Ver Versão Completa : V6 Carburado num CJ3A?
Marcos ET
18/05/2016, 19:14
Amigos, boa noite! Depois de passar um tempo tentando vender meu motor V6, e de tanto cair o preço, cheguei a conclusão de que seria mais negócio aproveita-lo do que "dar de presente"... rs Penso em tirar o motor GM151 (opala 4cil) e instalar o motor V6 3.000 (Pajero GLS da década de 90) no meu CJ3A. Para isso, sei que vou ter que mudar mais algumas coisas (cambio, freios, etc...)
Mas a questão primeira é saber se alguém já viu ou ouviu falar em algo parecido, se conhece alguém que fez, se deu certo, etc... até onde pesquisei na Internet, este motor, embora muito robusto e durável, nunca foi usado em jeeps, o que me deixa meio cabreiro. Até mesmo aqui no Fórum, no tópico que falam dos motores Mit da Pajero Full (Diesel, por isso resolvi abrir este tópico separado) acabaram por mudar o foco do assunto e ir para outros motores...
Outra coisa que pretendo fazer, por motivos bem convincentes devido à minha realidade$$, é substituir o sistema de injeção (lá vem pedradas! rs) por carburação, não só por conta da dificuldade de encontrar todos os periféricos necessários (bombas, sensores, chicotes, central, etc...), e pelo preço dos alternativos (pandoo, fueltech, etc...), que passaria facilmente dos R$ 2.500,00 ou até mesmo dos R$ 3.000,00, mas pelo simples motivo que o coletor de admissão é imenso, e não cabe sob o capô do CJ3A (talvez até caiba no CJ5, mas não no 3A).
Outro ponto que pesa na decisão de retroceder a tecnologia do motor é que já possuo um carburador zero km, na caixa, que embora "pequeno" (SEIE H34), já está com regulagem adequada, e que posso fazer a transformação com um novo coletor por muito menos de R$ 500,00. Além do mais, esta versão do V6 é aquela com distribuidor Hall, que pode facilmente aceitar uma bobina e módulo Volkswagen, sem precisar da central japonesa.
Assim, já projetei e pretendo cortar as peças (em alumínio) para fazer um coletor para carburador, bem menor e mais baixo, para que tudo possa ficar bem encaixado dentro do cofre do motor, sem nada sobrando para fora.
Depois de tantos anos botando a viatura "para quebrar", agora pretendo usar em passeios e trilhas leves (as peças sobressalentes vão montar outra coisa para eu botar no mato! rs), por isso quero que a aparência do Jeep fique próxima à de uma viatura "comum", aparentando ter apenas uns pneus maiores, um santoantônio bom e uma boa capota, mas com aquele "barulho de V6" e torque para qualquer eventualidade... rs
Desta forma, gostaria de saber das opiniões e experiência dos amigos.
Grande abraço!
Prezado amigo Marcos ...
Boa noite.
Olha ... "rolou um papo" sobre aproveitamento de motor de Full em CJ3 ... veja no "link" abaixo ... pode ser que haja alguma informação de seu interesse ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/156046-motor-de-pajero-full-gasolina-ou-diesel-em-cj3.html
Forte abraço e boa sorte.
Marcos ET
18/05/2016, 19:29
Prezado amigo Marcos ...
Boa noite.
Olha ... "rolou um papo" sobre aproveitamento de motor de Full em CJ3 ... veja no "link" abaixo ... pode ser que haja alguma informação de seu interesse ...
Amigo enasor, boa noite! sim, eu vi o tópico antes de abrir este daqui. Até citei ele no parágrafo acima! a questão é que lá vocês discutiam possibilidades de vários motores (Gasolina, diesel, Cherokee, etc...), fiquei mesmo na dúvida se iniciava a conversa por lá, correndo o risco de perder o fio da meada, ou se abria um tópico novo aqui. no fim das contas, abri um novo porque já tenho o motor e já tenho o Jeep, e queria cercar o assunto em torno de adaptar este motor específico num jeep específico, sem correr o risco de "podar" as outras possibilidades e competir com outros assuntos de outros motores que certamente vão aparecer no outro tópico.
Mesmo assim, obrigado pela dica! Grande abraço!
... eu vi o tópico antes de abrir este daqui. Até citei ele no parágrafo acima ... lá vocês discutiam possibilidades de vários motores (Gasolina, diesel, Cherokee, etc...) ... já tenho o motor e já tenho o Jeep, e queria cercar o assunto em torno de adaptar este motor específico num jeep específico, sem correr o risco de "podar" as outras possibilidades e competir com outros assuntos de outros motores ...
Ops!!!! ... É mesmo!!!! ... li correndo seu post e não atentei para isso ... hehehe ... de qualquer forma, o “link” do outro tópico também fica registrado aqui, contribuindo para enriquecer seu tópico ...
Forte abraço ... desejo-lhe sucesso nesta sua pretensão ...
Marcos ET
18/05/2016, 22:36
Ops!!!! ... É mesmo!!!! ... de qualquer forma, o “link” do outro tópico também fica registrado aqui, contribuindo para enriquecer seu tópico ... desejo-lhe sucesso nesta sua pretensão ...
Valeu! Obrigado!!
Para enriquecer mais um pouco, estas são algumas fotos da criança (claro que ainda vai rolar uma pintura "tunning" de preto fosco nele) !
Veja o tamanho do coletor de admissão! é absurdamente grande.. a ideia é montar um novo coletor no estilo daqueles antigos Edelbrok, só que com chapas retas de alumínio.
Acompanhando!!!
Curto o solecão h34, é um bom carburador e acho que você vai curtir ele! Posta fotos do bicho...
Já vai desmontar essa admissão?
Abs.
Marcos ET
19/05/2016, 11:22
reslima, bom dia!
Rapaz, eu também gosto! tenho dois H34, um no jeep e outro na caixa! fechado, brilhando, polido igual capa de revista! rsrsrsrs
Vou levar o motor para uma bancada, e começar a desmontar a admissão, começar a montar o mini-chicote da bobina (acho que vai ser mesmo do Gol Mi) e do modulo Hall que, se der certo, serão montados no corpo do coletor (no meio do "V", colado ao distribuidor).
Uma parte que está me preocupando é que o motor está sem volante... não encontro o original, e na internet os que encontrei achei caro. Penso em adaptar outro, quem sabe do próprio Opala, ou de uma D20, que tem massa maior e pode dar (muito) mais suavidade ao motor. A opção pelo volante do opala é pela facilidade de colocar ali um kit de embreagem do 4.1, mas daí vem o dilema do motor de arranque, que também não tenho, mas tenho um da blazer V6 que comprei nos EUA há alguns anos. ele é zero km (está na caixa também), e vou ver como conseguir colocar ele para virar o motor Mitsubishi...
Lendo o outro tópico cheguei a conclusão de que quase não há adaptação destes motores japoneses pela dificuldade de colocar as ECUs para funcionar fora do carro... quem sabe não abro um caminho mai simples para aproveitar estes robustos motores?
Vamos ver....
Matheus C.
20/05/2016, 14:18
Acompanhando!
Rodrigo Baratti
01/06/2016, 06:56
Fala Marcão!!
Arrumou sarna pra se coçar! Rssss
Manda mensagem pro tio Edie, ele já teve Jeep e está com uma Pajero com esse motor, acho que pode te passar algumas impressões.
Mas de qualquer jeito acho que vai ficar muito bom no CJ3, é um baita motor, gira redondo.
Qto ao carburador,.....não dá pra usar um módulo original? Até onde sei esses motores não tem muitos sensores, o Edie inclusive trocou alguns comprando na gringolandia, se não me engano, com preços bem acessíveis. É o módulo vc acha em desmanche fácil.
Rasga o capô de deixa esse "V6 3000" pra fora! Como diz meu filho "IRADO!"
O volante da GM acho uma boa solução!
[]'s
Marcos ET
01/06/2016, 15:27
Faala Rodrigo!!! Como vão as coisas em Jundiaí?! Será que você conhece um grande amigo meu de Bragança Pta. chamado Sílvio Sanino?
Rapaz, não sei como vou fazer! venho medindo chassis e carroceria há duas semanas, e a melhor posição que encontrei para o motor, ainda sobra 20cm de V6 para cima da linha da grade dianteira! Você bem disse, e já cantou a pedra, este motor é alto pakas!!
Uma das coisas que me fizeram querer tirar a i.e. e colocar carburador, é o imenso (o maior que já vi) coletor de admissão! o bixo vai de um lado para o outro do motor, serpenteando pra lá e para cá, cheio de sensor, tomada de vácuo dinâmico e estático, e mais um sem número de coisas... se meu jeep fosse um CJ3B ou um CJ5 entrava de boa, mas CJ3A tá complicado.
A ideia era deixar visual do jeep o original possível, tudo para dentro do cofre do motor, sem cortar ou sobrar nada para fora! mas tudo conspira contra, até o alternador fica sobre o cabeçote! E eu já até tentei passar o alternador para o lado, tendo que retirar o suporte de bateria original do CJ3A, mas aí não sobra espaço para o coletor de escapamento do lado direito do motor... (e o lado esquerdo nem pensar, pois tem o sistema de direção!)
Este V6 tem exatamente o mesmo comprimento do motor GM151, e com um pouco de esforço eu consigo passar os dutos de escape entre o bloco e a longarina esquerda do chassis (o coletor do lado direito tem que ser virado para frente, para passar sob o cárter, entre a polia do virabrequim e o reservatório, e depois seguir virando para trás, para ser unido ao outro coletor que vem descendo do lado esquerdo do motor). Com isso sobram vários e fartos milésimos de milímetros para o eixo da coluna de direção... kkk
Para caber tudo certinho, além de reposicionar os suportes do berço do motor mais para baixo no chassis (com cuidado para não baixar de mais e colocar a polia do vira em rota de colisão com a bola do diferencial dianteiro), comprei top-kits de 2,5 polegadas (para suspender a carroceria e, consequentemente, o capô).
Mas mesmo assim ainda está sobrando motor... vamos ver como resolver isso!
william_1966
01/06/2016, 20:02
Amigo, aproveitando o embalo:
Apareceu um 4.9i pra mim, por preço de banana (900 temers), mas ele não é mais um 4.9"i", e sim um 4.9 kkk já que está sem nada da injeção.
Alguém já colocou carburador nesse 4.9? coletor do que? que carburador?
Obrigado!
Marcos ET
02/06/2016, 09:24
William, se fosse para fazer a "master" das gambiarras, eu colocava seis H30 PIC (aqueles do Fusca)... um para cada cilindro! (equalizados por uma passagem de ar dinâmica entre as bases) kkkkk este coletor do 4.9 ninguém merece, é muito complicado pensar numa solução! Sem contar que como é um seis-em-linha, carburado tem sempre o dilema de trabalhar com os cilindros 1 e 6 com mistura pobre, e cilindros 3 e 4 "afogados", devido à distância entre os pistões... no V6 é menos complicado porque os cilindros estão bem mais perto uns dos outros.
william_1966
03/06/2016, 19:42
rapaz, deu dor de cabeça só de pensar nisso kkk melhor abandonar a ideia kk
Arildo MT
04/06/2016, 00:23
Estou digitando sobre algo que não conheço, mas e aqueles TBIs com 01 bico só, teria algum adaptável e que desse conta de alimentar o mostro?
Marcelo Terapia
06/06/2016, 13:04
Rodrigo, sem sucesso de enviar mensagem privada. Mas estou pesquisando sobre CJ3A. e queria conversar sobre o histórico de fabricação de roda de Jeep pela Fumagalli. Grato.
Marcos ET
06/06/2016, 17:08
Arildo, no meu caso até funciona sim... MAS, o problema é que é um CJ3A, e o coletor é imenso! não cabe dentro do capô nem se eu apoiar o motor diretamente no eixo dianteiro... rsrsrsrs
Parte do motivo de trocar os sistemas é justamente para "rebaixar" o motor, para que caiba no minúsculo espaço do 51'.
MAS, no caso do William, se for um CJ6 é algo que pode funcionar bem...
Rodrigo Baratti
06/06/2016, 18:58
Rodrigo, sem sucesso de enviar mensagem privada. Mas estou pesquisando sobre CJ3A. e queria conversar sobre o histórico de fabricação de roda de Jeep pela Fumagalli. Grato.
É comigo isso? Meu pai trabalhou 27 anos na Fumagalli.
Qdo fiz estagio lá, em 92, ainda estampavam as rodas com diferentes talas, se não me engano 6", 6 1/2" e 7" tudo no aro 16.
Comprei 4 rodas originais na tala 7" e com pintura tipo exportação, resistentes a mijada de cachorros! rssss
[]'s
Rodrigo Baratti
06/06/2016, 19:11
http://i870.photobucket.com/albums/ab262/defbob/Willys%20MB/2016-3-19-01_zpsmtdupzgo.jpg
Não achei as fotos com recortes maiores.
[]'s
Marcos, mesmo refazendo o coletor vai sair pra fora do capô?
A quantas anda o projeto?
Abs.
Marcos ET
14/06/2016, 10:48
reslima, infelizmente!
Tenho outros problemas além do coletor. O alternador só pode ficar sobre o motor (a largura do "V" e os coletores de escape inviabilizam que ele fique em algum dos lados do motor.
A altura do bloco e dos cabeçotes (inclusive das tampas de válvulas) também é grande. A única coisa que é reduzida neste motor é o comprimento... a face do bloco que recebe a capa-seca até a polia na outra extremidade tem exatamente o mesmo comprimento do motor GM151.
A primeira vista, este V6 japonês é muito maior do que os Vortec. Eu cheguei a pensar que fossem do mesmo tamanho, mas não... pelo tamanho, creio que este motor deva ter pistões menores e curso maior que os Chevrolet, o que justificaria o torque imenso.
Se eu tivesse um CJ3B ou um CJ5, entrava sem problemas! mas neste CJ3A... Agora entendo perfeitamente porque na foto do Rodrigo Baratti o Jeep verde-oliva teve o capô recortado e um pedaço do alternador "foge" para fora do cofre do motor... rsrsrsrs
Entendi... Mesmo mexendo na lata interna dos paralamas, não consegue colocar o alternador na lateral?
Marcos ET
14/06/2016, 18:18
Daí já vou caçar encrenca com os amortecedores, barra de direção, suporte da bateria, etc... kkkkk
Marcos ET
24/06/2016, 18:03
Ai ai ai... hoje apareceu a primeira tentação. Um cambio Clarck 2205E com flange Deep Tech e uma T-Case Willys... tive vontade de já botar o V6 pra venda e ir atrás botar deste cambio no meu atual GM151, que por sinal está super redondo...
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