Ver Versão Completa : Quebra de eixo semi-flutuante na Band, um medo real?
spaceghost
19/04/2016, 14:21
Pessoal,
Estive lendo alguns tópicos, sou novo no fórum, estou procurando uma Band para comprar. Um tópico em especial me deixou bem impressionado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1915-cuidado-seu-eixo-semi-flutuante-pode-matar.html
Ele está na área dos Willys, mas lá ele diz que já viu gente com "Toyota" na mão por causa do eixo traseiro semi-flutuante quebrado. É um relato meio aterrorizante, estar a 80 por hora e ver uma de suas rodas indo embora... tenso. Por outro lado evitar o problema não sai barato... um kit de eixo flutuante custa em torno de 3 mil.
Gostaria de saber se a questão é mesmo preocupante, já aconteceu com vocês?
Obrigado
Buenas, minha modesta opinião: com semi-eixos novos, sem folga nos rolamentos e usando pneus com medidas próximas das originais, o risco é baixo (mas sempre vai existir). Aconteceu comigo (acho que foi em 2005) numa subida no Caminho do Céu, na região da Canastra. A sensação não é nada agradável, posso te garantir. Depois do susto, troquei o eixo pelo flutuante. Se o eixo for moderno (Band com reduzida), dá pra gastar menos transformando o mesmo em flutuante. Existem kits no mercado.
Abrass.
Sergioporto
19/04/2016, 16:20
Já quebrei três .Numa toy 64 ao virar uma esquina descendo ,sorte que eu não tinha colocado a segunda ,foi arrastando no chão até parar.Segunda vez parei em uma padaria com leve inclinação ,ao arrancar só deu um estalo e adeus semi.Totalmente sem freio !!
Na terceira quebrou já sendo flutuante numa subida.Ao arrancar no sinal também deu aquele estalo e fiquei com pé no freio até esposa ligar as rodas livres.
Na quarta vez quebrou planetárias do diferencial traseiro fazendo proezas ,retirei os semi eixos,cardan e vim para casa tranquilo.Esta vantagem tem o flutuante ;
spaceghost
20/04/2016, 07:25
Nossa... quebrou 4 vezes? :roll:
Me diz uma coisa, quando quebra o eixo traseiro da Band você ainda tem freio?
Estou com uma 98 em vista, ela está com pneus maiores, não sei ao certo a medida... isso me preocupa um pouco... Você faria o que? Compraria e já mandaria trocar para flutuante? Ou esperaria pra ver se quebra?
Sergio c
20/04/2016, 08:41
Na band 98 dá para transformar o eixo em flutuante, mas custa quase o valor de um eixo flutuante completo.
Um detalhe de comprar um eixo flutuante é que dificilmente a pessoa venda só o eixo traseiro,(geralmente vende-se o dianteiro junto, venda casada), e tem a questão da relação do diferencial, que nas band com motor 14B é 9x37 e nas de motores Mercedes é 10x37.
Denise Ávila
20/04/2016, 09:11
Na band 98 dá para transformar o eixo em flutuante, mas custa quase o valor de um eixo flutuante completo.
Um detalhe de comprar um eixo flutuante é que dificilmente a pessoa venda só o eixo traseiro,(geralmente vende-se o dianteiro junto, venda casada), e tem a questão da relação do diferencial, que nas band com motor 14B é 9x37 e nas de motores Mercedes é 10x37.
Sergio, nas 14B apenas as pickups têm a relação 9x37, as demais são 10x37.
Sergio c
20/04/2016, 10:00
Sergio, nas 14B apenas as pickups têm a relação 9x37, as demais são 10x37.
Obrigado pela correção Denise, achava que todas as band 14B tinham relação 9X37.
Sergioporto
20/04/2016, 11:44
Nossa... quebrou 4 vezes? :roll:
Me diz uma coisa, quando quebra o eixo traseiro da Band você ainda tem freio?
Estou com uma 98 em vista, ela está com pneus maiores, não sei ao certo a medida... isso me preocupa um pouco... Você faria o que? Compraria e já mandaria trocar para flutuante? Ou esperaria pra ver se quebra?
Se for com semi flutuante ,quebrando o semi eixo a roda sai para fora junto com tambor de freio e naturalmente ficará sem freio .à não ser que faça um sistema para travar os embolos de cilindros de freio para que não saiam totalmente para fora e não é difícil fazer.
Se fechar a compra da Band, outro ponto para se tomar cuidado é com o sistema de direção. Há vários casos de quebras do braço auxiliar, terminais e outros componentes. É bom dar uma revisada e ficar atento.
Já aconteceu comigo e com vários outros usuários do fórum.
Abrass.
Tenho a minha há dois meses: 1- troquei todos os terminais de direção, 2- instalei um eixo flutuante (primeiro upgrade). Isto fora a revisão geral de troca de fluidos, verificação freios, etc.
Mas consegui negociar só o traseiro, mas mesmo assim o custo é puxado. Mas segurança é fundamental.
Agora é esperar uns dois meses para pensar na próxima!!! kkkk, eita vício.
Space, a Band é muito show... veja com o pessoal de SP onde tem um lugar que vende peças usadas... aqui em Fortaleza fui direcionado por um colega que conheci aqui no fórum.
Bom feriado a todos.
Sergioporto
21/04/2016, 11:02
Se fechar a compra da Band, outro ponto para se tomar cuidado é com o sistema de direção. Há vários casos de quebras do braço auxiliar, terminais e outros componentes. É bom dar uma revisada e ficar atento.
Já aconteceu comigo e com vários outros usuários do fórum.
Abrass.
Já quebrou três braços auxiliares comigo. Duas vezes manobrando ,quase parado e a ultima em plena Br onde a baita deitou de lado .Preju grande ,agora coloquei braço de aço.
Já aconteceu comigo tbm 3 vezes..2vezes saiu roda tambor eixo... A última a mais de 90 km/h a pinça de freio segurou a roda até quase parar.. Foi muito sinistro.. 22hrs na br 262.
Tbm já aconteceu no braço de direçao.... Aconteceu parando.. Muito medo, virou pesadelo Aonde se acha o de aço?
Arildo MT
23/04/2016, 14:15
Andamos muito nos velhos tempos de f75 com carga 1000 kg, quebramos alguns semi-eixos, porem mesmo quebrando alguns no pé do rolamento nunca chegou a sair a roda, incrível como aquela latinha do retentor conseguia segurar aquilo, sorte ou não, em compensação rsrsrsrsrs, espanou a rosca da ponta/manga/carcaça dianteira na terra a uns 70 km/h antes de uma ponte, roda saiu quicando a mil e saímos gradeando a estrada até a cabeceira da ponte, imaginem a sensação do momento, assim como quando quebrou barra de direção (virando cavalo de pau descida a baixo), entalhado do setor de direção roçado, perca de freio descendo serra, reduzindo marcha 3, 2,1, reduzida 3,2,1 no tempo punta taco, (retiramos a trava permitindo reduzir s/ 4x4), imaginem a rpm do bf, pistões a milhão, como aquele motorzinho aguentava, só deus na causa, anjos da guarda tirando plantão direto, dias pra baixar adrenalina do ocorrido, manutenção sempre em dia, porem as estradas de terra péssimas levavam a desgastes prematuros, trechos com 60 km de atoleiros piores que trilhas comiam os freios em meia viagem, isso na década de 90, hoje tudo mais seguro, carros melhores, boas estradas, muito mais fácil prevenir e manter tudo em dia.
Sérgio Bambirra
25/04/2016, 10:37
Já aconteceu comigo tbm 3 vezes..2vezes saiu roda tambor eixo... A última a mais de 90 km/h a pinça de freio segurou a roda até quase parar.. Foi muito sinistro.. 22hrs na br 262.
Tbm já aconteceu no braço de direçao.... Aconteceu parando.. Muito medo, virou pesadelo Aonde se acha o de aço?
Dá uma conferida com o pessoal da Tropa 4x4. http://www.tropa4x4.com.br/
Boa sorte!
Obrigado pela dica Sérgio. Vou procurar. Abs