PDA

Ver Versão Completa : Retifica Motor Ranger 2.8 Hs



hugocandido35
30/04/2016, 15:22
Olá amigos do forum , tenho uma duvida , estou fazendo retifica do motor da minha ranger que fundio a parte de baixo do motor por conta de ter baixado oleo e o antigo dono não me avisou que baixava oleo , queria saber a opinião geral sobre o motor , se alguém teve experiencia depois da retifica , se vai prestar , quais as precauções que devo ter com o motor .... obrigado a todos ....

Ronnie22081980
08/06/2016, 09:42
Bom dia, amigo! Na minha, que também é 2.8, tive de fazer o motor mas fiz em retífica que utiliza equipamento à lazer (Retífica Retimaq). O maior problema do motor 2.8 Power Stroke é o cabeçote; dependendo do estado dele, é melhor comprar um novo mas procure em revenda da MWM que às vezes sai mais barato porque o cabeçote vem completo com válvulas e juntas. Na minha cidade, queriam vender só o cabeçote pelado R$ 1.000,00 mais caro. Feito com retífica de qualidade, fica muito bom. Tem que trocar TODOS os parafusos do motor (utiliza-se torque angular neles) e aproveite para trocar TODOS os selos do motor. Uma peça que é bem frágil é o tubo de lubrificação da turbina, você consegue um preço bem em conta no Memorial de Peças Ford (site de peças para a linha Ford). Cuidados com o motor, os de sempre: trocar óleo e filtro de óleo no tempo correto, abastecer sempre com diesel de qualidade, verificar presença de água no filtro e retirar conforme orientação do manual do motor. No resto, normalmente não incomoda.

Ronnie22081980
08/06/2016, 09:43
Ah, e verifique sempre o acoplamento viscoso da ventoinha. Eu também coloco militec no óleo do motor e no óleo da direção hidráulica.

avenger
08/06/2016, 16:42
Ei, pulando dentro do assunto...

Como eu verifico esse acoplamento viscoso da ventoínha? A idéia é a ventoínha "desacoplar" quando o carro tiver frio, então com o carro frio eu preciso conseguir rodar ela sem dificuldade (sem ela tentar girar o conjunto todo do motor) certo?

E esse acoplamento viscoso, ele não tem nenhum reservatório de óleo pra completar, certo? A verificação então se limita em saber se ele está ficando solto com carro frio e "gruda" gradativamente à medida que o carro aquece. Certo?

E quanto a "usar oleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs

Sim, consegui achar um posto com S50 aqui dentro de BH, não é na "rodagem" na Fernão Dias nem na 040 não. rsrs.

mfdomingues
08/06/2016, 18:05
Se puder dar os meus dois centavos de contribuição...

Como eu verifico esse acoplamento viscoso da ventoínha? A idéia é a ventoínha "desacoplar" quando o carro tiver frio, então com o carro frio eu preciso conseguir rodar ela sem dificuldade (sem ela tentar girar o conjunto todo do motor) certo?

Certo, contudo, qual será o seus parâmetros de comparação? Eu mesmo fiz este teste na minha e digo, como não tinha parâmetros para mim estava boa, mas na verdade estava uma m....só, o melhor é algum profissional que tenha realizado esse tipo de atividades algumas vezes, assim, corre menos risco.

E esse acoplamento viscoso, ele não tem nenhum reservatório de óleo pra completar, certo? A verificação então se limita em saber se ele está ficando solto com carro frio e "gruda" gradativamente à medida que o carro aquece. Certo?

Dentro da carcaça da embreagem viscosa há um reservatório de gel de silicone, para você "trocar" o gel é necessário desmonta-la e completar com gel de silicone, a resistência do gel é medida em "cst" (que alguns chamam de viscosidade) na minha indicam 7.000cst esse gel é adquirido em casas de aeromodelismo, mas, a questão toda é a seguinte: Você abre e remove todo o gel com algum solvente, depois, remove todo o solvente e completa com o gel de silicone, mas, se houver vazamento por exemplo? Outra questão não sei a sua, mas a minha tem uma serpentina na frente da embreagem (uma molinha) que faz a transferência do calor para as galerias onde corre o gel, se esta estiver danificada sua hélice funcionará com baixa performance também.


E quanto a "usar óleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

O S10 não é melhor ou pior que o S50, a questão são suas características, a minha por exemplo pode beber os dois, no S10 ela consome menos e polui bem menos, mas, sei que ele tem baixo poder de lubrificação para a minha bomba rotativa analógica, contudo, poderia usa-lo e colocar um pouco de óleo de motor no tanque (6%) estaria tudo ok, mas, eu só encontro S10 em postos onde a rotatividade do combustível é muito baixa, onde só vejo uma ou outra pick up de shopping abastecendo o que me sugere um produto que fica muito tempo parado, e sabemos que diesel independente de S10, S50 ou S500 cria bactérias e por sua vez acumula água, então, como moro perto de uma rodovia e tem um bom posto de gasolina, de bandeira renomada, com muitoooos caminhões entrando e saindo a cada 30 segundos eu principalmente conheço o dono só abasteço lá com o S500, onde pago mais barato, combustível novo, alto poder de lubrificação para a minha bomba e ainda como um bom sanduíche de mortadela cerati. PS: Não abasteça depois que eles carregaram o tanque do posto, sobe tudo quanto é sujeira para a bomba.

Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs

Sim, consegui achar um posto com S50 aqui dentro de BH, não é na "rodagem" na Fernão Dias nem na 040 não. rsrs.

RicardoFLN
08/06/2016, 23:15
Olá amigos do forum , tenho uma duvida , estou fazendo retifica do motor da minha ranger que fundio a parte de baixo do motor por conta de ter baixado oleo e o antigo dono não me avisou que baixava oleo , queria saber a opinião geral sobre o motor , se alguém teve experiencia depois da retifica , se vai prestar , quais as precauções que devo ter com o motor .... obrigado a todos ....

Por curiosidade, e o relóginho de pressão do óleo e a luz espia no painel? Não deram sinal de vida avisando?

Abs.

RicardoFLN
09/06/2016, 00:20
E quanto a "usar oleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs


avenger,

Quando troquei os bicos da minha, conversei bastante com o bombista e deu pra sentir que ele não tinha conhecimento profundo desse assunto. S-10 ou S-qualquer coisa ainda continuava uma dúvida pra mim. Lendo postagens aqui no fórum, ao menos nesse quesito, não foi de muita ajuda, na época. Fui a caça de artigos científicos, e então tive elucidada a questão de forma definitiva. Deixo aqui o link de dois artigos que acredito serem suficientes pra clarear as ideias da galera!;)
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/453/441
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70940/000878644.pdf?sequence=1

Abs.

Arildo MT
09/06/2016, 00:25
S50 é isso mesmo ou se referiam ao s500 ? essa ''molinha'' do acoplamento viscoso não transfere calor, mas reage ao calor acionando uma ''valvula'' que libera/restringe a circulação do gel,

Ricardo, esses instrumentos de medição de pressão de óleo originais, nem sempre estão 100% operacionais e muitos por erro de projeto tem os sensores dispostos em local errado, as vezes na parte baixa do motor, próximo a bomba, quando faz a leitura o óleo já acabou, mas a maioria funciona bem, agora os de temperatura de aguá são péssimos no geral são dispostos na parte superior e mais quente, porem quando acaba a aguá a aprte de cima é que fica sem aguá primeiro, dai o sensor vai ler o que? quando mover o ponteiro a bagaça já esta derretendo, deveriam ser usados somente pela central ecu e ter outro sensor de temperatura direto no cabeçote, só minha opinião, concordem ou discordem a vontade.

RicardoFLN
09/06/2016, 01:03
Ah, e verifique sempre o acoplamento viscoso da ventoinha. Eu também coloco militec no óleo do motor e no óleo da direção hidráulica.

Eu recomendaria Molykote ao invés do mágico Militec!! Molykote, que é bissulfeto de molibdênio é um treco mais velho que andar pra frente! Tem suas propriedades cientificamente comprovadas, como podes ver nesse velho artigo da década de 60 https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/33266/0000658.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Já o Militec tu tens de se desdobrar todo pra saber do que realmente é feito, distribuidor no Brasil não sabe (ao menos aos que eu perguntei) e o rótulo tão pouco informa. Só indo atrás da patente americana pra saber. Patent US5332516 - Friction reducing composition and lubricant for motors - Google Patents (https://www.google.com.ar/patents/US5332516)

Abs.

RicardoFLN
09/06/2016, 01:06
S50 é isso mesmo ou se referiam ao s500 ? essa ''molinha'' do acoplamento viscoso não transfere calor, mas reage ao calor acionando uma ''valvula'' que libera/restringe a circulação do gel,

Ricardo, esses instrumentos de medição de pressão de óleo originais, nem sempre estão 100% operacionais e muitos por erro de projeto tem os sensores dispostos em local errado, as vezes na parte baixa do motor, próximo a bomba, quando faz a leitura o óleo já acabou, mas a maioria funciona bem, agora os de temperatura de aguá são péssimos no geral são dispostos na parte superior e mais quente, porem quando acaba a aguá a aprte de cima é que fica sem aguá primeiro, dai o sensor vai ler o que? quando mover o ponteiro a bagaça já esta derretendo, deveriam ser usados somente pela central ecu e ter outro sensor de temperatura direto no cabeçote, só minha opinião, concordem ou discordem a vontade.

Entendi. Realmente, esse de água não é lá grandes coisas. O ideal é um de temperatura dos gases de escape.

Abs.

Francisco Casal
09/06/2016, 13:26
Não concegui abrir os links do Ricardo. Em relação ao tópico, motor power stroke é um exelente motor, sem muito o que comentar a respeito. Sobre o acoplamento viscoso, isso que foi comentado é verdade, mas muito vale a atenção do condutor saber se o carro trabalha bem, se trabalha frio ou quente demais. Questão do diesel, s50 e s10 não indicaria pra carros que possuem bomba injetora rotativa, o problema é que esse combistivel é menos oleoso e não lubrifica adequadamente a bomba injetora ocasionando desgaste prematuro. O combistivel s10/50 não faz mal pro motor, mas sim pra bomba. Espero ter agregado conteúdo ao tópico.
Lembrando que temos um grupo de whatsapp pra ranger se quiserem ser adicionados avisem.
Abraço a todos!

ricarvalhal
09/06/2016, 14:37
Ricardo, obrigado por compartilhar estes links, no segundo link(dissertação de mestrado) mostra que o diesel S10 causa um desgaste 60% maior que S500
530212

li rapidamente... pode ter mais alguns detalhes ...



avenger,

Quando troquei os bicos da minha, conversei bastante com o bombista e deu pra sentir que ele não tinha conhecimento profundo desse assunto. S-10 ou S-qualquer coisa ainda continuava uma dúvida pra mim. Lendo postagens aqui no fórum, ao menos nesse quesito, não foi de muita ajuda, na época. Fui a caça de artigos científicos, e então tive elucidada a questão de forma definitiva. Deixo aqui o link de dois artigos que acredito serem suficientes pra clarear as ideias da galera!;)
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/453/441
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70940/000878644.pdf?sequence=1

Abs.

RicardoFLN
09/06/2016, 16:44
Ricardo, obrigado por compartilhar estes links, no segundo link(dissertação de mestrado) mostra que o diesel S10 causa um desgaste 60% maior que S500
530212

li rapidamente... pode ter mais alguns detalhes ...

Parceiro, melhor ler calmamente, pois estás tirando conclusões precipitadas.
O S10 que faz menção nesse gráfico é sem adição nenhuma de biodiesel!
Realmente, o diesel com 10 ppm de enxofre tem baixa lubricidade, mas não é esse que tu encontras nos postos.
Nesse trabalho, ficou mostrado que a adição de 1% de biodiesel no S10 já faz a lubricidade se igualar a do S-500.
Ou leia tudo, na ordem, ou não leia nada...rsrs!! Porque senão daqui a pouco vais escrever que o que ele nomeia como amostra S130 é um diesel com 130 ppm de enxofre, quando na verdade é com 500 ppm.:concordo:

Em tempo, é interessante observar a lubricidade do biodiesel "purinho" neste trabalho. É disparada a melhor!
Já li outro artigo que comparava lubricidade de uma porção de tipos de óleos vegetais e quase todos, senão todos eram bem melhores nesse quesito que o diesel. Me parece que temos a tendência de achar que pelo produto ter passado por um processo industrial complexo ele vai conseguir bater a "mãe natureza" em tudo!!:smile:

Abs.

ricarvalhal
09/06/2016, 22:41
obrigado pelas orientações !

só não entendo pq muita gente mete o pau no S10bio se ele é melhor em tudo...
530249

:putz:



Parceiro, melhor ler calmamente, pois estás tirando conclusões precipitadas.
O S10 que faz menção nesse gráfico é sem adição nenhuma de biodiesel!
Realmente, o diesel com 10 ppm de enxofre tem baixa lubricidade, mas não é esse que tu encontras nos postos.
Nesse trabalho, ficou mostrado que a adição de 1% de biodiesel no S10 já faz a lubricidade se igualar a do S-500.
Ou leia tudo, na ordem, ou não leia nada...rsrs!! Porque senão daqui a pouco vais escrever que o que ele nomeia como amostra S130 é um diesel com 130 ppm de enxofre, quando na verdade é com 500 ppm.:concordo:

Em tempo, é interessante observar a lubricidade do biodiesel "purinho" neste trabalho. É disparada a melhor!
Já li outro artigo que comparava lubricidade de uma porção de tipos de óleos vegetais e quase todos, senão todos eram bem melhores nesse quesito que o diesel. Me parece que temos a tendência de achar que pelo produto ter passado por um processo industrial complexo ele vai conseguir bater a "mãe natureza" em tudo!!:smile:

Abs.

RicardoFLN
10/06/2016, 11:07
obrigado pelas orientações !

só não entendo pq muita gente mete o pau no S10bio se ele é melhor em tudo...

:putz:

Bom, ao bem da verdade ele não é melhor em tudo, pelo que me consta ele é mais problemático no que tange a degradação microbiológica.
Metem o pau por um motivo simples; desconhecimento.
É interessante observar que a questão da lubricidade é, e vai continuar sendo um ponto nevrálgico na parada!
Muitos acham que por não ter BI nos novos sistemas COMMON RAIL, lubricidade deixou de ser algo importante, ledo engano. As pressões "absurdas" de um sistema destes vem da onde? Do Espírito Santo? Que eu saiba tem uma bomba, e se tem bomba, tem "coisas" se "esfregando"!:p
Outro ponto que mostra a falta de conhecimento é a afirmação recorrente de que os baixos níveis de enxofre é que retiram o poder de lubrificação. Sim, também é, mas o caso é que o processo de retirada do enxofre resulta na retirada também de outros compostos com poder de lubrificação maiores que o do enxofre (compostos com nitrogênio e oxigênio). Alguns trabalhos colocam o poder de lubrificação relacionado aos compostos de nitrogênio, não ao enxofre. E o legal de ler essas teses e dissertações é que o cara acaba aprendendo um pouco de tribologia (que não é o estudo das tribos....rsrs).
Seguem link de um belo estudo sobre essa demanda dos novos sistemas: http://www.freel2.com/gallery/albums/userpics/11383/_STUDY_Diesel_Lubricity_2009-01-0848.pdf

Abs.

mfdomingues
10/06/2016, 20:08
S50 é isso mesmo ou se referiam ao s500 ? essa ''molinha'' do acoplamento viscoso não transfere calor, mas reage ao calor acionando uma ''valvula'' que libera/restringe a circulação do gel.

Eu me referi ao S50 mesmo, aqui pelo menos temos a opção de comprar todos (achei até o S1800 e se garimpar acho o S5000, mas estes claro, não para venda direto), mas acho que ainda não estou ficando caduco não

http://www.afeevas.org.br/intranet/arquivos/noticias/Diesel%20S50%20-%20ManualTecnico%20BR.pdf

Quanto a "molinha' ou melhor serpentina realmente eu não me fiz entender o transferir calor era reagir com ele, dá um desconto mestre Arildo, ando trabalhando demais.

Arildo MT
10/06/2016, 23:25
Eu me referi ao S50 mesmo, aqui pelo menos temos a opção de comprar todos (achei até o S1800 e se garimpar acho o S5000, mas estes claro, não para venda direto), mas acho que ainda não estou ficando caduco não

http://www.afeevas.org.br/intranet/arquivos/noticias/Diesel%20S50%20-%20ManualTecnico%20BR.pdf

Quanto a "molinha' ou melhor serpentina realmente eu não me fiz entender o transferir calor era reagir com ele, dá um desconto mestre Arildo, ando trabalhando demais.


Mestre, que é isso, sou um mero mortal inculto, absorvendo conhecimento alheio e propagando as vezes o pouco conhecimento adquirido, achei que s50 já era fantasma, mas SP realmente tem diversidade de opções, sobre a ''mola bimetal'' não falei por mal ou para lhe contradizer, apenas pra que outros entendessem melhor sobre o item sitado.

mfdomingues
11/06/2016, 07:13
Mestre, que é isso, sou um mero mortal inculto, absorvendo conhecimento alheio e propagando as vezes o pouco conhecimento adquirido, achei que s50 já era fantasma, mas SP realmente tem diversidade de opções, sobre a ''mola bimetal'' não falei por mal ou para lhe contradizer, apenas pra que outros entendessem melhor sobre o item sitado.

Arildo, bom dia, esquenta não tamo junto no mesmo barco.

Vivendo e aprendendo cada dia mais, obrigado.

Abs

xexelo
27/07/2016, 19:02
Ressuscitando um tópico para não abrir outro.

Quantos km um motor 2.8 bem cuidado sobrevive?
Estou vendo uma Ranger 2.8 e o dono me disse que ela está com 300 mil km!!! Me assustei.

Obrigado.

Abç.

leoss
27/07/2016, 20:47
Fala amigo o PS 2.8 é um excelente motor.
Falando de kilometragem aqui no Brasil com alguns péssimos mecânicos e donos totalmente desleixados muitos motores não chegam aos 200 mil km sem fazer retifica.
Falando do seu caso, da uma verificada com o dono se esse motor já não foi retificado alguma vez. É difícil falar de quantos km roda um motor, pois depende muito do uso e manutenção qe vai ser aplicada.
Mas falando no que eu ja vi:
Motor 2.8 PS com 430 mil km rodando sem problemas e com muita saúde mas claro com manutenção rigorosamente em dia.
Eu Quando for comprar minha Ranger sinceramente Não vou dar muita importancia , pra kilometragem marcada no painel, se é original nunca aberto ou se ja foi retificado.
Vou procurar andar com ele, ouvir a marcha lenta ver se não está batendo , perceber se há vazamentos de agua ou óleo.
resumindo essa kilometragem nao importa ele pode estar com essa kilometragem toda e pode estar perfeitamente bem.