PDA

Ver Versão Completa : f-75, Band ou f-1000?

phpastorello
21/05/2016, 20:25
Salve salve galera! Ja leio o forum a um bom tempo mas acabo de criar acc pra tirar um duvida que nao encontro resposta...Afinal, nao é apenas uma duvida mas sim uma avaliação.Preciso de um veiculo para usar na área rural e para fazer o trajeto roça/cidade, além de realizar algumas viagens médias (500km).. Atividades que pretendo realizar (nota-se que uma carroceria de madeira é indispensável):- Puxar uma carga de pedra- Puxar carga de madeira- Entrar no meio do mato e arrastar tronco de árvore caida- Arrastar boi morto- Puxar arado e grade de discoDevem estar pensando: "pq nao compra um trator?"... Enfim.. um trator não pode ir pra cidade e além disso tudo preciso levar produtos pra vender na cidade. Apesar de talvez o mais adequadro seria um trator e uma pick-up pequena (strada)...Mas pela paixao por 4x4 e antigos estou na duvida entre esses 3 modelos.. Nunca tive nenhum veiculo desse porte então vou listar os prós e contras que sei de cada um e peço que voces me orientem na escolha.. F-75: Robusta, confortável, boa estabilidade (comparada a band)... Porém tem motor pouco elástico e é ruim de freio.. Tbm nao é muito economica mas nao é tao visada a roubo quanto os motores diesel. Band (motor 608): Robusta, economica... não tao confortavel quanto a f-75 e nem tão estavel.. caixa-seca (modelos mais antigos).. visada por ladroes.. freio semelhante ao da f-75 (ruim)... motor/relação pouco elástica para rodovia.. Nos invernos severos aqui do sul pra pegar é que nem fazer cocega em defunto (é o que dizem)F-1000: diversos opcionais de modelos de motores.. qual seria o melhor? suspensão dianteira menos robusta que das outras, maior conforto e estabilidade... veiculo mais moderno.. maior elasticidade.. porém é um veiculo muito maior.. um trambolhão... interior muito mais cheio de acessórios plásticos (sujeitos a soltar/bater/tripidar), mas muito melhor para rodovia que qualquer uma das outras.. Enfim galera.... listei o pouco que sei sobre esses veiculos... O meu maior uso vai ser na área rural mesmo, conforme o que citei la encima... O que eu gostaria de saber é qual voces escolheriam? E que ano/modelo/motor? E quanto a manutenção? Qual da mais manutenção pra esse tipo de uso e qual a manutenção mais cara?Agradeço desde já!Estou namorando as f-75 pois tem um valor mais acessível, bandeirantes e f-1000 são muito caras para mim mas se valer muito mais a pena considerarei levanar uma grana extra para elas..Abraços!

phpastorello
21/05/2016, 20:28
Puts... pq fica tudo em uma unica linha??

Múcio Luiz
21/05/2016, 21:26
Bem vindo ao fórum!

Meus R$ 0,02.

Sou como vc, não tenho nenhuma dessas três viaturas e o que conheço delas é de muita leitura (principalmente aqui no fórum) e conversando com proprietários.

Eu escolheria a F-75. Não é visada como a Band ou a F-1000, também é mais barata que as duas. Não é difícil vc encontrar com motor de Opala (4 ou 6 cilindros) adaptado, o que facilita a manutenção. Robusta pra caramba (afinal, é uma picape Jeep). Com relação ao freios, é só adaptar disco nas quatro rodas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/108731-ajuda-montar-kit-freio-disco.html

[]s!

phpastorello
24/05/2016, 00:14
Boto fé parceiro.. tbm to pensando mto na f-75Aew administração... pq o post ficou assim? tudo em uma linha só?

Elmer_Jeep
24/05/2016, 10:09
Pra usar da forma que vc falou tem que ser 4x4, F1000 4x4 custa caro então tá fora do páreo.

sobre F75 e band eu tenho as duas e acredito que a band seria melhor pra vc pois a capacidade de carga é maior e o motor diesel tem mais torque pra aguentar o tranco.

Vantagens da Band sobre a F75:
Direção hidráulica; (exceto se for uma muito antiga)
Embreagem hidráulica;
Suspensão mais robusta;
Eixo traseiro flutuante; (exceto se for uma muito antiga)
Cambio e tcase mais resistentes;
Diferencial dianteiro mais resistente;
Chassi mais reforçado;
Mais adequada à receber freios a disco (por ter originalmente pedal suspenso e servo-freio);
Mais peças de reposição no mercado.

OBS:
As duas costumam sofrer trincas no chassi, ou estar com os eixos empenados por excesso de carga.
Sobre o problema na partida, uma bateria adequada e um alternador mais moderno resolvem.

espero que isso ajude na escolha.

phpastorello
24/05/2016, 18:54
aow Elmer.. Grato demais pelas informações parceiro... relamente a band é um sonho mesmo, só nao queria pegar uma caixa-seca... o jeito é procurar com calma.. massa demais galera.. quem tiver mais opiniões, segue o tópico!ahow!

Leonardo Raffi
24/05/2016, 21:49
SETEM Q SER 4X4 E ANDAR DE VEZ EM QUANDO 500KM... AI VAI DE BANDEIRANTE..procura com calma q aparece...as de carroceria de madeira q é q tu queres são menas procurada