Ver Versão Completa : AJUDA DO MESTRES!! Cambio automático, tudo trocado, nada resolvido! ZJ 98
andre_moraes
12/04/2016, 11:57
Bom dia amigos do 4x4 BR!!
Venho buscar sugestões dos experientes, afim de resolver de vez a questão... a história:
Comprei uma Cherokee 1998 5.2 V8, gasolina (sem gás) há um ano! Antes de fechar negócio levei um mecânico para avaliar, testamos o carro e ele disse que estava tudo maravilha! Comprei a bichinha... alguns dias depois percebi vazamento de óleo (não nego, não manjo nada de mecânica), pensei que era do motor, mas era do cambio... Logo após isso as trocas de marchas começaram a falhar, de modo que só andava em 3ª marcha. Busquei informações aqui no site mesmo e com várias dicas, aprendi a checar o nível do óleo, completei o que faltava, mas não resolveu.
Mandei num mecânico para retirar o vazamento (era da junta da tampa inferior do cambio), trocaram o óleo, filtro, junta e retiraram o vazamento... Mesmo assim o defeito persistia...
Curiosamente, um dia depois desta troca de óleo, levei a cheroka pra trocar os pneus, ergueram o carro pra fazer a troca e depois do serviço feito, quando saí com o carro as marchas voltaram a funcionar! Fiquei super feliz, tanto que resolvi pegar uma estrada com ela no dia seguinte.
No dia seguinte a marcha não funcionou novamente e dessa vez, ao estacionar numa ladeira, o carro não tinha forças pra sair do lugar (sair de 3ª marcha), forcei até sentir um cheiro de embragem queimada e ferrou de vez!
Em resumo, buscando uma solução definitiva (sou de SJC) mandei o carro pra uma oficina especializada em Campinas, eles vieram de guincho e levaram, ficando com ela por uns 2 meses, cobrando bem caro pelo conserto (quase 6k$ :cry: ). Trocaram peças mecânicas do cambio e elétricas (solenoides). Fui buscar, na viagem de volta à SJC, foi tudo tranquilo, tudo funcionando! Sem vazementos, nem problemas!
Uma semana depois (basicamente utilizaria a cheroka apenas em fins de semana), numa sexta fui trabalhar com ela, sai de casa, tudo ok! Na volta pra casa, percebi o mesmo problema inicial novamente!! Não passava as marchas, ficando em 3ª marcha. NÃO ACREDITEI!!
Resumindo, ela voltou pra Campinas (guincho da oficina, por sinal estão sendo bem atenciosos), mas nessa segunda vez, me disseram que trocaram solenoides, governador, chicotes e não encontram o problema, restando apenas um tal "módulo do cambio" de código 522AE.
Enfim, são praticamente 8 meses em manutenção... não sei se tudo isso tem sentido... só sei que gastei uma baita grana até agora e certamente gastarei mais... e ainda preciso descobrir onde conseguir um módulo desse (módulo de cambio da Grand Cherokee Limited 98)...
Se alguém puder ajudar, agradeço imensamente, em breve mando mais notícias da sequencia da novela...
Abraços à todos!
André.
Falcon-MG
12/04/2016, 13:19
André, , no painel a luz de mau funcionamento acendeu quando apresentou o problema?
O primeiro procedimento é fazer a verificação dos erros com o scanner para verificar se há alguma falha no motor ou na transmissão.
Quando você forçou e sentiu o cheiro de queimado, pode realmente ter danificado algo, mas talvez não resolveram o problema inicial, vou dar um exemplo, as ZJ de 98 apresentam um problema de travar em 3ª marcha que é causado pelo aumento excessivo da pressão hidráulica devido a uma válvula, é como se fosse uma proteção, se for isso pode ser resolvido com a reprogramação da ECM, o estranho é se for isso e ela apresentar essa falha agora.
andre_moraes
12/04/2016, 15:00
Olá Falcon!!
Muito obrigado pelo interesse em ajudar!!!
No painel nunca apareceu nenhum erro, nenhuma luz atípica ou de advertência... Quando passaram o scanner, me disseram que havia indicado erro no solenoide, após a troca (sem solução) trocaram o governador, depois checando os chicotes para verificar se não havia mal contato ou curto, mas pelo jeito nada... Infelizmente o carro não está comigo para maiores verificações, permanece na oficina... Já sobre a reprogramação da ECM, não sei dizer se fizeram... Por acaso ECM e TCM são a mesma coisa (é o mesmo módulo)? Será que vale a pena perguntar se fizeram essa reprogramação? Obrigado!!
andre_moraes
12/04/2016, 15:01
Olá Falcon!!
Muito obrigado pelo interesse em ajudar!!!
No painel nunca apareceu nenhum erro, nenhuma luz atípica ou de advertência... Quando passaram o scanner, me disseram que havia indicado erro no solenoide, após a troca (sem solução) trocaram o governador, depois checando os chicotes para verificar se não havia mal contato ou curto, mas pelo jeito nada... Infelizmente o carro não está comigo para maiores verificações, permanece na oficina... Já sobre a reprogramação da ECM, não sei dizer se fizeram... Por acaso ECM e TCM são a mesma coisa (é o mesmo módulo)? Será que vale a pena perguntar se fizeram essa reprogramação? Obrigado!!
Walter da Camper
12/04/2016, 15:25
Ao que parece, não tem muito como escapar da troca do módulo de comando, que você poderá procurar em desmanches.
Possivelmente o defeito era no módulo desde o início.
O problema é que câmbio automático é igual bomba injetora de motor diesel, os especialistas nunca abrem para diagnosticar defeito e trocar apenas a peça defeituosa, simplesmente reformam o câmbio todo, independente de qual peça foi a causadora do defeito (que no seu caso nem fica dentro da caixa).
Pelo preço que pagou, devem ter trocando o kit master que engloba todas as peças que sofrem desgaste e o lado bom é que você não deve ter mais problema de caixa de câmbio pelos próximos 150.000 Km.
Pela lei das probabilidades, a única chance do defeito não estar no módulo é a existência de mal contato no chicote elétrico ou conectores (é o defeito mais FDP que existe, pois é difícil de diagnosticar).
A coisa mais prudente a fazer é encontrar um desmanche que tenha o módulo, ir até lá com o carro e testar o módulo no carro antes de comprá-lo.
andre_moraes
12/04/2016, 15:35
Muito Obrigado Walter!!
É... o lance tá zicado mesmo!!! Mas pelos esclarecimentos de vocês (você e o Falcon), creio que a oficina esteja no caminho certo... a parte mecânica do cambio zoou mesmo, pelo menos tá tudo novo... agora vamos ver se consigo esse módulo...
Só fiquei na dúvida se o tal modulo é o ECM ou TCM ou se tudo é a mesma coisa...
Abraço!!
André
Ao que parece, não tem muito como escapar da troca do módulo de comando, que você poderá procurar em desmanches.
Possivelmente o defeito era no módulo desde o início.
O problema é que câmbio automático é igual bomba injetora de motor diesel, os especialistas nunca abrem para diagnosticar defeito e trocar apenas a peça defeituosa, simplesmente reformam o câmbio todo, independente de qual peça foi a causadora do defeito (que no seu caso nem fica dentro da caixa).
Pelo preço que pagou, devem ter trocando o kit master que engloba todas as peças que sofrem desgaste e o lado bom é que você não deve ter mais problema de caixa de câmbio pelos próximos 150.000 Km.
Pela lei das probabilidades, a única chance do defeito não estar no módulo é a existência de mal contato no chicote elétrico ou conectores (é o defeito mais FDP que existe, pois é difícil de diagnosticar).
A coisa mais prudente a fazer é encontrar um desmanche que tenha o módulo, ir até lá com o carro e testar o módulo no carro antes de comprá-lo.
Falcon-MG
12/04/2016, 16:58
André, ECM engine control module e TCM transmission control module, não é o mesmo módulo.
Pode acontecer de não apresentar um código de erro específico que torna mais difícil o diagnóstico, só é complicado trocar peças sem ter certeza.
Quanto ao problema que eu mencionei antes, é por causa de alguns casos que eu fiquei sabendo a bastante tempo atrás então lembrei pois é bem parecido com o seu em ficar somente em 3ª marcha.
andre_moraes
27/06/2016, 15:54
Boa tarde pessoal!! Indo pra JULHO e ainda nada da minha viatura ficar pronta!! :freaking:
Vamos à continuação da novela:
Da última vez que fui buscá-la, na cidade estava tudo ok! Trocando as marchas automaticamente, parando e saíndo nos semáforos corretamente, etc... Mas ao pegar a estrada, após aprox. 30min rodando (atingindo 120km/h) ela reduziu bruscamente, acendeu o "OVERDRIVE" e mesmo pressionando o botão para desacionar, ele não respondia e ela continuou em OD. À partir disso o cambio ficou maluco novamente, trocando marchas aleatoriamente e em geral ficando em 3ª marcha. Imediatamente devolvi na oficina!!
- Ao parar o carro e esperar o mecânico pra averiguar, qdo fomos dar uma volta com o scanner conectado, inicialmente ela ligou e funcionou perfeitamente, mas ao pegar a estrada o problema se repetiu e no scanner não acusou NADA!!!
-Consegui um ECM para teste, o defeito persistiu. Descobri que no modelo/ano dela o ECM e TCM são integrados no mesmo módulo.
-Então foi encaminhada para verificação elétrica (suspeita do chicote), o eletricista informou que estava tudo ok, entretanto o cambio chegava a 130ºC... isso seria anormal. E poderia causar o problema.
-Então foi encaminhada (novamente) ao pessoal que havia feito o radiador. Identificaram que as mangueiras substituídas não aguentavam a temperatura do óleo e acabavam dobrando, impedindo a correta circulação do óleo do cambio. Mangueiras trocadas e assim a temperatura baixou ao normal (100 a 107ºC).
- Mesmo assim, ao testar o carro em alta velocidade (120, 140km/h) o problema apareceu, mas agora o mecânico informa que o scanner identificou problemas no "solenoide 3 e 4" (?). Como ele garantiu que estes são novos, encaminhou novamente a viatura ao eletricista!
Alguém poderia dar uma luz... seria este o caminho correto? Há sentido nessas identificações de defeito!??
Sei que me cobraram pra fazer o câmbio uma pequena furtuna, já tá pago desde dezembro e até agora nada!!! Não sei mais o que fazer!!!
Abraços à todos!!
André.
Falcon-MG
28/06/2016, 10:21
André, acho que o problema inicial ainda não foi resolvido com o serviço na transmissão e ainda mais estranho eles não conseguirem encontrar o depois de tanto tempo.
Pode ser um problema elétrico, verificaram o cabo que é ligado da transmissão ao tbi?
Sem os códigos de erro fica complicado, tente verificar os códigos de erro você mesmo e poste aqui depois, boa sorte!
Para ler os códigos gravados no obd, inserir e rodar a chave de "Off" para "On" três vezes, moderadamente rápido e sem pausa ("On" é quando o display liga sem dar partida).
Modo mais fácil, conte de 1 até 5:
Off (0) -> On (1) -> Off (2) -> On (3) -> Off (4) -> On (5)
andre_moraes
28/06/2016, 10:56
Pois é Falcon!
Alguma coisa "óbvia" estão deixando passar!! Sei que checaram o chicote do cambio até o módulo (na 1ª vez ao eletricista). Não sei se isso compõe o cabo do TBI...
Infelizmente o carro está longe (em Campinas... eu estou em SJCampos), isso dificulta a obtenção dos códigos... Mas vou ver se consigo com eles lá e posto aqui!
Muito obrigado pela força!
Abraço!!
Pois é Falcon!
Alguma coisa "óbvia" estão deixando passar!! Sei que checaram o chicote do cambio até o módulo (na 1ª vez ao eletricista). Não sei se isso compõe o cabo do TBI...
Infelizmente o carro está longe (em Campinas... eu estou em SJCampos), isso dificulta a obtenção dos códigos... Mas vou ver se consigo com eles lá e posto aqui!
Muito obrigado pela força!
Abraço!!
Bom dia Andre,
Gostaria de saber se vc resolveu o problema da sua viatura na questão do cambio travado em 3a. estou com o mesmo problema e ja me custou 8k. Espero que já tenha resolvido para me dar as dicas...
Sem mais,
Grato!
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