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Ver Versão Completa : Expedição WRC - ATACAMA - UYUNI 2016



dionei2610
07/04/2016, 15:41
Estou planejando uma viagem para ver o mundial de Rally WRC que acontecerá em Córdova-AR, após seguiremos ao Atacama e depois iremos conhecer o Salar de Uyuni. Data de saída dia 20/04/16.

Nosso trajeto será o seguinte:



Jaraguá do Sul - SC
Uruguaiana - RS
Paraná - AR
Córdova - AR
Belen - AR
El Peron - AR
Antofagasta de La Sierra - AR
Salar de Antofala
Salar del Hombre Muerto
Pocitos
Tolar Grande
Paso Sico
Laguna Miniques e Miscantis
Socaire - CH
San Pedro de Atacama - CH
Paso Hito Cajón
Reserva Eduardo Avaroa - Bol
Laguna Verde/ Blanca
Deserto de Salvador Dali
Termas de Polques
Geyser
Laguna Colorada
Arbol de Piedra
Laguna Kara
Lagunas Pastos Grandes
Vila Alota - Bol
Uyuni - Bol
Colchani - Bol
Hotéis de Sal
Ojos de Sal
Isla Incahuasi
Isla del Pescado
Aguaquisa - Bol
Las Maravilhas de Cepita
Hotel de Piedra Tayka
Ollagüe - visitar vulcão
Laguna Hedionda
Laguna Chiar Kkota
Laguna Honda
Laguna Hamadita
Paso Hito Cajón
Monges de Pacana
Laguna de Tara
Paso Jama
Susques - AR
San Salvador de Jujuy - AR
Pres Roque Saenz Pena - AR
Corrientes - AR
Dionisio Cerqueira - BR
Jaraguá do Sul - BR


Iremos em 3 pessoas em uma Amarok e ficaremos sempre acampados (camping, posto de comb. ).

Minhas dúvidas são as seguintes:


É permitido acampar na Reserva Eduardo Avaroa? Ou o pessoal acampa sem permissão?
A aduana de Hito Cajon é tranquila?
Vou precisar levar combustível extra pois na Bolivia não existe diesel S-10, terei problemas na aduana Ch-Bol?
Nessa época o salar já estará seco? Alguém que voltou de lá poderia ajudar?
É perigoso andar nesse trecho da Bolívia em só um carro? Problemas com atolamentos, quebra.


Sugestões são bem vindas.

Agradeço desde já a ajudas dos colegas.

Abraços

dionei2610
08/04/2016, 09:43
Nosso roteiro pretendido.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526407&stc=1

geovanih
09/04/2016, 11:57
Olá dionei2610

Também quero ir ver o WRC, mas como ano que vem vai entrar mais uma montadora, vou esperar 2017.
É seu primeiro WRC? Depois me diz como funciona para o espectador.

Sobre suas perguntas:
1- Sim, mas que temperatura vocês acham que fará a noite? chuta abaixo de -5 ºC.
2- Sei que não funciona 24h, e, lá não tem aduana chilena. Tem que dar saída do chile em SPA.
3- Que eu saiba, não é permitido transportar combustivel entre países.
4- creio que sim, o Xexelo esteve lá agora no verão. Pelas fotos não teve muita agua esse ano.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/153688-expedicao-desertos-andinos-noa-atacama-salar-uyuni-2015-16-a-13.html
5- È uma rota com muitos carros de agência de turismo, mas todos fazem um roteiro parecido. Então acredito que tenha uma leva de carros e depois fique um período sem aparecer ninguem.

Abraço
Geovani

dionei2610
10/04/2016, 16:12
Ola Giovanih

Sim, vai ser meu primeiro WRC! Ja fui ver o sertões e o Dakar, mas WRC vai ser o primeiro. Vamos tentar pegar o trajeto das especiais e vamos entrar de madrugada e acampar em algum local na beira da estrada p de manhã já estar la dentro, e assim vamos seguindo. Depois faço um relato de como foi.

Sei que vamos pegar temperaturas baixas, mas isso não me preocupa (ja acampamos em Ushuaia também). O que me preocupa é alguma quebra do carro la dentro, pois vamos em um carro.
Como vamos ficar uns dias em San pedro, já dou saida la e depois seguimos p Bolivia.

Se eu não conseguir atravessar com combustível vou ter que abortar a Bolivia, pois minha pick-up só anda com diesel S-10.

Quando chegar em Cochani vou ver como está o salar, se tiver muita água alugo um carro em Uyuni pra atravessar o salar.

Quero fugir dos horários dos tours pagos, para chegar nas lagunas sem aquele povo todo.

Encontrei agora mais uma opção para atravessar pro Chile, saindo do Salar de Arizaro pegar o Paso Socompa, você conhece? Pelo que li é um pouco mais pesadas as estradas, mas será que vale a pena? Pois o dizem que o paso Sico é boinito.


Obrigado pela ajuda.

Abraço
Dionei

geovanih
13/04/2016, 12:45
Dionei

Os trajetos já estão disponiveis no site do rally, não sei se viu. Acredito que o que pretende fazer seja a melhor opção. Também fui a um dakar, e vi que muitas pessoas fizeram o mesmo (acampar de um dia pra outro).
Esse ano não encontrei, mas no ano passado haviam orientações para espectadores no site. La dizia que o acesso com carros particulares encerrrava muito cedo, tipo 5 da manhã.:shock:

Na bolivia, acredito que se tiver um pouco de paciência para explicar, e quem sabe, disposto a colaborar com o pessoal da aduana, vai conseguir entrar com combustivel.

Não conheço o Socompa, o sico é realmente muito bonito.
Não sei se tem um plano B caso não consiga fazer algo planejado. Eu recomendo o NOA Argentino, com destaques:quebrada de humahuaca, cerro 14 colores, caminho até Iruya, Quebrada das flechas, Cuesta del o bispo e Cafayate é muito simpática :)

Abraço
Geovani

dionei2610
18/04/2016, 09:11
Bom dia

Geovanih, nossa idéia é mesmo entrar nas especiais bem antes das 5 da manhã, para não ter problemas e pegar lugares bons, e como estaremos de barraca, não teremos muitos problemos.
Na bolívia vou ter que dar um jeito para entrar, estou levando galões aprovados pelo inmetro para ver se ajuda.
Acabei desssistindo do Paso Socompa, vai ficar para uma próxima, mais específica desse região.
Optamos em depois de Antofagasta de La Sierra cruzar o Salar de Antofalla, depois seguir pro Salar de Arizaro, Tolar Grande, Pocitos e Paso Sico. Acredito ser uma região bem bonita. Quero passar pelas Sete Cruvas nesse trajeto. Quebrada de humahuaca, cerro 14 colores e Cafayate também já conheço, mas obrigado pelas dicas.

Seja nosso seguidor em nosso blog Expedição Deserto do Atacama/Chile, Salar do Uyuni/Bolívia e Mundial de Rally WRC 2016/Argentin (http://www.expedicaowrc2016.blogspot.com.br/)

Abraços

geovanih
18/04/2016, 14:40
Vou acompanhar sim.

Se puderes, anote as coordenadas do ponto em que ficou e depois diga se gostou ou nao do local.

Boa viagem

GuilhermeAdolf
29/04/2016, 15:33
Estou planejando uma viagem para ver o mundial de Rally WRC que acontecerá em Córdova-AR, após seguiremos ao Atacama e depois iremos conhecer o Salar de Uyuni. Data de saída dia 20/04/16.

Nosso trajeto será o seguinte:



Jaraguá do Sul - SC
Uruguaiana - RS
Paraná - AR
Córdova - AR
Belen - AR
El Peron - AR
Antofagasta de La Sierra - AR
Salar de Antofala
Salar del Hombre Muerto
Pocitos
Tolar Grande
Paso Sico
Laguna Miniques e Miscantis
Socaire - CH
San Pedro de Atacama - CH
Paso Hito Cajón
Reserva Eduardo Avaroa - Bol
Laguna Verde/ Blanca
Deserto de Salvador Dali
Termas de Polques
Geyser
Laguna Colorada
Arbol de Piedra
Laguna Kara
Lagunas Pastos Grandes
Vila Alota - Bol
Uyuni - Bol
Colchani - Bol
Hotéis de Sal
Ojos de Sal
Isla Incahuasi
Isla del Pescado
Aguaquisa - Bol
Las Maravilhas de Cepita
Hotel de Piedra Tayka
Ollagüe - visitar vulcão
Laguna Hedionda
Laguna Chiar Kkota
Laguna Honda
Laguna Hamadita
Paso Hito Cajón
Monges de Pacana
Laguna de Tara
Paso Jama
Susques - AR
San Salvador de Jujuy - AR
Pres Roque Saenz Pena - AR
Corrientes - AR
Dionisio Cerqueira - BR
Jaraguá do Sul - BR


Iremos em 3 pessoas em uma Amarok e ficaremos sempre acampados (camping, posto de comb. ).

Minhas dúvidas são as seguintes:


É permitido acampar na Reserva Eduardo Avaroa? Ou o pessoal acampa sem permissão?
A aduana de Hito Cajon é tranquila?
Vou precisar levar combustível extra pois na Bolivia não existe diesel S-10, terei problemas na aduana Ch-Bol?
Nessa época o salar já estará seco? Alguém que voltou de lá poderia ajudar?
É perigoso andar nesse trecho da Bolívia em só um carro? Problemas com atolamentos, quebra.


Sugestões são bem vindas.

Agradeço desde já a ajudas dos colegas.

Abraços

Olá dionei,

Veja, a imigração é feita logo na entrada do Hito Cajon. A aduana é feita numa fábrica de produtos químicos, cerca de 60km depois da imigração, coordenadas -22.440835, -67.805878.

Quando fui, nem eu, nem o gringo que tava numa defender, tivemos os carros vistoriados. Simplesmente nos foi emitido a Declaração Jurada. Na imigração idem, apenas batem o passaporte.

Portanto, não vejo problemas pra transitarem com combustível extra. O gringo tava com dois galões de 20l.

O que lhe alerto é a autonomia de ir e voltar ao salar. Uma vez que de SPA, são cerca de 450km, passando por muita areia, pedras, alguns rios e lagos dependendo da época do ano e do degelo. Além da altitude, que faz o carro consumir mais.

Ou seja, são 900km ida e volta, nessas condições, se valendo apenas do diesel s10.. acho complicado! Não digo impossível, não sei o consumo e capacidade da amarok.

Quanto ao risco de quebra, é inerente ao trajeto. O gringo que tava comigo, tava com a land fervendo por conta da altitude, a aduana boliviana está a 5033m de altitude! Aandava 10km e colocava 2 litros de água no radiador. Sorte dele que tinha um tanque de 120 litros de água em cima do carro.

Porém, e se tivesse queimado a junta do cabeçote? Se tivesse quebrado um rolamento qualquer do carro? Lá não entram caminhões. Não tem guincho. Não faço ideia se é possível e viável um transfer te rebocar pra qualquer um dos lados dentro do deserto. Tudo lá dentro é muito complicado.

Estou colocando terror? Talvez.. Mas acho fundamental assumirmos os riscos.

Eu quebrei os dois amortecedores e perdi a tração dianteira lá dentro da reserva. Fiquei com o cu na mão enquanto andava por lá só na 4x2 reduzido. Entrei no salar de uyuni sem tração, com ele alagado! Arrisquei muito e tive uma das experiências mais incríveis da vida.

Por isso te digo: conheça os riscos, tente mitigar e vá em frente. Me atrevo a dizer que esse trecho de SPA à Uyuni é mais bonito do que todos os passeios de SPA juntos. Você irá ver tudo: vulcões, formações rochosas, geiseres, termas, salares, montanhas coloridas, lagunas das mais diversas cores.. É um grande resumo desse trecho da cordilheira dos andes!

Te aconselho a instalar o Viajeros Mapas, tem diversas trilhas e marcações nesses cantos. Só não é roteável, tem que ir seguindo na direção.

Recomendo também não sair muito cedo de SPA, pois os carros de turismo vão estar todos lá já esperando a aduana abrir e se formam longas filas! Pode ir com calma, vai às 10h, e siga devagar, pare nas Termas de Polques e fique horas lá sem ninguém, uma vez que os tranfer fazem só uma parada de 30min ali e seguem.. Eu passei a noite ali sozinho, foi maravilhoso.

Recomendo 3 dias nesse trecho. Faz bem devagar porque tem muita paisagem bonita e a 'estrada', seja lá qual for, é complicada. Durma nas Termas de Polques no primeiro dia, depois na Laguna Colorada e por último na Laguna Hedionda, tem um hotel lá, mas pode acampar próximo.. A comida lá é boa! -21.575953, -68.040810

Pra instigar, deixo umas fotos da Reserva. Se precisar de alguma coisa, me procura no face. Abraços!

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https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/11055407_830780623682479_1598079971527395167_n.jpg ?oh=cc52188a9eba3e8785646497c4038e8a&oe=57A3251E&__gda__=1470486056_3acc9602b48f317e463a026798ed1d8 d
https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/10382168_831071660320042_6375432773985521718_n.jpg ?oh=be7e85552c9a7468a2c677835e5730b6&oe=57B4DA2Ahttps://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/11036989_831071693653372_254679520677120003_n.jpg? oh=755a46e7cc38fb3cac566dc2f625b860&oe=579ABEB9https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/11006434_832279023532639_6054704622962748178_n.jpg ?oh=a84098441b8cb7d1c4e09570798b8119&oe=57BC618E

Sérgio Bambirra
01/05/2016, 20:31
Rapaz, que fotos são essas! :master:

dionei2610
11/05/2016, 17:02
Boa tarde Guilherme

Sai de viagem no dia 20/04 e depois não entrei mais no fórum. Saímos dia 20/04 e retornamos dia 06/05.
Passamos por Córdoba para ver o rally WRC, seguimos para SPA e depois Bolívia, no Salar de Uyuni.
Entramos no Salar por Colchani, seguimos para Isla Incahuasi, almoçamos por la e fizemos a besteira de não ir até a Isla Pescado (que era nossa trajeto marcado no GPS) seguindo direto a Aguaquisa.
Fui saindo da rota do gps, rodando pelo salar a esmo, seguindo em direção a uma montanha, que seria na frente de Aguaquisa. Uns 500 metros da montanha, já na borda do salar, minha pick-up encalhou boinito! As 4 rodas fincadas na lama, eixo enconstando no sal.
Resumindo ficamos 2,5 dias encalhados, dormindo ali até conseguirmos tirar o carro com a ajuda de um boliviano e sua família.
Além desse emprevisto, a viagem foi muito show!! As paisagens da Reserva Eduardo Avaroa são belíssimas e o salar surpreendente.
O combustível deu tranquilo (tanque da amarok mais dois galões de 50l cada) e mais 50 litros de água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528432&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528431&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528433&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528434&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528435&stc=1

A viagem toda estou relatando no blog http://expedicaowrc2016.blogspot.com.br/ , acompanha lá.

Abraços a todos

heibn
16/05/2016, 11:54
Algumas dúvidas :
1) A aduana que dista 60 km de Hito Cajon fica na beira da "estrada" ou trilheiro principal ? ou tem que se desviar da rota para encontra-la ?
2) Saindo se SPA é possivel ir até o hotel da lagoa Hedionda no mesmo dia , passeando , dormir por lá e retornar a SPA no outro dia pelo mesmo trajeto ?
3) Voce teria o Traklog deste percurso ?
Obrigado



Olá dionei,

Veja, a imigração é feita logo na entrada do Hito Cajon. A aduana é feita numa fábrica de produtos químicos, cerca de 60km depois da imigração, coordenadas -22.440835, -67.805878.

Quando fui, nem eu, nem o gringo que tava numa defender, tivemos os carros vistoriados. Simplesmente nos foi emitido a Declaração Jurada. Na imigração idem, apenas batem o passaporte.

Portanto, não vejo problemas pra transitarem com combustível extra. O gringo tava com dois galões de 20l.

O que lhe alerto é a autonomia de ir e voltar ao salar. Uma vez que de SPA, são cerca de 450km, passando por muita areia, pedras, alguns rios e lagos dependendo da época do ano e do degelo. Além da altitude, que faz o carro consumir mais.

Ou seja, são 900km ida e volta, nessas condições, se valendo apenas do diesel s10.. acho complicado! Não digo impossível, não sei o consumo e capacidade da amarok.

Quanto ao risco de quebra, é inerente ao trajeto. O gringo que tava comigo, tava com a land fervendo por conta da altitude, a aduana boliviana está a 5033m de altitude! Aandava 10km e colocava 2 litros de água no radiador. Sorte dele que tinha um tanque de 120 litros de água em cima do carro.

Porém, e se tivesse queimado a junta do cabeçote? Se tivesse quebrado um rolamento qualquer do carro? Lá não entram caminhões. Não tem guincho. Não faço ideia se é possível e viável um transfer te rebocar pra qualquer um dos lados dentro do deserto. Tudo lá dentro é muito complicado.

Estou colocando terror? Talvez.. Mas acho fundamental assumirmos os riscos.

Eu quebrei os dois amortecedores e perdi a tração dianteira lá dentro da reserva. Fiquei com o cu na mão enquanto andava por lá só na 4x2 reduzido. Entrei no salar de uyuni sem tração, com ele alagado! Arrisquei muito e tive uma das experiências mais incríveis da vida.

Por isso te digo: conheça os riscos, tente mitigar e vá em frente. Me atrevo a dizer que esse trecho de SPA à Uyuni é mais bonito do que todos os passeios de SPA juntos. Você irá ver tudo: vulcões, formações rochosas, geiseres, termas, salares, montanhas coloridas, lagunas das mais diversas cores.. É um grande resumo desse trecho da cordilheira dos andes!

Te aconselho a instalar o Viajeros Mapas, tem diversas trilhas e marcações nesses cantos. Só não é roteável, tem que ir seguindo na direção.

Recomendo também não sair muito cedo de SPA, pois os carros de turismo vão estar todos lá já esperando a aduana abrir e se formam longas filas! Pode ir com calma, vai às 10h, e siga devagar, pare nas Termas de Polques e fique horas lá sem ninguém, uma vez que os tranfer fazem só uma parada de 30min ali e seguem.. Eu passei a noite ali sozinho, foi maravilhoso.

Recomendo 3 dias nesse trecho. Faz bem devagar porque tem muita paisagem bonita e a 'estrada', seja lá qual for, é complicada. Durma nas Termas de Polques no primeiro dia, depois na Laguna Colorada e por último na Laguna Hedionda, tem um hotel lá, mas pode acampar próximo.. A comida lá é boa! -21.575953, -68.040810

Pra instigar, deixo umas fotos da Reserva. Se precisar de alguma coisa, me procura no face. Abraços!

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Caio Martins da Costa
17/05/2016, 16:56
Cara, fala mais ai sobre esse perrengue!! Como assim ficaram 2,5 dias no meio do salar!!? Tentaram de tudo? Não passou ninguem durante esse tempo? qual foram os planos traçados!? CONTA AEEE!!!! KKKK




Boa tarde Guilherme

Sai de viagem no dia 20/04 e depois não entrei mais no fórum. Saímos dia 20/04 e retornamos dia 06/05.
Passamos por Córdoba para ver o rally WRC, seguimos para SPA e depois Bolívia, no Salar de Uyuni.
Entramos no Salar por Colchani, seguimos para Isla Incahuasi, almoçamos por la e fizemos a besteira de não ir até a Isla Pescado (que era nossa trajeto marcado no GPS) seguindo direto a Aguaquisa.
Fui saindo da rota do gps, rodando pelo salar a esmo, seguindo em direção a uma montanha, que seria na frente de Aguaquisa. Uns 500 metros da montanha, já na borda do salar, minha pick-up encalhou boinito! As 4 rodas fincadas na lama, eixo enconstando no sal.
Resumindo ficamos 2,5 dias encalhados, dormindo ali até conseguirmos tirar o carro com a ajuda de um boliviano e sua família.
Além desse emprevisto, a viagem foi muito show!! As paisagens da Reserva Eduardo Avaroa são belíssimas e o salar surpreendente.
O combustível deu tranquilo (tanque da amarok mais dois galões de 50l cada) e mais 50 litros de água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528432-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1845.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528431-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_2819.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528433-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1867.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528434-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1809.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528435-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1547.jpg

A viagem toda estou relatando no blog Expedicao Deserto do Atacama/Chile, Salar do Uyuni/Bolivia e Mundial de Rally WRC 2016/Argentina (http://expedicaowrc2016.blogspot.com.br/) , acompanha lá.

Abraços a todos

marcioth81
08/06/2016, 20:20
Guilherme e Dionei!
Vocês me ajudaram muito com estes relatos!
Estou indo em dezembro deste ano com um comboio de 10 carros rumo à Atacama e Uyuni, com direito a interceptar a caravana Rally Dakar em Salta.
Minha maior preocupação está sendo o trecho S. P. de Atacama - Uyuni - La Quiaca. Estamos planejando fazer este percurso em 3 dias. Existem hotéis no trajeto? Estou pensando em algo assim:
1o dia: SPA - Termas de Polques - Laguna Colorada - Laguna Hedionda - passar a noite no Los Flamencos Eco Hotel.
2o dia: Laguna Hedionda - Chuvica - Isla del Pescado (por do sol) - Colchani (dormir em algum hotel).
3o dia: nascer do sol no salar - ir para o sul para a fronteira Bolívia-Argentina em Villazon/La Quiaca.

Vocês acham viável cumprir este cronograma?
Como é a entrada na Bolívia? Muitos me colocaram medo, dizendo que carros brasileiros podem ser confiscados e perdidos para o governo boliviano. Verdade? Tem problema entrar por Cajon e sair por La Quiaca?
Onde se encontra gasolina? Colchani? Uyuni? No comboio tem 3 Jeep Wranglers com autonomia muito baixa.

Muito obrigado!! Grande abraço!!

GuilhermeAdolf
08/06/2016, 22:32
Boa tarde Guilherme

Sai de viagem no dia 20/04 e depois não entrei mais no fórum. Saímos dia 20/04 e retornamos dia 06/05.
Passamos por Córdoba para ver o rally WRC, seguimos para SPA e depois Bolívia, no Salar de Uyuni.
Entramos no Salar por Colchani, seguimos para Isla Incahuasi, almoçamos por la e fizemos a besteira de não ir até a Isla Pescado (que era nossa trajeto marcado no GPS) seguindo direto a Aguaquisa.
Fui saindo da rota do gps, rodando pelo salar a esmo, seguindo em direção a uma montanha, que seria na frente de Aguaquisa. Uns 500 metros da montanha, já na borda do salar, minha pick-up encalhou boinito! As 4 rodas fincadas na lama, eixo enconstando no sal.
Resumindo ficamos 2,5 dias encalhados, dormindo ali até conseguirmos tirar o carro com a ajuda de um boliviano e sua família.
Além desse emprevisto, a viagem foi muito show!! As paisagens da Reserva Eduardo Avaroa são belíssimas e o salar surpreendente.
O combustível deu tranquilo (tanque da amarok mais dois galões de 50l cada) e mais 50 litros de água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528432-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1845.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528431-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_2819.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528433-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1867.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528434-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1809.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/planejamento/528435-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a-img_1547.jpg

A viagem toda estou relatando no blog Expedicao Deserto do Atacama/Chile, Salar do Uyuni/Bolivia e Mundial de Rally WRC 2016/Argentina (http://expedicaowrc2016.blogspot.com.br/) , acompanha lá.

Abraços a todos

Rapaz!!!! Só vi sua mensagem agora!!! Esse trecho é realmente muito complicado! Todos que ficam na borda são, inclusive, o da isla incahuasi. Tem meio que uma rota mais segura pra chegar nela.. O Salar é muito perigoso por conta disso, esses atoleiros surgem do nada! Lembro até que quando olhava no Viajeros, via sempre desvios misteriosos de trechos que tinham uma reta como melhor alternativa!

Que bom que resolveram! Sorte de terem encontrado ajuda!! Feliz pela viagem de vocês!

Vou ler o relato

Abraços!

GuilhermeAdolf
08/06/2016, 22:40
Algumas dúvidas :
1) A aduana que dista 60 km de Hito Cajon fica na beira da "estrada" ou trilheiro principal ? ou tem que se desviar da rota para encontra-la ?
2) Saindo se SPA é possivel ir até o hotel da lagoa Hedionda no mesmo dia , passeando , dormir por lá e retornar a SPA no outro dia pelo mesmo trajeto ?
3) Voce teria o Traklog deste percurso ?
Obrigado

heibn, desculpa a demora!! não vi o tópico...

A aduana fica fora, em uma fábrica de produtos químicos! Porém há diversos caminhos por ali pra chegar nela. Ela fica próxima dos geiseres sol de la mañana. Se você estiver com o Viajeros Mapas, vai te indicar!

É possível sim, mas acho muito corrido.. Esse trecho é tão incrível cara.. Eu digo e repito, me arrependo de ter saído da reserva em 2 dias! É um lugar que muito provavelmente tu não voltará.. observar cada detalhe é demais! Porém, se quiser ir, dá! Mas tenha calma, pois o trecho é ruim!

Não tenho o trakclog mais.. perdoe-me! Porém, como disse, usando o Viajeros mapas você verá todo o percurso disponível e outros mais. Se possível, use o Google Earth pra olhar o caminho, vale a pena! Eu sempre faço isso nas viagens.

Qualquer coisa, só perguntar!

GuilhermeAdolf
08/06/2016, 22:55
Guilherme e Dionei!
Vocês me ajudaram muito com estes relatos!
Estou indo em dezembro deste ano com um comboio de 10 carros rumo à Atacama e Uyuni, com direito a interceptar a caravana Rally Dakar em Salta.
Minha maior preocupação está sendo o trecho S. P. de Atacama - Uyuni - La Quiaca. Estamos planejando fazer este percurso em 3 dias. Existem hotéis no trajeto? Estou pensando em algo assim:
1o dia: SPA - Termas de Polques - Laguna Colorada - Laguna Hedionda - passar a noite no Los Flamencos Eco Hotel.
2o dia: Laguna Hedionda - Chuvica - Isla del Pescado (por do sol) - Colchani (dormir em algum hotel).
3o dia: nascer do sol no salar - ir para o sul para a fronteira Bolívia-Argentina em Villazon/La Quiaca.

Vocês acham viável cumprir este cronograma?
Como é a entrada na Bolívia? Muitos me colocaram medo, dizendo que carros brasileiros podem ser confiscados e perdidos para o governo boliviano. Verdade? Tem problema entrar por Cajon e sair por La Quiaca?
Onde se encontra gasolina? Colchani? Uyuni? No comboio tem 3 Jeep Wranglers com autonomia muito baixa.

Muito obrigado!! Grande abraço!!

Marcio!

Que bom que ajudamos!

Existe o hotel tayka del desierto, dentro da reserva! -21.844814, -68.039911 E um outro na Laguna Hedionda, o Los Flamencos.

Recomendo dormir em Uyuni.. Uyuni já é ruim! Colchani é péssimo!!

Dá pra chegar na fronteira argentina sim. Saindo pra pegar o nascer do sol e voltando pra Uyuni, são só 300km. E esse trecho é o mais utilizado por quem vem da Argentina, então acredito que as condições são boas!

É possível sim cumprir esse cronograma. O problema é comboio, muitas pessoas, pode sempre rolar um atraso e tal.. então tem que ser a risca. Alguém tem que tomar a frente.

A entrada é tranquila. É o que eu digo e o que o Dionei pode confirmar, é só ir na aduana e fazer o documento. Com ele em mãos não tem erro. O problema são aqueles que não sabem ou que são enganados pelos policiais. Não há problema sair por Quiaca.. Eu saí por Puerto Suarez, fronteira do MS.

Gasolina cara.. eu lembro de um posto em Culpina K! Mas Uyuni tem posto sim! Recomendo levar galões extras. E ver como os wranglers vão se comportar na altitude, pois geralmente o consumo aumenta.

Dionei, você poderia nos atualizar com os pontos de abastecimento??

Abraços! Qualquer coisa, só mandar msg!

Paulo André BR
09/06/2016, 11:37
Marcio,

Não subestime os Bolivianos e a Bolivia, eles levam a sério: "nada é tão ruim que não possa piorar"

Estive lá em janeiro de 2015:

Esse trecho do Uyuni até a Argentina, passando por Tupiza, é Lindo!!!, mas todo em terra com muita costela de vaca, com trechos de areião! Pegamos tudo seco com muito pó, com chuva deve melhorar o pó, mas deve ficar com alguns pontos críticos... Não saber como vai estar é que é o legal!

Saímos do Uyuni umas 8~9h, sem pressa, almoçamos em Atocha, um vilarejo com barragem de mineração e dormimos em Tupiza para irmos descansados encarar a fronteira.

De Tupiza até a fronteira já é asfalto bom, e rende o deslocamento....

A essa altura da viagem vocês já estarão putos com os Bolivianos e com a Bolívia, e essa fronteira exige desmonte do carro para passar as bagagens no Raio-X, em 3 carros com pouca fila, levamos 4h para passar, e essa foi rápida! (em Corumbá levamos 8h) :shock:. Galão com gasolina só vazio!

Pelo que entendi, estarão em 10 viaturas, tenham um plano B, pois esses 300km em 10 carros, pode consumir 8h de deslocamento, fácil! Então chegar na fronteira com ela fechada pode ser frustrante! Avisem que estão em grupo senão é capaz deles passarem uma parte e fechar a fronteira deixando os outros pro dia seguinte, não subestime a capacidade deles...

Vai perguntando que vamos respondendo!

T+

PS.: essa foto tirada foi meia hora antes de chegar em Tupiza (+/- 15Km) e do Uyuni até aí com a parada do almoço e algumas fotos ao longo do caminho, foram mais de 6 horas ...

https://lh3.googleusercontent.com/INoHqUnWuflEtNzc_caU7dz9TCEqfhSAph6VNfQw6ysZDspeHO WeAJzAkEdm4JmHAIzW00fpcWtlSyrmwbOeqbR7wTGna3p8npap 4sm2OX4ZtJOqEjrYux_d_c4Vf17hMzMhsbtsUhudl90uOVUnUn BOjturlWh6eWGRDFRDOtg1G_EGfDEVt3MSnGrzfDQNbuM-N8wpYcBScB-3YHGx9Nl1IhySeuijN4UKrcxIYhJMAvBJ24etnKB70XBL-O751E4KgRmP1IdBEIrDNEKDFQyjjcf1Q8OATl9b460hitbUNY9 B0pG_hfzfGK_sSdCLUb8-v1EPOZ_2FYku0oQpqSYtMrUN3Pg1bgCUNgslZw-bboC740xFe3yyomF9SxW3t6CxbPrZJWsSeVHnDp_EQLKV-rZyU4O4cRsyWh4dtJ_94NvTEdeeEWThDpO0NDEX_6vMElygQDN AdxAEjoCdVcbKUNih7Q9B6NoFKEoNFvHhB1Sn9zuuei76d7K0Y SZJjNSjPiv-pD974QxEgF1BMRbFQNCHTVPF8xPwEcYwJeUazYzePUxQeTyACR BMLxXUo4n1l0dqgjujpLwAR2F3f-B7weAEtVmQ=w2048-h1154-no

dionei2610
24/06/2016, 08:12
Bom dia a todos, desculpem a demora nas respostas.

Na volta da viagem fui obrigado e enfiar a cara no trabalho para recuperar o tempo! hehe

heibn
Sua primeira dúvida nosso amigo Guilherme já respondeu
Sobre a segunda, eu acredito que de sim, mas acho que você vai perder a melhor parte do caminho. Eu diminuiria o tempo em SPA para poder fazer esse trecho com calma. Sobre hospedagem não posso ajudar, pq fomos de barraca e qualquer lugar era lugar para dormir, não tinhamos muita preocupação com o tempo de chegar em cada lugar.
Infelizmente não tenhos os tracklogs, sou muito relaxado na viagem para isso. hehe

Caio
Antes da viagem fizemos todo o planejamento e toda a rota estava traçada no gps, mas em nossa viagens sempre estamos muito abertos a novidades pelo caminho. Um exemplo disso foi uma tempestade gigante que pegamos no Campo de Piedra Pomez, que nem estava no nosso roteiro. (tirou até o verniz do meu carro e tive que trocar o parabrisas que ficou picado).
Saímos de manhã de Uyuni (9:30) em direção a Isla Incahuasi, fizemos um almoço lá e por volta das 16:00hs saímos em direção a Ilsa del Pescado, porém na hora decidimos seguir viagem direto a Aguaquisa, e nessa hora sai da rota do GPS e segui reto em direção a Aguaquisa. Esse foi o erro. As bordas do salar são na grande maioria molhadas, e a camada de sal é mais fina. Quando encalhamos decidimos trabalhar para tirar a pick-up. Tinhamos pranchas de desencalhe e pá. A idéia era macaquear o carro, colocar as pranchas por baixo das rodas e cair fora.
Essa era a idéia, mas..... Aquela lama não sustentava nem o macaco para erguer o carro. Buscamos pedras de uma montanha que estava a uns 500/600m do carro para colocar em baixo do macaco, e nada, elas afundavam, uma atrás da outra.
Com a temperatura baixando em torno dos 5 graus, tentamos desencalhar o carro até as 22:30, quando acabou a força e fomos comer de dormir.
No outro dia acordamos cedo e dois de nós saíram a pé por 20km até a Isla Incahuasi pedir ajuda enquanto o outro ficou no carro tentando cavar mais um pouco.
Depois de 4 horas de caminhada, no sal e com um sol de rachar, chegaram a isla incahuasi, mas mesmo ali, onde havia muita gente, tiveram a maior dificuldade de encontrar ajuda. O pessoal que trabalha na Isla mesmo, não fez questão nenhuma de ajudar. Pedimos cintas ou corda emprestado, eles falaram que não tinham, achamos umas jogadas no chão e mesmo assim foi um parto para eles nos emprestarem, tivemos que deixar o passaporte.
Depois de muitas tentativas encontramos um motorista boliviano com dois casais de franceses que aceitaram ir ver nosso carro. Isso pq o casal falou pro motorista ir, pois ele não queria.
O carro dele (Land Cruiser) tinha guincho, então acreditamos que seria fácil, porém chegando la ele nem quis chegar muito perto, com medo de encalhar também. Deu uma olhada no carro e falou que estava sem o controle do guincho e que não teria muito o que fazer. Tentamos fazer uma ligação direta no guincho mais com a falta de vontade do boliviano acabou não dando muito certo. Pedi então uma carona de volta a Isla Incahuasi pra tentar outro carro com guincho.
Mais umas duas horas tentando encontrar uma boa alma pra nos ajudar. Não foi fácil, ninguém dava a mínima para nós. Depois de muito pedir ajuda encontramos dois bolivianos que por 250 dólares iriam com um carro com guincho nos retirar, mas só no outro dia. Nos levaram de volta ao nosso carro atolado e nos prometeram voltar no outro dia cedo.
Chegando no carro fomos novamente tentar desencalhar no “braço” , da-lhe pá, macaco, pedra e nada da danada sair. Escutamos um barulho de carro de aproximando, conseguimos sinalizar e o carro parou. Um motorista com seu irmão e um casal de americanos. Não tinham guincho mas nos ensinaram a não usar pedra, e sim sal. O sal chupa a água que acumulava e criava uma massa firme e após algumas camadas conseguia sustentar a base do macaco. Nos ensinaram também a erguer o carro pela roda, fixando o macaco no aro.
Com idéias novas deu um novo animo para trabalhar. Trabalhamos até começar a escurecer, quando bateu o frio e o desanimo novamente.
Jantamos e fomos dormir. Dormir ou tentar dormir, pois estávamos preocupados, já que na isla todos sabiam que um carro com 3 brasileiros estava encalhados. Nos tornamos vítimas fácil para algum malandro assaltar.
Perto das 22:30 ouvi baralho de carro de aproximando, abri a janela da barraca e vi longe uma luz em nossa direção! O que pensar? Um frio na barriga. Logo o carro parou, mas continuou com as luzes acessas, então pensei, se fossem nos roubar iriam vir no escuro, na calada. Era um dos dois bolivianos contratados para nos guinchar. Ele arrumou um carro com guincho e veio nos tirar, sem seu amigo. Acredito que pra ganhar os 250 dólares sozinho.
Deixou o carro longe pois também estava com medo de encalhar, porém o cabo do guincho era curto. Emendamos mais algumas cintas que tínhamos e começamos a puxar. Mas a pick-up estava tão atolada e pesada e estourou uma cinta atrás da outra. Perto das 24:00 desistimos e ele nos falou que iria buscar mais cabo e voltaria em meia hora. 1:30 da manhã e nada. Voltamos a dormir sem esperança dele voltar.
As 8:00 da manhã fomos acordados por mais um carro. Dessa vez era o outro boliviano do acordo, com sua cholita e seus dois filhos pequenos. Nos trouxeram café com pão para nosso desjejum , muita madeira, uma prancha de madeira grande, pás e mais duas gatas (macacos).
Cavamos um pouco para colocar sal, e depois começamos a macaquear o carro até tirar os diferenciais do chão, calçamos duas rodas com as pranchas de desencalhe e as outras duas com madeiras, fomos fazendo um estivado com o resto da madeiras e saindo com o carro devagar sempre colocando madeira em baixo das rodas. Quando alcançamos a parte mais firme do sal embalei e consegui tirar a pick-up. Isso já se passava das 14:00hs.
Retornamos a cidade de Uyuni, e fomos comemorar em um barzinho da cidade. Afinal depois de tanto trabalho merecíamos! hehe

dionei2610
24/06/2016, 08:26
Guilherme e Dionei!
Vocês me ajudaram muito com estes relatos!
Estou indo em dezembro deste ano com um comboio de 10 carros rumo à Atacama e Uyuni, com direito a interceptar a caravana Rally Dakar em Salta.
Minha maior preocupação está sendo o trecho S. P. de Atacama - Uyuni - La Quiaca. Estamos planejando fazer este percurso em 3 dias. Existem hotéis no trajeto? Estou pensando em algo assim:
1o dia: SPA - Termas de Polques - Laguna Colorada - Laguna Hedionda - passar a noite no Los Flamencos Eco Hotel.
2o dia: Laguna Hedionda - Chuvica - Isla del Pescado (por do sol) - Colchani (dormir em algum hotel).
3o dia: nascer do sol no salar - ir para o sul para a fronteira Bolívia-Argentina em Villazon/La Quiaca.

Vocês acham viável cumprir este cronograma?
Como é a entrada na Bolívia? Muitos me colocaram medo, dizendo que carros brasileiros podem ser confiscados e perdidos para o governo boliviano. Verdade? Tem problema entrar por Cajon e sair por La Quiaca?
Onde se encontra gasolina? Colchani? Uyuni? No comboio tem 3 Jeep Wranglers com autonomia muito baixa.

Muito obrigado!! Grande abraço!!

Bom dia Márcio

Essa foi a segunda vez que estive na Bolívia. Já cruzei ela do Peru até o Brasil, e posso te dizer que foi tranquilo. Claro que tivemos alguns imprevistos, mas nada que amedronte ou que faria eu não voltar mais.
Algumas coisas aconteceram, pagamos pedágio a bolivianos no meio da estrada que cruzam cordas, ter que gastar saliva na aduana pq queriam nos cobrar taxas que não existiam esse tipo de coisa.

Acredito que indo bem informado, e com toda documentação certa, não tem do que se preocupar.

O trajeto que fiz nessa viagem foi o seguinte:

sai de San Pedro as 10:30;
16:00 almoço em Salvador Dali;
18:00 na fábrica em Apacheta;
e dormimos na beira da Laguna Colorada, acredito que por voltas das 20:00hs.
saímos as 8:00 da Laguna Colorada e as 14:00 passamos pela Pastos Grandes.


Essa estória de perder o carro é real, eles podem apreender o seu carro se você não estiver com a declaração jurada. O que acontece, principalmente na entrada por Hito Cajón é que muitas pessoas não vão dar a entrada do carro, fazem apenas a parte de imigração, que é feita quase na divisa. A entrada do carro se da em Apacheta, em uma fábrica de produtos químicos, bem distante da divisa, e meio complicado de se encontrar.
Fiz a declaração jurada pela internet e depois só autentiquei ela nesse local. Com esse procedimento você está legal e não tem como eles tem apreenderem o carro. Claro, se você estiver com todos os documentos OK.

Sobre postos de gasolina, em San Cristobal e Uyuni tenho certeza que tem, nos demais não lembro, pois minha pick-up só usa diesel S-10, então tive que levar todo meu combustível.

Entrei e sai por Hito Cajon, mas acredito que não haverá problema, dando a entrada certinho, não tem pq não poder sair por outro lugar.

Precisando de mais algo é só pedir.

Abraço





531391531392531393531394531395

RaphaelF
26/07/2016, 01:48
obras de arte essas fotos!!

dionei2610
22/09/2016, 07:48
obras de arte essas fotos!!

Bom dia Rafael

Obra de arte da natureza!! hehe

La qualquer foto tirada fica show, pq meus dotes para fotografia são quase zero!

marcioth81
24/09/2016, 20:08
Pessoal, agradeço enormemente a ajuda de vocês!

O dia está chegando, e a ansiedade pela viagem só crescendo!
Faltam 3 meses e já temos praticamente todos os hotéis reservados. Só não tenho ainda da primeira noite saindo de S. P. de Atacama em direção ao Salar de Uyuni... os hotéis Tayka del Desierto e Los Flamencos estão lotados. Resta tentarmos um alojamento de alguma agência de turismo na Laguna Colorada... ou se não der certo, tentaremos aquele alojamento público gratuito na margem da Laguna Colorada. No pior das hipóteses, iremos acampar ou dormir no carro essa noite.

No segundo dia, teremos que atravessar o Salar da margem sul (Chuvica) até a margem norte (Coqueza), onde fica o nosso hotel Tambo Coquesa. Será tranquilo?

Dionei, já achei o site para solicitar a entrada na Bolívia com nossos carros. Estou muito mais tranquilo com isso! Já coloquei no GPS tanto a imigração quanto a aduana. A saída do Chile se registra em S. P. de Atacama?
Outra noite que ainda não temos hotel reservado é do dia em que sairemos de Tupiza e entraremos na Argentina. Não imaginava que perderíamos tanto tempo na fronteira de La Quiaca/Villazon como o Paulo André narrou... minha intenção era dormir em Purmamarca, mas pelo jeito não vamos conseguir fazer Tupiza - Purmamarca no mesmo dia... Alguém tem mais informações sobre essa fronteira Bolívia-Argentina?

Quanto ao Rally Dakar, os que já viram a caravana passar, como achar o melhor lugar para assistir os competidores em ação? Se sairmos bem cedo, será que conseguimos armar uma tenda na beira da estrada onde os carros irão passar? Como vocês fizeram?

Um grande abraço!

Marcio
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/157221-dakar-2017-argentina-chile-bolivia.html

ericteles54
08/03/2017, 08:38
Oi Marcio,

Você tem como passar o site para gerar a tal "declaração jurada"? Eu vou fazer uma viagem saindo do Rio e passar pelo atacama e salar uyuni agora em abril.

Obrigado!!



Pessoal, agradeço enormemente a ajuda de vocês!

O dia está chegando, e a ansiedade pela viagem só crescendo!
Faltam 3 meses e já temos praticamente todos os hotéis reservados. Só não tenho ainda da primeira noite saindo de S. P. de Atacama em direção ao Salar de Uyuni... os hotéis Tayka del Desierto e Los Flamencos estão lotados. Resta tentarmos um alojamento de alguma agência de turismo na Laguna Colorada... ou se não der certo, tentaremos aquele alojamento público gratuito na margem da Laguna Colorada. No pior das hipóteses, iremos acampar ou dormir no carro essa noite.

No segundo dia, teremos que atravessar o Salar da margem sul (Chuvica) até a margem norte (Coqueza), onde fica o nosso hotel Tambo Coquesa. Será tranquilo?

Dionei, já achei o site para solicitar a entrada na Bolívia com nossos carros. Estou muito mais tranquilo com isso! Já coloquei no GPS tanto a imigração quanto a aduana. A saída do Chile se registra em S. P. de Atacama?
Outra noite que ainda não temos hotel reservado é do dia em que sairemos de Tupiza e entraremos na Argentina. Não imaginava que perderíamos tanto tempo na fronteira de La Quiaca/Villazon como o Paulo André narrou... minha intenção era dormir em Purmamarca, mas pelo jeito não vamos conseguir fazer Tupiza - Purmamarca no mesmo dia... Alguém tem mais informações sobre essa fronteira Bolívia-Argentina?

Quanto ao Rally Dakar, os que já viram a caravana passar, como achar o melhor lugar para assistir os competidores em ação? Se sairmos bem cedo, será que conseguimos armar uma tenda na beira da estrada onde os carros irão passar? Como vocês fizeram?

Um grande abraço!

Marcio
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/157221-dakar-2017-argentina-chile-bolivia.html