Ver Versão Completa : Engate para hilux 1998??
joaocnsbc
21/05/2016, 02:04
Olá bom dia, meu tio comprou uma hilux 1998 motor já turbinado, camionete de única dona, e queria saber qual engate por nela,vi na Internet um mas suporta pouco peso... 528993
Segue foto da camionete...
lucaspissinini
23/05/2016, 08:33
Engate suporta pouco peso sobre ele mas de arrasto normalmente 700kg!
CAPT GOTTLIEB
26/05/2016, 10:53
Hilux 1998, diesel 2.8 puxando carreta (500 Kg) ou VW-BAJA (650 Kg).
Engate removível Keko.
Quando era usado o Jipe Band (turbo) para puxar o VW-BAJA era mais fácil, pois o motor Mercedes Benz tem muito torque. Além disto a distância entre o eixo traseiro e o engate é muito mais curta no Jipe que na Hilux. Por isso, se entrar numa curva mais fechada em velocidade a Hilux terá uma tendência de jogar a traseira (rabear) e no Jipe isto nunca aconteceu. Mas o conforto que a Hilux nos proporciona como 4x4 não tem preço.
529255 529256 529257 529258 529259
sandro_ventania
26/05/2016, 16:19
Fico imaginando, como é subir uma ladeira com um reboque de 500kg te puxando pra trás!
CAPT GOTTLIEB
26/05/2016, 19:30
Fico imaginando, como é subir uma ladeira com um reboque de 500kg te puxando pra trás!
Sandro, a Hilux diesel 2.8 tem apenas 78 CV e 17,7 Kgf/m de torque. Este motor é muito bom, durável, econômico, porém fracote. Mas se for turbinado traciona bastante bem 700 a 800 Kg. Acima disto começa a chorar na rampa. O Jipe Band puxa até 2 toneladas, pois o torque do velho e bom motor Mercedes-Benz é elevado (26 Kgf/m - isto é 8,3 Kgf/m a mais que a Hilux e numa rotação bem menor - 1400 rpm), mas conforto não existe. Hilux turbinada ganha até 30% a mais de potência e torque... e puxa o VW-BAJA (650 Kg) bem tranquilo. Sem turbo também reboca, mas é preciso sempre usar marchas menores nas subidas e esforça motor e transmissão. Num trajeto curto é tranquilo, mas numa viagem acima de 100 Km fica difícil. Se tiver serra é melhor nem tentar.
Um grande problema ao rebocar outro veículo são as descidas, pois como não há freio inercial o carro trator precisa segurar o carro tracionado só pelo engate. Já imaginou qualquer caminhonete diesel moderna, com um motorzão, boa de potência e torque rebocando um Jipe Bandeirante? As caminhonetes pesam entre 1600 a 1800 Kg e o Jipe Band pesa 1900 Kg! Nas subidas o motorzão até garante, mas nas descidas... quem segura? Certa feita um jipeiro experiente me disse que o carro trator precisava pesar pelo menos o dobro do veículo tracionado (esta informação eu não sei se procede). Então, se a Hilux pesa 1700 Kg precisaria ser rebocada por um veículo que pesasse mais de 3 toneladas! Só um caminhão.
Eu viajo rebocando Buggy e Baja desde 1999 e nunca tive problemas. Porém é sempre uma pilotagem de muita atenção, nem tanto pela nossa direção, mas principalmente pelos imprudentes e malucos da estrada. O conjunto trator-tracionado é mais longo, mais lento, demora mais para frear e é mais difícil de ser ultrapassado. Então é preciso bastante atenção, velocidade compatível e paciência com eventuais malucos. KKKKKKK
529308 529309
CAPT GOTTLIEB
26/05/2016, 20:41
Hilux 1998, diesel 2.8 puxando VW-BAJA (650 Kg). Engate removível Keko.
Quando era usado o Jipe Band (turbo) para puxar o VW-BAJA era mais fácil, pois o motor Mercedes Benz tem muito torque. Além disto a distância entre o eixo traseiro e o engate é muito mais curta no Jipe que na Hilux. Por isso, se entrar numa curva mais fechada em velocidade a Hilux terá uma tendência de jogar a traseira (rabear) e no Jipe isto nunca aconteceu. Mas o conforto que a Hilux nos proporciona como 4x4 não tem preço.
529310
joaocnsbc
26/05/2016, 23:34
Vou procurar esse modelo essa hilux e turbinada eo máximo de peso e um barco com tralha rrsrsr...
lucaspissinini
27/05/2016, 07:48
Joaocnsbc, sobre o engate esse da Keko que o Cap falou é top, se for um investimento caro pode pedir pra fazer também, nessas lojas de engate mesmo!
Eu pedi pra fazer o meu, a grana tava curta e foi o que o orçamento permitiu. Uso ela pra trabalho fazendo entregas com uma carretinha de 3,2m de comprimento geralmente ando com 250 a 500 kg de carga, mas algumas vezes ando com 700~800 e ja andei até com 1000kg de carga, tirando o peso da carreta que é de uns 250kg!
Postei até um vídeo no meu tópico da vtr rebocando 1000kg numa subida! O que o Cap falou é a mais pura verdade, precisamos dirigir por nos e cuidar dos outros, muita gente sem experiência na estrada hoje, descida usa freio motor e nunca mais nunca de BANGUELA, e sempre que for frear comece com no minimo o dobra da distancia necessária e va reduzindo as marchas!!
Abraço e boa sorte na empreitada!
sandro_ventania
27/05/2016, 20:17
Sandro, a Hilux diesel 2.8 tem apenas 78 CV e 17,7 Kgf/m de torque. Este motor é muito bom, durável, econômico, porém fracote. Mas se for turbinado traciona bastante bem 700 a 800 Kg. Acima disto começa a chorar na rampa. O Jipe Band puxa até 2 toneladas, pois o torque do velho e bom motor Mercedes-Benz é elevado (26 Kgf/m - isto é 8,3 Kgf/m a mais que a Hilux e numa rotação bem menor - 1400 rpm), mas conforto não existe. Hilux turbinada ganha até 30% a mais de potência e torque... e puxa o VW-BAJA (650 Kg) bem tranquilo. Sem turbo também reboca, mas é preciso sempre usar marchas menores nas subidas e esforça motor e transmissão. Num trajeto curto é tranquilo, mas numa viagem acima de 100 Km fica difícil. Se tiver serra é melhor nem tentar.
Um grande problema ao rebocar outro veículo são as descidas, pois como não há freio inercial o carro trator precisa segurar o carro tracionado só pelo engate. Já imaginou qualquer caminhonete diesel moderna, com um motorzão, boa de potência e torque rebocando um Jipe Bandeirante? As caminhonetes pesam entre 1600 a 1800 Kg e o Jipe Band pesa 1900 Kg! Nas subidas o motorzão até garante, mas nas descidas... quem segura? Certa feita um jipeiro experiente me disse que o carro trator precisava pesar pelo menos o dobro do veículo tracionado (esta informação eu não sei se procede). Então, se a Hilux pesa 1700 Kg precisaria ser rebocada por um veículo que pesasse mais de 3 toneladas! Só um caminhão.
Eu viajo rebocando Buggy e Baja desde 1999 e nunca tive problemas. Porém é sempre uma pilotagem de muita atenção, nem tanto pela nossa direção, mas principalmente pelos imprudentes e malucos da estrada. O conjunto trator-tracionado é mais longo, mais lento, demora mais para frear e é mais difícil de ser ultrapassado. Então é preciso bastante atenção, velocidade compatível e paciência com eventuais malucos. KKKKKKK
529308 529309
Obrigado pela atenção Capt Gottlieb!
Eu fico pensando, pois a minha é uma SW4 que no documento diz ter 88cv, e tem muita força, principalmente se reduzir. Mas mesmo sozinho é chato subir uma serra e ver alguns sedans 2.0 passando a gente...rssss!!
Normalmente a gente se acha num carrão, não é...mas quando chega a serra, qualquer carro 1.6 passa a gente...kkkk!!!
Imagino o sofrimento rebocando.
joaocnsbc
27/05/2016, 22:52
Lucaspissinini, se fosse possível mandar foto de como é o engate,mais o contato de quem fez.
lucaspissinini
28/05/2016, 10:03
Lucaspissinini, se fosse possível mandar foto de como é o engate,mais o contato de quem fez.
Segue as Fotos
529394
529395
529396
529397
joaocnsbc
28/05/2016, 12:48
Pó amigo show de bola vou ver se entro em contato com esse fabricante, pra cotar valor do engate e instalação..
Campos_SR5
05/06/2016, 15:06
529308 529309
CAPT GOTTLIEB, saudações!
Não é bem o tópico especifico, mas ao ver a foto da sua SR5 ví que sua capota maritima parece ser nova, a minha também é assim que contém fivelas mas está um pouco judiada, pretendo substituir por outra do mesmo tipo mas está difícil de encontrar no mercado. Gostaria de saber se você comprou recentemente, mandou fazer, reformar ou tinha guardada?
Parabéns pela viatura, a minha é 1998 tb!!!
Abraço
Campos
CAPT GOTTLIEB
07/06/2016, 19:00
Não é bem o tópico especifico, mas ao ver a foto da sua SR5 ví que sua capota maritima parece ser nova, a minha também é assim que contém fivelas mas está um pouco judiada, pretendo substituir por outra do mesmo tipo mas está difícil de encontrar no mercado. Gostaria de saber se você comprou recentemente, mandou fazer, reformar ou tinha guardada?
Abraço
Campos
Prezado Campos
Eu comprei esta capota na Walumar, em Itaquaquecetuba, SP, município da Zona Leste da grande São Paulo. Mas faz mais de dez anos. Optei por vidros fixos e alçapão de teto, parecido com aqueles usados nos ônibus. Gosto muito desta capota, ela é toda de fibra, com fechadura e tem me servido muito bem. Só uma vez precisei carregar uma carga volumosa até Santos e foi necessário retirar a capota, que é presa apenas com 4 parafusos. Não é plug&play, mas não foi tão difícil retirar e colocar novamente. A empresa ainda existe e você pode entrar em contato com eles. Dez anos atrás eles me atenderam muito bem, porém nunca mais precisei deles. Na verdade eu entrei em contato coma Walumar pela internet e depois por telefone. A seguir encomendei a capota como eu queria, inclusive a cor (igual a Hilux). Demoraram uns 15 dias para aprontar e então fui até Itaquaquecetuba para colocarem. Eu sou paulista e paulistano, mas nunca morei na Zona Leste e precisei de um mapa para não errar o caminho.
Veja o site: Walumar Capotas (http://www.walumarcapotas.com.br/)
Abraços
530121 530122 530123 530124
CAPT GOTTLIEB
10/06/2016, 20:29
Abraço
Campos
Campos, vide acima. Abs
Campos_SR5
14/06/2016, 21:18
Campos, vide acima. Abs
Ok Capt, obrigado pelas informaçoes!
Abraço!
Campos
lucaspissinini
15/09/2016, 14:22
Atualizando sobre o Rabicho, ele aguentou bem, já a estrutura que segura o para-choque e ele:
536146
536147
536149
:parede:
sandro_ventania
15/09/2016, 22:53
Instalei um engate hoje...diz que aguenta 1500kg. É bem parrudo.
lucaspissinini
16/09/2016, 08:12
Instalei um engate hoje...diz que aguenta 1500kg. É bem parrudo.
Fala Sandro..
O engate ta firme e forte, o que não aguentou foi uma das 2 travessas que segura o para-choque e o engate conectados ao chassis da Vtr, minha sorte que não escapou na estrada!
Eu estava levando uns 1000kg e passei por uma ondulação que chega pegou a traseira da carretinha no chão (Eu estava a 60km/h) achei que não tivesse acontecido nada como estava chegando no destino nem parei, depois que fui ver o estrago!
Supercharger
16/09/2016, 11:24
Lucas, se seu engate de reboque é preso ao suporte do parachoques então ele é "fake", engate de "enfeite". Aquele suporte é feito para o parachoque apenas, que é uma latinha de sardinha de tão fino e leve.
A minha SW4 está nesta mesma situação. Ela veio com engate e como não tenho nada para puxar, não me incomodei. Outro dia fui colocar um suporte de bike no engate e notei que ele flexionava/balançava ao invés de ficar sólido e imóvel. Fui botar reparo, e a carniça é parafusada nos suportes do parachoque, uma porcaria sem tamanho. Totalmente "fake".
Depois vou ver se arrumo um original dela ou então de alguma outra SUV e fazer novas placas de fixação às longarinas.
Lucas, se seu engate de reboque é preso ao suporte do parachoques então ele é "fake", engate de "enfeite". Aquele suporte é feito para o parachoque apenas, que é uma latinha de sardinha de tão fino e leve.
Supercharger está correto.
Na Branquela o engate do reboque é fixo direto nas longarinas do chassis.
Não utiliza a estrutura do parachoque.
Se precisarem depois posto alguma foto.
Um abraço,
Edu
Supercharger
16/09/2016, 12:44
Este é o que veio na minha SW4. Uma baita porcaria. Repare:
1) Preso ao suporte do parachoque...
2) Contato do perfil do engate com a barra transversal: apenas um ponteado de solda na quina do perfil...
3) Para evitar o movimento de giro, fixaram à parte de baixo do parachoque (ou seja, aumenta a alavanca sobre o suporte do parachoque...
536204
536205
Supercharger
16/09/2016, 12:47
Assim que tinha que ser:
1) Modelo original.
536206 536207
2) Modelo aftermarket, porém coisa séria.
536208
Boa tarde,
na Branquela está assim:
lucaspissinini
16/09/2016, 16:30
Fala moçada, gostei das fotos e explicação de vocês, o meu engate é exatamente igual ao do Supercharger, achei que era assim mesmo, quando comprei ainda pedi mais reforçado pra 700kg! Eu uso ele diariamente como pode ver, trabalho com a camionete e ela que faz entrega aqui na loja, então todo dia estou com ela na estrada e com pelo menos 500kg!
Vou estudar a possibilidade de mudar esse engate ou vender e comprar outro!
Muito obrigado as amigos pela ajuda!!
sandro_ventania
16/09/2016, 19:08
Este é o que veio na minha SW4. Uma baita porcaria. Repare:
1) Preso ao suporte do parachoque...
2) Contato do perfil do engate com a barra transversal: apenas um ponteado de solda na quina do perfil...
3) Para evitar o movimento de giro, fixaram à parte de baixo do parachoque (ou seja, aumenta a alavanca sobre o suporte do parachoque...
536204
536205
Supercharger...isso aí é um crime! A loja que faz isso deveria ser processada...um verdadeiro absurdo!
Eu demorei a encontrar um engate apropriado, mas achei e estou satisfeito. São tipo de instalaçoes que o dono do carro tem que acompanhar!
Supercharger
19/09/2016, 10:42
Supercharger...isso aí é um crime! A loja que faz isso deveria ser processada...um verdadeiro absurdo!
Também acho. No meu caso, comprei o carro já com o engate, então não foi "serviço" meu.
Gilberto JR
22/09/2016, 14:27
Aproveitando o tópico.... Perdi a minha ponteira do engate KEKO removível da minha Hilux 2002. A
Keko não fabrica mais esse engate. Alguém sabe onde posso achar? Ou qual outra ponteira (parte removível) de outro carro caberia na minha Hilux.