PDA

Ver Versão Completa : Barulho ao acelerar TR4 2010

adrianospereira
12/05/2016, 02:34
Fala galera.
Estou com um barulho na minha TR4 2010 ao acelerar. Quanto mais estica a marcha (aumenta a rotação), mais aumenta o barulho. É um barulho aparentemente de vibração em algo metálico.
Já levei no mecânico, olhamos tudo. Abriu cambio, desmontou o escapamento todo.
A única coisa que achou foi um barulhinho no flexível do escapamento, que ao balançar se escuta.

1 - Alguém já ouviu falar em barulho no flexível?
2 - O que mais vocês acham que pode ser?

Valeu. Abç

GuiZanette
13/05/2016, 10:26
Ela faz parada?

leoschautz
23/05/2016, 16:21
Ola, vc ainda tem esse carro?

Desde o ano retrasado procuro por informações sobre este problema, mas eu nunca encontrei ninguém que tivesse o mesmo problema! Ja levei minha tr4 em oficina especializada em pajero e não encontraram nada... Vc ainda tem o carro?
Ou resolveu o problema? se resolveu, o que era?

Fala galera.
Estou com um barulho na minha TR4 2010 ao acelerar. Quanto mais estica a marcha (aumenta a rotação), mais aumenta o barulho. É um barulho aparentemente de vibração em algo metálico.
Já levei no mecânico, olhamos tudo. Abriu cambio, desmontou o escapamento todo.
A única coisa que achou foi um barulhinho no flexível do escapamento, que ao balançar se escuta.

1 - Alguém já ouviu falar em barulho no flexível?
2 - O que mais vocês acham que pode ser?

Valeu. Abç

dojao campeao
24/05/2016, 14:40
Sugiro q verifiquem os coxins do motor, q incusive são hidráulicos, pois quando quebram causam vibrações!

leoschautz
25/05/2016, 08:12
Vou ver Dojao, muito agradecido!

claudiodantas
04/12/2016, 18:33
Fala Adriano. Conseguiu resolver seu problema? Comprei uma TR4 2010 recentemente com o mesmo barulhinho chato! Ele aparecia sempre quando acelerava em movimento perto dos 2000 RPM. Levei na Brabus, onde eu comprei o carro e eles resolveram trocando o flexível do escapamento! Deu um alívio pois o barulho me irritava muito. Abs!

adrianospereira
16/01/2018, 12:46
Ela faz parada?

Não. Só faz em movimento. Parada não faz.

adrianospereira
16/01/2018, 12:54
Voltando ao tópico. Ainda estou com o carro sim. E ainda estou tentando resolver o barulho.
Mês passado troquei o flexível do escapamento. Mas o barulho continua.
Uma coisa que me chamou atenção, e achei muito estranho, foi o fato de logo após trocar o silencioso, e sair para testar, pareceu que o barulho havia parado. Rodei um tanto acelerando pra ver se aparecia o barulho, e nada. Mas até que uma hora ele voltou.
Não sei mais o que fazer. Esse barulho me preocupa. Se eu tivesse certeza que não é nada mecânico, tipo rolamento, caixa de câmbio, transmissão, enfim, algo que não estrague o carro, eu desencanava, mas fico sempre preocupado.
Alguém tem outras sugestões do que possa ser? Pretendo levar o carro essa semana no mecânico e pedir pra ele abrir tudo e conferir.

Galvane Botelho
23/02/2018, 20:32
Boa noite, pessoal! Comprei uma TR4 2013, a mesma estava fazendo barulho ao acelerar, levei em um mecânico na cidade de poá, o nome dele é vieira, trabalha exclusivamente com diferencial e câmbio, solucionou o meu problema, estou muito contente com o serviço e recomendo. Segue o telefone se algum tiver interesse.(011) 4639-8616

adrianospereira
01/06/2018, 07:18
Boa noite, pessoal! Comprei uma TR4 2013, a mesma estava fazendo barulho ao acelerar, levei em um mecânico na cidade de poá, o nome dele é vieira, trabalha exclusivamente com diferencial e câmbio, solucionou o meu problema, estou muito contente com o serviço e recomendo. Segue o telefone se algum tiver interesse.(011) 4639-8616

Galvane, blz?

Cara, o que era que estava causando o ruido na sua TR4? Vc sabe me dizer?
É que moro em Taubaté, e fica complicado levar até Poa.

salomaoleonel
26/12/2019, 14:54
Galvane, blz?

Cara, o que era que estava causando o ruido na sua TR4? Vc sabe me dizer?
É que moro em Taubaté, e fica complicado levar até Poa.

Boa tarde Adriano,

Resolveu o problema? Estou com o mesmo. TR4 2013

Grato.

Eduardo Sene
29/12/2019, 18:58
A minha é 2009. Tem esse bendito barulho. Nenhum mecânico resolve. Não é motor, cãmbio nem cardan. Outro dia, deitado embaixo, pedi para minha esposa acelerar e percebi que é no flexível ou no catalizador. Mexi num alumínio (uma capa) que isola o catalizador da carroceria e o barulho diminui mas não acabou. Vou mexendo nisso aos poucos e vendo se descubro. Estou seguindo esse rastro. Abcs.

Johntuponi
13/04/2020, 12:06
A minha é 2009. Tem esse bendito barulho. Nenhum mecânico resolve. Não é motor, cãmbio nem cardan. Outro dia, deitado embaixo, pedi para minha esposa acelerar e percebi que é no flexível ou no catalizador. Mexi num alumínio (uma capa) que isola o catalizador da carroceria e o barulho diminui mas não acabou. Vou mexendo nisso aos poucos e vendo se descubro. Estou seguindo esse rastro. Abcs.

Amigo, minha tr4 estava com esse mesmo problema, após algumas observações e com a ajuda do meu pai ele constatou que havia uma pequena solda quebrada no defletor de calor que vai no primeiro catalisador (entre o flexivel e o coletor de escape) ai mandamos soldar e até então não fez mais o barulho, vou tentar enviar uma foto

BetoAndery
26/09/2021, 10:53
A minha tr4 2010 está com o mesmo problema. Já levei em três mecânicos e não conseguiram descobrir a causa. Quando engata 4x4 para. Percebi que até mesmo quando leva a alavanca para o 4x4 mas não chega a engatar o barulho para por algum tempo. Faço sempre um trecho de serra e parece que o barulho vai aumentando de volume durante a viagem.

BetoAndery
17/11/2021, 08:37
Barulho finalmente resolvido. No meu caso, atuador da roda livre com diafragma furado. Troca do atuador, mas como a nova peça não é original, para ficar perfeito, foi necessário trocar a mola interna do atuador novo (muito dura) pela mola do antigo. Substituída a solenoide também.

xibiu!!!
17/11/2021, 10:48
Barulho finalmente resolvido. No meu caso, atuador da roda livre com diafragma furado. Troca do atuador, mas como a nova peça não é original, para ficar perfeito, foi necessário trocar a mola interna do atuador novo (muito dura) pela mola do antigo. Substituída a solenoide também.

Caro BetoAndery.

Muito importante seu retorno no tópico para reportar aos colegas a solução para o (seu) problema.
Esta informação ficará arquivada para futuras pesquisas e ajudará muitos outros colegas.

Participe sempre.:curtir:

Thiago Rodovalho
01/10/2022, 22:44
Esse barulho se refere ao flexível do escapamento! Parece que com a vibração do carro ele quebra por dentro e fica esse barulho metálico! É super comum nas TR4 flex.

Cristiano Reis tl
24/02/2023, 14:34
Pessoal, apesar de ser um tópico antigo, gostaria de deixar uma contribuição uma vez que muita gente ainda usa e vai usar este carro.
No meu caso era uma folga dentro da caixa da tração que, ao acelerar, "desapertava" o pino do switch (ou cebolinha) que envia sinal da posição da alavanca 4x2/4x4H para o módulo, fazendo com que as válvulas solenóide ficassem "ciclando" rapidamente (como um mal-contato) e o atuador da roda livre ficava "arranhando" as engrenagens.
Ao soltar o acelerador o pino era novamente pressionado, as válvulas solenóide recebiam alimentação contínua e o atuador da roda livre retornava p/ posição "desacoplado'.

Como testar a sua p/ saber se é o mesmo problema:

Solução 1:

Identifique o conector do switch do 4x2/4x4H que fica embaixo da caixa de tração, desconecte-o e coloque um jumper no cabo que vai p/ o módulo. É muito importante que durante o teste a alavanca da tração permaneça no 4x2. Ande com o carro por um período de tempo na qual você tenha certeza de que seria o suficiente p/ o problema aparecer.

Solução 2:

Desconecte a alimentação elétrica das válvulas solenoides e faça a inversão das mangueiras de vácuo que vão p/ o atuador, de modo que, sem alimentação o vácuo será direcionado para a posição de "desconexão" da roda livre. É muito importante que durante o teste a alavanca da tração permaneça no 4x2. Ande com o carro por um período de tempo na qual você tenha certeza de que seria o suficiente p/ o problema aparecer.

Caso o problema não retorne, é fato que sua caixa do 4x4 está com folga internamente. Na minha coloquei um botão no painel para energizar as solenóides e estou rodando assim faz uns 8 anos (2023) e nunca tive problemas...