PDA

Ver Versão Completa : Jumelos Revolver



Giovani
30/03/2003, 16:16
:D Olá Gustavo e pessoALL!

:D Como vc me pediu pra que serve os jumelos revolver, postei umas fotos. Acho que elas explicam. :wink:

Pavani
30/03/2003, 21:04
Ola...
Legal este jumelo...
So tenho uma duvida.... Ele nao entorta o chassis nao?!?
Parece ser muito bom mesmo....
E caro?!? ONde encontro?!?
Abra;o...
E noiss nas trilha....
Pavani

Giovani
30/03/2003, 21:25
:D Olá Pavani!

:D Não, eles não entortam o chassi. Eles são articulados para aumentar o curso da suspensão e "giram" para que a mola não tenha que fazer esse esforço, liberando a suspensão e inclusive "retirando" essa pressão do chassi. Infelismente, por enquanto, só existe lá nos EUA, à uns US$ 400,00 em média o jogo com 4 peças.
:idea: Esse é um bom exemplo do que empresas brasileiras poderiam fazer aqui, para melhorar o desempenho dos nossos Jeep. Ao invés de ficarem tentando "inventar" coisas mirabolantes e inúteis como as suspensões JR e Extreme..... :wink:

Pavani
30/03/2003, 21:34
Opa.....
Esse jumelo e bom mesmo... Vc sabe algo sobre o mecanismo?!? Como ele torce?!? Teria como vc me detalhar tudo direitinho?!? Vo procurar saber mais desse jumelo, mas tenho impressao que ja pra vender aqui no Brasil.....
Abra;o..
E noissss nas trilha...
Pavani

fugger
30/03/2003, 21:37
:D Legal!!!
:shock: Mas a susoensão não fica muto mole no asfalto?

Luis Assis
30/03/2003, 21:40
Será que tem algum segredo em Faze-los? Será que se pegarmos uma peça, não dá para copiar?? Antes que me queimem, não conheco a tecnologia envolvida nisso...
[]'s
Gustavo

Giovani
30/03/2003, 21:43
:D Olá Pavani e Fugger!

:D Acho que vi no site www.askby.com esse jumelo para venda. Eles entregam em São Paulo. Não sei detalhes sobre seu mecanismo de "giro", mas não é difícil imaginar como funciona.
:D Mole não é bem o termo, mas ele perde um pouco de estabilidade em curvas, acentuando o "Body Roll". Veja sobre isso neste mesmo site no tópico com esse nome, se não me engano está no "Forum Geral".

Giovani
30/03/2003, 21:47
Será que tem algum segredo em Faze-los? Será que se pegarmos uma peça, não dá para copiar?? Antes que me queimem, não conheco a tecnologia envolvida nisso...
[]'s
Gustavo

:D Olá Gustavo!

:D É o que eu vivo dizendo, inventem menos e copiem mais... Ele possui dois limitadores, para que não feche completamente e não abra até virar para o lado contrário. A tecnologia envolvida, qualquer torneiro conhece! :lol:

Giovani
30/03/2003, 23:29
:D Olá Wallace!

:D Sem dúvida, é aconselhável para jipes que rodem, ao menos a maior parte do tempo em fora-de-estrada. Tudo tem um preço, se vc quer rendimento em trilha, perde no asfalto... É claro que não dá pra fazer um desses em "casa", e mesmo uma cópia deverá ser testada exaustivamente antes de entrar no mercado, não como certas suspensões...
:D Quanto ao esforço no ponto fixo do feixe, também já existe solução, veja as fotos. Mas é claro, tem a questão do "preço", pois perde-se em rendimento no asfalto, principalmente na questão do "body roll". As dicas estão aí, mas cada um deve analisar qual o uso do seu jeep...

Giovani
30/03/2003, 23:40
:D Às vezes, quando dou estas sugestões, estou pensando no meu jeep, que possui barras estabilizadoras nos dois eixos e acabo pensando que todos também tem isso. São elas que dão segurança na estrada e cidade, mesmo instalando uma suspensão com esse sistema, jamais abrirei mão dos estabilizadores. Na trilha é só desconectar para "liberar" a suspensão. E aconselho à quem faz uso misto do jeep que também instale os estabilizadores. :wink:
8) Ah sim, quando digo que é fácil fazer, quero dizer em comparação à um kit com molas espirais! :wink:

Giovani
31/03/2003, 00:41
8) Eu de novo, ocupando espaço... Mas achei relevante comentar...

:!: Acho que devemos sim, incentivar o desenvolvimento desses produtos aqui no Brasil, seja criando ou copiando... Até porque nem todos podem comprar produtos importados... :wink:
:D Devemos dar força para quem resolve fazê-los, e criticar de forma construtiva para o seu desenvolvimento. Isso que temos aqui é uma excelente opção para quem quer melhorar a suspensão no fora-de-estrada, melhor que aquelas J%#@$*&.
:wink: Já que comparamos com os americanos, notem que mesmo eles, alteram apenas componentes das suspensões, não mudam o tipo da suspensão. E esses jumelos e suporte dianteiro são um exemplo disso. É lógico que alterações na suspensão implicam em outros componentes, como direção e cardãs, mas quem vai desenvolver esses componentes tem que trabalhar um pouco, não vamos explicar aqui cada detalhe envolvido. Creio que devemos mostrar o que existe por aí, dar opções aos nossos amigos jipeiros, para que não caiam na primeira que aparece na frente. :wink:

Guto
31/03/2003, 11:11
Olá Giovanni!

Bom, como vc colocou as barras estabilizadoras?
De qual veículo vc está utilizando?
Como fez o sistema para retirar na entrada de trilhas?

Obrigado!



:D Às vezes, quando dou estas sugestões, estou pensando no meu jeep, que possui barras estabilizadoras nos dois eixos e acabo pensando que todos também tem isso. São elas que dão segurança na estrada e cidade, mesmo instalando uma suspensão com esse sistema, jamais abrirei mão dos estabilizadores. Na trilha é só desconectar para "liberar" a suspensão. E aconselho à quem faz uso misto do jeep que também instale os estabilizadores. :wink:
8) Ah sim, quando digo que é fácil fazer, quero dizer em comparação à um kit com molas espirais! :wink:

Fábio
31/03/2003, 11:28
Um detalhe:

Existem sim, jumelos revolver sendo fabricados e comercializados aqui no Brasil. Uma empresa que comercializa é a Alternativa 4x4 (11) 6221-5359/5327.

[]´s

ramiro_eli
31/03/2003, 11:42
Alguem já utilizou os serviços ou produtos da empresa Alternativa 4X4?

São de boa qualidade?

gvogetta
31/03/2003, 21:12
Caros Companheiros,


O que houve com nosso amigo Wallace??? Do que ele está falando, em relação ao fórum/mensagens???
Se alguém puder me explicar...

Saudações curiosas...

Giovani
31/03/2003, 23:54
[quote="Guto"]Olá Giovanni!

Bom, como vc colocou as barras estabilizadoras?
De qual veículo vc está utilizando?
Como fez o sistema para retirar na entrada de trilhas?

Obrigado!
[quote]

:D Olá Guto e João!

:D Instalar barras estabilizadoras não é muito complicado, o problema está em achar uma que dê certo no seu Jeep. Já vi instalerem de Dodge Dart, M608 e outras. No meu Jeep tenho do Passat 1.8 na dianteira e da Pampa na traseira. Porém foram retrabalhadas, ou seja, foram "entortadas", para que desse certo. Foram quebradas 1 ou 2 antes de "acertar"!!! Não recomendo fazer isso, quem fez pra mim entende do assunto, e mesmo ele já não quer mais fazer isso. Estarei instalando no jeep do meu brother ainda essa semana, hoje mesmo fui à procura de barras "prontas", na medida certa. Quando uma der certo, comunico, aqui neste mesmo tópico.
Quanto ao desconectar é parafuso mesmo.
Para fazer a instalação veja como é no veículo de origem da barra. Geralmente a parte de baixo do "U" fica presa no chassi e as pontas da barra fica no eixo, com uma articulação, preferencialmente um "jumelinho". :wink:
:idea: :idea: Alô fabricantes de suspensão!!! Por quê ainda não fizeram um kit de barras estabilizadoras para Jeep???? É mais útil que aquelas m#@$%¨&, que estão tentando "engrupir" no pessoal!!!!

monge
01/04/2003, 10:27
E æ gente... no site da JC CHiarllo tem um jumelo tipo o revolver, lá está como jumelo articulado, tem 15cm fechado e 30 cm aberto, e o preço é de 80 merréca a unidade. O endereço é:

http://www.jcchiarello4x4.com.br/

olhar em produtos, suspensão

[]'s sem comissão.

Eugênio

ramiro_eli
03/04/2003, 13:13
Allguem já viu um Jeep com os jumelos "revolver" na trilha?

Estou muito curioso....e até pensando em coisas pecaminosas de novo...

Sandro Tannuri
03/04/2003, 22:42
E æ gente... no site da JC CHiarllo tem um jumelo tipo o revolver, lá está como jumelo articulado, tem 15cm fechado e 30 cm aberto, e o preço é de 80 merréca a unidade

Eu liguei para la e me informaram que eles so tem um prototipo pois o cara que fez nao faz mais.


Allguem já viu um Jeep com os jumelos "revolver" na trilha?

Tenho dois amigos que usam e o resultado e muito bom. Ja existem algumas empresas no Brasil tentando fazer isso, dos que eu vi ate agora gostei mais do da Alternativa 4x4 de SP, pena que so façam para Band dai a necessidade de adaptar para outras aplicaçoes.

Abraços,

Vinicius Cruz
05/04/2003, 11:46
Um detalhe:

Existem sim, jumelos revolver sendo fabricados e comercializados aqui no Brasil. Uma empresa que comercializa é a Alternativa 4x4 (11) 6221-5359/5327.

[]´s :wink: Fiquei muito interessado neste sistema para os jumelos, gostaria de obter mais informacao a respeito, principalmente se alguem ja usar o mesmo, so para titulo de curiosidade, consultei a alternativa 4x4 e o valor do jumelo e de R$ 180,00 cada e nao tem especifico para willis , teria que ser comprado o da bandeirantes e adaptar, que pelo o que foi informado seria somente colocar calcos pois a fixacao no chassis da band e mais larga que do willis.
abracos.

ramiro_eli
08/04/2003, 10:50
All:

Nunca tive a oportunidade de ver um jeep equipado com os jumelos revolver, e tenho algumas dúvidas a respeito dos mesmos...

Depois de instalados deve ser instalado tambem um limitador de curso na suspensão? (Tipo uma cinta ou algo parecido?)

No meu caso especificamente, o cardan traseiro é muito pequeno (+/- uns 30 cm) pois utilizo motor 4.4L (6cil)+câmbio Clarck. Tenho receio de que o mesmo escape o entalhado devido ao curso maior proporcionado pelos "revolver". Como faço p/ saber se isto vai me dar dor de cabeça ou não?

No asfalto como fica o comportamento?

A altura do Jeep, quando está em piso plano, será alterada?

Quais outros componentes devem ser trocados ou verificados? (flexiveis, buchas, etc...)

[ ]'s querendo ver as rodas sumindo dentro das erosões...

Giovani
08/04/2003, 13:05
All:
Nunca tive a oportunidade de ver um jeep equipado com os jumelos revolver, e tenho algumas dúvidas a respeito dos mesmos...
Depois de instalados deve ser instalado tambem um limitador de curso na suspensão? (Tipo uma cinta ou algo parecido?)
No meu caso especificamente, o cardan traseiro é muito pequeno (+/- uns 30 cm) pois utilizo motor 4.4L (6cil)+câmbio Clarck. Tenho receio de que o mesmo escape o entalhado devido ao curso maior proporcionado pelos "revolver". Como faço p/ saber se isto vai me dar dor de cabeça ou não?
No asfalto como fica o comportamento?
A altura do Jeep, quando está em piso plano, será alterada?
Quais outros componentes devem ser trocados ou verificados? (flexiveis, buchas, etc...)
[ ]'s querendo ver as rodas sumindo dentro das erosões...

:D Olá Ramiro!
:D Também não vi ainda, ao vivo, um jeep equipado com esses jumelos, mas posso dizer o seguinte:
Limitador já é o amortecedor, se ele ainda não quebrou "esticando" até o fim, pode ser que ele quebre. Ou vc limita, perdendo o ganho que teria com os jumelos, ou põe um amortedor de acordo com o novo curso da suspensão.
No cardã traseiro vc deve se preocupar com o enforcamento das cruzetas, não em escapar, pois o ponto fixo do feixe de molas está alinhado com a saída da caixa, ou seja o eixo vai torcer e não se deslocar...
Isso já pode acontecer no dianteiro, onde os jumelos estão para o centro do jeep, aí sim pode escapar o cardã. Se instalar esses jumelos, sugiro inverter, deixar o ponto fixo do feixe de molas próximo ao cardã e pôr o jumelo na frente, como nas Toyotas.
No asfalto aumenta o efeito "Body Roll", veja o que é no tópico com esse nome no "Fórum Geral". Não é possível melhorar as características off-road sem perder as on-road... :wink:
Em piso plano não deve alterar a altura, pois ele fica "fechado".
Verifique os flexíveis e suspiros, caso também sejam canalizados. No mais vale trocar os amortecedores e talvez o ponto de fixação dos mesmos, caso seja necessário. Com isso vc ganha curso de suspensão.

Alexandre X
12/04/2003, 12:34
Allguem já viu um Jeep com os jumelos "revolver" na trilha?

Estou muito curioso....e até pensando em coisas pecaminosas de novo...

Esse jumelos sao bem comuns nos States, o "revolver" é comercializado pela Teraflex mas existem outros similares: "tesoura", Drop Link Shackles, Misssing Links Shackles.

Seguem algumas fotos desses jumelos (em Samurais, é lógico)

Alexandre X
12/04/2003, 12:41
Nesse link tem uma passo a passo da instalação do Revolver da Teraflex, em Samurai, é lógico!

http://www.rockcrawler.com/techreports/revolvers_samurai/index.htm

[]s

fugger
12/04/2003, 17:40
Pessoal

:) Considerando que o curso da suspensão vai aumentar, e não é pouco, assim como as molas não vão ficar diretamente alinhadas com o chassi quando em vão máximo, que amortecedor usar e onde prende-lo para que não quebre quando a suspenção for a pleno curso?

Giovani
12/04/2003, 22:34
:D Olá fugger!

:D Amortecedores Rancho, BlackDiamond e outros vc encontra em vários tamanhos. Mas se a opção for a econômica, o do 608 tem curso maior do que a maioria dos amortecedores. Seria preciso medir o ganho de curso para saber qual seria o mais adequado. Quanto à posição do amortecedor é uma questão de espaço. Se der, ponha em forma de "V" invertido sobre o eixo, como na maioria da pick-ups, na traseira. Na dianteira, não tem remédio, é no local original, porém o suporte será mais alto, talvez seja preciso cortar um pouco da lata do pára-lama. Não instale um amortecedor mais longo nos suportes originais, pois ele vai bater em fim de curso. :wink:

Alexandre X
17/04/2003, 16:38
Só para colocar mais pilha, para quem quer algo mais radical que missing lins, jumelo revolver,etc... Já pensaram em Goofy Leaf?

Giovani
17/04/2003, 19:19
:D Olá Alexandre!

:D Agora avacalhou! :lol: :lol: Depois desse esquece! :lol: :lol:
:D Com um jeep assim pode até dar baixa no Detran, pois só anda na rua em cima de carreta... :lol: :lol:

Alexandre X
17/04/2003, 22:11
Caracas! Tu és de Santa Rosa! Morei ai de 1974 a 1982.
O Colégio Dom Bosco ainda existe?
E a Fenasoja ainda é de 2 em 2 anos?

Saudades dessa terra (vermelha)!
[]s

Alexandre X


:D Olá Alexandre!

:D Agora avacalhou! :lol: :lol: Depois desse esquece! :lol: :lol:
:D Com um jeep assim pode até dar baixa no Detran, pois só anda na rua em cima de carreta... :lol: :lol:

Giovani
18/04/2003, 02:39
:D Grande Alexandre!

:D O colégio ainda tá aí, e a Fenasoja continua... E essa terrinha vermelha sabe fazer barro "bão pra jeep"! :D Mas a city mudou muiiiito desde 82! :wink:
:D Um abraço e Feliz Páscoa, conterrâneo... :D

walter.andreis
28/04/2003, 17:10
Pessoal,
Voltando ao assunto dos Jumelos Revolver.... :lol:
Se alguém tiver fotos de "bem perto" deles, como os detalhes dos limitadores de curso, buchas, junções, etc... eu ficaria muito grato se me enviassem... :)
Eh que estou com a idéia de "fabricar" uns 4 deles pra testar no meu CJ, e ver os pros/contras deste sistema....

[]´s

Giovani
28/04/2003, 18:26
:D Olá Walter!

:D Olha nesse site: www.gon2far.co.uk :wink:

walter.andreis
29/04/2003, 01:43
Obrigado mais uma vez Giovani...
De 10 mensagens que eu posto, 9 vc tem a solução!!!
=DD
Tks...
[]´s

fugger
29/04/2003, 02:26
:D Pessoal

:D Acessei o site indicado pelo Giovani e o que me chamou a atenção foram os cardãs, alguns eram praticamente todo estriados. :shock:

:D Este é outro detalhe que acho que não foi comentado aqui, será que o curso das estrias dos cardãs seriam sulficientes para o novo curso da suspensão?

:shock: Outra coisa que me chamou a atenção foram os preços. haja Latinha$$...

Giovani
29/04/2003, 02:27
:D Olá Walter!

:D Qual é que tá faltando? :lol: :lol: :lol:

Giovani
29/04/2003, 02:34
:D Pessoal
:D Acessei o site indicado pelo Giovani e o que me chamou a atenção foram os cardãs, alguns eram praticamente todo estriados. :shock:
:D Este é outro detalhe que acho que não foi comentado aqui, será que o curso das estrias dos cardãs seriam sulficientes para o novo curso da suspensão?
:shock: Outra coisa que me chamou a atenção foram os preços. haja Latinha$$...

:D Olá fugger!

:D É uma sacada interessante àquela dos cardãs... Mas como aqui no país das bananas é difícil encontrar essas coisas, sugiro a quem pretende pôr esses jumelos, inverter os suportes dianteiros. Faça como na Toyota, com o jumelo lá embaixo do pára-choque, dessa forma o eixo não desloca para a frente, o que poderia ocasionar o "desengate" do cardã. :wink:
:D Tecnicamente falando, um cardã daqueles não é difícil de se fazer, basta querer... :wink:

fugger
29/04/2003, 02:45
:D Giovani

:D Realmente, acredito que somos tão ou mais capazes que eles para produzir peças assim o problema é que produzir em escala é uma coisa e a conta gotas... :cry: Aí não é uma questão de :D querer :D , mas de $poder$ de cada um...

:D mas acho que sua idéia de inverter os suportes um bom começo.

:) Outra dúvida, será que as molas aguentariam só os jumelos ( que tecnicamente, tbem não são dificeis de se fazer) ou seria necessário mudar tbem o suporte fixo? :?

Giovani
29/04/2003, 02:59
:D Giovani
:D Realmente, acredito que somos tão ou mais capazes que eles para produzir peças assim o problema é que produzir em escala é uma coisa e a conta gotas... :cry: Aí não é uma questão de :D querer :D , mas de $poder$ de cada um...
:D mas acho que sua idéia de inverter os suportes um bom começo.
:) Outra dúvida, será que as molas aguentariam só os jumelos ( que tecnicamente, tbem não são dificeis de se fazer) ou seria necessário mudar tbem o suporte fixo? :?

:D Grande fugger!

:D Até o poder ($$$) é relativo... nesse caso específico a única coisa que poderia ser cara é a espiga comprida, que teria que ser feita por encomenda. O restante se aproveita de um cardã comum. :wink:
:D As molas agüentam sem problemas... Mas o suporte fixo é que é o "X" da questão! Naquele site vc pode ver um Land só com os jumelos, na seqüência da evolução é que veio o suporte dobrável... Talvez por terem quebrado algum, já que o esforço nesse suporte aumenta consideravelmente. Se houvesse espaço na mola mestra para pôr uma bucha maior, com mais borracha, talvez não fosse preciso... :wink:

fpandur
29/04/2003, 21:14
Eu não cheguei a olhar as fotos, mas quanto ao cardã com estrias mais compridas, por aqui tem um pessoal que manda fazer o cardã com a espiga do caminhão Volvo. Dá certinho na luva do cardã do Jeep e a espiga é bem comprida (vixi maria, tô fora !!!!) :lol:

Depois dessa, nem vou mandar abraços hoje ... :lol: :lol: :lol:

Alexandre X
30/04/2003, 22:48
O principal fator que impede meu proximo upgrade (missing links) é justamente a angulação do cardan. Tentou-se aqui adaptar homocinetica de kombi mais foi um desastre :shock: .
Continuo sonhando com meu cardan CV :roll:
http://www.4xshaft.com/

[]s

Sandro Tannuri
30/04/2003, 23:33
Continuo sonhando com meu cardan CV

X,

Os Wranglers e Cherokees vem com junta CV de fabrica no cardan dianteiro, uma garimpada nos desmanches dai de Sampa , uma visita ao seu torneiro e voce fica feliz.

Abraços,

walter.andreis
01/05/2003, 04:20
uma garimpada nos desmanches dai de Sampa , uma visita ao seu torneiro e voce fica feliz.

Dae Sandro,
Sabe se existe algum ponto crítico da fabricação dessa tal de CV???
Não seriam apenas 2 "luvas" de cruzeta, que podem ser soldadas uma de costas para a outra, e depois preencido com solda nickel-cromo e torneada/balanceada????

[]´s engenhocados....

Sandro Tannuri
04/05/2003, 22:51
Sabe se existe algum ponto crítico da fabricação dessa tal de CV???
Não seriam apenas 2 "luvas" de cruzeta, que podem ser soldadas uma de costas para a outra, e depois preencido com solda nickel-cromo e torneada/balanceada????

A junta CV que eu uso e feita de uma unica peça fundida e usinada mas nao vejo problema em fazer como voce falou. O importante e que tenha as duas cruzetas com bastante curso de inclinaçao e bem balanceado.

Abraços,

walter.andreis
05/05/2003, 02:13
É... depois de feita a peça, da pra fazer uma forma dela, e mandar pra fundição... dae fica 1 peça única e em série.. =DDD

Vou mexer o doce, e depois mando o resultado pro ALL...

[]´s

Alexandre X
01/06/2003, 21:05
Sandrao, na minha primeira pesquisa levei um susto: 1500 latinhas por um cardan usado de cherokee, por menos que isso trago do Steitis um cardan CV na medidad certa para o Zuki...
Mas como diria o Lula, a Busca continua, companheiro...



Continuo sonhando com meu cardan CV

X,

Os Wranglers e Cherokees vem com junta CV de fabrica no cardan dianteiro, uma garimpada nos desmanches dai de Sampa , uma visita ao seu torneiro e voce fica feliz.

Abraços,

Flavio Ramos
15/07/2003, 16:13
Aí pessoal, sou jipeiro aqui de Recife e estou aqui pela 1ª vez. Sobre o assunto em questão(jumelo revolver), acabei de fazer contato com a JC CHIARELLO(www.jcchiarello4x4.com.br), onde fui informado que eles tem o jumelo articulado(eles chamam assim) e o preço é R$80,00 a unidade à prazo e R$76,00 à vista. Também liguei para Alternativa4x4 mas o jumelo deles é pra bandeirantes e requer algumas adaptações, além de ser R$200,00 a unidade. Já o jumelo da JC CHIARELLO é específico pra CJ5.
Eu tô quase fechando negócio com a JC CHIARELLO.
Um abraço a todos.

mr.robles
01/08/2003, 11:03
Nossa estou muito interessado no sistema!!!

Porém o que eu mais queria fazer primeiro, é instalar barras estabilizadoras.

No site: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/conector_barraestab.htm

Nosso amigo Markito, mostra em detalhes o sistema.

Tem modelo de Jeep que saiu com barras estabilizadoras, não é?

Será que serviriam?

Alexandre X
01/08/2003, 23:09
As barras estabilizadoras iriam limitar o trabalho da suspensão.
Tenho um Samuca SPOA e a primeira coisa que dançou foi a barra estabilizadora.
O que é feito (nunca vi num Samuca SPOA no Brasil) é uma barra panhard (http://www.spidertrax.com/suspension_pnh.htm) na frente para aumentar a estabilidade lateral, principalmente quando se utiliza jumelos do tipo revolver, dropped e missing link.

Partindo do pressuposto que tanto CJ e Samurai compartilham mesmos conceitos de suspensão, muito provavelmente isso seria aplicado a um CJ.

[]s
X



Nossa estou muito interessado no sistema!!!

Porém o que eu mais queria fazer primeiro, é instalar barras estabilizadoras.

No site: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/conector_barraestab.htm

Nosso amigo Markito, mostra em detalhes o sistema.

Tem modelo de Jeep que saiu com barras estabilizadoras, não é?

Será que serviriam?

Mauro B.
02/08/2003, 02:34
Olá Alexandre !!!


As barras estabilizadoras iriam limitar o trabalho da suspensão.

Ok, a função dela é exatamente esta: limitar a torção da suspensão. Porém, na trilha vc pode apenas desconectá-la (desde que feito um sistema especial para isso), ou seja, sua suspensão trabalha normalmente quando vc quer e "anormalmente" quando vc quer! :P


Tenho um Samuca SPOA e a primeira coisa que dançou foi a barra estabilizadora.
O que é feito (nunca vi num Samuca SPOA no Brasil) é uma barra panhard na frente para aumentar a estabilidade lateral, principalmente quando se utiliza jumelos do tipo revolver, dropped e missing link.
Partindo do pressuposto que tanto CJ e Samurai compartilham mesmos conceitos de suspensão, muito provavelmente isso seria aplicado a um CJ.

A função de da barra estabilizadora é diferente da função da barra panhard... A função da barra panhard é evitar que o eixo se desloque lateralmente em relação ao veículo...a barra estabilizadora em nada ajuda neste caso...porém acredito que a recíproca não é verdadeira, já que a panhard deve ajudar tbm na estabilidade! :D

[]'s

Alexandre X
02/08/2003, 11:21
Sim, eu sei, só queria dizer que não sinto falta de bara estabilizadora, e que no futuro talvez coloque uma panhard para ter mais estabilidade lateral, mas sempre pensando nas trilhas...
[]s


Olá Alexandre !!!


As barras estabilizadoras iriam limitar o trabalho da suspensão.

Ok, a função dela é exatamente esta: limitar a torção da suspensão. Porém, na trilha vc pode apenas desconectá-la (desde que feito um sistema especial para isso), ou seja, sua suspensão trabalha normalmente quando vc quer e "anormalmente" quando vc quer! :P


Tenho um Samuca SPOA e a primeira coisa que dançou foi a barra estabilizadora.
O que é feito (nunca vi num Samuca SPOA no Brasil) é uma barra panhard na frente para aumentar a estabilidade lateral, principalmente quando se utiliza jumelos do tipo revolver, dropped e missing link.
Partindo do pressuposto que tanto CJ e Samurai compartilham mesmos conceitos de suspensão, muito provavelmente isso seria aplicado a um CJ.

A função de da barra estabilizadora é diferente da função da barra panhard... A função da barra panhard é evitar que o eixo se desloque lateralmente em relação ao veículo...a barra estabilizadora em nada ajuda neste caso...porém acredito que a recíproca não é verdadeira, já que a panhard deve ajudar tbm na estabilidade! :D

[]'s

Flavio Ramos
05/08/2003, 09:52
Aí pessoal, acabei de instalar jumelos revólver no renegado, tô levando um cassete triste!!! Tem alguma recomendação quanto aos feiches de mola, tem que tirar algumas???? O jumelo dianteiro direito ficou com o batente batendo no chassis é normal??? Tive que tirar o amortecedor de direção pois tava limitando o curso, é isso mesmo??? Coloquei os jumelos revólver na mesma furação dos jumelos antigos, tá correto ou devo fazer outra furação??? Quando uso todo o curso da suspensão a transmissão dianteira cai fora, tenho que alonga-la???
Caramba, pensei que era tirar uma colocar a outra e sair pras trilha, me lasquei!!!!
Valeu...

Alexandre X
05/08/2003, 11:02
Quando uso todo o curso da suspensão a transmissão dianteira cai fora, tenho que alonga-la???

Eu tenho os jumelos comprados a um ano para o Samurai e ainda não instalei justamente por essas questões... No mínimo o que dever ser feito e alongar o cardan, justamente porque ele vai escapar quando a suspensão abrir com o seu novo curso... Muitas vezes só alongar não basta pois como ele vai trabalhar angulado pode haver problemas de vibração excessiva e quebra da cruzeta, daí tem que pensar em uma solução tipo junta CV. Outra coisa que me ocorre são as linhas de freio que também devem ser alongadas, sob o risco de perder todo o fluido depois de uma grande torcida da suspensao.

Flavio Ramos
05/08/2003, 11:20
Alexandre, valeu pela dica cara, eu já tava esquecendo das linhas de freio!!!!
Valeu mesmo!!

Mauro B.
05/08/2003, 22:37
Fala Flávio !!! :D

Olha, estou pra dizer que não adianta aumentar o comprimento do cardan...quer dizer, até adianta, no sentido de que não vai escapar, mas o problema é quando a suspensão comprimir, e tendo um cardan maior ele vai fechar todo, bater e quebrar alguma coisa...provavelmente na caixa...

Como o Giovani falou, eu tbm passaria os jumelos da suspensão dianteira para a parte dianteira do feixe. Ou melhor: vc deve passar! Jumelos articulados na parte traseira do feixe serão um problema! A primeira coisa que eu faria sem sombra de dúvidas seria essa: trocar a posição do jumelo...depois disso nós veriamos o que mais teriamos que fazer...

[]'s

billj
06/08/2003, 07:33
Fala Flávio !!! :D

Olha, estou pra dizer que não adianta aumentar o comprimento do cardan...quer dizer, até adianta, no sentido de que não vai escapar, mas o problema é quando a suspensão comprimir, e tendo um cardan maior ele vai fechar todo, bater e quebrar alguma coisa...provavelmente na caixa...
's


:?: :!: :?:

Ué, ñão dá para simplesmente aumentar o comprimento da luva?!?!?

Abraços sem entender a dificuldade,

Flavio Ramos
06/08/2003, 10:39
Maurão, eu tenho que retirar o suporte do jumelo dianteiro e soldar na parte de trás e fazer furação nova na dianteira pra receber os jumelos que fica atrás ou coloco o jumelo revólver no suporte dianteiro do jeito que tá?? Se for da segunda maneira(colocando os jumelos revólver no suporte dianteiro) os jumelos da parte de trás continuam??
Não sei se me fiz entender, qualquer dúvida segue meu fone (81) 9976-0162.
Obrigado pela atenção.

walter.andreis
06/08/2003, 14:26
Maurão, eu tenho que retirar o suporte do jumelo dianteiro e soldar na parte de trás e fazer furação nova na dianteira pra receber os jumelos que fica atrás ou coloco o jumelo revólver no suporte dianteiro do jeito que tá?? Se for da segunda maneira(colocando os jumelos revólver no suporte dianteiro) os jumelos da parte de trás continuam??


Flavião,
Vou dar os meus Lt$0,02...
O Mauro se referiu em TROCAR A POSIÇÃO dos Jumelos, ou seja, tira-los de tras do feixe e coloca-los na frente do mesmo, deixando óbviamente a parte de tras do feixe SEM jumelos, desta forma não ocorre a COMPRESSÃO excessiva do cardãn, gerando uma quebra no sistema de transmissão...
O correto é fazer como você mesmo falow: Trocar os suportes, invertendo assim a posição do Jumelos...
Se quiser entender melhor é só ver um CJ5, e um CJ3... A posição dos jumelos é invertida um em relação ao outro...

[]´s

billj
06/08/2003, 15:34
Flavião,
Vou dar os meus Lt$0,02...
O Mauro se referiu em TROCAR A POSIÇÃO dos Jumelos, ou seja, tira-los de tras do feixe e coloca-los na frente do mesmo, deixando óbviamente a parte de tras do feixe SEM jumelos, desta forma não ocorre a COMPRESSÃO excessiva do cardãn, gerando uma quebra no sistema de transmissão...
O correto é fazer como você mesmo falow: Trocar os suportes, invertendo assim a posição do Jumelos...
Se quiser entender melhor é só ver um CJ5, e um CJ3... A posição dos jumelos é invertida um em relação ao outro...

[]´s

Só presta atenção para o caster, que vai ser alterado com essa modificação..........

http://www.google.com.br/search?as_q=caster+steering&num=10&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&btnG=Pesquisa+Google&as_epq=&as_oq=&as_eq=&lr=&as_ft=i&as_filetype=&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch=

Mauro B.
06/08/2003, 16:29
:D Aee Bill !!! :D


Ué, ñão dá para simplesmente aumentar o comprimento da luva?!?!?
Abraços sem entender a dificuldade,

Aumentar o comprimento do tubo do cardan ou da luva dá no mesmo! O "fim de curso" do cardan (quando comprimido) é justamente quando essas duas partes se encontram, ou melhor 'batem' uma na outra. Num jipe original isto não acontece, há uma pequena 'folga de segurança'. Mas quando nós aumentamos uma dessas partes (luva ou tubo) sem alterarmos o limite de curso comprimido da suspensão (o que o jumelo articulado tbm não faz), a 'folga de segurança' desaparece e o cardan 'bate'....o que não é legal! E vai bater cada vez mais cedo quanto mais aumentarmos o comprimento de qualquer uma dessas partes... :shock:

Aumentar o comprimento da luva poderia ser a solução se fosse o espigão que batesse na cruzeta antes da luva e tubo se encontrarem. Mas o espigão não 'bate' na cruzeta antes do tubo e luva, no máximo ao mesmo tempo (que é o caso do meu cj5)! :wink:

[]'s

billj
06/08/2003, 16:49
Beleza, então fala para o Jess da High Angle Driveline que o cardan dele não funciona........ :P

Mauro B.
06/08/2003, 17:46
Bill, não está abrindo a figura (ou o site)...logo não posso te responder! Ponha a foto (ou figura) aqui....certamente não dará problemas! :wink:

[]'s

dptucunduva
06/08/2003, 17:50
Vou me meter.

O que ele quis dizer é aumentar a luva E a ponteira. Só a luva não adianta nada mesmo, tem que aumentar o conjunto.

Com isso o "curso" do cardan aumenta, logo não acontece o problema citado.

Mauro B.
07/08/2003, 03:05
Fala Flávio !!!


eu tenho que retirar o suporte do jumelo dianteiro e soldar na parte de trás e fazer furação nova na dianteira pra receber os jumelos que fica atrás?

Mais ou menos....! :) É como Walter Andreis falou, só que com alguns detalhes a mais, para manter o cáster (como o Bill já disse)...

Antes de mais nada, qual é a distância entre furos quando o jumelo está 'fechado'??? Ah, já aproveita e nos diga qual é a distância quando está 'aberto'! :P

[]'s

billj
07/08/2003, 07:46
Bill, não está abrindo a figura (ou o site)...logo não posso te responder! Ponha a foto (ou figura) aqui....certamente não dará problemas! :wink:

[]'s



A foto deveria abrir agora.............

Abraços,

Flavio Ramos
07/08/2003, 20:34
Bill, me fala mais desse cardan cara!!!!!

walter.andreis
08/08/2003, 02:11
Bill, me fala mais desse cardan cara!!!!!

Dá uma olhada em www.highangledriveline.com que você vai descobrir um monte de coisas novas... :D
São os fabricantes desse cardã, e várias outras coisas interessantes...
Foi o Bill que me passou esse endereço a MUUUUUITO tempo atrás, pela Jipenet se não me engano...

[]´s

Mauro B.
09/08/2003, 02:39
:D Olá!!! :D

Desculpe-me Bill mas o que vc disse (Ué, ñão dá para simplesmente aumentar o comprimento da luva?!?!? ) não condiz com a foto que vc apresentou.... :cry: esse cardan eu já conhecia, neste mesmo tópico foi dado um site que apresentava esse cardan....esse cardan tem uma luva e um espigão compridos, e não simplismente a luva, que foi o que 'simplismente' vc disse para alterar... :wink:
Nós precisamos de um cardan com um curso grande, e só o aumento da luva não proporciona um curso maior. Eu sei que vc já sabe de tudo isso, mas não foi o que vc escreveu na sua mensagem :wink: :D

O que eu disse antes continuo afirmando: não adianta aumentarmos o comprimento do cardan! Por sinal, temos que deixá-lo do mesmo tamanho mínimo, mas alterarmos o tamanho de algumas peças e reduzindo o de outras, para ele poder "abrir" mais! Ex: aumentar a luva e o espigão, mas diminuir o tubo! :D

[]'s

Giovani
09/08/2003, 18:50
Maurão, eu tenho que retirar o suporte do jumelo dianteiro e soldar na parte de trás e fazer furação nova na dianteira pra receber os jumelos que fica atrás ou coloco o jumelo revólver no suporte dianteiro do jeito que tá?? Se for da segunda maneira(colocando os jumelos revólver no suporte dianteiro) os jumelos da parte de trás continuam??

:D Grande Flávio!

:D E aí? Já tem solução? O pessoal já disse como fazer e indicou uns sites, mas vou reforçar... Bom, aquele cardã enorme é bem coisa de gringo, não que não seja o ideal, mas sei das dificuldades de fazer isso por aqui. Faça como o Walter falou: troque os pontos de fixação do feixe de molas dianteiro. Veja o desenho. Além de corrigir o ângulo do cáster, acho que vc deveria girar a carcaça do eixo, de forma à deixar o cardã mais alinhado. Isso se faz cortando a solda dos munhões e girando. Um bom torneiro faz o serviço. Já expliquei isso por aqui, mas se quiser mais detalhes, peça.
:D Bom, feito isso, vc não terá mais problemas de cardã, podendo ficar com o original. :wink: À menos que a suspensão "abra" tanto que enforque as cruzetas, aí a solução é a junta CV, coisa de gringo$$$$. Mas quem manda nisso é o amortecedor. Não adianta pôr um jumelo que dá 40cm de curso, se o amortecedor só tem 20... :wink:
[]'s

Flavio Ramos
17/10/2003, 23:58
Aí Giovani, beleza?? Cara faz tempo que fiquei de dar um retorno sobre esse assunto, foi falta de tempo mesmo. Sabe como é, temos que correr atrás de grana pra poder botar gasosa nesses jeepes. Instalei os jumelos revólver na dianteira com amortecedores de Mercedes 608 como voces indicaram, resultado: Perdi a dirigibilidade, o jeep ficou louco quando em movimento, difícil de controlar. Cara já tô pensando em arrancar os jumelos fora, vou jogar a toalha. O que voces acham?????

Giovani
18/10/2003, 00:13
Aí Giovani, beleza?? Cara faz tempo que fiquei de dar um retorno sobre esse assunto, foi falta de tempo mesmo. Sabe como é, temos que correr atrás de grana pra poder botar gasosa nesses jeepes. Instalei os jumelos revólver na dianteira com amortecedores de Mercedes 608 como voces indicaram, resultado: Perdi a dirigibilidade, o jeep ficou louco quando em movimento, difícil de controlar. Cara já tô pensando em arrancar os jumelos fora, vou jogar a toalha. O que voces acham?????

:D Grande Flávio!!!

:D Vc compensou o cáster???? É preciso pôr cunhas entre o eixo e as molas, para que as rodas girem e não "tombem"!!! :shock:
[]'s

Mauro B.
18/10/2003, 00:19
Oi Flávio !!! :D

Não sou o Giovani mas talvez possa ajudar :)

Que jipe é o seu??? cj3 ou cj5??? Quando vc colocou esse jumelo, ele não abaixou (deixou mais perto do chão) a parte da frente do feixe de molas????

Isso tá me cheirando caster... :wink:

[]'s

Flavio Ramos
19/10/2003, 22:46
Maurão, por sugestão da turma instalei os jumelos revólver da suspenção dianteira na parte da frente, pois quando instalei na parte de trás a transmissão saia da luva. Quanto a sua pergunta meu jeep é um CJ5 e ao contrario do que voce imagina ele ficou bem mais alto depois que instalei os jumelos revólver, porém perdi completamente a dirigibilidade será que tem solução ou vou ter que disfazer tudo e perder meu dinheirinho.

Giovani
20/10/2003, 19:29
Maurão, por sugestão da turma instalei os jumelos revólver da suspenção dianteira na parte da frente, pois quando instalei na parte de trás a transmissão saia da luva. Quanto a sua pergunta meu jeep é um CJ5 e ao contrario do que voce imagina ele ficou bem mais alto depois que instalei os jumelos revólver, porém perdi completamente a dirigibilidade será que tem solução ou vou ter que disfazer tudo e perder meu dinheirinho.

:D Grande Flávio!!!

:D E o cáster home véio???? Vc pôs as cunhas entre o eixo e as molas???
[]'s

Flavio Ramos
20/10/2003, 23:44
Giovani, pra falar a verdade já fiz a cunha, porém não instalei. A direção tá tão louca que eu não acredito que as cunhas vá resolver o problema, mais vou instalar as danadas amanhã e depois te digo se resolveu. Só lembrando meu problema: depois que instalei os jumelos revólver o jeep(cj5 com direção de passat) perdeu a dirigibilidade, quando em movimento a direção fica louca véi!!!!!!! Tu acha que as cunhas vão resolver?????

Mauro B.
21/10/2003, 12:40
...e ao contrario do que voce imagina ele ficou bem mais alto depois que instalei os jumelos revólver, porém perdi completamente a dirigibilidade será que tem solução ou vou ter que disfazer tudo e perder meu dinheirinho.
Oi Flávio !!! :D

Vc entendeu errado! Eu não perguntei se o jipe ficou mais baixo...eu perguntei se a parte dianteira do feixe de molas ficou mais baixa :shock:
O negócio é o seguinte: vc disse que ainda não colocou as cunhas, certo? Pois bem, para vc ver se seu problema é cáster vc deve comparar seu jipe como estava antes de como está hoje. É o seguinte: antes, quando original, a distância entre o centro do olhal dianteiro e o chassi, era de 4" (10cm). E a distância entre o centro do olhal traseiro e o chassi era de mais ou menos 2"(5cm).
Bom, para vc manter o cáster correto sem o uso de cunhas, o que vc aumentar na distância entre o olhal e o chassi na frente terá de fazer o mesmo atras! Só! Ou seja: o que aumentar na frente tem que aumentar atrás! :shock:
Olhe o desenho abaixo: se vc só aumentar a distância entre o chassis e o olhal dianteiro do feixe, sem fazer o mesmo na parte de tras, seu feixe vai abaixar na frente, e aquele angulo de 3° alí, vai diminuir, até podendo inverter, dependendo do tamanho do jumelo! Foi por isso que eu perguntei se seu feixe tinha abaixado na frente! :shock: :wink:

Flávio, esse seu jumelo articulado for muito comprido, mesmo quando comprimido, eu acho que ele deve ser instalado o mais perto do chassi, apenas soldando um "cilindrinho" na parte de baixo do chassi. Dái vc mede a diferença entre olhal e o chassi e compara com o que era antes, e daí sim pode modifica o suporte traseiro para que fiquem de acordo! :wink:

Bom, tem mais coisas, em que cada caso é um caso, mas é basicamente isso!
Espero ter ajudado! :P
[]'s

ramiro_eli
21/10/2003, 14:48
IMHO, tambem acho que o problema dele é de cáster, mas acredito que é muito mais fácil e barato ele colocar as cunhas do que mexer nos suportes das molas.

Mauro B.
21/10/2003, 15:23
IMHO, tambem acho que o problema dele é de cáster, mas acredito que é muito mais fácil e barato ele colocar as cunhas do que mexer nos suportes das molas.
Ramiro !!! :D

Pode ser mais fácil, mas é pior! Apenas botando o "jumelão" na frente, sem mexer atrás, o que acontece:
:arrow: Vc perde ângulo de entrada, e para quem tem jumelos articulados, e provavelmente vai querer andar em erosões, e esse ângulo de entrada reduzido pode prejudicar bastante :wink:
:arrow: Todas as pancadas quem vai aguentar praticamente todo o tranco é a parte de trás do feixe, concorda? Como vc abaixou a frente, consequentemente vai levantar a fixação traseira. Logo, o feixe vai ficar inclinado, e em todas as pancadas que o eixo for receber, a parte de trás do feixe vai querer "fletir" (entortar)!!! Agora, tu somas isso com o teu menor ângulo de entrada... resultado: mais pancada e feixe sendo sobrecarregado!
O sistema de jumelo na frente naturalmente já força bastante a parte de trás do feixe. Se tu inclinar ele mais ainda, mais ainda vai forçar. E como ele está inclinado, mais probabilidade ainda de vc pegar ele direto 'de frente', e essa sim é a porrada!
Se se tem dúvidas de que jumelo na frante é "quebrador de feixes", basta ver que tem mais Rurais e cj3 com feixes quebrados do que o cj5... :wink:

Cunha é mais barato e mais fácil de fazer do que os suportes. Mas não é mais barato que um ou dois feixes de molas. Sem contar que feixe inclinado para frente deixa o jipe mais desconfortável... 8)

[]'s

Giovani
21/10/2003, 18:32
Pode ser mais fácil, mas é pior! ... O sistema de jumelo na frente naturalmente já força bastante a parte de trás do feixe. Se tu inclinar ele mais ainda, mais ainda vai forçar.

:D Grande Mauro!!!

:D Concordo contigo, em parte... Se tem uma coisa que é quebradora de chassi, é suporte de mola muito grande, distanciando o feixe do chassi!!! :wink:
:D Claro que jumelão abaixa o feixe. A altura é dividida, metade levanta o jeep e metade a mola abaixa... Mas aumentando o suporte fixo, ele terá que girar a carcaça do diferencial, para o cardã não escapar e nem enforcar a cruzeta. :wink:
:D Eu digo para pôr as cunhas e ver se resolve o problema da direção. E vá para as trilhas! Depois é só analisar os resultados, vantagens e desvantagens do "jumelo articulado"! :wink:
:D Faça isso Flávio, e depois nos conte os resultados, podemos encontrar juntos uma solução para cada problema posterior... :wink:
[]'s

Mauro B.
21/10/2003, 21:44
Concordo contigo, em parte... Se tem uma coisa que é quebradora de chassi, é suporte de mola muito grande, distanciando o feixe do chassi!!! :wink:
:D Claro que jumelão abaixa o feixe. A altura é dividida, metade levanta o jeep e metade a mola abaixa... Mas aumentando o suporte fixo, ele terá que girar a carcaça do diferencial, para o cardã não escapar e nem enforcar a cruzeta. :wink:
Fala Giovani !!! :D

Sim, é verdade, suporte de feixe grande força mais o chassi. Mas vamos ver mais ou menos quanto seria aumentado, para ver se seria muito grande mesmo: Vamos supor que o jumelo articulado tenha uns 14cm de comprimento (quando fechado). Acho que não deve ser mais que isso (Flavião???). Com o "cilindrinho" que for soldado no chassis, a gente soma a esse valor uns 1,6cm (raio). Isso dá 15,6cm. Esse valor seria para o caso em que tudo ficasse na vertical, bonitinho, mas como o jumelo fica inclinado para frente, subtraímos 2cm supondo que fique 30°, resultando numa distância total do olhal ao chassi de 13,6cm.
A distância entre o olhal e o chassi quando original (na frente) é de 10cm. A diferença então dá em 3,6cm. É esse valor (3,6cm) que deverá ser aumentado atrás!!! Não acho que é um valor tão grande assim, a ponto de compremeter o chassi...! :shock:

Como esse valor 3,6cm não é muita coisa, acho que tanto faz aumentarmos o suporte traseiro ou por cunhas para corrigir, mas eu fico com a 1°opção porque acho que 3,6cm faz mais diferença pro feixe do que para o chassi! :P
Mas esse é o caso descrito ACIMA!!! Não sei se o Flávio fez assim (soldando o cilindrinho no chassi). Talvez ele tenha feito com os suportes originais do jumelos traseiros, daí a coisa muda....vamos ver: 14cm do jumelo mais + 5cm do suporte - 2cm da inclinação = 17cm.
Dái já não são mais 3,6cm de diferença, são 7cm! :shock: Daí eu já acho demais só pondo cunhas... :cry:

Eu acho que aumentar 3,6cm do suporte fixo não é muito para trazer tantos problemas a ponto de ter girar a carcaça do diferencial para o cardan não escapar e tbm não enforçar a cruzeta...e visto tbm que problema maior não será na cruzeta do diferencial, mas na cruzeta da caixa, e nesta, pouco ou nada de diferença fará :shock: 8)

[]'s

Cotrim
21/10/2003, 23:53
Pessoal, achei um site que tem o jumelo articulado. Não sei se é o mesmo que estamos falando mas não custa dar uma olhada.

http://ww.rc4x4.com.br

[]`s

Mauro B.
23/10/2003, 13:58
Oi Fábio !!!

Tbm é um jumelo articulado. Só não é tão bom quanto os "revolver" porque esse aí do site não tem uma articulação extra, que faz o feixe não torcer. :wink:

[]'s

Constant
24/10/2003, 16:51
Qual é o preço de 04 jumelos revolver? quem vende? ou fabrica?

Flavio Ramos
24/10/2003, 21:51
O jumelo revólver custa R$ 80,00 a unidade à prazo ou R$ 76,00 à vista. Voce encontra mais informações no site www.jcchiarello4x4.com.br . Uma abraço e boa sorte!!!!!

Cotrim
25/10/2003, 13:52
Moçada,

Desculpem-me a minha total "inguinoranssia"!

Estes jumelos não deixariam o Jeep instável durante os traslados no asfalto, afinal de contas eu não moro numa fazenda e para chegar às trilhas ando, no mínimo, 30Km.

Abraços

Giovani
25/10/2003, 17:39
Estes jumelos não deixariam o Jeep instável durante os traslados no asfalto, afinal de contas eu não moro numa fazenda e para chegar às trilhas ando, no mínimo, 30Km.

:D Olá Fábio!

:D Qualquer componente que vc instale no seu jeep, visando melhorar o desempenho em trilhas, terá como efeito uma perda no desempenho em asfalto! :wink: Não há como fazer algo "perfeito" para todos os tipos de uso! Assim como pneus, o que é ótimo no barro, vai mal no asfalto... :wink:
:D Quanto aos jumelos, o nosso companheiro Flávio Ramos instalou e disse que perdeu a dirigibilidade do jeep... Porém ele ainda não havia compensado o ângulo de cáster, pondo cunhas entre o eixo e as molas. Na minha opinião, vai perder um pouco de estabilidade, mas nada que chegue à assustar... 8)
:o E aí Flávio, já corrigiu o cáster??? :?:

Flavio Ramos
27/10/2003, 09:13
Ainda não Giovani, lá prá quarta-feira te dô uma resposta. Tomara que a resposta seja positiva!!!!
Aliás, andei vendo teu album e teu jeep verde é de babá véi!!!!
É impressão minha ou você não tem molas convencionais do jeep????
O que você andou inventando cara?????
Um abraço...

Giovani
27/10/2003, 20:57
Ainda não Giovani, lá prá quarta-feira te dô uma resposta. Tomara que a resposta seja positiva!!!!
Aliás, andei vendo teu album e teu jeep verde é de babá véi!!!!
É impressão minha ou você não tem molas convencionais do jeep????
O que você andou inventando cara?????
Um abraço...

:D Grande Flávio!!!

:D O Jeep é do meu Brother... Ele mora em outra cidade, mas trouxe ele para fazermos uns ajustes finais... Fizemos uma suspensão com molas espirais, semelhante à do Engesa. :D
:D Cara, esse fds andei nele pela 1ª vez!!! É o BICHO!!!! Macio e confortável como um Opalão... :lol: :lol:
:D Ah sim, e ponha logo essas cunhas!!! :o
[]'s

Ian Moreira
28/10/2003, 18:36
:D Grande Flávio!!!

:D O Jeep é do meu Brother... Ele mora em outra cidade, mas trouxe ele para fazermos uns ajustes finais... Fizemos uma suspensão com molas espirais, semelhante à do Engesa. :D
:D Cara, esse fds andei nele pela 1ª vez!!! É o BICHO!!!! Macio e confortável como um Opalão... :lol: :lol:
:D Ah sim, e ponha logo essas cunhas!!! :o
[]'s



E aí Geovani beleza :?: curiosidade, e´muito trbalhoso :?: , fica muito caro :?: fica firme em trilhas :?: manda prá nós o esquema se tiver como,
Abraços,



CJ 5 71 LARANJÃO

Flavio Ramos
29/10/2003, 16:42
Giovani, vou falar sério cara e acho que a galera concordará.
Por que voce não levanta os custos, define preço e comercializa essa suspenção prá nós cara???????
Voce sabe o quanto nós sofremos com esses picaretas que andam inventando suspenção mirabolante. Se um dia voce decidir fabricar eu sou o PRIMEIRÃO da lista. Cara pensa sério sobre esse assunto!!!!!!

monge
30/10/2003, 02:21
Fala Gente.... :D

Peguei o bonde andando.... :D O problema do Flávio pelo visto realmente é caster... sofri muito deste mal.... :D

Agora já que o assunto virou pra suspenção, Giovani, a suspenção do jeep do seu brother foi feita sobre medida ou é a mesma do Engesa? :D

[]'s curiosos

Eugênio

Giovani
30/10/2003, 20:44
Giovani, vou falar sério cara e acho que a galera concordará.
Por que voce não levanta os custos, define preço e comercializa essa suspenção prá nós cara???????
Voce sabe o quanto nós sofremos com esses picaretas que andam inventando suspenção mirabolante. Se um dia voce decidir fabricar eu sou o PRIMEIRÃO da lista. Cara pensa sério sobre esse assunto!!!!!!

:D Fala Galera!!!

:D Flávio, Eugênio, Ian e demais... Em forma de Kit nem pensar!!! Ficaria algo bem próximo daquelas M&#*&@ que tem por aí... Não é a do Engesa! Foi toda fabricada sob medida! Passei horas sentado numa cadeira de praia olhando para o chassi e eixos... :lol: :lol: :lol: No momento estamos fazendo uns ajustes nela, trocando algumas buchas e pondo uns reforços... Quando ficar pronto tiro foto de tudo e ponho no meu álbum! Melhor, vou fazer uma matéria sobre ele, com ficha técnica e tudo! :wink:
:D Mas o melhor de tudo será a "Geração II", a próxima que será feita, evoluindo sempre... Acho que o meu guincho vai esperar, e vou fazer essa suspensão no meu Azulão... :lol: :lol:
:D Bom, eu bolei ela, fiz os moldes, algumas peças, etc... Mas o cara da solda e torno é outro, meu amigo "Berga". A oficina é dele, e de agora em diante ele vai fazer, vou apenar dar "palpites"... :lol: A condição ideal para se fazer ela, é com chassi e eixos somente. O resto do Jeep vc deixa na sua casa... :lol: Não sei se ele vai encarar uma produção em série, mas o meu jeep e o dele vão ter essa suspensão... :wink:
[]'s

03/11/2003, 19:39
OLA A TODOS

HA UM TEMPO ATRAS FIZ UM ARREMEDO DE JUMELO REVOLVER(NA VERDADE É UMA GARRUCHA ENTUPIDA), USEI DURANTE 4 OU 5 DIAS E DESANIMEI, ACHEI QUE A RURAL FICOU MEIO INSTAVEL EM CURVAS(MAS TENHO DE ADMITIR, O CURSO DA SUSPENSAO FICOU FERA), E RETIREI. MAS ALGUMAS CONSIDERAÇOES DEVEM SER OBSERVADAS
- FIZ O BICHO SEM TER VISTO UM DE PERTO, SO POR FOTOS
- UTILIZAVA BUCHAS DE TECNIL(TALVEZ RIGIDAS DEMAIS)
- SO USEI 4 OU 5 DIAS POIS ESTAVA USANDO A RURAL NO DIA A DIA E ACHEI MEIO INSTAVEL
- TROQUEI OS AMORTECEDORES POR MAIS LONGOS
- FIZ UMA CURVA MEIO DEPRESSA E ME ASSUSTEI COM A REAÇÃO DO
VEICULO(ESSA FOI A CAUSA MAIOR DA RETIRADA, ME PARECEU QUE O JUMELO ABRIU O CURSO DE UMA VEZ DO LADO EXTENO DA CURVA, CAUSANDO UMA INCLINAÇÃO MEIO ASSUSTADORA)

ELES ESTAO GUARDADOS, QUALQUER DIA DESSES OS COLOCO NOVAMENTE PARA VER QUAL É O PROBLEMA

NO AGUARDO DE OPINIOES PARA TENTAR MELHORAR A GARRUCHA ENTUPIDA

ATE MAIS

ANEXO VAO UMAS FOTOS DO GARRUCHA ENTUPIDA

Giovani
03/11/2003, 20:20
ELES ESTAO GUARDADOS, QUALQUER DIA DESSES OS COLOCO NOVAMENTE PARA VER QUAL É O PROBLEMA

NO AGUARDO DE OPINIOES PARA TENTAR MELHORAR A GARRUCHA ENTUPIDA

:D Fala Rural4x4!!!

:D Tchê, isso é cáster! Quando vc pôs os jumelos, o eixo inclinou pra frente, desalinhando o cáster. Com isso a roda "tomba" quando vc vira o volante! É preciso compensar a inclinação, pondo cunhas de ferro entre as molas e o eixo! :wink:
[]'s

03/11/2003, 21:13
FALA GIOVANNI

O NEGOCIO É O SEGUINTE, O QUE INCLINA É A CARROCERIA E O CHASSI (ISSO TEM UM NOME EM INGLÊS, MAS EU NÃO ME LEMBRO AGORA), E NÃO A RODA(AQUELE EFEITO PARECIDO COM UMA PATROLA) A DIREÇÃO NÃO FICOU INSTAVEL OU PASSARINHANDO (AFINAL A DISTANCIA ENTRE OS PARAFUSOS QUANDO O JUMELO ESTA TOTALMENTE FECHADO, É A MESMA QUE EU UTILIZAVA EM UM JUMELO FIXO, SE EU NÃO ME ENGANO SÃO 11 CM DE FURO A FURO , E O EIXO JÁ UTILIZAVA CUNHAS PARA CORREÇÃO), DEVE TER MAIS ALGUM SEGREDO NESTA ARTICULAÇÃO DO JUMELO.

ATE MAIS

CARLOS

Giovani
04/11/2003, 21:06
O NEGOCIO É O SEGUINTE, O QUE INCLINA É A CARROCERIA E O CHASSI E NÃO A RODA

:D Fala Mestre!

:D É Body Roll! Mas isso é um efeito colateral desse sistema! Perfeitamente aceitável! Veja bem, vc pôs um jumelo que melhora o curso e desempenho no Off-Road. Como conseqüência, vc perde estabilidade no On-Road... Aí é querer assoviar e chupar cana ao mesmo tempo! :lol:
:D Vc resolve isso pondo barras estabilizadoras, para segurar o trem na estrada. Quando vc entra na trilha, desconecta as barras! :wink:
[]'s

Mauro B.
05/11/2003, 13:50
Oi Rural 4x4!!! :D

Olha, já que vc fabricou todo o jumelo articulado, porque vc não tenta adaptar uma trava para impedir que ele abra??? Daí vc só retira ela quando quiser que o jumelo entre em ação! :wink: Acho que é a meneira mais 'urgente' para impedir que o jumelo abra quando vc não quer! :D

[]'s

Flavio Ramos
05/11/2003, 22:30
Fala Mauro!!
Gostei da idéia da trava. Veja como instalei os jumelos, a posição tá correta??

Giovani
06/11/2003, 11:40
:D Fala Mestre!!!

:o Home véio!!! Vc montou errado!!!! :shock: O jumelo tem que ficar para dentro, entre o feixe e o chassi!!! Olha um pouco atrás, no tópico, que tem um desenho... :wink:

[]'s

Mauro B.
06/11/2003, 11:51
Veja como instalei os jumelos, a posição tá correta??

Fala Flávio !!! :D

Cara, os jumelos estão instalados ao contrário! :shock: O "bico" deve ficar direcionado para o eixo. É só inverter! :wink:
Tem uma coisa: Sabe o grampinho em "U" que fica na extremidade do feixe??? Pois bem, eu acho que vc deve cortá-lo na altura da ultima lâmina, ou seja, deixar ele apenas na lateral do feixe. Isso é para o jumelo poder "deitar" sobre o feixe quando em máxima compressão, como na foto que está em anexo....entendeu? Alguém discorda??? :shock:

Eu achei um pouco grande esse jumelo! Acho que eles poderiam ter feito um pouco menor. :o

Tem mais uma coisa: como vc fixou o jumelo na dianteira do jipe??? Me parece que vc penas atravessou um parafuso no suporte antigo...é isso mesmo??? :?

[]'s

Flavio Ramos
07/11/2003, 01:16
Maurão, realmente eu apenas fixei o jumelo no suporte dianteiro com um parafuso, algum problema?
Giovani, ainda não coloquei a danada da cunha. Assim que eu colocar digo o resultado.
Pessoal, mais uma vez valeu o socorro!!!

Flavio Ramos
07/11/2003, 01:24
Só mais uma dúvida, em que vai influenciar a posição dos jumelos com o bico voltado pro eixo ou a maneira que eu instalei???????????
Mas já tô mudando, é só uma dúvida!!!!!!

Mauro B.
07/11/2003, 13:47
Maurão, realmente eu apenas fixei o jumelo no suporte dianteiro com um parafuso, algum problema?
Oi Flávio ! :D

Sim, tem problema sim. Já foi dito nesse tópico como vc deve instalar os jumelos. Assim como qualquer outro veículo, os jumelos são instalados em um suporte que contenha um cilindrinho, e nesse cilindrinho entra uma bucha. Foi assim durante toda a história do automóvel! :lol: É é assim que vc deve fazer.

Vc deve estar se perguntando "mas que cilindrinho eu vou arranjar para fazer esse suporte do jumelo??" . Uma boa alternativa é usar um olhal de uma lâmina mestra de jeep mesmo. Dê um jeito de conseguir uma lâmina mestra do feixe do jeep, qualquer um. Dái, vc corta as pontas da lâmina de forma que fique como a figura abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/suporte_407.gif
A parte reta da lâmina deve ter uns 10 ou 12cm. Como são apenas dois suportes desse que vc vai ter que fazer, vc só vai precisar comprar uma lâmina mestra.

Agora que vc já tem o cilindrinho junto com o pedaço da lâmina, vc deve instalá-lo, mas para isso vc deve retirar o suporte antigo do chassi! Pegue então uma esmerilhaderia e corte os dois rebites e a solda lateral. Bata forte com uma marreta e ele sai fora. Vc deve ter percebido que ficaram dois furos no chassis, de cada lado. Pois bem, faça esses mesmos dois furos em cada pedacinho de lâmina do feixe, exatamente nas mesmas posições. Depois de feitos os furos, é só parafusar no local!!! Se quiser vc pode soldar as laterais, o que acho interessante! O desenho acima já mostra os dois parafusos!

Agora é só colocar a bucha, o jumelo e sair andando!!!!! VC ENTENDEU ISSO TUDO????


Só mais uma dúvida, em que vai influenciar a posição dos jumelos com o bico voltado pro eixo ou a maneira que eu instalei???????????

Os jumelos devem ser instalados daquela forma para não torcer o feixe em compressão quando o eixo torce.

[]'s

Flavio Ramos
07/11/2003, 20:39
Maurão, que aula arretada!!! Melhor que isso só receita de bolo de macaxeira. Depois te dou um retorno do resultado. Valeu mano!!!!

regis
11/02/2004, 19:22
Os jumelos devem ser instalados daquela forma para não torcer o feixe em compressão quando o eixo torce.
[]'s

Agora vou ressucitar esse topico :lol:

Por que que o feixe nao pode torcer em compressao :?:

Quais as desvantagens em ter o feixe torcido em compressao :?:

Abracos ressucitadores de topicos

Mauro B.
11/02/2004, 21:00
Por que que o feixe nao pode torcer em compressao :?:
Quais as desvantagens em ter o feixe torcido em compressao :?:

Oi Régis !!! :D

O feixe pode torcer sim, eu não disse que não pode! O que eu disse foi que os jumelos revolver instalados da forma indicada evitam a torção do feixe que está em compressão, porém só na metade que tem o jumelo. Para o feixe que está em distenção, o jumelo revolver não evita em nada a torção!

É sempre bom que o feixe sofra apenas flexão, e não torção. As vantagens disso é um maior curso de suspensão e uma vida maior para o feixe (evita fadiga).

No site http://www.aor4x4.com/orbit-eyepoly-eye.htm vc vê umas rótulas que se instalam no lugar das buchas nos olhais. Elas são justamente feitas para se evitar a torção. :D

http://www.aor4x4.com/patgoe1pds.jpg
[]'s

DougBRSP
12/02/2004, 09:59
Sou novo nestes foruns e estava lendo este tópico aí surgiu uma curiosidade, será que esse tipo de jumelo funcionaria bem utilizando-se amortecedores mecânicos iguais aqueles da OMP?

[]s

regis
12/02/2004, 10:47
O feixe pode torcer sim, eu não disse que não pode! O que eu disse foi que os jumelos revolver instalados da forma indicada evitam a torção do feixe que está em compressão, porém só na metade que tem o jumelo. Para o feixe que está em distenção, o jumelo revolver não evita em nada a torção!

É sempre bom que o feixe sofra apenas flexão, e não torção. As vantagens disso é um maior curso de suspensão e uma vida maior para o feixe (evita fadiga).


Graaande Mauro :D

Foi por isso que eu perguntei por que que o feixe nao pode torcer em compressao ... pois vc tinha dito que o jumelo tem que ficar pra dentro pra evitar a torsao dele em compressao.

Concordo que a flexao do feixe aumenta a fadiga nele.. agora.. se deixarmos o jumelo travando a torsao do feixe em compressao... acho que isso ta mal formulado....
Se o jumelo revolver nao "torcer" com as molas em compressao, quem vai torcer sao as molas e buchas (que eh o que acontece em jipes normais hoje)... diminuindo assim o curso... mas aumentando a vida util dessa mola...

Abracos

regis
12/02/2004, 10:49
So pra completar... acho que a posicao do jumelo nao faz diferenca... a unica diferenca que tem eh se ele estiver embicado pra fora do chassis e se vc pegar alguma parede na sua frente.. a tendencia vai ser desse jumelo abrir com a forca da parede... e pode ate ir danificando ele com o tempo....

No meu caso pretendo usar ele embicado pra fora... pois ajuda com as molas maiores.

Abracos

Beto Lacerda
12/02/2004, 23:27
só por curiosidade como ficariam esses jumelos em um cj com SPOA ???sera que torce perigosamente?? vale a pena testar??

regis
13/02/2004, 11:06
só por curiosidade como ficariam esses jumelos em um cj com SPOA ???sera que torce perigosamente?? vale a pena testar??

Se vc quiser andar na rua esquece.... ou tem que travar eles... ou colocar barra estabilizadora pra "tentar" melhorar... mas que vai piorar muuuito isso vai..

Sem contar nas alteracoes de cardan que tem que ser feitas.. pois provavelmente o cardan vai chegar em fim de curso....

Tambem sem contar que o amortecedor precisa ser GRANDE o suficiente pra lidar com essa possibilidade de curso maior

Marcos ET
13/02/2004, 11:49
Acho que com SPOA vc pode até soldar os terminais de direção, pois nao vai dar pra virar curva mesmo.... hehehe :twisted: o bixu pode capotar até estacionando hehehehe (foi mal o exagero, mas nao podia perder a piada.... )

Beto Lacerda
13/02/2004, 13:59
era como eu imaginava mesmo , nem sempre duas coisas que funcinam em separado qdo. misturadas aliam as qualidades nesse caso acho que os defeitos de cada alteração iriam se somar perigosamente superarando qqer possibilidade de melhoria, mas agora fica outra duvida , SPOA parece ser mais simples de " fazer" do que esses jumelos (muita gente ja quebrou a cabeça ,testou ,mudou e hoje basta "copiar" um bem feito, a receita basica achei lendo msgs. diversas nesse forum ) mas qual da mais curso ??? qual torce mais (quando falo torce, pensem naquelas erosões tipo caixa de ovo onde eu sem bloqueio de dif. normalmente sinto falta de um curso melhor)??outra duvida o tal "body roll" ocasionado por esses jumelos não seria facilmente resolvido com o uso de amortecedores mais firmes (ficaria mais dificil eles abrirem )
não manjo nada de suspenção mas é um chute

Mauro B.
08/03/2004, 15:10
Eaee Régis !!! :D

Voltei de férias e estou querendo tirar o atraso....então: vamos lá denovo! :P


Se o jumelo revolver nao "torcer" com as molas em compressao, quem vai torcer sao as molas e buchas (que eh o que acontece em jipes normais hoje)... diminuindo assim o curso... mas aumentando a vida util dessa mola...

Beleza, num ponto chegamos a um consenso: caso o feixe torsa, isso dimunui o curso. Mas vc disse tbm que isso ocasiona um aumento da vida útil da mola. Tem certeza??? Eu acho que a torsão do feixe é mais prejudicial do que aumento da flexão.
É difícil a gente afirmar uma coisa ou outra sem saber a intensidade de cada uma, mas imagine o todo o peso do jipe em um feixe que torse e flete (menos), e esse mesmo peso em um feixe que apenas flete (mais). Qual será que dura mais? Como vc entende bem mais do assunto que eu, podes dizer melhor, mas minha intuição indica que o 2° caso é menos prejudicial, pois a flexão é o movimento "natural" do feixe, enquento que a torsão não!
E aí Régis, vamos considerar um CJ5 SPOA, sendo um deles com jumelos originais e outro com jumelos revolver, ambos sujeitos ás mesmas situações: em qual deles o feixe durará mais???


So pra completar... acho que a posicao do jumelo nao faz diferenca...
Faz diferença sim! Quando instalado da forma convencional (com o bico para dentro) o jumelo consegue "girar", enquanto que instalado na outra posição ele não consegue "girar". :shock:

[]'s

regis
08/03/2004, 16:36
Voltei de férias e estou querendo tirar o atraso....então: vamos lá denovo! :P

Seja bem vindo novamente ... estava sentindo falta das suas respostas :lol:



Beleza, num ponto chegamos a um consenso: caso o feixe torsa, isso dimunui o curso. Mas vc disse tbm que isso ocasiona um aumento da vida útil da mola. Tem certeza??? Eu acho que a torsão do feixe é mais prejudicial do que aumento da flexão.
É difícil a gente afirmar uma coisa ou outra sem saber a intensidade de cada uma, mas imagine o todo o peso do jipe em um feixe que torse e flete (menos), e esse mesmo peso em um feixe que apenas flete (mais). Qual será que dura mais? Como vc entende bem mais do assunto que eu, podes dizer melhor, mas minha intuição indica que o 2° caso é menos prejudicial, pois a flexão é o movimento "natural" do feixe, enquento que a torsão não!
E aí Régis, vamos considerar um CJ5 SPOA, sendo um deles com jumelos originais e outro com jumelos revolver, ambos sujeitos ás mesmas situações: em qual deles o feixe durará mais???

Eu nao entendo TANTO do assunto nao... tem muuuuuuuita coisa pra aprender a respeito... tudo o que eu sei foi gracas a pesquisa e trocas de ideias como essa que estamos fazendo.

Esse foi um lapso de memoria.... estava tentando escrever para ficar menos complicado... mas minha cabeca acabou dando no.... acho que ta faltando cerveja :lol: :lol: :lol: esse foi um tipico caso de as maos serem mais lentas que o pensamento

Vc ta certo... se o Jumelo torcer e a mola nao, a vida util da mola aumenta.



Faz diferença sim! Quando instalado da forma convencional (com o bico para dentro) o jumelo consegue "girar", enquanto que instalado na outra posição ele não consegue "girar". :shock:


Aqui eu ja tenho que discordar. Por que que com o bico pra fora ele nao gira?... eh logico que se ele tiver uma superficie de apoio na mola eh mais facil de girar... mas se a mola estiver exercendo forca de torsao suficiente sobre ele, ele vai girar sim.

Abracos concordantes e discordantes

Mauro B.
08/03/2004, 17:37
Aqui eu ja tenho que discordar. Por que que com o bico pra fora ele nao gira?... eh logico que se ele tiver uma superficie de apoio na mola eh mais facil de girar... mas se a mola estiver exercendo forca de torsao suficiente sobre ele, ele vai girar sim.

Eaeeeee Régis !!! :D

Bah, eu não tenho certeza não, mas eu fiz um desenho para exemplificar as duas situações! A linha vermelha é apenas o braço do jumelo que não gira. O verde é o braço que pode girar. Representei no desenho em que sentido o eixo verde gira. Tbm foi representado como o feixe torce.

Bom, penso que o jumelo só irá torcer quando o eixo de giro do jumelo ficar paralelo ao do feixe, certo? E isso só acontece quando o jumelo é montado com o bico para dentro.

Acho que para montar o jumelo com o bico para frente e fazê-lo girar, somente será possível se vc montá-lo com o eixo de giro na parte de cima....Régis, é dessa forma que vc estava pensando em montar??? :shock: :P ...ou será que eu escrevi besteira... :oops:

[]'s

regis
08/03/2004, 17:45
Corretissimo grande Mauro!

A parte que gira tem que estar em cima... se nao nao gira.

Abracos

Beto Lacerda
28/03/2004, 17:59
da uma olhada no que vi no ibira, o dono não deu muitas informações, mas disse "passo em tudu us lugar sem problema" e saiu andando, se fica instavel ele não respondeu , mas que tem jipe (no caso um samuca , mas acho que pode se chamar um samuca de jipe :mrgreen: )andando com spoa e revolver tem. e o dono apesar d não querer comentar muito , se disse satisfeito.
a montagem esta correta ???

Mauro B.
28/03/2004, 18:10
a montagem esta correta ???

Não! :D Mas a resposta já está no tópico! :wink:

[]'s

Beto Lacerda
28/03/2004, 18:31
a montagem esta correta ???

Não! :D Mas a resposta já está no tópico! :wink:

[]'s
foi o que pensei , nesse caso o jumelo só abre mas não gira certo ??
e quanto ao jumelo revolver + spoa, provavelmente aqueles amortecedores estão limitando o curso não ???

Mauro B.
28/03/2004, 22:49
foi o que pensei , nesse caso o jumelo só abre mas não gira certo ??
É isso aí! :D Detalhe: o giro do jumelo revolver instalado da forma correta se dá somente no lado do feixe comprimido! :wink:


e quanto ao jumelo revolver + spoa, provavelmente aqueles amortecedores estão limitando o curso não ???

Bah, isso não consigo responder daqui! Fico te devendo! :(

[]'s

diego marcelo
22/04/2004, 09:25
Gente... é a primeira vez que vejo um jumelos desses e a primeira impressão que tive é que nas trilhas que eu faço não dariam certo, já que a gente anda com inclinações de terreno, então... Não será que o jumelo vai abrir duma vez e inclinar a viatura fazendo-a tombar?
Para quem sobe nas rochas achei demais...
Por favor, me digam se estou enganado...
Abraços...

Diego

billj
22/04/2004, 09:44
Gente... é a primeira vez que vejo um jumelos desses e a primeira impressão que tive é que nas trilhas que eu faço não dariam certo, já que a gente anda com inclinações de terreno, então... Não será que o jumelo vai abrir duma vez e inclinar a viatura fazendo-a tombar?
Para quem sobe nas rochas achei demais...
Por favor, me digam se estou enganado...
Abraços...

Diego


Cê acha que as "inclinações de terreno" são mais acentuadas do que as subidas nas rochas?!?!? Já subiu numa rocha?!?

IMNSHO, jumelos articulados são iguais o Kit Fess e body lifts. Oferecem alguma utilidade por um custo realtivamente baixo. Poré, não são nem de longe a melhor maneira de chegar lá............ :wink:

Abraços,

junior braga
22/08/2009, 20:07
:mrgreen::mrgreen: buenas noitchesss pro cês....

:stop: é seguinte tava eu instalando os ditos jumelo revolver no eixo traseiro da vtr, bão inte aí bacana né....só que eu improvisei uma rampa pra fazer o teste, pra identificar o individuo do amortecedor que será instalado, inte aqui nada de anormal:lol:, só que depois de subir o jeep na rampa, parei ele lá, pequei a trena e fui medir o curso do eixo, quando eu estava medindo, vi o oleo do diferencial :putz:vazar na roda esquerda:shock::shock:, fui la e desci o jeep da rampa, melecou a roda toda...:lol:

:pensativo: acho que na trepada :p que o jeep deu na rampa, forçou o semi-eixo e provocou o vazamento...agora eu pergunto, será que vai continuar a vazar? ou foi somente naquele momento?

:parede: o que me dizem? o retentor que veda o oleo do diferencial é aquele que fica perto dos rolamentos laterais da coroa? ou tem outro lá na ponta da tubeira?

Acho que por enquanto é isso.

Segue algumas fotos da façanha...

:concordo::concordo:

Lucas Nassif
22/08/2009, 20:22
Vai continuar vazando até acabar o óleo! :mrgreen:

Sergio Rocha
22/08/2009, 20:51
Vai continuar vazando até acabar o óleo! :mrgreen:

Ou trocar o retentor.( o retentor fica dentro do diferencial, junto as planetárias)

[]'

junior braga
23/08/2009, 18:33
Vai continuar vazando até acabar o óleo! :mrgreen:

:twisted: pois é, que noticia ruim heim Lucas!!!! Ter que abrir o diferencial todo e Fhod@....

:concordo::concordo:

junior braga
23/08/2009, 18:37
Ou trocar o retentor.( o retentor fica dentro do diferencial, junto as planetárias)

[]'

:putz:!!! eh desse retentor eu já sabia...

:idea: será que é possível só tirar a cx.satélite e montar de novo sem mexer na regulagem? pois a regulagem é no pinhão e não preciso tira-lo.

:concordo::concordo:

Sergio Rocha
23/08/2009, 19:04
:putz:!!! eh desse retentor eu já sabia...

:idea: será que é possível só tirar a cx.satélite e montar de novo sem mexer na regulagem? pois a regulagem é no pinhão e não preciso tira-lo.

:concordo::concordo:

Exatamente.

[]'

Lucas Nassif
30/08/2009, 21:02
Só pra deixar registrado aqui, segue uma foto do curso da suspa do meu Jeep com os JR`s e amortecedores da Ranger.

http://lh3.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SpmdvG0RoxI/AAAAAAAAKMQ/LkqorxLLltM/s640/DSC02802.JPG

O amortecedor está limitando bem a abertura dos jumelos, mas mesmo assim o curso da suspensão está muito bom. O problema é que se continuar assim, o amortecedor logo logo vai pro saco! :parede:


Aproveitando o problema que deu no JEEP do Júnior...

sábado fui ver o estado das lonas traseiras, e ao tirar o tambor da roda T.D, estava lambuzado de óleo por dentro, que acredito ser do diferencial, pois está sujo somente a metade da panela pra baixo, e o cilindro de freio está sem marcas de óleo.

Meu eixo é canela grossa, e pelo manual do mecânico, o retentor fica próximo ao rolamento, na extremidade da tubeira do eixo. Porém o Sérgio Rocha disse que fica próximo às planetárias. Tô confuso aqui agora....afinal, onde fica esse retentor no eixo canela grossa?? :pensativo:


Valeu!!

:concordo:

junior braga
30/08/2009, 22:27
Aproveitando o problema que deu no JEEP do Júnior...

sábado fui ver o estado das lonas traseiras, e ao tirar o tambor da roda T.D, estava lambuzado de óleo por dentro, que acredito ser do diferencial, pois está sujo somente a metade da panela pra baixo, e o cilindro de freio está sem marcas de óleo.

Meu eixo é canela grossa, e pelo manual do mecânico, o retentor fica próximo ao rolamento, na extremidade da tubeira do eixo. Porém o Sérgio Rocha disse que fica próximo às planetárias. Tô confuso aqui agora....afinal, onde fica esse retentor no eixo canela grossa?? :pensativo:


Valeu!!

:concordo:

:mrgreen: Fala Lucas, vixi também aconteceu no seu jeep o maldito vazamento?:parede::parede:
Eu nem mexi ainda...hehehehe!!

É o seguinte, se no eixo traseiro for igual ao dianteiro, tenho certeza que o retentor fica lá do lado dos rolamentos da cx.satélite, pois, o eixo dianteiro eu desmontei e cheguei a trocar esses retentores.

Ps: esse que desmontei também é canela grossa.

Segue uma foto com marcação.

:concordo::concordo:

Lucas Nassif
30/08/2009, 23:03
:mrgreen: Fala Lucas, vixi também aconteceu no seu jeep o maldito vazamento?:parede::parede:
Eu nem mexi ainda...hehehehe!!

É o seguinte, se no eixo traseiro for igual ao dianteiro, tenho certeza que o retentor fica lá do lado dos rolamentos da cx.satélite, pois, o eixo dianteiro eu desmontei e cheguei a trocar esses retentores.

Ps: esse que desmontei também é canela grossa.

Segue uma foto com marcação.

:concordo::concordo:

Fala Júnior!!!

O meu eixo traseiro é do mais novo (sem chaveta), canela grossa.
Estava vendo um tópico do Edgar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730) e vi que tem um retentor na extremidade da tubeira mesmo e um lá perto da cx satélite. Portanto, não vai ter jeito. Irei desmontar o eixo traseiro por completo, deixando apenas o pinhão no lugar.

Fotos:

RETENTOR NA EXTREMIDADE DA TUBEIRA:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=144798&d=1227029842


RETENTOR PRÓXIMO À CX SATÉLITE:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94262&d=1189777733

Agora eu estou com dúvida é qual o modelo dos retentores. Olhei na donatti e vi que existem 15872723 modelos de retentores a venda :mrgreen: e eu fiquei perdido!

http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=23527&Nivel=430241&categoria=Diferencial%20-%20Retentores&NumeroCategoria=10

:concordo:

Um abraço,
Lucas Nassif.

rodrigo.hoffman
30/08/2009, 23:07
É o seguinte, se no eixo traseiro for igual ao dianteiro, tenho certeza que o retentor fica lá do lado dos rolamentos da cx.satélite, pois, o eixo dianteiro eu desmontei e cheguei a trocar esses retentores.

:concordo::concordo:

Se o eixo traseiro o rolamento for o de esferas, o retentor fica perto do rolamento, na pontinha da tubeira e não perto das planetárias, como no diferencial dianteiro

Abraços

junior braga
30/08/2009, 23:26
Opa, Valeu Rodrigo,

Lucas, como disse no eixo dianteiro era igual a essa segunda foto que vc postou,

Olha, estou verificando aqui num catalogo que tenho de aplicações da sabó e pela aplicação não consegui indentificar não.

Mas, se tiver as medidas fica fácil, vc vai desmontar logo? se for o caso passa as medidas que vejo aqui no catálogo.

com um paquímetro identifique:

diâmet. interno x diâmet. externo x altura.

[ ],

Lucas Nassif
30/08/2009, 23:30
Como vazamento de óleo e troca de retentor não tem nada a vê com jumelo revólver, peço que por gentileza, algum moderador/administrador/integrante da equipe de apoio mova essas últimas mensagens OFF-TOPICs para o tópico que acharem necessário.

Acho que é esse é adequado:

Trocar retentor da roda traseira, precisa soltar bengala? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30614)


Obrigado!


Lucas Nassif.

Lucas Nassif
30/08/2009, 23:33
Opa, Valeu Rodrigo,

Lucas, como disse no eixo dianteiro era igual a essa segunda foto que vc postou,

Olha, estou verificando aqui num catalogo que tenho de aplicações da sabó e pela aplicação não consegui indentificar não.

Mas, se tiver as medidas fica fácil, vc vai desmontar logo? se for o caso passa as medidas que vejo aqui no catálogo.

com um paquimentro identifique:

diâmet. interno x diâmet. externo x altura.

[ ],

Devo encostar o Jeep e desmontar o eixo traseiro daqui umas 2 semanas. Aí te passo todas as medidas sim! Se puder me ajudar, agradeço! :concordo:

Vamos discutir mais sobre isso em outro tópico, para não atrapalhar esse!
Já pedi para transferirem os nossos posts OFF-TOPICs.


Um abraço,
Lucas Nassif.

junior braga
30/08/2009, 23:45
Devo encostar o Jeep e desmontar o eixo traseiro daqui umas 2 semanas. Aí te passo todas as medidas sim! Se puder me ajudar, agradeço! :concordo:.

:concordo: Claro uai...rsrsrs!!


Vamos discutir mais sobre isso em outro tópico, para não atrapalhar esse!.

:mrgreen::mrgreen::mrgreen: nem atentei pra isso, apoiado!!!



Já pedi para transferirem os nossos posts OFF-TOPICs.


Um abraço,
Lucas Nassif.

:mrgreen: como disse, fico no aguardo então...

Sds,

[ ],:concordo::concordo:

rodrigo.hoffman
30/08/2009, 23:47
Fala Júnior!!!

O meu eixo traseiro é do mais novo (sem chaveta), canela grossa.
Estava vendo um tópico do Edgar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730)) e vi que tem um retentor na extremidade da tubeira mesmo e um lá perto da cx satélite. Portanto, não vai ter jeito. Irei desmontar o eixo traseiro por completo, deixando apenas o pinhão no lugar.

Fotos:

RETENTOR NA EXTREMIDADE DA TUBEIRA:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=144798&d=1227029842


RETENTOR PRÓXIMO À CX SATÉLITE:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94262&d=1189777733

Agora eu estou com dúvida é qual o modelo dos retentores. Olhei na donatti e vi que existem 15872723 modelos de retentores a venda :mrgreen: e eu fiquei perdido!

http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=23527&Nivel=430241&categoria=Diferencial%20-%20Retentores&NumeroCategoria=10 (http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=23527&Nivel=430241&categoria=Diferencial%20-%20Retentores&NumeroCategoria=10)

:concordo:

Um abraço,
Lucas Nassif.

Mostra o topico ai pra gente abordar melhor o assunto, pq ta meio confuso isso ai

Lucas Nassif
30/08/2009, 23:48
Mostra o topico ai pra gente abordar melhor o assunto, pq ta meio confuso isso ai

Dei sugestão para transferirem nossos posts para esse tópico:

Trocar retentor da roda traseira, precisa soltar bengala? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30614)


:concordo:

rodrigo.hoffman
30/08/2009, 23:58
to postando la entao

sapo_bonatto
24/12/2009, 11:05
Boa tarde, gostaria de saber detalhes sobre o jumelo revolver, se eh bom mesmo e se o pessoal tem usado ainda????
Obrigado des de jah

Rodrigo Baratti
24/12/2009, 13:57
Boa tarde, gostaria de saber detalhes sobre o jumelo revolver, se eh bom mesmo e se o pessoal tem usado ainda????

Sapo,

Tudo depende do tipo de trilha que vc faz, se tiver erosões ajuda muito. :concordo:
Já se continuam usando, é claro que sim!! Vc não ve carros com revolver nas trilhas?:pensativo:

[]

Dudu-JCER
26/12/2009, 11:18
:mrgreen::mrgreen: buenas noitchesss pro cês....

:concordo::concordo:


Fala Junior... E ae vc já descobriu qual amortecedor usar ou vai olhar isso depois do problema com os retentores???
Ta ae umas fotos da minha Rural, estou na dúvida de qual amortecedor mais aconselhavel, será que alguém poderia me ajudar???
Valeu


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=202086&d=1259403893



http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=202087&d=1259403921

junior braga
26/12/2009, 19:47
Fala Junior... E ae vc já descobriu qual amortecedor usar ou vai olhar isso depois do problema com os retentores???
Ta ae umas fotos da minha Rural, estou na dúvida de qual amortecedor mais aconselhavel, será que alguém poderia me ajudar???
Valeu


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=202086&d=1259403893



http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=202087&d=1259403921

:mrgreen: ah já instalei os amortecedores sim, depois daquela rampa improvisada para teste do curso, acabei colocando os da ranger mesmo.
O ideal é vc descobrir medindo o curso, e depois indetificar qual amortecedor apropriado. Tem um tópico no qual eu inseri as carcteristicas de vários amortecedores.

:concordo::concordo:

Albertocuritiba1
01/09/2010, 15:56
E ai galéra vamos reativar este tópico...........

O pessoal daqui de curitiba ainda tem feito somente spoa nos cj´s pore pelo que notei o pessoal de sp esta usando jumelos revolver somente na traseira....... Alguem já tem esta experiencia.... Algo a me indicar ??

Pagani
02/09/2010, 17:06
E ai galéra vamos reativar este tópico...........

O pessoal daqui de curitiba ainda tem feito somente spoa nos cj´s pore pelo que notei o pessoal de sp esta usando jumelos revolver somente na traseira....... Alguem já tem esta experiencia.... Algo a me indicar ??

Coloquei na dianteira também, fica meio bobo, mas se andar na boa acostuma rapidinho....

[]´s

Chevi
02/09/2010, 20:19
Coloquei na dianteira também, fica meio bobo, mas se andar na boa acostuma rapidinho....

[]´s

Colocar na dianteira é mais complicado do que na traseira, dado que é preciso trocar a posição normal dos jumelos. Usualmente o jumelo fica na parte de tráz dos feiches de mola, para instalar os jumelos articulados é preferencial instalá-los na dianteira para facilitar a vida de quem for projetar o cardã dianteiro.

Pagani
03/09/2010, 10:27
Colocar na dianteira é mais complicado do que na traseira, dado que é preciso trocar a posição normal dos jumelos. Usualmente o jumelo fica na parte de tráz dos feiches de mola, para instalar os jumelos articulados é preferencial instalá-los na dianteira para facilitar a vida de quem for projetar o cardã dianteiro.

Eita...

Exatamente isso que eu fiz, desculpe-me se não fio claro :putz:, reposicionar o suporte é bolinho, discos de corte, suportes novos e solda neles (bom soldador é fundamental)

[]´s

Albertocuritiba1
04/09/2010, 20:50
PESSOAL POSTEI UMA PERGUNTA SOBRE ISTO EM OUTRO TÓPICO...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6955&page=13


ABRAÇOS..............

M-Beltrame
20/01/2012, 20:19
Boa noite.
Os meus JRs chegara esta semana, mas um deles ( comprei dois) veio com o parafuso alem q tem na parte q rotaciona do jumelo meio frouxo. Posso chegar o aperto neles ou deixa meio solto?

T+

Gianmefer
20/01/2012, 21:30
Vou aproveitar e puxar o tópico tb...

Vi que foi utilizado amortecedor de ranger para aumentar o curso, mas o mesmo ainda limita os JR's..
Alguem sabe algum outro amortecedor que fica bom no jeep com JR??

pedro bonadio
20/01/2012, 23:13
Relativamente barato e bom: ProComp ES9000 - 14" de curso.

Daí vai aparecer: Bilstein, Fox, são os Top, tanto em preço quanto em qualidade.

M-Beltrame
05/02/2012, 00:17
Boa noite.
Os meus JRs chegara esta semana, mas um deles ( comprei dois) veio com o parafuso alem q tem na parte q rotaciona do jumelo meio frouxo. Posso chegar o aperto neles ou deixa meio solto?

T+
Boa noite.
O problema ai de cima ta resolvido, eu liguei na loja e eles falaram para apertar.
Já coloquei eles no jeep maasss tem alguma coisa errada, os jumelos não estão abrindo e eu ja tentei de tudo, direi o amortecedor, tirei o cardã, o cabo do freio de mão e ate afrouxei todos os parafusos da suspa afim de permitir um movimento mais livre, mas ñ adianta ele não abre. Os flexíveis de freio tb não estão esticados mas mesmo forçando a abertura do jumelo ele abre com resistência e é só para de forçar q ele fecha de novo.
Alguém sabe oq esta acontecendo?

T+

pedro bonadio
05/02/2012, 16:39
Cara, o JR tem uma trava, tem que tirar ela pra ele abrir...

M-Beltrame
05/02/2012, 19:26
Cara, o JR tem uma trava, tem que tirar ela pra ele abrir...

Porra Pedrinho assim vc me ofende né:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::ch orandoderir:. É claro q eu tirei a trava :chorandoderir:.
Mas mesmo assim obrigado pela dica:angel:.
Hoje com tudo no lugar (amortecedor, cardã etc) eu fiz mais testes em barranco e com o macaco. Levantando só um lado do jeep com o macaco a suspa trabalha mas o Jr não abre mas se levantar o jeep pelo chassis (tentando tirar as 2 rodas ao mesmo tempo do chão) o jumelo abre normal.:semideia


T+

M-Beltrame
06/02/2012, 22:09
Boa noite.
O problema ai de cima ta resolvido, eu liguei na loja e eles falaram para apertar.
Já coloquei eles no jeep maasss tem alguma coisa errada, os jumelos não estão abrindo e eu ja tentei de tudo, direi o amortecedor, tirei o cardã, o cabo do freio de mão e ate afrouxei todos os parafusos da suspa afim de permitir um movimento mais livre, mas ñ adianta ele não abre. Os flexíveis de freio tb não estão esticados mas mesmo forçando a abertura do jumelo ele abre com resistência e é só para de forçar q ele fecha de novo.
Alguém sabe oq esta acontecendo?

T+
Vo colocar umas fotos para ilustrar e facilitar a discussão do problema.



Por favor opinem!!!

T+

Rodrigo Baratti
06/02/2012, 22:53
Experimenta apoiar no pneu que já melhora.
Mas o melhor é testar no barro!!

[]'s

M-Beltrame
06/02/2012, 23:34
Experimenta apoiar no pneu que já melhora.
Mas o melhor é testar no barro!!

[]'s

Boa noite.
Rodrigo, o problema é q o Jr só abriu quando eu forcei ele com uma barra de 1,5m:? eu to achando q o problema é q o feixe de mola esta travando no suporte fixo, mas se foce isso o jumelo rotacionaria:semideia.
Eu acho que nesse final de semana tem trilha pra testa de verdade :twisted: mas eu queria arrumar isso antes.

T+

Chevi
07/02/2012, 16:30
Meus 2Cents...

Pelas fotos parece que o macaco no eixo está limitando a abertura do JR. Vcs poderiam tentar levantar a roda ou, ainda, levantar o jeep pelo chassis para ver se abre a suspensão dos dois lados.

Abs,

M-Beltrame
07/02/2012, 16:37
Chevi bom dia.
Quando eu levantei o jeep pelo chassis para tirar as 2 rodas do chão os jumelos dos dois lados abriram.
Eu só vejo o jeep de final de semana, então agora não da para fazer nada eu só estou colhendo informações. Nesse final de semana eu vou fazer um teste decente.



T+

Elmer_Jeep
10/02/2012, 12:30
Esse teste estático aí não da certo, o melhor teste é numa rampa mesmo(ou barranco), se tiver uma girafa amarra uma cinta num dos pneus e levanta com a girafa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=176621&d=1245186185

Aqui foi o teste de rampa, a rampa tem 90cm de altura e ainda tinha 2" de amortecedor pra extender, veja que o jumelo ainda tem muito o que abrir:
http://img52.imageshack.us/img52/7180/rti2.jpg
http://img190.imageshack.us/img190/4881/rti5.jpg
http://img689.imageshack.us/img689/5063/rti6.jpg

[]'s

Marcos Palotta
14/02/2012, 23:13
PessoALL,

Não tá apertado demais no chassi? Parece que é lá que não está articulando/abrindo como deveria.
O JR, no meu CJ, mesmo com a trava, fica com a movimentação vertical livre (limitada pela trava, claro).

Abçs,

Gianmefer
16/02/2012, 09:52
Beltrame, vou dar minha opinião de leigo...rs

Pelo que vi nas fotos os jumelos não estão abrindo porque o macaco colocado embaixo do feixe de molas vai levantar uma das rodas do chão até um certo limite, mas depois vai levantar o outro lado junto.
Para o jumelo abrir, terá que colocar o macaco embaixo do pneu.

Se os jumelos abrem levantando o chassis, tem que levantar levantando um dos pneus mantendo o outro no chão...

M-Beltrame
16/02/2012, 15:56
Pessoal obrigado pelas dicas:concordo::concordo:
Eu não atualizei aqui porque a trilha acabou furando:-?, mas eu consegui fazer o jr abrir mas não tirei foto pois alem de ter aberto pouco (quase a metade) foi em um matagal e não iria dar para ver direito.

Obrigado pela ajuda.

T+

M-Beltrame
20/04/2012, 18:19
Apos dois meses de uso tive problemas...
Apos a ultima trilha o jeep começou a fazer muitos barulhos, mandei para o meca e ele achou o problema, era a bucha de ferro q estava muito desgastada e com uma folga enorme.
Nesse tempo eu só engraxei o jr uma vez (logo quando coloquei).
As minhas duvidas são: esse desgaste é normal? eu deveria ter engraxado mais vezes? Qual bucha eu posso colocar no lugar? A de ferro da toyota da certo? ou a de PU é melhor?



T+

Rodrigo Baratti
21/04/2012, 11:23
Eu engraxo tudo (jumelos, cardans e cruzetas) todo vez que volto da trilha, a não ser que seja muito leve e o jeep não tenha mergulhado em nenhuma piscina...coisa bem dificil.

[]

M-Beltrame
22/04/2012, 10:04
Eu engraxo tudo (jumelos, cardans e cruzetas) todo vez que volto da trilha, a não ser que seja muito leve e o jeep não tenha mergulhado em nenhuma piscina...coisa bem dificil.

[]
Qual bucha vc usa? A original do jumelo?
Engraxar depois de toda trilha é ruim em... mais uma encheção...
Acho q vou colocar a de ferro da band, é boa?
O ruim não foi o desgaste, mas foi a velocidade, 2 messe, 2 trilhas(estragou na ultima) e bem menos de 100km rodados (acho q foi no máximo uns 60km...)
Sera q a bucha de PU aguenta?


T+

rodrigo.hoffman
22/04/2012, 21:39
Eu tb sempre engraxo tudo depois daquele merecido banho, que veem depois da trilha.. Ja deve ter quase 1 ano e meio instalado e varias trilhas e ate agora tudo 100%..

Não tem folga, nem barulho nada.. As buchas que usei foram as que vieram junto com os jumelos..

[ ]´s

Rodrigo Baratti
23/04/2012, 12:16
O ruim não foi o desgaste, mas foi a velocidade, 2 messe, 2 trilhas(estragou na ultima) e bem menos de 100km rodados (acho q foi no máximo uns 60km...)
Sera q a bucha de PU aguenta?

Muito rapido mesmo, será que tem alguma coisa desalinhada?!

Acho que nesse caso a de PU vai quebrar mais rapido ainda.

[]'s

M-Beltrame
23/04/2012, 16:51
Pode ser q seja algo desalinhado...
Vou ligar para o meca e pgt quais das três buchas estragou ou se foi as três, se for as 3 não foi por estar desalinhado, vou ligar tb para o fabricante e ver oq ele indica...


T+