PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport - Módulo MR222642 - Tração não funciona.

duanferreira
28/04/2016, 15:28
Prezados colegas de fórum,
acabo de adquirir uma Pajero Sport 2008 AT a Diesel.

O carro é muito novo (70mil km) e foi de único dono. Porém, o antigo dono não ligava a tração do carro e com o efeito do tempo (penso), ela parou de funcionar.

A luz do painel pisca direto quando movo a alavanca da marcha (4H ou 4L) e a tração do carro não entra. Fiz um teste na areia da praia e constatei isto (só giram as rodas traseiras).

Levei o carro na autorizada Mitsubishi e o mecânico verificou todos os componentes (solenóide, interruptores, tubulação a vácuo, diferencial) durante 1,5 dias de avaliação pra achar o defeito. No final das contas, a concessionária me deu o diagnóstico de que a central de controle da tração (espec. MR222642) do carro está em curto circuito e por isso o carro não está tracionando. Esta central de controle fica abaixo do porta luvas, por dentro da carcaça, do lado direito (foto abaixo).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527441&stc=1

A explicação do mecânico da concessionária é que esta central de controle é que manda o pulso elétrico para a solenóide para depois acionar o sistema 4x4 do carro. Preço da peça: R$2.500,00!

Tirei o carro da concessionária e não fiz o serviço, devido alto preço. Dei uma pesquisada no ML e vi que alguns ferros velhos vendem a mesma peça por cerca de R$500,00.

PORÉM, ainda continuo na dúvida/desconfiança em acreditar que esta plaquinha/relé é fundamental para o carro a ponto de inutilizar toda a tração de um carro que tem acionamento mecânico (aparentemente).

Por isso estou sem saber se compro a peça e tento substituir, justamente por não ter certeza de que essa substituição irá resolver o problema do carro (parar de piscar a luz da tração e tracionar de fato). Pesquisei muito na internet e não achei nada detalhado sobre esta peça (MR222642).

Alguém do fórum conhece esta peça? Sabe qual sua função? Se ela de fato, quando quebrada, inutiliza o sistema de tração do carro?

Obrigado pela ajuda,
Duan Ferreira.

Walter da Camper
28/04/2016, 20:05
O acionamento da tração propriamente dita (caixa de transferência) é feito mecanicamente pela alavanca. Porém, o acionamento da roda livre é feito eletricamente, através de uma válvula solenoide que abre uma linha de vácuo para o acionamento no diferencial dianteiro.
Possivelmente esse componente eletrônico gerencia esse acionamento e o acendimento do painel.
Uma das formas de ter certeza que não está tracionado por não acionar a roda livre é tentar acioná-la manualmente.
Não tenho mais a Sport, mas me lembro que tinha uma espécie de pistão com uma capa sanfonada ao lado do diferencial. Precisa estudar uma forma de acionar com a mão, nem que seja retirando o tal acionador.
Fazendo isso, a tração dianteira deverá funcionar ao engatar 4H na alavanca.

Se funcionar, terá 2 opções:
1- Ir até um desmanche com o carro e testar a central antes de comprar.
2- Substituir todo o sistema de solenoide, mangueiras de vácuo, acionador, central, etc. Por um sistema simples de acionamento por cabo da empresa EasyTraction. Easy Traction e Easy Loc (http://www.easytraction.com.br/)

Quando solucionar o problema, volte aqui para contar o resultado.

Boa sorte.

duanferreira
29/04/2016, 11:56
O acionamento da tração propriamente dita (caixa de transferência) é feito mecanicamente pela alavanca. Porém, o acionamento da roda livre é feito eletricamente, através de uma válvula solenoide que abre uma linha de vácuo para o acionamento no diferencial dianteiro.
Possivelmente esse componente eletrônico gerencia esse acionamento e o acendimento do painel.
Uma das formas de ter certeza que não está tracionado por não acionar a roda livre é tentar acioná-la manualmente.
Não tenho mais a Sport, mas me lembro que tinha uma espécie de pistão com uma capa sanfonada ao lado do diferencial. Precisa estudar uma forma de acionar com a mão, nem que seja retirando o tal acionador.
Fazendo isso, a tração dianteira deverá funcionar ao engatar 4H na alavanca.

Se funcionar, terá 2 opções:
1- Ir até um desmanche com o carro e testar a central antes de comprar.
2- Substituir todo o sistema de solenoide, mangueiras de vácuo, acionador, central, etc. Por um sistema simples de acionamento por cabo da empresa EasyTraction. Easy Traction e Easy Loc (http://www.easytraction.com.br/)

Quando solucionar o problema, volte aqui para contar o resultado.

Boa sorte.

Walter,
obrigado pela dica. Comprei a peça no ML e vou tentar fazer a substituição, como também estes testes que você sugeriu.
Quando tiver algum resultado, volto a postar por aqui.

Muito obrigado pela ajuda,
D. Ferreira.

duanferreira
02/05/2016, 10:45
Amigos,
fiz a substituição da peça em questão após compra no ML. De fato a minha central de controle estava em curto (MR222642).Quando a substitui no carro, a luz parou de piscar no painel, mas não resolveu o problema principal, que é o funcionamento da tração.

Fiz um teste na areia da praia e o carro permanece com tração traseira, atolando em trechos muito simples para um 4x4. Como o diagnóstico da concessionária foi furado, vou voltar lá e questionar com eles o ocorrido, pra ver se fazem alguma reavaliação do carro, para encontrarmos o real defeito do veículo.

Volto a postar em breve.

Abs,
D. Ferreira.

Walter da Camper
02/05/2016, 11:17
Se essa peça estava em curto, pode ter provocado defeito em outro componente como os solenóides que ficam embaixo do filtro de ar, ou mesmo a queima de algum fusível.

Amigos,
fiz a substituição da peça em questão após compra no ML. De fato a minha central de controle estava em curto (MR222642).Quando a substitui no carro, a luz parou de piscar no painel, mas não resolveu o problema principal, que é o funcionamento da tração.

Fiz um teste na areia da praia e o carro permanece com tração traseira, atolando em trechos muito simples para um 4x4. Como o diagnóstico da concessionária foi furado, vou voltar lá e questionar com eles o ocorrido, pra ver se fazem alguma reavaliação do carro, para encontrarmos o real defeito do veículo.

Volto a postar em breve.

Abs,
D. Ferreira.

duanferreira
02/05/2016, 12:12
Se essa peça estava em curto, pode ter provocado defeito em outro componente como os solenóides que ficam embaixo do filtro de ar, ou mesmo a queima de algum fusível.

Ok, Walter. Obrigado pela dica. Vou comentar com o mecânico.
Quando tiver novidades, volto a postar por aqui.
Abs!

Jonga
03/05/2016, 10:05
Se a luz da tração não está piscando, e acende normalmente quando o carro está no 4x4, as solenóides estão boas. Tem uma pecinha branca, que é pra segurar o vácuo, ela tem uma esfera que provavelmente está travada. Já ví acontecer com alguns carros, e é exatamente o mesmo sintoma do seu. O teste é bem simples, tira ela e assopra pra ver se está travada ou não. Outro teste simples, é tirar essa peça da linha de vácuo e engrenar a tração. Deve funcionar.

Amigos,

Volto a postar em breve.

Abs,
D. Ferreira.

duanferreira
03/05/2016, 11:23
Prezados,
deixei o carro na concessionária hoje cedo para reavaliação. Eles insistem em afirmar que a central de controle que coloquei (comprada no ML) não está boa. Segundo eles, não está mandando o pulso elétrico para cortar o acionamento da solenóide. Disseram que fizeram um teste desligando a solenóide e a tração do carro funcionou normalmente.

O próprio mecânico se ofereceu para fazer o serviço "por fora". Disse que consegue construir um circuito igual ao da central de controle (MR222642) e instalar no carro, que irá funcionar normalmente com todos os componentes da tração. Pediu 500 reais pelo serviço.

Alguma dica?

Sds,
D. Ferreira.

duanferreira
05/05/2016, 18:46
Amigos,
não confiando no segundo diagnóstico da autorizada, levei o carro em uma oficina paralela de um senhor que trabalhou durante 20 anos com Mitsubishi em concessionária.

Após avaliar o carro e desmontar o sistema da roda livre, ele me disse que o problema do carro está nas solenóides que estão funcionando parcialmente e a solução seria a troca das mesmas.

Afirmou também que o problema não tem associação nenhuma com o módulo de controle (MR222642).

E agora? em quem acreditar? rsr

Sds,
D. Ferreira.

Walter da Camper
06/05/2016, 10:42
Quando um mecânico dá um diagnóstico, ele deve assumir a responsabilidade pelo que está dizendo.
Autorize que ele faça o serviço e não pague nada adiantado (as oficinas costumam ter prazo para pagar peças junto a seus fornecedores). Ao final mande ele colocar o carro sobre 4 cavaletes e teste todas as opções de tração. E só pague o valor combinado depois que ele efetivamente resolver o problema.

Opção nº 2: Substitua toda aquela porcaria eletropneumática por um sistema simples de acionamento por cabo.

Boa sorte e não se esqueça de voltar para contar o resultado.

Amigos,
não confiando no segundo diagnóstico da autorizada, levei o carro em uma oficina paralela de um senhor que trabalhou durante 20 anos com Mitsubishi em concessionária.

Após avaliar o carro e desmontar o sistema da roda livre, ele me disse que o problema do carro está nas solenóides que estão funcionando parcialmente e a solução seria a troca das mesmas.

Afirmou também que o problema não tem associação nenhuma com o módulo de controle (MR222642).

E agora? em quem acreditar? rsr

Sds,
D. Ferreira.

Matheus C.
06/05/2016, 12:36
Walter, só para nao haver confusao, EASY TRACTION é para o acionamento da CT, o EASY LOCK que é justamente para as rodas livres, inclusive cita sobre o caso das Mit. Ambos fabricado pela mesma empresa, mas produtos diferentes.
Easy Traction e Easy Lock - Comprar Onlin (http://www.easytraction.com.br/comprar-easytraction-easylock)

Duan, esse sistema da Mit a vácuo, quando esta sem vácuo as rodas livres estão acionadas. No seu caso, você tem vacuo, pois as rodas livres não acionam, comece com calma pelo mais simples, verifique o funcionamento das solenoides e dessa peça valvula que o Jonga disse. Se o problema for nas Solenoides, há a possibilidade de substituir por uma outra de 3 vias, o pessoal usa muito essa: Cod. 3259062832 http://montanabauru.com.br/index.php/valvula-solenoide-3-vias-flex.html

Onde a unica adaptação é o Conector do chicote, o que pode ser feito de forma para não cortar o chicote da viatura.
Verifique se há alimentação nesse conector ou o corte da alimentação quando se muda a alavanca de tração.
Vai com calma que acha onde está o problema.

Se precisar de usar a tração nesse meio tempo, basta desconectar a linha de vácuo e a roda livre ira engatar.

Abraço.

eliasleichsenring
09/05/2016, 13:11
ola Duan,
sofri um monte com a minha tambem. realmente era a central e tinha que trocar a valvula, mas coloquei uma valvula simples de enjecao de gasolina.
a minha ficava piscando a luz de tracao, o diferencial ficava engatado direto. para rodar sem forcar, liguei o vacuo direto, a luz parou de piscar, mas nao funcionava tracao.
quando precisava soltava o vacuo.

vou te dar uma dica do passo a passo.
1 - solte a mangueira do vacuo - a traca precisa engatar - se nao engatar precisa ver se o diferencial engatou, se ele engatou o problema é na caixa.
2 - teste a corrente - solte os plugues do selenoide, com a chave ligada e tracao desligada, verifique se chega 12 voltz. - se estiver chegando menos, problema na central. com a chave ligada e tracao ligada, 0 voltz, se tiver tensao, poblema da central.
3 - chegando 12 v - verifique o selenoide - quando liga a chave ligada e tracao desligada, um selenoide esta aberto e outro fechado. quando liga a tracao eles invertem.

o sistema foi montado para trabalhar com o diferencial engatado se tiver algum problema, ou seja, com valvula ou central com defeito ele precisaria engatar.

talvez o seu problema seja outro.

faca esses testes, sao bem simples.

duanferreira
15/05/2016, 16:03
Prezados,
problema resolvido! :euforico:

Resolvi dar um voto de confiança ao mecânico que acusou as solenóides e comprei a peça nova no ML por 300 reais com mais 80 da mão de obra da oficina.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528660&stc=1

Fiz um pequeno teste em um terreno de barro aqui perto de casa. A bicha é bruta que só "os pé da burra"! hahaha

O resultado não podia ter sido melhor. O comportamento do carro é outro, quando aciono a alavanca da tração. A luz do painel acende e apaga normalmente, acompanhando o movimento da alavanca. Além da roda livre atuar, claro.

O que salta aos olhos nesse caso é a falta de escrúpulos e/ou competência da autorizada da minha cidade, que além de me dar um diagnóstico ERRADO do veículo e insistir nele, queria 2500 reais numa peça que não resolveria meu caso. Impressionante!

Bom, agradeço demais a todos que tentaram ajudar, opinaram e deram suas dicas nesse tópico (Walter, Jonga, Elias, Mateus).

Obrigado,
D. Ferreira.

Walter da Camper
16/05/2016, 09:30
A moral da história é aquela que a maioria aqui já sabe "fique longe das concessionárias Mitsubishi" Tive Pajero Sport e na única vez que entrei na css da minha cidade foi para procurar um parafuso que segura a pinça do freio dianteiro (o meu estava partido). Pediram 30 dias para chegar a peça ao preço de R$ 80,00 por um simples parafuso. Fui a uma loja independente e chegou em 3 dias, por R$12.

Mauricio Cominato
25/05/2022, 23:43
A moral da história é aquela que a maioria aqui já sabe "fique longe das concessionárias Mitsubishi" Tive Pajero Sport e na única vez que entrei na css da minha cidade foi para procurar um parafuso que segura a pinça do freio dianteiro (o meu estava partido). Pediram 30 dias para chegar a peça ao preço de R$ 80,00 por um simples parafuso. Fui a uma loja independente e chegou em 3 dias, por R$12.

Seria. Ótimo se fizessem a montagem e como instalar o easy tractor ...

hebermenezes0207
14/12/2022, 20:19
Não sei a quanto tempo este tópico existe. Mais tive um problema com meu câmbio e eu mesmo resolvi. Com muita pesquisa descobri que o módulo estava sem alimentação negativa. Antes de condenar o módulo eu buscaria uma 2 opinião