Ver Versão Completa : F1000 89 - custo de restauração - funilaria
Andrefb69
12/05/2016, 09:54
Pessoal, bom dia!
Como sempre, esse é para mim, o lugar que corro quando preciso de socorro.. Rsrs! Aqui sempre tem as respostas para qualquer dúvida e foi, em grande parte por causa desse fórum, que comprei minha F1000 89 (vide link abaixo). http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/121062-apresentacao-e-agradecimentos-f1000.html)
Decidi por um casamento sem separação e vou reformá-la inteira fazendo algumas adaptações para customizá-la e, se possível, ser enterrado na sua caçamba. :)
Minha dúvida é sobre o custo da funilaria. Tem um funileiro aqui de confiança que faz restauração e me propôs um trabalho "intermediário" entre uma simples pintura e uma restauração completa. Tenho certeza que o trabalho é bom, mas achei a pedida alta! O custo seria R$ 12.000,00 (R$ 15.000 se eu pintar em duas cores) com um prazo de 6 meses.
Sendo assim, gostaria de saber se alguém que tem conhecimento sobre o assunto poderia opinar sobre esse valor está fora da realidade ou não.
Grato de antemão.
Abs
ricarvalhal
12/05/2016, 11:28
Isso não é funilaria, é BANCO !!! o cara vai gastar nem R$ 1000 de material ... sem mesmo ver fotos atuais da tua F... .... o resto é a mão de obra dele !!
Andrefb69
12/05/2016, 17:11
Ricarval:
Achei demais também... Embora a Véia tenha lá suas massas espalhadas, a lataria está bem boa. Você tem idéia de quanto custaria em média uma reforma dessas aí na sua região?
sallespickup
13/05/2016, 00:33
se não for restauração, o justo é coisa de 5 mil, se ta como vc fala sem grandes problemas, o problema é achar opficina que pegue pois o carro é grande e os caras preferem ficar fazendo paralaminha...
ricarvalhal
13/05/2016, 20:31
Isso mesmo q o Salles falou... 5/6 mil. Sem quase nada pra fazer...
Andrefb69
16/05/2016, 18:26
Salles e Ricarvallal, muito obrigado;
Então, estou em dúvidas porque há uns dois anos pensei na possibilidade e já tinha tido orçamentos acima de 5 pilas. Devo ter cara de rico, não é possível! Só para ter certeza que estamos falando a mesma língua, já que sou completo ignorante no assunto: vocês acham que, por esse valor de 5 a 6 pilas, dá pra fazer funilaria, tirar a tinta velha e pintar com tinta metálica?
Att
Waldir Carlos
16/05/2016, 18:48
Minha contribuição:
Eis os "números" [orçamentos] aqui na região. [Durante o período - 2011 a 2016 - no qual fui dono de uma F-1000 CS "XLT" 1998, mandei fazer duas pinturas parciais: R$ 1.250,00 e R$ 2.500,00. Na primeira, poucos locais. Na segunda, agora em 2016, o capô e a porta lado passageiro foram completamente pintadas. Em ambas, o trabalho não foi um primor, mas satisfatório. Se fosse atribuir notas, acredito que poderia assinalar "8".
Mas, é importante "diferenciar"! Uma pintura completa, de boa qualidade [materiais top line], SEM funilaria, aqui na capital, sendo CS, estão cobrando cerca de R$ 5 a 6,5 mil. Se for uma "mais ou menos", gasta-se uns R$ 3.000,00 a 3.500,00.
[]s
Andrefb69
18/05/2016, 19:26
Obrigado pela ajuda Waldir!
No meu caso tem sim funilaria para ser feita e também a retirada de toda a tinta que já está lá. É um trabalho mais completo do que só a pintura... Vou continuar cotando por aqui, mas 5 a 6 mil somente para pintura... Acho que não devo conseguir muitos "milagres" por aqui...
Grato!
Patryk Laube
22/05/2016, 00:11
Boa madrugada galera. Cara, a minha tinha poucos coisas pra fazer, mas msm tinha. Por se tratar de uma f1000 86 o fundo do porta mala estava bem surrado e as colunas da porta estavam ruins o pessoal aqui de onde moro me cobrou de 4,500 até 7000.. resovi fazer em um que me cobrou 5,500 fiquei na média.. coloquei ela lá dia 28 de setembro do ano passado, hj pintaram ela.. quando foi agora a noite choveu. Espero que não tenha estragado.. por ser grande o carro eles preferem pegar carros menores.. espero tirar ela essa semana ainda.. mando fotos pra vc ver como ficou..
Abraço
Andrefb69
22/05/2016, 22:07
Patryk, muito obrigado!
Realmente, 5 e meio é bem diferente de 12!!! Claro que tem que ver exatamente que trabalho foi feito (em termos de funilaria, principalmente, né?). Mas eu vou fazer mais uma cotações e vou postando aqui até para que os outros que tenham a mesma dúvida, possam ter o registro.
Coloque fotos dela sim, por favor! Nunca me canso de ver fotos de F1000! Rsrsrs!
Andrefb69
06/06/2016, 14:31
Pessoal:
Segundo orçamento e a coisa está ficando bem desanimadora. Dessa vez achei um funileiro "especializado" em carros antigos, mas.... Mais uma vez, pedida nas alturas:
TRABALHO OFERTADO:
Restauração, com desmontagem total da F-1000, retirada da tinta, funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) pintura desde o chassi, com cromagem (zincagem?) de parafusos; inclusas todas as borrachas de vedação e, se necessário, os coxins de cabine.
CUSTO:
R$ 18.000,00.
Demais para o meu bolso.
Lincoln4x4
06/06/2016, 18:40
O barato sai caro.. 99,9% das vezes!
Restauração é uma coisa(18k).. banho de tinta é outra(5k), e no meio acredito que está essa reforma que comentou, achei o valor de 12k justo! Claro, se ficar perfeito.. material bom, funileiro caprichoso.. acho que vai ficar nesse valor mesmo.
Ainda mais se quiser ficar com a pick-up por muito tempo..
Waldir Carlos
06/06/2016, 19:01
Me somo às afirmações do Lincoln. RESTAURAÇÃO é - muito - diferente de PINTURA! O preço de um serviço [F-1000, carro "grande" e tal] de boa qualidade, vai depender do "quê se quer": R$ 3...4...5...6...10 mil. Se for precisar trabalhar muito na lataria, o preço, claro, que sobe.
Resumindo: tudo vai depender do "quê se quer". Mas, é bom considerar que, um serviço de boa qualidade [incluídos, obviamente os materiais utilizados - há tintas, que podem custar três vezes, o preço de uma "comum"], para uma F-1000, se for pintura completa, valores tipo R$ 3-4 mil, poderão cair no "barato que sai caro".
"Uma coisa é pintar, profissionalmente, outra - bem diferente - é o famoso banho de tinta".
[]s
Lincoln4x4
06/06/2016, 21:58
E outra.. faça uma vez bem feito... que terá um carro zero por muitos anos...
ricarvalhal
07/06/2016, 07:39
o "problema" financeiro de uma restauração é que o valor combinado começa em R$10 mil, acaba em R$15 mil. e ainda faltaria verificar todo o conjunto motor/transmissão/suspensão... que se começar abrir e trocar peça deve ficar mais uns R$10 mil.... assim a questão é emocional se quer ter o prazer de ter um carro restaurado pois é sabido que pelo lado racional o custo não compensa...
Andrefb69
07/06/2016, 18:00
Pois é!
Concordo com tudo que foi falado. Na verdade, minha concepção é que já fiz tanta coisa na minha F1000 que vendê-la agora seria algo mal pensado... A parte mecânica está MUITO boa e a verdade é que uso caminhonete para pouca coisa, mas preciso sim de um veículo que aguente puxar uma tonelada e meia de vez em quando... Não quero os custos absurdos de uma caminhonete mais nova (pq trabalho rodando com outro carro coisa de 50mil km/ano) e a F1000 faz isso com o pé nas costas! Além do que, mesmo sabendo das vantagens tecnológicas de outras caminhonetes, eu gosto mesmo é do jeitão dela... :)
Por essas e outras que quero reformar e mantê-la por muito tempo. Mas, como bem disse o Ricarvalhal, os custos da reforma não param por aí. Esse é o grande problema!!!
Obrigado a todos pelas dicas. Vou fazer mais alguns orçamentos e continuar postando aqui para futura referência.
Andrefb69
18/06/2016, 20:49
Pessoal;
Atualizando orçamentos para futura referência:
ORÇAMENTO 1
Trabalho "combinado":
Reforma geral com desmontagem das partes "móveis", levantamento da cabine (sem desmontagem total), retirada de tinta (mantendo primer original), funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) e pintura metálica
Prazo:
6 meses
Custo:
R$ 12.000,00
ORÇAMENTO 2
Trabalho "combinado":
Restauração, com desmontagem total da F-1000, retirada da tinta, funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) pintura desde o chassi, com cromagem (zincagem?) de parafusos; inclusas todas as borrachas de vedação e, se necessário, os coxins de cabine.
Prazo:
3 meses
Custo:
R$ 18.000,00.
ORÇAMENTO 3
Trabalho "combinado":
Reforma geral com desmontagem das partes "móveis", levantamento da cabine (sem desmontagem total), retirada de tinta e primer, funilaria (com soldagem de recortes nas áreas de corrosão extensa) e pintura metálica.
Prazo:
3 meses
Custo:
R$ 11.000,00
É isso aí. Devo fazer mais um ou dois orçamentos e, assim que os tenha, vou postando.
ricarvalhal
18/06/2016, 22:54
Uma dica: independente de onde fizer o serviço, guarde tudo que for peça trocada, pois principalmente as borrachas antigas duram infinito...as novas normalmente nem da montagem.... assim vc instala novamente as velhas....😉
Andrefb69
20/06/2016, 11:36
Ricarvalhal:
Obrigado pela dica. Já ouvi um caso onde o funileiro teve que fazer exatamente isso! Mas no meu caso, as borrachas já foram trocadas, então só me resta torcer para dar certo... Rsrs!
Edintruder
21/06/2016, 09:09
André, não tinha olhado esse posta antes. Mas ainda dá tempo de ponderar...
Manda uma foto atual da tua F para dar uma boa noção do que estamos falando.
Serviço de funilaria e pintura é algo dispendioso e demorado mesmo, mas dependendo da situação compensa ou não fazer. O que vale mais, tentar vender a tua F como está e comprar outra em melhor estado ou compensa arrumar e ficar por muitos anos ainda.
Um serviço de preparação de chapa é muito demorado mesmo, e a diferença de uma restauração pra o banho de tinta é muito óbvia. Na restauração a qualidade é próxima de um carro novo, e no banho de tinta terá um acabamento mais grosseiro e por vezes ficam detalhes. Eu dei um banho de tinta caseiro na minha F1000 há cerca de 2 anos. Pintei de preta. Se eu tivesse pagado eu teria reclamado do serviço, mas fui eu mesmo que fiz, gastei uns 300,00 de material se bem me lembro e fiz em um mês. Porém tem serviços para ser feito no assoalho da cabine e paralamas que fiz de forma tapeada e terei que refazer. Não durou nem 3 anos.
Mas independente disso, esta muito melhor do que era antes.
Quanto pretendes gastar? Vale mesmo investir numa restauração e retirar toda a tinta dela? Precisa mesmo tirar do chassis? São detalhes que pedimos que acabam encarecendo muito o serviço e por vezes não se justifica. Se queres uma F1000 para exposição ou guardar de relíquia, daí justifica a restauração, mas se pretendes usá-la no dia a dia como carro comum, não compensará fazer a restauração muito cara uma vez que o veículo ainda se desgastará com o uso. Nesse caso poderá compen$ar mais a venda da tua no estado atual e procurar uma mais inteira.
Andrefb69
22/06/2016, 07:38
Edintruder:
Eu vou fazer isso sim; vou tirar algumas fotos e postar aqui. Todos os funileiros disseram que, em geral, a F1000 está "bem boa" de lataria e não tem grandes problemas.
Do ponto de vista financeiro, tenho certeza que não vale a pena. Com o dinheiro que vou gastar eu compraria uma F250 ou até mesmo uma F100 4x4 (a grande fraqueza dessa F1000 antiga, a meu ver).
Mas veja bem: eu uso pouco a F1000 mas preciso dela (de 5 a 10 mil km ano no máximo). Desde que comprei essa F1000, fui fazendo muita coisa. Troquei amortecedor, pneus, embreagem, revisei todo o embuchamento da suspensão, fiz revisão do motor de arranque, troquei faróis, revisei freio, ajeitei mais alguns detalhes e aí, há uns dois anos atrás veio a bucha: motor, que era original ainda, foi pro saco. Aí tive que fazer motor (fiz completo) e bomba. Em outras palavras: a F1000 está um tesão!!!!! Rsrsrsr! Sendo assim, penso que com tudo isso feito e partindo pro pressuposto que adoro o jeitão dela e não ligo pra status, não seria inteligente vendê-la. Por isso a idéia da reformar, customizar de leve e ter um veículo único e com a minha cara.
Mas vou postar as fotos sim assim que possível. Idéias e sugestões são sempre bem vindas!!!
Abraço e obrigado!
Edintruder
22/06/2016, 16:06
Então já tens a solução pronta. Não tira do chassis pois será um custo elevado e desnecessário. Manda arrumar por etapas. Manda lavar por baixo no capricho. Leva para oficina e manda dar uma moral por baixo, limpando qualquer corrosão, e dá uma tinta geral por baixo do assoalho e chassis. Serviço de 20 dias. Capitaliza e parte para um banho de tinta caprichado. Mais demorado mas muito mais barato que uma restauração completa. Serviço para 3 meses pelo menos.
Fazendo em partes o preço será menor pois o serviço aparentemente será menor. Se tirar a carroceria e cabine do chassis o tempo e o custo irão disparara só pelo tempo de serviço e MO de desmontagem e montagem, e no final o resultado não muda muito.
Andrefb69
28/06/2016, 21:02
Edintruder:
Desculpe a demora. Acabei tirando as fotos da F1000 só hoje... Então, eu tenho dúvidas quanto a pintar "por cima". Tenho a F1000 há poucos anos e tenho certeza que tem muita massa e tinta. Sabe-se lá o que pode acontecer com esse material, porque ninguém sabe COMO foram feitos os reparos né? Além do que, pretendo mudar a cor.
Bom, comecei a procurar funileiros numa cidade menor próxima da minha. Lá a grana do povo está curta e posso conseguir um bom negócio, vamos ver.
Em anexo, as fotos dos problemas mais evidentes da bruta e uma foto "de corpo inteiro"... Kkkkk
531670531671531672531673531674
Edintruder
29/06/2016, 00:32
Se a massa não soltou e não brotou ferrugem nesses anos, com certeza não irá ocorrer. Sendo assim, podes lixar cm uma lixa 500 e pintar por cima.