para a montadora negar garantia do veículo. Porém devemos ter em mente duas coisas: 1) para negar garantia pela reprogramação, o problema tem que estar relacionado ao serviço (ou seja, não pode negar problema de suspensão!); 2) mesmo o chip, que você tem a vantagem de retirar sempre que precisar deixar o carro na concessionária, deixa dados gravados na ECU e portanto pode ser detectado. Ou seja, apesar da chance ser mais remota de ser detectado utilizado o chip, também é possível essa detecção através de arquivos de log. Ou seja, no fim das contas, qualquer que seja o método utilizado, verificada a modificação dos padrões originais do veículo, a montadora tem meios para negar a garantia.

Dúvida 3: Aumenta potência? Quanto aumenta?
Resposta -> Sim, a potência é aumentada e o torque também. O quanto vai ser alterado vai depender do chip usado ou da reprogramação. Geralmente as preparadoras possuem duas opções básicas de ajuste (chamadas vulgarmente de Stage I e Stage II) e os chips tem várias versões que provocam diferentes.

Dúvida 4: Reduz consumo?
Resposta -> Isso é questionável. Reduzir o consumo é uma questão que depende muito mais do motorista que qualquer programação. Imagine o seguinte: você precisa utilizar 50% do pedal do acelerador pra manter o veículo a 100km/h... se você reprogramar, devido a maior quantidade de diesel disponível, só precisará utilizar de 30 a 35% do pedal. Logo, menos acionamento do pedal, menor consumo. O que costuma acontecer, porém, é o dono do veículo se empolgar com a potência extra e atolar o pé. E aí a lógica também entra na conta... mais pedal, mais diesel, mais consumo.

Dúvida 5: Reduz ou aumenta durabilidade do motor?
Resposta -> Essa realmente é uma pergunta que ninguém pode dizer com toda certeza. Se por um lado, se utilizado como se utilizava o veículo antes de fazer o serviço, certamente o motor se esforçará menos; se utilizado mais ao limite, se esforçará mais. Ainda assim, não é uma ciência exata. Tem muitas variáveis.

Dúvida 6: Vou sentir a força do motor mais cedo, reprogramando?
Resposta -> Vai depender do tipo de programação e da curva de potência e torque que vai ser utilizada. Em geral, os programadores trabalham pra que o torque máximo venha em menor rpm possível e a potência máxima esteja disponível por mais tempo. Porém a engenharia tem limitações que vão desde a física até os componentes do motor e questões de desgaste inesperado.

Dúvida 7: Quero fazer pra retirar o DPF do meu veículo. Posso chipar?
Resposta -> Infelizmente não. Até onde eu saiba não existe chip que faça DPF Delete. Somente reprogramando. E além da reprogramação você terá outro custo que é remover o DPF do veículo, pois se deixar como vem original há de se provocar entupição do mesmo. O serviço básico oferecido pelas programadoras retiram o "miolo" do DPF pra evitar esse tipo de problema. Mas que fique claro, esse procedimento invalida a garantia.

Dúvida 8: Preciso alterar a documentação do carro?
Resposta -> Não. O serviço tanto de chipagem como reprogramação são imperceptíveis a qualquer fiscalização (exceto vistoria), de forma que nessa parte é tranquilo.

Dúvida 9: Minha cidade tem vistoria anual. Posso reprogramar?
Resposta -> Poder pode. Mas muito provavelmente o carro será reprovado. Aí você tem três opções: a) reprogramar e deixar o DPF; b) reprogamar, tirar o DPF e anualmente colocá-lo para fazer a vistoria; c) deixar original.

Dúvida 10: Qual o custo desse serviço?
Resposta -> O serviço de reprogramação custa de R$ 2.000 a R$ 4.000 em média, a depender do programador e da programação realizada. Ressalte-se que o serviço de escape não está normalmente incluído neste valor.

Bem amigos, em resumo acredito que essas sejam as principais dúvidas. Costumo receber muitas MPs de colegas foristas questionando sobre esses procedimentos, por isso resolvi iniciar esse tópico. Não há dúvida que a reprogramação pode resolver inúmeras problemas que um carro possa ter, porém a de se estar disposto a saber que outros podem surgir. Não é uma ciência exata.

Não adianta vir questionar o tópico com comentários do tipo "reprogramar pra quê? Pra andar a 200km/h?". Essa não é minha intenção e nunca reprogramei com esse objetivo. A reprogramação pode ser até uma ferramenta de segurança, garantindo ultrapassagens mais fáceis e seguras. Se infelizmente alguns querem reprogramar pra estourar os velocímetros de seus carros, só posso rezar para não encontrar com eles nas estradas da vida. Mas pra esses, até a potência original dos carros já é demais.

Não sou o dono da verdade, vamos discutir os aspectos mais polêmicos e outras dúvidas que forem surgindo.

Aqui embaixo vou colocar alguns videos pra ajudar a entender alguns conceitos empregados, como reprogramação, curva de potência e torque, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=f7bvv4LaNrc

https://www.youtube.com/watch?v=ZfqLCd4CDSo

https://www.youtube.com/watch?v=0XUM6Z7kB4I

https://www.youtube.com/watch?v=VGtImIP6j3A

Imperador!
31/05/2016, 22:41
Boa noite Imperador. Parabéns pela abertura e informações do tópico. Será de grande valia para quem quer ou não, chipar ou reprogramar o motor. Eu já vou aproveitar e perguntar se é verdade que chipando ou reprogramando não vai interferirna velocidade final que continua a mesma?. Abs e obrigado. Válter

Primeiro a se levar em consideração é que reprogramar elimina o limitador de velocidade que alguns carros possuem (velocidade em torno de 180km/h).

A capacidade de atingir velocidade final não é determinada pela potência do motor e sim pela relação diferencial x câmbio. Ou seja, reprogramando você apenas coloca mais potência no motor e não altera a capacidade de atingir a velocidade máxima.

Por exemplo, se um veículo com relação final 3,73:1 pode atingir 220km/h de velocidade máxima, reprogramar não vai fazer com que essa velocidade final aumente, porém poderá fazer com que essa velocidade seja atingida (retirando o limitando, se existir) e fará atingir a final mais rapidamente. Porém, a velocidade final continuará sendo 220km/h.

VOVÔ DO TROLLER
31/05/2016, 23:13
Primeiro a se levar em consideração é que reprogramar elimina o limitador de velocidade que alguns carros possuem (velocidade em torno de 180km/h).

A capacidade de atingir velocidade final não é determinada pela potência do motor e sim pela relação diferencial x câmbio. Ou seja, reprogramando você apenas coloca mais potência no motor e não altera a capacidade de atingir a velocidade máxima.

Por exemplo, se um veículo com relação final 3,73:1 pode atingir 220km/h de velocidade máxima, reprogramar não vai fazer com que essa velocidade final aumente, porém poderá fazer com que essa velocidade seja atingida (retirando o limitando, se existir) e fará atingir a final mais rapidamente. Porém, a velocidade final continuará sendo 220km/h.
Valeu Imperador. Como eu coloquei os pneus 32 mud no Troller 3.0, eu só queria compensar esse maior esforço do motor e acredito que 200 cv seja o suficiente, pois a minha intenção não é sair correndo que nem doido, pois o Troller não foi feito para isso. A ideia é ter mais tranquilidade em subidas e em ultrapassagens necessárias. Abs. Válter

maurilio junior
01/06/2016, 11:39
Passando para parabenizar meu amigo César Filho, vulgo imperador, pela criação do tópico e com o mesmo, eu tirei muitas dúvidas sobre reprogramações e chip´s, pois embora eu á tenha conversado com pessoas do ramo através do whastsapp, eu acabei ficando com muitas duvidas pois era um papo mais técnico, e sobre a reprogramação, tem muita gente no agronegócio reprogramando as colheitadeiras, para produzirem mais.

Machado_medgyn
01/06/2016, 13:42
Passando para parabenizar meu amigo César Filho, vulgo imperador, pela criação do tópico e com o mesmo, eu tirei muitas dúvidas sobre reprogramações e chip´s, pois embora eu á tenha conversado com pessoas do ramo através do whastsapp, eu acabei ficando com muitas duvidas pois era um papo mais técnico, e sobre a reprogramação, tem muita gente no agronegócio reprogramando as colheitadeiras, para produzirem mais.

Fez a reprogramação da sua amigo?

laramie
01/06/2016, 14:29
Excelente topico Imperador! Parabens pela iniciativa! vai esclarecer muito para os leigos no assunto. so para complementar, os CHIPS nao sao apenas aqueles plugados na flauta do rail, tambem sao os chamados Piggy Backy que sao tambem instalados na central do veículo com grampos(vampiro) ou plug and play no proprio chicote da central, que alteram alem da injeçao, pressao da turbina e pressao de injeçao.

Diferença entre eles? o chip que é instalado na flauta do common-rail, apenas abre a injeçao do bico por um periodo mais longo, isso ate pode ocasionar danos aos bicos ou ao motor, por ele aumentar a duraçao da injeçao, nao apenas aumentar a quantidade de injeçao. O Piggy Backy ja é o mais utilizado e de melhor qualidade para os veículos que nao tem a possibilidade de se fazer reprogramaçao, pelo fato da central ser bloqueada pelo fabricante, ele aumenta a quantidade de injeçao e nao o periodo de injeçao, junto com a pressao da turbina e mais alguns sensores como MAP.

Um breve resumo: o quanto mais longe ficar dos chips da flauta, melhor! Opte pela Reprogramação ou caso nao tenha para o veículo, Piggy-Backy.

Espero ter feito um bom complemento.

Machado_medgyn
01/06/2016, 14:50
Gostaria de saber como foi realizado o serviço de retirada física do catalizador e do DPF. Foi me oferecido o serviço de abrir o tambor do DPF e do Catlizador, arrancar o miolo e depois soldar. Achei que poderia ficar meia boca. Como foi feito da sua Imperador?

VOVÔ DO TROLLER
01/06/2016, 16:36
Boa tarde pessoal. Alguém pode me responder se chipando ou reprogramando, o modo de proteção do motor permanece ativo? Abs e obrigado. Válter

laramie
02/06/2016, 14:32
Gostaria de saber como foi realizado o serviço de retirada física do catalizador e do DPF. Foi me oferecido o serviço de abrir o tambor do DPF e do Catlizador, arrancar o miolo e depois soldar. Achei que poderia ficar meia boca. Como foi feito da sua Imperador?

Isso vai da escolha do proprietario, geralmente eles te dao essa opcao para "enganar" a concessionaria, tambem dao a possibilidade de dar um cano reto(sem butijao) pra colocar no lugar.

Eu particularmente nao faria, um DPF novo desse deve custar no minimo R$10.000..

Acho que se o motivo for para enganar a garantia é melhor nem fazer a reprogramaçao, uma hora ou outra eles vao descobrir, sendo voce o proprietario ou um novo proprietario, a picape vai fica rodando ate o fim da vida dela com a reprogramacao instalada e sem DPF, pois vc teria que comprar um DPF novo para deixar ela original.

Toda vida reprogramei minhas picapes, pois quando a gente enjoa dela, uma reprogramaçao volta a animar. Sempre joguei aberto com os mecanicos das concessionarias e sempre foram tranquilos, mas tambem nunca precisei acionar a garantia.

Imperador!
02/06/2016, 16:20
Boa tarde pessoal. Alguém pode me responder se chipando ou reprogramando, o modo de proteção do motor permanece ativo? Abs e obrigado. Válter

Sim, fica tudo ativo normalmente. Se houver algum problema crítico o carro entrará em modo de segurança normalmente.

Laramie já respondeu. Acrescento que colocar o escape direto (eliminando a parte intermediaria do DPF) além de ser melhor, por ser mais fácil, também se torna mais barato e prático com o passar do tempo. Barato porque você mantem o seu DPF original e prático porque tem a possibilidade de recolocá-lo no canto pra retornar o veículo a originalidade caso queira.
A minha NR tem escape direto completo e retrabalhado.

Excelente topico Imperador! Parabens pela iniciativa! vai esclarecer muito para os leigos no assunto. so para complementar, os CHIPS nao sao apenas aqueles plugados na flauta do rail, tambem sao os chamados Piggy Backy que sao tambem instalados na central do veículo com grampos(vampiro) ou plug and play no proprio chicote da central, que alteram alem da injeçao, pressao da turbina e pressao de injeçao.

Diferença entre eles? o chip que é instalado na flauta do common-rail, apenas abre a injeçao do bico por um periodo mais longo, isso ate pode ocasionar danos aos bicos ou ao motor, por ele aumentar a duraçao da injeçao, nao apenas aumentar a quantidade de injeçao. O Piggy Backy ja é o mais utilizado e de melhor qualidade para os veículos que nao tem a possibilidade de se fazer reprogramaçao, pelo fato da central ser bloqueada pelo fabricante, ele aumenta a quantidade de injeçao e nao o periodo de injeçao, junto com a pressao da turbina e mais alguns sensores como MAP.

Um breve resumo: o quanto mais longe ficar dos chips da flauta, melhor! Opte pela Reprogramação ou caso nao tenha para o veículo, Piggy-Backy.

Espero ter feito um bom complemento.

Bacana, Rodrigão! Não sabia dessas informações! Um abraço!

Valeu Imperador. Como eu coloquei os pneus 32 mud no Troller 3.0, eu só queria compensar esse maior esforço do motor e acredito que 200 cv seja o suficiente, pois a minha intenção não é sair correndo que nem doido, pois o Troller não foi feito para isso. A ideia é ter mais tranquilidade em subidas e em ultrapassagens necessárias. Abs. Válter

Esse daí é uma das melhores recomendações para se fazer reprogramação: modificar por pneus maiores e ter perda de desempenho. Reprogramar resolve isso facilmente, podendo lhe entregar, além da potência extra, quem sabe até alguma economia de combustível.

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2016, 18:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/156421-10-principais-duvidas-sobre-reprogramacao-e-chip-de-veiculos-diesel-1.html#post2373667)

Sim, fica tudo ativo normalmente. Se houver algum problema crítico o carro entrará em modo de segurança normalmente.

Valeu Imperador, obrigado. Válter

Coophamat
02/06/2016, 20:46
Quem elimina o dpf e fecha a egr pode voltar a usar diesel comum?

Amiko
03/06/2016, 11:00
Por algum erro de software ou mesmo intervenção da concessionária (uma atualização, sei lá), a reprogramação pode ser resetada e eu perder o serviço?

Imperador!
03/06/2016, 11:39
Por algum erro de software ou mesmo intervenção da concessionária (uma atualização, sei lá), a reprogramação pode ser resetada e eu perder o serviço?

Sim. Se você fizer uma atualização de software na ccs (por exemplo, atualização de ECU, de módulos de injeção, etc) você perderá a reprogramação e o carro voltará ao original. Nesses casos, as preparadoras costumam programar novamente o veículo sem custos. Consulte antes de decidir a empresa.

Quem elimina o dpf e fecha a egr pode voltar a usar diesel comum?
Sim e não.
SIM -> uma fez que com o DPF e EGR fechados, elimina-se a necessidade de usar S10 por contas de emissões e problemas com sensores. Inclusive sempre que viajo na minha costumo abastecer com S10 sem qualquer tipo de problema. Inclusive manutenção do consumo, desempenho e nível de fumaça.

NÃo -> falando pela Ranger, existe a possibilidade de travamento dos bicos e aviso no painel se o sistema detectar a presença de combustível alterado na ponta dos bicos (ou seja, isso tanto pode acontecer com combustível adulterado como também, em tese, utilizando S500). Quem usa S500 deve fazer por sua conta e risco, pois essa é uma hipótese clara de negativa de garantia.

Minha dica pra quem não quer se arriscar é continuar abastecendo com S10 normalmente e somente usar S500 em emergências ou não havendo outra opção.

VOVÔ DO TROLLER
03/06/2016, 19:32
Sim. Se você fizer uma atualização de software na ccs (por exemplo, atualização de ECU, de módulos de injeção, etc) você perderá a reprogramação e o carro voltará ao original. Nesses casos, as preparadoras costumam programar novamente o veículo sem custos. Consulte antes de decidir a empresa.

Sim e não.
SIM -> uma fez que com o DPF e EGR fechados, elimina-se a necessidade de usar S10 por contas de emissões e problemas com sensores. Inclusive sempre que viajo na minha costumo abastecer com S10 sem qualquer tipo de problema. Inclusive manutenção do consumo, desempenho e nível de fumaça.

NÃo -> falando pela Ranger, existe a possibilidade de travamento dos bicos e aviso no painel se o sistema detectar a presença de combustível alterado na ponta dos bicos (ou seja, isso tanto pode acontecer com combustível adulterado como também, em tese, utilizando S500). Quem usa S500 deve fazer por sua conta e risco, pois essa é uma hipótese clara de negativa de garantia.

Minha dica pra quem não quer se arriscar é continuar abastecendo com S10 normalmente e somente usar S500 em emergências ou não havendo outra opção.

Boa noite Imperador. Na 3.0 vc tb usa o S10?

Imperador!
05/06/2016, 09:26
Boa noite Imperador. Na 3.0 vc tb usa o S10?

Uso qualquer diesel nela. Mas normalmente só abasteço com S500.
S10 é exceção.

VOVÔ DO TROLLER
05/06/2016, 11:53
Uso qualquer diesel nela. Mas normalmente só abasteço com S500.
S10 é exceção.
Valeu. Eu tb faço o mesmo com o meu T4 3.0,mesmo porque qdo esse motor foi projetado não havia o S10 e o S500 é mais em conta. Abs

Leonardo Machado
05/07/2016, 22:57
Quando fiz a revisão de 30mil na pajero dakar 3.2 180cv (ano 2015) a CSS me ofereceu um"kit potência" (radiador maior etc...). Segundo a CSS não há perda de garantia. Acho que a potência iria para 240 cv!!! Questionei no SAC da Mit... e um engenheiro me ligou e recomendou que não fizesse. Ressaltou ainda que poderia haver perda da garantia. Ora, como que uma CSS fala que não há perda de garantia e engenheiro mecânico de outra CSS (pois o SAC me remeteu para o responsável de outra CSS) fala que perde a garantia? Vou questionar novamente ao SAC! Ah... e o valor seria R$7mil. Caro não?!

Imperador!
06/07/2016, 08:01
Quando fiz a revisão de 30mil na pajero dakar 3.2 180cv (ano 2015) a CSS me ofereceu um"kit potência" (radiador maior etc...). Segundo a CSS não há perda de garantia. Acho que a potência iria para 240 cv!!! Questionei no SAC da Mit... e um engenheiro me ligou e recomendou que não fizesse. Ressaltou ainda que poderia haver perda da garantia. Ora, como que uma CSS fala que não há perda de garantia e engenheiro mecânico de outra CSS (pois o SAC me remeteu para o responsável de outra CSS) fala que perde a garantia? Vou questionar novamente ao SAC! Ah... e o valor seria R$7mil. Caro não?!

Bem carinho. Nesse caso aí, quem daria a garantia seria a concessionária e não a Mit.
Imagine, as montadoras só procuram uma vírgula errada do consumidor pra negar a garantir, pense como seria uma garantia de ccs...

Mas salvo engano, esse kit que foi oferecido a você é desenvolvido pela Reiko
Mitsubishi L200 Triton com 225 cv esta sendo vendida em Sao Paulo - Noticias Automotivas (http://www.noticiasautomotivas.com.br/mitsubishi-l200-triton-com-225-cv-esta-sendo-vendida-em-sao-paulo/)

YgorPereirafln
30/07/2016, 22:08
Lendo o texto do topico me agradei com a maioria das duvidas retiradas prontamente pelo nosso amigo,mas por outro lado a resposta a duvida de numero 4 nao faz sentido algum, vejamos, se o veiculo chipado ou reprogramado tem a capacidade de injetar mais combustivel com menor acionamento do pedal de acelerador ele nao se tornara mais economico simplesmente por isso. Se com 35% do pedal acionado consegue-se injetar nos cilindros tanto combustivel quanto com 50% do pedal acionado, o carro chipado ou reprogramado gastara a mesma quantidade de combustivel para atingir a mesma velocidade, quem estiver dirigindo que vai acelerar menos, afinal o consumo de combustivel naoo esta em pisar ou nao no aceleerador, mas sim na quantidade de combustovel injetado para combustao... ganho na eficiencia (economia de combustovel) do motor pode haver pelo remapeamento em uma reprogramacao, remapeamento esse que torne o motor mais eficiente, o que acho pouco provavel pq muitos engenheiros ja tentaram isso antes do veiculo ser lancado no mercado, logo nao vai ser qualquer oficina que fara isso...

Glaicon
31/07/2016, 06:45
Tópico interessante.
Marcando para acompanhar e tirar uma dúvida:
Com o aumento de torque, potência e alcance mais rápido da velocidade máxima, não haverá também aumento do calor?
Pergunto isto por conta da aparente manutenção da originalidade do radiador, mangueiras e válvula termostática.:pipoca:

Imperador!
01/08/2016, 09:02
Tópico interessante.Marcando para acompanhar e tirar uma dúvida:
Com o aumento de torque, potência e alcance mais rápido da velocidade máxima, não haverá também aumento do calor?
Pergunto isto por conta da aparente manutenção da originalidade do radiador, mangueiras e válvula
termostática.
A maioria dos carros hoje em dia sai com o sistema de arrefecimento ligeiramente sobredimensionado, então o aumento de calor que decorre do aumento de potência na grande maioria dos casos não provoca aquecimento do carro. A exceção são programações muitos fortes, que aí provocam não só desgaste prematuro do sistema de arrefecimento como de outros componentes do motor, sobretudo a turbina.

Porém é de se lembrar também que não se utiliza 100% da potência extra durante todo o tempo, então para a maioria dos mortais, esse aumento de temperatura é, em geral, desconsiderável.

Lendo o texto do topico me agradei com a maioria das duvidas retiradas prontamente pelo nosso amigo,mas por outro lado a resposta a duvida de numero 4 nao faz sentido algum, vejamos, se o veiculo chipado ou reprogramado tem a capacidade de injetar mais combustivel com menor acionamento do pedal de acelerador ele nao se tornara mais economico simplesmente por isso. Se com 35% do pedal acionado consegue-se injetar nos cilindros tanto combustivel quanto com 50% do pedal acionado, o carro chipado ou reprogramado gastara a mesma quantidade de combustivel para atingir a mesma velocidade, quem estiver dirigindo que vai acelerar menos, afinal o consumo de combustivel naoo esta em pisar ou nao no aceleerador, mas sim na quantidade de combustovel injetado para combustao... ganho na eficiencia (economia de combustovel) do motor pode haver pelo remapeamento em uma reprogramacao, remapeamento esse que torne o motor mais eficiente, o que acho pouco provavel pq muitos engenheiros ja tentaram isso antes do veiculo ser lancado no mercado, logo nao vai ser qualquer oficina que fara isso...

Talvez não tenha me explicado bem, acho que assim ficará claro: suponhamos para que manter a velocidade de 100km/h você utilize 50% da tensão do pedal do acelerador. Quando você reprograma, para fazer a mesma coisa você utilizaria entre 30 e 40% para realizar a mesma atividade. Aí você pergunta: mas a injeção de combustível não aumenta, aumentando portanto o consumo? Sim, é verdade também. Só que o aumento da injeção de combustível é menor que esse 10-30% a menos que você utiliza o acelerador, de forma que numa condução "normal" é possível sim reduzir o consumo de combustível.A situação em que não se consegue melhoria de consumo é quando o carro está em carga total (100%), pois, além de o pedal estar totalmente acionado, haverá injeção de mais combustível. Por isso que também lembrei acima que não se utiliza a potência máxima 100% do tempo.

E mais: para ficar bem claro, que sou mero "hard user" e estou mais que simplificando tudo isso. Estamos falando de injeção de combustível, mas a reprogramação vai muito além disso, pois modifica curvas de torque e potência, proporções estequiométricas para a queima, mistura ar x combustível...

Sobre o final, quando fala sobre os engenheiros de montadora, o que você esquece é que as montadoras são totalmente vinculadas a normas ambientais e normas de produção (as quais desconheço todas quase que totalmente).
Hoje um dos maiores problemas da Ranger se chama DPF e isso não apenas por conta da dificuldade do sistema, mas porque ele exige uma queima de diesel dentro do escape do veículo (sim, veículos originais tem um bico de diesel para injetar combustivel no escape) tudo isso com vias a adequar o veículo às normas ambientais Proncove P7 e Euro VI. O programador e eu, como usuário final (e nisso não quero entrar em nenhum debate bem vs. mal), pouco estou me lixando para normas ambientais que os engenheiros tem que respeitar para poder lançar um veículo.

Pode ter certeza que se houvesse essas amarras todas, os veículos atuais dariam muito menos problemas e seriam bem mais potentes.

YgorPereirafln
01/08/2016, 12:45
Agr sim ficou mais claro meu amigo, obrigado pela explicacao, embora simplificada faz todo sentido. Eu tb só comento de curioso no assunto.

NGDaniel
23/08/2016, 14:27
Imperador!, vc chipou a sua NR ?

Imperador!
23/08/2016, 15:02
Imperador!, vc chipou a sua NR ?

Sim, Daniel!
265cv@60kgfm de torque - Egr OFF - DPF OFF

Abs!

NGDaniel
23/08/2016, 16:12
Sim, Daniel!

Abs!

Nuuu... cavalaça!

Imperador!
23/08/2016, 18:09
Nuuu... cavalaça!

OFF-Topic... Daniel, tá na hora de montar numa Ranjola de novo. Só pra te dar um gostinho:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/80936-nova-ford-ranger-2012-a-1202.html#post2371865
https://www.youtube.com/watch?v=gyjGZ97jzf4

Miranda_MG
24/08/2016, 05:18
OFF-Topic... Daniel, tá na hora de montar numa Ranjola de novo. Só pra te dar um gostinho:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/80936-nova-ford-ranger-2012-a-1202.html#post2371865
Ford Ranger 3.2 ESCAPE DIRETO E PENTE NA TURBINA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=gyjGZ97jzf4)

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Hehehehe...

Tem um outro vídeo dela em movimento, não tem? Depois posta aqui também.

Abraço,

Miranda

NGDaniel
24/08/2016, 10:44

hehehe, pois é... ta coçando!!! Essa nova está d+++

Debro
30/09/2016, 06:30
Encomendei uma Ranger XLS e estou esperando chegar. Decidi reprogramá-la. Minha dúvida é se devo fazer isso assim que pegá-la ou se espero amaciar um pouco, tipo cerca de 2.500Km. Alguma sugestão?

Miranda_MG
30/09/2016, 07:07
Encomendei uma Ranger XLS e estou esperando chegar. Decidi reprogramá-la. Minha dúvida é se devo fazer isso assim que pegá-la ou se espero amaciar um pouco, tipo cerca de 2.500Km. Alguma sugestão?

Debro,

Bom dia. Das lendas urbanas que existem por aí, dizem que quanto mais cedo reprogramar, melhor. Mas isso para mim é daquelas verdades em que alguém afirmou um dia, foi replicada e ficou. Eu reprogramaria logo que pegasse não por isso, mas porque fica muito melhor o veículo. Lembre-se apenas de tomar a decisão lembrando da perda da garantia. E, só para reforçar, ainda assim eu reprogramaria. ;)

Minhas sugestões são outras:
- Se reprogramar com ela ainda bem nova, pegue leve no início. Afinal, os componentes de motor e transmissão que ainda estão se "ajeitando", estarão sujeitos a uma condição nova, mais próxima talvez dos limites de tolerância.
- Se for para trocar pneus por outros de diâmetro maior, prática não rara, faça antes da reprogramação. Porque, dependendo do tamanho, haverá perda de desempenho. E a reprogramação posterior acaba compensando isso.

Abraço,

Miranda

Debro
30/09/2016, 09:59
Debro,

Bom dia. Das lendas urbanas que existem por aí, dizem que quanto mais cedo reprogramar, melhor. Mas isso para mim é daquelas verdades em que alguém afirmou um dia, foi replicada e ficou. Eu reprogramaria logo que pegasse não por isso, mas porque fica muito melhor o veículo. Lembre-se apenas de tomar a decisão lembrando da perda da garantia. E, só para reforçar, ainda assim eu reprogramaria. ;)

Minhas sugestões são outras:
- Se reprogramar com ela ainda bem nova, pegue leve no início. Afinal, os componentes de motor e transmissão que ainda estão se "ajeitando", estarão sujeitos a uma condição nova, mais próxima talvez dos limites de tolerância.
- Se for para trocar pneus por outros de diâmetro maior, prática não rara, faça antes da reprogramação. Porque, dependendo do tamanho, haverá perda de desempenho. E a reprogramação posterior acaba compensando isso.

Abraço,

Miranda

Bom dia, Miranda!

Obrigado pela dica! Já li vários comentários teus antes de me registrar no Fórum e são sempre muito instrutivos. :curtir:

Como não pretendo pegar muita estrada de chão com ela, penso em manter os pneus originais mesmo.

Abração,

Debro

Miranda_MG
30/09/2016, 20:03
Bom dia, Miranda!

Obrigado pela dica! Já li vários comentários teus antes de me registrar no Fórum e são sempre muito instrutivos. :curtir:

Como não pretendo pegar muita estrada de chão com ela, penso em manter os pneus originais mesmo.

Abração,

Debro

Debro,

Grato pelo reconhecimento. Se não vai trocar os pneus, ande com ela uns km antes. Só para conseguir comparar o pós-remape. :twisted:

Sobre a reprogramação, há pontos a serem observados também:

1. Converse com o responsável e explore o conhecimento dele a respeito. Bons programadores sabem o que estão fazendo e não apenas descarregando mapas na sua central.
2. Pergunte sobre o método de intervenção na central do veículo: a Ranger, infelizmente, precisa da sua retirada. Pergunte sobre o uso de agulhas :curtir: ou solda :curtir_nao:. A abertura da central e o fechamento também exigem cuidados.
3. Se for desabilitar EGR e DPF (minha sugestão), compre um escapamento novo. Acho que na nova também, mas no meu modelo o escapamento é dividido em três partes. Compre as partes que serão substituídas. Tem muitos por aí que cortam e soldam (desnecessário) e que sugerem retirar o miolo do DPF. O DPF é uma peça cara. Se for para não usar mais, melhor anunciar no OLX.
4. Ainda sobre o DPF, há programadores que desabilitam e retiram fisicamente todos os sensores. Alguns mapas mantêm leituras de temperatura de gases de escape, por exemplo, que são importantes para o gerenciamento do trem de força. Até mesmo para ações protetivas. Veja no seu caso como será. Bons escapes são feitos mantendo-se os furos para encaixe dos sensores.

Bem, por enquanto é isso.
Boa sorte na decisão.

Abraço,

Miranda

Debro
30/09/2016, 20:30
Debro,

Grato pelo reconhecimento. Se não vai trocar os pneus, ande com ela uns km antes. Só para conseguir comparar o pós-remape. :twisted:

Sobre a reprogramação, há pontos a serem observados também:

1. Converse com o responsável e explore o conhecimento dele a respeito. Bons programadores sabem o que estão fazendo e não apenas descarregando mapas na sua central.
2. Pergunte sobre o método de intervenção na central do veículo: a Ranger, infelizmente, precisa da sua retirada. Pergunte sobre o uso de agulhas :curtir: ou solda :curtir_nao:. A abertura da central e o fechamento também exigem cuidados.
3. Se for desabilitar EGR e DPF (minha sugestão), compre um escapamento novo. Acho que na nova também, mas no meu modelo o escapamento é dividido em três partes. Compre as partes que serão substituídas. Tem muitos por aí que cortam e soldam (desnecessário) e que sugerem retirar o miolo do DPF. O DPF é uma peça cara. Se for para não usar mais, melhor anunciar no OLX.
4. Ainda sobre o DPF, há programadores que desabilitam e retiram fisicamente todos os sensores. Alguns mapas mantêm leituras de temperatura de gases de escape, por exemplo, que são importantes para o gerenciamento do trem de força. Até mesmo para ações protetivas. Veja no seu caso como será. Bons escapes são feitos mantendo-se os furos para encaixe dos sensores.

Bem, por enquanto é isso.
Boa sorte na decisão.

Abraço,

Miranda

Merece, Miranda!

Obrigado mais uma vez!
Vai ser interessante mesmo fazer esse comparativo :boxing:. E terei tempo de avaliar o reprogramador com calma, seguindo as tuas orientações.

Abração,

Debro

Cleo
30/12/2016, 17:26
Sim, Daniel!

Abs!

O que é NR?

Cleo
04/01/2017, 10:03
Pessoal o modulo de potencia HPE da Triton serve na Pajero e vice versa?

Cleo
04/01/2017, 10:25
Bom dia pessoal.

Imperador!
05/01/2017, 09:40
Pessoal o modulo de potencia HPE da Triton serve na Pajero e vice versa?

Não, o módulo da Pajero/L200 Sport e Outdoor é de fato um módulo de potência.
Na Triton, a designação HPE é o modelo do carro e não se refere a um módulo de potência.

Cleo
06/01/2017, 09:12
[QUOTE=Imperador!;2411170]Não, o módulo da Pajero/L200 Sport e Outdoor é de fato um módulo de potência.
Na Triton, a designação HPE é o modelo do carro e não se refere a um módulo de potência.[/QU

Bom dia.
Imperador você está meio equivocado, a designação HPE (High Power Extra) refere-se aos modes Pajero, Triton, etc que possuem esse modulo que sobrealimenta os modelos à diesel em 15 a 20 cv, e este modulo se acha no curvão, embaixo do porta luvas. Se voce tiver a oportunidade de comparar duas Pajeros, por exemplo, verificará que uma tem esse modulo e a outra não, módulo esse fabricado pela STT Emtec, originais MIT, modelos CA 160011 para as AT e 160011 para as MT.

Cleo
06/01/2017, 09:25
Corrigindo, Modelo CA 160012 para as MT.

Imperador!
07/01/2017, 15:23
Pesquise um pouco amigo, você está completamente enganado.

Glaicon
08/01/2017, 09:17
Não, o módulo da Pajero/L200 Sport e Outdoor é de fato um módulo de potência.
Na Triton, a designação HPE é o modelo do carro e não se refere a um módulo de potência.
Seguindo o mesmo raciocínio, tenho uma Pajero Full HPE 2008, com 165 CV´s e, realmente, o "HPE" só representa o modelo da Full, pois tem também a GLS, com o mesmo motor, potência e câmbio, em relação ao mesmo ano.
Já em 2010, ambos os modelos foram elevados na potência para 200 CV´s.
Resumindo, só mudam os acessórios de acabamento entre HPE e GLS.:concordo:

Cleo
09/01/2017, 17:01
Realmente, eu me enganei. Na HPE além de mais acessorios/equipamentos, vem esse módulo que incrementa o motor de 15 a 20 cv e que não é mencionado na ficha técnica do carro. Como estou namorando uma Dakar 2011 minha dúvida é a seguinte: é melhor instalar esse módulo da HPE ou fazer uma reprogramação ?

Imperador!
10/01/2017, 07:56
Realmente, eu me enganei. Na HPE além de mais acessorios/equipamentos, vem esse módulo que incrementa o motor de 15 a 20 cv e que não é mencionado na ficha técnica do carro. Como estou namorando uma Dakar 2011 minha dúvida é a seguinte: é melhor instalar esse módulo da HPE ou fazer uma reprogramação ?

Então,
Não tem como você instalar módulo HPE nos carros, porque, como já comentando, é um detalhe que se refere ao modelo do carro. Se você quiser aumento de potência, tem duas opções: reprogramar ou módulo piggyback.

Walter da Camper
10/01/2017, 09:13
Salvo engano, esses módulos HPE referidos pelo Cleo foram aplicados somente nas L200 e Pajero Sport com motor 4d56 (2.5 com bomba injetora eletrônica).
Na Full e Triton o nome HPE refere-se somente ao modelo do carro, conforme foi dito acima.

Cleo
10/01/2017, 10:25
Então,
Não tem como você instalar módulo HPE nos carros, porque, como já comentando, é um detalhe que se refere ao modelo do carro. Se você quiser aumento de potência, tem duas opções: reprogramar ou módulo piggyback.

Imperador e demais amigos deem uma olha no link abaixo e comentem. Valeu.
Módulo HPE pajero Sport e L200 HPE.rem/inst. - YouTube (https://youtu.be/OZTRdn-2_gE)

Cleo
10/01/2017, 10:26
Salvo engano, esses módulos HPE referidos pelo Cleo foram aplicados somente nas L200 e Pajero Sport com motor 4d56 (2.5 com bomba injetora eletrônica).
Na Full e Triton o nome HPE refere-se somente ao modelo do carro, conforme foi dito acima.

Será que não teria como instalar nas Pajero?

dojao campeao
10/01/2017, 13:05
Será que não teria como instalar nas Pajero?

Sugestão: Com Reyko ou similar, dê uma chipada que aumente 40 cv e + 05 kgmf de torque, vai ficar boa com um pequeno aumento de fumaça, consumo praticamente igual, e sem sobrecarregar muito o câmbio, ao custo de cerca de 3.000 temers!

Imperador!
11/01/2017, 09:30
Imperador e demais amigos deem uma olha no link abaixo e comentem. Valeu.
Módulo HPE pajero Sport e L200 HPE.rem/inst. - YouTube (https://youtu.be/OZTRdn-2_gE)

Não se aplica ao motor 3.2

Cleo
12/01/2017, 13:18
Então,

Usa ou usou algum? Qual é melhor? Independente de preço.

Imperador!
27/01/2017, 09:09
Usa ou usou algum? Qual é melhor? Independente de preço.

Sempre acho melhor reprogramar. É uma opção pessoal. Tem gente que prefere usar chip.

Eduardo Alemão
22/02/2017, 08:48
Alguém conhece oficina na região de Porto Alegre RS pra fazer algo tipo DPF/EGR DELETE como a Strike Brasil faz?

Estou enfrentando chatíssimos problemas na minha Duratorq 3.2.....tipo carro meio engasgado, lag na retomada, motor falhando quando frio....

Valeu!

Walter da Camper
22/02/2017, 10:05
Eduardo, é aconselhável resolver os problemas diagnosticando as respectivas causas antes de reprogramar.
A reprogramação é para melhorar a performance original do carro em boas condições.
Se fizeres uma reprogramação por cima do defeito vai ficar bem mais difícil para diagnosticar os problemas.

Alguém conhece oficina na região de Porto Alegre RS pra fazer algo tipo DPF/EGR DELETE como a Strike Brasil faz?

Estou enfrentando chatíssimos problemas na minha Duratorq 3.2.....tipo carro meio engasgado, lag na retomada, motor falhando quando frio....

Valeu!

Eduardo Alemão
22/02/2017, 10:23
Eduardo, é aconselhável resolver os problemas diagnosticando as respectivas causas antes de reprogramar.
A reprogramação é para melhorar a performance original do carro em boas condições.
Se fizeres uma reprogramação por cima do defeito vai ficar bem mais difícil para diagnosticar os problemas.

Tranquilo Walter já fiz o possível na Ranger e de fato o que resolveu, temporariamente, foi a regeneração da droga do filtro DPF.

Vamos ver. Já achei um cara da Strike em Passo Fundo, estamos conversando.

abz

Miranda_MG
22/02/2017, 14:56
Eduardo,

Já olhou SFI e Reiko também?

Abraço,

Miranda

Tranquilo Walter já fiz o possível na Ranger e de fato o que resolveu, temporariamente, foi a regeneração da droga do filtro DPF.

Vamos ver. Já achei um cara da Strike em Passo Fundo, estamos conversando.

abz

Eduardo Alemão
22/02/2017, 18:05
Eduardo,

Já olhou SFI e Reiko também?

Abraço,

Miranda

Ainda não Miranda. De qualquer forma o papo com os caras de de passo Fundo avançaram bem. Excelente atendimento. O preço... buenas já sabia que ia ser dureza.

Amanhã vou procurar SFI e Reiko.

Gracias companheiro!

Giu Bernardon
23/02/2017, 16:54
Amigo meu passou pelo mesmo problema, com esse mesmo motor: basicamente ou coloca filtro novo ou tira ele e faz a reprogramação (necessária nesse caso), o que deve ficar mais barato que um filtro novo, desde que o Detran do seu estado não exija teste de emissão de poluentes.

Valeu!

Walter da Camper
23/02/2017, 20:40
Essa questão de vistoria de emissões é um fator a ser considerado.
Mais cedo ou mais tarde, todos os estados implantarão algum tipo de controle, até porque isso é mais uma fonte de arrecadação em taxas e multas.
Seria interessante pensar em soluções reversíveis para aumento de potência.

Amigo meu passou pelo mesmo problema, com esse mesmo motor: basicamente ou coloca filtro novo ou tira ele e faz a reprogramação (necessária nesse caso), o que deve ficar mais barato que um filtro novo, desde que o Detran do seu estado não exija teste de emissão de poluentes.

Eduardo Alemão
27/02/2017, 18:45
:dance:

543990

Miranda_MG
27/02/2017, 19:30
Eduardo,

Parabéns. Depois poste suas impressões a respeito do comportamento da Ranger.

Abraço,

Miranda

:dance:

543990

Eduardo Alemão
28/02/2017, 08:16
Eduardo,

Parabéns. Depois poste suas impressões a respeito do comportamento da Ranger.

Abraço,

Miranda

Valeu Miranda

Só rodei 100km até agora e hoje ainda preciso "preencher" o escapamento onde ficava a DPF pra finalizar o serviço.

Uma coisa, porém, já me surpreendeu positivamente: o consumo da camioneta melhorou!

Depois mando mais impressões.

abz

Eduardo Alemão
15/03/2017, 15:40
Então,

Feita a reprogramação da Ranger 3.2 cabine simples 2013, com retirada do filtro DPF, desligamento da válvula EGR, remoção do limitador eletrônico de velocidade e redução do atraso do acelerador eletrônico.

A camioneta estava com 90.000km e eu havia enfrentado alguns problemas com ela nos últimos meses: retomada lenta, falhas com motor frio, carro "xoxo". A gota d'água foi falha geral subindo uma serra aqui no RS, quando precisei guinchar a camioneta.... Fiz limpeza de bicos, regeneração de DPF, troca de filtros, limpeza do catalisador e troca do sensor de temperatura do mesmo, além de trocar o intercooler que tava quebrado. Melhorou geral, mas não resolveu.

Buenas, graças ao pessoal do forum, em especial ao Imperador! e ao Miranda_MG, decidi que a reprogramação seria o caminho a seguir.

Escolhi uma empresa em Passo Fundo RS (filial da original, com sede no MS) e me toquei prá lá. Pra minha supresa foi um procedimento relativamente rápido e prova de falhas. Deu tudo certo e em aproximadamente 3 horas saí de lá com outro carro!

Voltando pela RS-324 a primeira supresa: o computador mostrava consumo médio de 12 a 13km/l, sendo que antes não passava de 11km/l ! O "lag" do acelarador praticamente sumiu (o técnico afirmou que seria algo como 80%), e portanto as retomadas ficaram muito mais ágeis, sem susto. O motor, que já era rápido, ficou um monstrinho ainda que esse nem fosse o objetivo. Camionete voa, se quiser! De modo geral ficou bem melhor de dirigir. Antes era um carro cansativo, travado, difícil até explicar.

No lugar do DPF coloquei um cano reto.

Semana passada, 3.000km depois, coloquei a camioneta a prova com aproximadamente 1.000kg (700 litros mais as tralhas todas) de chopp artesanal na caçamba e fui pra Blumenau (foto abaixo). 450km no total sendo um bom trecho de serra em estrada de terra, coisa de uns 50km. Melhor impossível: torque monstro, camioneta no chão pelo peso no eixo traseiro, uma belezura de viagem!

Então assim: fica minha recomendação usando as palavras do Imperador! : Reprograme e seja feliz!

abz

544882

Miranda_MG
15/03/2017, 17:22
Eduardo,

E imagino que seu arrependimento em relação seja exatamente igual ao meu: "por que não fiz isso antes?". ;-)

Agora é só curtir.

Abraço,

Miranda

Eduardo Alemão
15/03/2017, 18:12
Eduardo,

E imagino que seu arrependimento em relação seja exatamente igual ao meu: "por que não fiz isso antes?". ;-)

Agora é só curtir.

Abraço,

Miranda

Desse jeito mesmo!

Mas viva o forum. Maior parte do tempo os caras vem aqui pra resolver problemas (jamais elogiar) e comigo não foi diferente. Tava facero com a camioneta até começar a me incomodar.... aí futrica daqui, futrica de lá e essa solução caiu como uma luva pra mim.

Até me animei a crescer um pouco os pneus depois dessa :D

Miranda_MG
15/03/2017, 18:35
*em relação à reprogramação...

Eduardo,

Agora é só curtir.

Abraço,

Miranda

Imperador!
16/03/2017, 07:47
É isso aí, galera!
Estamos aqui no fórum pra se ajudar. Sempre gosto de iniciar tópicos que podem ajudar várias pessoas, porque, além de útil, permite que não sejam feitas 10001 postagens repetidas em 50.000 tópicos diferentes.

Abraços!

Debro
09/05/2017, 08:26
Então,

Feita a reprogramação da Ranger 3.2 cabine simples 2013, com retirada do filtro DPF, desligamento da válvula EGR, remoção do limitador eletrônico de velocidade e redução do atraso do acelerador eletrônico.

A camioneta estava com 90.000km e eu havia enfrentado alguns problemas com ela nos últimos meses: retomada lenta, falhas com motor frio, carro "xoxo". A gota d'água foi falha geral subindo uma serra aqui no RS, quando precisei guinchar a camioneta.... Fiz limpeza de bicos, regeneração de DPF, troca de filtros, limpeza do catalisador e troca do sensor de temperatura do mesmo, além de trocar o intercooler que tava quebrado. Melhorou geral, mas não resolveu.

Buenas, graças ao pessoal do forum, em especial ao Imperador! e ao Miranda_MG, decidi que a reprogramação seria o caminho a seguir.

Escolhi uma empresa em Passo Fundo RS (filial da original, com sede no MS) e me toquei prá lá. Pra minha supresa foi um procedimento relativamente rápido e prova de falhas. Deu tudo certo e em aproximadamente 3 horas saí de lá com outro carro!

Voltando pela RS-324 a primeira supresa: o computador mostrava consumo médio de 12 a 13km/l, sendo que antes não passava de 11km/l ! O "lag" do acelarador praticamente sumiu (o técnico afirmou que seria algo como 80%), e portanto as retomadas ficaram muito mais ágeis, sem susto. O motor, que já era rápido, ficou um monstrinho ainda que esse nem fosse o objetivo. Camionete voa, se quiser! De modo geral ficou bem melhor de dirigir. Antes era um carro cansativo, travado, difícil até explicar.

No lugar do DPF coloquei um cano reto.

Semana passada, 3.000km depois, coloquei a camioneta a prova com aproximadamente 1.000kg (700 litros mais as tralhas todas) de chopp artesanal na caçamba e fui pra Blumenau (foto abaixo). 450km no total sendo um bom trecho de serra em estrada de terra, coisa de uns 50km. Melhor impossível: torque monstro, camioneta no chão pelo peso no eixo traseiro, uma belezura de viagem!

Então assim: fica minha recomendação usando as palavras do Imperador! : Reprograme e seja feliz!

abz

544882

Bom dia, Eduardo!

Obrigado por compartilhar!

Quanto gastou? Pode me enviar o contato da empresa em Passo Fundo?

Abraço,

Debro

Eduardo Alemão
09/05/2017, 09:33
Bom dia, Eduardo!

Obrigado por compartilhar!

Quanto gastou? Pode me enviar o contato da empresa em Passo Fundo?

Abraço,

Debro

Queria mandar por mensagem privada mas vi que tu não está habilitado a recebe-las ainda.

Então segue:

Strike Brasil Passo Fundo
(55) 9735-6777

Os caras usam bastante o Facebook também:

Strike Brasil - Passo Fundo RS - Pagina inicial | Facebook (https://www.facebook.com/strikebrasilpassofundo/)

Valor creio que depende de caso a caso. Vê com eles como seria pro teu carro.

abz

Debro
09/05/2017, 09:44
Queria mandar por mensagem privada mas vi que tu não está habilitado a recebe-las ainda.

Então segue:

Strike Brasil Passo Fundo
(55) 9735-6777

Os caras usam bastante o Facebook também:

Strike Brasil - Passo Fundo RS - Pagina inicial | Facebook (https://www.facebook.com/strikebrasilpassofundo/)

Valor creio que depende de caso a caso. Vê com eles como seria pro teu carro.

abz

Obrigado, Eduardo!

Abração,

Debro

Nelsoncbb
09/05/2017, 15:55
Pessoal, boa tarde! Estou em vistas de comprar um outlander gt 2012, e como não tem (pelo menos não achei na pesquisa) tópico específico de remap para gasolina, pergunto por aqui: alguém tem boas referências de loja em GO ou DF para remap dela? Sempre ouvi falar bem da reiko, além dela tem mais alguma de Confiança e um pouco mais em conta? Abraços!

paulorl
16/05/2017, 10:04
Tópico muito legal, pena que só vi ele hoje!! Comprei uma ranger 2013 já com dpf entupido...

Cheguei a cogitar o dpf delete, preço de 2,4k, acredito que só pela reprogramação pois acabei não levando a conversa muito adiante. Enfim, resolvi dar uma "chance" ao dpf, e levei na css porém os caras vieram com conversas e não conseguiram fazer a limpeza, mas na relidade nem tentaram, disseram que teriam que fazer a limpeza em bancada mas sequer tiraram o dpf, atestei isso quando cheguei em casa pois não havia nem marca de ferramenta nos parafusos enferrujados, o barro continuava no mesmo local, e o fio de um dos sensores de temperatura, que estava enrolado em outro cabo, continuou do mesmo modo... Css queria empurrar turbina nova, bico injetor novo.... Sem comentários! Tirei de lá e levei para uma oficina muito boa com 25 anos de existência, onde ainda estou aguardando noticias sobre a manutenção! Os caras iriam fazer uma "retrolavagem" no filtro, ou seja, limpar de trás para frente, pois segundo o mecanico, as oficinas costumam injetar produtos de limpeza na entrada do dpf, específicos para diluir a sujeira presa, mas essa sujeira diluida acaba indo pra dentro do elemento, reduzindo a vida util do mesmo. Pelo que ele disse, a sujeira não deve entrar (diluida ou não), mas sim sair, por isso eles fazem a limpeza no sentido inverso, que é para expulsar a sujeira que ainda não entrou, e também limpar o elemento. Sei lá se isso é certo ou não, se foi papo ou não, mas o cara me passou confiança e resolvi fazer! Resumo da ópera, essa limpeza vai custar 700 pilas, mais a revisão de outros itens que pedi para fazerem... Estou torcendo para que não tenha nenhuma peça mais cara para ser trocada!

De qualquer forma, se voltar a dar problema, me sinto mais seguro para fazer o dpf delete. Se eu precisar fazer, irei fazer como o Eduardo fez, tirar o dpf original e colocar um cano no lugar, pois caso volte a ter as vistorias, eu mesmo posso trocar o cano aberto pelo dpf antigo.

Estou torcendo para que minha manutenção dê certo, afinal tem muita gente com problema de DPF mas também tem muita gente que diz que não teve problemas, ou se teve foi uma vez ou outra, por conta de diesel batizado! Espero estar nessa turma que não tem problemas!! :)

Vou acompanhar o tópico a partir de agora! :computador:

[]s

Miranda_MG
16/05/2017, 15:03
Paulo,

Boa tarde. Chamou-me a atenção no seu relato o fio de um dos sensores de temperatura que estava enrolado, como você disse. Ele está solto? Não está ligado ao sensor?

Abraço,

Miranda

Tópico muito legal, pena que só vi ele hoje!! Comprei uma ranger 2013 já com dpf entupido...

Cheguei a cogitar o dpf delete, preço de 2,4k, acredito que só pela reprogramação pois acabei não levando a conversa muito adiante. Enfim, resolvi dar uma "chance" ao dpf, e levei na css porém os caras vieram com conversas e não conseguiram fazer a limpeza, mas na relidade nem tentaram, disseram que teriam que fazer a limpeza em bancada mas sequer tiraram o dpf, atestei isso quando cheguei em casa pois não havia nem marca de ferramenta nos parafusos enferrujados, o barro continuava no mesmo local, e o fio de um dos sensores de temperatura, que estava enrolado em outro cabo, continuou do mesmo modo... Css queria empurrar turbina nova, bico injetor novo.... Sem comentários! Tirei de lá e levei para uma oficina muito boa com 25 anos de existência, onde ainda estou aguardando noticias sobre a manutenção! Os caras iriam fazer uma "retrolavagem" no filtro, ou seja, limpar de trás para frente, pois segundo o mecanico, as oficinas costumam injetar produtos de limpeza na entrada do dpf, específicos para diluir a sujeira presa, mas essa sujeira diluida acaba indo pra dentro do elemento, reduzindo a vida util do mesmo. Pelo que ele disse, a sujeira não deve entrar (diluida ou não), mas sim sair, por isso eles fazem a limpeza no sentido inverso, que é para expulsar a sujeira que ainda não entrou, e também limpar o elemento. Sei lá se isso é certo ou não, se foi papo ou não, mas o cara me passou confiança e resolvi fazer! Resumo da ópera, essa limpeza vai custar 700 pilas, mais a revisão de outros itens que pedi para fazerem... Estou torcendo para que não tenha nenhuma peça mais cara para ser trocada!

De qualquer forma, se voltar a dar problema, me sinto mais seguro para fazer o dpf delete. Se eu precisar fazer, irei fazer como o Eduardo fez, tirar o dpf original e colocar um cano no lugar, pois caso volte a ter as vistorias, eu mesmo posso trocar o cano aberto pelo dpf antigo.

Estou torcendo para que minha manutenção dê certo, afinal tem muita gente com problema de DPF mas também tem muita gente que diz que não teve problemas, ou se teve foi uma vez ou outra, por conta de diesel batizado! Espero estar nessa turma que não tem problemas!! :)

Vou acompanhar o tópico a partir de agora! :computador:

[]s

paulorl
16/05/2017, 15:17
Fala Miranda! Não, não está solto não, é aquele cujo conector está no meio do carro, próximo ao cardã. Ele estava enrolado em outro cabo, só não desenrolei porque não consegui desconectar, e acho que eles também não devem ter conseguido, rsrs

Estou louco para ter sinal de vida do meu carro, daqui a pouco vou ligar novamente na oficina... :cry:

Miranda_MG
16/05/2017, 15:32
Ah! Beleza então. Porque já ia te dizer que um sensor desses sem leitura para a central pode acarretar uma série de pequenos problemas.

Antes que eu me esqueça, se for optar pela retirada do DPF (mesmo no futuro), há quem faça também a retirada do catalisador. Se for o seu caso, fique atendo ao escape novo, pois ele precisa ter o chamado "flexível" lá próximo à turbina.

Abraço,

Miranda

Fala Miranda! Não, não está solto não, é aquele cujo conector está no meio do carro, próximo ao cardã. Ele estava enrolado em outro cabo, só não desenrolei porque não consegui desconectar, e acho que eles também não devem ter conseguido, rsrs

Estou louco para ter sinal de vida do meu carro, daqui a pouco vou ligar novamente na oficina... :cry:

paulorl
17/05/2017, 16:25
Ah! Beleza então. Porque já ia te dizer que um sensor desses sem leitura para a central pode acarretar uma série de pequenos problemas.

Antes que eu me esqueça, se for optar pela retirada do DPF (mesmo no futuro), há quem faça também a retirada do catalisador. Se for o seu caso, fique atendo ao escape novo, pois ele precisa ter o chamado "flexível" lá próximo à turbina.

Abraço,

Miranda

Valeu pelas dicas Miranda! Peguei o carro agora a tarde, a limpeza deu certo! Vamos ver se ela vai durar! Mas agora pelo menos posso curtir a ranger acima dos 2500rpm (estava limitado por conta do dpf...). Também fiz contato com a SFI Chips, agora estou com contato dela e do pessoal da Strike, caso eu venha a precisar no futuro!

[]s

leosje
13/06/2017, 22:53
Boa noite! Sou novo por aqui e acabei de comprar uma Hilux SRV 4x4 flex e estou muito na duvida do que fazer para aumentar a potência dela. Sou de Belo Horizonte MG e não achei nenhuma empresa de Reprogramacao para me orientar. A minha dúvida é o seguinte, no mercado livre tem um
chip muito bem recomendado por 1.290 reais e consegui falar com a empresa Reiko em Goiânia sobre a Reprogramacao a 2.600 mas achei o ganho muito pouco. Alguém pode me explicar se na Hilux vale a pena fazer alguma coisa? O que devo fazer?

VOVÔ DO TROLLER
13/06/2017, 23:18
Boa noite! Sou novo por aqui e acabei de comprar uma Hilux SRV 4x4 flex e estou muito na duvida do que fazer para aumentar a potência dela. Sou de Belo Horizonte MG e não achei nenhuma empresa de Reprogramacao para me orientar. A minha dúvida é o seguinte, no mercado livre tem um
chip muito bem recomendado por 1.290 reais e consegui falar com a empresa Reiko em Goiânia sobre a Reprogramacao a 2.600 mas achei o ganho muito pouco. Alguém pode me explicar se na Hilux vale a pena fazer alguma coisa? O que devo fazer?
Boa noite. O ganho de potência, com reprogramação e instalação de aparelhos em carros flex, independentemente da cilindrada do motor é muito pouco. Acredito não vale a pena investir nesses dispositivos "milagrosos". Nos carros flex teria que partir para instalar uma turbina, mas o serviço bem feito sai muito caro. Já com o diesel é bem diferente. Abs

Imperador!
14/06/2017, 06:46

A questão não é ser motor flex, mas motores aspirados que não entregam muito aumento de potência com a reprogramação. Realmente não compensa.

Pra você ter ideia, meu Focus possui originalmente 178cv, mas pra deixar ele com 210-215cv o custo fica próximo dos 10 mil reais, sem contar o valor da reprogramação. Não vale a pena.

leosje
15/06/2017, 06:38
Então, tenho conversado com um mecânico da Reiko dez Goiania, ele me garantiu que algumas centrais deste modelo ele consegue fazer a Reprogramacao e ganhar até 18 cavalos e 3 kgt. A minha dúvida está aí, alguns falam que não existe ganho para carro flex, outros falam que alguns modelos de centrais podem ser feitas e tem ganho sim. Eu não sei mais aonde pesquisar. Acho que vou enviar minha central para a Reiko e pagar para ver.

Miranda_MG
15/06/2017, 06:54
Leo,

Bom dia. Fiz o remape da minha Ranger com um camarada aqui em BH. Ele é representante SFI e o considero um sujeito competente. Não sei se eles fazem para a Hilux, mas talvez a opinião de alguém que trabalhe com isso possa te ajudar a tomar a decisão. Se quiser o contato dele, envie-me um e-mail (miranda.mg77@gmail.com), pois você ainda não tem acesso às mensagens privadas aqui por ter poucos posts.

Abraço,

Miranda

Então, tenho conversado com um mecânico da Reiko dez Goiania, ele me garantiu que algumas centrais deste modelo ele consegue fazer a Reprogramacao e ganhar até 18 cavalos e 3 kgt. A minha dúvida está aí, alguns falam que não existe ganho para carro flex, outros falam que alguns modelos de centrais podem ser feitas e tem ganho sim. Eu não sei mais aonde pesquisar. Acho que vou enviar minha central para a Reiko e pagar para ver.

VOVÔ DO TROLLER
15/06/2017, 15:30
Leo,

Bom dia. Fiz o remape da minha Ranger com um camarada aqui em BH. Ele é representante SFI e o considero um sujeito competente. Não sei se eles fazem para a Hilux, mas talvez a opinião de alguém que trabalhe com isso possa te ajudar a tomar a decisão. Se quiser o contato dele, envie-me um e-mail (miranda.mg77@gmail.com), pois você ainda não tem acesso às mensagens privadas aqui por ter poucos posts.

Abraço,

Miranda

Boa tarde Léo. O pessoal da SFI é gente séria e competente ( eu já fiz serviços com eles e gostei do atendimento e dos resultados). Antes de qualquer coisa, ligue para eles, ou mande um e-mail e esclareça as suas dúvidas. Tenho certeza de que você será bem atendido. Depois você resolve o que fazer. Vá com calma para não fazer besteira e jogar dinheiro fora. Muita calma nessa hora. Ele deve ter um representante em Belô, com certeza. Abs e tomara que dê tudo certo. Válter

Franco Deiana
17/06/2017, 14:58
Se eu aumentou o poder do carro, isso não depende de árvore de cames porque tem um melhor impulso e uma melhor entrada de combustível em vez de ser o Chip...

JuniorLJ
01/07/2017, 19:16
Boa noite...Tenho uma L200 outdoor ano 2008 , tá com 82000 km,queria saber se consigo fazer nela uma reprogramacão ou chipagem? Ela é meio lenta e as trocas de marcha só ocorrem em alta rotação , não sei se é alguma regulagem no câmbio, mas se tiver como melhorar seria ótimo
Se alguém puder me ajudar agradeço.

VOVÔ DO TROLLER
01/07/2017, 20:31
Boa noite...Tenho uma L200 outdoor ano 2008 , tá com 82000 km,queria saber se consigo fazer nela uma reprogramacão ou chipagem? Ela é meio lenta e as trocas de marcha só ocorrem em alta rotação , não sei se é alguma regulagem no câmbio, mas se tiver como melhorar seria ótimo
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Liga para o Márcio dá SFI Chips e bate um papo com ele que ele te dá todas as coordenadas. Abs
p.s. digita SFI Chips no Google que aparece os contatos.

JuniorLJ
03/07/2017, 19:30
Boa noite vovô, grato pela dica
Sou novo por aqui, então achei outro tópico (do ano 2010) onde estavam debatendo sobre reprogramar o motor dá L200 e fiquei assustado, parece que não aguenta reprogramação, já trabalha no limite dele é se descuidar ainda ferve.
Vou esperar mais um pouco, talvez seja melhor trocar a viatura
Agradeço pela atenção 👍👍

Guilherme Gontijo
03/07/2017, 23:04
Boa noite Leo, em BH tem o Lucas Nassif da SFI chips. Fiz meu Troller e a Hilux do meu pai com ele e estou satisfeito! Mas como o pessoal disse aí, não sei quanto ao seu carro por ser flex..

Miranda_MG
04/07/2017, 09:26
Uma referência o Lucas mesmo. Competente, bom de conversa e disponível. Foi ele quem fez minha Ranger também.

Boa noite Leo, em BH tem o Lucas Nassif da SFI chips. Fiz meu Troller e a Hilux do meu pai com ele e estou satisfeito! Mas como o pessoal disse aí, não sei quanto ao seu carro por ser flex..

Imperador!
05/07/2017, 07:08
Boa noite vovô, grato pela dica
Sou novo por aqui, então achei outro tópico (do ano 2010) onde estavam debatendo sobre reprogramar o motor dá L200 e fiquei assustado, parece que não aguenta reprogramação, já trabalha no limite dele é se descuidar ainda ferve.
Vou esperar mais um pouco, talvez seja melhor trocar a viatura
Agradeço pela atenção 

Depende da L200... se for Outdoor, nem pense. Se for Triton, faça sem medo.

JuniorLJ
12/08/2017, 05:41
A minha é outdoor 2009, não vou mexer não,ela tá com 85kkm,uso pouco, não judio e mantenho toda manutenção em dia, alguém saberia me dizer quantos km esse motor roda sem apresentar problemas? Cuidando bem

Wtac123
07/09/2017, 16:14
Estou comprando um chip no ebay para minha Hilux 2.5 2010 diesel e o vendedor está me perguntando se o meu sensor de pressao de combustivel sao 3 ou 6 pinos ? (Type of fuel pressure sensor plug ( 3 pin or 6 pin ) ) ?
Alguem pode me ajudar ?

Imperador!
08/09/2017, 07:17
Estou comprando um chip no ebay para minha Hilux 2.5 2010 diesel e o vendedor está me perguntando se o meu sensor de pressao de combustivel sao 3 ou 6 pinos ? (Type of fuel pressure sensor plug ( 3 pin or 6 pin ) ) ?
Alguem pode me ajudar ?

Você pode verificar isso desligando o sensor da flauta do rail...
É provável que o seu seja igual a esse

https://www.youtube.com/watch?v=GRXRqgyaCpE

Imperador!
08/09/2017, 07:18
A minha é outdoor 2009, não vou mexer não,ela tá com 85kkm,uso pouco, não judio e mantenho toda manutenção em dia, alguém saberia me dizer quantos km esse motor roda sem apresentar problemas? Cuidando bem

Se for MUITO bem tratado, até uns 250.000km; bem tratado, uns 200.000km. Se não for cuidado, só Deus sabe.

Wtac123
08/09/2017, 07:23
[QUOTE=Imperador!;2446828]Você pode verificar isso desligando o sensor da flauta do rail...
É provável que o seu seja igual a esse

Wtac123
09/09/2017, 09:41
Caro Imperador, consegui ver que saem 3 fios do conector que vai no sensor. Nao consegui tirar o conector, o acesso é bem difícil. Posso deduzir que o meu são 3 pinos ?

Imperador!
10/09/2017, 06:59
Caro Imperador, consegui ver que saem 3 fios do conector que vai no sensor. Nao consegui tirar o conector, o acesso é bem difícil. Posso deduzir que o meu são 3 pinos ?

Não, só da pra saber vendo o sensor...

paulorl
19/09/2017, 10:25
Chegou meu chip para a ranger, fiz um relato no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/91984-chip-potencia-ranger-3-0-diesel-comprado-no-ebay-24.html#post2447997

Não tarifou, meu custo foi de aproximadamente 350 reais, e minha primeira impressão foi ótima, espero que continue assim.

[]s

camona
24/11/2017, 21:49
Queria saber se tem algum membro da galera ae que já chipou uma pajero sport 2.5 at ? abraços.

Fred Miranda
16/01/2018, 19:26
Olá a todos.

Seguinte, foi feito a reprogramação na minha S10 2.8 diesel ano 2014 câmbio AT. Após a reprogramação, eu achei que o aumento de potência e torque foram muito pequenos.
Eu possuo um scanner via Bluetooth da Multilaser que acusava pico de 208 KPA de pressão no coletor e após a reprogramação, continuou com os mesmos 208 KPA de pressão. Porém é nítido um aumento de potência, mas não condizente com os 60 cv aproximados prometidos do estágio "Rally".
Observei bem as mangueiras do intercooler e não possuem folga ou defeitos para haver perda de pressão.
O que gostaria de saber é se o aumento de potência e torque são bem leves mesmo?

Amiko
16/01/2018, 21:06
Onde você fez o serviço, Fred?

Fred Miranda
16/01/2018, 21:27
Onde você fez o serviço, Fred?
SFI Chips com o Márcio

Imperador!
17/01/2018, 15:33
Olá a todos.

Seguinte, foi feito a reprogramação na minha S10 2.8 diesel ano 2014 câmbio AT. Após a reprogramação, eu achei que o aumento de potência e torque foram muito pequenos.
Eu possuo um scanner via Bluetooth da Multilaser que acusava pico de 208 KPA de pressão no coletor e após a reprogramação, continuou com os mesmos 208 KPA de pressão. Porém é nítido um aumento de potência, mas não condizente com os 60 cv aproximados prometidos do estágio "Rally".
Observei bem as mangueiras do intercooler e não possuem folga ou defeitos para haver perda de pressão.
O que gostaria de saber é se o aumento de potência e torque são bem leves mesmo?

Geralmente o aumento de potencia e muito perceptivo, principalmente pro dono, a pessoa que dirige o carro todos os dias.
Veja lá com eles...

Fred Miranda
17/01/2018, 16:00
O cara que reprogramou conversou na hora com o engenheiro e ele disse que é isso mesmo.

Estou pensando em colocar aqueles Downpipe para retirar o catalisador. Será que isso melhorará o fluxo pela saída da turbina e consequentemente a potência?

VOVÔ DO TROLLER
17/01/2018, 20:27
SFI Chips com o Márcio

Colocou o pedal euro BOOSTER que o Márcio Medina também instala? Fica muito bom. Com relação a reprogramação, fica mais esperto, mas realmente, não achei lá essas coisas, exceto o aumento do "fumacê". Abs

Fred Miranda
17/01/2018, 22:31
Colocou o pedal euro BOOSTER que o Márcio Medina também instala? Fica muito bom. Com relação a reprogramação, fica mais esperto, mas realmente, não achei lá essas coisas, exceto o aumento do "fumacê". Abs

Cheguei agora a pouco de uma pequena viagem de 200 km. Percebe-se uma melhora no desempenho, mas nada tão forte assim.
Agora em relação à fumaça, eu estranhei, pois sempre li e ouvi que na reprogramação aumenta a fumaça. A minha não mudou nada a fumaça.

Eduardopiri
24/01/2018, 23:26
Chipei minha frontier 2.8, teve bom resultado no desempenho, exceto quando chega a 140 km/h ela corta, entra em segurança apaga o motor, meu turbo ta zero motor tbm os bicos rodei 40 mil km tbm bomba foi destada, tudo ok, nao entendo pq disso, alguem sabe me informar o pq?

Walter da Camper
26/01/2018, 11:05
Chipei minha frontier 2.8, teve bom resultado no desempenho, exceto quando chega a 140 km/h ela corta, entra em segurança apaga o motor, meu turbo ta zero motor tbm os bicos rodei 40 mil km tbm bomba foi destada, tudo ok, nao entendo pq disso, alguem sabe me informar o pq?
Qual o ano de fabricação da Frontier?

luizliberato
19/03/2018, 21:54
Cheguei agora a pouco de uma pequena viagem de 200 km. Percebe-se uma melhora no desempenho, mas nada tão forte assim.
Agora em relação à fumaça, eu estranhei, pois sempre li e ouvi que na reprogramação aumenta a fumaça. A minha não mudou nada a fumaça.

Fred, eu iria reprogramar minha s10 200 cv com o Márcio, porém agora estou em dúvida sobre onde fazer. Já andei em uma feita pela Reiko e ficou um canhão. Você conseguiu melhorar o ganho dela?

Fred Miranda
19/03/2018, 22:10
Fred, eu iria reprogramar minha s10 200 cv com o Márcio, porém agora estou em dúvida sobre onde fazer. Já andei em uma feita pela Reiko e ficou um canhão. Você conseguiu melhorar o ganho dela?

Luiz, percebe-se que houve melhoras. Na verdade a maior potência vem mais em altas rotações. Dos 200 cv originais, creio eu que deve estar com uns 220 a 230 no máximo, ou seja, ganho de uns 10% a 15%.
Pelo valor cobrado não sei se vale a pena. Mas também não está forçando muito turbina e câmbio. Tenho medo de colocar potência demais e estourar turbina e/ou câmbio.

luizliberato
01/04/2018, 22:30
Luiz, percebe-se que houve melhoras. Na verdade a maior potência vem mais em altas rotações. Dos 200 cv originais, creio eu que deve estar com uns 220 a 230 no máximo, ou seja, ganho de uns 10% a 15%.
Pelo valor cobrado não sei se vale a pena. Mas também não está forçando muito turbina e câmbio. Tenho medo de colocar potência demais e estourar turbina e/ou câmbio.

Resolvi fazer a minha com o Reiko no final de semana que vem. Logo que tiver as impressões posto o resultado.

Fred Miranda
01/04/2018, 23:15
Resolvi fazer a minha com o Reiko no final de semana que vem. Logo que tiver as impressões posto o resultado.

Bom demais. Posta aqui o resultado pra gente ver.

luizliberato
07/04/2018, 14:25
Bom demais. Posta aqui o resultado pra gente ver.

Fiz a reprogramação ontem no representante do Reiko em Matão/SP. A loja chama DL pneus. Nos primeiros 20 minutos achei um ganho não substancial em alta. Depois de 1 hora rodando a s10 virou o capeta. Ignorante. O freio não segura mais o carro. Creio que o 0 a 100 deve estar entre 8 - 8,5s no máximo. O consumo melhorou pouquíssima coisa. O barulho reduziu muito, o que me surpreendeu. Enfim, recomendo 1000 %. O ganho foi enorme.

Carloshilux
07/04/2018, 14:35
Boa tarde. Sou da região serrana do RJ, alguém conheceria um profissional pra reprogramar minha hiilux 2014?

Fred Miranda
07/04/2018, 17:25
Fiz a reprogramação ontem no representante do Reiko em Matão/SP. A loja chama DL pneus. Nos primeiros 20 minutos achei um ganho não substancial em alta. Depois de 1 hora rodando a s10 virou o capeta. Ignorante. O freio não segura mais o carro. Creio que o 0 a 100 deve estar entre 8 - 8,5s no máximo. O consumo melhorou pouquíssima coisa. O barulho reduziu muito, o que me surpreendeu. Enfim, recomendo 1000 %. O ganho foi enorme.

Ficou ignorante então.

luizliberato
07/04/2018, 21:25
Ficou muito forte sim. A 160 km/h está a aproximados 2400 rpm. Andando hoje percebi que o consumo na cidade aumentou 0,5 km/l. Eu troquei os pneus recentemente por BF Goodrich 265/70 r17, o que havia pesado bem o carro, velocímetro está marcando 4 km a menos do que o real e aumentou um pouco o consumo. Com a reprogramação acabou a sensação de peso, mas o consumo caiu ainda mais um pouco. Está fazendo em torno de 6,5 km/ no trânsito pesado. Talvez eu ainda aprenda a conduzir de modo mais econômico. Como parâmetro antes andava com bom rendimento em torno de 2000 rpm e fazia uns 7 km/l com os BF (antes de trocar, com pneus Maxxis 265/65 chegava a 7,5 km/l na cidade fácil). Hoje andei bastante a 1700 rpm e foi suficiente para manter velocidade razoável.

Fred Miranda
07/04/2018, 21:33
E em relação à fumaça? Aumentou?

luizliberato
09/04/2018, 01:20
E em relação à fumaça? Aumentou?
Não percebi nenhum aumento de fumaça, mas o programador disse que é comum ocorrer. O que estou estranhando é que o carro ficou bem solto, perdeu muito do freio motor e sem alteração no escapamento. O controle de frenagem já quase não entra mais e o freio segura bem menos. Tem que reaprender a dirigir, senão fica perigoso. Mas estou satisfeito, até porque os BF tinham pesado bastante o carro.

dias_adriano
19/04/2018, 12:14

Fiz hoje, após muito pesquisar a reprogramação do meu carro, e confesso que fiquei meio decepcionado, e gostaria que você me esclarecesse a duvida.
Eu também não percebi melhora significativa no meu carro, senti melhora na lenta, mais na alta não, meu programador falou que o carro melhorará após o carro reaprender a leitura de alguns sinais, pelo que vi em seu relato, com você aconteceu coisa parecida. Então de fato você também percebeu a melhora significativa do carro somente após alguns segundos? Você fez também a remoção do DPF??

Imperador!
20/04/2018, 07:51
Fiz hoje, após muito pesquisar a reprogramação do meu carro, e confesso que fiquei meio decepcionado, e gostaria que você me esclarecesse a duvida.
Eu também não percebi melhora significativa no meu carro, senti melhora na lenta, mais na alta não, meu programador falou que o carro melhorará após o carro reaprender a leitura de alguns sinais, pelo que vi em seu relato, com você aconteceu coisa parecida. Então de fato você também percebeu a melhora significativa do carro somente após alguns segundos? Você fez também a remoção do DPF??

O carro pra acessar todos os mapas demoram algumas centenas de quilömetros, é o tempo em que os mapas antigos saem da memória de latência e os mapas da reprogramação passam a ser utilizados.

vitorah
20/04/2018, 14:52

Quando eu fiz da minha o aumento foi imediato. Tanto que após a reprogramação fui com o cara pra dar uma volta e a potência extra já tava lá. Torque e potência.

andrecfres
24/04/2018, 20:47
Boa noite amigos,

Esse tópico é pra esclarecer as principais dúvidas sobre reprogramação e "chipagem" de veículos. De início, esclareço que:

a) Não estou ganhando nada pra isso, nem trabalho em qualquer empresa do ramo. Tudo que você venha a decidir fazer, faça por sua conta e risco e procure a empresa que melhor lhe parecer.
b) Não me responsabilizo pelas informações aqui contidas. Sou um mero usuário de picapes. Quem tem que dar garantias é o fornecedor e a empresa que fizer o serviço e não eu.
c) Vou tentar esclarecer as principais dúvidas no que se relaciona a carros diesel. Lembrando que a reprogramação só se aplica a veiculos common rail (em geral, os fabricados a partir de 2005).
d) Farei a explicação nos termos mais leigos possíveis. Tanto por minha limitação (a.k.a "ignorância), quanto pra facilitar compreensão.

Dúvida 1: qual a diferença entre chipar e reprogramar? É a mesma coisa?
Resposta -> Não, são coisas diferentes. Como o nome diz, "chipar" é colocar um aparelho na flauta do rail emulando informações de alguns sensores do veículo, fazendo com que a pressão de injeção na flauta e nos bicos seja diferencida. Aumentada a pressão, aumenta-se a potência. A regra é clara, mais diesel mais potência. Já reprogramar se trata de um procedimento mais "refinado", onde o programador modifica inteiramente os parâmetros do veículo diretamente na central de injeção eletrônica do veículo. Dessa forma, enquanto que "chipar" você só tem acesso a algumas informações disponíveis na flauta do rail, a reprogramação tem acesso a virtualmente todos os dados e sensores do veículo. É por essa razão que em geral se consegue resultados melhores fazendo reprogramação.

Dúvida 2: perde garantia?
Resposta -> É preciso deixar claro que SIM!! Qualquer procedimento que seja realizado nesse tipo, é fundamento para a montadora negar garantia do veículo. Porém devemos ter em mente duas coisas: 1) para negar garantia pela reprogramação, o problema tem que estar relacionado ao serviço (ou seja, não pode negar problema de suspensão!); 2) mesmo o chip, que você tem a vantagem de retirar sempre que precisar deixar o carro na concessionária, deixa dados gravados na ECU e portanto pode ser detectado. Ou seja, apesar da chance ser mais remota de ser detectado utilizado o chip, também é possível essa detecção através de arquivos de log. Ou seja, no fim das contas, qualquer que seja o método utilizado, verificada a modificação dos padrões originais do veículo, a montadora tem meios para negar a garantia.

Dúvida 3: Aumenta potência? Quanto aumenta?
Resposta -> Sim, a potência é aumentada e o torque também. O quanto vai ser alterado vai depender do chip usado ou da reprogramação. Geralmente as preparadoras possuem duas opções básicas de ajuste (chamadas vulgarmente de Stage I e Stage II) e os chips tem várias versões que provocam diferentes.

Dúvida 4: Reduz consumo?
Resposta -> Isso é questionável. Reduzir o consumo é uma questão que depende muito mais do motorista que qualquer programação. Imagine o seguinte: você precisa utilizar 50% do pedal do acelerador pra manter o veículo a 100km/h... se você reprogramar, devido a maior quantidade de diesel disponível, só precisará utilizar de 30 a 35% do pedal. Logo, menos acionamento do pedal, menor consumo. O que costuma acontecer, porém, é o dono do veículo se empolgar com a potência extra e atolar o pé. E aí a lógica também entra na conta... mais pedal, mais diesel, mais consumo.

Dúvida 5: Reduz ou aumenta durabilidade do motor?
Resposta -> Essa realmente é uma pergunta que ninguém pode dizer com toda certeza. Se por um lado, se utilizado como se utilizava o veículo antes de fazer o serviço, certamente o motor se esforçará menos; se utilizado mais ao limite, se esforçará mais. Ainda assim, não é uma ciência exata. Tem muitas variáveis.

Dúvida 6: Vou sentir a força do motor mais cedo, reprogramando?
Resposta -> Vai depender do tipo de programação e da curva de potência e torque que vai ser utilizada. Em geral, os programadores trabalham pra que o torque máximo venha em menor rpm possível e a potência máxima esteja disponível por mais tempo. Porém a engenharia tem limitações que vão desde a física até os componentes do motor e questões de desgaste inesperado.

Dúvida 7: Quero fazer pra retirar o DPF do meu veículo. Posso chipar?
Resposta -> Infelizmente não. Até onde eu saiba não existe chip que faça DPF Delete. Somente reprogramando. E além da reprogramação você terá outro custo que é remover o DPF do veículo, pois se deixar como vem original há de se provocar entupição do mesmo. O serviço básico oferecido pelas programadoras retiram o "miolo" do DPF pra evitar esse tipo de problema. Mas que fique claro, esse procedimento invalida a garantia.

Dúvida 8: Preciso alterar a documentação do carro?
Resposta -> Não. O serviço tanto de chipagem como reprogramação são imperceptíveis a qualquer fiscalização (exceto vistoria), de forma que nessa parte é tranquilo.

Dúvida 9: Minha cidade tem vistoria anual. Posso reprogramar?
Resposta -> Poder pode. Mas muito provavelmente o carro será reprovado. Aí você tem três opções: a) reprogramar e deixar o DPF; b) reprogamar, tirar o DPF e anualmente colocá-lo para fazer a vistoria; c) deixar original.

Dúvida 10: Qual o custo desse serviço?
Resposta -> O serviço de reprogramação custa de R$ 2.000 a R$ 4.000 em média, a depender do programador e da programação realizada. Ressalte-se que o serviço de escape não está normalmente incluído neste valor.

Bem amigos, em resumo acredito que essas sejam as principais dúvidas. Costumo receber muitas MPs de colegas foristas questionando sobre esses procedimentos, por isso resolvi iniciar esse tópico. Não há dúvida que a reprogramação pode resolver inúmeras problemas que um carro possa ter, porém a de se estar disposto a saber que outros podem surgir. Não é uma ciência exata.

Não adianta vir questionar o tópico com comentários do tipo "reprogramar pra quê? Pra andar a 200km/h?". Essa não é minha intenção e nunca reprogramei com esse objetivo. A reprogramação pode ser até uma ferramenta de segurança, garantindo ultrapassagens mais fáceis e seguras. Se infelizmente alguns querem reprogramar pra estourar os velocímetros de seus carros, só posso rezar para não encontrar com eles nas estradas da vida. Mas pra esses, até a potência original dos carros já é demais.

Não sou o dono da verdade, vamos discutir os aspectos mais polêmicos e outras dúvidas que forem surgindo.

Aqui embaixo vou colocar alguns videos pra ajudar a entender alguns conceitos empregados, como reprogramação, curva de potência e torque, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=f7bvv4LaNrc

https://www.youtube.com/watch?v=ZfqLCd4CDSo

https://www.youtube.com/watch?v=0XUM6Z7kB4I

https://www.youtube.com/watch?v=VGtImIP6j3A

Se eu reprogramar meu carro, é possivel depois tirar o programa e deixa-lo original novamente? Se sim, é possivel que se descubra?

dias_adriano
24/04/2018, 21:36
O carro pra acessar todos os mapas demoram algumas centenas de quilömetros, é o tempo em que os mapas antigos saem da memória de latência e os mapas da reprogramação passam a ser utilizados.

Decidi remapear meu carro, pois viajo bastante e a potência extra em ultrapassagens ajuda e muito, mas no caso do meu carro, eu não sabia mas eu já precisava remapear ou então trocar o DPF. O DPF do meu carro estava entupido já, e mesmo após o remapeamento o carro não demonstrava melhora significativa na performance, eu questionei com o representante da SFI aqui na minha cidade, pois não tinha percebido melhora significativa no meu carro, e fomos averiguar qual poderia ser o motivo disso, e foi quando chegamos a remoção do DPF. Depois disso o carro, ficou excelente, potência extra, motor trabalhando livre, melhorou o consumo, meu carro fazia apenas 8,3 Km/l na cidade, e 8,7 na estrada com velocidade entre 120~130, agora após a reprogramação chegou a marcar 10,5Km/l na cidade e após uma viagem que fiz o computador de bordo está acusando 9,9Km/l velocidade entre 120~140.
Agora sou obrigado a concordar com os colegas foristas quando dizem que só o que penso é: Porque eu não fiz isso antes? rsrsrs

Alextintas
30/04/2018, 16:18
Boa tarde,
Alguém já usou esses Chips da Race Power Chip? No mercado livre informam que são plug and play e só vi comentários elogiosos. Tenho uma l200 GLS 2010 e estou querendo melhorar um pouco seu desempenho, mas com uso comedido.

Weniton
23/08/2018, 23:09
O motor de uma Hilux 177cv chipada com 60cv aos 50 mil km deve aguentar até quantos kilometros?

Eduardopiri
08/10/2018, 22:57
Pretendo reprogramar a minha frontier 2.8 ano 2006 ,já tenho ele dez anos e quero da um uq nela ,aproveitar q motor é turbina tá zero,alguém conhece alguém q tem uma reprogramação é quais são os resultados

junior.bulhoes
31/10/2018, 21:17
Boa noite a todos. Fiz uma reprogramação em uma Frontier 2013 Atack, eliminando EGR e DPF, já peguei o carro sem o DPF e mandei fazer a reprogramação. Porém, o carro apresenta o código P016B, já fiz todos os procedimentos relativos a esse código, e não consegui sanar o defeito. As vezes passa até 10 dias sem acender a luz da injeção, e depois volta o problema. Entra sempre em modo de proteção. Por último, mandei fazer o teste de vazamento de pressão, e foi eliminado um vazamento na mesa do coletor, passamos o Scanner mas novamente voltou o problema. Peço aos colegas que me deem uma luz do que eu possa fazer, já que venho sofrendo a 8 meses com esse defeito, e já passou por 3 oficinas.

Carloshilux
12/01/2019, 12:37
dias_adriano, como está o consumo hoje na bomba? pq a minha dá uma diferença de 1,5lts entre o computador e a bomba

Carloshilux
12/01/2019, 12:37
Decidi remapear meu carro, pois viajo bastante e a potência extra em ultrapassagens ajuda e muito, mas no caso do meu carro, eu não sabia mas eu já precisava remapear ou então trocar o DPF. O DPF do meu carro estava entupido já, e mesmo após o remapeamento o carro não demonstrava melhora significativa na performance, eu questionei com o representante da SFI aqui na minha cidade, pois não tinha percebido melhora significativa no meu carro, e fomos averiguar qual poderia ser o motivo disso, e foi quando chegamos a remoção do DPF. Depois disso o carro, ficou excelente, potência extra, motor trabalhando livre, melhorou o consumo, meu carro fazia apenas 8,3 Km/l na cidade, e 8,7 na estrada com velocidade entre 120~130, agora após a reprogramação chegou a marcar 10,5Km/l na cidade e após uma viagem que fiz o computador de bordo está acusando 9,9Km/l velocidade entre 120~140.
Agora sou obrigado a concordar com os colegas foristas quando dizem que só o que penso é: Porque eu não fiz isso antes? rsrsrs
dias_adriano, como está o consumo hoje na bomba? pq a minha dá uma diferença de 1,5lts entre o computador e a bomba

joseantoniobs
11/02/2019, 11:53
Bom dia pessoal

A poucos dias adquiri uma Ranger 3.2 CS 2013, cujo dono anterior disse já ter sido chipada porem foi retirado e hoje está “original”...
Tive muitos transtornos com ela por um bico travado que me rendeu a compra de um motor novo. (O ex dono arcou com o prejuízo).
Me surgiu a dúvida se ela realmente está com a programação original, pelo fato dela não ter mais o DPF, pois tenho medo dela me dar outra surpresa... Eis a questão:

Ranger uma vez reprogramada com retirada de DPF, somente será possível remap original com a compra de outro DPF? Não tem outra saída?

jeb
14/06/2019, 16:20
Pessoal

Conforme apontado aqui por diversos colegas, há sempre algum ganho em potência/torque e/ou consumo (mais ou menos).

Porém, pouco se discute quanto à durabilidade do motor e de suas peças. Alguém já teve a experiência de rodar mais de 100.000km com o motor reprogramado/remapeado?

J.

Walter da Camper
17/06/2019, 14:21
Afetar ou não a durabilidade é uma consequência da forma que for utilizado o aumento da potência.
Tem gente que faz a reprogramação apenas para ter mais agilidade e segurança nas ultrapassagens. Nesses casos, o tempo que que estará utilizando a potência extra representa muito pouco em relação à km total rodada e, por isso, a redução da durabilidade, se houver, será imperceptível.
Por outro lado, tem que aumente a potência para participar de competições e nesse caso a adicional de cavalos estará sendo usado em praticamente 100% da KM rodada e a redução da vida útil será drástica.
Entre esses 2 extremos, há uma infinidade de possibilidades.
Inclusive um veiculo chipado usado de forma moderada pode durar muito mais que um original cujo motor é sempre exigido ao máximo.
Conclusão: não há uma relação direta entre aumento de potência e redução da durabilidade. O que faz reduzir a vida útil é o quanto se usa (ou abusa) a potência. Se for chipado, a possibilidade (e a tentação) de abusar será maior.

Pessoal

Conforme apontado aqui por diversos colegas, há sempre algum ganho em potência/torque e/ou consumo (mais ou menos).

Porém, pouco se discute quanto à durabilidade do motor e de suas peças. Alguém já teve a experiência de rodar mais de 100.000km com o motor reprogramado/remapeado?

J.

williamdm
10/08/2019, 12:17
Bom dia. Sou novo por aqui, tenho uma ranger 3.2 2014. Ela esta com aproximadamente 150000 km. Estou pensando em fazer o remap com a prado powerchips, tive alguns problemas com a regeneração filtro de particulas e tudo mais. Vou fazer um escapamento novo pra não picar o original. Gostaria de saber se alguém ja fez com esta empresa e se poderia me dizer como foi? Resultados sobre rendimento e tudo mais, sou do RS e vou fazer com um representante dela aqui.

Miranda_MG
11/08/2019, 06:57
Bom dia, William.

Eu não conheço a Prado e talvez nem tenha ouvido falar. O "talvez" é porque pode até ser que alguém tenha mencionado nos grupos de WhatsApp, mas se aconteceu foi muito pouco perto das outras.

Aproveitando para lhe oferecer mais opções, boas referências em reprogramação na minha experiência e no que vejo nos grupos são SFI, BDM e Reiko. Não que as outras não sirvam, mas há muitos aventureiros nessa área e você precisa tomar certo cuidado. A Strike é um exemplo. Pelo menos para as Rangers, houve uma época em que a reprogramação deles não funcionava bem. PARECE-me que revisaram tudo e agora não há mais relatos negativos.

Recentemente, um conhecido que trabalha com isso relatou que uma Ranger (modelo mais recente) já teve 3 turbinas danificadas/perdidas por causa de reprogramação inadequada. E isso em um intervalo muito pequeno de uso. Então, há de se tomar muito cuidado.

No seu lugar, eu optaria por uma reprogramação mais leve, sem grandes aumentos de potência ou até mesmo nenhum, fazendo apenas a retirada do DPF e fechamento da EGR. Sua Ranger, com 150 mil km, já pode apresentar desgaste natural em algumas peças e uma reprogramação pesada e/ou mal feita pode acentuar esse desgaste e potencializar uma quebra. De qualquer forma, é apenas uma sugestão.

Abraço,

Miranda

Bom dia. Sou novo por aqui, tenho uma ranger 3.2 2014. Ela esta com aproximadamente 150000 km. Estou pensando em fazer o remap com a prado powerchips, tive alguns problemas com a regeneração filtro de particulas e tudo mais. Vou fazer um escapamento novo pra não picar o original. Gostaria de saber se alguém ja fez com esta empresa e se poderia me dizer como foi? Resultados sobre rendimento e tudo mais, sou do RS e vou fazer com um representante dela aqui.

VOVÔ DO TROLLER
11/08/2019, 14:40
Bom dia, William.

Eu não conheço a Prado e talvez nem tenha ouvido falar. O "talvez" é porque pode até ser que alguém tenha mencionado nos grupos de WhatsApp, mas se aconteceu foi muito pouco perto das outras.

Aproveitando para lhe oferecer mais opções, boas referências em reprogramação na minha experiência e no que vejo nos grupos são SFI, BDM e Reiko. Não que as outras não sirvam, mas há muitos aventureiros nessa área e você precisa tomar certo cuidado. A Strike é um exemplo. Pelo menos para as Rangers, houve uma época em que a reprogramação deles não funcionava bem. PARECE-me que revisaram tudo e agora não há mais relatos negativos.

Recentemente, um conhecido que trabalha com isso relatou que uma Ranger (modelo mais recente) já teve 3 turbinas danificadas/perdidas por causa de reprogramação inadequada. E isso em um intervalo muito pequeno de uso. Então, há de se tomar muito cuidado.

No seu lugar, eu optaria por uma reprogramação mais leve, sem grandes aumentos de potência ou até mesmo nenhum, fazendo apenas a retirada do DPF e fechamento da EGR. Sua Ranger, com 150 mil km, já pode apresentar desgaste natural em algumas peças e uma reprogramação pesada e/ou mal feita pode acentuar esse desgaste e potencializar uma quebra. De qualquer forma, é apenas uma sugestão.

Abraço,

Miranda

Concordo com o Miranda. Eu fiz com SFI Chips e recomendo. São profissionais e competentes. Devido à km, eu também faria uma preparação moderada e colocaria o pedal Eurobooster, que a SFI tb instala, para diminuir o lag. Abs

williamdm
11/08/2019, 22:45
Boa noite. Eu pensei mesmo nisso, sobre o aumento da potencia em relação a quilometragem alta. De certeza vou fazer só a remoção do dpf a princípio, mas vou analisar bem, pois depois que fiz a regeneração forçada e troquei um sensor, não tive mais problemas com entupimento e perda de potência, a minha idéia é eliminar o egr dpf pra não ter mais o risco de passar por esse problema novamente, mas não pretendo dar ganho de potência pois ja acho que a ranger desenvolve bem. Aqui na minha região tem poucas opções em relação ao remap (sou do interior do RS) a Strike é a que mais ouvi falar. Mas fica longe ainda. Vou procurar ver se encontro algum representante destes que me disseste. Obrigado pela contribuição. Assim que eu fizer eu posto aqui pra compartilhar os resultados. Obrigado

JonasMT
30/09/2019, 22:19
Bom vamos ao meu relato, ranger 2.2 2017 após 5mil rodados com reprogramação strike stage2 meu motor travo um bico aberto oque acabou furando o pistão = motor novo do meu bolso.
E agora? Volto stage1 ou retiro de vez pra facilitar na hora da venda.

xibiu!!!
17/12/2022, 16:12
Viaturas de policia bombadas: preparadoras aumentam potencia de graca (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/12/17/viaturas-de-policia-bombadas-preparadoras-incrementam-a-potencia-de-graca.htm)

579997

GerardoPichardo
30/09/2024, 14:03
Olá! O tópico que você criou é super interessante e pode ajudar muita gente que tem dúvidas sobre reprogramação e chipagem de veículos. As informações que você compartilhou são claras e úteis para quem está pensando em realizar esses procedimentos. Aqui estão algumas considerações e complementos que podem enriquecer a discussão:
Considerações Gerais

Responsabilidade e Segurança: É importante sempre enfatizar que qualquer modificação feita no veículo deve ser feita com cautela e por profissionais qualificados. Isso não só assegura a segurança do veículo, mas também evita problemas futuros com a garantia e legalidade.

Legislação: Em alguns países, a reprogramação de veículos pode ser regulamentada. É bom verificar as leis locais para evitar surpresas.

Dúvidas Adicionais

Impacto na Manutenção: É válido discutir como a reprogramação pode afetar a manutenção regular do veículo. Por exemplo, a reprogramação pode exigir que outros componentes, como filtros e óleos, sejam trocados com mais frequência devido ao aumento de desempenho.

Comparação com Modificações Mecânicas: Muitas pessoas se perguntam se vale mais a pena reprogramar ou fazer modificações mecânicas (como turbinas maiores). Seria interessante discutir as vantagens e desvantagens de cada abordagem.

Tipos de Veículos: Vale a pena mencionar que o tipo de veículo (caminhões, SUVs, picapes) pode influenciar nos resultados da reprogramação, já que cada modelo pode ter características de desempenho diferentes.

Vídeos e RecursosIncluir vídeos explicativos sobre o funcionamento de motores, como funcionam os sistemas de injeção e a importância da curva de torque, pode ser muito útil para ilustrar os pontos discutidos.
ConclusãoSeu esforço em esclarecer essas dúvidas é louvável! Esse tipo de discussão ajuda a desmistificar alguns conceitos e a promover decisões mais informadas entre os proprietários de veículos. Continue compartilhando informações e incentivando o debate, isso sempre agrega valor à comunidade! Se surgir mais alguma dúvida ou se precisar de ajuda com algo específico, estou à disposição!