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marciorank@gmail.com
16/04/2016, 11:09
bom dia pessoal
sempre usei no motor da minha band (709 turbo intercooler) oleo 40 normal, ontem fui comprar oleo para fazer a troca e me informaram que não fabricam mais este oleo, somente os 20w 40 ou 15w 40, qual devo usar?estes são melhores pra vida util do motor?

Sergio c
16/04/2016, 21:57
Eu utilizo o 15W40 da BR Petrobrás, troco a cada 5.000 km ou uns oito meses se não atingir essa kilometragem. Me parece ser um óleo bom.

Denise Ávila
16/04/2016, 22:44
Marcio, o óleo 40 é um óleo monoviscoso ou seja, com o motor frio ou quente, seu índice de viscosidade será sempre 40. Quanto maior o índice, maior a viscosidade (mais "grosso"), quanto menor, mais "fino".
Maior viscosidade é necessária quando o motor está quente pois veda melhor as partes de alta pressão do motor, consequentemente, menor viscosidade é necessária quando o motor está frio pois fluirá bem mais rápido por todo o motor. Este óleo em específico, demorará mais tempo para cobrir as partes metálicas. Ele é conhecido como óleo de verão, pois se adapta melhor em lugares quentes como o Norte e Nordeste onde nunca se tem temperaturas baixas.
O óleo que tem a letra "w" (winter) como o 15w40 é um óleo multiviscoso, uma evolução ao monoviscoso. O primeiro número indica sua viscosidade quando o motor está frio e o segundo a viscosidade quando está quente. Então temos um óleo mais flexível que se ajusta melhor às variadas temperaturas atingidas pelo motor, é mais "fino" quando o motor está frio, facilitando assim a partida, e vai "engrossando" conforme a temperatura sobe.
Por isso, à temperatura ambiente do Brasil, ele parece mais "grosso" que o multiviscoso.

T.Azevedo
17/04/2016, 21:17
O óleo que tem a letra "w" (winter) como o 15w40 é um óleo multiviscoso, uma evolução ao monoviscoso. O primeiro número indica sua viscosidade quando o motor está frio e o segundo a viscosidade quando está quente. Então temos um óleo mais flexível que se ajusta melhor às variadas temperaturas atingidas pelo motor, é mais "fino" quando o motor está frio, facilitando assim a partida, e vai "engrossando" conforme a temperatura sobe.
Por isso, à temperatura ambiente do Brasil, ele parece mais "grosso" que o multiviscoso.
Sempre acreditei ser o contrário. Motor frio ele ficava mais grosso e motor quente mais fino. Valeu Denise!

Sérgio Bambirra
17/04/2016, 21:19
Bela aula Denise!

Abs.

Sérgio Bambirra

marciorank@gmail.com
17/04/2016, 21:28
belas explicações do pessoal das bands ai.
acho vou de 15w40 pra ver oque da.

obrigado galera.

blind75
23/04/2016, 09:34
Vi uma propaganda da petrobras de um óleo para motores "velhos" que veio para substituir o antigo 40. Na propaganda diz que possui aditivos para reduz seu consumo(óleo motor). Já ando procurando por bh.. Não achei. Chama VIGOROS

Denise Ávila
24/04/2016, 16:03
Vi uma propaganda da petrobras de um óleo para motores "velhos" que veio para substituir o antigo 40. Na propaganda diz que possui aditivos para reduz seu consumo(óleo motor). Já ando procurando por bh.. Não achei. Chama VIGOROS

Olá Blind
Antes de optar por utilizar esse tipo de óleo, que é conhecido como "óleo de alta quilometragem", é necessário verificar sua real necessidade. Não é todo motor "velho" que necessita desse tipo de óleo. Se não há vazamento que não possa ser eliminado por uma boa manutenção ou consumo excessivo de óleo (acima do recomendado pelo manual), fique com o óleo recomendado no manual.
Esses óleos são mais viscosos (usualmente 20W-60 ou 25W-60) que os recomendados pelo fabricante do motor para compensar a maior folga criada pelo desgaste do motor. Portanto servem para motores velhos e cansados que apresentem vazamento ou consumo de óleo (através de peças cuja montagem já apresenta baixa vedação). É como se servisse literalmente para tapar (micro) buracos.

blind75
28/04/2016, 16:08
Concordo Denise,
É uma opção para os Om cansados.. bastante contestada. Meu motor tem 22 anos e 200 mil km. . Pouco km p muitos anos..
Sempre difícil decisão. Abs

Denise Ávila
28/04/2016, 16:51
Blind, veja que esses óleos especiais são chamados de óleos de alta quilometragem. É errado acreditar que eles são indicados para motores velhos (por isso usei a palavra velho entre aspas no post anterior).
Um motor pode ser velho pelo ano de fabricação, mas ser pouco rodado... e a recíproca é verdadeira.
Mesmo a alta quilometragem traz desgastes diferenciados de acordo com o modo que o veículo foi usado. Um veículo de trilha radical, aos 300 km poderá ter um desgaste bem maior que outro aos 800 km, mas que roda em condições normais sem abuso.
Por isso é importante verificar se o consumo excessivo de óleo, a fumaça branca e os vazamentos não tem outra origem que não o desgaste das peças internas do motor. Depois de confirmado, aí sim devemos usar estes óleos. Com o uso deles o motor terá uma vida útil bem maior, com a progressão do desgaste minimizada.
Neste caso considero também que o Militec é um ótimo aliado.

blind75
28/04/2016, 18:26
Boa Denise. Fico bem atento por que já fundi um 314. Tenho meu 364 a 15 anos e sempre forte. Depende do óleo baixa mais do que outro. O uso é aquele de apaixonado.. Espera esquentar e senta a bota. Trilha, viagem.. Obrigado, por que comprometer o motor não dá.

Sérgio Bambirra
29/04/2016, 08:56
Como foi a situação em que fundiu o seu 314?

blind75
29/04/2016, 09:46
Estava saindo do rio de macaco aqui perto de bh. Tínhamos acabado de jantar, ligamos e subimos.. 2km de trilha, pegamos subida de cascalho e tinha um jipe cj5 parado. Motor não ligava. Reboquei ele por uns 3 km e em uma subida mais forte coloquei 2, baixei o embalo e retornei o pé.. Já voltou batendo... Barulho tão forte que escuto enquanto dígito.. Terminei a subida por segurança. Disse q iria não mais levar ele rebocando.. Temp baixa, óleo no nível.. Desespera... Voltei mais 40 km até em casa sofrendo.. Isso 1:00 AM depois de um dia no mato. Passei usar 90/140 na caixa e diferencial e 40 no motor. Como um sr. Caminhoneiro me disse " do jeito que vcs usam esses jipes só óleo viscoso ".
Não fumava o motor, foi 2 e 1/2 anos após comprar o jipe.. Ainda estava muito empolgado com o uso dele. ( fazia reboque de gaiola no mato) e investi no 364.

Sérgio Bambirra
29/04/2016, 10:51
Rapaz, que relato! Fundir motor com óleo no nível e temperatura baixa é a primeira vez que ouço.

O motor não ameaçou desligar, travando, hora nenhuma?

blind75
29/04/2016, 11:33
Não. No dia seguinte tinha que fazer uma entrega.. Não encontrei transporte justo até 12 h. Tbm pela mente cansada. Fui na toy e ela não ligou. Peguei no tranco e ela rodou mais de 50km.. Batendo. O motor impressiona. Fui direto pro mecânico, não fiquei.. Fui até o ferro velho e lá fiz o negócio. Eles ainda fizeram a troca dos motores. Junto instalei a direção. Ficou tudo no preço que o mecânico passou.

Denise Ávila
29/04/2016, 12:33
Muita raiva, desespero e tristeza se misturam nesta hora. Brabo mesmo!
Mas lembrem que, apesar das causas mais comuns de se fundir um motor seja falta de óleo e/ou água, isso pode ocorrer também pela presença de corpos estranhos dentro do bloco (apesar de menos frequente).
Um cisco no diesel que conseguiu passar pelo filtro e pela BI, um grão de areia sugado por uma fresta na mangueira de admissão do ar, após o filtro, uma limalha proveniente da quebra de qualquer das peças metálicas seja da BI ou do próprio motor.
Outra causa também é bico injetor mijando. Lava as paredes das camisas retirando a proteção do óleo lubrificante.
Também não podemos desconsiderar até uma leitura errada dos instrumentos.

Sergioporto
29/04/2016, 13:17
Cada vez me surpreendo mais pelas explanações da Denise .Sempre coerentes com a realidade. Parabéns

blind75
29/04/2016, 15:41
Sou um fã destes motores. Denise, mais uma vez concordo. Um amigo ficou com meu motor..foi o 3 cilindro. Ele apostou na época em corpo estranho. Questionou meu filtro e disse como diesel precisa de ar limpo. Abs bom fim de semana

Denise Ávila
29/04/2016, 16:05
Tem grande chance também de ter sido bico "mijando". Esta semana mesmo tivemos. como tema de uma discussão num dos grupos do whatssap, a "manutenção" dos bicos injetores (elementos). Sobre a importância da troca e o mito da "limpeza" dos mesmos.
Mas não quero desvirtuar o tópico.

Sergio c
29/04/2016, 20:53
Tem grande chance também de ter sido bico "mijando". Esta semana mesmo tivemos. como tema de uma discussão num dos grupos do whatssap, a "manutenção" dos bicos injetores (elementos). Sobre a importância da troca e o mito da "limpeza" dos mesmos.
Mas não quero desvirtuar o tópico.

Na minha opinião nem deveria se perder tempo limpando os bicos injetores dos motores Mercedes. Os quatro novos e duram um montão de tempo deve sair hj por volta de R$ 40,00 Reais cada um, e se tiver num dia inspirado, troco em casa mesmo, sem precisar de oficina.

Quando revisaram a BI e trocaram os bicos, há uns dois anos, custou em torno de R$ 30,00 Reais cada.