Ver Versão Completa : Ajuda para acertar a ordem da inflamação do motor Hurricane 4 cilindros
Olá, amigos!
Minha tampa do distribuidor estava rachada. Tive que trocar mas não me preocupei em anotar a ordem dos cabos de vela em relação ao distribuidor e cilindros. Agora o Jeep não funciona!:putz:
Alguém pode me informar qual a ordem de inflamação do motor Hurricane 4 cilindros? É horário ou anti-horário?
Obrigado!
Olá, amigos!
Minha tampa do distribuidor estava rachada. Tive que trocar mas não me preocupei em anotar a ordem dos cabos de vela em relação ao distribuidor e cilindros. Agora o Jeep não funciona!:putz:
Alguém pode me informar qual a ordem de inflamação do motor Hurricane 4 cilindros? É horário ou anti-horário?
Obrigado!
ordem de ignição do hurricane f134: 1-3-4-2- anti-horário
[]´s
Funcionou!!! :dance:
Muito Obrigado pela ajuda, Tuna!
Pessoal, alguém tem alguma dica para deixar o motor Hurricane no ponto? Principalmente sobre o alinhamento da polia com o bloco
Sobre as etapas:
-Deixar o primeiro cilindro em cima (PMS - porto morto superior).
-Em relação ao alinhamento da polia com a seta do bloco, não identifiquei aonde estão localizadas essas marcações. Aonde ficam no Hurricane?
- Depois devo alinhar o cabo do primeiro cilindro na posição de contato com rotor, do distribuidor.
-Em seguida, conectar os cabos de vela, seguido a ordem 1-3-4-2 (anti-horário) - como ensinou o amigo Tuna.
Se alguém tiver alguma dica quanto ao Hurricane posta ai. Será que tem algum manual desse motor? (nunca achei)
Obrigado!
antonio umino
17/04/2016, 14:11
Aí vai.....
Para saber o ponto alto superior (faisca da vela) no momento da compressão...
Tire as velas do motor para facilitar o giro do motor..
Tampe o primeiro cilindro com um tampão, (rolha ou estopa..).. gire o motor bem devagar. Quando estiver subindo para o ponto alto superior o tampão vai sair com o sopro... veja na polia do virabrequim as marcas do ponto de ignição.....
Como foi dito. o distribuidor gira no sentido antihorário... neste ponto o rotor do distribuidor deve dar indicação no primeiro cilindro..... e depois o terceiro cilindro, após o quarto, e finalmente o 2... ( atente que o distribuidor vira anti horário.).
se tudo estiver certo (ligação dos fios). tem que funcionar. Ok.
Grande abraço.
Seguindo as orientações do Antonio Umino, encontrei o ponto alto superior.
O meu problema foi encontrar as marcas do ponto de ignição, na polia e motor.
-Nas fotos anexas, é possível ver na polia do virabrequim pequenas marcas alinhadas. Acredito que sejam essas presentes na polia do hurricane. Estou correto?
-Porém, o meu motor não tem nenhuma marca do ponto de ignição (Deve ter sido pintadas, acredito). Mas encontrei em um manual como são essas marcas (foto anexa).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527007&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527005&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527008&stc=1
Aproveitando...
Essas velas já estão ou passaram da hora de trocar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527019&stc=1
antonio umino
20/04/2016, 14:50
Pela dúvida colocaria nova....... (velas)
Vendo pela foto (olhando). me parece que a polia do virabrequim não é original... dai vc estar encontrando dificuldades para achar a marca nela..... Preciso que alguém comprove. mas este motor sendo 4 cilindros com a tampa de válvulas no cabeçote deve ter a mesma polia do de 6 cilindros...... deve ter a mesma dimensão ... então é tirar um e colocar outro......
Vamos ver qual a opinião dos entendidos..... conheço muito o motor BF 161.... mas não este 4 cilindros.
Ok.
Grande abraço...
Em tempo....... para saber se uma polia do 6 serve no 4....
Tire o parafuso do centro do virabrequim... Nela tem um rasgo da chaveta....neste ponto compare com a de 6 se tem o mesmo ponto que voce marcou na sua polia..... e com o paquimetro meça o furo da polia se bater o furo mais a chaveta.... e a altura da correia do ventilador se bate com a da bomba de água e do dinamo (alternador)...... deve ser assim.... vamos ver.....
O Fórum se encontra um pouco parado pelo Wat zap (zap-zap).. mas aqui é local para tirar duvidas .. e com postagem de fotos. conseguimos decifrar.
e mais aqui fica registrado e a qualquer momento um outro vai ver...
. Ok..
Sydney66
20/04/2016, 22:36
Está estranho, o motor hurricane é de 4 cilindros e pertence ao jeep "cara de cavalo", que é o modelo de capuz alto, devido o fato deste motor ter as válvulas no cabeçote e ter sido necessário fazer esta alteração no projeto para caber esse motor, mas a foto da vela mostra a frente com para-lama curvo, do CJ-5 enquanto o jeep "cara-de-cavalo" tem o para-lama reto.
Com relação a vela ela está indicando que está subindo óleo para a câmara de combustão. Verifique se todas estão assim, se for apenas em 1 cilindro, indica provável problema nos anéis deste. Caso todas estejam assim então já é motor com desgaste e necessitando retífica.
antonio umino
21/04/2016, 14:56
Este motor que saiu no capot . alto (cara de cavalo)... 1954... foi montado em jeep até o ano de 1957.... e em 1958, veio com 6 cilindros.... acho que mudou de cara de cavalo em 1956... 55 é ainda o cara de cavalo.
abçs
Sydney66
22/04/2016, 17:57
Isso mesmo Umino, em 57 já era a carroceria do CJ-5, mas não sabia que ainda era o motor hurricane, pensava que já era o BF.
Obrigado.
antonio umino
24/04/2016, 13:35
Este jeep do ano de 1957... isto é de 1954 até 1957, até as peças de freio é igual..como também os eixos..
No modelo de 1958..houve mudanças. os freios são diferentes. desde então até 1964 é tudo igual....como também os eixos...
abçs
Estava pesquisando sobre regulagem de válvulas do jeep willys cj3 motor original hurricane 4 cc e encontrei este tópico sobre a ordem de ignição do hurricane 4cc - Ocorre que fiz a regulagem das válvulas, seguindo a ordem de ignição, mas agora ele não dá partida. Não sei o que fiz de errado. Alguém teria uma ideia?
Fiz a regulagem das válvulas do meu jeep cj3b 4cc 1954. Após, quando fui dar a partida, ele não pegou. Não sei onde eu errei. Alguém poderia dar uma luzhttps://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon3.png ?
Sydney66
22/11/2022, 19:05
Boa noite. Alguma coisa errada aconteceu. Ele sem pegar está dando tiros no escapamento?
O ajuste que você fez nas válvulas não tira o carro do ponto, pode ter deixado as válvulas sem folga e elas não estão fechando.
Tire as velas e coloque estopas de pano no lugar e dê a partida, se o motor não cuspir fora está sem compressão então as válvulas não estão fechando, ai o motor não pega.
Antes disso você pode retirar o filtro de ar e colocar a mão na boca do carburador e dar a partida, se ele soprar para fora então são as válvulas de admissão.
Abs
Fiz o que você falou, tirei o filtro de ar e coloquei a mão, ele soprou para fora.
Regulei as válvulas de admissão com 0,45 mm e as de escape com 0,40 mm - ordem de ignição 1 - 3 - 4 - 2. Será que está correto? Vou abrir a tampa de válvulas de admissão para conferir novamente.
Sydney66
23/11/2022, 21:00
Boa noite FBM1,
Sim a ordem de ignição de qualquer motor de 4cc em linha (motor em V ou horizontal muda um pouco) é esta 1-3-4-2, não tem erro.
Como mencionei. se soprou para fora é o ajuste das valvulas de admissão, o motor não pega de jeito nenhum pois ele aspira e sopra de volta no instante da ignição, ai não tem mistura para a ignição.
Abs.
Boa noite Sydney66, blz. obrigado pelas informações, vou verificar e ajustar novamente.
Bem pessoal! Verifiquei novamente a regulagem das válvulas de admissão e escape, mas quando dou partida ele não pega, dá alguns estouros. Alguém sabe qual seria a melhor forma de regulagem? Vi alguns vídeos que mostram regulagem conforme a posição do rotor e também vi alguns que ensinam regular válvulas opostas. Como sou meio leigo no assunto, preciso de alguma orientação a respeito da melhor forma de regulagem, pois acho que estou fazendo algo errado.
Bom, consegui fazer a regulagem das válvulas, mas tem um problema. Quando dou a partida a aceleração vai lá nas nuvens. A rotação do motor vai ao máximo, como se o acelerador estivesse enroscado. Cheguei a abrir o carburador para verificar se não tinha nada enroscado. Será que tem a ver com a regulagem das válvulas?
Sydney66
04/12/2022, 19:19
Boa noite FBM01;
Essa agora foi estranha, motor de carburador fazer isso? Com a borboleta na posição de lenta ele não pode fazer isso. Verifica se ao partir algo está acontecendo que a borboleta varia sua posição. Pede alguém para dar a partida e fica observando no motor.
Bom dia Sydney66. Também achei estranho, vou observar. Assim que resolver eu informo aqui. Obrigado.
Sydney66
06/12/2022, 19:02
FBM boa noite;
Não sei se vai ajudar ou se pode ser isso, mas lendo em manuais antigos que tenho aqui ele menciona que antes de regular as folgas das válvulas, o motor deve funcionar até atingir a temperatura de trabalho, (70°C) para reapertar todos os parafusos do cabeçote.
Ele informa que se isso não for feito (não sei entender a razão) a regulagem das válvulas será deficiente.
Ele menciona que o torque de aperto seria de 70 lb/pé (manual antigo sistema inglês), a partir daí então passa-se para a folga das válvulas, tanto admissão como escape, mas agora com o motor frio.
Espero que ajude de alguma forma.
Abs
Boa noite Sydney66. Resolvi o problema. Como você falou anteriormente, a borboleta do acelerador, não estava fechando o suficiente. Desmontei o carburador, fiz uma limpeza, troquei a mola do acelerador, agora está normal. Quanto ao aperto dos parafusos, esse seria o ideal, mas não fiz nada disso, mas acho que fiou bom. Vou dar umas voltas com ele para testar. Obrigado pela atenção pelas dicas.