PDA

Ver Versão Completa : L-200gls esquentando - instalar ventuinha auxiliar funciona?



Claudio Alexandre
05/03/2006, 17:31
:D Caros amigos, na condição de participante sou novo neste fórum, mas como leitor e aprendiz das lições de alguns participantes como v.g. Walter Lassita, Edintruder, Mirim, Expert e outros, já faz alguns meses.
Mas, superada a apresentação inicial quero expor um problema para debate, qual seja, sou proprietário de uma l-200 gls/02, único dono, atualmente com 147000KM, como diz o pessoal daqui de Natal, "zerada", que, no entanto, tem me preocupado com a temperatura do motor quando em atividade intensa em areia fofa, principalmente, dunas e beiras de praias, bem como, quando subo serras com ela.
Já vi que alguns participantes instalam ventuinhas elétricas para auxiliar o ar-condicionado, aí vem a pergunta - Será que a ventuinha elétrica serve para auxiliar no resfriamento do motor? A sua instalação é jogar dinheiro fora? Qual a que se adapta na L-200/02?
Por fim, lembro que aqui em Natal a temperatura sempre é elevada e, além disso, trabalho no interior do Estado onde a temperatura média é de 38º o ano todo, fato que sem dúvida alguma contribui para elevar a temperatura do motor.

Edintruder
05/03/2006, 18:55
Não é jogar dinheiro fora não, na verdade é uma forma de proteger o teu patrimônio, e a vontuiha extra para o ar condicionado resfria o motor junto. É uma boa alternativa, pois é só ligar o ar que resfria o motor junto. Outra opção é instalar com um cebolão de temperatura. Para instalar o cebolão, deves ir em uma oficina de radiadores que eles instalam um ponto de fixação na carcaça. O cebolão aciona um relé que liga a ventuinha elétrica. É bem simple de ser feito e funcional. Tanto é possível que o pessoal instala em CJs.

Claudio Alexandre
05/03/2006, 19:15
Edintruder.
Aqui em Natal não tem oficina de radiadores confiável, mas, tenho um bom mecânico que trabalha quase exclusivamente com veículos do tipo 4x4, aliás ele manja muito do riscado, a maioria dos veículos consertados na oficina são de propriedade do pessoal praticante de off-road daqui da cidade. Porém, apesar dele já ter mencionadao anteriormente essa opção para resfriar o motor, é mais prudente perguntar neste fórum antes de fazer a instalação, principalmente, para colher a experiência de alguns "experts".
Aliás, no último mês de janeiro quase perdi meu carro para Iemanjá por causa de um atolamento na beira da praia, maré elevada, como se diz por aqui com ressaca, e que na hora de sair do lugar o motor estava perigosamente esquentando, ocasionando um susto grande, somente consegui sair do local puxado por uma land rover, a menos de dois metros do mar.
Obs. O que é Cjs?
Depois vou postar na minha página algumas fotos de trilhas percorridas no litoral Potiguar.

Roberto Apolinário
06/03/2006, 09:38
Amigo, antes de tentar instalar qualquer coisa no seu carro, tenta identificar a causa do aquecimento, geralmente o que faz com que o carro esquente é a válvula termostática, pois esta tem vida útil, e de tanto abrir e fechar, ela trava, impedindo a circulação da água fria no motor, ficando somente aquela água quente, gerando o aquecimento, se o proplema for este não adianta instalar ventuinha, pois o motor está aquecendo por dentro e a ventuinha irá esfriar por fora, veja logo esse problemas pois se for isso é simples de resolver, trocando a válvula termostática, caso seja muito cara a original existe um fabricante nacional MAHLE, e é excelente, até mais

Nos informe a causa do seu problema, ok :putz: :pensativo:

Roberto Apolinário
06/03/2006, 09:44
Amigo mais uma dica, como o clima onde moras é muito quente, quando trocar o liquido de arrefecimento do motor, coloque uma parte de antioxidante, porém evite o anticongelante, já que ai já é mui quente, o anticongelante serve para lugares com clima mais frio, onde com o motor muito frio nos motores a diesel é difícil pegar, abraços e espero que tenha ajudado

Roberto Apolinário
06/03/2006, 09:46
Amigo todos falam mal da DAKOTA devido ao problema de aquecimento, mais a L200, também dá esse problema direto, na DAKOTA normalmente o problema é válvula termostática travada

TylerNTL
06/03/2006, 10:02
Cláudio,

CJ's são aqueles jipes militares que o pessoal do Jipe Clube adora viver consertando. Especialmente pelo conforto!

Claudio Alexandre
06/03/2006, 10:14
:D Roberto valeu a dica, vou mandar verificar a válvula. Aliás, anticogelante por aqui só mandando instalar o motor dentro de uma câmara frigorífica. Você indica alguma marca de antioxidante em especial. :?:
Thelmo, obrigado pela tradução, inclusive, meu vizinho tem um que já foi até capa de revista aqui na região Nordeste, qualquer dia vou colocar uma foto no site.

Homero
06/03/2006, 11:01
Thelmo,


voce disse:CJ's são aqueles jipes militares que o pessoal do Jipe Clube adora viver consertando. Especialmente pelo conforto!


Maldade a sua... o que o pessoal gosta mesmo é do vazamento de óleo vitalício...

Homero

Roberto Apolinário
06/03/2006, 19:13
E aí Claudio

Existe uma marca muito famosa no Brasil que é o RADIEX e creio que é o que normalmente todos nós usamos, existe porém dois tipos um deles é somente antioxidante e o outro é anticongelante também, até mais

Roberto Apolinário
06/03/2006, 19:19
caso tenha alguma dúvida acesse www.radiex.com.br

e clique no item arrefecimento

freitasjr
06/03/2006, 20:30
...Já vi que alguns participantes instalam ventuinhas elétricas para auxiliar o ar-condicionado, aí vem a pergunta - Será que a ventuinha elétrica serve para auxiliar no resfriamento do motor? A sua instalação é jogar dinheiro fora? Qual a que se adapta na L-200/02? ...


Olá Cláudio, conheci uma pessoa que tinha uma L200 Sport HPE, que esquentava alem do normal de vez em quando; e ele resolveu o problema instalando uma ventuinha elétrica. Então se serviu no caso dele, deve servi pra o seu tb.

Ah, já que vc é de Natal como eu, tem um pessoal que estar organizando uma trilha neste final de semana(Domingo) lá para os lados de Pium, Pipa, no trecho conhecido como a Trilha do Topogã, conhece ? Bem se estiver interessado, se comunica comigo OK.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Roberto Apolinário
06/03/2006, 21:14
Na minha opinião as adptações podem surtir apenas resultados psicológicos, e não resolverão o problema as vezes esse problema é muito mais simples do que o esperado, então tente resolvê-lo sem fazer adaptações

freitasjr
06/03/2006, 21:48
Na minha opinião as adptações podem surtir apenas resultados psicológicos, e não resolverão o problema as vezes esse problema é muito mais simples do que o esperado, então tente resolvê-lo sem fazer adaptações


O ponteiro do mostrador de temperatura da picape não subir mais acima da metade Não é um resultado psicológico, e sim algo real de se ver e comprovar.

O problema das L200 Superaquecerem ou esquentarem além do normal, já é um problema crônico, não é nenhum probleminha simples assim não.

É algo já debatibo e muito aqui no forúm, e alguns resolveram o problema trocando o radiador por outro maior ou colocando um adicional, ou instalando uma ventuinha elétrica.
Uma solução barata e talvez paliativa que é utilizada por alguns(porém não se sabe se resolve o problema por completo) é utilizar 50% de agua e 50% de um adivitivo bom no radiador.

Alguns relatam que já verificaram, a válvula termostática, radiador, válvulas, bicos injetores, etc, etc e o problema não desapareceu. Nem as concessionárias conseguem resolver.

O que se chegou a conclusão aqui no forúm, é que um motor concebido inicialmente p/ 93 cv(no manual diz 87 mas na verdade chega a 93) foi modificado pela montadora p/ elevar a sua potência e torque p/ 100,121 e até 141cvs e torque tb aumentado, porém o seu sistema de arrefecimento continuou o mesmo, ou seja, inicialmente 93, mexido p/ 141.. ta no limite...

Logo não é algo tão simples assim que se resolve com uma revisãozinha. Tem-se que encontrar a solução e adapta-la(caso seja necessário) p/ se resolver por completo. AH NÃO SER, que no caso ESPECÍFICO do caro colega "Cláudio Alexandre" seja problema de manutenção, tipo: radiador sujo, líquido de arrefecimento velho ou abaixo do nível mínimo, ou ventuinha com problemas, etc.

Caso então não seja esses velhos problemas conhecidos e sim o problema crônico de superaquecimento das L200(pelo visto aparece em todos os modelos HPEs ou não), aí terá que se partir p/ uma solução mais "drástica". Mas antes disso, concordo com vc, será mais prudente checar alguns itens de praxe.

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Claudio Alexandre
06/03/2006, 22:09
Caros colegas.

O arrefecimento foi trocado há três meses. A ventuinha está funcionando normalmente. No entanto, como viajo muito para o interior do Estado e entra muitos bichos pela grade frontal do carro, vou mandar verificar o radiador para ver se soluciono o problema. Depois eu informo o problema e a solução.

Roberto Apolinário
06/03/2006, 22:13
Concordo plenamente com vc Francisco Freitas, o que estou sugerindo para o colega é que antes de tomar qualquer atitude mais drástica, do tipo fazer alterções ou adaptações é fazer o de praxe, pois o quesito temperatura elevada em veículos desse tipo é um ítem muito delicado, pois ignorar esse tópico é condenar o motor, e ai o prejuizo, vai ser muito maior, mais não que ele deva fazer tudo o que tiver pela frente para melhorar isso, pois como disse antes, o resultado poderá ser somente psicológico, do tipo colocar 10 ventuinhas auxiliares e falar agora não pode esquentar mais, pq tem 10 ventuinhas, acho que vc tem razão em tomar esse tópico como muito importante, pois essa é uma das causas mais frequentes de empenar os cabeçotes, mas antes de qualquer alteração acho que deve tentar encontrar a causa do problema, pois achando-se a causa fica mais fácil encontrar a solução

Roberto Apolinário
06/03/2006, 22:34
Claudio, aproveita que vai verificar o radiador e verifica também a valvula termostática, é um negocinho de nada, mas se tiver bichada, faz muita diferença no aquecimento, pergunte para o seu mecânico sobre essa coisinha insignificante, caso precise de substituí-la, veja da MTE-thomson olha nesse site
http://www.thomson-net.com.br/result_catalogo.asp?page_no=74&bcodigo=&bdescricao=VALVULA%20TERMOSTATICA&bmarca=&bmodelo=&Item=2

Roberto Apolinário
06/03/2006, 22:39
com o tempo, há a oxidação normal de algumas peças do motor, inclusive a válvula termostática, caso já tenha trocado recentemente esta peça, desconsidere esse item, pois ela só estraga com o tempo e a oxidação

falow

Roberto Apolinário
06/03/2006, 22:48
Aos colegas que interessar, deem uma olhada nessa matéria sobre aquecimento de motor

http://www.motorway.com.br/areas/noticias/default.asp?idNoticia=93&numPagina=13

PY5KJ
07/03/2006, 07:24
Senhores, não adianta. Já falamos e muito sobre isso e a razão do aquecimento se deve a um sistema subdimensionado da refrigeração. 7 litros é insuficiente para a potência do motor. É simples, um motor de um caminhão por exemplo, que é o mesmo principio de funcionamento, utiliza uma razão de cv/litror-refrigerante em torno de 8 a 9. Nas L200 temos em torno de 120cv/7 litros: 17,... então, é muita potência para pouca água. Num outro tópico, que mencionei a instalação de um outro radiador simples com mais 2 litros que juntamente o acionamento da ventuinha do ar condicionado, a qual entra junto com o ventilador do intercooler, pois não precisa instalar mais nada, é só interligar a alimentação dos dois, resolverá o problema. Concordo que antes desta solução mais "drástica" pois dependerá muitas vezes de outros, verificar os itens de prache e já discutidos.
Portanto, nossa briga com a mitsubishi dever ser no redimensionamento do sistema com o aumento da quantidade de água. A propósito, não adianta instalar o sensor no radiador, o interessante é no motor. Existe um ponto no cabeçote aonde sai água para o aquecimento interno que pode ser furado e instalado o sensor, pois se furar uma mangueira, a leitura será do radiador e não a do motor, que é a mais séria. no más, é só alegria.
saudações
marco

Roberto Apolinário
07/03/2006, 07:59
O negócio então é encher a MITSUBISHI de reclamações pra ver se eles fazem alguma coisa pra melhorar isso, a menos que eles achem isso normal, ah é, esqueci no Japão é frio pacas, descobri o problema rsrsrsrsrs

freitasjr
07/03/2006, 14:00
O negócio então é encher a MITSUBISHI de reclamações pra ver se eles fazem alguma coisa pra melhorar isso, a menos que eles achem isso normal, ah é, esqueci no Japão é frio pacas, descobri o problema rsrsrsrsrs


Hehehee, gostei dessa...

Caro colega Roberto Apolinário, boa dica a sua de o Cláudio olhar a válvula termostática.

PY5KJ , Concordo tb com vc em relação ao subdimensionamento do sistema de arrefecimento das L200 p/ os motores de 121 e 141 cv. Mas parece-me que a L200 do amigo Cláudio Alexandre é daquelas de 93cvs, logo teoricamente não teria rasão aparente p/ seu superaquecimento(o problema crônico das sports).

Sendo a dele a de 93cv, acho(eu disse acho, pois não se tem como diagnosticar algo assim de longe e além disso não sou mecânico), que no caso dele deve ser outro problema menos grave, algo de manutenção mesmo. Se for a dele a de 121cv p/ cima, aí as chances de ser o problema crônico são grandes. Bem é esperar pra ver, uma vez que o Cláudio disse que estar mandando checar todos os iténs de praxe.

Um abraço a todos... Cordialmente, Francisco de Freitas...

Arkov
10/03/2006, 23:04
eu instalei no meu carro uma ventoinha auxiliar, pois com o ar-condicionado ligado em dias muito quentes, parado por muito tempo em semaforos o ar começava a ganhar temperatura, e o motor aquecer, pois a rotação da hélice de acoplamento viscoso nao gira na rotação que consiga vencer o calor gerado pelos radiadores, andando em media de 30km/h normal, o ar gela e tal.
pra resolver este problema comprei uma hélice do Tigra em um desmanche R$130,00, um relê 50amp R$16,00, terminais e fios de 4mm R$ 15,00, e instalei aqui em casa mesmo, mao de obra R$0,00.
a ventoinha é acionada pelo compressor, assim que ele acopla liga a ventoinha.
ficou outra coisa agora, posso ficar parado o tempo que for no sol em marcha lenta que nao esquenta nem o ar nem o motor, ficou uma maravilha.

entao "Claudio Alexandre" muita gente instala uma ventoinha extra nesses casos ae que vc citou, trilha, areiao etc, vc pode instalar uma chave e ligar quando estiver nessas situações.
no caso da L200, a ventoinha do ar-condicionado do Vectra serve perveitamente, batendo até as furações. é comum "mas nao legal" aquecer bastante nesta temperatura ambiente, instale uma ventoinha e seja feliz.

jeisonk
13/03/2006, 21:19
Thelmo,


voce disse:CJ's são aqueles jipes militares que o pessoal do Jipe Clube adora viver consertando. Especialmente pelo conforto!


Maldade a sua... o que o pessoal gosta mesmo é do vazamento de óleo vitalício...

Homero

Vocês não deixam passar né. :lol: :lol:
Mas vale lembrar que devemos muita coisa a esse CJs, eu mesmo fiquei um tempão procurando um para mim, e tem sido só alegria, a sensação de liberdade é indescritível, muito bom.
Abraços a todos. :dance: :dance: :dance:

Marvindez
11/04/2006, 22:02
Arkov
Tb possuo uma L200, e estou tendo estes mesmo problema, como vc citou as ventoinhas do Vectra se adapitam, vc poderia me dizer de qual vectra (ano) é essa v entoinha.

danielgleizer
12/04/2006, 22:03
Amigos , Ja lancei um tópico a esse respeito é so olhar nos arquivos e posso AFIRMAR de que o problema de aquecimento das L200 é CRONICO!! Ja fiz de tudo o possivel e imaginario como : Varetar radiador , trocar valvula termostatica , bomba dagua , travei embreagem viscosa da helice , coloquei ventoinha auxiliar ligada ao rele do ar condicionado coloquei aditivo e por ultimo troquei a junta do cabecote e o PROBLEMA CONTINUA!! Ja reclamei com o 0800 da Mit e eles pediram para levar a uma concessionaria que nada iria adiantar . Ja cansei de ver e ouvir reclamacao de proprietarios sobre aquecimento das L200 inclusive carro 0km e olha que a minha é uma GL 2001 . Nao sei o que faco mais , subir uma serra com o ar ligado o ponteiro fica no meio e se forcar sobe mais!!

Walter L. L. Casitta
12/04/2006, 23:46
Isso me lembra um Fiat Tempra 16V que comprei 0Km e que esquentava quando exigido. O pessoal da concessionária sempre dizia: “Isso é normal. Não se preocupe”.
Por fim resolvi acreditar neles e passei a ignorar o problema e apenas usufruir do veículo. Foi um dos melhores carros que tive nunca me deu problema algum mesmo com o aquecimento.

PY5KJ
13/04/2006, 08:40
daniel, aumente a quantidade de água do sistema, que vc verá a redução da temperatura. Verifique o ponto deste motor, pois talvez ele esteja muito adiantado, e tb a regulagem das válvulas, uma vez se elas estiverem muito abertas, irá aquecer mesmo. A folga correta é 0,15mm a frio.
na época eu instalei um radiador de intercooler que estava disponível, o qual aumentou em 2 litros, deu um significativo resultado.
boa sorte

freitasjr
13/04/2006, 13:39
Amigos , Ja lancei um tópico a esse respeito é so olhar nos arquivos e posso AFIRMAR de que o problema de aquecimento das L200 é CRONICO!! Ja fiz de tudo o possivel e imaginario como : Varetar radiador , trocar valvula termostatica , bomba dagua , travei embreagem viscosa da helice , coloquei ventoinha auxiliar ligada ao rele do ar condicionado coloquei aditivo e por ultimo troquei a junta do cabecote e o PROBLEMA CONTINUA!! Ja reclamei com o 0800 da Mit e eles pediram para levar a uma concessionaria que nada iria adiantar . Ja cansei de ver e ouvir reclamacao de proprietarios sobre aquecimento das L200 inclusive carro 0km e olha que a minha é uma GL 2001 . Nao sei o que faco mais , subir uma serra com o ar ligado o ponteiro fica no meio e se forcar sobe mais!!


Daniel, só um detalhe, o ponteiro da temperatura chegar na metade é completamente normal p/ qualquer carro - seja ele gasolina, alcool, GNV ou Diesel.
Agora se subir bem além da metade, aí sim é problema de superaquecimento.

Abs, atenciosamente Francisco de Freitas...

danielgleizer
13/04/2006, 19:36
Daniel, só um detalhe, o ponteiro da temperatura chegar na metade é completamente normal p/ qualquer carro - seja ele gasolina, alcool, GNV ou Diesel.
Agora se subir bem além da metade, aí sim é problema de superaquecimento


Ok! Concordo só que se eu continuar pisando com pressao ele passa da metade e nao quero continuar para ver o que vai dar :lol: (junta do cabecote queimado ou trinca) . Ja verifiquei a abertura da valvula quando troquei a junta e ja mandei para um bombista para verificar o ponto , a única coisa que eu ainda nao fiz foi verificar uma valvula By pass do Radiador de óleo que abre o oleo para o radiador ou circula internamente , alguem conhece essa valvula??? :?: :?: :?:

Sípoli
25/03/2007, 11:20
eu instalei no meu carro uma ventoinha auxiliar... ...do Tigra em um desmanche R$130,00...

Arkov, bom dia, tenho um Tigra e gostaria de saber onde esta este carro que vc achou em desmanche? Poderia me ajudar?

jlguimarães
25/03/2007, 21:25
:D Caros amigos, na condição de participante sou novo neste fórum, mas como leitor e aprendiz das lições de alguns participantes como v.g. Walter Lassita, Edintruder, Mirim, Expert e outros, já faz alguns meses.
Mas, superada a apresentação inicial quero expor um problema para debate, qual seja, sou proprietário de uma l-200 gls/02, único dono, atualmente com 147000KM, como diz o pessoal daqui de Natal, "zerada", que, no entanto, tem me preocupado com a temperatura do motor quando em atividade intensa em areia fofa, principalmente, dunas e beiras de praias, bem como, quando subo serras com ela.
Já vi que alguns participantes instalam ventuinhas elétricas para auxiliar o ar-condicionado, aí vem a pergunta - Será que a ventuinha elétrica serve para auxiliar no resfriamento do motor? A sua instalação é jogar dinheiro fora? Qual a que se adapta na L-200/02?
Por fim, lembro que aqui em Natal a temperatura sempre é elevada e, além disso, trabalho no interior do Estado onde a temperatura média é de 38º o ano todo, fato que sem dúvida alguma contribui para elevar a temperatura do motor.



Claudio Alexandre a ventoinha é uma exelente opção não só na refrigeração como no funcionamento do ar condicionado em transito ou em marcha lenta haja visto que todos os carros normais já saem de fabrica com esses equipamentos. Na minha já veio instalada pela antigo proprietário (muito bom) mas outro dia queimou o motor e logo senti a diferença no funcionamemto no ar condicionado principalmente em transito com chuva forte ou com dia quente que é teu caso mas coloquei logo um motor novo. faça a instalação e seja feliz.


um abraço a todos.

Claudio Alexandre
26/03/2007, 20:26
jlguimarâes.
Caro amigo, não sei se você percebeu mas o tópico é um pouco antigo, já faz algum tempo que eu instalei uma ventuinha auxiliar na minha L200 Gls 2002, e na prática funcionou muito bem, sendo inclusive testada em várias ocasiões em rallys e trilhas com alguns jipeiros aqui de Natal/RN.
No entanto, como aqui nesta região é muito comum fazer trilhas sobre longos trajetos de dunas, o que força muito o motor sempre funcionando com rotação no limite, em algus momentos fiquei preocupado observando o ponteiro da temperatura subir até bem próximo da área de aquecimento do carro, mas, mesmo nessas condições a ventuinha consegue baixar a temperatura em pouco tempo.
Enfim, apesar de gostar da minha picape posso dizer sem nenhuma dúvida que o motor é uma mer..., e o pior é que a Mitsubishi do Brasil tem conhecimento disso.

abreu
26/03/2007, 21:53
Edintruder.
Aqui em Natal não tem oficina de radiadores confiável, mas, tenho um bom mecânico que trabalha quase exclusivamente com veículos do tipo 4x4, aliás ele manja muito do riscado, a maioria dos veículos consertados na oficina são de propriedade do pessoal praticante de off-road daqui da cidade. Porém, apesar dele já ter mencionadao anteriormente essa opção para resfriar o motor, é mais prudente perguntar neste fórum antes de fazer a instalação, principalmente, para colher a experiência de alguns "experts".
Aliás, no último mês de janeiro quase perdi meu carro para Iemanjá por causa de um atolamento na beira da praia, maré elevada, como se diz por aqui com ressaca, e que na hora de sair do lugar o motor estava perigosamente esquentando, ocasionando um susto grande, somente consegui sair do local puxado por uma land rover, a menos de dois metros do mar.
Obs. O que é Cjs?
Depois vou postar na minha página algumas fotos de trilhas percorridas no litoral Potiguar.

Situação ruim amigo!
Já passei por isto tambem, depois de Punaú um pouco, em uma Sport HPE...
Na brincadeira para não perder o carro perdi um cabeçote e uma turbina, os 2 foram pro saco...
No sul as L200 esquentam, mas aqui em Natal, elas fervem, pqp...

Uma ventoinha elétrica na parte da frente do radiador ajuda, mas não resolve o problema. Mas pelo menos vai retardar um pouco o tempo de esquente.

Procure a Natal Radiadores (acho que o nome é esse), ali na Av. 2, logo após o 1º sinal vindo da Bernardo Vieira, junto aquelas lojas de carro... O cara é bom lá.

Você tambem pode ir em Lula, ali por traz do Hiper da Prudente. Ele é muito bom, faria essa adaptação na boa.

Abraços.

jlguimarães
17/08/2007, 00:58
Situação ruim amigo!
Já passei por isto tambem, depois de Punaú um pouco, em uma Sport HPE...
Na brincadeira para não perder o carro perdi um cabeçote e uma turbina, os 2 foram pro saco...
No sul as L200 esquentam, mas aqui em Natal, elas fervem, pqp...

Uma ventoinha elétrica na parte da frente do radiador ajuda, mas não resolve o problema. Mas pelo menos vai retardar um pouco o tempo de esquente.

Procure a Natal Radiadores (acho que o nome é esse), ali na Av. 2, logo após o 1º sinal vindo da Bernardo Vieira, junto aquelas lojas de carro... O cara é bom lá.

Você tambem pode ir em Lula, ali por traz do Hiper da Prudente. Ele é muito bom, faria essa adaptação na boa.


Abraços.



Pra poder usar na trilha tem que trocar o radiador original pelo da Pajero,ou original das RS que são bem maiores e são fabricados pela MIT ou mandar fazer um radador maior. Quanto a levar na MIT pra resolver o prblema, eles não estão nem aí para o propietário pricipalmente essa aí de Natal que não trabalha com estoque como muitas outras pelo pais.