PDA

Ver Versão Completa : Câmbio L200 Sport



Adhemar
03/03/2006, 22:24
Pessoal,

Pretendo comprar uma L200 sport HPE 141cv e estou com duvidas se automática ou mecânica.

Minha intenção com o carro e uso na cidade 80% e viagens de final de semana para praia (castelhanos) algumas trilhas e longas viagens como Chile e Argentina.

Qual a opinião de vcs?

Abraços,
Adhemar

Miranda
04/03/2006, 02:02
Eu gosto de mecanica! =D

Juneca
04/03/2006, 03:33
Faaala Adhemar!! :mrgreen:

Um amigo meu comprou uma automática e eu achei beeeeeeem legal.......e olha que sou da mesma opinião do Miranda...

Mas a picape tem potência e responde rápido.....nas trilhas é só engatar a reduzida e esquece.......vai q é uma beleza!!! :concordo: Vai por mim....vc passará mais horas preso no trânsito do q fazendo uma trilha... :D :D

Abraços !! Boa Sorte!! :concordo:

Flávio Mendonça
04/03/2006, 10:34
Adhemar,

recentemente comprei uma L200 HPE AT, e tive que adaptar meu jeito de dirigir pois até então só havia dirigido carros com câmbio mecânico e realmente é diferente.

Se voce gosta de "pisar" ou "arrancar", o câmbio mecânico te dá mais agilidade e voce tem a impressão de um controle maior do carro.

Por outro lado, com o automático, rodar na cidade é uma beleza, voce só controla o acelerador e fica mais fácil prestar atenção ao trânsito, sem contar que as duas mãos ficam quase sempre ao volante.

Eu sou de Ipatinga, Minas Gerais e para voce ter uma idéia, de Ipatinga a Belo Horizonte são +- 220 km de distância e dentro deste trecho são mais de 400 curvas, ou seja a cada 500 metros tem uma (é verdade), sem contar as serras. Com câmbio manual troca-se de marcha o tempo todo, já com o automático, pôe-se em Drive e esquece, de vez em quando numa subida maior usa-se o over drive, a viagem fica bem menos cansativa e de novo as duas mãos estão quase sempre no volante.

Na trilha é igual o Juneca falou, engata a reduzida e esquece.

Adhemar
04/03/2006, 16:14
Valeu Miranda, Juneca e Flávio.

Nada como falar com quem entende!!!.

Acho que vou adquirir uma AT mesmo, os argumentos de vcs são convincentes.

Só mais uma pergunta.

O que é a reduzida no AT? Isso quer dizer que mudo a alavanca do Drive para a marcha manual?

Abraços e obrigado.
Adhemar

Juneca
04/03/2006, 23:28
Faaaala Adhemar!! heehheheheheeh...... :mrgreen: :mrgreen:

A reduzida no câmbio automático (AT...Automatic Transmission) tem a mesma função que no manual: proporcionar maior torque e potência em velocidades menores (subidas íngremes, por exemplo)...a reduzida deve ser engatada sempre com o veículo parado e, no caso do automático, com a alavanca em "Neutral".....

Adhemar, não esquenta....acho q nem eu entendi o que escrevi!!! :mrgreen: :mrgreen: ....faz o seguinte...vai até a concessionária e pede uma explicação prática (e uma voltinha :dance: )....vc vai ver que é só alegria!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços.. :concordo:

Adhemar
05/03/2006, 00:35
Valeu Juneca!!!

Vou tentar passar na concessionária amanhã mesmo.

abraços,
Adhemar

Junior - HSJ
14/05/2006, 03:12
Olá Pessoal, achei este forum hoje, e achei muito legal.
Posso ser um pouco exigente, mas tenho uma L200 sport AT estou muito contente, mas.... acho que o AT faz muito ruido, parece que ta sempre patinando, e o meu so coloca a 4 marcha quando chega a 70km, quem tem este problema (se é que é problema) por favor me responda algo sobre o assunto, será que posso dimunuir este ruido, dentro da cidade o maximo que da para colocar 60km, quando dá, portanto ando somente em 3 marcha o que acho um desperdício, pois tenho motor para andar em 4 tranquilo. será que existe alguma regulagem.
Outra coisa quanto ao conforto, tem como melhorar alguma coisa, pois acho um pouco dura (caro que vim de uma sedam) mas se existir algo que possa fazer aceito todas as informações possiveis.
Abraços.

Flávio Mendonça
15/05/2006, 18:11
Junior,

na minha acontece a mesma coisa, tenho uma leve impressão de que a marcha está patinando, porém o câmbio não faz barulho. O que ocorre é uma diferença de tempo entre a aceleração e o movimento do carro, ou seja voce primeiro escuta o motor do carro e depois percebe o movimento e esta, é a sensação de patinação.

Eu tenho uma referência de velocidade x rpm qué a seguinte:
50 ~ 60 km/h: +- 1500 rpm e parei de preoculpar com a marcha que o carro está.

Quanto ao consumo o meu pior resultado foi 7,9 km/l e o melhor 9,0 km/l, independente de ser cidade, estrada ou terra, só em trilha que bebe um pouco mais.

Marcello Ladeira
18/05/2006, 15:53
Bom eu tinha a mesma dúvida e acabei adquirindo - motivado pelo menor consumo - a Manual. Minha intenção também era de fazer mais trilha tambem, o que infelismente não vem se concretizando... sniff!!!!

O consumo fica entre 7.5 cidade/trilha e 9.5 estrada, não consegui nada além disso.

Semana que vem meu cambio será aberto em garantia pois durante passagem de 1a. para 2a. ela da uma arranhadinha. Parece ser anel sincronizador, mas como câmbio é uma caixinha de surpresas informo depois. Estimativa de pelo menos 10 dias parada!!! É mole??!???!

[]s

Marcello Ladeira

Junior - HSJ
18/05/2006, 18:57
Agradeço as informações e respostas do Flavio e do Marcelo.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço

Marcello Ladeira
18/05/2006, 19:09
Como informação complementar relacionada ao consumo informo que de Brasília a BH resolvi dar uma puxada para avaliar Superaquecimento e consumo. Andei por aproximadamente 2 horas entre 150-160 (a velocidade máxima é por ai) uma descida dei VDO (180 no velocimentro).

Nada de aumento na temperatura... ponteiro no meio... consumo? algo em torno de 7 à 7.5... tive medo de medir heheheh, e tambem tirei o pé senão teria de abastecer antes de chegar em BH.

[]s

Marcello Ladeira

Junior - HSJ
21/05/2006, 17:42
Bha legal, nào sabia que chegava da 160 km, pois ainda não testei.
Bom mesmo assim devido ao preblema de troca de marchar, vou troca-la por uma
pajero talvez 2002 a 2003, pois acho que o conforto e ruido interno dever ser melhor.
Mas desta vez vou testar elas com mais atenção, para eu não me arrepender novamente.
é uma pena, pois acabei de comprar a minha L200.
Abraço

Marcello Ladeira
21/05/2006, 20:28
Junior, se você tiver falando da Pajero Sport acho que terá um comportamento bem próximo ao das L200 Sport, a base do carro é a mesma.

Agora se você está falando da Pajero Full realmente o conforto e ruido interno deve ser de outro padrão, no entanto, acho esta última versão da Pajero Full muito urbana.

Outro dia ouvi um caso de uma cara aqui de BH com $$ de sobra que resolveu acompanhar com uma Full 4 portas praticamente Zero um bando de Jipe menor numa trilha... a maioria dos Jipes eram Troller. Como o cara não tinha dó saiu deixando os "apêndices" aerodinâmicos da Pajero pelo caminho... Imagino o quanto não saiu cara a trilha dele... hehehehe

[]s e boa sorte,

Marcello Ladeira

Junior - HSJ
21/05/2006, 21:56
Marcello,
Agradeço sua informação, sinceramente não havia pensado deste modo quanto a sport e a full.
Bom quero realmente um carro confortavel, mas gosto de caminhoneta, não tenho dinheiro suficiente para pegar um full, daquelas bonitonas novas, talvez eu consiga pegar uma do tipo 2001 ou 2002, pois o valor ficará mais proximo da minha L200 sport 2005.
Vou pesquizar muito, pois sou muito exigente em materia de acabamentos, pinturas, entre outros.
Espero acha uma em ótimas condições.
Agora quanto ao motor, eu não sei se a full diesel 2001 a 2003 é o mesmo da L200 sport tenho que me informar.
Não rodo muito, talvez para pegar uma mais nova eu mude para gasolina, só não sei se na hora da venda terei problemas.
Abraço
Junior

murilloaquino
21/05/2006, 22:06
Se for pra pegar, pega uma pajero sport HPE.A diferença de potencia nao é muito grande nao, o mais importante em um carro automatico, q é o torque, as hpe tem muito mais.Sao 38 x 30.6.Andei em uma tempos atras e gostei do comportamento dela.È bem esperta...
abraçoss

Everton Júnior
21/05/2006, 22:13
Apesar de serem praticamente a mesma base, L200 Sport e Pajero Sport tem comportamento diferentes. A Pajero é bem mais confortavel, macia, seu acabamento é bem melhor. O motor 2.8 é bem melhor que o da L200, silencioso, as suas respostas sao bem melhores. Faça o test driver em uma e sabera oq estou falando. Elas sao bem diferentes.

Junior - HSJ
21/05/2006, 23:02
Valeu pessoal,
Vou continuar lendo as dicas de voces, pois terei mais base em minha escolha.
Bom agora pouco sai com minha L200 para buscar meu filho, e pela primeira, vez
pisei fundo e exigí muito dela, em curvas lombadas, freios etc.
Realmente ela não pede água, é incrivel o seu comportamento nas curvas.
Fiquei realmente impressionado. Tenho alguma experiencia em pilotagem de altomóveis, mas o comportamento é muito diferente, embora se apresente bem seguro, pois em nenhum momento o carro saiu da minha mão, e nem tive a sensação de estar perto de perder o controle.
Abraços
Junior - POA

Marvila
22/05/2006, 11:56
Minha nossa !


... consumo? algo em torno de 7 à 7.5... tive medo de medir heheheh, e tambem tirei o pé senão teria de abastecer antes de chegar em BH.

Fico arrepiado só em ler sobre um consumo deste... :mrgreen:
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Wallace
22/05/2006, 12:54
Faço no maximo 8 km/l a gasolina na estrada e sem correr :shock:
Na cidade é uns 5 km/l mesmo :shock:

Canaã
22/05/2006, 13:09
Eu sinceramente, não aconselho nem mecânico nem automático! Fuja de L-200 Sport, principalmente a HPE 141 cv. Já constatei duas viaturas que abriram o bico (fundiram o motor) com 70.000 Km. As duas eram modelo 03/04 automáticas. Em uma delas por estar na garantia e todas as revisões feitas na Mitsubishi a fábrica pagou a retífica que custou em média R$ 13.000. Eu estou pesquisando uma picape para substituir a Leoa e testei a L-200. Tinha até gostado, mas depois de saber do seu consumo exagerado e da sua falta de resistência desisti. A l-200 sport está acabando com a fama da sua antecessora que tinha resistência e chegava até 1 milhão de Km.

Marcello Ladeira
22/05/2006, 13:17
A minha HPE Manual 141cv dá: 7-7.5km/l na cidade (BH onde tem morro pra kct) ar cond 50%
9-9.5km/l na estrada (em velocidade de cruzeiro 110-120) ar cond 100%

[]s

Marcello Ladeira

freitasjr
22/05/2006, 14:14
Eu sinceramente, não aconselho nem mecânico nem automático! Fuja de L-200 Sport, principalmente a HPE 141 cv. Já constatei duas viaturas que abriram o bico (fundiram o motor) com 70.000 Km... As duas eram modelo 03/04 automáticas. Em uma delas por estar na garantia e todas as revisões feitas na Mitsubishi a fábrica pagou a retífica que custou em média R$ 13.000. Eu estou pesquisando uma picape para substituir a Leoa e testei a L-200. Tinha até gostado, mas depois de saber do seu consumo exagerado e da sua falta de resistência desisti. A l-200 sport está acabando com a fama da sua antecessora que tinha resistência e chegava até 1 milhão de Km.


Canaã, não tire conclusões apressadas só pq vc tevê a infeliz coincidência de vê 2 L200 Sport abrindo o bico do motor.
Algumas automáticas realmente sim, dão problemas de aquecimento, mas isso, parece que só acontece em algumas automáticas(não em todas) e de 2005 p/ traz. Parece que as 2006 vieram com esse problema resolvido.

Pra vc ter uma idéia, veja o relato de "Delavega(Diogo)", caso ainda não tenha visto, em "Trilhas Off-Road" no tópico "Expedição Transamazônica" onde ela relata que uma L200 Sport acompanhou o comboio de carros tranquilamente(e convenhamos é um grande desafio um desses), e em um trecho bastante enlameado excetuando-se um dos Trollers, apenas a L200 Sport conseguiu passar sem auxilio de Guincho. E aliais o carro a quebrar na volta não foi nenhuma das L200 e sim um dos Trollers que usa esse mesmo motor novo eletrônico das Rangers, e voltou rebocado p/ casa. Segundo Diogo, "detonou hélice, radiador, bomba d'água, etc", do motor.

Que dizer que esse motor é ruim só pq não aguentou a expedição feita pelos outros carros que saíram ilesos ? NÃO, foi apenas uma fatalidade.

Junior - HSJ. Vc diz querer um carro com o motor silencioso e de engates precisos no câmbio, veja bem, a Pajero Sport 2.8 tem um bom motor com arrancadas vigorosas e boas retomadas(mesmo as automáticas), e quando se começa a passar um pouco dos 60 Km/h(quase chegando as 65 ), com um pouco de aliviada no pé a 4º marcha já é engatada e aí se tem um rodar bem agradável e confortável; porém antes disso, como é um motor a Diesel e por suas caractarística que lhe são peculiares, não é tão silencioso como a de um carro a gasolina, e nas reduções do câmbio AT as vezes dar aquele trancozinho característico, talvez pela força do motor que em carros a Diesel são maiores do que os a gasolina.

Logo, vc não irá encontrar um motor a Diesel silencioso como um a gasolina nem nas Frontiers, Pajero Sport, L200, Ranger, Troller, S10, etc. A única a Diesel que vá te satisfazer seja a nova Hilux, que possue um motor silencioso e com engates do câmbio AT bem suaves, quase imperceptíveis.

Logo se queres um conforto assim, a nova Hilux seria uma boa opção p/ vc ou outro utilitário/Picape a gasolina, porém só um alerta, qualquer picape e utilitário movido a gasosa, bebe feito um louco... Boa sorte nas suas escolhas.

Abs, cordialmente, Francisco de Freitas