Conectar

Ver Versão Completa : Panhard para Samurai

tmrsled
04/03/2006, 14:34
Alguem ja ouviu falar desse panhard para samurai ?? http://www.rocky-road.com/panhard.html ja viu alguem fazer algo similar?? E oq realmente ela melhoraria o carro? abraço a todos.

samukanvas
04/03/2006, 21:22
A panhard serve pra não deixar o eixo se movimentar transversalmente e centralizar o eixo no carro.... :pensativo:

tmrsled
05/03/2006, 06:29
samukanvas, certo dai eu teria mais estabilidade ??? alguem tem ideia de como fazer uma dessas? abraço.

Fabil
05/03/2006, 17:58
se seu samurai for feixe de molas e estiver original, a colocao da panhard vai apenas jogar grana no lixo.

tmrsled
05/03/2006, 19:12
Ei Fabil, me explica direitinho o porque...? num entendo mto naum... :D

Fabil
05/03/2006, 20:06
a grosso modo e sem entrar em muitos detalhes:
a funcao da barra panhard é EVITAR que o eixo se desloque p/ os lados, isso em suspensao de conceito 2 link, 3 link, 4 link.
no caso de suspendao por feixe de mola, as proprias laminas das molas fazem a funcao de manter o eixo centralizado.

se vc quer ver na pratica a funcao dela, pegue um samurai helicodal, ou um chevette, opala, solte uma das pontas da panhard e levante o carro em cavaletes e empurre o eixo p/ os lados...

samukanvas
05/03/2006, 22:10
samukanvas, certo dai eu teria mais estabilidade ??? alguem tem ideia de como fazer uma dessas? abraço.

Cara, se não me engano :pensativo: , quando vc coloca missing links (jumelos articulados) o eixo pode andar transversalmente (depende do jumelo e esse movimento lateral não é grande, mas pode atrapalhar no controle do auto) enquanto vc faz uma curva um pouco mais fechada e rápida no asfalto, terra etc.... então essa panhard seria pra segurar o eixo na posição, mesmo sendo feixe de molas. Abs

PS: Faça o teste que o fabil falou. É muito interessante conhecer o funcionamento da panhard.... :concordo:

tmrsled
05/03/2006, 23:35
valeu galera vou testar sim...