PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 - não passa de 120 km - e cai muito na subida



Thiago Lopes
04/05/2016, 18:41
Olá pessoal,

Primeiramente desculpe por qualquer bobeira que eu venha a escrever. hehe
Comprei minha primeira 4x4. Estou com ela a uma semana. Uma Ford/Ranger 2.8 Power Stroke, ano 2002, 190 mil km. Toda original. único dono. Top. Sempre quis ter uma do modelo que comprei.

Pois bem. Apesar de já ter andado em algumas do mesmo modelo, de amigos meus, nunca havia passado dos 120 km ou 130 km.

Quando fui olhar essa que comprei, eu andei nas ruas da cidade e peguei pista curta e plana, mas que deu pra eu dar uma acelerada. Até 100 km, ótima. Também pelo pouco espaço, foi só o que deu pra testar. Me pareceu tudo ok. Levei em uma mecânica onde geralmente levo meu Focus e o pessoal disse que estava ótima. Sem nenhum vazamento. Barulho excelente. Desta forma fechei o negócio.

Acontece que no final de semana fui pegar BR com minha 4x4 e pra meu desgosto ela foi bem somente até 110 km ou 120 km. Em pista plana não passa disso. Na descida vai mais um pouco. Mas é só dar na subida que ela cai a velocidade. Tipo, se tiver a 120 km você pode socar o pé que ela vai parar lá nos 80 km ou menos (mantendo 5ª marcha). Se não voltar marcha ela cai muito.

Dentro da cidade é muito boa. Responde rápido. Desde o momento que ligo já escuto a turbina funcionando. Show de bola.

Diante o acontecido, levei em duas oficinas aqui de Goiânia. E, apesar de eu entender muito pouco de carro a diesel, não confiei nos dizeres dos mecânicos. O primeiro disse que o problema é a turbina. O outro afirmou categoricamente que isso é problema de bomba da alta.

Em síntese, não achei ninguém que de fato me explicasse o motivo de a camionete perder força na subida e que se dispusesse a realizar o mínimo de testes possível.

Alguém ai já passou por isso?

Alguém que possa me indicar uma oficina especializada Ford em Goiânia?

Imperador!
04/05/2016, 19:15
O problema mais provável está relacionado está relacionado à bomba injetora (e não bomba de alta). Pode ser que o antigo proprietário tenha mandado "fechar" a bomba pra reduzir consumo e fumaça. Então o primeiro passo é o seguinte: mandar "abrir" o débito da bomba de forma a jogar mais combustível. Isso certamente devera melhorar o desempenho. Não obtendo resultado satisfatório, você vai precisar investir num serviço de bombista com a revisão completa da bomba injetora e dos bicos.

A possibilidade de ser turbina é bem remota, já que o carro desenvolve normalmente até os 100km/h como você mencionou.

Só pra constar, esse motor 2.8 atinge 160-170km/h sem grandes dificuldades.

Abs

Thiago Lopes
04/05/2016, 19:26
Vou procurar alguém que entenda de bomba aqui em Goiânia e pedir para verificar e se for o caso "abrir" mais a bomba injetora.
Quanto à velocidade do motor 2.8, já ouvi comentários de que atinge 160-170 km fácil... só que a minha, do jeito que está, sofre para chegar aos 130 km... creio que nem chega, porque andei cerca de 5km só no plano, pé colado, e ela não passou de 120 km..

Vlw pela dica.

Junior84
05/05/2016, 20:48
Na minha 2.8 já atingi velocidade próxima 180 em reta, não fui mais por medo. Veja direito esses problemas, pois deveria chegar a 160 com facilidade. Confira o consumo também, pode indicar problemas. As médias da minha é 10,5 Km/L.
Boa sorte na busca de soluções companheiro.

avenger
05/05/2016, 21:31
Na minha o mínimo de consumo que consegui foi 10.4km/L num trecho de 600km de asfalto de Bebedouro/SP a Cachoeira Paulista/SP. Média de velocidade deve ter dado 110km/h, talvez. Mas maior parte do tempo eu ia no limite da via (110, ponteiro marcando 120km/h). Desenvolvi em uma ou duas oportunidades 140 só pra "brincar", mas não me arrisquei mais que isso porque não conhecia o trecho. :}

Na Dutra (rodovia rio-sp), dava pra andar sempre a 120, entrando bem no pé da ladeira, dava pra sair do lado de cima aos 120.

Eu tou sendo bem realista com o desempenho da caminhonete (a minha pelo menos). Se você entra no pé do morro a 80/hora, não espera sair lá no topo a 120 não.

Se não tem capota marítima no carro (carroceria aberta), vai segurar bastante a 80km/h ou mais. Se anda com o carro cheio de gente e bagagem, vai segurar no morro acima um pouco, sim!. Se tá cheio de gente, bagagem e com a carroceria aberta (por causa da carga, por exemplo), vai te segurar um tanto bom também!..


Bom essa é minha (pouca) experiência com a viatura no asfalto! Se eu andei muito com a minha, andei 20 mil km.

Enquanto minha resposta não deve ajudar muito no que deve ser seu problema, espero ter conseguido passar uma idéia realista do que esperar dela. :)

Os pneus que uso são BF All Terrain A/T (misto: 50% asfalto 50% terra).

Thiago Lopes
06/05/2016, 09:41
Bom dia Júnior.
A minha camionete ainda está no bombista, segui o conselho do Imperador. Contudo, hoje de manhã o mecânico me informou que a bomba injetora está tudo ok, turbina ok e que iria verificar uma "peneira" do diesel. Quando eu sair do trabalho vou lá para ele me explicar. Como o Imperador disse, o mecânico também falou, que é possível "abrir" um pouco a bomba injetora. Ela vai andar mais lisa, porém o consumo aumenta um pouquinho. Mas antes deste procedimento (que ainda não autorizei) ele iria checar mais itens.
Já trocou a correia dentada, retirou pequenos vazamentos nos bicos... o restante do serviço foi na parte de freios e suspensão. Nada que eu não já soubesse.
Quanto ao consumo, ainda não tive tempo e nem km para aferir o gasto. Mas assim que possível eu informo.

Thiago Lopes
06/05/2016, 09:47
Bom dia Avenger...
A sua está com um consumo ótimo... hehe.. espero que a minha também faça isso.

Quanto às observações que disse.. carro cheio, bagagem, não ter lona marítima... são boas observações e bem vindas..

Porém, a minha preocupação com a queda na velocidade foi porque eu estava sozinho, sem bagagem, com a lona marítima e em um descida eu estava a exatos 140 km... não ia mais... e no final da subida ela estava marcando um pouco menos de 80 km.. mantendo 5ª marcha... logo em seguida, em outra subida, praticamente nas mesmas condições, apenas com uma subida um pouco maior... desci a 140 km e mais ou menos no meio da subida voltei 4ª marcha.. foi onde consegui manter a velocidade a mais ou menos 100 km.. lembrando, eu estava sozinho, sem bagagem, com lona marítima, sem nenhum quilo de terra... kkkk... ou seja, não esperava um desempenho ruim...

Mas vamos ver o que o bombista vai me dizer... já foram trocados alguns itens...

Thiago Lopes
06/05/2016, 09:50
vcs acham que devo pedir para "abrir" mais a bomba injetora para melhorar o desempenho? andar mais e não perder força na subida...

Imperador!
06/05/2016, 10:18
vcs acham que devo pedir para "abrir" mais a bomba injetora para melhorar o desempenho? andar mais e não perder força na subida...

Sem dúvida. Mas mande testar os bicos primeiro. Só o fato de eles ter vazamentos, como você relatou, já é indicativo de que é a hora de passarem por uma revisão.

sallespickup
06/05/2016, 14:14
eu tenho uma pergunta, que ja deveria ter sido feita, de pé em baixo quantos RPMs o carro da? pergunto pois existe a possibilidade deste carro ja ter tido pneus grandes e term encurtado a relação dos diferenciais, então se da giro maximo e não anda é diferencial, se não da giro maximo ai sim vamos pra motor, que ser for o caso, revise intercooler e suas conexões, pois vazamentos ali, não deixam a turbina pressurizar tudo que deve ai não sobe giro mesmo...

avenger
08/05/2016, 11:04
Só uma "reflexão". Se tá com algum problema que não deixa o carro andar, compensa "compensar" isso abrindo os bicos e consumindo mais?.. Digo, se isso for só jogar debaixo do tapete o problema...

Com a minha a 120km/h eu tou a 2500rpm mais ou menos. Acredito que nenhuma deva estar muito fora disso, a menos de o pneu ser muito diferente em raio (não que seja essa a resposta pra a pergunta do sallespickup). Pra "giro máximo" na ranger eu suponho que seja entre 3800 e 4600 RPM. :)

Mas que eu saiba a ranger não tem intercooler... pra mim algumas caminhonetes como a Hilux têm versão com isso, mas não a Ranger, mas talvez eu esteja redondamente enganado. rsrs

Coophamat
08/05/2016, 14:48
Mas que eu saiba a ranger não tem intercooler... pra mim algumas caminhonetes como a Hilux têm versão com isso, mas não a Ranger, mas talvez eu esteja redondamente enganado. rsrs

Todas as ranger diesel tem intercooler.

sallespickup
08/05/2016, 20:06
nem as rangers 2.5 sairam sem intercooler, alias a diferença de na S10 ser morto e na ranger razoavel

Thiago Lopes
09/05/2016, 16:46
Boa tarde pessoal, estive ausente no final de semana, por isso não comentei...
Vamos lá..
Peguei a camionete agora a tarde na oficina. E, quanto ao questionamento do Salles, para minha sorte o giro dela ta normal... rsrs.
Acertou quanto à revisão das conexões. O mecânico me disse que a bomba injetora estava com problemas. Foi consertada. O Tanque estava sujo. As válvulas estavam desarreguladas. E uma mini mangueira que se encaixa em um tubinho que vai até à bomba injetora estava rachada, de modo que a turbina não estava pressurizando.

O mecânico fez um teste hoje de manhã e de acordo com ele, foi resolvido. De qualquer forma vou testar e informo a vocês.

Ele levantou só uma questão que ainda vai investigar. O consumo está demasiadamente alto. Isso antes de consertar a bomba injetora e substituir a mangueira da turbina e uma da bomba d'agua que também estava rachada.
De qualquer forma, com relação ao desempenho, assim que eu fizer os testes informo os resultados.
Quanto ao consumo, espero não ser dor de cabeça.

Até mais.

Thiago Lopes
09/05/2016, 16:49
Com relação aos bicos, o mecânico disse que poderíamos aguardar os resultados após os reparos já realizados e se não atingir resultados normais... será necessário realizar reparos nos bicos. Vou andar nela um pouco e conto aqui..

Imperador!
09/05/2016, 17:08
Com relação aos bicos, o mecânico disse que poderíamos aguardar os resultados após os reparos já realizados e se não atingir resultados normais... será necessário realizar reparos nos bicos. Vou andar nela um pouco e conto aqui..

Por tudo que você falou que já foi feito, acredito que o problema será resolvido.
Quanto ao consumo é só um ajuste de ressonância entre bicos e BI.

sallespickup
10/05/2016, 12:46
o cano rachado faz a maior falta, é do LDA que avanca a bomba e injeta mais diesel pra levantar giro

avenger
18/05/2016, 22:53
Todas as ranger diesel tem intercooler.

Ha! Vivendo e aprendendo!

Ontem, que a Ranger com TGV usa um "atuador pneumático" pra controlar a abertura do turbo.
Hoje, que toda Ranger diesel vem com intercooler! :}

Thiago Lopes, boa sorte, espero que esteja agora tudo resolvido em relação à "preguiça" da sua Ranger! Espero também que isso não tenha a deixado gulosa, como o meca suspeita. :)

Thiago Lopes
19/05/2016, 19:48
Olá pessoal, boa noite.

Hoje peguei minha Ranger na oficina novamente, tudo de errado que foi detectado, foi corrigido (apenas a tração que ainda não... rsrsrs.. mais pra frente eu arrumo). Andei quase 100 km para ver se de fato estava boa. Gostei bastante, agora ela da 140, 150 km/h fácil.. não passei disso, mas me pareceu que vai mais.. não está caindo praticamente nada nas subidas.. nem preciso afundar o pé até o fim pra ela manter a velocidade... está "normal" eu acho... hehe

Só achei que esta um pouco ruim na hora da saída, principalmente em subida. Por exemplo, se eu estiver em uma subida, parado, e for sair, preciso acelerar a camionete até uns 1500 giros ou até mais um pouco e segurar a embreagem, caso contrário ela morre.

Amanhã voltarei a oficina apenas para trocar as borrachas do escapamento e já vou perguntar o que pode estar causando isso.. de ter que acelerar um pouco mais para sair em subidas..

Se já tiverem passado por isso com a de vcs... me avisem...

Thiago Lopes
19/05/2016, 19:51
esqueci de comentar... preciso ver também com relação ao consumo... enchi o tanque quando saí e quando retornei... fez média de 7,1 km/l....

Deu um aperto nela somente em alguns momentos... andei cerca de 30 km dentro da cidade.. até 3º marcha (trânsito cruel) e o restante na br... média de 120, 130 km/h

achei que ta gastando muito.. espero que seja apenas regulagem na bomba injetora...

sallespickup
21/05/2016, 14:19
esse sintoma de ter de acelerar pra sair é do motor mesmo por isso chama-se HSD (motor de alto giro a diesel), então ele alcança sua força em maiores rotações, quanto ao consumo é melhor andar mais e depois revisar bicos

Thiago Lopes
23/05/2016, 09:17
Bom dia Salles,

entendi a questão de ter que acelerar... blz..

Quanto aos bicos, apenas visualizei que dois deles estão com vazamento, bem pouco..

Mas vou acatar sua indicação de andar e depois revisar... vou andar nela no mínimo um mês... e só depois vou a oficina... mesmo porque já gastei um bocado... rsrs...

Mas de qualquer forma, valeu pelas dicas..

Edintruder
31/05/2016, 19:04
Infelizmente vi esse tópico só agora. Ms felizmente já foi resolvido.
Quando comecei ler pensei em 3 coisas, WG da turbina solto que não deixa ela pressurizar, bomba fora de ponto ou filtro de diesel sujo demais.
Como regra geral, um instrumento que ajuda a identificar problemas em motores a diesel é o manômetro de pressão do turbo compressor. Com esse instrumento nota-se qualquer anomalia de funcionamento do sistema de injeção.

Quanto à mangueira de comando da LDA, é exatamente isso que acontece quando racha ou escapa, o motor fica manco prakct. Uma vez vinha em viagem e senti quando escapou essa mangueira na minha F1000. De imediato reduzi minha média de 130 para 100km/h, e nas subidas não acompanhava nem os 1.0s... Como estava a menos de 100km de casa, terminei a viagem assim, mas a pressão caiu dos 1,8bar que usava na época para menos de 0,5bar... foi triste.

Rodrigo Cardoso
31/05/2016, 19:40
Como fasso pra fazer pergunta aqui???pfv me ajudem

xibiu!!!
31/05/2016, 19:53
Como fasso pra fazer pergunta aqui???pfv me ajudem

Olá amigo Rodrigo Cardoso.

Seja bem vindo ao 4x4 Brasil.
Existem várias seções no fórum 4x4 Brasil, com diversidades de assuntos gerais, e técnicos sobre várias marcas/modelos de veículos.
Procure uma seção no fórum referente ao assunto que irá abordar e faça exatamente como fez neste tópico, postando sua pergunta.
Se na seção escolhida para postar a sua dúvida, sugestão ou comentário, já houver algum post aberto por outro usuário, com o mesmo assunto , poderá acrescentar seu post, aproveitando o tópico já existente, evitando assim de abrir novos tópicos com o mesmo assunto.
Também sugiro que faça uma leitura das regras de uso, para que conheça o funcionamento do fórum, e aproveite o máximo de tudo de bom que nos propicia o 4x4 Brasil.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/classificados-4x4-brasil/announcements.html

Abraço;

Imperador!
31/05/2016, 19:59
Como fasso pra fazer pergunta aqui???pfv me ajudem

Amigão, se for com relação a este tópico, faça aqui mesmo.
Se for relacionado a outro assunto, primeiro faça uma pesquisa pra ver se o assunto já foi tratado e em caso contrário, inicie um novo tópico.

Thiago Lopes
08/06/2016, 07:53
Olá Edintruder,

Sim, felizmente resolvi o problema. Fora os problemas já por mim citados, por último agora tive que somente regular a bomba injetora. Agora sim, ficou zera. Ta andando lisa. hehe..

Vlw muito pelas dicas pessoal.

Qualquer pepino já me socorro com vcs... até já posso dar algumas explicações, pois estou "entendendo" do assunto... kkkk