PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas de temperatura.



Rodolfo CLaudio dos Santo
06/03/2006, 12:19
Olá pessoal, tenho uma ranger 2.5 2001 4X4.
Quando ligo o ar condicionado a temperatura sobe razoavelmente rápido e fica no 2/3 um pouco acima da metade, se eu desligar o ar o ponteiro baixa super rápido.
Quando ando com o ar desligado a temperatura nem chega perto da metade em qualquer condição de uso.
Alguém tem alguma idéia sobre isso, ou qual a relação com o ar condicionado e a temperatura do motor ?

Edintruder
06/03/2006, 18:35
O ar condicionado além de tirar um pouco de energia do motor para virar o compressor, coloca ar quente no radiador em frente ao radiador de água. Isso explica o aumento de temperatura mais acentuado.
Experimenta trocar o fluido de arrefecimento por água antes de sair gastando em peças. Se melhorar, coloca um fluido de boa qualidade, póis tem alguns no mercado que acabam dificultando a troca da temperatura no radiador. Eu uso água normal.

TylerNTL
06/03/2006, 19:34
Edintruder

Já ouviu falar de colocar água mineral no radiador.

Tenho um conhecido que "cuida muito bem" dos carros e fez esta recomendação.

Não dei muito crédito, imaginando se os "minerais" da água mineral prejudicariam o sistema. Mas pensando bem deve fazer menos mal do que água da torneira!

Qual sua opinião?

andressricardo
06/03/2006, 20:37
sim , agua de torneira tem fluor , cloro e tb fosfatos....esses produtos nao sao inertes e podem reagir de forma lenta dentro do radiador , diminuindo a vida util da mistura.....
usem sempre agua comprada naqueles galoes de 25l ou filtradas em filtros novos , com carvao novo
abraços

Rodolfo CLaudio dos Santo
07/03/2006, 12:07
Obrigado pela resposta, mas a NAVE acabou de sair da FORD, foi trocado agua, aditivo, tudo deles, tem alguma possibilidade de estar com curto ou ligado alguma coisa invertido.
O ar funciona normal(quente e frio), não sei o que pode ser.... :( Edintruder,

Rodolfo CLaudio dos Santo
07/03/2006, 12:11
E até coloquei agua mineral, porque fui eu quem levou, o pessoal até deu risada...
Falaram para mim:
- Que sede em, você deve estar de resaca....

Gabrielpol
08/03/2006, 10:59
Hola a todos, gostaria de contribuir com algumas informacoes, ja que passei por alguns problemas de aquecimento com um F 1000 alguns anos atras, antes de comprar a toyota.
O proprietario anterior utilizaba agua mineral no sistema, sem aditivos. :parede:
Tive que fazer um "flushing" com estas maquinas se pressao proprias para limpeza de motores e radiadores, o que saiu foi MUITA incrustacao, ferrugem e sujeira, a bomba da agua nao tinha nem metade das paletas, o radiador teve que trocar a comeia...nao deu nem pra varetar.
Tudo isto com uns 4 anos de uso so com agua.(do dono anterior)
Aprendi muito sobre o assunto, ...Agua da torneira nem pensar, o cloro e altamente corrosivo para a bomba, o bloco e radiador, alem de ter muitos minerais.
Agua mineral, o proprio nome ja disse tudo, contem: bicarbonato, sodio, calcio,nitratos, potassio, cloreto, sulfato, magnesio, fluoreto, bario, estroncio, sais minerais, en fim, uma beleza pra formar incrustacoes.
As galerias ou dutos de circulacao de agua no bloco do motor, e a comeia do radiador, vao fechando igual que um "colesterol" no sistema de circulacao.
Os aditivos inibem muito estas incrustacoes e ferrugem, alem de elevar o
ponto de ebulicao da agua, aumentando a capacidade de resfriamento.
O ideal e utilizar AGUA DESTILADA, a mesma usada em baterias, tambem se vende com o rotulo de "agua destilada para radiadores" , e a mesma coisa e custa R$ 1.00 o litro.
Sem minerais = sem corrosao e sem incrustacoes, + vida util para a bomba, radiador e bloco, melhor ainda pra quem tem cabecote de aluminio.
Claro que sempre tem que colocar uns 40 % de aditivo de boa qualidade.
Quem estiver com problemas de aquecimento recomendo antes de trocar a agua, fazer um flushing no sistema.
Caso contrario drenar o radiador e nao esquecer de drenar tambem o bloco do motor, todos eles tem um parafuso de dreno.
Nao adianta colocar agua e aditivo de boa qualidade sem retirar a agua do bloco que e muita e vai contaminar a nova.
Fora o fato de que nao se deve misturar marcas ou tipos diferentes de aditivo.
Desde que comprei a minha toyo, faz 6 anos, sempre utilizei agua destilada com aditivo coolant da esso, viajo muito, viajens longas, muita montanha, nunca tive problemas com temperatura...e ela ja esta com 200.000 km.
Uma outra coisa que ajuda muito a elevar a temperatura quando forzamos um pouco o motor e o filtro de ar sujo, nao adianta so limpar, tem que trocar a cada 10.000 Km.
Espero ter ajudado.

Walter L. L. Casitta
08/03/2006, 11:22
O Gabriel falou tudo.
Pessoalmente no lugar de usar água destilada, que nem sempre são destiladas de verdade como já foi alertado pela imprensa especializada, deixo a água da torneira 24 horas antes dentro de um balde pro exemplo, para que o cloro evapore e sempre uso mais de 50% de aditivo (uso o Paraflu mesmo. Custa caro).

20000Km rodados sem uma mistura de aditivo correta, são suficientes para incrustar até o reservatório de expansão. Ele fica com uma cor entre o amarelo e o marrom, cor de ferrugem mesmo alem de ficar opaco dificultando a visualização do liquido dentro. Quem tiver um nesse estado, pode tratar de mandar limpar todo o sistema o mais rápido possível...

cbridi
08/03/2006, 12:22
Por falar nisso, onde fica o bujão de drenagem no bloco do Maxion 2.5?
Dei uma olhada rápida e não localizei.

[]'s

Rodolfo CLaudio dos Santo
11/03/2006, 11:44
Gostaria de agradecer a sua explicação eu não tinha conhecimento dos problemas que poderiam causar.
Mas eu estive falando com o cara da FORD e ele disse que pode ser a rotação da ventuinha que não deve de estar aumentando quando liga o ar.
Mas valeu, obrigadado a todos por me ajudar.Gabrielpol,

Walter L. L. Casitta
11/03/2006, 12:01
Por falar nisso, onde fica o bujão de drenagem no bloco do Maxion 2.5?
Dei uma olhada rápida e não localizei.


Lado direito do bloco (visto de frente)

JairoM
17/03/2006, 16:08
Agua destilada.... seria ideal, não fossem as falsificações (agua de torneira engarrafada).

NO meu trabalho, eu uso muito agua DEONIZADA (sem minerais). Pra isso construi um filtro que faz a agua da torneira passar por 4 filtragens:
1- carvão ativado e depois por uma vela microporosa (tipo filtro caseiro mesmo)
2- resina cationica
3- resina ionica
4- resina mixta (cat + ionica)

Levando-se em conta que cada filtro tem 10 cm de diametro e 50 cm de comprimento.....

A agua passa lentamente... o que sai no final a gente faz um teste quimico.

Eu uso esta agua no radiador... se alguem quiser, e estiver aqui pelo Rio de Janeiro, é so trazer um galão que a gente enche...

AACL
23/03/2006, 14:43
Amigos,

Tenho o mesmo problema com a minha Ranger V6. Aquece um pouco mais que 2/3 qdo o ar está ligado.

Pensei que dava pra fazer a drenagem do radiador botando uma mangueira nele e esvaziando a água. Não sabia dessa do bloco do motor. Onde fica esse dreno na Ranger V6 95?

Mais alguma recomendação na hora de tirar toda a água e colocar a nova? Pra encher devo encher direto no radiador ou no reservat´roio?

valeu!

Gabrielpol
24/03/2006, 15:11
Oi, "AACL". Para retirar a agua do radiador tens que soltar a abracadeira da mangueira inferior do mesmo, e puxar (a mangueira)devagar e girando um pouco.
Para efetuar a troca da agua o motor deve estar completamente frio.
Como deve ser a primeira vez que vais fazer este servico, capta toda a agua que vai sair do radiador e do bloco. Coloca balde ou qualquer recipiente embaixo, e apos a drenagem mede quantos litros sairam, geralmente 9 ou 10 nao tenho a informacao do teu sistema.
Precisas deste dato pra saber a quantidade de aditivo que teras que colocar sempre em media de 40%.
Apos ter fechado o bloco e colocado a mangueira inferior do radiador, pela tampa do mesmo coloca primeiro o aditivo e a agua a seguir.
Nao esquece de colocar pelo menos 1 litro de aditivo e completar com agua ate o nivel o reservatorio de plastico.
Se forem no total 9 litros, nao cabe tudo de uma vez ja que entrou ar no sistema e a valvula termostatica esta fechada.
Coloca agua ate encher o radiador e liga o motor, a medida que vai descendo, vc. completa.
Espera ate o motor atingir a temperatura de trabalho, pois somente quando a valvula termostatica abrir e que o volume total vai entrar no sistema, nao tem grilo. Compra aditivo de qualidade de preferenca na concessionaria toyota, nao e caro e sao so 4 litros no maximo.
Boa sorte.
Gabriel.