Ver Versão Completa : Viagem Estrada Real
Henrique_MudLover
30/05/2016, 18:11
Boa noite, estou me programando para sair de São Paulo e ir para MG percorrer a Estrada Real rumo a Paraty no RG. Gostaria de fazer um roteiro de aventura porém sem muita dificuldade já que tenho um tracker 2008 original. Gostaria de conselhos sobre roteiro e o que devo ter para uma eventual emergência. O carro está com 68.000km e em perfeito estado, com manutenção em dia. Tenho instalado nela um bagageiro e engate para bike, vale a pena levar a bike? Com o que posso ocupar esse bagageiro nesse tipo de viagem?
Preciso de um snorkel e parachoque de impulsão? Não gostaria de investir em modificações que descaracterizem o carro mas não quero passar por problemas, principalmente que levarei minha esposa e filha pequena.
Valeu!
ivancgbsb
30/05/2016, 19:35
Andei por lá em mar16. https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/Estrada-Real16
Preciso de um snorkel e parachoque de impulsão?
Não e não.
Como são muitas cidades e próximas uma da outra, acho que não precisa levar ferramentas. Muita água e lanches.
Veja também: Home - Estrada Real (http://www.institutoestradareal.com.br/)No arquivo anexo tem um resumo.
Estou a disposição.
Henrique_MudLover
31/05/2016, 12:09
Ivan, boa tarde,
Vou me informar no material que você enviou, muito obrigado.
Quantos dias recomenda para essa viagem, em princípio pensei em 9 dias.
Olá Henrique, estou me programando para ir no final do ano! Quando pretende ir? Talvez possamos ir juntos! Devo ir de Tracker tbm!Abs!
ivancgbsb
31/05/2016, 14:17
Quantos dias recomenda para essa viagem, em princípio pensei em 9 dias.
Dá. Mas depende MUITO das paradas. Já fiz Brasília até Caxambu em 8 dias. E já fiz Brasília - Ouro Preto em 12 dias. rsrsrs
Começando sempre a Estrada Real em Diamantina.
Leia o documento enviado e veja seus interesses.
Pelo site da Estrada Real a sugestão é de 8 dias só do Caminho Velho (Ouro Preto-Paraty), e mais 4 dias para o Caminho dos Diamantes (Diamantina-Ouro Preto).
Se você não tiver esse tempo, sugiro que faça um pedaço e deixe uma parte para depois.
Depois do acidente em Mariana esse caminho encurtou um pouco, pois as estradas ainda não permitem a passagem.
Que GPS você vai levar ? Tenho um mapa para Nuvis. E um arquivo com avisos, quando se viaja no sentido Diamantina- Paraty.
ivancgbsb
31/05/2016, 14:36
Só por curiosidade anexo uma parte do mapa como aparece no GPS.
Pessoal,
me interessa fazer essa viagem. Estou Rio - Capital e no momento com um Vitara 97/98 AT - gafanhoto.
Vou acompanhando a lista aki...
Abraços
FCH
Henrique_MudLover
02/06/2016, 16:37
Rafa a princípio também gostaria de ir no final do ano, vou verificar a data e te aviso.
Meu pai também vai com a TR4 dele.
Abs
Henrique_MudLover
02/06/2016, 16:42
Dá. Mas depende MUITO das paradas. Já fiz Brasília até Caxambu em 8 dias. E já fiz Brasília - Ouro Preto em 12 dias. rsrsrs
Começando sempre a Estrada Real em Diamantina.
Leia o documento enviado e veja seus interesses.
Pelo site da Estrada Real a sugestão é de 8 dias só do Caminho Velho (Ouro Preto-Paraty), e mais 4 dias para o Caminho dos Diamantes (Diamantina-Ouro Preto).
Se você não tiver esse tempo, sugiro que faça um pedaço e deixe uma parte para depois.
Depois do acidente em Mariana esse caminho encurtou um pouco, pois as estradas ainda não permitem a passagem.
Que GPS você vai levar ? Tenho um mapa para Nuvis. E um arquivo com avisos, quando se viaja no sentido Diamantina- Paraty.
Com esse seu relato de cronograma vou tentar ampliar a quantidade de dias, gostaria de fazer a partir de Diamantina e quem sabe até fazer o Sabarabuçu antes de chegar em Ouro Preto.
Eu tenho o GPS Garmin Nuvi, acho que o 650.
abs
João Eduardo
02/06/2016, 22:32
Dica:
Se passar por Itambé do Mato Dentro, não deixe de ir ao distrito de Cabeça de Boi.
Muitas Cachoeiras. Em Itambé tem Camping de boa qualidade(infraestrutura) e seguro. Em Cabeça de Boi tem boas Pousadas.
Guilherme Cordeiro
12/06/2016, 10:20
Boa noite, estou me programando para sair de São Paulo e ir para MG percorrer a Estrada Real rumo a Paraty no RG. Gostaria de fazer um roteiro de aventura porém sem muita dificuldade já que tenho um tracker 2008 original. Gostaria de conselhos sobre roteiro e o que devo ter para uma eventual emergência. O carro está com 68.000km e em perfeito estado, com manutenção em dia. Tenho instalado nela um bagageiro e engate para bike, vale a pena levar a bike? Com o que posso ocupar esse bagageiro nesse tipo de viagem?
Preciso de um snorkel e parachoque de impulsão? Não gostaria de investir em modificações que descaracterizem o carro mas não quero passar por problemas, principalmente que levarei minha esposa e filha pequena.
Valeu!
Bom dia!!
Companheiro, vá direto a Diamantina/MG, visite os atrativos da cidade, principalmente BIRI BIRI, depois só seguir o roteiro, belos passeios, belas cachoeiras, tudo muito agradável. Seu carro vai percorrer numa boa todo o trajeto. Se for no período chuvoso, um pouco mais de cuidado, algumas subidas, alguns atrativos necessitam de 4x4, mas no geral será um grande passeio. Separe um dia ou mais para cada cidade, alguns municípios tem vários atrativos, entao dois dias seria pouco. Qualquer curiosidade, só perguntar...abraços
Guilherme
JOEL_DARLAN
21/06/2016, 13:45
Buenas.
Estou planejando conhecer a estrada real (caminho velho) em janeiro. Nesse trecho tem bastante opção de campings?
rafaellsm
26/07/2016, 20:10
Valeu!
Henrique,
Estou planejando a estrada real para Setembro. Tenho férias programavas de 7 a 26.
Vou com esposa e dois filhos pequenos, 3 anos e outro com 8 meses... :dance:
Para quando planeja sua viagem? Qts anos tem a pequena?
pretendo fazer com calma e sem correria para que não fique nada estressante. O timing de crianças nessa idade é outro.
Minha ideia é fazer somente o caminho velho para que a viagem também não se prolongue muito mais que uns 10 a 12 dias.
Se alguém se animar, seria legal ter mais pessoas compartilhando a viagem o que gera também mais segurança.
abracos a todos
C_SALDANHA
06/09/2016, 22:43
Boa noite pessoal,
Estou planejando fazer o trajeto Paraty - Ouro Preto, no final desse mês, provavelmente dia 27 de Setembro. Alguém sabe dizer se é relativamente tranquilo fazer o trajeto apenas com as planilhas disponibilizadas no site do Instituto Estrada Real, ou se é recomendado a utilização de GPS?
Vou fazer o trajeto em uma L200.
Obrigado!
sandro_ventania
08/09/2016, 20:42
Saldanha, a tranquilidade que um GPS proporciona...não tem preço!
C_SALDANHA
08/09/2016, 20:53
Saldanha, a tranquilidade que um GPS proporciona...não tem preço!
É verdade Sandro, nem que seja como Backup! Rsrs. Obrigado!
Boa noite pessoal,
Estou planejando fazer o trajeto Paraty - Ouro Preto, no final desse mês, provavelmente dia 27 de Setembro. Alguém sabe dizer se é relativamente tranquilo fazer o trajeto apenas com as planilhas disponibilizadas no site do Instituto Estrada Real, ou se é recomendado a utilização de GPS?
Vou fazer o trajeto em uma L200.
Obrigado!
Olá
eu fiz ano passado de Diamantina até Parati somente com as planilhas do site do instituto, e foi bem tranquilo, vc só fica esperando chegar os totens para saber pra onde virar, porém achamos alguns totens caídos, não sei se por vandalismo ou o que..., mais se errar logo vê que algo esta errado, e pra quem eu perguntei sobre a estrada ninguém sabia de nada, tem que perguntar sobre a próxima cidade.
se um dia puder sugiro ir para o caminho dos diamantes, pelo menos foi o que mais gostei
bom passeio
Marcelo_Goiania
14/02/2017, 19:14
Olá
eu fiz ano passado de Diamantina até Parati somente com as planilhas do site do instituto, e foi bem tranquilo, vc só fica esperando chegar os totens para saber pra onde virar, porém achamos alguns totens caídos, não sei se por vandalismo ou o que..., mais se errar logo vê que algo esta errado, e pra quem eu perguntei sobre a estrada ninguém sabia de nada, tem que perguntar sobre a próxima cidade.
se um dia puder sugiro ir para o caminho dos diamantes, pelo menos foi o que mais gostei
bom passeio
Olá, gostaria de saber qual seria o melhor mês para viajar pela Estrada Real: julho ou dezembro. Grato!
Julho. Tempo mais firme e friozinho. Em Dezembro fica sujeito a temporais e viradas de tempo. Mas pode ser feita o ano todo
Boa noite!
Pretendo fazer uma viagem pela Estrada Real, no Caminho dos Diamantes. Para evitar os problemas causados pela barragem de Mariana-MG, pretendo sair de Catas Altas-MG em direção à Diamantina-MG.
A viagem será feito em um Mitsubishi TR4 ano 2008. Então pergunto aos viajantes e conhecedores da região: consigo fazer este trajeto sem grandes dificuldades? A estrada está em boas condições?
Obrigado pela ajuda!
diogofalcomer
17/02/2019, 10:44
Boa noite!
Pretendo fazer uma viagem pela Estrada Real, no Caminho dos Diamantes. Para evitar os problemas causados pela barragem de Mariana-MG, pretendo sair de Catas Altas-MG em direção à Diamantina-MG.
A viagem será feito em um Mitsubishi TR4 ano 2008. Então pergunto aos viajantes e conhecedores da região: consigo fazer este trajeto sem grandes dificuldades? A estrada está em boas condições?
Obrigado pela ajuda!
Fala amigo, Então eu também to pensando em fazer essa viagem e pesquisei. Mas vou fazer o caminho por diamantina -> ouro preto. Não precisa de adaptação não, pode ir tranquilo e o pessoal até reclama que a estrada vai ser totalmente asfaltada. Então pode ir curtir sem medo que não tem erro.
Fala amigo, Então eu também to pensando em fazer essa viagem e pesquisei. Mas vou fazer o caminho por diamantina -> ouro preto. Não precisa de adaptação não, pode ir tranquilo e o pessoal até reclama que a estrada vai ser totalmente asfaltada. Então pode ir curtir sem medo que não tem erro.
Diego,
Agradeço pelo retorno! Planejei começar a viagem por Catas Altas-MG e pelo Santuário do Caraça. Quero ficar hospedado no Caraça inclusive. Depois sigo em direção à Diamantina. Estou com boas expectativas!
Se mais alguém puder contribuir com detalhes sobre o Caminho dos Diamantes, eu agradeço.
Obrigado e um abraço!
titanium
18/02/2019, 10:28
Se você gosta de queijo, avalie a possibilidade de passar por Cruzília e inclua também a menos conhecida ALAGOA.
Alagoa fica num local muito bonito, em meio a serras, e é conhecida pela produção de queijo parmesão.
Recomendo demais!
Abraço
Se você gosta de queijo, avalie a possibilidade de passar por Cruzília e inclua também a menos conhecida ALAGOA.
Alagoa fica num local muito bonito, em meio a serras, e é conhecida pela produção de queijo parmesão.
Recomendo demais!
Abraço
Titanium,
Conheço Cruzília-MG e Alagoa-MG, no sul de Minas. O queijo parmesão de Alagoa-MG vem ganhando muito reconhecimento! É uma região fantástica, onde a Estrada Real encontra a Serra da Mantiqueira.
Mas nesta próxima viagem, quero fazer o Caminho dos Diamantes, na região central de Minas. Se alguém já fez este caminho, me passe mais informações, por gentileza.
Obrigado!
Tony
ivancgbsb
21/02/2019, 07:16
Bom diaTony.
Você já deve conhecer o site: Caminho dos Diamantes (http://www.institutoestradareal.com.br/roteiros/diamantes)
lá tem muita coisa.
Fiz algumas vezes esse passeio, inclusive tenho um mapa "transparente" para GPS Garmin e um arquivo .GPI com avisos para cada cidade no trajeto Diamantina-Paraty.
Minha última descrição está aqui: > Estrada Real 16 - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/Estrada-Real16)
À disposição.
Bom diaTony.
Você já deve conhecer o site: Caminho dos Diamantes (http://www.institutoestradareal.com.br/roteiros/diamantes)
lá tem muita coisa.
Fiz algumas vezes esse passeio, inclusive tenho um mapa "transparente" para GPS Garmin e um arquivo .GPI com avisos para cada cidade no trajeto Diamantina-Paraty.
Minha última descrição está aqui: > Estrada Real 16 - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/Estrada-Real16)
À disposição.
Ivan,
Agradeço pela sua mensagem! Li o relato completo da sua viagem de 2016 e me interessei por muitos locais que você passou. Pode ter certeza que já me ajudou bastante!
Um abraço e obrigado pelas boas dicas!
Tony
Pessoal,
Nesta semana encerrei a minha viagem pela Estrada Real/Caminho dos Diamantes. Fiquei muito satisfeito com tudo o que vi e aproveitei bastante o passeio! Reforçou em mim o orgulho de ser mineiro!
Não fiz o Caminho dos Diamantes na íntegra, pois o rompimento da barragem da Samarco interrompeu a estrada em Mariana-MG. Sendo assim, fiz um pedaço do Caminho do Sabarabuçu e depois entrei no Caminho dos Diamantes.
Saí de Belo Horizonte e passei por Sabará, Caeté, Cocais e Barão de Cocais. Depois segui para o Santuário do Caraça e na sequência Catas Altas. Em Catas Altas é que realmente dei início ao Caminho dos Diamantes. Fui de Catas Altas até Diamantina. Segui as planilhas do Instituto Estrada Real, observando os marcos instalados na estrada. Deu tudo certo, é possível fazer o caminho se orientando com estas ferramentas. No retorno para Belo Horizonte, optei pelo caminho asfaltado da BR-259 e da BR-040.
Espero que outras pessoas se animem e aproveitem as belezas de Minas!
Um abraço!
Tony
diogofalcomer
25/03/2019, 09:42
Muito bom tony-bh! Gostei muito da sua ideia. Eu penso em fazer a estrada real logo tbm! Mas saindo de brasilia e começando em diamantina!
Diogo,
Legal, espero que aproveite bem o seu passeio! Se puder ajudar em alguma coisa, conte comigo.
Abraço!
Tony
Muito bom tony-bh! Gostei muito da sua ideia. Eu penso em fazer a estrada real logo tbm! Mas saindo de brasilia e começando em diamantina!
Olá pessoal. Estou planejando fazer o Caminho Velho da ER iniciando por Lorena /SP até Ouro Preto. Não vou me aventurar muito pois estarei sozinho nessa jornada. Sei que viajar sozinho nunca é o melhor negócio em especial pela segurança. Por isso lhes pergunto se é uma viagem segura do ponto de vista de assaltos e afins. Estou num T4 17.