Ver Versão Completa : Noroeste argentino e Atacama - Dez/16-Jan/17
Miranda_MG
29/05/2016, 07:36
Pessoal,
Estamos começando o planejamento para sair de BH e passar alguns dias no noroeste argentino (NOA) e Atacama com início da viagem no próximo dezembro.
Os preparativos já foram iniciados e a ideia inicial de trajeto de ida é a seguinte:
529418
*Nota: o Google Maps é válido e vou usá-lo para ilustrar aqui, mas considerarei as informações mais realistas do Ruta 0.
Começando em partes então e contando com a ajuda dos foristas que conhecem a região:
1. Por que esses serviços abertos de roteamento ignoram a passagem pelo Paraguai? O Ruta 0 sequer permite a seleção de cidades paraguaias (embora tenha lá Brasil, Chile, Peru e outros - além da Argentina, claro). O Tomtom, base para os mapas da Apple, chega ao absurdo de sugerir a rota Foz - Assunção (tentei forçar para atravessar o Paraguai) dando a volta pela Argentina! :shock: O Guilherme, forista que tem postado o relato da sua última viagem aqui, atravessou o Paraguai e não teve problemas. O que vocês acham? Evitam só para não ter que atravessar duas fronteiras? Problemas com corrupção? Trajeto perigoso de alguma forma?
2. Já ouvi que a corrupção policial é mais acentuada nas regiões de Resistência e Corrientes. Procede? Vamos acabar passando por lá e dormindo de um dia para outro numa das pernas (ida ou volta) ou nas duas (se a passagem pelo Paraguai for mesmo pior). O que nos anima é que, ao que parece, esses casos de tentativas de propinas e afins têm diminuído.
Obrigado,
Miranda
EduTrierweiler
30/05/2016, 08:05
Bom dia Miranda,
Atravessei por Paso de Los Libres em Uruguaiana e passei depois em Corrientes também.
Fui abordado bastante vezes neste trecho, tanto na ida quanto na volta, mas apenas solicitaram o documento do veículo e passaportes (nada de olhar cambão, triângulos, carta verde, etc etc) e nunca pediram propina.
ivancgbsb
30/05/2016, 08:42
Bom dia Miranda.Já andei por essas bandas.....Veja:
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama
(https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama)No menu a esquerda clique onde tem "Atacama".
Estou a disposição.
Miranda_MG
31/05/2016, 08:46
Bom dia Miranda,
Atravessei por Paso de Los Libres em Uruguaiana e passei depois em Corrientes também.
Fui abordado bastante vezes neste trecho, tanto na ida quanto na volta, mas apenas solicitaram o documento do veículo e passaportes (nada de olhar cambão, triângulos, carta verde, etc etc) e nunca pediram propina.
Edu,
Obrigado.
Dei uma olhada no seu tópico e o relato, assim como as fotos, são bacanas demais. Quanto às propinas, bom saber que não pediram. Acho que isso vai de encontro ao que havia comentado: que recentemente a maioria dos casos é de não pedirem; ao invés do que aconteceu no passado. ;)
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
31/05/2016, 08:51
Bom dia Miranda.Já andei por essas bandas.....Veja:
Atacama - Viagens - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama)No menu a esquerda clique onde tem "Atacama".
Estou a disposição.
Ivan,
Bem, de início, parabéns pela página com os relatos de viagem. Vou tirar alguns dias para ler sobre eles. Quanto ao problema das "taxas", corrija-me se eu estiver errado sobre o que falei logo antes: que a corrupção tem diminuído com o tempo. Talvez até pela referência que você fez às reportagens, opinião pública e imprensa pressionando a força policial e entendendo que regiões que são atrativas pelo potencial turístico (internacional, inclusive) são afetadas negativamente pela prática da corrupção. Enfim, aguardo sua opinião.
A propósito: belas fotos!
Abraço,
Miranda
ivancgbsb
31/05/2016, 09:19
que a corrupção tem diminuído com o tempo
Ouvi falar que sim. Mas os policiais de lá são de "lua". E as vezes o local é meio deserto e eles ficam "ensebando".
Uma vez, eu estava todo regular, com tudo que é regulamentar e fiquei lá parado........eles não pediam nem eu oferecia. Depois de uma meia hora e duas revistas no carro me liberaram. rsrsrs
Em outra parada o guarda me parou e depois de uma conversa ele pediu 40 pesos. Paguei. Na volta, no mesmo local, outro guarda bem bonachão, disse logo que precisava de "uma ajuda". Paguei de novo 40 pesos. Para o carro que vinha atrás ele "vendeu" um "título de amigo dos guardas". rsrsrs. 40 pesos. Esse local eu tenho marcado no GPS. Acho que foi no entroncamento em Quitilipi.
Temos que levar essas coisas na "esportiva".
Miranda_MG
31/05/2016, 09:19
Bem, ainda sem muitas referências sobre atravessar ou não o Paraguai, seguem duas idéias de roteiro de ida. Critiquem! ;)
1. Pelo Paraguai:
529555
2. Sem o Paraguai:
529556
As áreas em azul são as que ficaremos alguns dias para aproveitar as respectivas regiões. E as cidades em negrito, pontos intermediários nas rotas, são lugares em que tomaremos algum pouso; seja para refeições e/ou dormir de um dia para o outro.
A estrada mais ao norte é menos utilizada para o turismo. E isso traz vantagens e desvantagens.
Enfim, esse deve ser o roteiro de ida que deverá ser modificado para melhorias ao longo do ano.
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
31/05/2016, 09:34
Ouvi falar que sim. Mas os policiais de lá são de "lua". E as vezes o local é meio deserto e eles ficam "ensebando".
Uma vez, eu estava todo regular, com tudo que é regulamentar e fiquei lá parado........eles não pediam nem eu oferecia. Depois de uma meia hora e duas revistas no carro me liberaram. rsrsrs
Em outra parada o guarda me parou e depois de uma conversa ele pediu 40 pesos. Paguei. Na volta, no mesmo local, outro guarda bem bonachão, disse logo que precisava de "uma ajuda". Paguei de novo 40 pesos. Para o carro que vinha atrás ele "vendeu" um "título de amigo dos guardas". rsrsrs. 40 pesos. Esse local eu tenho marcado no GPS. Acho que foi no entroncamento em Quitilipi.
Temos que levar essas coisas na "esportiva".
Pois é, Ivan.
Sei que esse tem que ser o comportamento para evitar problemas. Vestir a cara e comprar a "amizade" do policial. É vestir a cara mesmo... Mas esse tipo de coisa me corrói por dentro. Vou começar a me acostumar com a ideia desde já em uma autoterapia. :news-coffee:
Já tive dicas das mais variadas sobre saídas estratégicas desse tipo de situação. Mas a última coisa que sou é descolado para conseguir utilizá-las. Enfim, vou me acostumando (infelizmente) com a ideia.
Um comboio, além de outras vantagens, seria bom inclusive nessa situação.
E Quitilipi está anotado! ;)
Abraço,
Miranda
ivancgbsb
31/05/2016, 09:58
Nunca fui pelo Paraguai: medo. Da corrupção ser maior e das estradas. As estradas na Argentina são muito boas.
Vi que você destacou Monte Quemado. Em uma das viagens fui aconselhado por moradores locais para rodar mais 169km e ficar em Joaquin V. Gonzalez, o que fiz. Disseram que em Monte Quemado não tinha hotel que prestasse.
Em Salta (La Linda) tem muita coisa para ver. E ainda tem uma estrada (Estrada da Cornisa) que vai para Jujuy. É estreita e sinuosa mas vale a pena.
Dizem também que Corrientes (passeio pela margem do rio, restaurantes, etc) é melhor que Resistencia (outra cidade destacada).
Se quiser e para não poluir o tópico mande email: ivandearaujo@gmail.com
Miranda_MG
31/05/2016, 10:26
Nunca fui pelo Paraguai: medo. Da corrupção ser maior e das estradas. As estradas na Argentina são muito boas.
Vi que você destacou Monte Quemado. Em uma das viagens fui aconselhado por moradores locais para rodar mais 169km e ficar em Joaquin V. Gonzalez, o que fiz. Disseram que em Monte Quemado não tinha hotel que prestasse.
Em Salta (La Linda) tem muita coisa para ver. E ainda tem uma estrada (Estrada da Cornisa) que vai para Jujuy. É estreita e sinuosa mas vale a pena.
Dizem também que Corrientes (passeio pela margem do rio, restaurantes, etc) é melhor que Resistencia (outra cidade destacada).
Se quiser e para não poluir o tópico mande email: ivandearaujo@gmail.com
Ora, como assim poluir o tópico? Está é ajudando.
Corrientes x Resistência começa a deixar de ser dúvida então. Havia marcado Resistência, mas é porque as duas estão muito próximas.
Salta está nos planos. A marcação inicial tinha a cidade, mas imaginei passar por lá na volta (no roteiro que ainda não postei): San Pedro, Passo de Sico (conversei ontem sobre ele com um companheiro de viagem e consideramos a hipótese de passar por ali) e Cafayate (uns 2 ou 3 dias); e depois Salta.
Monte Quemado seria para almoço só. 169 km vai o que? i,5 h a mais? Se for isso mesmo, tenho que adiantar a saída pela manhã. Ou levar resfriado o almoço do pequeno e esquentar no horário certo. Aí dou para ele e ando mais duas horas para não ter que parar em Monte Quemado. O que acha?
Abraço,
Miranda
Newton Guerra
31/05/2016, 10:31
Miranda, pelo que tenho ouvido, a chance de te encherem o saco no Paraguai é bem maior que na Argentina. E, querendo ou não, as instituições na Argentina funcionam bem melhor caso você queira exigir algum direito. A volta não é tão grande assim. Fui várias vezes para a Argentina, só em uma um policial me multou porque o engate estava saindo dos limites do para-choque. É lei lá e ele estava correto. Fora isso, eles param muito para pedir documentos. Nunca me pediram propina. Esse trecho até o NOA fiz em 2008.
Vá por Posadas, lá tem as belas ruínas das missões jesuíticas de San Ignácio Mini, vale à pena conhecer.
E cuidado para não passar direto por belíssimos lugares no NOA na ida para San Pedro de Atacama. Para mim não existe lugar mais bonito que Antofagasta de la Sierra e arredores. Ainda volto para lá sem ir para o Atacama.
Tem alguma coisa da minha viagem aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Abraços
Miranda_MG
31/05/2016, 11:24
Miranda, pelo que tenho ouvido, a chance de te encherem o saco no Paraguai é bem maior que na Argentina. E, querendo ou não, as instituições na Argentina funcionam bem melhor caso você queira exigir algum direito. A volta não é tão grande assim. Fui várias vezes para a Argentina, só em uma um policial me multou porque o engate estava saindo dos limites do para-choque. É lei lá e ele estava correto. Fora isso, eles param muito para pedir documentos. Nunca me pediram propina. Esse trecho até o NOA fiz em 2008.
Vá por Posadas, lá tem as belas ruínas das missões jesuíticas de San Ignácio Mini, vale à pena conhecer.
E cuidado para não passar direto por belíssimos lugares no NOA na ida para San Pedro de Atacama. Para mim não existe lugar mais bonito que Antofagasta de la Sierra e arredores. Ainda volto para lá sem ir para o Atacama.
Tem alguma coisa da minha viagem aqui: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=430)
Abraços
Newton,
Antofagasta de la Sierra já foi mesmo mencionada como um excelente destino ali na região. Mas não sei se consigo ir até lá. Apesar de serem só 6,5 horas de Cafayate, isso me consumiria ao menos dois dias (considerando um inteiro na cidade). E, apesar de Cafayate ser de hospedagem na volta (marketing com a esposa incluiu ficar uns dias em uma vinícola), dois dias a mais significam dois a menos em algum outro lugar. Mas enfim, são meses até lá e o trajeto pode ser mudado. Se, na pior das hipóteses, não der para passar por lá nessa viagem, faremos uma expedição juntos com o destino de Antofagasta. :concordo:
Vou lá ler o seu relato também. E obrigado pelas sugestões sobre Posadas.
Sobre o Paraguai, meu sentimento é exatamente esse (mas confesso que pelo menos no meu caso era sem fundamento): receio da corrupção ser maior, estrutura mais precária e com estradas piores... Apesar disso, no único relato que tenho de alguém que passou por lá, Guilherme aqui do fórum, não constam problemas.
Abraço,
Miranda
ivancgbsb
31/05/2016, 14:30
Monte Quemado seria para almoço só. 169 km vai o que? i,5 h a mais? Se for isso mesmo, tenho que adiantar a saída pela manhã. Ou levar resfriado o almoço do pequeno e esquentar no horário certo. Aí dou para ele e ando mais duas horas para não ter que parar em Monte Quemado. O que acha?
Acho melhor. Até porque Monte Quemado é bem piorzinha que Joaquin V. Gonzalez. Se você sair cedo de Posadas dá para dormir em Joaquin.
ivancgbsb
31/05/2016, 16:05
Olá Miranda.
Só por curiosidade, figura anexa com algumas concessionárias Ford em sua rota.
Você vai de Ranger ?
Miranda_MG
31/05/2016, 22:53
Acho melhor. Até porque Monte Quemado é bem piorzinha que Joaquin V. Gonzalez. Se você sair cedo de Posadas dá para dormir em Joaquin.
Parece uma boa dica. Obrigado, Ivan!
Minha intenção era só almoçar em Posadaa, mas vou considerar um roteiro alternativo em que troco as cidades de almoços em cidades de pernoite. E aí comparo os dois cenários. ;)
Obrigado também pelas indicações das Fords argentinas. Sim, vou de Ranger. E vai que precisa, não é mesmo?
Abraço,
Miranda
Amigos, totalmente na contramão dos roteiros , sempre que viajamos ao noroeste Argentino, passamos por Assunção,
usando a saida de Clorinda, aduana sempre tranquila e serviço rápido. é só não fazer cambio de bufunfa lá...
Olha, o Paraguay é um pais bem legal na minha opinião, tudo bem barato, hoteis, serviços, pessoas atenciosas e
espantosamente as estradas são ótimas!!
a policia... bem a policia caminera é uma merda, as vezes enchem o saco, no entanto melhor e mais fáceis de se
desvenciliar que a caminera argentina de Tres Rios por exemplo, esses uns verdadeiros fariseus negociantes discaradamente
sacanas. cheguei ao ponto de mandar fotos dos agentes com a pastinha 007 aberta no assento da minha moto´´passando´´recibo
da´´multa´´... são profissionais.
Mas nada que o ótimo chope e um filé da confeitaria Bolsi, uma das mais antigas e tradicionais da america do sul, no centro de
Assunção não resolva e encha o cara de alegria.
Abraços!
Miranda_MG
01/06/2016, 01:41
Amigos, totalmente na contramão dos roteiros , sempre que viajamos ao noroeste Argentino, passamos por Assunção,
usando a saida de Clorinda, aduana sempre tranquila e serviço rápido. é só não fazer cambio de bufunfa lá...
Olha, o Paraguay é um pais bem legal na minha opinião, tudo bem barato, hoteis, serviços, pessoas atenciosas e
espantosamente as estradas são ótimas!!
a policia... bem a policia caminera é uma merda, as vezes enchem o saco, no entanto melhor e mais fáceis de se
desvenciliar que a caminera argentina de Tres Rios por exemplo, esses uns verdadeiros fariseus negociantes discaradamente
sacanas. cheguei ao ponto de mandar fotos dos agentes com a pastinha 007 aberta no assento da minha moto´´passando´´recibo
da´´multa´´... são profissionais.
Mas nada que o ótimo chope e um filé da confeitaria Bolsi, uma das mais antigas e tradicionais da america do sul, no centro de
Assunção não resolva e encha o cara de alegria.
Abraços!
Meccano,
Bom dia. Agradecemos a sua contribuição. Uma pergunta: você tem relatos das suas viagens pelo Paraguai disponíveis em algum site? Aqui no fórum ou em outro lugar? E, se não tiver, poderia falar mais sobre suas passagens por lá? Isso muito nos interessa. ;)
Bom ter opiniões distintas por aqui.
Abraço,
Miranda
Newton Guerra
01/06/2016, 08:14
Miranda, pode almoçar em Posadas e dormir em Saenz Peña. Fiz isso, dá uns 500 km. Depois mais 650 até Salta. Saenz Peña é uma cidade pequena com hotéis razoáveis para dormir.
Abraço
Siqueira fsac
01/06/2016, 13:26
Miranda to pesquisando um bocado sobre essas regiões (Paraguai, Argentina, Chile, Peru...), vi vários vídeos de brasileiros elogiando o Paraguai e outros elogiando o Governo "bolivariano" da Bolívia principalmente no que tange as estradas e a segurança que por mais que aqui no Brasil muitos relatem como um governo fracassado quem foi antes do bolivarianismo notou a diferença estrondosa de melhora, sobre a Argentina em quase todos os relatos eles são unânimes que estes são os piores, por isso estou doido que as placas do Mercusol saiam logo, pois por mais que não seja iguais de longe parecem e acredito que a perseguição a brasileiros vá ser mais difícil, que pena que vc vai fazer esta aventura no começo do ano, pois pretendo fazê-la em 2017 (acredito que pelo meio do ano, pois deverei estar morando em Foz do Iguaçu). Vou ficar de olho em sua aventura para me programar melhor, estou torcendo por vc.
Miranda_MG
01/06/2016, 14:07
Miranda, pode almoçar em Posadas e dormir em Saenz Peña. Fiz isso, dá uns 500 km. Depois mais 650 até Salta. Saenz Peña é uma cidade pequena com hotéis razoáveis para dormir.
Abraço
Newton,
Gostei da sugestão. Porque assim consigo chegar em Salta, se for pra lá, no início da tarde. E se for para San Pedro de Jujuy direto, no meio da tarde. Dou o almoço para o pequeno no caminho, eu e minha esposa comemos algo ao mesmo tempo e teremos já o fim da tarde para nos organizarmos e dormirmos melhor. ;) Economia de meio dia. Ou meio dia para dirigir mais tranquilo! :concordo:
Vou deixar para apresentar o roteiro de volta depois então. Porque estou começando a imaginar destinos extras, como Antofagasta de la Sierra...
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
01/06/2016, 14:11
Miranda to pesquisando um bocado sobre essas regiões (Paraguai, Argentina, Chile, Peru...), vi vários vídeos de brasileiros elogiando o Paraguai e outros elogiando o Governo "bolivariano" da Bolívia principalmente no que tange as estradas e a segurança que por mais que aqui no Brasil muitos relatem como um governo fracassado quem foi antes do bolivarianismo notou a diferença estrondosa de melhora, sobre a Argentina em quase todos os relatos eles são unânimes que estes são os piores, por isso estou doido que as placas do Mercusol saiam logo, pois por mais que não seja iguais de longe parecem e acredito que a perseguição a brasileiros vá ser mais difícil, que pena que vc vai fazer esta aventura no começo do ano, pois pretendo fazê-la em 2017 (acredito que pelo meio do ano, pois deverei estar morando em Foz do Iguaçu). Vou ficar de olho em sua aventura para me programar melhor, estou torcendo por vc.
Ô, Siqueira!
Bolívia não vai ser dessa vez, mas agradeço muito pelas considerações. É... Fiquei pensando nessa história da placa, mas vou assim mesmo e, se tudo der certo, com companheiros (bora, ThiagoS! hahaha...) que podem fazer com que a viagem seja mais tranquila e segura.
Acompanhe os planejamentos e vá dando suas sugestões também. Passarei por Foz e imagino dormir lá uma ou duas noites.
Abraço,
Miranda
Siqueira fsac
01/06/2016, 14:20
Valeu! Só lembrando que o percurso deve dar uns 8 mil km ou mais, vc tem que ver então o melhor local para fazer a manutenção e que não caiam nem em feriados ou em final de semana para evitar problemas e claro os equipamentos obrigatórios que cada país pede. Falei na Bolívia porque pelo que pesquisei sobre o Atacama lá tem belos locais para conhecer, mas tem o problema do aviso de entrando com veículo, pois se não for feito podem apreender seu carro (podem é mais para VÃO). Alguns links :
https://www.google.com.br/maps/place/Eduardo+Avaroa+National+Reserve+of+Andean+Fauna/@-22.7706354,-67.7897227,7.75z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x9af84715a4a61564!8m2!3d-22.5819991!4d-67.4754907 No caso no ATACAMA a Reserva Eduardo Avaroa fica na Bolívia.
Salar de Uyuni via La Paz: um roteiro completo (http://www.viajenaviagem.com/2016/03/salar-de-uyuni-la-paz-roteiro)
#PARTIUMOCHILAO - Bolivia, Chile e Peru - 26 dias - relato com video, fotos e muitas dicas! : Viagem por 2 ou mais paises da America do Sul - Relatos de Viagem (http://www.mochileiros.com/partiumochilao-bolivia-chile-e-peru-26-dias-relato-com-video-fotos-e-muitas-dicas-t124362.html)
Tem também essa dica aventura feita aqui no 4x4: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/153688-expedicao-desertos-andinos-noa-atacama-salar-uyuni-2015-16-a.html
Miltinho
01/06/2016, 16:23
Miranda estou com o Newton... Saia de Foz bem cedo e vá até Presid. Saenz Peña.
Já fiz isto várias vezes saindo de Cascavel... É tranquilo!
No outro dia, dá para ir sem pressa até SSJujuy, ou então ir direto a Purmamarca (Vale a Pena).
Quanto as Policias Camineras, nem esquente a cabeça, pois tanto na AR (Missiones e Entre Rios principalmente), como no PY, são mordedores; mas se te abordarem, leve numa boa e dificulte ao máximo.
Mas após a saida da Cristina na AR e do Lugo no PY, melhorou muito.
Recentemente fui a Ushuaia e não fui abordado nem uma vez, tanto na AR como no CH!
É questão de sorte; mas como vários colegas aqui, já rodei toda a AR-CH-PY-UR-PERU sem problemas e garanto que após esta viagem, voce vai voltar mais vezes.
Abraço.
Siqueira fsac
01/06/2016, 16:45
Erro. http://www.omundodasduas.com/tag/viagem-sem-erros/
Miranda_MG
01/06/2016, 18:42
Miranda estou com o Newton... Saia de Foz bem cedo e vá até Presid. Saenz Peña.
Já fiz isto várias vezes saindo de Cascavel... É tranquilo!
No outro dia, dá para ir sem pressa até SSJujuy, ou então ir direto a Purmamarca (Vale a Pena).
Quanto as Policias Camineras, nem esquente a cabeça, pois tanto na AR (Missiones e Entre Rios principalmente), como no PY, são mordedores; mas se te abordarem, leve numa boa e dificulte ao máximo.
Mas após a saida da Cristina na AR e do Lugo no PY, melhorou muito.
Recentemente fui a Ushuaia e não fui abordado nem uma vez, tanto na AR como no CH!
É questão de sorte; mas como vários colegas aqui, já rodei toda a AR-CH-PY-UR-PERU sem problemas e garanto que após esta viagem, voce vai voltar mais vezes.
Abraço.
Miltinho,
Já estou nessa de voltar. ;) Também nunca tive problemas com as polícias, mas das vezes anteriores eram veículos com placa local. Essa é a primeira que levo daqui.
A polícia chilena sempre solícita inclusive. Posso ter dado sorte, mas o profissionalismo dos caras é algo impressionante. Na argentina, apenas o "normal": também fui parado, mas olharam os documentos, o contrato de locação e as habilitações. Só.
Recebi outro relato positivo de se atravessar o Paraguai enviado pelo Thiago Pereira; além do seu. Isso está me animando a fazer uma rota de ida e outra diferente na volta com uma das duas passando pelo Paraguai. E apesar de estarmos distantes de dezembro ainda, quero fazer um planejamento bacana e com antecedência para ver se consigo bons preços de hospedagem e, claro, não deixe de aproveitar o que há de bom nos caminhos também.
Você tem relatos das suas viagens disponíveis em algum lugar?
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
01/06/2016, 18:51
Erro. viagem sem erros – O mundo das duas (http://www.omundodasduas.com/tag/viagem-sem-erros/)
Siqueira,
Legal a página com as orientações. Sempre bom dar uma lida para não se esquecer uma bobagem qualquer. O que sempre fazemos... :pensativo:
Daqui um tempo vou postar por aqui a planilha do que será bagagem do veículo. Os itens obrigatórios e os adicionais.
Abraço,
Miranda
Miltinho
02/06/2016, 09:31
Miranda viajo sempre eu e minha "velha", e ela é quem tira fotos e coloca em seu Face... Não tenho e não participo de nada em redes sociais, nunca fiz relatos de minhas viagens, mas sempre procuro dar dicas aos colegas do forum!
Quanto aos Carabineros - CH, sim são exemplos de como deveriam se comportar todos os policiais; também não tenho reclamações da Gendarmeria - AR... O problema são as Camineras; mas não generalizo, pois só tive problemas de mordidas com as Províncias de Missiones e de Entre Rios).
Se precisar de mais dicas...
Abraço Fraternal.
Olá, fui de Bauru-SP ao Atacama em dezembro de 2014. Fiquei com as mesmas duvidas. Depois de ler muito sobre viagens ao Atacama cheguei a conclusão que a grande maioria vai pela Argentina. Só ficam em duvida sobre o Paraguai para evitar os guardas Argentinos. Lembrando que pelo Paraguai as seguradoras não cobriam as ocorrências por lá (porque será heim????) Muita coisa mudou nos ultimos anos e as ocorrencias de achaque tem diminuido. Na viagem fui parado 11 vezes. Só perguntam de onde vem, para onde vai e algumas vezes pedem o documento do veiculo e a carteira de motorista. Os federais da Germanderia (uniforme verde) são bem serios e não ha relatos de problemas. Fui parado uma vez pela policia regional(uniforme azul), ficaram uns 10 minutos com o meu documento na casinha e já estava achando que ia levar uma mordida quando devolveram e desejaram buena viagem. Pelo que sei de internet só os guardas da provincia de Entre-Rios ainda insistem na prática. No geral, gostei de trafegar pela Argentina, boas estradas, boa sinalização, motoristas de caminhão trafegam em baixa velocidade. As fiscalizações são rotina e eles param os carros na pista mesmo. Vai apresndendo a usar o pisca-alerta. Fui de Bauru a Foz do Iguaçu e no dia seguinte sai as 8:00 e consegui chegar em Roque Sains Pena, cidade pequena mas agradável, uns 120 km depois de Corrientes. No dia seguinte fui até Salta. Estrada boa com excessão de 20 km bem ruins mas que já estavam sendo recapeados.
Abraços
Miranda_MG
02/06/2016, 14:58
Miranda viajo sempre eu e minha "velha", e ela é quem tira fotos e coloca em seu Face... Não tenho e não participo de nada em redes sociais, nunca fiz relatos de minhas viagens, mas sempre procuro dar dicas aos colegas do forum!
Quanto aos Carabineros - CH, sim são exemplos de como deveriam se comportar todos os policiais; também não tenho reclamações da Gendarmeria - AR... O problema são as Camineras; mas não generalizo, pois só tive problemas de mordidas com as Províncias de Missiones e de Entre Rios).
Se precisar de mais dicas...
Abraço Fraternal.
Miltinho,
Obrigado pelas considerações e sim, vou querer que você vá falando mais a respeito das suas experiências por aqui. Claro, se não for incômodo. A experiência alheia pode ser, de uma forma ou de outra, convertida em ensinamentos.
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
02/06/2016, 15:07
Olá, fui de Bauru-SP ao Atacama em dezembro de 2014. Fiquei com as mesmas duvidas. Depois de ler muito sobre viagens ao Atacama cheguei a conclusão que a grande maioria vai pela Argentina. Só ficam em duvida sobre o Paraguai para evitar os guardas Argentinos. Lembrando que pelo Paraguai as seguradoras não cobriam as ocorrências por lá (porque será heim????) Muita coisa mudou nos ultimos anos e as ocorrencias de achaque tem diminuido. Na viagem fui parado 11 vezes. Só perguntam de onde vem, para onde vai e algumas vezes pedem o documento do veiculo e a carteira de motorista. Os federais da Germanderia (uniforme verde) são bem serios e não ha relatos de problemas. Fui parado uma vez pela policia regional(uniforme azul), ficaram uns 10 minutos com o meu documento na casinha e já estava achando que ia levar uma mordida quando devolveram e desejaram buena viagem. Pelo que sei de internet só os guardas da provincia de Entre-Rios ainda insistem na prática. No geral, gostei de trafegar pela Argentina, boas estradas, boa sinalização, motoristas de caminhão trafegam em baixa velocidade. As fiscalizações são rotina e eles param os carros na pista mesmo. Vai apresndendo a usar o pisca-alerta. Fui de Bauru a Foz do Iguaçu e no dia seguinte sai as 8:00 e consegui chegar em Roque Sains Pena, cidade pequena mas agradável, uns 120 km depois de Corrientes. No dia seguinte fui até Salta. Estrada boa com excessão de 20 km bem ruins mas que já estavam sendo recapeados.
Abraços
Neves,
Mesma "solicitação" que fiz ao Miltinho: vá falando mais da viagem quando puder. Foi com família? Quantos dias reservou para a viagem? Atravessou para San Pedro usando qual passagem? E pode ir contando o que mais lhe vier.
Quanto ao fato dos seguros não cobrirem o Paraguai, isso pra mim é novidade. E, se confirmado, talvez seja determinante para mim. Obrigado pela informação.
Atenciosamente,
Miranda
Miranda_MG
02/06/2016, 15:10
Senhores,
Só para constar, o tópico também é um convite para aqueles que quiserem e puderem ir. Mesmo que os ritmos de viagem e alguns destinos também possam ser diferentes, seria um prazer encontrá-los em terras argentinas/chilenas/paraguaias(?)!
Grande abraço,
Miranda
Neves,
Mesma "solicitação" que fiz ao Miltinho: vá falando mais da viagem quando puder. Foi com família? Quantos dias reservou para a viagem? Atravessou para San Pedro usando qual passagem? E pode ir contando o que mais lhe vier.
Quanto ao fato dos seguros não cobrirem o Paraguai, isso pra mim é novidade. E, se confirmado, talvez seja determinante para mim. Obrigado pela informação.
Atenciosamente,
Miranda
Miranda, fui com a família, esposa e uma criança de 8 anos. A viagem é bem tranquila. Saí de Salta e fui até Purmamarca para ver o Serro das 7 colores (paleta del pintor). A estrada é boa e vai serpenteando por um vale. Vc trafega pela ruta 9 e ali pega a 52 e é só seguir reto.Achei no Youtube um video de uma viagem exatamente neste trecho de Purmamarca a São Pedro Atacama. Um brasileiro filmou a estrada. Se eu não me engano foi em 2013 e tinha alguns pedaços que eles estavam recapeando. Em 2014 já estava tudo pronto. Assista o video e ficará mais tranquilo. A unica preocupação deve ser em relação a combustível e pontos de parada. De Salta ao São Pedro são aproximadamente 680 Km. O tanque do troller dá para 780 Km até a reserva. Abasteci no Passo Jama só para desencargo de conciencia e porque o diesel na Argentina é mais barato. Tem outro posto/restaurante no caminho, em Susques, antes do Passo Jama. Acho conveniente levar agua e uns lanchinhos pois o trecho é bem desertico e com poucas opções de parada. Logo na saída de Purmamarca fica a "Cuesta de Lipan", uma serra que dizem ser maior que o "Los Caracoles" em Mendoza(AR). Dá para passar tranquilo, a serra é bem construida. O chato é que as vezes vc vai pegar uma carreta subindo a 10 Km por hora. Ai é paciencia e vc vai achando um ponto para ultrapassar. O carro perde um pouco de potencia pois a altitude aqui vai chegando a casa dos 4 mil metros. Em São Pedro tudo é bem estruturado e vc não terá que se preocupar com nada, Hospedagem/comida/passeios.
Guilherme Cordeiro
03/06/2016, 16:53
Boa tarde!!!
Companheiros!!
Data prevista pra saída? Se posso fazer parte do comboio? Sou de Ubá MG, gostaria muito de fazer essa viagem, mas em comboio, se aceito no grupo, se tem previsao de custo total? Isso pra eu ir programando aqui. Tel zap vivo 032 9 9909-9089.
Abraços
Miranda_MG
03/06/2016, 22:30
Miranda, fui com a família, esposa e uma criança de 8 anos. A viagem é bem tranquila. Saí de Salta e fui até Purmamarca para ver o Serro das 7 colores (paleta del pintor). A estrada é boa e vai serpenteando por um vale. Vc trafega pela ruta 9 e ali pega a 52 e é só seguir reto.Achei no Youtube um video de uma viagem exatamente neste trecho de Purmamarca a São Pedro Atacama. Um brasileiro filmou a estrada. Se eu não me engano foi em 2013 e tinha alguns pedaços que eles estavam recapeando. Em 2014 já estava tudo pronto. Assista o video e ficará mais tranquilo. A unica preocupação deve ser em relação a combustível e pontos de parada. De Salta ao São Pedro são aproximadamente 680 Km. O tanque do troller dá para 780 Km até a reserva. Abasteci no Passo Jama só para desencargo de conciencia e porque o diesel na Argentina é mais barato. Tem outro posto/restaurante no caminho, em Susques, antes do Passo Jama. Acho conveniente levar agua e uns lanchinhos pois o trecho é bem desertico e com poucas opções de parada. Logo na saída de Purmamarca fica a "Cuesta de Lipan", uma serra que dizem ser maior que o "Los Caracoles" em Mendoza(AR). Dá para passar tranquilo, a serra é bem construida. O chato é que as vezes vc vai pegar uma carreta subindo a 10 Km por hora. Ai é paciencia e vc vai achando um ponto para ultrapassar. O carro perde um pouco de potencia pois a altitude aqui vai chegando a casa dos 4 mil metros. Em São Pedro tudo é bem estruturado e vc não terá que se preocupar com nada, Hospedagem/comida/passeios.
Neves,
Tudo anotado! Quando vai voltar? ;)
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
03/06/2016, 22:42
Boa tarde!!!
Companheiros!!
Data prevista pra saída? Se posso fazer parte do comboio? Sou de Ubá MG, gostaria muito de fazer essa viagem, mas em comboio, se aceito no grupo, se tem previsao de custo total? Isso pra eu ir programando aqui. Tel zap vivo 032 9 9909-9089.
Abraços
Guilherme,
Temos um grupo no WhatsApp e quando o assunto é data, sempre se fala um pouco, mas ainda sem definição. Há possibilidades que se estendem de antes do Natal (dias 21 ou 22) até logo após o réveillon em função da disponibilidade de cada um. Mas parece que estamos convergindo para logo depois do Natal. Se for isso mesmo, saio de BH no dia 25 ou dia 26 e chego em Foz do Iguaçu no dia seguinte. Se quiser, descer junto, estou à disposição.
A previsão de custo ainda não saiu também. O que temos por enquanto é o relato de alguns participantes que já foram, mas que dependem bastante do tipo de escolhas de cada um. Estamos começando a estimativa por agora e penso que nas próximas semanas já teremos algo mais concreto a respeito.
Quanto a fazer parte do comboio, é claro que pode. Será bacana mais um mineiro como companhia. Só tenha em mente que os ritmos de alguns serão diferentes. Pois temos desde veículos com apenas um motorista até veículos com crianças. Como pensa em ir? Vai levar família junto? E o tempo que tem disponível?
Abraço,
Miranda
Bom dia Miranda, bela discussão essa que promove aqui! olha, outra razão para sempre escolher essa rota por Asuncion,
e como nosso destino geralmente é Salta e os encantos de Cafayate, que não cansamos de visitar, é o acesso pela AR81
ao inves da AR16 com seu calor inclemente e aquela bicharada cruzando o asfalto toda hora, mesmo em velocidade de
cruzeiro baixa, sempre ao redor de 90 é tensa a situação.
Essa rodovia [AR81] esta em ótimo estado e recomendo a cidade de Ibarreta para pernoite, o hotel Melitona é muito bom.
Os vinhos tambem...
Abração e ótimos planos!
https://lh3.googleusercontent.com/tP8VMAlgb-7rTiaKMkJyGxQz7F5NV5dy74ENBAAKMZl-2BN0jAYdGmfMC0QZG2cM5ZX0LYn1u12Q52i5FtWoMqbn351vt0 _3nWS5WXvKjcoWgcdxAwFPiByeGZKcwt2FD4ipsVcAdoMSe026 I-gZ7oo2QGgpiNDZzWcHcVU9l6FSfyzEp6UqZJMSsKxYgueNRc8N xfHjXU2HVLEr7HHNOPZLeeVTtYOdYp_PybvJJ4g-StVVZ8NgD6Ezdg5OZOI2I6W7Ayw2k8VvQQtywdy7HrodXmzjE1 lkjA1IvNvV8K9pHX_YfyVUNL9aysRhl4mi5tAVqkV1-QpI0XxsoG8vinfQVziCiN6hTyfkBcrjSKdvz1raQL1NbestuJk ZSH0VhhRpPmm86hU4vgAidvgeWjTzv2RUtGmIaxmph7iFovbZ9 AV-9CB9NKhMjvSls3ImxtQTntVYuaVj90D6xOvGwPRn167Yesi7J5 ZVVPh0aIdrONxL1zWivNEJ_vGOvxajsOC2NC63wDSGs_DtGf_n 24F4mH1jAzugOsI8Vh8uH4wX17MfCOAZ0StoOsyNRGz0b8bN6b olUjgMER5PopG5uUYiX5eL-S2H=w640-h480-no
https://lh3.googleusercontent.com/5D0BhJ7mnik_-ymnfs-MokvG7hhqu6jlVRjBZghNrrW1y_b7xau3arfvvHVDcEA8wuKFk MZ3QjHbo490U2ZI6Gs9ztChDK75aAqnfHktasjIzgHiymLVF8b LD1EFkOvWLEuZ2wjv2mgDYNQ6tDsGSt3L6UghwDUmYnnG1nexK bN4Jk0a9J0ou36tsGIKyZttyrZC7aqI9gSxI3elJ4DAfZ8hTFU uZQsxwRGXCjPCNkqi77uyggYLuG4sbUpj3W-ssZIm3fwguopLKwaObnliajUm7cYZBFfo-coWx6kfDQC3X06L4urXu3DDUtrqtM8FkS72LIruq9Xh6yvupvP nSc99vk8MwhI7lNtcERMz0Y0rJOq-sqfNnnPsUbZTBdroFj5o27va8vk4QaCtd7iarQDa4HDftlF2fT Z19xfuFv6EwddImPx2-Oa5YXdAgh6UMZSH3t_hg2D2ncNobSpcRNAW-B_O0I6Z6MCuPxUt8xoP7aeD_DanMxwKvMazPZUNVz5en4aGSFQ 0X2hFbA0nH3zt64RzQ9gJ9FbyOei7axEZoEqfe1vYHhYcef2qM ydfgZjk4D3qwkQgegWNlvlVMS-Yc49EQJU=w86-h44-no
Perambulante
04/06/2016, 20:02
Pessoal, peço licença para me reportar a vocês quanto ao Paraguai. Nos últimos seis anos todas as viagens que fiz para a Argentina ou Chile, fiz através do Paraguai. Nunca tive problemas no trecho que faço entre Ponta Porã e a saída por Assunção. As estradas são ótimas, os policiais são cordatos, de forma que sinto-me muito seguro circulando pelo Paraguai. Para mim representa um ganho em qualidade de estrada e tempo. Eu recomendo.
Miranda_MG
04/06/2016, 21:03
Bom dia Miranda, bela discussão essa que promove aqui! olha, outra razão para sempre escolher essa rota por Asuncion,
e como nosso destino geralmente é Salta e os encantos de Cafayate, que não cansamos de visitar, é o acesso pela AR81
ao inves da AR16 com seu calor inclemente e aquela bicharada cruzando o asfalto toda hora, mesmo em velocidade de
cruzeiro baixa, sempre ao redor de 90 é tensa a situação.
Essa rodovia [AR81] esta em ótimo estado e recomendo a cidade de Ibarreta para pernoite, o hotel Melitona é muito bom.
Os vinhos tambem...
Abração e ótimos planos!
https://lh3.googleusercontent.com/tP8VMAlgb-7rTiaKMkJyGxQz7F5NV5dy74ENBAAKMZl-2BN0jAYdGmfMC0QZG2cM5ZX0LYn1u12Q52i5FtWoMqbn351vt0 _3nWS5WXvKjcoWgcdxAwFPiByeGZKcwt2FD4ipsVcAdoMSe026 I-gZ7oo2QGgpiNDZzWcHcVU9l6FSfyzEp6UqZJMSsKxYgueNRc8N xfHjXU2HVLEr7HHNOPZLeeVTtYOdYp_PybvJJ4g-StVVZ8NgD6Ezdg5OZOI2I6W7Ayw2k8VvQQtywdy7HrodXmzjE1 lkjA1IvNvV8K9pHX_YfyVUNL9aysRhl4mi5tAVqkV1-QpI0XxsoG8vinfQVziCiN6hTyfkBcrjSKdvz1raQL1NbestuJk ZSH0VhhRpPmm86hU4vgAidvgeWjTzv2RUtGmIaxmph7iFovbZ9 AV-9CB9NKhMjvSls3ImxtQTntVYuaVj90D6xOvGwPRn167Yesi7J5 ZVVPh0aIdrONxL1zWivNEJ_vGOvxajsOC2NC63wDSGs_DtGf_n 24F4mH1jAzugOsI8Vh8uH4wX17MfCOAZ0StoOsyNRGz0b8bN6b olUjgMER5PopG5uUYiX5eL-S2H=w640-h480-no
https://lh3.googleusercontent.com/5D0BhJ7mnik_-ymnfs-MokvG7hhqu6jlVRjBZghNrrW1y_b7xau3arfvvHVDcEA8wuKFk MZ3QjHbo490U2ZI6Gs9ztChDK75aAqnfHktasjIzgHiymLVF8b LD1EFkOvWLEuZ2wjv2mgDYNQ6tDsGSt3L6UghwDUmYnnG1nexK bN4Jk0a9J0ou36tsGIKyZttyrZC7aqI9gSxI3elJ4DAfZ8hTFU uZQsxwRGXCjPCNkqi77uyggYLuG4sbUpj3W-ssZIm3fwguopLKwaObnliajUm7cYZBFfo-coWx6kfDQC3X06L4urXu3DDUtrqtM8FkS72LIruq9Xh6yvupvP nSc99vk8MwhI7lNtcERMz0Y0rJOq-sqfNnnPsUbZTBdroFj5o27va8vk4QaCtd7iarQDa4HDftlF2fT Z19xfuFv6EwddImPx2-Oa5YXdAgh6UMZSH3t_hg2D2ncNobSpcRNAW-B_O0I6Z6MCuPxUt8xoP7aeD_DanMxwKvMazPZUNVz5en4aGSFQ 0X2hFbA0nH3zt64RzQ9gJ9FbyOei7axEZoEqfe1vYHhYcef2qM ydfgZjk4D3qwkQgegWNlvlVMS-Yc49EQJU=w86-h44-no
Ôpa, Meccano!
O melhor argumento até agora! Vinhos bons! :)
A discussão é sim muito boa. Já que os participantes assim o são também. E estou particularmente surpreso e satisfeito ckm as orientações para uso das estradas mais ao norte na ARG. Ainda temos algum tempo e agora consideramos mais a passagem pelo Paraguai.
Continue por aqui. E brinde-nos com sua experiência e boas sugestões (como os vinhos... hahaha)!
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
04/06/2016, 21:06
Pessoal, peço licença para me reportar a vocês quanto ao Paraguai. Nos últimos seis anos todas as viagens que fiz para a Argentina ou Chile, fiz através do Paraguai. Nunca tive problemas no trecho que faço entre Ponta Porã e a saída por Assunção. As estradas são ótimas, os policiais são cordatos, de forma que sinto-me muito seguro circulando pelo Paraguai. Para mim representa um ganho em qualidade de estrada e tempo. Eu recomendo.
Perambulante,
Recomendação anotada! Você tem outras a respeito do Paraguai? Gastronômicas, turísticas? Ou é apenas para passagem mesmo?
Abraço,
Miranda
Perambulante
04/06/2016, 22:39
No Paraguai também tem as missões jesuíticas...dá para visitar em conjunto com as missões da Argentina..vale a pena...a gastronomia somente a famosa sopa paraguaia...rsss
Miranda_MG
05/06/2016, 08:38
No Paraguai também tem as missões jesuíticas...dá para visitar em conjunto com as missões da Argentina..vale a pena...a gastronomia somente a famosa sopa paraguaia...rsss
Já entendi. ;)
E compras? Retire da lista itens de tecnologia, pois a pergunta é muito mais pelo interesse que a possível passagem despertará na minha esposa do que em mim. Valem a pena? Sabe dizer se valem a pena algumas horas a mais em Assunção para isso nos dias de hoje?
Abraço,
Miranda
Guilherme Cordeiro
05/06/2016, 21:10
Boa noite Miranda!!
sim, compreendo a questão, tenho disponibilidade de sair a partir do dia 21/12. Essa data seria mais conveniente pra mim...pq minha esposa deve voltar a trabalhar nos dias 22 ou 23 de janeiro, mas quem decide é a maioria, vou respeitar as decisões. Como vc é de BH, desculpe se tiver falando besteira, porque nao li todas as mensagens. Gostaria de encontrar contigo em BH antes do fechamento da viagem. Se for necessário, porque já fiz uma viagem que me encontrei com a turma pelo caminho e deu tudo certinho. Se teria como? Isso lá pra agosto/setembro.
Abraços
Miranda_MG
05/06/2016, 21:24
Boa noite Miranda!!
sim, compreendo a questão, tenho disponibilidade de sair a partir do dia 21/12. Essa data seria mais conveniente pra mim...pq minha esposa deve voltar a trabalhar nos dias 22 ou 23 de janeiro, mas quem decide é a maioria, vou respeitar as decisões. Como vc é de BH, desculpe se tiver falando besteira, porque nao li todas as mensagens. Gostaria de encontrar contigo em BH antes do fechamento da viagem. Se for necessário, porque já fiz uma viagem que me encontrei com a turma pelo caminho e deu tudo certinho. Se teria como? Isso lá pra agosto/setembro.
Abraços
Guilherme,
Confirmada a viagem, a disponibilidade e as datas, claro que podemos nos encontrar. Na verdade, isso seria bom para todos que irão na expedição. Apesar de reconhecer que conciliar disponibilidades e disposição para um deslocamento considerável pode ser difícil. De qualquer forma, será um prazer.
Quanto à duração, ainda não temos nada definido. Nenhuma estimativa concreta. Então, mesmo que saiamos lá pelos dias 25-27, pode ser que ainda dê tempo tranquilo até o dia 22 de janeiro. Vamos conversando! :)
Abraço,
Miranda
Passando por aqui para assinar, desejar boa e segura viagem de ida e volta! :safari-rig:, e fotos muitas fotos!
Miranda_MG
06/06/2016, 22:14
Passando por aqui para assinar, desejar boa e segura viagem de ida e volta! :safari-rig:, e fotos muitas fotos!
GLIDER,
Sua presença é bem-vinda, meu caro. E que leia por aqui e, quem sabe, não se anima a nos acompanhar?
Abraço!
Miranda
GLIDER,
Sua presença é bem-vinda, meu caro. E que leia por aqui e, quem sabe, não se anima a nos acompanhar?
Abraço!
Miranda
Grande Miranda, Fico agradecido pelo convite, mas nao poderei ir, no futuro quem sabe! valeu amigo!
Boa tarde Miranda, estou acompanhando esse seu projeto de viagem e estou com muita vontade de ir, se vcs aceitarem claro.
Já tem os dias certos de ida e volta?
Desde já uma boa viagem e grato pela atenção.
Att; Everton.
Miranda_MG
13/06/2016, 19:19
Boa tarde Miranda, estou acompanhando esse seu projeto de viagem e estou com muita vontade de ir, se vcs aceitarem claro.
Já tem os dias certos de ida e volta?
Desde já uma boa viagem e grato pela atenção.
Att; Everton.
Boa noite, Everton.
O grupo é aberto e, portanto, não há restrições. Se você quiser ir, será bem-vindo. :concordo:
Pelo fato do grupo ser aberto, também entendemos que cada um terá o seu ritmo em função das suas condições e pretensões. Número de paradas e o momento em que acontecem, atrações a serem visitadas, tipo de hospedagem... Enfim, acho que não será um grupo que se manterá coeso durante toda a viagem, mas sim cujos integrantes se encontrarão em alguns pontos-chave e, de lá, poderão também fazer alguns passeios juntos. Obviamente, nada impede os integrantes de se aproximarem em pretensões e caminhar juntos durante a viagem (até por questões de segurança também); o que seria ótimo. Enfim, está convidado! ;)
O roteiro e a permanência dos lugares onde ficaremos ainda não está decidido. Como você deve ter lido desde o início do tópico, a primeira dúvida era se dava para atravessar o Paraguai ou não. E se antes entendíamos que era pouco provável, agora já achamos que esse será o caminho da ida pelo menos.
Sem contar as movimentações no Brasil (porque eu gasto dois dias para chegar a Foz e você está "do lado"), a intenção é gastar dois dias até a região de Salta, ficar lá uns dias, mais um dia até San Pedro de Atacama e ficar lá mais outros dias. Na volta, atravessar de volta para a Argentina por um outro caminho (mais um dia) e parar em Cafayate (por uns dois dias, pois interessa à esposa). De lá, talvez ir à Antofagasta de la Sierra - que já disseram aqui ser espetacular - e tomar rumo de volta em mais dois ou três dias de viagem. Chegando no Brasil, passar no Beto Carrero para o filho se divertir um pouco mais. Mais ou menos isso que eu penso para o meu roteiro. Sei que tem um amigo que compartilha das mesmas (ou próximas) pretensões. E sei de outros que não farão exatamente assim...
Vamos discutindo, conversando e planejando. Você pensou em algo de roteiro já?
Abraço,
Miranda
Guilherme Cordeiro
14/06/2016, 06:00
Bom dia Miranda!!
Provavelmente nesse fim de semana encontrarei com um forista que fez a viagem algum tempo atrás e vai me passar dados pessoalmente. Essa conversa e orientações que me fizer, repassarei aqui e vamos acertando.
Abraços.
Guilherme Cordeiro
14/06/2016, 06:07
Boa noite, Everton.
O grupo é aberto e, portanto, não há restrições. Se você quiser ir, será bem-vindo. :concordo:
Pelo fato do grupo ser aberto, também entendemos que cada um terá o seu ritmo em função das suas condições e pretensões. Número de paradas e o momento em que acontecem, atrações a serem visitadas, tipo de hospedagem... Enfim, acho que não será um grupo que se manterá coeso durante toda a viagem, mas sim cujos integrantes se encontrarão em alguns pontos-chave e, de lá, poderão também fazer alguns passeios juntos. Obviamente, nada impede os integrantes de se aproximarem em pretensões e caminhar juntos durante a viagem (até por questões de segurança também); o que seria ótimo. Enfim, está convidado! ;)
O roteiro e a permanência dos lugares onde ficaremos ainda não está decidido. Como você deve ter lido desde o início do tópico, a primeira dúvida era se dava para atravessar o Paraguai ou não. E se antes entendíamos que era pouco provável, agora já achamos que esse será o caminho da ida pelo menos.
Sem contar as movimentações no Brasil (porque eu gasto dois dias para chegar a Foz e você está "do lado"), a intenção é gastar dois dias até a região de Salta, ficar lá uns dias, mais um dia até San Pedro de Atacama e ficar lá mais outros dias. Na volta, atravessar de volta para a Argentina por um outro caminho (mais um dia) e parar em Cafayate (por uns dois dias, pois interessa à esposa). De lá, talvez ir à Antofagasta de la Sierra - que já disseram aqui ser espetacular - e tomar rumo de volta em mais dois ou três dias de viagem. Chegando no Brasil, passar no Beto Carrero para o filho se divertir um pouco mais. Mais ou menos isso que eu penso para o meu roteiro. Sei que tem um amigo que compartilha das mesmas (ou próximas) pretensões. E sei de outros que não farão exatamente assim...
Abraço,
Miranda
Bom dia Everton!!
Como fui aceito pelo Miranda, e agora aceitou vc, seja bem vindo
Vamos nos programando, como disse em um relato anterior,
encontrarei com um cidadao que já viajou algumas vezes pra lá e vai me passar algumas dicas. Estas repassarei aqui.
Tel zap 32 9 9909 9089.
Abraços
Guilherme
Boa noite, Everton.
Abraço,
Miranda
bom dia esses são os trajetos que eu tinha em mente.
Bom dia Guilerme, muito obrigado pelo bem vindo, vamos sim se programando.
Qualquer coisa tel ZAP ZAP (54) 91684766
Grato;
Miranda_MG
14/06/2016, 11:28
bom dia esses são os trajetos que eu tinha em mente.
Everton,
Bom dia. A primeira opção de ida é justamente a que consideramos agora. Passando por essa estrada mais ao norte e chegando à província de Jujuy.
A sua segunda opção de ida e o trajeto de volta são similares (tirando o fato de você pretender ir à Antofagasta (bônus de chegar ao Pacífico) e seria mais ou menos o que imaginei para a volta. Mais ou menos porque penso que Salta e o "trem das nuvens", Cafayate e talvez Antofagasta de la Sierra precisem ser visitados. ;) O problema de ir a muitos lugares com o tempo restrito é que o tempo em cada acaba diminuindo. :putz:
Abraço,
Miranda
Miranda, boa noite!
Pretendo fazer parte deste seu roteiro também em dezembro próximo. Saio mais de longe, entretanto: Natal/RN.
Meu destino também é um pouco diferente, pois além do atacama inclui o litoral chileno e o deserto boliviano. Quem sabe não nos cruzamos no caminho...
Pretendo atravessar o Paraguai (li relatos positivos, e são poucas horas de estrada, à luz do dia, todo regular documentalmente falando... Achei plausível) a caminho de Salta.
Vou no meu Suzuki Jimny 2012, estou na fase de preparação do veículo (meus planos são de dormir nele, tal qual Guilherme Adolf fez na primeira expedição, e com quem estou tirando várias dúvidas) e estudo das rodovias (brasileiras, de Natal a Foz do Iguaçu. Creio que quanto ao resto, tratando de Argentina e Chile, não há muitas lacunas a serem preenchidas, e a bolívia será mais offroad que onroad - entrarei pelo paso hito cajon, perto de San Pedro de Atacama, e vou pelo deserto de sioli até o salar de uyuni, abastecendo no meio do caminho quando cruzar a rodovia).
A rota está sendo planilhada (distância x tempo de deslocamento x dia de viagem) e quando finalizada passarei à fase de providenciar a documentação (carta verde, carteira internacional, vacinação...)e etc. Tenho um tópico nesta mesma sessão ("roatrip de carro alugado" - mudei de idéia pelo custo e vou no meu próprio carro, heheh) com detalhes da viagem, sinta-se à vontade para ler e comentar/questionar.
Gostaria, inclusive, se possível e não incômodo, de participar do grupo do whatsapp para acompanhar os planos da travessia BR-PY-AR, pois me seria bastante útil. Fone 084-99135-6741.
Abraço!
Miranda_MG
23/06/2016, 01:34
Miranda, boa noite!
Pretendo fazer parte deste seu roteiro também em dezembro próximo. Saio mais de longe, entretanto: Natal/RN.
Meu destino também é um pouco diferente, pois além do atacama inclui o litoral chileno e o deserto boliviano. Quem sabe não nos cruzamos no caminho...
Pretendo atravessar o Paraguai (li relatos positivos, e são poucas horas de estrada, à luz do dia, todo regular documentalmente falando... Achei plausível) a caminho de Salta.
Vou no meu Suzuki Jimny 2012, estou na fase de preparação do veículo (meus planos são de dormir nele, tal qual Guilherme Adolf fez na primeira expedição, e com quem estou tirando várias dúvidas) e estudo das rodovias (brasileiras, de Natal a Foz do Iguaçu. Creio que quanto ao resto, tratando de Argentina e Chile, não há muitas lacunas a serem preenchidas, e a bolívia será mais offroad que onroad - entrarei pelo paso hito cajon, perto de San Pedro de Atacama, e vou pelo deserto de sioli até o salar de uyuni, abastecendo no meio do caminho quando cruzar a rodovia).
A rota está sendo planilhada (distância x tempo de deslocamento x dia de viagem) e quando finalizada passarei à fase de providenciar a documentação (carta verde, carteira internacional, vacinação...)e etc. Tenho um tópico nesta mesma sessão ("roatrip de carro alugado" - mudei de idéia pelo custo e vou no meu próprio carro, heheh) com detalhes da viagem, sinta-se à vontade para ler e comentar/questionar.
Gostaria, inclusive, se possível e não incômodo, de participar do grupo do whatsapp para acompanhar os planos da travessia BR-PY-AR, pois me seria bastante útil. Fone 084-99135-6741.
Abraço!
Filipe,
De Natal é um pouco mais de chão. Parabéns pela disposição, principalmente pela decisão de ir em seu próprio veículo. Estive no seu tópico há um tempo e me lembro de algumas discussões de lá, apesar de não ter contribuído na época. Pode deixar que, se eu puder, vou tentar boas sugestões na próxima visita.
A passagem pelo Paraguai se concretiza cada vez mais, como você deve ter lido nas mensagens aí de cima. E, claro, suas opiniões serão de grande valia para nós também.
O Guilherme, assim como o André K. são participantes do grupo e têm nos dado excelentes dicas sobre as expedições que fizeram nessas regiões. Estou adicionando-o. Estamos com um projeto de armazenar as informações mais relevantes em um drive virtual e aos poucos vamos abastecendo o fórum aqui para evitar que isso seja perdido e, mais, esteja disponível para outros loucos expedicionários como nós no futuro. Seja bem-vindo.
Abraço,
Miranda
Boa noite rapaziada.
Gostaria de saber se tem algum grupo de zap zap e se tem a possibilidade de eu participar do grupo. Desde já agradeço.
Número 54 91684766.
Miranda_MG
30/06/2016, 21:41
Boa noite rapaziada.
Gostaria de saber se tem algum grupo de zap zap e se tem a possibilidade de eu participar do grupo. Desde já agradeço.
Número 54 91684766.
Everton,
Está lá! Vou continuar postando as principais decisões aqui para mantermos o registro. ;)
Abraço,
Miranda
Siqueira fsac
25/10/2016, 11:54
Blz, eu vou sair de Fortaleza/CE, provavelmente antes do Natal, penso em passar pela região do Miranda antes ( Belo Horizonte e região de Ouro preto. Tudo esta dependendo das últimas provas de minha filha (foda, quase certeza as provas de recuperação serem próximas do dia 20/12), se duvidar Miranda podemos descer juntos para Foz do Iguaçu.
Miranda, boa noite!
Abraço!
Miranda_MG
25/10/2016, 12:16
Blz, eu vou sair de Fortaleza/CE, provavelmente antes do Natal, penso em passar pela região do Miranda antes ( Belo Horizonte e região de Ouro preto. Tudo esta dependendo das últimas provas de minha filha (foda, quase certeza as provas de recuperação serem próximas do dia 20/12), se duvidar Miranda podemos descer juntos para Foz do Iguaçu.
Siqueira,
Bom dia. Claro que sim. A partir daqui, há dois trajetos principais: um que passa por Ribeirão Preto e um que desce pela 381 até próximo de Jundiaí e depois segue em direção à Maringá. Estou tendendo ao segundo, pois conheço mais da estrada.
Vou confirmar as datas e vamos nos falando. De qualquer forma, quando passar por BH e precisando de qualquer coisa, estou às ordens.
Qual o seu destino final? Já tem roteiro definido também?
Abraço,
Miranda
Siqueira fsac
25/10/2016, 19:39
Blz, me coloca no grupo do whatsapp, 85 989242490.
Siqueira,
Bom dia. Claro que sim. A partir daqui, há dois trajetos principais: um que passa por Ribeirão Preto e um que desce pela 381 até próximo de Jundiaí e depois segue em direção à Maringá. Estou tendendo ao segundo, pois conheço mais da estrada.
Vou confirmar as datas e vamos nos falando. De qualquer forma, quando passar por BH e precisando de qualquer coisa, estou às ordens.
Qual o seu destino final? Já tem roteiro definido também?
Abraço,
Miranda
jemrepre
11/12/2016, 18:22
Miranda, boa tarde!!
Põe mais um na lista.
Fui ao Atacama e Mendoza em dez/jan passado e volto esse ano de novo.
Add no zap.
11 947513137.
Abraços
Edu Miranda.
Leo Chagas
15/12/2016, 16:17
Guilherme,
Quanto à duração, ainda não temos nada definido. Nenhuma estimativa concreta. Então, mesmo que saiamos lá pelos dias 25-27, pode ser que ainda dê tempo tranquilo até o dia 22 de janeiro. Vamos conversando! :)
Abraço,
Miranda
Miranda, boa tarde!
Vocês estão saindo de BH ou está em outro local? o dia já foi definido?
Vamos fazer a viagem parecida, saindo de Nova Lima.
Abraços
Lucas Diego
28/12/2016, 20:56
Miranda, tudo bem?
Acabei de ler todas as páginas do tópico! rs
Estou planejando uma viagem parecida em março, gostaria de informações de como foi ou como está indo, quando puder poste alguns relatos, vou abrir um post sobre meus planos, coloco depois o link aqui.
Valeu,
abs
Pessoal,
Estamos começando o planejamento para sair de BH e passar alguns dias no noroeste argentino (NOA) e Atacama com início da viagem no próximo dezembro.
Os preparativos já foram iniciados e a ideia inicial de trajeto de ida é a seguinte:
529418
*Nota: o Google Maps é válido e vou usá-lo para ilustrar aqui, mas considerarei as informações mais realistas do Ruta 0.
Começando em partes então e contando com a ajuda dos foristas que conhecem a região:
1. Por que esses serviços abertos de roteamento ignoram a passagem pelo Paraguai? O Ruta 0 sequer permite a seleção de cidades paraguaias (embora tenha lá Brasil, Chile, Peru e outros - além da Argentina, claro). O Tomtom, base para os mapas da Apple, chega ao absurdo de sugerir a rota Foz - Assunção (tentei forçar para atravessar o Paraguai) dando a volta pela Argentina! :shock: O Guilherme, forista que tem postado o relato da sua última viagem aqui, atravessou o Paraguai e não teve problemas. O que vocês acham? Evitam só para não ter que atravessar duas fronteiras? Problemas com corrupção? Trajeto perigoso de alguma forma?
2. Já ouvi que a corrupção policial é mais acentuada nas regiões de Resistência e Corrientes. Procede? Vamos acabar passando por lá e dormindo de um dia para outro numa das pernas (ida ou volta) ou nas duas (se a passagem pelo Paraguai for mesmo pior). O que nos anima é que, ao que parece, esses casos de tentativas de propinas e afins têm diminuído.
Obrigado,
Miranda
Miranda, tudo bem?
Acabei de ler todas as páginas do tópico! rs
Estou planejando uma viagem parecida em março, gostaria de informações de como foi ou como está indo, quando puder poste alguns relatos, vou abrir um post sobre meus planos, coloco depois o link aqui.
Valeu,
abs
colega, fui a Salta e São pedro Atacama em 2014 e passei pela foz e fui pela Argentina. Agora em dezembro/2016 voltei de Buenos Aires a Posadas e depois foz do Iguazu. Na viagem de 2014 fui parado 11 vezes (10 pela Germanderia e 01 pela Provincial) e agora fui a Buenos aires pelo Uruguai e voltei pela foz do Iguazu e fui parado só uma vez. Sobre os policiais deu para perceber que no trajeto de foz ao atacama vc margeia sempre o Paraguay e depois a Bolivia, porisso tanta fiscalização. A maioria é a federal deles , a Germanderia, não se preocupe, é apenas protocolar, pedem os documentos, perguntam de onde vem e para onde vai e as vezes pedem para dar uma olhada nas bagagens. só fui parado pela policia provincial, a mais encrenqueira uma vez mas só olharam os documentos e devolveram com um boa viagem.
Fala, galera
Vou aproveitar o tópico aberto para relatar minha experiência no Atacama em dezembro de 2016 (não fiz Uyuni porque não deu tempo). Sai de Brasília num Renegade Trailhawk, eu e a família (esposa, 2 filhos menores), em companhia de um outro veículo (Ford Ranger Diesel Nova). Foram 10 mil km rodados em 30 dias (coloquei 10 dias de praia no litoral de SC no meio do caminho). Fiz Bsb - Leme (SP) - Curitiba (show do Black Sabbath) - Foz do Iguaçu (3 dias para visitar) - Posadas (Arg - Missão de San Ignácio Mini) - Santiago del Estero (cidade mais antiga, mais quente e capital da província mais pobre da Argentina) - Cafayate (2 dias - vinhos) - Salta (3 dias, mas devia ter ficado só 2, ou menos; aproveitei para fazer um rafting) - San Pedro de Atacama (via paso Sico) - Tilcara (Arg, via paso Jama) - Corrientes - Porto Alegre (via Uruguaiana) - Garopaba - Leme - Brasília.
Vou citar o que me parece relevante:
- Veículo: Poderia ter feito a viagem num carro 4x2, mas me senti mais seguro no meu 4x4. Fiz todos os passeios de San Pedro de Atacama por conta própria, inclusive o Salar de Tara.
- Mapas: Usei o google maps no iphone (fiz download prévio), que só me deixou na mão na travessia do paso Sico (estradas de terra, e ele tentou me mandar por um caminho errado no meio do paso) e no Salar de Tara (não tinha as trilhas do meio do deserto; lá não tem estrada, é preciso seguir uma trilha de GPS ou as marcas de pneus, que são várias e confusas). Levei também um Garmin com os mapas do projecto Mapear e Viajeros, que utilizei no Salar de Tara e em uma ou outra eventualidade.
- Combustível: Levei galão de 20L, que usei no meio dos pasos, antes de atravessar as fronteiras. Só foi útil na travessia de Salta para San Pedro de Atacama. Abasteci nos postos YPF, na Argentina (infinia diesel, que corresponde ao S10, mas é mais caro que o nosso), e no posto Copec de SPA (diesel ultra, tb correspondente ao S10 e de valor similar). Não me toquei que tinha que abrir o galão (galão de metal, selado) à medida que ia descendo: abri a mais de 4.500 metros, no paso Jama, esvaziei e fechei; quando cheguei em Garopaba, nível do mar, ele estava esmagado pela pressão atmosférica.
- Polícia: muita polícia parando a gente na Argentina, mas apenas trocando algumas palavras e liberando, sem nenhum tipo de problema. O único problema foi uma maçã esquecida dentro do cooler na passagem para o Chile: quase que o agente do SAG (Servicio Agricola y Ganadero) nos cria um problemão; acho que teve dó das crianças e nos liberou, depois de fazer um sermão, muito sério. Obs: levei toda a parafernália que dizem ser necessária: 2 triângulos, kit primeiros socorros, cambão, carta verde (Arg); e colete refletivo (Chile). Não levei o tal Soapex (seguro chileno). Só pediram a carta verde na entrada da Argentina; não pediram mais nada ao longo de toda a viagem.
Acho que é isso. Se lembrar de mais alguma coisa, posto em seguida.
Abraços e boa sorte para os que estão planejando aventura semelhante.
Lucas Diego
02/01/2017, 16:15
Obrigado pelas informações! Criei um post sobre meu planejamento se puder dar uma olhada e responder algumas questões fico agradecido.
Valeu.
colega, fui a Salta e São pedro Atacama em 2014 e passei pela foz e fui pela Argentina. Agora em dezembro/2016 voltei de Buenos Aires a Posadas e depois foz do Iguazu. Na viagem de 2014 fui parado 11 vezes (10 pela Germanderia e 01 pela Provincial) e agora fui a Buenos aires pelo Uruguai e voltei pela foz do Iguazu e fui parado só uma vez. Sobre os policiais deu para perceber que no trajeto de foz ao atacama vc margeia sempre o Paraguay e depois a Bolivia, porisso tanta fiscalização. A maioria é a federal deles , a Germanderia, não se preocupe, é apenas protocolar, pedem os documentos, perguntam de onde vem e para onde vai e as vezes pedem para dar uma olhada nas bagagens. só fui parado pela policia provincial, a mais encrenqueira uma vez mas só olharam os documentos e devolveram com um boa viagem.