PDA

Ver Versão Completa : Perda de potencia l200 hpe

paulo ksim
12/04/2016, 18:42
Ola pessoal ,
tenho uma l200 hpe 2006 aut, acontece de de vez em quando ela tem acendido a luz da ignição no painél, acontece que , quando ela acende a danada perde potencia do motor, e já percebi que quando perde pressão ela tende a esquentar mais rapido. Ah tem mais, ja passaram o raster varias vezes e não aparece nada.
Alguém sabe alguma coisa sobre isso ??

Alairramos
12/04/2016, 19:39
Isso também acontece coma a minha. Quando fui a um mecânico e lhe informei sobre o problema ele disse que era pra eu ir até a oficina com essa luz acesa se não, nao a como fazer o rastreamento. Como não fui até lá ela ainda continua com o defeito. As vezes mesmo em movimento eu a desligou espery alguns segundos e a ligo novamente. Quase sempre resolve.

paulo ksim
12/04/2016, 21:16
pois é alair, acho que é o mesmo defeito, só que fui até a oficina umas trez vezes quando a luz esta acesa e não consegue ver nada.

Ricardomit
15/04/2016, 21:20
Boa noite , isso ocorre por regulagem na turbina ou alguma mangueira furado com sensor de pressão de turbina qualquer coisa entre em contato com certos Motors eles resolve (11) 26387813

paulo ksim
15/04/2016, 23:20
boa noite ricardo
acontece que este defeito não é constante, as vezes fica normal.

Ricardomit
16/04/2016, 15:33
Boa tarde Paulo a oficina que vc levou , eles testou o sensor de turbina , testaram a pressão da turbina , esse problema do seu veículo pode ser a válvula solenoide da turbina que pode está ocorrendo , pane elétrica na válvula é as vezes apaga as vezes liga a luz

paulo ksim
19/04/2016, 08:06
bom dia Ricardo, acho que resolvemos o problema, levei numa oficina especializada e ai apareceu o problema, pressão no turbo. após alguns minutos de testes, foi retirado o modulo do hpe, sumiu o problema, ao menos por enquanto. Vão ver se conseguem arrumar o modulo ai coloco de volta, obrigado

SergioMedeiros
19/04/2016, 21:35
Tirar o modulo HPE para consertar??? É sério isso?? A luz do motor acende quando há qualquer problema na alimentação de combustível/ar no mesmo, e a falta de pressão da turbina é um desses problemas. Ela pode ocorrer por problemas na solenóide (20% das vezes) e por turbina carbonizada (80% das vezes). Normalmente some quando se desliga a chave pois é um tipo de reset na central.
Antes de tirar o modulo deveria ter feito uma descarbonização na turbina, que mesmo não sendo o problema é um serviço sempre recomendado. Nunca é perdido.
Após isso, teste da solenóide.... agora tirar o modulo pra conserto, pra mim, é novidade.

Ela esquenta mais rápido pois devido a falta de ar na admissão, a mistura fica pobre, sendo injetado mais diesel do que ar. Isso gera mais calor e o motor aquece.

paulo ksim
30/04/2016, 09:15
Tirar o modulo HPE para consertar??? É sério isso?? A luz do motor acende quando há qualquer problema na alimentação de combustível/ar no mesmo, e a falta de pressão da turbina é um desses problemas. Ela pode ocorrer por problemas na solenóide (20% das vezes) e por turbina carbonizada (80% das vezes). Normalmente some quando se desliga a chave pois é um tipo de reset na central.
Antes de tirar o modulo deveria ter feito uma descarbonização na turbina, que mesmo não sendo o problema é um serviço sempre recomendado. Nunca é perdido.
Após isso, teste da solenóide.... agora tirar o modulo pra conserto, pra mim, é novidade.

Ela esquenta mais rápido pois devido a falta de ar na admissão, a mistura fica pobre, sendo injetado mais diesel do que ar. Isso gera mais calor e o motor aquece.

bom dia Sergio

Eu não sei sei o que deveria ter feito, só sei o que foi feito resolveu o problema da falta de potência do carro, é claro que percebe que ela ficou um pouquinho mais franca ( quase impercepitivel) devido estar sem o modulo, agora quanto ao aquecimento que vc diz, sempre que viagei para minas onde pego muitos morros e ela sempre esquentava bastante me deixando até preocupado, porém desta vez sem o modulo em todas as subidas onde ela aquecia não fez isso nenhuma vez.
Quanto a solenoide já havia sido trocada a turbina tambem foi trocada, talvez gastei tudo isso por causo de um mecanico inexperiente que "ACHA" que sabe muito (o cara é especializado em diesel). Gastei um horror e o problema depois de uma semana voltou denovo, ai levei em uma especializada.Ela está muito gastona, principalmente quanto ando em morros, não sei se tem algo á ver.
Agradeço pelo comentario, se puder me ajudar mais agradeço,
Abraços

Wilson Diniz
30/04/2016, 15:29
Olá
Tenho uma L200 outdoor 2005 4x4 disiel
Alguém sabe me dizer o que deve ser o problema que tenho.
E assim de 1 e 2 marcha ela não tem potência e se forçar mais de 2000 rpm ela rajá. Mais depois de 3 marcha posso acelerar que ela desenvolve muito mais faz uma fumaceira preta.
Alguém sabe me dizer mais ou menos o que deve ser..
Vlw

SergioMedeiros
30/04/2016, 20:58
bom dia Sergio

Eu não sei sei o que deveria ter feito, só sei o que foi feito resolveu o problema da falta de potência do carro, é claro que percebe que ela ficou um pouquinho mais franca ( quase impercepitivel) devido estar sem o modulo, agora quanto ao aquecimento que vc diz, sempre que viagei para minas onde pego muitos morros e ela sempre esquentava bastante me deixando até preocupado, porém desta vez sem o modulo em todas as subidas onde ela aquecia não fez isso nenhuma vez.
Quanto a solenoide já havia sido trocada a turbina tambem foi trocada, talvez gastei tudo isso por causo de um mecanico inexperiente que "ACHA" que sabe muito (o cara é especializado em diesel). Gastei um horror e o problema depois de uma semana voltou denovo, ai levei em uma especializada.Ela está muito gastona, principalmente quanto ando em morros, não sei se tem algo á ver.
Agradeço pelo comentario, se puder me ajudar mais agradeço,
Abraços

Paulo, ela não está esquentando no momento pois está sem força até pra esquentar. Coloca o modulo HPE de volta e faz uma geral no teu sistema de arrefecimento:
1- Retira radiador, limpa e vareta
2- Verifica acoplamento viscoso da hélice
3- Limpa todas as galerias de arrefecimento do motor
4- Retira e descarboniza a turbina
5- Retira a Válvula termostatica, faz o teste de acionamento dela e, antes de colocar, faz dois furos de 2mm na carcaça dela para melhorar o fluxo de agua. Isso é recomendado pela própria MIT.

Lembre-se, em longas subidas, SEMPRE retirar o OverDrive se a sua for AT. Subir em terceira poupa, e muito, o motor. Forçar o carro na subida em uma marcha que não foi dimensionada para isso vai fazer gastar mais combustível e diminuir a vida útil do motor. Carros a Diesel nunca podem ganhar ou manter a velocidade pisando fundo, e sim reduzindo marcha.

Abs

SergioMedeiros
30/04/2016, 21:02
Olá
Tenho uma L200 outdoor 2005 4x4 disiel
Alguém sabe me dizer o que deve ser o problema que tenho.
E assim de 1 e 2 marcha ela não tem potência e se forçar mais de 2000 rpm ela rajá. Mais depois de 3 marcha posso acelerar que ela desenvolve muito mais faz uma fumaceira preta.
Alguém sabe me dizer mais ou menos o que deve ser..
Vlw

Vai na turbina.... limpeza e/ou regulagem.

paulo ksim
02/05/2016, 09:49
Paulo, ela não está esquentando no momento pois está sem força até pra esquentar. Coloca o modulo HPE de volta e faz uma geral no teu sistema de arrefecimento:
1- Retira radiador, limpa e vareta
2- Verifica acoplamento viscoso da hélice
3- Limpa todas as galerias de arrefecimento do motor
4- Retira e descarboniza a turbina
5- Retira a Válvula termostatica, faz o teste de acionamento dela e, antes de colocar, faz dois furos de 2mm na carcaça dela para melhorar o fluxo de agua. Isso é recomendado pela própria MIT.

Lembre-se, em longas subidas, SEMPRE retirar o OverDrive se a sua for AT. Subir em terceira poupa, e muito, o motor. Forçar o carro na subida em uma marcha que não foi dimensionada para isso vai fazer gastar mais combustível e diminuir a vida útil do motor. Carros a Diesel nunca podem ganhar ou manter a velocidade pisando fundo, e sim reduzindo marcha.

Abs

Bom dia Sergio
Arrefecimento ja foi todo feito tambem, antes de tudo, troquei a helice completa pela nova de 11 pas, a valvula termostatica estava sem mas já recoloquei, so não fiz os furos . Agora sempre forço o motor em subidas, a minha é AT, valeu pela ideia, vamos ver se economiza mais.

camona
03/05/2016, 23:16
eu também não sabia dessa de ser obrigatório utilizar o botão da overdrive, pois na minha cabeça, o fato de o giro do motor estar muito alto parece-me que ele esta forcando mais e gastando mais. Mas sim é necessário em subidas pra serra. O fato é que também tive que retirar meu modulo, pois entrava em modo de segurança a camionete e foi a solução..
Mas eu instalei pneus 285 bf - acho que seria tipo 33 ou 34 e ela fica mais manca na arrancada,..
ja pensei em mexer na bi mas não fiz nada.. e pensei em mexer no parafuso da turbina waste ..

Gostaria de saber se alguém ja fez o serviço de retirar a turbina e descarbonizar ela. Pois gostaria de eu mesmo fazer.

Agradeço ajuda da galera ai.

SergioMedeiros
04/05/2016, 23:18
Paulo, lembre-se que não é só trocar a hélice pela de 11 pás. Mais importante que isso é o funcionamento do acoplamento viscoso... com ela fria tente girar as pás com a mão... tem que apresentar certa resistencia. Ideal mesmo é remove-la para uma inspeção visual.

Pisar fundo em subidas em carros a Diesel faz injetar mais combustível para compensar a perda de velocidade, porém com menos ar na mistura, devido a turbina estar em baixa, consequentemente menos ar na admissão. Isso faz a mistura pobre, com queima ineficiente e devido a maior quantidade de Diesel no cilindro, maior temperatura. Nunca subir serras em Over Drive nas AT, e nas mecânicas, se necessário, reduzir marcha.

camona
05/05/2016, 00:17
Sergio, hoje pela manha 9am tirei minha pajero da garagem tudo ok maravilha, trabalhei depois fui almoçar com ela e voltei tudo ok.. e deixei ela estacionada na frente do escritório 1pm por volta das 6pm estava bem frio mas liguei ela tudo ok, e na hora de arrancar pisava e o giro não passava dos 1200rpm e saia muita fumaça preta que via pelo retrovisor.. como eu estava atrasado para faculdade, desliguei e liguei ela umas 4x e nada.. ai esperei um pouco e liguei e pisei e senti que deu uma engasgada mas depois giro subiu e voltou tudo ao normal. e segui destino. depois voltei para casa tudo ok nada de falhar.. um amigo comentou que pode ser que ela esteja entrando em modo de segurança? não apareceu nenhuma luz no painel.. mas no passado ja tinha trocado minha turbina.
Enfim se tiver uma ideia agradeço.

abraços.

SergioMedeiros
05/05/2016, 13:24
A quantos Km está rodando com a turbina nova? Modo de segurança acende a luz no painel....
Os sintomas que descreveu podem ser de turbina mesmo... no frio ela tende a ficar mais amarrada mesmo...

Ta muito frio aí? Pode ser Diesel também... ele tende a criar uma parafina e diminuir as passagens pela bomba e bicos.... melhora quando esquenta.

camona
05/05/2016, 23:45
faz 1 semana que resolvi trocar para o s10 e ja to no segundo tanque ! será que foi isso?
tenho que limpar bicos

SergioMedeiros
06/05/2016, 10:57
faz 1 semana que resolvi trocar para o s10 e ja to no segundo tanque ! será que foi isso?
tenho que limpar bicos

Quase certo que a troca para o S10 está causando isso. Como o S10 tem características mais próximas ao querosene, ele limpa de certa forma todo o sistema, porém dependendo do tempo de borras acumuladas com o S500, isso pode causar problemas de entupimento nos dutos, bomba e bicos. A migração para S10 deve ser gradual ou após uma limpeza completa de todo sistema.
Vai ter que levar fazer uma boa limpeza, pois tende a piorar.

camona
07/05/2016, 15:07
é péssima ideia que eu tive.. Agora eu pensei ate em comprar um STP e colocar junto no tanque..
Hoje por exemplo de manha liguei umas 10x ate que consegui potência.. mas demorou.. Fica dando uns estalos na válvula do solenoide marrom atras da turbina. Tb suspeitei dessa válvula. Pq ela não faz barulho e as agora as vezes ela faz uns estaloss.

abracao.

SergioMedeiros
07/05/2016, 19:36
Não adianta querer limpar com STP e afins... se realmente é entupimento, vai ter que achar onde está pegando e tirar pra limpar... de preferencia já faça limpeza de tudo... tanque, mangueiras, bomba e bicos.
O melhor aditivo para Diesel é o Teccom 10, que aumenta a validade do Diesel no tanque. Diesel S500 tem validade de 4 meses e o S10 de 1 mes. Se voce abasteceu em posto de baixa rotatividade com Diesel S10, pode ser que ele esteja vencido. Nesse caso drena o tanque e abastece com o S500.

camona
08/05/2016, 21:10
Sergio, minha viatura não ta pegando.. acho que vou levar amanha pra trocar filtro do combustível. e esvaziar o meu tanque. e depois colocar o diesel comum e espero voltar ao normal e assim solução mais barata e infelizmente que eu posso pagar no momento. to quebrado. Mas eu sou louco pela viatura, boto fé que vai dar certo. Algo a acrescentar ??? Grande abraço.

Claude Bicalho
25/02/2019, 14:09
Boa Tarde Sérgio, tudo bem?

Antecipando desculpas pelo tempo deste forum, poderia dizer como que resolveu o problema do seu veículo? Pergunto pois a minha está tendo um problema semelhante, na qual, perde potencia e solta fumaça preta em demasia... Passa um pouco, fica normal de novo e depois volta a dar... Não acendeu nenhuma luz no painel...

Em tempo, fiz o REMAP na Reiko em Janeiro e de lá para cá, já rodei mais de 10.000 km...

Ats,

Claude.