Ver Versão Completa : Cálculo de médias...
felippetti
05/03/2006, 23:46
Olá, todo mundo...
Antes de mais nada quero contar que sou o mais novo proprietário de uma Ranger XLT Supercab 2001. :D :D :D :D
Depois de 5 meses procurando, finalmente achei a nave... e já veio como eu queria!! Pneus BF 33", peito de aço, bodylift, estribos, engate (tudo Keko) e o interior intocado (todo original). :dance: :dance:
Nem vou comentar o estado dela (i-m-p-e-c-á-v-e-l!!)... :concordo: :concordo: :concordo:
Posto as fotos depois que lavar e dar um trato nela...
Mas vamos ao que interessa: como os pneus são maiores, então velocímetro e odômetro marcam a menos, não é? Então como fazer a média de consumo de combustível?? :pensativo: :pensativo:
Agradeço pela atenção...
Abraço a todos...
Rafael
Faaaala sangue-bom!!!
Só alegria agora, hein..!!! :mrgreen: :mrgreen:
Seguinte...quem entende desses cálculos é o Walter (acho q li algo à respeito e foi ele quem escreveu.. :pensativo: )....mas faz o seguinte, só pra ter uma idéia....
O BF 33" é mais ou menos (mais ou menos...) 15% de diferença nos instrumentos (velocímetro e hodômetros), já descontando a aferição.....portanto se sua picape rodou "X" kms...soma mais 15% e faz a média....na velocidade...mesma coisa!!
Entendeu?? :mrgreen: :mrgreen: .......não?? HAHAHAHAAHH.....tentei... :parede:
Abraços!! :concordo:
felippetti
06/03/2006, 07:29
Olá...
Segundo o programa Tire Size Comparator o 33" é 12,6% maior no diâmetro qdo comparado ao 235/75 original da Ranger...
Então vamos praticar um pouco: rodei um trecho de 612Km com 72 litros... Então somo 12,6% aos 612Km, que dá 689Km, e divido pelos 72 litros, o que dá 9,57Km/l de média... Isso é uma média boa (rodei na faixa de 120Km/h - no velocímetro - e ar ligado metade do tempo)?
Grato!!
Abraço!
Rafael
Rodolfo CLaudio dos Santo
06/03/2006, 12:13
A minha faz essa média 9,5 - 10 com o ar ligado, sem o ar 11 só rodovia nada de cidade...
TylerNTL
06/03/2006, 19:45
Felippetti,
Sua média está parecida com a da minha Ranger CD 2001 em média faz 9,3 km/lt.
O melhor desempenho que consegui foi 10,0 km/lt na estrada.
O Pequeno Jr que tem uma com o mesmo motor faz 11 km/lt na cidade.
Seria legal o pessoal o pessoal escrever colocando os consumos das rangers para formarmos uma idéa do que seria um consumo elevado.
Atendendo ao pedido do Thelmo, aí vai minha média: 10,0 Km/l
Percorro uma média semanal de 500 Km, sendo um misto entre asfalto, cidade e estrada de terra. Ah, e sem "ajustar" a medida para levar em conta o fato dos sapatos serem 31".
[]'s
Rodolfo CLaudio dos Santo
07/03/2006, 19:54
A minha também usa 31BF no asfalto e na trilha uso 33BF(Dino3k).
Porque não leva em algum lugar que afere velocimentro e com um GPS você consegue resolver este probleminha, eu fiz assim na minha, ficou bom.
Caros amigos!
Somente para ajudar :D
Visitem: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8117
É uma tabela de cálculo de velocidade para cada pneu.
Abraços
Kim.
Link interessante para o cálculo das velocidades em função dos pneus e da relação do câmbio!
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html