Conectar

Ver Versão Completa : Maintenance Check Sheet - Freelander 2 e Discovery 3

Lucas Búrgi
28/04/2016, 19:23
Notei o grande número de proprietários de Freelander 2 requisitando o roteiro de manutenção (quilometragem X tempo). Portanto, para facilitar, coloco o documento em anexo para todo mundo.

Aproveitando, também coloco o documento referente ao roteiro de manutenção da Discovery 3 (todos os modelos e combustíveis).

Abraço.

nicksalgado
29/04/2016, 09:07
Show. Se alguem precisar, tenho a da D4 (em milhas e em ingles)

marcel2780
28/07/2016, 16:27
Notei o grande número de proprietários de Freelander 2 requisitando o roteiro de manutenção (quilometragem X tempo). Portanto, para facilitar, coloco o documento em anexo para todo mundo.

Aproveitando, também coloco o documento referente ao roteiro de manutenção da Discovery 3 (todos os modelos e combustíveis).

Abraço.

Lucas vi que você já passou pela Freelander 2 a agora esta na D3. Por sinal as duas que estou olhando, porem na dúvida.

Land Rover Freelander2, 2007 - Carros - Nazaré, Belém | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fpa.olx.com.br%2Fregiao-de-belem%2Fveiculos%2Fcarros%2Fland-rover-freelander2-223453920)

Land rover tdv6 4x4 a diesel 2007, 2007 - Carros - Guanabara, Ananindeua | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fpa.olx.com.br%2Fregiao-de-belem%2Fveiculos%2Fcarros%2Fland-rover-tdv6-4x4-a-diesel-2007-217133710%3Flast%3D1)

Ainda não fui ver os dois pessoalmente. Qual seria a sua recomendação?

Lucas Búrgi
28/07/2016, 18:48
Lucas vi que você já passou pela Freelander 2 a agora esta na D3. Por sinal as duas que estou olhando, porem na dúvida.

Land Rover Freelander2, 2007 - Carros - Nazaré, Belém | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fpa.olx.com.br%2Fregiao-de-belem%2Fveiculos%2Fcarros%2Fland-rover-freelander2-223453920)

Land rover tdv6 4x4 a diesel 2007, 2007 - Carros - Guanabara, Ananindeua | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fpa.olx.com.br%2Fregiao-de-belem%2Fveiculos%2Fcarros%2Fland-rover-tdv6-4x4-a-diesel-2007-217133710%3Flast%3D1)

Ainda não fui ver os dois pessoalmente. Qual seria a sua recomendação?

Fala, Marcel.

Ambos têm propósitos diferentes (Freela2 é leve e é a gasolina e a Disco3 é pesadona e é a diesel).
A Disco3 é o modelo SE (intermediário), com faróis xenon, suspensão pneumática e com terrain response, sensores dianteiros e traseiros. A média de consumo a diesel para esse carro é em torno de 10km/l. É um excelente carro. O problema das Discos a diesel é que davam muito problema por causa do combustível, pois o motor era feito para S-10 e na época só se vendia S-50 (se eu me lembro). Tens que tomar precaução é em relação à suspensão, pois cada suspensão custa em torno de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 (somente bolsas de ar você encontra por R$ 1.000,00), fora os dois compressores, que a cada 100kkm ficam cansados (custa individualmente R$ 4.500,00, por ai). A quilometragem é boa para um carro desse, mas está na época de trocar a correia dentada, ou seja, suspender a carroceria e deixar o chassi no chão, e aí então trocar a correia (se isso ainda não foi feito).

Já a Freela2 é o modelo S (mais seco), sem faróis xenon, sem suspensão pneumática mas com terrain response, sem sensores algum. A média de consumo a gasolina (pelo menos quando eu tinha uma) era em torno de 7 a 9km/l. Acho que tu consegue achar Freelanders 2 melhores e menos gastadas. Essa ali está muito feia, opinião minha. Se fores gastar R$ 68k na Disco3, com esse valor tu pode comprar Freela2 com bem melhor estado. As peças e a mecânica em si da Freela2 é mais fácil de mexer e são bem mais baratas.

Mas se a pulga está atrás da orelha em relação à Disco3, sugiro pegar uma a gasolina (igual a minha), modelo S e sem suspensão pneumática e sem terrain response. Muito bom e confiável, sem nenhum problema crônico.

granier
08/08/2016, 11:39
Bom dia amigos....tenho uma freelander 2 SE a gasolina com 82 mil km..... com qtos kms é recomendado trocar a correia dentada ?? acredito que tenha, pois vi na internet preços das peças...... e qual as recomendações de manutenção preventiva para o motor continuar redondo ?

att

Lucas Búrgi
08/08/2016, 12:09
Bom dia amigos....tenho uma freelander 2 SE a gasolina com 82 mil km..... com qtos kms é recomendado trocar a correia dentada ?? acredito que tenha, pois vi na internet preços das peças...... e qual as recomendações de manutenção preventiva para o motor continuar redondo ?

att

Não tem correia dentada, mas sim correia do alternador.
Quando eu tinha a minha Freela2, eu troquei a quilometragem perto da tua. Na minha atual Disco3 troquei semana passada, com 70kkm porque estava gasta.
Então, é uma "época" boa pra trocar sim.
Troca os fluidos do freio e da direção (que deveriam ser trocados a cada três anos), inclusive as velas (que deveriam ser trocadas aos 70kkm, se assim já não foi feito).

Michelangelo
02/10/2016, 16:19
Show. Se alguem precisar, tenho a da D4 (em milhas e em ingles)

Boa tarde Nick !!!
Você pode mandar o Maintenance Check Sheet da Discovery 4 ?
Na concessionária eles não sabem informar direito!
Obrigado!

Marcelo72
15/05/2017, 17:05
alguém poderia falar de uma FL2 2011 com 125 mil km? pelo check list ficou meio confuso..

Celso Lima
16/05/2017, 00:57
Olá pessoal.

Venho acompanhando o fórum há algum tempo. Já aprendi bastante coisa e gostaria de agradecer a todos os que contribuem com o fórum.

Bem, gostaria de uma ajuda, pois estou com uma tremenda dúvida. Estou buscando a compra da minha primeira LR e encontrei 03 opções que estão dentro do meu orçamento:

Freelander 2 2011 SE Gasolina - 54Mil KM
Discovery 3 2008 HSE V8 Gasolina - 95Mil Km
Discovery 3 2008 HSE Diesel - 150Mil KM

Sei que a Disco é muito mais parruda, muito mais tecnológica e confortável, mas a Freelander é bem mais nova. Então minha dúvida cruel é saber se vale o risco de pegar uma Disco 3 ou se é melhor ser humilde e ir de Freelander na minha primeira LR.

Com relação à Disco 3 a gasolina, com este KM é um problema? Com relação à diesel, ainda há problema com o combustível, mesmo já sendo S10?

Ah, também por fora entra na disputa uma Grand Vitara... mas só mesmo se der tudo errado com a compra da LR.

Abraços e obrigado,

Celso Lima

Lucas Búrgi
16/05/2017, 14:11
Olá pessoal.

Venho acompanhando o fórum há algum tempo. Já aprendi bastante coisa e gostaria de agradecer a todos os que contribuem com o fórum.

Bem, gostaria de uma ajuda, pois estou com uma tremenda dúvida. Estou buscando a compra da minha primeira LR e encontrei 03 opções que estão dentro do meu orçamento:

Freelander 2 2011 SE Gasolina - 54Mil KM
Discovery 3 2008 HSE V8 Gasolina - 95Mil Km
Discovery 3 2008 HSE Diesel - 150Mil KM

Sei que a Disco é muito mais parruda, muito mais tecnológica e confortável, mas a Freelander é bem mais nova. Então minha dúvida cruel é saber se vale o risco de pegar uma Disco 3 ou se é melhor ser humilde e ir de Freelander na minha primeira LR.

Com relação à Disco 3 a gasolina, com este KM é um problema? Com relação à diesel, ainda há problema com o combustível, mesmo já sendo S10?

Ah, também por fora entra na disputa uma Grand Vitara... mas só mesmo se der tudo errado com a compra da LR.

Abraços e obrigado,

Celso Lima

Vai na Disco3 V8. É a mais confiável de tudo.

Celso Lima
16/05/2017, 14:38
Vai na Disco3 V8. É a mais confiável de tudo.

Lucas, obrigado pela ajuda. Com relação à quilometragem (95k), saberia quais as próximas manutenções?

Azambuja4X4
17/05/2017, 01:36
Saudações galera!

Estou na minha primeira Freelander a gasolina. É uma SE 2009 com 81.000 km. Pelo manual do proprietário a última revisão feita foi aos 40.000 km.

Ela está aparentemente impecável, mas considerando que dado o desconhecimento da procedência do carro, por cautela, tenho que supor que dos 81.000 km nos últimos 41.000 km ela não passou por nenhuma manutenção oficial, que manutenção devo fazer de forma preventiva pra evitar ter que fazer uma corretiva por falta de cuidado?

Lucas Búrgi
17/05/2017, 12:14
Lucas, obrigado pela ajuda. Com relação à quilometragem (95k), saberia quais as próximas manutenções?

Olha... eu sou muito chato com carro. Comprei a minha gasolina V6 com 65.000km e fiz a troca de TODOS os fluidos (caixas de transferência e de câmbio, diferenciais traseiro e dianteiro, fluido de freio, etc. etc.), da correia do alternador, freios, etc.

Mas, no teu caso, além do básico (óleo do motor e etc.), eu trocaria as velas, o óleo da caixa de câmbio e o filtro dele (são caros, eu sei), e o óleo da caixa de transferência e dos diferenciais (esses são baratos). Ainda bem que V6 e V8 gasolina não possuem correia dentada.

Celso Lima
17/05/2017, 23:46
Valeu Lucas, muito obrigado pelas dicas.

Neste final de semana vou tentar fazer o test drive em uma Discovery e também em uma Freelander, amanhã vou tentar combinar com os proprietários.

Pela minha necessidade, o mais adequado seria mesmo uma Discovery, pois tenho 02 filhos pequenos que ainda viajam em cadeirinha. E minha esposa viaja no meio deles, pois a menor tem apenas 02 anos.

Porém, durante a semana o carro vai ficar com minha esposa ( eu uso outro carro para trabalhar). Ela usa para levá-os para escola, natação, etc... e ela está achando o carro muito grande... Vou colocar ela para dirigir as duas também.

Vamos ver no que dá.

Lucas Búrgi
19/05/2017, 12:15
Valeu Lucas, muito obrigado pelas dicas.

Neste final de semana vou tentar fazer o test drive em uma Discovery e também em uma Freelander, amanhã vou tentar combinar com os proprietários.

Pela minha necessidade, o mais adequado seria mesmo uma Discovery, pois tenho 02 filhos pequenos que ainda viajam em cadeirinha. E minha esposa viaja no meio deles, pois a menor tem apenas 02 anos.

Porém, durante a semana o carro vai ficar com minha esposa ( eu uso outro carro para trabalhar). Ela usa para levá-os para escola, natação, etc... e ela está achando o carro muito grande... Vou colocar ela para dirigir as duas também.

Vamos ver no que dá.

No olhar da mulher, talvez a sua esposa vai querer a Freela2, por ser mais compacta e não aquele quadradão agressivo :-D
Mas no olhar do homem, embora a manutenção da Freela2 seja um pouco mais barata (pela mecânica ser relativamente mais simples), é um dos carros mais problemáticos. A Disco é mais confiável de mecânica e, principalmente, segurança. Sem contar que para o "ambiente" família supre qualquer expectativa. Tens que notar que o único empecilho será o "aval" de sua esposa, porque de resto já tais com a faca e o queijo na mão.

Saí de uma Freela2 HSE por uma Disco3 S e estou muito satisfeito, embora seja mais "seca". Não troco a Disco por nada, a não ser por uma Disco4, mas isso são outros 500... ou milhares de reais.

Lameira
27/07/2017, 23:58
Fala moçada. Com a experiência de vcs, há algo muito negativo contra FL2 2008/2009, 90Mkm? Estou perto de adquirir uma.

Thiago Wanderley
23/10/2017, 17:51
Boa tarde amigos. Tudo bom com vocês? Alguém possui o Maintence Check Seet da Freelander 2 em português? Se possuírem algum outro material referente ao carro, agradeço se enviarem também.
Muito obrigado! Segue meu email: thiagocostawanderley@hotmail.com
Saudações.

JR@protheus
24/10/2017, 08:21
Obrigado pela ajuda.

ROGAR
26/10/2017, 22:03
[Lucas, Obrigado pela lista de check da Freela 2. Nota 10.
QUOTE=Lucas Búrgi;2366948]Notei o grande número de proprietários de Freelander 2 requisitando o roteiro de manutenção (quilometragem X tempo). Portanto, para facilitar, coloco o documento em anexo para todo mundo.

Abraço.[/QUOTE]

Paulo Trigueiro
31/12/2017, 00:18
Boa noite pessoal. Alguém saberia me falar como regular o sistema de controle de combustível da Freelander 2 2008? Sistema de consumo está marcando 14km/L.

joaopsj
23/01/2018, 16:46
Boa Tarde,
Alguem de vocês teria o manual de manutenção da Discovery 3?

Grato João