Ver Versão Completa : Câmbio Engesa - Qual o melhor conjunto?
SuelenRodriguez
10/05/2016, 15:45
Boa tarde pessoal,
Antes de mais nada, gostaria de agradecer à todos que me orientaram no meu outro tópico, em relação aos dois Engesas que eu estava interessada. Um agradecimento especial ao @Sonhador e ao @edgar_lopes. Obrigada mais uma vez.
Enfim,
Os 3 mecânicos que vieram em minha casa, disseram que faltavam as mesmas coisas.
* Câmbio completo;
* Alternador;
* Cardã dianteiro e traseiro;
Engesa Militar 1988 Fase II
Motor diesel 4cc - Perkins
PS. Eu não entendo de jipes e mecânica, as poucas informações que tenho foi lendo arduamente o fórum! rs
Minha maior dúvida seria em relação ao câmbio...
1 - Colocar o câmbio original Clark 240v com redução; (Toyota, Willys etc etc)
2 - Colocar o câmbio da Toyota Bandeirantes com redução; (4 ou 5 marchas?)
3 - Colocar o câmbio da Hilux com redução; (2.8 ou 3.0?)
4 - Teria outra alternativa? Li algo sobre câmbio de Silverado também...
Qual seria o melhor conjunto e custo x benefício?
Quais as modificações e peças que precisariam para reduzir problemas futuros no câmbio?
Obrigada mais uma vez, espero dar o primeiro passo ainda esta semana! rs :torcendo:
RogérioNunes
11/05/2016, 15:44
Suelen , qual será o principal uso da viatura? Passeio, trilhas, uma voltinha nos fins de semana?
o melhor custo benefício seria o 240V com a tração original que pode ser do F1 ou do F2 sendo esta última melhor com relação a ruídos. Não necessitaria de adaptações entre motor e câmbio nem na caixa de tração.
Quaisquer outras opções demandariam adaptações e consequentemente custos.
SuelenRodriguez
12/05/2016, 10:09
@RogérioNunes
Para ser bem sincera, acredito que a princípio será mais para o final de semana, um passeio aqui e outro ali, mas por outro lado, como terei de começar do zero em relação ao câmbio, comprar, montar etc, acredito que já partir para um câmbio com reduzida seria o mais interessante, evitando uma modificação futura e mais mão de obra, tempo e dor de cabeça...
Inclusive tem a parte do "conforto", onde li que o câmbio Clark 240v é bem desconfortável, duro e difícil de encaixar algumas marchas, além de um "problema" entre a 4° e 5° marcha...
Optando pelo Clark 240v, acredito que algo que faria muita diferença, até uma prioridade para mim, por vários motivos, seria o produto Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/d-20-f-1000-f-250/495-tampa-de-aluminio-para-engesa-d-20-f-1000.html) para pelo menos eu conseguir dirigir! rs
Agora se o câmbio da Toyota Bandeirantes com reduzida por exemplo não tiver esses "problemas de conforto" do Clark 240v, por que não coloca-lo? Acredito que não mudaria muito de preço para o Clark 240v com esse upgrade...
Volto a dizer que não entendo "nada", mas esse "projeto" é um grande sonho que sempre tive comigo, e na medida do possível gostaria de fazer o melhor dentro das minhas possibilidades, por isso estou aqui pedindo ajuda aos amigos do fórum para saber o conjunto mais interessante para o Engesa!
Outro "acessório" que será indispensável para mim, é a direção hidráulica, mas ainda não pesquisei o assunto...
Enfim, muito obrigada pela contribuição!
Ficarei no aguardo de mais opiniões dos amigos do fórum!
Obrigada mais uma vez!
wilson ghetti
12/05/2016, 14:54
Suelen, eu tenho Camper com motor S4TPlus, coloquei o cambio 4 marchas e reduzida da Toyota, adaptação nada muito complicada, pois o proprio 240V e´um cambio enorme...agora os engates não são tão fino, mas nada brutal, uso embreagem hidráulica....agora o cambio da Hilux tbem é uma boa....converse com o Rodrigo Ciboto...CJ CHECK-UPAv. Horácio Lafer, 873 - Jardim das Flores, Osasco/ SP | CEP 06112-010Telefone (11) 3682-6066 | WhatsApp: (11) 94033-5548 Ele tem larga experiência noisso ele e o pai dele, o Sr. Jair...gente fina....qualquer coisa, estamos aqui pra ajudar. abraços
@RogérioNunesPara ser bem sincera, acredito que a princípio será mais para o final de semana, um passeio aqui e outro ali, mas por outro lado, como terei de começar do zero em relação ao câmbio, comprar, montar etc, acredito que já partir para um câmbio com reduzida seria o mais interessante, evitando uma modificação futura e mais mão de obra, tempo e dor de cabeça...Inclusive tem a parte do "conforto", onde li que o câmbio Clark 240v é bem desconfortável, duro e difícil de encaixar algumas marchas, além de um "problema" entre a 4° e 5° marcha...Optando pelo Clark 240v, acredito que algo que faria muita diferença, até uma prioridade para mim, por vários motivos, seria o produto Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/d-20-f-1000-f-250/495-tampa-de-aluminio-para-engesa-d-20-f-1000.html) para pelo menos eu conseguir dirigir! rsAgora se o câmbio da Toyota Bandeirantes com reduzida por exemplo não tiver esses "problemas de conforto" do Clark 240v, por que não coloca-lo? Acredito que não mudaria muito de preço para o Clark 240v com esse upgrade...Volto a dizer que não entendo "nada", mas esse "projeto" é um grande sonho que sempre tive comigo, e na medida do possível gostaria de fazer o melhor dentro das minhas possibilidades, por isso estou aqui pedindo ajuda aos amigos do fórum para saber o conjunto mais interessante para o Engesa!Outro "acessório" que será indispensável para mim, é a direção hidráulica, mas ainda não pesquisei o assunto...Enfim, muito obrigada pela contribuição!Ficarei no aguardo de mais opiniões dos amigos do fórum! Obrigada mais uma vez!
Sonhador
12/05/2016, 21:04
Suelen
Esses Mecanicos que viram seu engesa entende de Jeep ....? Eles deram alguma sugestão?
Conversou Com Outros Proprietarios de Jeep ai da região?
E o Nome do seu Brinquedo ...Ja escolheu ?
SuelenRodriguez
12/05/2016, 23:01
@wilson ghetti
Eu li algumas coisas aqui no fórum sobre embreagem hidráulica, não é algo muito complicado e um trabalho bem feito o resultado fica muito satisfatório. Já está na minha lista.
Um dos mecânicos tem o câmbio da Toyota Bandeirantes 4 marchas com reduzida, me cobrou R$3.500,00 e tem apenas esse... Acredito que o preço esteja dentro do mercado, mas coloquei na minha cabeça em colocar o de 5 marchas, porém, está muito difícil de achar! rs
Eu liguei para o Sr. Jair, ele não está mais trabalhando com Jipes, mas conversei brevemente com ele sobre câmbios da Toyota Bandeirantes e Hilux, foi onde ele disse que os câmbios Hilux meio que são os mesmo até hoje, logo, podendo colocar câmbios muito mais atuais que os da Toyota Bandeirantes. Acredito que possa ser mais interessante, não?
Assim que eu tiver algo mais concreto, quero conversar com ele novamente, me pareceu ser uma pessoa que realmente entende de jipes, Engesa...
Muito obrigada pela resposta e pela dica do Sr. Jair, foi de grande utilidade!
@Sonhador
Entendem sim, na verdade todos trabalham com 4x4, inclusive o que tem o câmbio Toyota Bandeirantes para vender, falou que fazia os cardãs também, disse que a partir do câmbio que eu escolher, faria os cardãs na medida...
Eu não conversei com ninguém da minha região, com ninguém pessoalmente, tirando os 3 mecânicos! Sinceramente prefiro tirar minhas dúvidas através do fórum mesmo, além de não conhecer ninguém que tenha jipe.
Aos poucos estou conseguindo sanar minhas dúvidas! rs
Obrigada mais uma vez!
PS. Fiquei horas lendo tópicos sobre CA (ZF4HP22) nos Engesa com os olhos brilhando, até que no meio das centenas de respostas, uma pessoa perguntou sobre colocar nos Perkins, e em uma simples resposta arrazadora a outra pessoa respondeu que não dava, se não me engano pela rotação que o motor Perkins trabalhava... E nunca mais tocaram no assunto! Fiquei arrazada! kkkkk Não existe nenhuma, nenhuma possibilidade que adaptar um CA em um Perkins? E para piorar é um Perkinho! rs
Sonhador
13/05/2016, 13:47
Suelen
Estude bem , pense Bem , para na hora que fizer ....gastar uma vez so e ficar satisfeita !!
So recomendei falar com os Jeep Clube , pois as vezes , eles tem mecanicos pouco conhecidos ou de cidades proximas , eles sabem quem trabalha direito e quem e picareta.
Convidei um outro Forista aqui do forum que tem Band para vir em seu topico , ajudar a dar opinioes sobre o Cambio.
wilson ghetti
13/05/2016, 17:56
Suelen, realmente o sr Jair e o filho dele o Rodrigo são gente fina....cambio 5 marchas da Toy Bandeirantes é muito caro e mais sujeito a quebras..o de 4 melhor se encaixa e nesse preço que vc passou e está completo com reduzida e tudo...acredito que esteja perto do 5K...então vc está com margem...rsrs os cambios das Hilux são modernos, macios....mas para o torque do seu motor numa pegada forte, eu acho....tô dizendo, acho, que a vida dele fica curta(mas vou deixar para os mais entendidos), como te disse, na Minha Camper tenho o cambio Toy coma reduzida(4 marchas), relação longa, pois o motor permite...nas viagens, velocidade de cruzeiro de 120KM/h na boa sem stress....não sei em qual cidade está do RN, mas tenho conhecidos que tem Camper em Natal...quem sabe eles tbem podem te ajudar...abraços e que a sua viatura fique 10.
hercilio.neto
13/05/2016, 20:18
Olá Suelen
Bem vinda ao mundo 4x4. Espero que possa desfrutar do seu jipe o mais breve possível.
O amigo Sonhador indicou o seu tópico. Vamos acompanhar com atenção o seu projeto.
Eu sou fã do câmbio de 5 marchas da Band devido ao overdrive e a resistência do mesmo. Mas tenho dúvidas sobre a aplicação no Engesa, visto que o eixo traseiro tem o diferencial centralizado e, na CT, o cardã sai pelo lado esquerdo do cambio. Na Band, a bola do diferencial é deslocada para a direita do eixo.
Por enquanto estou com a opinião do Rogério que é um mecânico experiente.
Vamos aguardar as opiniões dos colegas.
Abs.
sallespickup
13/05/2016, 21:12
o pouco que entendo de engesa, é da tração usada nas GM, que é o que eu compro e mexo, que tirando o sistema de molas no fundo é a mesma coisa, como ja disseram os colegas não existe cambio ruim existe aquele que não atende o que vc precisa, então como conheço bem os encaixes do motor perkins e a força do mesmo, pra vc não sofrer com adaptações, vejo que tem duas Boas opções, o cambio 240v mesmo ja com a reduzida engesa anexada, ficando original, quanto aos engates, não é tão critico assim, tenho em duas camionetes de uso diario, primeira pra segunda que tem de acostumar a ir meio no tempo, o resto é muito suave, e primeira vc só usara em subidas bem ingremes ou trilha, pois é bem curtinha, então sai de segunda sempre, alem de ter o kit da casa da transmissão que melhora, pero não mutcho...
segunda opção e ressalto é a que EU faria, é compra uma caixa de transferencia chamada Divorciada, porque se chama assim, pois ela fica separada do cambio, então sai um cardam pequeno do cambio e vai nela, ai vc usa qualquer cambio, podendo ir direto pro 2615, que é a evolução do 240v, ou eté mesmo um ZF 5 s420, da D20 turbo ou silverado, que tem encaixe perfeito no motor, é preciso e macio nos engates e ainda conta com 5 drive, deixando o jeep bom de estrada
um detalhe que o pessoal falou e é muito relevante, é o lado da bola do diferencial dianteiro, pois a caixa de transferencia tem de sair pro mesmo lado, então cambio da Hilux ja fica mais complicado, pois eles viravam a bola pra direita, toyta eu não lembro o lado se for direito tb serve, de qualquer forma a adaptação do cambio ao seu motor demanda adaptação, pois o eixo piloto não bate, tem de refurar a caixa seca etc, então prefiro cambios da linha D20 e silverado, pra não perder tempo, e por isso a Tcase (caixa de transferencia) divorciada, pra não ter de adaptar o cambio a tração
sallespickup
13/05/2016, 21:12
ah esqueci quanto a caixa de direção hidraulica, a do opala é receita certa, alem de ser bem barata
Rodrigo-ce
13/05/2016, 21:31
Suelen tudo bem com você.
Acompanhando o tópico e torcendo para a montagem do teu engesa.
Caso precise de cambio de bandeirante ou engesa procure pela casa da transmissão 4x4
Cambio Bandeirate você encontra na Toyocap, talves eles tenham o de 5 marcha
Qunado tiver tempo coloque imagens da tua máquina.
SuelenRodriguez
13/05/2016, 22:20
@Sonhador
Esse é meu objetivo! Estou pesquisando arduamente e tentando encontrar o melhor dentro do possível para reduzir ao máximo os problemas futuros, e claro, os gastos! rs
Tenho consciência que seria interessante ter contatos com o pessoal daqui, mas infelizmente ainda não tenho!
Agradeço muito sua boa vontade em me ajudar! Obrigada de coração!
@wilson ghetti
Realmente, eu falei apenas com o Sr Jair, um senhor muito prestativo!
Eu imagino que pelo fato do câmbio da Hilux ser mais moderno, deva ser mais macio e confortável, e por esse motivo fiquei bastante interessada em coloca-lo. Só não faço ideia do preço, ainda não pesquisei... Será que vai ter esse problema que você mencionou? =(
Estou em Mossoró! rs
@hercilio.neto
Muito obrigada por dar uma olhadinha por aqui!
Eu não me recordo bem, mas para mim eu tinha visto algumas pessoas aqui no fórum com o câmbio da Toyota Bandeirantes 5 marchas no Engesa, não? Por isso que eu pesquisei e me interessei pelo mesmo!
Vamos ver se alguém fala mais sobre isso...
Enfim...
Depois de muita procura encontrei um câmbio de 5 marchas...
Mas pelo visto parece não ser muito aconselhável
Câmbio Toyota Bandeirantes com reduzida - 5 marchas R$5.500
Câmbio Toyota Bandeirantes com reduzida - 4 marchas R$3.500
O câmbio da Hilux com reduzida que me pareceu ser bem interessante pelo fato de ser mais moderno parece que não é muito aconselhável também... Difícil =(
Engesa Militar 1988 Fase II
Motor Perkins 4203
Help! kkkkk
PS. Outra tentativa, e o Câmbio Clark 2615 com reduzida da Toyota Bandeirantes?
SuelenRodriguez
13/05/2016, 23:04
@sallespickup
Olá, não tinha visto sua mensagem!rs
Nossa, quanta informação! Deu um nó em minha cabeça! Preciso ler novamente para assimilar melhor! kkkkk
Em relação ao câmbio Clark 240v, eu desanimei pelo fato de falarem da "dureza" dos engates e de um "problema" entre a 4° e 5° marcha que li em alguns posts... Como eu disse, acredito que para mim só seria interessante se eu optasse pelo kit Tampa câmbio 240V para Engesa/D-20/F-1000 - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.casadatransmissao4x4.co m.br%2Fd-20-f-1000-f-250%2F495-tampa-de-aluminio-para-engesa-d-20-f-1000.html) Eu não cheguei a procurar esse câmbio, porém 1 dos mecânicos, (que provavelmente não farei nada com ele) me cobrou R$5.500 em um Clark 240v, acredito que esteja muito caro, por outro lado, deve ser um câmbio difícil de achar...
Como mencionei na mensagem anterior, pensei no câmbio Clark 2615 com reduzida da Toyota Bandeirantes, que provavelmente precisaria de um kit como o da Paradiesel para fazer a adaptação...
Vou precisar dar uma pesquisada melhor para entender e assimilar tudo o que você falou sobre caixa de transferência Divorciada rsrsrs
Todas essas opções de câmbios que coloquei, foi pelo pessoal já ter colocado nos Engesas, imaginei que fossem boas opções e não tivessem "TANTAS" modificações...
Em relação à direção hidráulica, eu estava entre a de S10 e a de Opala, e assim como você falou, acredito que a de Opala seja o melhor custo benefício mesmo!
Enfim, MUITO obrigada pela mensagem! Aos poucos estou aprendendo e clareando a mente! rs
@Rodrigo-ce
Olá, estou ótima, obrigada!
Torce mesmo! kkkkkk
Vou entrar em contato com essas empresas sim! Vamos ver se consigo algo! rs
Vou dar uma maquiada antes na boneca! Afinal é "uma" Engesa! kkkkk
Enquanto isso estarei pesquisando... :news-coffee:
sallespickup
14/05/2016, 07:56
240v por 5500 se ja for o do engesa com reduzida, é preço justo, só o cambio tenho aqui por 3500, é o da D20 que é o mesmo mais ai falta a reduzida e a flange de adaptação, ah mexo com peças e adaptação a anos rsrsrsr
nessas fotos desse link vc vai ver praticamente todas as adaptações das caixas de trasnferencias
caixa de transferencia engesa divorciada - Pesquisa Googl (https://www.google.com.br/search?q=caixa+de+transferencia+engesa+divorciada&espv=2&biw=823&bih=453&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjtj8fvs9nMAhUGhZAKHWNyDPEQsAQIJA#imgrc= uQEuxfg8QS0v1M%3A)
sallespickup
14/05/2016, 07:58
aqui vc vai entender a caixa divorciada, pois esta instalada, o que é legal que se vc colocar um cambio da C20 por exemplo que é relativamente barato perto dos da linha diesel, vai funcionar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/137739-a20-4x4-engesa-87-o-inicio-restauracao-customizacao-e-um-help-1.html
sallespickup
14/05/2016, 08:09
entendo que o que vc tera de considerar, é seu bolso primeiro, agora o 240v é só chatinho de 1 pra segunda, outras marchas ruins de passar, é porque o cambio tem problemas, como disse tenho duas camionetes de meu uso com ele uma a 14 anos e outra a 4 sem problema algum, é só a primeira que pra passar segunda da aquela esticadinha e passa
a opção do 2615 se existe a flange pra reduzida engesa ai é excelente, vai pagar uns 4500 no cambio, e não faço ideia qunato na reduzida e flange, mais ai fica um conjunto original, parrudo e com engates bem razoaveis, pois afinal é um 240V com tampa de aluminio a qual tem molas e os chamados bloqueadores, mais aprimorados, fazendo trocas mais justas e confortaveis, de qualquer forma ve se acha por ai uma D20 e da uma volta que entendera como é o cambio 240V D20 de 88 a 92 usa ele, e se achar alguma pos 92 ja tera o 2615 ou o ZF 5s420, sendo o primeiro com motor maxion massarico(sem turbo) e o segundo nas turbo de fabrica
RogérioNunes
15/05/2016, 18:10
Suelen, trabalho com adaptções a dez anos e já fiz muitas adaptações em engesas fases 1 e 2. Os problemas que você leu aqui sobre o 240V são pontuais e não regra como o amigo também mecânico Salles ratificou.
Sobre a os engates ruins, é só instalar a tampa que o Danilo da casa das transmissões vende e terá engates precisos e macios, já instalei em três engesas e recomendo!
SAlles, não dá pra usar caixa divorciada no F1 nem no 2 pois não tem espaço pra isso.
Sobre usar caixa de transferência com reduzida e diferencial com diferencial com bola central não tem problema, a inclinação não compromete o funcionamento do cardã. Já montei tração da bandeirantes no 240V no F1 e F2 sem problema.
Como você não tem cambio nenhum, o mais em conta e já com reduzida seria o da bandeirantes 4 ou cinco marchas. Se voçê for montar um conjunto 240 V com reduzida da bandeirantes você vai gastar mais de sete mil sendo 3.500 do câmbio, aproximadamente 3.800 numa reduzida nova, uns 1.200 de kit(ou mais) e mais mão de obra e redimensionamento de cardã.
sallespickup
15/05/2016, 19:27
Rogerio, engesa é menor que camper???, pergunto pois tive uma camper com divorcida a sem reduzida, e motor maxion, na realidade era uma original 4x2 passada pra 4x4
RogérioNunes
16/05/2016, 17:44
Sim Salles, a camper é maior no entre eixo que os jipes F1 e F2.
Camper: 2470,00 mm
F1 : 2160,00 mm
F2 : 2260,00 mm
Na camper cabe até câmbio de hilux sem problema.
sallespickup
17/05/2016, 08:45
então retirando a opção tcase divorciada..., valeu Rogerio
SuelenRodriguez
17/05/2016, 15:59
@RogérioNunes, @sallespickup
Obrigada pelas excelentes explicações! Aos poucos estou conseguindo entender melhor...
Agora, tirando os valores e olhando apenas a "qualidade", confiabilidade, como eu disse no primeiro post, o "melhor conjunto", para o Engesa Fase ll com motor Perkins 4203, seria nessa ordem?
1° Clark 2615 com reduzida;
2° Clark 240v com reduzida + tampa da Casa da Trasmissão;
3° Bandeirantes 5 marchas com reduzida;
4° Bandeirantes 4 marchas com reduzida;
Pelo que pesquisei, imaginei que o câmbio Bandeirantes fosse superior ao Clark, principalmente falando em robustez, além da manutenção mais em conta...
Poderiam me confirmar se o câmbio 5 marchas da Bandeirantes realmente é mais sujeito à quebras do que o de 4 marchas? Entre os dois, qual seria a melhor opção?
Ainda estou em dúvida se o câmbio da Hilux daria certo ou não, e claro, se seria uma opção melhor dos que foram citados...
Como eu mencionei, um dos mecânicos disse que tinha um câmbio Clark 240v com reduzida por R$5.500, logo, esse câmbio não precisaria do Kit (R$1.200) para adaptar, certo? Esse Kit seria apenas se eu comprasse o câmbio e a reduzida separados, seria isso?
Queria definir os melhores 2/3 "conjuntos" para eu poder correr atrás dos melhores preços e enfim começar a arrumar o jipe, ele está precisando de um dono urgente! Coitado! rsrs
Acho que estou desanimando! rs :(
Walter da Camper
17/05/2016, 19:04
O câmbio da Band 5 marchas tem maior histórico de quebras, simplesmente porque tem mais peças do que o 4 marchas. Questão meramente estatística.
É praticamente o mesmo câmbio com um prolongamento na parte traseira onde se alojam as engrenagens da 5ª.
Eu tenho o de 5M instalado na Camper e não vejo muita vantagem em relação ao 4M, porque a diferença entre a 4ª e a 5ª é muito pequena. A 4º é 1:1 e a 5º é 0,83:1.
Na estrada a rotação do motor cai menos de 300 rpm na mudança. As vezes eu esqueço e viajo longos trechos em 4ª
Na maioria dos câmbios 5m de caminhonete a 5ª é 0,75:1.
Eu iria de Band 4M com a respectiva reduzida, porque é uma caixa fácil de encontrar, relativamente barata e não precisa se preocupar em adaptar a reduzida.
Rodrigo-ce
17/05/2016, 20:34
Suelen aproveitando o que o Walter da camper falou sobre os benefícios do cambio de 4 marcha da band.
Usando cambio e reduzida da band é possível você usar um guincho mecânico no engesa. Na caixa da band é possível usar guincho mecânico da marca Biselli ou Ekron.
Fica a dica caso compre uma caixa com reduzida da band.
sallespickup
18/05/2016, 13:30
não discordo da caixa da Band a não ser pelos engates, que são estilo caminhão, tipo o 240V, então se quer algo, mais por assim dizer moderno, acredito que o 2615, ou a tampa pro 240v, fiquem melhor, no mais procura pelo cambio do engesa mesmo ja com reduzida, pra não ficar adaptando,ou um 2615 que é da D20, a reduzida e a flange de adaptação
Caros srs. no engesa f-2 seria possivel por câmbio 5m da S-10 2.4 acima de 2013? e o que é necessario para por 5m da hilux?
abracos
RogérioNunes
18/05/2016, 20:00
Acho que você não terá muito pra onde correr na questão custos, vejamos:
Cambio Band -
Custo: 3.500,00 em média o de quatro marchas e 5.000,00 a 5.500,00 o de cinco marchas. Você não precisará adaptar a reduzida mas em compensação terá que adaptá-lo no motor. Qual o custo disso?
Câmbio Clark 240V ou 2615 com reduzida Band:
Custos: O preço deste câmbio varia de 2.500, a 3500,00 dependendo da região, MAIS 4.900,00 do kit composto por caixa de reduzida Band (nova) e as peças para acoplar as duas caixas MAIS mão de obra.
Câmbio clark 240V com tração original engesa F2:
Custos: Um conjunto desses ficaria em média uns 4.500. A vantagem é que não tem adaptação nenhuma pra fazer no acoplamento com motor, cardãs, travessa, etc, etc... Mas essa caixa de tração não tem reduzida, e daí? Monta sua viatura roda bastante com ela e num futuro pensa numa caixa de tração com reduzida.
Mas se está com dispo$$$$$$ição Suellen, separa uns 10K e taca logo um 2615 com tração da Band!!:twisted:
Salles, nenhum jipe engesa saiu com redução, somente 4x4. Tem diferença nas caixas do F1 e F2 mas ambas sem reduzida.
sallespickup
18/05/2016, 20:26
me expressei mal, reduzida que quis dizer é a Tcase mesmo, sei que F1 e F2 não tem reduzida, só a caixa do EE34 que tem, agora com cambio 240V que tem a primeira trator nem precisa, eu tenho numa camionete guincho de meu uso e com diferencial 2.60 saio de primeiro em qualquer subida arrastando um carro atraz ....
RogérioNunes
18/05/2016, 22:19
Pra ilustrar um pouco em termos de dimensões, aí está um conjunto composto por um motor MWM 2.8 com cambio 240V e reduzida da Band.
Na outra, um cambio da hilux com a capa seca padrão GM que pode ser usada para motor opala e mwm 2.8. Olha o tamanho do cambio!
Esse cardã é o traseiro do engesa com reduzida da BAND e 240v, se usar um cambio hilux acho que não sobra cardã..
Caros srs. então no fase 2, 4 cil não da para usar câmbio 5m hilux? o câmbio de 5m da S-10 2013 em diante também não da?
agradeco
Eriksom Teixeira Lima
20/05/2016, 18:54
Suelen,
posso causar um pouco de estupor dentre os demais, mas não resisto, para te estimular um pouco mais.
Esse motor Perkins é ruim, pesadíssimo, barulhento, diria mesmo, fraco (as especificações dele são piores do que a do opala de 6 cil - torque menor e potência mutíssimo menor). Ele passa a ficar bom se você trocar cabeçotes dele pelos do S4Turbo. Porém, como isso exigiria um mecânico de confiança e bom, ouso dizer que seria melhor comprar direto um S4T.
Se você tiver disponibilidade, troque por outro. O padrão que muitos usam é o MWM 2.8, bom motor, tenho no meu Troller.
Outro opção seria o 14B da Bandeirante. Nesse caso, tente comprar o conjunto completo, motor e caixa 5 marchas e caixa de transferência, tudo sacado da Band. Posso e garantir, será a melhor opção. O 14B é muito mais parrudo que o perkins (quem já abriu um sabe disso), é aspirado e oferece o mesmo que um opala 6 bocas (29kgfm com 95cv e 4100rpm) e você ficará muitíssimo bem servida. (algum dia, quando minha camper voltar à vida, o 14B que só me deu felicidades voltará a empurrá-la)
Finalmente, a possibilidade de colocar um câmbio automático é espetacular. Aqui no Fórum tem um tal de CAVESO que tem um à venda, prontinho, com t-case de hilux. Vale a pena conversar com ele (não lembro para qual motor o câmbio está preparado) e você avaliar bem avaliado se não seria o ideal você trocar toda a motorização.
Só para constar, estou terminando a reforma de um Engesa Fase 1, com motor de 6 bocas, cambio 240V e t-case original, com eixos de toyota bandeirantes. Menciono para não dar impressões erradas. Porém, somente deverei colocar as fotos e tudo o mais quando estiver na fase final de tapeçaria (olho do gordo dos amigos, como o CAVESO, deve-se evitar kkkkkk)
Acresci este parágrafo para dar a informação completa. O automático que falei está em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/149346-oportunidade-conjunto-cambio-automatico-zf4hp22-flange-t-case-hilux-engrenagens.html
.
sallespickup
21/05/2016, 14:13
ja causou eriksom rsrsrrsrs , pois o dia em que o perkins for ruim, ai vou ter de parar de mexer com picapes, S4t é a evolução dele, e num jipe o que manda é torque, não giro, então o seu 6cc opala ciclo otto, é infinitamente mais fraco que o 4236, onde vc passa acelerando o perkins passa em marcha lenta, obvio que em se falando de diesel mais modernos, tem muito opção, mais é um engesa original, o qual não tem intenção de velocidade, mais sim de resistencia, Eu penso assim, vamos ver o que o pessoal acha....
abs e é legal, pois forum é pra isso mesmo, discussão de ideias....
Eriksom Teixeira Lima
21/05/2016, 18:19
Caríssimo Salles,
quanto ao pesadíssimo (500kg) e barulhento, nós não temos divergência, espero :lol:. E eu decididamente não tenho problema com barulho, mas o do perkins é infernal, pior apenas aquelas desgraças de MB usadas pelas Band. :parede:
quando disse que era fraco, refiro-me ao fato de que o torque de um perkins ser menor que o de um opala 6 bocas e a potência muito menor, isso é fato e os dados estão aí para comprovar (o S4T é o único que supera, com 38 kgfm e 120 cv com 2.800rpm, pois o S4 é mais fraco que o opala 6 bocas).
Para compensar isso (diferença entre os perkins e o gasolina opala QUATRO bocas, que é o usado pela Engesa), a própria engesa tem dois padrões de coroa e pinhao, a gasolina e a diesel (de memória mandaria que 3,90:1:1 e 2,72:1 - lembro que havia uma diferença brutal entre o dianteiro e o traseiro na versão diesel, mas não lembro os valores). Concordo integralmente com você que caso de coloque o perkins com um eixo "gasolina" o desempenho na lama será espetacular, mas no uso misto será desesperador (máxima de uns 70km/h).
Note, por favor, que até mencionei para ela colocar o cabeçote do S4 no perkins e e turbiná-lo. Minha única dúvida é se vale a pena corrigir tudo ou partir para outra? Importante pensar sobre isso, pois não sei qual é a configuração dos eixos que ela tem: deve ser a mais longa, essa do diesel. Descobrir isso é essencial para a tomada de decisões.
Por isso, sugeri que se a Suelen fosse ficar no diesel, optasse por um motor MWM 2.8 com um câmbio ZF automático com transferência de Hilux como o do Caveso (que ainda está à venda e já está montado) ou procurasse um 14B completo (caixa e transferência) originado de uma Band para ele ficar 150% feliz. O 14b fornece 29kgfm e 95 cv, caso turbinado, chega a 35kgfm e 130cv. Com o 14B ela juntaria velocidade, pois ele gira até 4100 rpm e tem bielas, virabrequim, bloco etc muito mais fortes que o do perkins, diria mesmo do que o próprio Mercedes barulhento que equipava as Bandeirantes anteriores.
Porém, tudo isso deveria, insisto, ser avaliado pela Suelen quando souber quais são as relações dos eixos de engesa que ela comprou.
Um forte abraço
sallespickup
22/05/2016, 08:13
pesadinho sim 400 k, o do opala 6cc tem 280, barulhento da pra melhorar com escap de 2.5 pol da D20, agora o torque nominal, não diz muito nos diesel, sei que vc sugeriu a modernização, mais o negocio é por pra andar e no futuro, depois de ja ter curtido a viatura e visto os pros e contras, ai sim modernizar ou Não
abração,
RogérioNunes
23/05/2016, 17:40
Com o 14B ela juntaria velocidade, pois ele gira até 4100 rpm e tem bielas, virabrequim, bloco etc muito mais fortes que o do perkins, diria mesmo do que o próprio Mercedes barulhento que equipava as Bandeirantes anteriores.
Erikson, nunca o 14B tem as peças mais resistentes que um perkins. Se dividir as peças do Q20 ou S4 ao meio, você monta um 14B.
Os Perkins 4cc não tem 500kg, tem 340.
A sugestão do conjunto da Band mais moderna é boa!!
RogérioNunes
23/05/2016, 17:46
[QUOTE=jeep8;2371281]Caros srs. então no fase 2, 4 cil não da para usar câmbio 5m hilux? o câmbio de 5m da S-10 2013 em diante também não da?
agradeco[/QUOTEN
Não dá, é muito comprido!
Deixo claro que minha opniao!
Boa tarde,
Peso nao quer dizer durabilidade, perkins é um excelente motor mas é um motor de plataforma antiga, muito pesado ....
O 14b ja é motor nao tao novo porque foi lancado pela toyota em 1988 , mas ja é um motor mais eficaz digamos assim , peso menor, mais potencia 96cv em aspirado....
Resumindo sao otimos motores ,
Tudo vai depender do seu uso (TRILHA ,CIDADE , MISTO) , do seu bolso e da sua coragem porque modificacoes nunca sao plug & play.....
RogérioNunes
23/05/2016, 19:55
Em momento algum eu disse que peso é igual a durabilidade:discordo:
Muito bem colocado seu ponto de vista Broata, e concordo que o 14B seja melhor opção ao 4203.
SuelenRodriguez
24/05/2016, 07:59
@Walter da Camper,
Muito obrigada pelo esclarecimento, entendi a questão do “maior histórico de quebras” do câmbio 5 marchas da Bandeirantes, quanto maior número de peças, maior a possibilidade de quebras!
Acredito que pelo custo e dificuldade para encontrar esse câmbio de 5 marchas da Bandeirantes, entre os dois, o mais sensato e o melhor custo benefício seria o de 4 marchas mesmo.
@Rodrigo-ce,
Informação muito útil, muito obrigada pela dica! Irei fazer uma pesquisa sobre alguns guinchos com um bom custo x benefício para usar na reduzida da Bandeirantes...
Eu só fiquei na dúvida se precisaria ser o conjunto completo da Bandeirantes ou se daria usando apenas a reduzida da mesma! Obrigada mais uma vez!
@sallespickup,
Olá Salles, Acredito que a melhor opção com o maior conforto, seria mesmo o câmbio Clark 2615 com reduzida da Bandeirantes ou o Clark 240v + Tampa com a reduzida da Bandeirantes! Agora preciso pesar os preços/gastos para a “melhor” escolha! Obrigada!
@RogérioNunes,
Olá Rogério, Me tira uma dúvida, nas suas respostas você sempre comenta “Caixa de reduzida da Bandeirantes NOVA”, qual seria o motivo real? Que “precisa” colocar a reduzida nova ou porque eu não encontraria uma “solta” para a venda? Rs
Como eu disse, não cheguei a pesquisar, mas um dos mecânicos tem o Clark 240v + reduzida Bandeirantes por R$5.500...
Em relação às adaptações em cardãs, seria o de menos, mesmo porque não possuo nenhum dos dois e mandarei fazer!
Sobre o que você disse... “Mas essa caixa de tração não tem reduzida, e daí? Monta sua viatura roda bastante com ela e num futuro pensa numa caixa de tração com reduzida.” É... o mais sensato seria isso mesmo! Vou ver direitinho o menor preço que consigo nas opções, e caso tiver muito apertado o orçamento, farei isso! Obrigada pela dica!
@Eriksom Teixeira Lima,
Obrigada pela mensagem, você simplesmente tocou em um “sonho” meu, rs! O que eu mais queria, antes de qualquer coisa, era colocar um câmbio automático no Engesa, acredito que deva ficar PERFEITO kkkkk, mas como eu cheguei a pesquisar, infelizmente não cabe no Perkins... Tirando que o meu é o 4203, o piorzinho, rs!
Por mais que esse motor seja “ruim”, eu não trocaria em um primeiro momento (já pensei muito nisso), não porque eu não queira, muito pelo contrário, mas pelo investimento, gastos... Sem possibilidade. Porém o fato de eu poder colocar um câmbio automático nele me faz perder a razão rs, mas a que custo? Sem o câmbio automático eu gastaria “x” para faze-lo andar, e para colocar um câmbio automático, “x” + R$12.000 na melhor das hipóteses colocando um motor que desse certo com ele...
Mas confesso que irei entrar em contato com o Cavesco e saber quais os motores que casariam com o câmbio... O meu sonho de ter um Engesa eu realizei (mesmo ainda não andando kkk), quem sabe eu realize o sonho do câmbio automático também!
Acredito que a base de troca, se muito, pagariam uns R$2.000 no meu, acho que mal pagaria a mão de obra kkkkk
Obrigada pela resposta e por tocar no assunto câmbio automático, esperei muito por alguma resposta sobre esse assunto!
PS. Para descobrir as relações dos eixos seria apenas com o mecânico? Não daria para saber pelo modelo? Engesa Militar Fase 2 1988 – Perkins 4203.
Obrigada mais uma vez!
@broata,
Obrigada pela resposta, seu ponto de vista foi muito bom, irei refletir sobre isso! A princípio vou dar umas voltas com ele, depois ir um pouquinho mais longe, e gostaria muito de fazer uma trilha também! Como eu disse, eu nunca sequer andei em um jipe, mas gostaria de fazer o possível agora para adiar ao máximo ter que mexer futuramente, claro, na medida do possível...
------------------------------------------------------------
Pessoal, muito obrigada pelos esclarecimentos, todos com ótimas considerações e seus pontos de vistas! Muito bom mesmo!
Além dos câmbios que estou cotando, irei acrescentar nas pesquisas um motor MWM 2.8 ou um equivalente para acoplar o câmbio automático (alguma sugestão sobre o motor ideal?) e o conjunto 14b (motor e câmbio completo 5 marchas) sacado da Bandeirantes...
Poderiam me dizer se esse câmbio do 14b seria o mesmo que eu estava procurando? (Câmbio Bandeirantes 5 marchas com reduzida?), logo os engates seriam “tipo caminhão”, como o nosso amigo @sallespickup falou? Rs
PS. Alguém poderia fazer uma doação de um motor MWM 2.8 para eu colocar um câmbio automático? kkkk Estou vendo que vou sofrer para dirigir rs!
Um ótimo dia para todos! :torcendo:
Bom dia,
Mas se voce tem disposicao , tempo e bolso....
O casamento perfeito ja seria um mwm sprint 6.07 + uma transmisao automatica 4l60... ae sim ficaria top!!!
Abraco
Eriksom Teixeira Lima
24/05/2016, 10:14
Erikson, nunca o 14B tem as peças mais resistentes que um perkins. Se dividir as peças do Q20 ou S4 ao meio, você monta um 14B.
Os Perkins 4cc não tem 500kg, tem 340.
A sugestão do conjunto da Band mais moderna é boa!!
Rogério,
eu escrevi, conforme está na sua própria citação, o 14B tem peças mais robustas que o barulhento MERCEDES, creio que você se confundiu.
No caso específico do Mercedes versus 14B, a comparação de bielas, de pés de pistão etc, permite a conclusão que eu escrevi.
Outro ponto, você colocou os dados da S4T PLUS produzido na Argentina (se não me falhe a memória). Os dados do S4 SEM TURBO e do S4Turbo são bem diferentes. Na foto anexa e na página, estão os valores comparativos. Ressalto que o tal S4TPLUS não é facilmente encontrado por aqui, existem, mas ....
PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie20.htm)
.
Eriksom Teixeira Lima
24/05/2016, 10:56
@Eriksom Teixeira Lima,
Obrigada pela mensagem, você simplesmente tocou em um “sonho” meu, rs! O que eu mais queria, antes de qualquer coisa, era colocar um câmbio automático no Engesa, acredito que deva ficar PERFEITO kkkkk, mas como eu cheguei a pesquisar, infelizmente não cabe no Perkins... Tirando que o meu é o 4203, o piorzinho, rs!
Por mais que esse motor seja “ruim”, eu não trocaria em um primeiro momento (já pensei muito nisso), não porque eu não queira, muito pelo contrário, mas pelo investimento, gastos... Sem possibilidade. Porém o fato de eu poder colocar um câmbio automático nele me faz perder a razão rs, mas a que custo? Sem o câmbio automático eu gastaria “x” para faze-lo andar, e para colocar um câmbio automático, “x” + R$12.000 na melhor das hipóteses colocando um motor que desse certo com ele...
Mas confesso que irei entrar em contato com o Cavesco e saber quais os motores que casariam com o câmbio... O meu sonho de ter um Engesa eu realizei (mesmo ainda não andando kkk), quem sabe eu realize o sonho do câmbio automático também!
Acredito que a base de troca, se muito, pagariam uns R$2.000 no meu, acho que mal pagaria a mão de obra kkkkk
Obrigada pela resposta e por tocar no assunto câmbio automático, esperei muito por alguma resposta sobre esse assunto!
PS. Para descobrir as relações dos eixos seria apenas com o mecânico? Não daria para saber pelo modelo? Engesa Militar Fase 2 1988 – Perkins 4203.
Obrigada mais uma vez!
Suelen,
Entendo sua preocupação, assinalaria dois pontos importantes.
1. o Perkins que está no seu veículo está 100%? Se não, qual o custo para reformá-lo e deixá-lo 100%? Vale a pena vis-à-vis comprar outro motor a diesel (mwm 2.8, S4T ou 14B)?
2. longe de mim querer vender o câmbio do Caveso (ele nem merece hehehehe), mas o câmbio dele está pronto e (segundo ele) é só conectá-lo a um mwm 2.8. O preço que ele pede é o mesmo que você gastaria nas várias opções que tens visto (e que envolvem adaptações, flanges, eixo secundário etc), e se for o que ele diz mesmo .... (veja bem, não desconfio do Caveso, até recomendei a um amigo a compra para uma Camper - que teimosamente não comprou - mas são você e ele que devem conversar em detalhes). Assim, o que você teria de comparar é as demais opções versus um motor mwm 2.8 conectado a uma caixa automática (pronta e bem feita).
Apenas para deixar um pouco mais de pulga atrás da orelha, lembro que a 1a marcha da clarck 240V tem relação 6,89:1 e uma caixa completa da band possui na 1a com reduzida algo como 7,3:1. No link da mensagem anterior PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie20.htm) poderás ver detalhadamente as relações das várias caixas (a 240V está no arquivo anexo a esta mensagem (página 8)
Desculpem-me os amigos, mas a diferença é irrelevante, exceto se você for fazer trilhas pesadíssimas e tiver frequentemente que trocar de marcha (o "buraco" entre a 1a e a 2a marcha no 240V é muito grande e com um motor de baixíssima rotação como o perkins você teria problemas (em um com rotação mais alta como o 14B, o problema é bem menor, pois você consegue girar bem, com o mesmo torque na faixa entre 2500 e 3800 rpm, facilitando a superação desse "buraco").
Quanto a sua pergunta sobre as relações nos eixos, há tantas adaptações que foram feitas, que o melhor mesmo é abrir as tampas dos diferenciais e contar os dentes de coroa e de pinhão (e você aproveita para ver o estado geral de tudo).
Sugestão minha é bastante simples: escreva num papel (eu não consigo ver isso em planilha, prefiro papel hehehe) o comparativo de tudo - motores, eixos, câmbios e cu$to$ - tome a decisão e execute.
Um abraço
Eriksom Teixeira Lima
24/05/2016, 11:49
@Eriksom Teixeira Lima,
Por mais que esse motor seja “ruim”, eu não trocaria em um primeiro momento (já pensei muito nisso), não porque eu não queira, muito pelo contrário, mas pelo investimento, gastos... Sem possibilidade. ........
[....]
Eu achei que o seu fosse o melhor do perkins. Putz, o 4203 é muito ruim, desculpe dizer, mas é péssimo. Mais barulhento e muito mais fraco.
Pense mesmo, verifique todos os preços, ainda acho que vale mais jogar fora ou vender para alguém que queira.
Por que digo isso? veja abaixo as especificações dele 22kgfm e 70hp a 3mil rpm, você vai se arrastar pelas ruas com um barulho ensurdecedor (afora manutenção dele que em caso de quebra é muito maior). Digo isso, pois engesa com o opala 4 cilindros é muito fraco, e, compare com o manual que postei do engesa. Por isso, todos trocam para o 6 cilindros (os dados estão na imagem da Bonanza).
Motor Diesel Willys Perkins 4.203 (http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/motorperkins4203.htm)
Por vezes, fazer um esforço e gastar 2 mil reais a mais pode ser melhor do que optar pelo que está a mão e precisa fazer mil adaptações.
Enfim, é só uma opinião.
Boa sorte e boas decisões.
RogérioNunes
24/05/2016, 19:47
Erikson write
, o 14B tem peças mais robustas que o barulhento MERCEDES, creio que você se confundiu.
Caro Erikson, essa citação é sua, não minha.
A comparação foi feita,por você, entre o perkins e o 14B.
Apesar de ser agentina a fabricação, o peso é o mesmo, seco, do Q20, do S4/t. Pesei o meu motor Q20B quando instalei na minha viatura e é exatamente esse, 340kg.
Sei que a intenção de todos é ajudar, mas particularmente eu não recomendaria um CA pela dor de cabeça pra acertar um conjunto desses a não ser que tivesse a disponibilidade de profissional especializado nesse tipo de serviço,
Quanto ao Perkins 4203, compartilho da mesma opinião com você Erikson ele pode ser bom pra trator pra uso veicular não presta.
Mas tudo depende do $$$$$, pode-se usar um motor desses com suas limitações e quando a aparecer a oportunidade troca-se por outro melhor.
Falando em motor, estou montando um 14B zero Km com nota fiscal de leilão para venda.
Tem um mwm 2.8 baixado faltando alternador, turbina, arranque e bomba de vácuo/direção por 5k.
Olá Rogério, Me tira uma dúvida, nas suas respostas você sempre comenta “Caixa de reduzida da Bandeirantes NOVA”, qual seria o motivo real? Que “precisa” colocar a reduzida nova ou porque eu não encontraria uma “solta” para a venda? Rs
Suelen, me referi a caixa de tração/redução da Bandeirantes nova para efeito de orçamento. Não é muito fácil encontrar uma caixa de tração da Band usada, mas acha, e o preço é "ao deus dará, cada um pede o que quer. Já ví neguinho(sem preconceito) pedir mais caro que uma zero KM.
Rodrigo-ce
24/05/2016, 23:41
Suelen tudo em paz.
A respeito dos guinchos mecânicos, só três modelos de veículos sairão de fábrica equipado com eles: jeep Willys, Land Rover Defender e as bandeirantes.
Para cada um existe uma tomada de força, peça que é encaixada na reduzida através de uma engrenagem que transmite os movimentos das marchas para o guincho.
As bandeirante possuem dois modelos de tomada de força. Uma para câmbio de 4 marcha e outra para o de 5 marcha.
O primeiro fabricante de guincho para bandeirante foi a Biselli. Esse guincho śo possível encontrá-lo usado, ele tem capacidade para puxar 2,5 toneladas. Você pode procurar a Toyosul (51) 33955430, Toyonew.Valor em torno de 4 mil
O fabricante atual de guincho para os veículos que citei é a Ekron (55 (41) 32492926 Deles você pode comprar novo. O guicho Ekron vem com embreagem para controle de velocidade do cabo e tem capacidade para puxar 5 toneladas. Valor em torno de 6,500.
Você pode encontrá-lo também no site do Zezo 4x4.
Como os engesas não sairão com essa opção você vai ter que mandar fazer uns ajustes nos cardans do guincho para dar certo. O motivo do ajuste é por que o guicho tem as medidas dos cardãs padronizados para os carros que foram citados.
Uma imagem de um guincho Biselli montado na reduzida de uma bandeirante com câmbio de 4 marchas.O guincho é essa peça mais clara no final de caixa.
529174
RogérioNunes
25/05/2016, 14:34
A respeito dos guinchos mecânicos, só três modelos de veículos sairão de fábrica equipado com eles: jeep Willys, Land Rover Defender e as bandeirantes.
Rodrigo, A F 85, militar também saiu com guincho mecânico.
Uma imagem de um guincho Biselli montado na reduzida de uma bandeirante com câmbio de 4 marchas.O guincho é essa peça mais clara no final de caixa.
A peça branca que aparece no final da caixa é a tomada de força e não o guincho e provavelmente não é Biselli nem Ensimec. As tomas de força Biselli e Ensimec são instaladas na lateral esquerda da caixa de tração.
As bandeirante possuem dois modelos de tomada de força. Uma para câmbio de 4 marcha e outra para o de 5 marcha
Existem sim dois modelos de tomada de força para Bandeirantes, porém, é a mesma pro câmbio de 4 ou 5 marchas pois ela é instalada na caixa de tração e não no câmbio. O outro modelo é para Bandeirantes mais antigas onde a tomada de força é instalada na lateral do câmbio. Nesses modelos, até 81 se não me engano, não tinha reduzida só 4x4.
Foto 1- Caixa bandeirantes 5marchas com tomada de força Biselli
Fotos 2 e 3 - Tomada de força Biselli.
sallespickup
25/05/2016, 20:53
pera ai, tão confundindo, pelo que entendi é o 4236 que tem no engesa, não 4203 que é do trator, ja comprei alguns engesa militares e sempre com 4236, o motor da D10, que é o precursor do Q20B, coloca uma foto ai Suelen pra resolver, pois se for 4203 ai concordo que não presta, é fraquinho mesmo, mais se for o original deve ser 4236, ai é um motor bom
Sonhador
25/05/2016, 21:47
Suelen
Acho melhor procurar um carro como uma hilux de sinistro , com motor diesel e cambio automatico 4x4 ... ai e so transplantar tudo que puder aproveitar ..... e depois vende o que sobrar da hilux e do engesa.
acho que assim tera todo o conjunto que se conversa reduzindo assim as adaptações no conjunto.
Ou Então segue o conselho que ja deram ....coloca um cambio compativel , regulariza o engesa ... curte bastante e em um futuro ai volta a transformar o engesa.
SuelenRodriguez
26/05/2016, 04:21
@broata,
Olá Broata, esse é aquele motor da Silverado 6cc 4.2 e 180cv? rsrsrsrs, é MUITO para mim em todos os sentidos! Deve ser o preço de 2 motores MWM 2.8, além do consumo que deve ser fogo! kkkkk, mas obrigada pela dica!
@Eriksom Teixeira Lima,
Olá Eriksom, sobre a condição do motor não posso falar nada, o ideal seria fazer uma revisão... Mas minha ideia é trocar todos os fluídos, colocar um alternador e liga-lo para ver o que acontece... Mas TUDO depende do câmbio, por isso não consegui fazer nada ainda, estou “travada” nisso desde então e simplesmente não sei o que fazer! Rs
Realmente o que eu mais queria no Engesa era o câmbio automático, principalmente pelo conforto, independente do motor! Acredito que o mais em conta, ou o melhor custo benefício seria mesmo o MWM 2.8 caso eu optasse por esse câmbio do Cavesco por exemplo...
Obrigada pelo PDF e pelas informações dos câmbios! Sobre os eixos e suas relações, em um primeiro momento seria “primordial” abrir o diferencial para fazer uma revisão? Lembrando que é um jipe do leilão do exército que devia estar parado por vários anos e nunca mais andou desde então... O mais certo a fazer seria uma revisão geral do motor, bomba, diferencial, resumindo, de tudo, certo? Teria uma base de preço para as revisões obrigatórias que eu não poderia deixar de fazer em um primeiro momento?
Enfim, mais uma vez muito obrigada pelas explicações!
PS. Jogar o motor fora? kkkkkk, que maldade! Mas o que seria esse “2 mil a mais” ? O que custaria esse valor para trocar?
@RogérioNunes,
Olá Rogério, sobre o câmbio automático há controvérsia em colocar ou não, mas se fosse algo que ficasse 100% e confiável, eu gostaria muito mesmo... Eu não tenho disponibilidade de um profissional confiável e bom acima de tudo que mexa com câmbios automáticos, levarei isso em consideração!
Sobre seus motores, no caso do 14b que você está montando, não teria câmbio, certo? Teria ideia de preço dele pronto? Sobre o MWM 2.8, as peças que faltam para deixa-lo completo, seria em torno de quanto?
Já estou começando a fazer as cotações dos câmbios, conjuntos e motores para ter uma noção melhor!
Agradeço mais uma vez a boa vontade!
PS. Obrigada por completar as informações dos guinchos com suas respectivas fotos!
@Rodrigo-ce,
Olá novamente Rodrigo, ótimas informações sobre os guinchos, muito completo! Obrigada mesmo! Só achei bem salgado os preços, rs... Caso eu decida colocar depois, o preço da mão de obra seria muito maior do que colocar agora, certo? Imagino que com o câmbio fora, deva ser muito mais em conta...
Sobre a “função” de um guincho, seria exclusivamente para “desatolar” outro veículo na trilha por exemplo? Ou teria mais funções?
Obrigada pelas informações!
@sallespickup,
Olá Salles, pelo que sei o Perkins 4203 realmente é um motor de trator, mas saiu em alguns Engesa militar a versão “veicular”, vamos dizer assim... Confesso que a princípio pensei que fosse o Q20b, depois que era o 4236, mas no final “era” o 4203...
Enfim, tirei algumas fotos do motor logo que comprei, mas não ficaram tão boas, o sol na tela do celular não ajudou, rs!
529248
529249
529250
529251
Obrigada e espero que possa ser um melhorzinho! kkkkk
@Sonhador,
Olá Sonhador, quanto tempo, rs! Sobre essa ideia que você deu de pegar uma Hilux sinistrada, qual seria o ano, modelo dela? O conjunto motor, câmbio automático etc, caberia no Engesa tranquilo? Eu sei que isso é muito relativo, mas teria alguma ideia de preço?
Eu só tenho a agradecer pelas mensagens, muito obrigada!
Bom dia,
Interessante, adminsao de um lado e descarga do outro lado...
Eriksom Teixeira Lima
26/05/2016, 15:09
Olá Eriksom, sobre a condição do motor não posso falar nada, o ideal seria fazer uma revisão... Mas minha ideia é trocar todos os fluídos, colocar um alternador e liga-lo para ver o que acontece... Mas TUDO depende do câmbio, por isso não consegui fazer nada ainda, estou “travada” nisso desde então e simplesmente não sei o que fazer! Rs
Realmente o que eu mais queria no Engesa era o câmbio automático, principalmente pelo conforto, independente do motor! Acredito que o mais em conta, ou o melhor custo benefício seria mesmo o MWM 2.8 caso eu optasse por esse câmbio do Cavesco por exemplo...
Obrigada pelo PDF e pelas informações dos câmbios! Sobre os eixos e suas relações, em um primeiro momento seria “primordial” abrir o diferencial para fazer uma revisão? Lembrando que é um jipe do leilão do exército que devia estar parado por vários anos e nunca mais andou desde então... O mais certo a fazer seria uma revisão geral do motor, bomba, diferencial, resumindo, de tudo, certo? Teria uma base de preço para as revisões obrigatórias que eu não poderia deixar de fazer em um primeiro momento?
Enfim, mais uma vez muito obrigada pelas explicações!
PS. Jogar o motor fora? kkkkkk, que maldade! Mas o que seria esse “2 mil a mais” ? O que custaria esse valor para trocar?
Troque o óleo, coloque água, e conecte uma bateria e dê partida no motor, coisa simples de ser feita. Não precisas de alternador para fazer isso, apenas uma bateria. Se o motor de arranque não estiver funcionando, um bom mecânico saberá girar o motor com uma manivela a moda antiga (kkkkk). Se o mecânico foi bom, ele saberá como está o estado do motor pelo simples barulho ou ronronar do bichinho. Claro que uma boa olhada por cima (sem cabeçote) e por baixo (sem cárter e tampas inferiores) permitirão uma avaliação mais precisa.
O que eu quis dizer é que se estiver ruim, você gastará um bom dinheiro para comprar tudo de reposição (eixos, pistões, comandos, camisas etc etc etc) que somado ao dinheiro da caixa e da transferência poderão ficar 2 mil reais mais barato do que você achar um bom mwm 2.8 turbinado e conectá-lo as caixas prontas do Caveso .... ou comprar um excepcional toyota 14B e com caixas de câmbio e transferência (aí pelo nordeste há muitos dele, especialmente pelos lados da Paraíba onde reformam caminhonetes Band para turismo (esqueci a cidade).
Enfim, minha sugestão é simples: ligue esse motor imediatamente e avalie o estado dele antes de mais nada.
Se ele estiver bom, você passa para um novo estágio de preocupações :putz:
Boa sorte.
Arildo MT
26/05/2016, 15:58
Uma baita empreitada, esta indo muito bem, pesquisando, avaliando, antes de torrar o din din em um conjunto pouco proveitoso ou que precise de muitos up grads frequentes, como viu pode escolher varias vertentes, original, light, hard, seu uso e bolso vai determinar tudo, o conjunto hilux como dito anteriormente talvez não caiba, o mwm 2.8 deve ficar bom, usei band pick-up com 14b e 5m e mesmo carregado erá forte, econômica e muito elástica (anda até d+), esta no caminho certo, sucesso.
Rodrigo-ce
26/05/2016, 23:41
Rogério Nunes
Muito obrigado por corrigir as incoerências que foram escritas e por me esclarecer sobre essa fato da F85 militar.
Rodrigo-ce
27/05/2016, 00:17
Suelen
No meu caso o guincho serve para desatolar o carro, principalmente se você andar sozinho, para tirar um colega que esteja atolado, como suporte para descer ou subir em locais muito íngreme.
A pessoas que usam para outras finalidades, não é o meu caso.
Muito bacana o motor que você arranjou, espero que ele venha suprir suas necessidades.
Os guinchos mecânicos infelizmente são muito caros. Quando você tiver com o jipe todo montado que não faltar mais nada tu compras um.
Uma dica para ajudar você. Tente fazer alguns curso na área de mecânica na sua cidade, vá comprando ferramentas básicas.
Suelen melhor do que ter um jipe: é você poder trabalhar nele, trocar peças, ajeitar o que quebrou, inventar novas configurações para ele etc.
Você aprendendo a fazer a manutenção dele vai te poupar dinheiro além de trazer mais confiança naquilo que está usando.
Quando comprei minha band eu fazia o mesmo que você, pesquisava muito no fórum. Percebia pelos relatos dos colegas o custo alto com oficinas e a insatisfação com alguns profissionais. Foi quando tive a idéia de fazer as manutenções da band em casa, passei um ano juntando todo tipo de ferramenta para fazer tudo que fosse preciso na garagem, deixando apenas a parte de retifica do motor para ser feito em local apropriado. Fiz alguns curso no Senai para facilitar a vida, dessa forma vou trabalhando aos pouco na minha viatura.
sallespickup
27/05/2016, 09:54
bom agora deu uns "probleminha"... rsrsrrs,
realmente é 4203, motor que funciona direitinho mais por causa da sua pouca cavalaria 67 cv e baixo giro 2.3 rpm vai complicar qualquer conjunto de cambio, pois força em trilha tem, nada espetacular, porem em deslocamentos vai ser um tedio, pois se alonga diferenciais o motor não tem força, se deixa eles curtos, pra ter força é 70 no maximo, então agora é parar e pensar e muito o que vc espera do jipe, pois com esse motor EU compraria o que existe de mais barato, que seria o 260f com reduzida do jeep ford, é o CJ5, e vai andando até um investimento maior, ou se o bolso premitir ai vai pra outra coisa de uma vez, e ai ja viu que tem opções de monte
abs carlos sallespickup
Sonhador
28/05/2016, 21:04
@Sonhador,
Olá Sonhador, quanto tempo, rs! Sobre essa ideia que você deu de pegar uma Hilux sinistrada, qual seria o ano, modelo dela? O conjunto motor, câmbio automático etc, caberia no Engesa tranquilo? Eu sei que isso é muito relativo, mas teria alguma ideia de preço?
Ja vi conjuntos toyota D4D vendidos aqui no forum na faixa dos 14k chassis (Sinistro), motor , diferenciais , etc ....
sobre caber ai ja não sei dizer ..... mas usei a hilux como exemplo ... pode ter outros veiculos que possam servir (troller , triton, etc...) .... falei como sinistrado por ter um conjunto completo e um preço mais aceitavel . e so ficar de olho e ir fazendo cotações , em adaptações e dificil saber os limites
Sonhador
28/05/2016, 21:27
Suelen
Esqueci de falar que usando um carro de sinistro pode aproveitar inclusive ar condicionado e outras peças de conforto .... falei sobre hilux , troler mas tbem tem as ranger e outras mecanicas que tem bastante no mercado.
so para ter uma ideia !!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/92974-mecanica-de-hilux-automatica-2009-no-engesa-fase-1-a-2.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/108106-qual-o-maior-motor-diesel-ja-posto-em-um-engesa-3.html