PDA

Ver Versão Completa : Modelos de VHF ?? Opinem ...



Juninho
04/03/2006, 22:08
Salve galera ...

Seguinte:

O Jeep Clube de Londrina fechou esta semana um grupo para aquisição de rádios VHF ( HT ou BASE ??) mas ainda imperam dúvidas sobre qual rádio seria o mais indicado para o uso do grupo ..qual seria a melhor relação custo x benefício ...
Temos os seguintes modelos até o momento:

ICOM IC-2100H
ICOM V8000
Yaesu FT2800M

HT's : ICOM IC-V8
YAESU VX2-R
VX5-R
VX7-R



Alguém ( Luiz, Marcelino , Wallace ) teriam dicas sobre qual o modelo mais adequado na faixa destes que eu apresentei que temos como opção ??? até 75 Watts ???


[ ]'s ...

Juninho
04/03/2006, 22:17
Eu de novo ...

Continuando a história do nosso grupo de VHF ..surgiu uma outra dúvia ...

Todos teriamos que fazer aprova de conhecimentos junto ao PAPAI NOEL pra podermos ter nosso indicativo ...

Ma a Anatel sugeriu o seguinte ...

Que se o Jeep Clube tivesse um radioamador classe A que se responsabilizasse pela Associação do Jeep Clube, a Anatel concederia a todos o indicativo sem a necessidade da prova, desde que o Classe A ministrasse um curso a Associação a qual eleseria responsável ...

Isso é realmente possível ? Desta maneira, nós pertencentes a associação teríamos um indicativo ? Seria necessário que cada um fizesse a prova posteriormente, correto ?

Temos um Classe A no nosso clube e ste poderia se responsabilizar pelo clube ... quais sanções este classe A poderia ter no caso de má conduta de um dos integrantes da Associação ??

Toda contribuição, idéia e sugestão será bem vinda !!

[ ]'s ...

Luiz Claudio
05/03/2006, 01:19
Alguém ( Luiz, Marcelino , Wallace ) teriam dicas sobre qual o modelo mais adequado na faixa destes que eu apresentei que temos como opção ??? até 75 Watts ???

Juninho,

Essa eu passo, meu forte é a faixa dos 11 metros!!!

Tenho certeza que daqui a pouco o Marcelino ou o Wallace aparecem pra te ajudar com essas dúvidas... :concordo:

[]'s...

Juninho
05/03/2006, 02:36
De qualquer maneira ... valeu pelo interesse ... :palmas:

Grande abraço.

Juninho

:concordo:

marcelino
06/03/2006, 11:56
Senhores,

Acho até viável a obtenção do indicativo classe A para um rádioamador agora este se responsabilizar por todos os outros (em relação à operação dos rádios, características técnicas, pagamento de taxas etc).....

Em relação aos equipamentos fica dificil a análise pois como todo equipamento de tecnologia (micro, notebook, filmadora, telefone celular e por ai vai) cada uso, gosto e bolso deve imperar....

Na minha humulde opinião devemos optar por rádios não tão avançados pois por experiencia própria qq conserto fica caro e convenhamos a viatura não é um local dos mais faceis.....

Tenha com exemplo os rádios militares: São excelentes e CARÍSSIMOS para aguentar o tranco....

um abraço,

alfreis
06/03/2006, 17:51
Concordo com o Marcelino e incluiria na lista o Kenwood 261...

É basicão, tudo bem, mas funciona legal e pela quantidade de rádios por aí tem manutenção bem tranquila...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Juninho
07/03/2006, 00:12
Certo ...

O mais correto então seria cada usuário fazer o teste e conseguir o seu próprio indicativo ..para que stejamos todos dentro das normas da Anatel ... concordo! :concordo:

beleza Alexandre ?

O Kenwood 261 me parece que tb estava nos planos do pessoal ..mas vou retificar a lista e ver se este tb se encaixa ...

Quanto a questão dos modelos ... optaremos pelo melhor em relação custoxbenefício ...haja visto o uso ser exclusivo para evoluirmos em nossa comunicação dentro do grupo ... os rádios com aprovação pelo exército americano como o Yaesu 2800 ou o Icom V8000 acho que serão os escolhidos ...

:arrow: Quando estivermos acertados ...posto aki a decisão!!

Valeu pela força ... :palmas: :palmas:

[ ]s ....

alfreis
07/03/2006, 09:29
E falando sobre o teste, não é naaaaaada do outro mundo...

Tem umas coisas que precisam ser decoradas, mas para a maior parte do teste o velho e providencial "bom senso" consegue ajudar a responder!!!

Pesquise no site da Labre-SP, que lá tem algumas dicas, algumas matérias sobre os rádios e os modelos que foram homologados no país!!!

[]'s

Alexandre (ZZ2YPJ - Zulu Zulu Segundo, Yanke Papa Juliete...Rs)
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

marcelino
07/03/2006, 10:00
Senhores,

Gostaria de complementar minha opinião, para saber a performance de um equipamento vale a experincia anterior, como um "test drive" é impossível procure opiniões de outros usuários do equipamento, a empresa que lhes fornecerá com certeza tem esta informação, dê preferencia para os usuários com o mesmo perfil pesado dos jipeiros....Nada mais frustrante que informar ao cliente que este ou aquele defeito estão FORA DA GARANTIA....

um abraço,

Juninho
07/03/2006, 19:49
:shock: :shock:

Realmente já nos disseram que a prova não é lá um bicho de ste cabeças ... é questão de estuadr um pouco e ter um pouco de senso !!

tem uns cabeça de bagre aki ..mas acho que todo mundo passa !!!

Marcelino ...

Alguns amigos daki possuem VHF já .. e recomendam estes modelos no que tange ao uso em veículos como os nossos .. que na grande maioria das vezes atravessam situações que exigem além do que os aparelhos muitas vezes poderiam suportar ... portanto acredito que etes modelos irão nos atender .. e quanto a garantia ... isto é realmente um fator importante ... como no nosso caso a fonte é ..diríamos ..." excusa" ... como eles dizem lá em Ciudad ....
- La garantia soy jo !!!!! :putz: :putz: :putz:

Mas acredito que não teremos problemas maiores ...

outra questão .... Agora não é mais necessário que os rádios sejam Homologados ou isto é informação errada ???

Grande abraço e valeu pela força de todos !!!

marcelino
08/03/2006, 09:45
Senhores,

Nem vou entrar no mérito da garantia paraguaia. Tenha somente em mente que TODO EQUIPAMENTO DEVE SER HOMOLOGADO pois mesmo com indicativo se o equipamento de rádio não for homologado no Brasil teremos problemas. Obviamente que a vistoria é muito dificil e improvável.....

Um abraço,

sorvetão
08/03/2006, 11:45
aewww juninho

se conselho fosse bom não se dava vendia......mas vamo la procurem fazer tudo o mais correto para não ter dor de kbeça no futuro......vc sabe que temos amigos incomum que conhecem as normas e as leis que abilitam quem é radio amador e quem nao é. vcs estão pretendendo usar qual retransmissora isso vai ser problema imagina a zona que vai ficar em um passeio e um radio amador escutando .......mais uma vez é so conselho faça tudo legalizado desde a compra com nota fiscal até o que for necessario se não vcs podem perder o equipamento ai vai ser uma merda.....

abs

Ricardo

marcelino
08/03/2006, 12:34
Senhores,

Aproveito e jogo mais um pouco de informações. Existe um recurso tecnico que permite ao rádio adquirido para operar na faixa de radioamador "alcançar" a faixa comercial. Não façam isso, mesmo que o rádio seja homologado e adquirido de forma correta isto é ILEGAL e configura auto de infração e apreenção do equipamento.

Deixem o seus rádios ORIGINAIS operando na faixa amadora conforme a legislação...
Tirem cada um seu indicativo;
Não utilizem as chamadas BOTINAS (equipamentos de amplificação adicional), invistam numa boa antena com ganho...
Deixem a instalação para um técnico habilitado na região para garantia do produto e da instalação...

um abraço,

Juninho
09/03/2006, 01:38
Fala Sorvetão ...


realmente ..se conselho fosse bom ... o Inferno seria o maior comércio do mundo !!

Mas estamos tentando fazer de tudo para que tudo saia dentro das normas .. a notícia de que não seria necessaria a homologação do rádio surgiu de repente .. daí o motivo de eu fazer o questionamento por aki .. sabendo do conhecimento da galera sobre este assunto .. se é necessaria a homologação .. então é ! pronto acabo!

Marcelino ...

Não pretendemos " botinar " nossos rádios não .. nosso uso é restrito ao uso do grupo .. sair do alcance original dos rádio seria besteira ..sabendo-se que a Anatel pega pesado nestas situações ..longe de nós querermos ultarapssar a lei .. queremos apenas nos divertir e tirar proveito do que atecnologia nos proporciona !

Com relação a garantia ... a fonte é confiável .. e os recursos para a aquisição são escassos .. por isso optamos por tal fonte !!! Mas enfim ..cada um sabe onde o calo aperta ... daí o fato de optarmos por algo que poderíamos chamar de " clandestino" ... pois todos temos anseios ..mas nem sempre podemos arcar com o custo deste anseio .. procurando assim formas distintas de chegar ao propósito final .. ainda que os meios empregados não sejam os mais adequados .... torcemos sempre para que tudo aconteça de forma a beneficiar a todos !

Grande abraço.

Valeu pela ajuda e prestabilidade dos amigos deste Fórum !!!

marcelino
13/03/2006, 08:48
Juninho,

Minha intenção é, como sempre, passar as informações e experiencias dos assuntos que entendemos um pouco mais aos colegas jipeiros. Voces estão certos, no Brasil temos que procurar os melhores caminhos segundo nossas necessidades.

Bom proveito, com certeza a utilização dos rádios ajudará a curtir melhor o nosso hobie (pelo menos para mim) preferido o JEEP.

um abraço, e QQ dúvida que possa ajudar estou a disposição dos amigos jipeiros.

Juninho
26/04/2006, 00:13
Fala Marcelino ...

Estamos de volta ... decidimos o rádio do consórcio ...

Optamos pelo ICOM 2100 ... ao que me parece um bom modelo ...

Na verdade o meu ainda nào saiu ( tenho um azar enomre pra sorteios) mas enfim ... to no aguardo!!

Seguinte ...se aparecer algo nakelas ponta de estoques relampago que vc tem por aí .. -por favor me avise ... principalmente se pintar um HT ...ou um móvel em bom estado e um modelo bacana .. com um preço legal ..pois assim posso de repente optar por pegar um H no consorco ..um modelo bom e pegar um móvel dakels seus ... ou o inverso .. ou até mesmo troar o VHf do consorcio por um GPS ...vamo ve! se tiver algo por favor me avise !

[ ]'s ...

Wallace
26/04/2006, 11:47
Eu sou mais um fixo no veiculo que um HT.
So compraria um HT depois do movel se tiver necessidade.

Juninho
28/04/2006, 14:10
Com certeza Wallace ...

Eu tb vou de fixo no jipe .. o HT é no caso de uma viagem com um amigo em outro jipe .. que não tenha VHF ... ou pra abrir uma trilha pra um raid ..pra poder descer a pé e reportar se dá pra passar ou não ... coisas desse tipo ..

mas realmente ... o HT é um pouco " supérfluo" ...

To pensando mais na ideia de pegar um GPS .. um usado vale apena .. um V por exemplo .. ? o que devo olhar num aparelho usado ?? como identificar se está em boas condições ??

[ ]'s ...

Wallace
28/04/2006, 15:58
Depende do preço, no minimo um III +.
Tem muitos por ai vendendo 60C e 60CS por bons preços porque estão comprando os 60Cx e 60CSx
Depende muito do preço que vai encontrar e de que aparelho é.

Felipe
05/05/2006, 17:02
Juninho,

A quantas anda esse consórcio, ele pode ser aberto para pessoas de fora do clube?

Juninho
08/05/2006, 12:25
Fala Felipe ...


O consorcio é o seguinte ... estamos no quarto mês ... o pessol por enquanto abriu para o clube ..por conta da proximidade dos participantes ....e a facilidade de nos reunirmos para os sorteios ..coisas do tipo ...

Ma a idéia é montar um grupo pro pessoal de uma cidade vizinha nossa ..... posso ver se rola de incluirmos alguém aki do forum ..de repente conseguimos mais gente e formmaos um grupo OK ?

qualquer mudança aki eu te aviso ...um abraço.