Ver Versão Completa : Reforma da Band Longa 85 - Maringá/PR
Andre Volpato
22/04/2016, 00:12
Buenas Toyoteros!!
Seguindo o conselho dos mais velhos aqui no Forum, criei esse tópico pra fazer de diário da reforma da minha Band.
Configuração atual:
Motor OM 314 sem turbo, câmbio 4m sinc.
Aceito dicas!!! Valeu gente.. o trem ta só começando kkkk
Seguem fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527081-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160419_101221_resized.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527082-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160403_110128_resized.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527083-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160420_160348_resized.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527084-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160420_160514_resized.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527085-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160403_110203_resized.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527086-reforma-da-band-longa-85-maringa-pr-20160421_125054_resized.jpg
Andre Volpato
22/04/2016, 00:24
https://www.youtube.com/watch?v=4-lZaqPRZ90
titanium
22/04/2016, 08:48
Muito bom!
Acompanhando a reforma....
Qual o objetivo: deixá-la estradeira ou para trilha?
Definir o uso que fará da viatura é fundamental para traçar os rumos do projeto..
:pipoca:
hercilio.neto
22/04/2016, 09:03
Bem vindo André
Você mesmo fará a reforma ou ficará a cargo de um funileiro?
O estado geral do seu caixote está bem comprometido.
No meu jipe estava assim também, apenas menos aparente por conta da massa que fora colocada em reformas anteriores.
No meu caso, preferi jatear o caixote e, assim, revelar todos os pontos de ferrugem. E olha, mesmo com todo esse cuidado, após 2 anos já existem pontos a serem tratados. É uma briga constante.
Na época gastei entre mão de obra e material R$ 7.500,00.
Como a sua Band é longa, daria até pra pensar na carroceria de fibra com 4 portas. Fica mais caro mas acabam-se os problemas de ferrugem.
Andre Volpato
22/04/2016, 09:44
Então Titanium,
Quero ela estradeira.. viagens e afins. Esporadicamente estradas de chão. Mas trilha não.
Hercílio.. vou cogitar essa hipótese com o funileiro hoje ou amanhã... vou postando conforme dá.
Agora estou a procura de um cambio 5m de preferência a base de troca, se souberem de algo...
Vejam minha ideia, será q da certo?
- Trocar o cambio p/ 5m;
- Encamisar e colocar postoes do 364 LA c/ 3 aneis;
- Colocar o comando do 364 LA;
- Trocar os bicos pra o do 364 LA;
- Intercooler do VW 8150;
- Turbina K16 ou APL 240 - .42/.63;
- Colocar LDA;
Ta certo isso ai? Esqueci algo? Fica bom?
Abracosss
hercilio.neto
22/04/2016, 10:21
Agora estou a procura de um cambio 5m de preferência a base de troca, se souberem de algo...
Vejam minha ideia, será q da certo?
- Trocar o cambio p/ 5m;
- Encamisar e colocar postoes do 364 LA c/ 3 aneis;
- Colocar o comando do 364 LA;
- Trocar os bicos pra o do 364 LA;
- Intercooler do VW 8150;
- Turbina K16 ou APL 240 - .42/.63;
- Colocar LDA;
Ta certo isso ai? Esqueci algo? Fica bom?
Abracosss
O câmbio de 5 marchas é um upgrade excelente. Diria que é a base para todos os outros, em termos de performance na estrada.
Digo isso porque a diferença de potência e elasticidade entre os motores que equiparam os Bandeirante, não é tão aparente quanto o alívio que se obtém com overdrive.
Lógico que existe a possibilidade de alongar a relação do cambio de 4 marchas, mas com certo sacrifício da elasticidade e é preciso considerar que todos os outros upgrades serão dimensionados a partir daí.
Para turbinar é preciso que o motor esteja com boa compressão e vedação dos anéis. Essa configuração que você propõe é excelente.
Tenha certeza que com um OM314 turbinado e intercoolado e com um câmbio de 5 marchas (ou até mesmo o de 4m com C&P alongada, caso opte) você rodará tranquilo.
titanium
22/04/2016, 10:30
Bacana André!
Band longa estradeira.... legal!
Eu não colocaria o câmbio 5m... já coloquei na Lenda (ex-band) e não acho que o custo x benefício compensa.
Colocaria apenas a relação 12x35 e SE FOR O CASO uns pneus maiores. Pronto.
:)
Andre Volpato
22/04/2016, 11:25
Titanium.. desculpa a ignorância. Mas a relação 12 x 35 melhora em que sentido?
A marchas ficam mais alongadas e "menos fortes"? Seria isso? Pretendo fazer uma viagem até ushuaia mas bem de boa.. 100 Km/h na média com ela. Essa relação 12 x 35 mais uns pneus 33" resolve bem?
Queria tirar do motor a melhor performance possível visto que estava a princípio pensando até em comprar um motor de hilux + cambio + diferencial pra por nela ( já me convenceram a desistir dessa ideia pq tem mta "gambiarra" envolvida kkkkk)
Valeu
titanium
22/04/2016, 12:31
Para rodar com economia de combustível e boa velocidade de cruzeiro é necessário alterar a relação do carro.
Isso pode ser feito alterando o tamanho dos pneus, Coroa & Pinhão e/ou câmbio 5m (que só muda por ter a 5ª marcha, que no caso é overdrive).
já troquei a C&P da antiga band e o câmbio (troquei 4m sincro por 5m)...
Me arrependo da troca do 4m pelo 5m... o custo x benefício não vale a pena NA MINHA OPINIÃO.
Trocar a C&P é mais simples que trocar o câmbio e mais efetiva.
No caso de trocar a C&P todas as marchas serão impactadas... o que é bom, pois as marchas não ficarão tão curtas.
Eu particularmente acho as marchas da band curtas para uso urbano... é muita troca de marcha...
Depois que alonga troca menos marcha, fica mais gostoso...
Tem também a relação 11x35, que não é tão longa quanto a 12x35 mas já deixa a band mais solta e, consequentemente, mais confortável de rodar (menos barulho) e mais econômica (menor rpm).
Pra alongar a relação (seja qual solução você adotar) é MUITO Recomendável que Turbine o motor...
uma turbina .42.48 é básica... uma melhor que ela é a k16, que já pega em baixa rotação e empurra bem.
Além disso, ar-condicionado no teto da porta traseira (modelo sprint) fecha a receita.
Aí vem os detalhes de conforto: bancos, isolamento térmo-acústicos, amortecedores (recomendo usar os de Ranger... são baratos e eficientes... os RANCHO são caros e não são essa brastemp toda).....
O bolso é o limite.
rsrsrsrsrs
E o importante é curtir a Band.
Se não tiver preocupado com velocidade, economia de combustível e ruídos, deixa original e pega estrada!
rsrsrs
Abraços
hercilio.neto
22/04/2016, 22:53
Nessa questão do custo x benefício eu discordo em parte.
É duro fazer esse upgrade, primeiro porque é difícil achar o cambio para comprar e quando acha, geralmente é proveniente de um 14B e daí requer outras alterações na embreagem. Com isso tudo essa substituição, ainda que à base de troca, não sai barato.
Como contraponto, há que se considerar que a troca do jogo de casais também é dispendiosa.
Eu não tenho dúvida que o overdrive melhora muito a performance. Parte da mística do quanto o 14B é melhor do que os MB na estrada, deve seus créditos ao cambio de 5m.
Eu uso o motor OM364 com APL .42/.48, com relação original e pneus de 33". A velocidade de cruzeiro é 110 km/h.
Com relação alongada poderá rodar em 4.ª marcha nessa mesma velocidade, no mesmo giro do motor. Mas você vai sentir quando tiver que puxar para 3.ª na hora de ultrapassar ou em subidas de serra.
Como eu disse, a questão do custo x benefício tem que ser analisada por cada um. Você vai se deparar com essa questão muitas vezes com a Band. (ex: DH original x DH adaptada, SPOA x SPUA, etc)
Andre Volpato
23/04/2016, 00:16
Pois é... estou preparado para a existência de várias dúvidas hehehehe.. Se vocês souberem de algum cambio 5m por aí me deem um toque?
Qual adaptação você disse que tenho q fazer na embreagem? é por conta das estrias do cambio que são diferentes no 14b?
Quanto sai mais ou menos se eu precisar fazer isso?
Obrigado pessoal gente fina!!
Andre Volpato
27/04/2016, 23:26
Rapazada.. fechei hoje a funilaria da Band... R$ 14.000,00 (30 dias uteis p entregar) puuutttsss.. foi o segundo melhor preço que consegui.. os outros foram : 12 (4 meses p entregar), 15 mil, 18 mil, 20 mil e dois me cobraram 30 conto!!! kkk pode?
Bom.. como já vi o serviço do de 14 entao optei por ele pois sei q vai ficar bom.. agora os próximos passos são turbinar o motor, intercular, trocar comando e pistoes, colocar Kit freio a disco pelo menos na frente e trocar o cambio para 5m.
haja $$$
Alguma dica para a marca do kit freio a disco? Vi esse link.. sera que presta? Ta barato? Caro?
Kit Freio Disco Toyota Bandeirante - Original - R$ 1.299,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706789124-kit-freio-disco-toyota-bandeirante-original-_JM)
titanium
28/04/2016, 07:38
Veja o kit na tração mania. Fale com Kauê. Ele é desenrolado e o preço lá é bom!
PS: freio original a Pinça VARGA. Recomendo que pegue um kit com o ESPELHO (peça preta que protege os discos)
Trocar comando e pistões........... pelo visto estás querendo "preparar por dentro" o motor para receber o turbo...
Bacana. considere a troca do virabrequim para ganhar mais torque.. e, se tiver coragem, abra o bloco do motor para assentar as camisas do 364-LA (que são uns 2mm mais largas que as do 314).
Aí se ficar com virabrequim do 364-LA + pistões do 364-LA + comando de válvulas do 364-LA, fica bruto!! ainda mais acompanhado da k16 (aplicação motor 4btaa do ford 815) + intercooler do VW8150!!
Em tempo, aproveita que a Band vai (ou já está) encostar para reformar e tenta testar uma outra Band com motor 314 que tenha câmbio de 5m... e tenta experimentar uma que esteja apenas alongada.
aí no Paraná tem MUITA band, com diversas configurações. Acredito que será fácil arranjar alguma para fazer teste.
Aí você decide sobre qual upgrade irá fazer... eu continuo achando que mudar o câmbio 4m sincro para um 5m sincro é pouco ganho para o trabalho e investimento que tem que fazer.
Já fiz os 2 upgrades e esse é meu "2 cents" de contribuição..
Abraço
JRoberto
28/04/2016, 07:59
Acompanhando o tópico! Acho esse modelo show, bem prático. Ela já era sua ou comprou agora?
Abraços!
Força na empreitada Andre!
Eu também estou com dúvidas e decisões a serem feitas parecidas com as suas, hehehe, acho que é mal de iniciante em reforma de Band, é osso.
Eu sinceramente achei meio salgado esse preço da funilaria, como será esse serviço? Jateamento, solda e pintura de toda a lataria?
Força na empreitada Andre!
Eu também estou com dúvidas e decisões a serem feitas parecidas com as suas, hehehe, acho que é mal de iniciante em reforma de Band, é osso.
Eu sinceramente achei meio salgado esse preço da funilaria, como será esse serviço? Jateamento, solda e pintura de toda a lataria?
Vc foi generoso com o "meio" salgado. Isso é assalto.
Vc foi generoso com o "meio" salgado. Isso é assalto.
Complementando. Uma carroceria nova (não sei se existe inteira, mas várias peças com certeza) fica mais barato que isso.
titanium
28/04/2016, 19:49
Uma carroceria nova em fibra custa 11 mil reais...
Com as pequenas alterações e reforços que tem que fazer, fica no mesmo preço... mas é fibra..
Acho que não compensa mandar reformar, mas partir para a fibra.
Rodrigo-ce
28/04/2016, 21:49
Compartilho da opinião do Titanium a respeito do câmbio de 5 marchas.
Este câmbio costuma apresentar muitos problemas (quebra mais que o de 4 marchar) devido ao comprimento do eixo principal (eixo entalhado + eixo piloto). O fato ocorre pelo excesso de vibração do comprimento total da peça.
O problema aumenta quando ele é adaptado de um 14B para uma band com motor MB. Mudança de eixo piloto, embragem é necessário fazer um balanceamento dinâmico para fazer que o câmbio do 14B trabalhe bem no motor MB.
Não sou contra os colegas que usam, falo isso por que nas oficinas de Fortaleza é a reclamação nº1 dos donos de band para os mecânicos.
Seja feliz com sua reforma. Essa é minha contribuição.
Mesmo uma carroceria de fibra vai ter que passar por um "profissional" da área para que este faça a preparação e pintura, portanto, some aos 11 conto de uma carroceria completa, mais uns 10 que qualquer funileiro pediria hoje para o serviço.
André, sou de Engenheiro Beltrão/PR, cidade próxima a Maringá, qualquer hora dessa apareço por aí dar uma olhada na sua toyota. Boa sorte na empreitada aí.
Abs.
REnato S. Lima
Sonhador
29/04/2016, 09:05
Andre
Leia sobre essa reforma , tem aproximadamente um ano e meio e foi uma band curta , mas o valor não deve chegar a metade do valor de seu orçamento.
quem sabe não vale a pena tentar um orçamento ...so que e em sp.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/145855-funilaria-e-pintura-de-jipe-bandeirante-venturas-e-desventuras.html
Adrianwdr
01/05/2016, 01:04
André, vou compartilhar da sugestão de partir para a Fibra.
O último orçamento que tive da Fiber Fibra (PR) foi de ~16 mil, com 4 portas
Quem fez essa mudança, Band Curta, foi o Drago. Ele tem um post sobre a reforma. Suponho que compensa bem mais fazer fibra pois acaba o problema de Corrosão. A longo prazo compensa muito mais, e reparos, são bem mais baratos
Andre Volpato
02/05/2016, 23:16
J. Roberto.. comprei agora, alias.. troquei ela numa moto que eu tinha encostada aqui em casa. To animado! Obrigado a todos pela força aí. A lata ja foi pro funileiro. Tinha muito podre. Por isso ficou 14 conto o orçamento... eee laia!!!
Andre Volpato
02/05/2016, 23:19
Força na empreitada Andre!
Eu também estou com dúvidas e decisões a serem feitas parecidas com as suas, hehehe, acho que é mal de iniciante em reforma de Band, é osso.
Eu sinceramente achei meio salgado esse preço da funilaria, como será esse serviço? Jateamento, solda e pintura de toda a lataria?
Sim... exatamente... Achou caro?? Se eu te falar que orcei com 7 funileiros, 2 me cobraram 30 conto kkkkk Acho que nao queriam pegar o Serviço neh!
Andre Volpato
02/05/2016, 23:21
Complementando. Uma carroceria nova (não sei se existe inteira, mas várias peças com certeza) fica mais barato que isso.
kkkkk é a crise!!! imagina se tivesse tempo bom! Rapaz eu procurei pecas hein.. a parte q ta pior achei por 6 mil.. mas ai ainda tinha q jatear e pintar (e torcer pra nao ter podre..) ia dar na mesma. Bicho feio... Rodei todas as funilarias da regiao... metade nao quis nem pegar o serviço
Andre Volpato
02/05/2016, 23:24
Compartilho da opinião do Titanium a respeito do câmbio de 5 marchas.
Este câmbio costuma apresentar muitos problemas (quebra mais que o de 4 marchar) devido ao comprimento do eixo principal (eixo entalhado + eixo piloto). O fato ocorre pelo excesso de vibração do comprimento total da peça.
O problema aumenta quando ele é adaptado de um 14B para uma band com motor MB. Mudança de eixo piloto, embragem é necessário fazer um balanceamento dinâmico para fazer que o câmbio do 14B trabalhe bem no motor MB.
Não sou contra os colegas que usam, falo isso por que nas oficinas de Fortaleza é a reclamação nº1 dos donos de band para os mecânicos.
Seja feliz com sua reforma. Essa é minha contribuição.
... to começando a pensar no assunto......:rolleyes:
Andre Volpato
02/05/2016, 23:26
Mesmo uma carroceria de fibra vai ter que passar por um "profissional" da área para que este faça a preparação e pintura, portanto, some aos 11 conto de uma carroceria completa, mais uns 10 que qualquer funileiro pediria hoje para o serviço.
André, sou de Engenheiro Beltrão/PR, cidade próxima a Maringá, qualquer hora dessa apareço por aí dar uma olhada na sua toyota. Boa sorte na empreitada aí.
Abs.
REnato S. Lima
Grande Renato! Que prazer... Passo toda semana por ai.. qqr hora dou uma parada ai... por onde te acho?
Pra vc ver minha band hj vai ter q visitar uns 4 lugares diferentes. ... kkkkkkkk
Andre Volpato
02/05/2016, 23:33
André, vou compartilhar da sugestão de partir para a Fibra.
O último orçamento que tive da Fiber Fibra (PR) foi de ~16 mil, com 4 portas
Quem fez essa mudança, Band Curta, foi o Drago. Ele tem um post sobre a reforma. Suponho que compensa bem mais fazer fibra pois acaba o problema de Corrosão. A longo prazo compensa muito mais, e reparos, são bem mais baratos
Agradeço as dicas pessoal.. mas já é tarde! rsrsrs Qdo tiver mais fotos eu compartilho.. obrigado pelas dicas amigos!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.