Ver Versão Completa : [Duvida] Controle de Tração e Estabilidade
Mario Mamede
28/04/2016, 03:23
Olá a todos, sou novo no forum, me desculpe se eu estiver postando no lugar errado!
Enfim.
Atualmente eu tenho um Jeep Renegade 1.8 e infelizmente ele n é 4x4, esses dias tive que passar por um terreno de Areia e percebi que o carro tava sem força mesmo eu pisando fundo de primera n prestei atenção mas acho que não passou nem de 5 mil RPM, e no painel acendia a luz do controle de tração/estabilidade em funcionamento, andei pesquisando um pouco sobre ambos, pelo que entendi o controle de estabilidade evita do carro derrapar, e o controle de tração evita o derrapar do pneu. O controle de tração desligado parece trabalhar semelhante ao bloqueio do diferencial, correto?
até onde sei o bloqueio de diferencial é um item muito bom para o offroad, mantem as 4 rodas girando (se for 4x4 :P)
Minha duvida é, esses 2 itens de segurança são bons para o offroad, ou seria melhor desligar para passar por locais mais remotos como um trecho de areia
obs: Pelo que pesquisei ambos os itens de segurança reduzem a rotação do motor e utilizam os freios!
Obrigado pela compreensão de todos!
Bom dia Mario
Em algumas partes ali está correto
Controle de estabilidade:a função dele é evitar o carro rodar (aquela saidinha de traseira ou de dianteira). Ex: entro em uma curva meio rápido e o asfalto estava sujo ou por outro motivo falto aderência. O sistema devolve o carro a sua trajetoria daí ele pode freiar alguma roda ou aliviar a aceleração.
Controle de tração:A função dele é igualar a rotação de todas as rodas, e n somente da outra roda que traciona. Ex: está andando com duas rodas no asfalto e duas no acostamento (geralmente tem terra e detritos) se você acelerasse forte nesta situação, normalmente o carro iria começar a patinar a roda que estava na terra. O controle de tração vai funcionar freando a roda que estava na terra. Assim ela n vai patinar. O cont de tração funciona aplicando o freio ou diminuindo a potência do motor (ele reduz a aceleração) geralmente ele reduz primeiro a aceleracao e dps o freio.
Os dois sistemas funcionam sempre juntos.
Porém em uma situacao de fora de estrada, esses dois sistemas prejudicam muito o fora de estrada. Já que tu quer patinar as rodas ou dar uma rodadas rs.
O ideal é desligar estes sistemas, porém o sistema n se desliga 100%, geralmente ele desliga 70% do sistema e 30% ainda fica funcionando(pra evitar a situação de ter esquecido desligado e dar algum acidente).
Mas n pense que estes sistemas são ruins, se eles n te salvaram ainda de algum susto, acredite, um dia eles vão. Experiência própria rs. Um dia estava testando um carro, um Fusion AWD, e estava em uma rodovia a uns 100kmh e bem na curva um caminhão deixo cair muita terra (aquela vermelha que virá um barro marvado quando molhado ) e começou a chuver forte. Quando eu entrei na curva e vi aquele rio de lama eu já gelei, só diminui um pouco a aceleração e fui rs. O painel começo a piscar, deu pra escutar as pinças travando e destravando, a rotação comeco a subir e a descer sozinha. Porém o carro seguio perfeitamente a trajetoria. Aquele dia me escapei de ver os airbag funcionando rsrs.
Infelizmente o sistema n vai funcionar como um bloqueio, ele vai te atrapalhar bastante no fora de estrada :/.
Então experimenta voltar lá com o controle de tração desligado e veja o que mudo.
Mario Mamede
28/04/2016, 13:06
Ok, muito obrigado pelas dicas, deu pra entender diretinho. Já sabia que esses itens são essenciais para as ruas só não tinha certeza para locais fora das estradas.
Vou deixar aqui uma foto para quem tiver interesse de como desligar esses 2 itens de proteção para o Renegade.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527438&stc=1
paulosergio
29/04/2016, 14:58
Bom, entao em ambos os casos, segundo o manual, tanto o parcialmente desligado quanto o totalmente desligado o TC continua parcialmente agindo, limitando-se ao travamento das rodas.
Mas no meu carro quando aperto uma vez aparece no painel "controle de estabilidade desativado" e na sequencia aperto mais de 5s aparece "controle de tracao desativado"
Vai entender né......
O sistema mantém um pouco ativado,msm desativando ali. E isso vem por causa das leis de trânsito da Europa, onde esses sistemas são obrigatórios. E a lei n permite que o sistema seja desativado por completo por motivos de segurança msm.
E isso veio pra cá tbm. O que eu acho correto até, infelizmente na trilha fica meio ruim, porém :/.
Isso para veículos e camionetes, porém já que algumas versões do renegade são um pouco voltadas para o fora de estrada. Quem sabe ele desativa tudo msm.
Faiz o teste pra ver se ele desativa tudo msm: levanta as 4 rodas do chão (em um elevador para veículos por exemplo) e desativa o sistema e acelera(n vai colocar uma 5 marcha e acelerar forte, de primeira já dá, e na hora de freiar as rodas, freie devagar, já que ele pode mecher muito e mover as lanças do elevador). Se o sistema estiver desativado msm, vc vai conseguir acelerar ele normal, sem sentir diminuição de potência ou sentir as rodas travando.
Caso a luz do ABS ficar acessa dps deste teste(já que as rodas traseiras estaram paradas, o seu é 4x2 né? Então, o sistema n entende que o carro esta com as 4 rodas no ar e interpreta que os sensores estão com problema). Apenas desligue o veículo, ligue novamente e ande um pouco com o carro, assim o sistema já lê de novo a velocidade de todas as rodas e volta ao normal.
paulosergio
01/05/2016, 17:48
o meu é 4x4. Mas basta levantar uma lateral do carro com os controles de tracao e estabiidade desligados, posicionar a alavanca de marchas em D ou R, acelerar levemente e verificar se o carro tende a querer andar. Se sim o controle de tracao estara atuando, se nao, o controle de tracao realmente estara desligado. Ou simplesmente verificar se as rodas suspensas rodam livremente, se em girarem o controle esta realmente desligado.
Acho que é isso né.