PDA

Ver Versão Completa : S10 4.3 v6 GNV estourando filtro de ar!!!



andressricardo
05/03/2006, 23:33
Oi, pessoal sou novo aqui e não sei mas a quem recorrer...
minha S10 V6 4.3 98 cab estendida , é apenas para viajar e n para trilhas por tanto coloquei um kit mmgas Rodogas ha 8 meses, resultado, a tampa da mistara fica estourando apos o carro rodar uns 20 min, basta o motor ficar bem aquecido e pegar uma subida que PUM , estoura a tampa eu deço do carro encaixo ela novamente e passo a rodar a gasolina pois a gasolina nada acontece(é a tampa que segue logo apos o filtro de ar>>>+- 60cm do filtro meio oval....bem o local que instalei ja fez de tudo, trocou filtro de ar pos velas novas(diminuindo a abertura) cabos de velas NGK e nada, fui entao em mais 4 oficinas e nada de dar resultado...estou muito aborrecido e chateado, meu motor tem 70.000 km originais e fiz retifica da tampa do cabeçote antes de instalar o gas...a manutensao esta sempre em dia....
POR FAVOR ME AJUDEm...JA NAO SEI MAIS A QUEM RECORRER..alguem sabe PORQUE ISSO SO ACONTECE COM O MOTOR QUENTE?ALGUEM JA TEVE ESTE PROBLEMA QUE NENHUM LOCAL QUE INSTALA GAS SABE
ABRAÇO[/b]

João Pedro
07/03/2006, 05:10
Olá André!

Me desculpe na demora em responder, problemas de saúde estão me tirando momentaneamente de "operação".
Mas bem, veja só. O que ocorreu com minha então Blazer. Aliás, mesmo com suas limitações, foi um dos meus melhores carros.

Cerca de 1 1/2 há 2 anos após a instalação começaram a ocorrer os tais estouros. Eles foram aumentando de intensidade até que a tampa do corpo da borboleta (assim ela foi chamada), uma peça em forma que lembra uma "gota" enviesada e que se acopla ao admissor de ar, soltava-se à medida que ocorriam os tais estouros. Em um destes, chegou mesmo a quebrar um alojamento de um dos seus parafusos (se não me engano havia dois e duas presilhas). Inclusive, graças à existência de duas presilhas eu perdi a tampa toda. Com a seqüência de eventos veio o rompimento da caixa de filtro de ar (você deve inspecioná-la se isto já não ocorreu o que pode tornar difícil a regulagem do kit gás).

O detalhe fica por conta da caixa de filtro de ar. Ao procurar em concessionárias (preços completamente ensandecidos), vaguei em outras lojas sem encontrar. Então, fui a "desmontes". Qual minha surpresa em saber que a procura da caixa era freqüente. Perceptivelmente via-se que o problema era mais do que usual.

Assim, qual a você, fiz uma peregrinação em várias instaladoras, pois onde instalei (instalação muito boa por sinal, esteticamente falando), já não nem mais existia. Em todos os lugares senti que os "caras" sabiam instalar, mas eram "analfabetos" em conhecer a fundo o funcionamento e problemas da adaptação do kit gás. O resultado eram despesas e frustrações com as inúteis tentativas dos "mexãnicos".

Então, após consultar quem mais usa o kit no Rio (taxistas), fui a Gáscar. Lá, procurei o dono (Rogério), excelente mecânico e muito atento aos problemas. Recordo-me de uma frase dele que é lei para a adaptação funcionar bem; "para o carro estar bem a gás terá de estar bem à gasolina".
Parece baboseira mas não é. Muitos instaladores negligenciam em como está o carro antes da adaptação, depois é que procuram os defeitos que na certa vão advir.

Bem, eu não precisei trocar as velas mas sim os cabos (com recomendação do Rogério que nem pensasse nos de “silicone”). Foi feita à regulagem das velas e ele descobriu que o variador de avanço estava parcialmente desligado ou mal configurado. Sugeriu-me (e vc deve pensar nisto), que eu trocasse o filtro de ar original por um "esportivo", pois este é mais resistente às pressões diferenciadas, e elevadas, do gás.
O carro ficou muito bom, nem parecia que usava gás.

Sugiro, ainda, se estiver no Rio, vá a Gascar (Avenida Brasil, pista de subida, após o quartel da aeronáutica). Chegue lá cedo e procure o Rogério ou seu irmão. Caso negativo, que procure um mecânico com "M", que tenha feito curso específico, não só de instalação, preferencialmente aqueles que ostentem diplomas da Bosch, Marelli e outras fabricantes de kits famosos.
Eles têm de entender bem de mecânica, saber bem quais os problemas que os carros apresentam com a adaptação, e cada carro tem o seu problema. Para vc ter uma idéia, os "franceses" tem limitações com as adaptações exatamente porque a resistência do polímero (plástico), usado nesta bendita tampa, é bem menor àquela dos motores Vortec (que talvez seja o melhor na adaptação).
Dizem agora que os Fiat (e mesmo a Volkswagem) estão com os mesmos problemas, devido a “econômia” em plásticos de menos resistência.
Especificamente, informe sobre a retífica pois não é impossível que ela - apresentando uma variação de compressão após feita - esteja tendo alguma influência na regulagem do kit.
Em suma: procure uma boa oficina, porque a economia, vale a pena.

Boa sorte!

Homero
07/03/2006, 11:47
andressricardo,

Normalmente quando ocorrem falhas devido ao aquecimento a causa é eletrica.Como voce já trocou cabos e velas e não resolveu , resta ainda a bobina.Como esta é bem cara talves , antes de troc-la pode-se tentar o seguinte:

Apesar de que quanto maior a abertura das velas melhor o desempenho, seu carro tem especificado 1,64 mm de abertura que para o gas é muito pois é mais dificil de pular a faisca.Voce falou que já diminuiram a abertura.Tente calibrar com 0,5 mm(isso é pouco) e teste .Se parar o defeito , considere substituir a bobina , mas antes verifique se chega a tensão da bateria na bobina pois pode haver queda de tensão significativa na instalação .A bateria em funcionamento deve ter algo como 13,5v e portanto deve chegar uns 13v na bobina(0,5 v de queda), se chegar menos de 12 pode haver problemas na instalação(fiação com alta resistencia que geralmente aumenta com a temperatura)


Outras coisas que podem causar estouros considerando que com gasolina o motor está OK:

Ponto : Deve haver um variador de avanço para o gas.Caso não tenha , instale um , caso já exista , como o João Pedro disse , verifique seu ajuste.É comum se trabalhar com avanços de 15/18 graus.


Mistura Pobre: Muitas vezes os instaladores deixam a mistura muito pobre . Se ela foi ajustada numa temperatura não muito alta(alem do capo estar aberto) , ao aquecer o compartimento do motor , o redutor de pressão vai trabalhar mais quente e o gas vai resultar menos denso o que empobrece a mistura e pode causar os estouros.Reajuste a mistura(geralmente um parafuso) com o carro muito quente.Não tenha medo de deixar a mistura rica pois é muito mais prejudicial ao motor mistura pobre do que mistura rica.Mistura pobre superaquece e pode danificar o motor internamente , mistura rica exageradamente pode comprometer o catalisador.Esses sistemas de de GNV são de tecnologia muito inferior a um bom carburador.


Homero

Canaã
07/03/2006, 15:30
Eu tenho um amigo com uma S-10 executive 4.3 V6 2000 GNV que tinha o mesmo problema. Ele também trocou o filtro de ar original por um lavável de competição e a viatura tá um veneno.

João Pedro
07/03/2006, 20:37
André.

A "questão" elétrica - citada pelo Homero - é muito importante, bem como o variador de avanço. Inclusive, no meu caso, conforme já descrevi, foi detectado uma configuração errática que poderia estar comprometendo o bom funcionamento.
Consider as opções apresentadas antes de pensar em se desfazer do carro. Vi várias pik-ups e outros carros adaptados à gas, mas os Vortec (ressaltado esse problema) são um dos que melhores detém máxima performance com o kit gas.

A conveniência da troca do filtro deve ser avaliada por vc. Realmente, ela me foi aconselhada lá na Gascar. Ele é permanente e, como disse o colega, lavável. Disseram-me, na época, que com ele o problema não voltaria. Porém, como o carro ficou muito bom não fiz a troca. Vendi um ano e meio depois sem que tornasse a ocorrer a falha.
Reitero minha sugestão em vc socorrer-se de um mecânico que realmente entenda do assunto

Arkov
10/03/2006, 22:49
eu instalei no meu carro e até agora "10 meses" esta ótimo, nao sinto diferença entre gás e gasolina em desempenho, alias, adorei o motor Vortec 4300.


quer dizer que aqueles filtros esportivos sao lavaveis?

flw

andressricardo
11/03/2006, 08:04
Queria muito agradece-los por essa gde boa vontade em auxiliar.....penso em fazer o seguinte...trocar o filtro de ar por um esportivo, pois acredito que mesmo com a bobina apresentando defeito um volume maior e mais denso de ar poderia sanar o problema...ou nao?
minha bobina e original ano 98 e troquei a alguns meses apenas aqueles conjuntos dela que apresentavam problemas...para a gasolina ficou perfeita, mas vou testar como o Homero sugeriu e confirmar esse defeito...embora seja provavel.....mas é que ela custa mais de 1000 reais....
bem a tampa oval da entrada da mistura estoura(destampa apenas) quase todo dia por tanto a junta dela esta ruim e nao tenho como repara-la pois a peça oval esta otima mas tb penso que devo trocar essa vedaçao e nao sei como pois nao vendem ne?
o filtro de ar eportivo dimini a vida util do motor? é o que me diseram pois risca toda a camisa por dentro
abraçao

andressricardo
12/03/2006, 23:55
Eu tenho um amigo com uma S-10 executive 4.3 V6 2000 GNV que tinha o mesmo problema. Ele também trocou o filtro de ar original por um lavável de competição e a viatura tá um veneno.

CANAA,

POR FAVOR CONFIRMA C ELE SE ELE APENAS TROCOU O FILTRO OU SE FEZ ALGUM TIPO DE REGULAGEM TB?

SE DER TB PERGUNTA P ELE AONDE ERA O ESTOURO, QTAS VZES POR SEMANA OCORRIA E SE O CARRO PARAVA AO ACONTECER?
AONDE ELE FEZ O SERVIÇO E QTO CUSTOU?

GRATO

andressricardo
13/03/2006, 00:05
HOMERO,

VC TRAB COM ISSO?
SE SIM , QTO COBRARIA DE MÃO DE OBRA P RESOLVER O PROBLEMA? FORA AS PEÇAS É CLARO....
VC TB TROCARIA O FILTRO DE AR? E SE SIM QTO FICARIA?

du
13/03/2006, 11:47
Pessoal,

Já ouvi relato de quebra do sensor de fluxo de ar da injeção, por causa destes estouros e geralmente esta peça não é baratinha não, acho que vale a pena procurar algum diagnóstico mais certo.

Abraços Du.

JairoM
13/03/2006, 11:49
andressricardo,

Eu tive uma Blazer até um ano atras. Era 4 cil, e estava com kit Gas.

Logo depois de colocar o kit, começaram a falar sobre os estouros, e um frentista de posto de gas, me falou sobre os filtros de competição... Estes filtros me parece, foram desenvolvidos nas corridas de pickups a gas em Jacarepagua, promovidas pela Petrobras... O taxistas aqui do Rio é que foram o grande laboratorio... eles todos usam o filtro esportivo.
Quando eu instalei no meu carro, eles me ensinaram a colocar uma pedaço de meia calça de nylon sobre o filtro que é de plastico. Uma vez por semana, durante o abastecimento do gas, voce tira a meia de nylon e enquanto enche o tanque de gas, voce lava a meia na torneira do posto e recoloca.....
Com isso, voce nao precisa tirar o filtro e lavar pelo menos uma vez ao mes..... eu fiquei 2 anos com a Blaser, e nunca precisou fazer isso.... só troquei o nylon (meia) cada 2 ou 3 meses, porque colocava a meia ainda molhada e ela acabava apodrecendo...
Nunca mais explodiu nada..... e o carro passou a gastar menos gas/km e a potencia parece que aumentou..... Acho que daí é que veio o nome de filtro " esportivo" ou de " competição" .

Um abraço.

Homero
13/03/2006, 16:52
andressricardo,

Eu não trabalho com isso

Homero

andressricardo
14/03/2006, 22:20
Jairo,

Desculpe, mas sua opiniao esta sendo muito importante e tem coisas que vc falou que eu simplesmente nao consegui entender..

O seu carro explodia qtas vzs por semana? e chegava a parar o carro e ter que abrir o capo e encaixar a peça da tampa que se soltava? qto tempo depois de começar as explosoes vc pos o filtro esportivo? qto gastou...?alias vc resolveu o problema das explosoes so com o novo filtro ou eles tb mexeram na regulagem:?

Valeu

JairoM
16/03/2006, 14:06
andressricardo,

Meu carro nunca explodiu... eu só instalei o filtro por sugestão de um frentista, pois ele me relatou que varios taxis tinham a tampa do filtro original arrebentadas pela explosão. Com medo, e PREVENTIVAMENTE eu troquei o filtro.

Quando vendi a Blaser, entreguei ao comprador, toda aquela trapizonga (caixa plastica, tampa, suporte e o proprio filtro de papel) que tirei quando instalei o filtro de competição.

Faça isso sem medo de ser feliz..... o que voce vai investir no filtro novo, voce economiza no fato de nao precisar mais trocar o elemento de papel, pois o filtro novo é lavável.... nada que agua e um pouco de sabão em pó não resolvam....

MARCOS ALEXANDRE DE AZEVE
26/04/2006, 00:15
tenho carro a gaz e a mais ou menos a cada 15.000 km eu preciso trocar as velas e os cabos ou ao primeiro cinal de estouro ,eu ate fiz um furo na tampa e coloquei uma borrachinha de asoalho de carro toda as vezez que estora vo la e coloco a borracha no lugar ate ter um tempo para levar ate a oficina .

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 23:19
o jeito é recorrer ao filtro esportivo e eliminar o variador de avanço...

Lucas Vitor (Sabor d'Ju)
27/11/2013, 18:44
Boa tarde, tenho uma Blazer 4.3 v6 (1999-2000), trabalho com entregas de tortas, e rodo muito aqui em Salvador-Ba, em média 150 a 200 km por dia. Comprei esse carro, no mês de julho, ele tinha 157 mil Km rodados, e aparentemente o carro estava bom.
Com pouco tempo rodando, o carro apresentou alguns defeitos, primeiro foi a bateria e o alternador, toquei a bateria e consertei o alternador, depois foram os freios, que comeram totalmente ate o disco do carro (troquei o freio todo), depois veio revisão no sitema de gás, revisei todo e o cara falou que estava bom, depois revisei a injeção completa na parte da gasolina, trocando velas e cabos de velas, filtro de ar, etc, troquei o óleo, os dois pneus traseiros, revisei a suspenção completa, trocando tudo, e ai pensei o carro tá zero.
Quem disse??? consumo de combustível tanto no gás quanto na gasolina, completo o tanque de gás ando 95km e acaba o tanque, quando vou completar pega 20metros cúbicos de gás, na gasolina nem se fala.
Agora o carro está com o mesmo problema do carro de André, estourando no gás, e bastante acelerado, tanto no gás quanto na gasolina. Fui no lugar onde olho o gás aqui, e o cara olhou e falou que o carro no gás estava tudo certo, que deveria ter algum lugar escapando ar. O TBI de meu carro tinha perdido uma molinha quando fui limpar o sistema acabei perdendo a molinha. Só que após ter consertado a mola, colocando uma nova, o carro continuou estourando. Resolvi eu mesmo olhar e verifiquei, que um parafuso que fia embaixo da tampa do filtro de ar, são quatro parafusos que prende o filtro de ar, um desse o de baixo, ele está folgado, tentei prender só que tá difícil, amanha eu vou tentar fazer novamente. Mas a duvida é a seguinte, esse parafuso folgado seria capaz de fazer o carro estourar?
Não se se esse tópico ainda está ativo ja que tem tanto tempo da última postagem.

danielolivercar
18/09/2014, 10:53
bom dia
sou novo por aqui meio perdido ainda
alguem poderia me ajudar
tenho uma s10 98 4.3 vortec
ja gastei entre motor, injeçao,bicos,modulos um total de 11.800 com ela
agora começou estourar,falhar.fica fraca
so anda em alta rotaçao
chegou arrancar e estourar aquela peça que fica em cima do sensor de ar como a peça esta quebrada agora ela so funciona estourando ja nem anda mas
alguem ja teve este problema
ela funcionava no gaz mas depois da retifica esta so na gasolina

Aloisio89
04/10/2014, 19:26
bom dia
sou novo por aqui meio perdido ainda
alguem poderia me ajudar
tenho uma s10 98 4.3 vortec
ja gastei entre motor, injeçao,bicos,modulos um total de 11.800 com ela
agora começou estourar,falhar.fica fraca
so anda em alta rotaçao
chegou arrancar e estourar aquela peça que fica em cima do sensor de ar como a peça esta quebrada agora ela so funciona estourando ja nem anda mas
alguem ja teve este problema
ela funcionava no gaz mas depois da retifica esta so na gasolina

O estouro acontece qnd roda no gnv? Costuma acontecer depois que vc esta parado no farol, ou em marcha lenta por muito tempo e depois vai sair e ela esta fraca, ai vc acelera mais pra ver e acontee o estouro?

sallespickup
05/10/2014, 11:25
vortech em 90 % quando começa a estourar pelo TBI (a tampa de plastico) no GNV é por que a mistura ta pobre ou seja falta gaz, então pode ser apenas uma boa regulagem como o redutor ser pequeno frente a demanda do carro em alta, má instalação sempre é o problema seja pela falta de peças, variador de avanço entre elas ou a regulagem falha, infelismente ache quem mexa bem aqui em sampa ta cada vez mais dificil