Ver Versão Completa : Como limpar as bobinas do Tracker
em.pereira
18/05/2016, 12:36
Cada vela do Tracker tem uma pequena bobina acima dela.
Nas bobinas existe um parafuso, de onde sai a corrente elétrica para a vela, e este parafuso oxida após um tempo, o que provoca engasgos, principalmente em retomadas em baixa rotação, perda de potência e maior consumo.
Muitos aqui já sabem de tudo isso, mas às vezes não tem noção de como fazer a limpeza.
É simples e pode ser feito em casa.
Para a limpeza utilizei uma escova de aço, tirando várias cerdas para que ela coubesse dentro do espaço onde está o parafuso.
Aqui estão as fotos.
Vou começar mostrando a bobina já fora do motor, porque não há segredo para tirar, é só soltar um parafuso.
em.pereira
18/05/2016, 12:45
Aproveite e troque os terminais (supressores) que ligam a bobina com a vela, ou pelo menos faça uma limpeza.
Muitas vezes a ponta que vai na vela está com a parte externa de borracha quebrada, por ser mau encaixa durante a troca das velas.
No meu caso, além de um deles estar com a ponta quebrada, ele ainda era de outro carro.
Dica boa mesmo, e não corre o risco de quebrar o parafuso no processo de troca.
Júlio César C Silva
29/08/2016, 20:13
Ver se pode me ajudar.
To com minha tracker 2008 com a lenta oscilando depois de rodar uns 30 minutos , quando deixo o carro em lenta chega a acender a luz de oleo como se fosse apagar o motor. e as vezes quando arranco dá um barulho no motor como se fosse um motor funcionando sem um cabo de vela.
Tem ideia oque pode ser?
wagner4wd
30/08/2016, 06:37
O ideal aí seria comprar supressores novos, pois esse com o tempo de uso ressecam e racham provocando fuga de corrente. No mercado livre tem um pessoal que fabrica e vende e não é caro...fiz esse procedimento de limpará as bobinas no meu Honda fit ( 8 velas e bobinas ! ) No ato de tirar os supressores da bobina alguns quebraram... Aliás recomendo fazer esse serviço com o motor quente porque os supressores vão estar mais dilatados com o calor e mais fáceis de tirar.
wagner4wd
30/08/2016, 06:42
Ver se pode me ajudar.
To com minha tracker 2008 com a lenta oscilando depois de rodar uns 30 minutos , quando deixo o carro em lenta chega a acender a luz de oleo como se fosse apagar o motor. e as vezes quando arranco dá um barulho no motor como se fosse um motor funcionando sem um cabo de vela.
Tem ideia oque pode ser?
Cara não quero te assustar não , mas tive um Omega que tinha esse problema, troquei cebolinha do óleo e nada...só fui descobrir que a parte debaixo do motor virabrequim tava tudo fudido quando fui trocar a embreagem e o mecânico me mostrou tive que fazem a parte de baixo do motor...kkkk
eder oliveira
30/08/2016, 12:40
Ver se pode me ajudar.
Tem ideia oque pode ser?
Julio, só a luz de oleo acendendo pode ser alguma coisa relacionada a lubrificação. É bom você levar em algum mecanico, para não ter problemas maiores. Não sei aonde você mora aqui em bh, mas tem uma ótima oficina no bairro santo andré, atrás da pedreira prado lopes, na rua pedro lessa. Procura o Edmur, Eduardo ou Wagner lá. Todo mundo gente boa e pode te dar uma luz para o seu problema.
Júlio César C Silva
30/08/2016, 16:38
Julio, só a luz de oleo acendendo pode ser alguma coisa relacionada a lubrificação. É bom você levar em algum mecanico, para não ter problemas maiores. Não sei aonde você mora aqui em bh, mas tem uma ótima oficina no bairro santo andré, atrás da pedreira prado lopes, na rua pedro lessa. Procura o Edmur, Eduardo ou Wagner lá. Todo mundo gente boa e pode te dar uma luz para o seu problema.
Eder valeu pela dica, descobrir duas novas coisas, a primeira o barulho que estava dando no motor como se fosse cabo de vela solto era o regulador de lenta que estava com problemas.(fiz a limpeza e o problema resolvido), a outra coisa é que andei pesquisando e verifiquei que na ultima troca de oleo foi usado o 15w40 e normalmente estava utilizando o 20w50, será que pode ser problema com viscosidade do oleo ? meu motor tem 110.000km.