PDA

Ver Versão Completa : Como ativar o 4x4 manualmente da Ranger 2004/2005

David Simões
31/05/2016, 14:38
Eaeee galeraa!!
Preciso da ajuda de vocês, tenho uma Ranger 2.8 8v 2004/2005, e a tração dela não liga no botão,
queria saber como faz pra ligar manualmente, e se existir alguma forma queria saber como faz pra ligar a reduzida também.

avenger
31/05/2016, 20:37
Oi David Simões!

O atuador dela fica lá na caixa de transferência, embaixo do carro. Não é difícil achar não. Você tira o atuador e vira uma chave (ela é bem leve, mas fininha). Ela tem três posições correspondentes à chave que fica no carro: 4x2, 4x4High e 4x4low.

Note que se você deixar esse lugar aí sem o atuador pra "segurar" o pino no lugar, ele vai girar sozinho e acaba engatando 4x4 do nada. Teve um tópico há muito tempo aqui no fórum sobre alguém que tirou o atuador e tava entrando no 4x4 sozinha. :P

Espero que ajude!

529602

David Simões
01/06/2016, 10:10
Muito Obrigado Avanger, a minha deu piti cara, e não liga mais, é parte elétrica, mais to meio sem tempo pra levar pra arrumar, e precisava ativa mais não sabia como.

revis
02/06/2016, 19:50
Tenho uma ranger 2.8 4x4 e a questão sobre o atuador elétrico e; se o tirarmos e colocarmos uma chaveta no lugar com as mudanças 4x2, 4x4 high e 4x4 low estas entram normalmente, ou precisa de mais algo.

avenger
02/06/2016, 20:18
Acho que se você conseguir essa tal chaveta (eu não sei se existe), você vai conseguir sim. Pelo que sei, o 'miolo' que o atuador ali gira pra alternar entre os modos é bem levinho, de modo que se você só tirar o atuador (e deixar sem nada lá) eventualmente a caminhonete vai engatar o 4x4 pela trepidação da via. Aparentemente solto, a tendência dele é engatar o 4x4 (e possivelmente até o 4x4 low em movimento, que provavelmente não é nada agradável nem pro condutor nem pra a caixa de transferência!).

Eu sei que o 4x4 low tem limitação pra não ser acionado com o carro em movimento. Mas a princípio a limitação é eletrônica (o carro não manda sinal pro atuador virar a menos que esteja com o carro parado, ponto morto, e pé no freio). Mas já não sei se existe também esse bloqueio mecânico, então é preciso estar atento se por acaso for andar sem esse atuador no 4x4 high.

Imperador!
03/06/2016, 11:42
Sugiro você procurar a solução desse site. Muito boa, confiável e relativamente barata

Easy Traction e Easy Lock - Easy Traction (http://www.easytraction.com.br/easy-traction)