mfdomingues
04/05/2016, 10:49
Prezados confrades, bom dia
Sempre posto minhas duvidas no fórum especifico da minha viatura, contudo, há algum tempo que buscamos (sim outros usuários tem a mesma duvida) esclarecer uma duvida, mas até hoje ninguém me explicou de forma clara.
Minha viatura (Kia Sportage) utiliza um motor mazda 2.0 8v turbo diesel com intercooler de 87cv, esse motor que é o mesmo senão muito parecido com o da tracker diesel possui 2 filtros de óleo lubrificante, chamados de primários e secundários. Ouvi dizer muitas coisas sobre as reais funções da dupla filtragem, dizem que é mais eficiente pois são duas barreiras de proteção, outros dizem ser mais eficiente filtrar o óleo em dois pontos diferentes do motor para deter mais impurezas, ouvi dizer que esse motor tem uma taxa de contaminação do óleo lubricante pelo diesel muito alta e a dupla filtragem ajuda a baixar estas taxas e assim evitando a deterioração prematura do óleo (essa resposta é bem convincente, uma vez que o óleo afina mesmo devido a contaminação com o diesel, vejo, no manômetro que a pressão cai bastante pelo 4 e 5 mês e volta aos 1,9 bar imediatamente quando o óleo novo toca o carter) já ouvi também que a dupla filtragem ajuda a "refrigerar" melhor o óleo etc.
Enfim, são muitas explicações para o mesmo assunto, mas gostaria da opinião dos entendidos para tirar estas duvidas, mesmo porque ouvi certas proposta que confesso, não quero crer que estejam corretas, como retirar um dos filtros uma vez que "dois é exagero de engenheiro que não sabe nada na pratica".
Não pretendo eliminar um dos filtros, mas entender melhor a viatura que possuo, sei que outros motores possuem o mesmo processo (até cerveja agora é dupla ou triplamente filtrada, ou seja, deve ser bom essa parada).
Desculpa o texto longo, pesquisei no fórum, mas, infelizmente não achei nada de efetivo.
Obrigado
Sempre posto minhas duvidas no fórum especifico da minha viatura, contudo, há algum tempo que buscamos (sim outros usuários tem a mesma duvida) esclarecer uma duvida, mas até hoje ninguém me explicou de forma clara.
Minha viatura (Kia Sportage) utiliza um motor mazda 2.0 8v turbo diesel com intercooler de 87cv, esse motor que é o mesmo senão muito parecido com o da tracker diesel possui 2 filtros de óleo lubrificante, chamados de primários e secundários. Ouvi dizer muitas coisas sobre as reais funções da dupla filtragem, dizem que é mais eficiente pois são duas barreiras de proteção, outros dizem ser mais eficiente filtrar o óleo em dois pontos diferentes do motor para deter mais impurezas, ouvi dizer que esse motor tem uma taxa de contaminação do óleo lubricante pelo diesel muito alta e a dupla filtragem ajuda a baixar estas taxas e assim evitando a deterioração prematura do óleo (essa resposta é bem convincente, uma vez que o óleo afina mesmo devido a contaminação com o diesel, vejo, no manômetro que a pressão cai bastante pelo 4 e 5 mês e volta aos 1,9 bar imediatamente quando o óleo novo toca o carter) já ouvi também que a dupla filtragem ajuda a "refrigerar" melhor o óleo etc.
Enfim, são muitas explicações para o mesmo assunto, mas gostaria da opinião dos entendidos para tirar estas duvidas, mesmo porque ouvi certas proposta que confesso, não quero crer que estejam corretas, como retirar um dos filtros uma vez que "dois é exagero de engenheiro que não sabe nada na pratica".
Não pretendo eliminar um dos filtros, mas entender melhor a viatura que possuo, sei que outros motores possuem o mesmo processo (até cerveja agora é dupla ou triplamente filtrada, ou seja, deve ser bom essa parada).
Desculpa o texto longo, pesquisei no fórum, mas, infelizmente não achei nada de efetivo.
Obrigado